ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 10/09/2020

GLOBO EM FOCO – 10/09/20

-GOVERNO COBRA SUPERMERCADOS E ZERA TARIFAS PARA IMPORTAÇÃO DE ARROZ

-SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FINALIZA PLANO PARA VOLTA DAS AULAS PRESENCIAIS

-MUNICÍPIOS SEGUEM DECRETO ESTADUAL DE RESTRIÇÕES A EVENTOS

-SEBRAE ENALTECE FORÇA DO AGRONEGÓCIO NO PERÍODO DE PANDEMIA

-AULAS PRESENCIAIS PODEM NÃO RETORNAR ESTE ANO NA REDE MUNICIPAL

-FACISC BUSCA MAIOR PROXIMIDADE COM AS EMPRESAS

-MUNICÍPIOS CONTESTAM RESULTADO DO MOVIMENTO ECONÔMICO

-CASAL ENCONTRA ARMA DE FOGO NA BR 163

O Tempo em Itapiranga apresenta-se parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 25 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 28 centavos. O euro está valendo seis reais e 28 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

Três pessoas morreram em um dos incêndios florestais que atingem o norte da Califórnia, nos Estados Unidos, informaram autoridades locais nesta quarta-feira. Além disso, por causa do fogo, milhares de moradores da região tiveram de deixar suas casas. Perto da cidade de Paradise, uma das mais ameaçadas pelo incêndio, centenas de pessoas tentavam deixar o local de carro, o que causou grande engarrafamento. Considerando todos os incêndios que atingiram a Califórnia desde meados de agosto, oito pessoas morreram e três mil e 600 casas foram destruídas por causa das chamas.

A interrupção dos ensaios clínicos da vacina contra a Covid-19 realizados pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca não é um retrocesso e não é a primeira vez que isso acontece, afirmou o ministro britânico da Saúde, MATT HANCOCK, nesta quarta-feira. A AstraZeneca divulgou um comunicado na noite desta terça-feira, para relatar a pausa nos testes depois que um voluntário no Reino Unido sofreu uma reação adversa grave. Essa vacina, considerada uma das mais avançadas no mundo, estava em fase final de estudos clínicos antes de receber autorização dos órgãos reguladores para prosseguir com a imunização da população.

O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, JOE BIDEN, tem 12 pontos percentuais de vantagem sobre o presidente DONALD TRUMP entre os eleitores prováveis do país, de acordo com uma pesquisa Reuters/Ipsos divulgada nesta quarta-feira. A pesquisa, feita entre três e oito de setembro, revelou que 52 por cento dos eleitores prováveis pretendem votar em BIDEN, enquanto 40 por cento apoiariam TRUMP. Três por cento disseram que votariam em outro candidato, e só cinco por cento disseram ainda estar indecisos a menos de dois meses da eleição presidencial, que acontecerá em três de novembro.

O ex-deputado e ex-presidente da Câmara EDUARDO CUNHA foi condenado a 15 anos e 11 meses de reclusão pelos crimes de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro na Lava Jato no Paraná. É a segunda condenação dele neste âmbito. A sentença do juiz LUIZ ANTÔNIO BONAT é desta quarta-feira. A defesa de EDUARDO CUNHA informou que vai recorrer e que não há provas contra ele. O ex-deputado é acusado de exigir e receber cinco milhões de dólares em propina em contratos de construção de navios-sonda da Petrobras. Ele cumpre prisão domiciliar.

O ministro DIAS TOFFOLI, presidente do Supremo Tribunal Federal, negou nesta quarta-feira suspender o afastamento do governador do Rio de Janeiro, WILSON WITZEL. O recurso foi apresentado pela defesa do governador. WITZEL foi afastado do cargo pelo ministro BENEDITO GONÇALVES, do Superior Tribunal de Justiça, em 28 de agosto. Desde então, o governador afastado tem recorrido ao próprio STJ e ao STF. O afastamento de WITZEL vale por 180 dias e foi determinado a pedido da PGR na Operação que investiga irregularidades e desvios na saúde. O governador nega as acusações.

A Câmara de Comércio Exterior, do Ministério da Economia, decidiu nesta quarta-feira reduzir a zero — até 31 de dezembro deste ano — a alíquota do imposto de importação para o arroz em casca e beneficiado. O objetivo é reduzir o custo do arroz importado para aumentar a oferta e conter a alta de preços do produto no mercado interno. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento, durante a pandemia, o consumo de arroz cresceu, puxado principalmente pelos recursos do auxílio emergencial pago pelo governo. O preço do arroz teve alta de 19 vírgula dois por cento no ano.

O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS DA SILVA, entrou com uma ação no STF na tarde desta quarta-feira para esclarecer quais são as etapas que precisam ser seguidas em um processo de impeachment contra um governador de estado. A relatora da ação é a ministra ROSA WEBER. A ação desta quarta é da Procuradoria-Geral do Estado. Nela, o governador defende que, para garantir segurança jurídica e estabilidade institucional nos estados, é importante que o STF faça a harmonização entre a Constituição Federal e a lei número mil e 79, que define os crimes de responsabilidade, esclarecendo quais normas se mantêm em vigor e quais foram revogadas, além de como as regras remanescentes devem ser interpretadas.


Indicadores da produção industrial confirmam a retomada econômica em Santa Catarina. O setor teve uma expansão de 10 vírgula um por cento em julho, a maior da região Sul, na comparação com junho. Além disso, registrou um avanço superior à média nacional que foi de oito por cento. Os dados foram divulgados na manhã desta quarta-feira pelo IBGE. Apesar da retração em alguns segmentos industriais, quando comparado com julho de 2019, ou na comparação semestral, diversos setores estão reagindo. É o caso do setor de máquinas, aparelhos e materiais elétricos que teve alta de 27 por cento.

O Governo de Santa Catarina finalizou o plano estadual de contingência para a retomada das aulas presenciais na rede pública e privada, do ensino infantil ao médio no território catarinense. Segundo o documento apresentado na manhã desta quarta-feira, o retorno em 2020 na rede estadual de educação será destinado para reforço escolar dos alunos que tiveram dificuldades de acompanhar as atividades remotas. O retorno gradual será de uma série a cada sete dias, começando pelo terceiro ano do ensino médio até a sétima série, por alunos com dificuldades de acompanhar as atividades retomadas. O número de alunos por sala ainda deve ser definido em conselhos de classe e a retomada presencial das séries abaixo do sexto ano não deve ocorrer neste ano em relação ao ensino público estadual. As redes municipais e privadas podem seguir o governo, mas poderão estabelecer o retorno de mais alunos.

Municípios do Extremo Oeste seguem decreto estadual quanto às restrições decorrentes da pandemia. O presidente da Ameosc, PLINIO DE CASTRO explica que o governo do estado reeditou o decreto que valia até sete de setembro até 13 de outubro. Segundo ele, as prefeituras têm seguido as mesmas regras, já que é possível restringir mais, no entanto, a autonomia dos municípios não prevê flexibilização de medidas. O presidente revela que na semana passada já foram liberadas as partidas de futebol amadoras em ambientes ao ar livre. Mas, há uma série de regras e exigências. As praças e parques infantis não foram liberados. CASTRO percebe que os casos vêm reduzindo, assim como a ocupação dos leitos de enfermaria e UTIs destinadas a pacientes com Coronavírus. Há duas semanas a região chegou a ter ocupação máxima e agora a taxa é cerca de 50 por cento. Ele avalia que as medidas restritivas, com respaldo da população, estão ajudando a controlar a situação para que as liberações dos demais setores aconteça gradativamente.

Volta às aulas presenciais pode não ocorrer neste ano nas redes municipais de ensino. O presidente da Ameosc, PLINIO DE CASTRO lembra que nesta semana estão se intensificando os debates sobre o assunto, já que a rede estadual sinalizou uma possibilidade de retornar as atividades nas escolas a partir de 13 de outubro. Neste caso a prioridade serão alunos do ensino médio. Ele comenta que existe um grupo gestor qualificado que está fazendo os debates com profissionais da educação, saúde e defesa civil. O presidente considera a possibilidade de não haver retorno para os alunos do ensino fundamental e educação infantil devido ao risco maior de transmissão da Covid 19. CASTRO enfatiza que a decisão acontecerá conjuntamente devido principalmente ao transporte escolar.

A Cooperativa da Agricultura Familiar de Itapiranga está expandindo sua atuação. As novas instalações na Avenida Uruguai foram concluídas oferecendo melhor espaço para atendimento. A Cooafi realizou investimento para abertura de mercado, ampliação do depósito e adequações para atender exigências da legislação. De acordo com o presidente da Cooafi, CELSO HAMMERSCHMITT, foram investidos 300 mil reais para edificação, com recursos destinados pelo governo estadual. Ele elogia a atuação do Conselho de Administração que acompanha a evolução da cooperativa e benefícios proporcionados aos associados e clientes. O presidente chama atenção que nesta semana foram finalizadas as adequações internas com nova loja agropecuária e mercado. A cooperativa está aberta para clientes em geral e não apenas associados.

Cooafi terá programação especial de inauguração de novo espaço. Por alguns dias não foi realizado atendimento para possibilitar os ajustes necessários. O presidente da cooperativa, CELSO HAMMERSCHMITT observa que atualmente são 290 associados cadastrados, sendo que 76 produtores de leite realizam a comercialização coletiva obtendo melhor preço do produto e também vantagem na compra dos insumos. O presidente chama atenção para aumento no serviço de assistência técnica gratuita aos associados. CELSO HAMMERSCHMITT lembra que a inauguração ocorre na próxima terça-feira, dia 15 em momento de valorização e reconhecimento a parcerias com associados e clientes.

Sebrae enaltece fortalecimento do agronegócio no período de pandemia. Conforme o gerente regional do Sebrae, UDO TRENNEPOHL, o que já era previsto no início da pandemia acabou se confirmando. Ele explica que a projeção era que o setor do agronegócio seria o menos atingido com toda essa situação. Enquanto empresas fechavam a agricultura registrava uma das safras recordes em produção de grãos e exportação. TRENNEPOHL diz que isso também se justifica pela demanda interna do mercado com o aumento no consumo. Segundo o gerente regional, as micro e pequenas empresas tem buscado o apoio e a consultoria do Sebrae justamente para planejar e se prevenir de problemas futuros que possam ocorrer devido a oscilação da economia. Ele avalia que o auxílio financeiro dos governos não veio no período certo, na forma e com as taxas que deveria, o que torna o desafio de reorganização das empresas neste momento ainda maior.

Clima é favorável para desenvolvimento da safra. O responsável pelo fomento de produção e forrageiras da Cooper A1, agrônomo LEOCIR ALBAN, destaca que a chuva do começo desta semana foi benéfica para todas as culturas, principalmente para o milho plantado ainda depois da geada de agosto. O agrônomo lembra que o ponto de crescimento do milho, o chamado miolo, está abaixo do solo até a quinta folha, por isso até esta fase vegetativa a geada causa poucos danos. Ele afirma que a umidade maior favorece a germinação, mas a temperatura do solo deve ser de no mínimo dez graus. Por isso, a recomendação é que seja monitorada a temperatura do solo, e não a temperatura ambiente. ALBAN reforça que o plantio está sendo antecipado mais a cada ano, o que é um risco devido à possibilidade de geada e inclusive o acionamento do seguro, caso seja necessário. O agrônomo chama atenção ainda para a preocupação com a cigarrinha do milho, que enfraquece e transmite doenças para a planta.

Unidades da Seara de Itapiranga passam por auditoria para manutenção do compartimento da avicultura. O veterinário responsável pelo programa de sanidade avícola da Cidasc regional de SMOeste, DIOGO GADOTTI, destaca que a unidade da Seara de Itapiranga é uma das únicas do país que conta com o sistema de compartimentação da avicultura. Ele explica que a compartimentação representa um sistema diferenciado de bioseguridade em toda a cadeia produtiva, desde a produção em granjas de frango de corte, granjas de matrizes, fábrica de ração, incubatório, transporte e abate. GADOTTI comenta que com a bioseguridade há garantia de que algumas enfermidades específicas não atinjam o plantel. Ele justifica que a compartimentação aumenta o controle sanitário das granjas e unidades com aplicação de normais mais rigorosas de bioseguridade, com análise de riscos a exemplo aves que possam estar expostas as doenças no entorno dos aviários.

O veterinário responsável pelo programa de sanidade avícola da Cidasc regional esclarece que as auditorias são uma forma de validar a bioseguridade, com base na instrução normativa número 21 que estabelece os critérios para fazer funcionar e validar o compartimento. DIOGO GADOTTI comenta que os veterinários da Cidasc realizam a auditoria em todas as etapas da cadeia produtiva da avicultura, para conferir se as normas de produção estão sendo cumpridas. As granjas que passam pelas auditorias são definidas por sorteio. O veterinário cita que inicialmente quando da implantação da compartimentação todas as unidades foram auditadas, e no momento a auditoria é feita por amostragem das granjas, fábricas de ração, incubatório e demais unidades que fazem parte. A unidade de Itapiranga recebe aves de vários municípios até a região de Campo Erê, e que adotam os mesmos critérios de produção compartimentada e controle sanitário.

Setembro amarelo: a prevenção ao suicídio. O psicólogo ABEL PETTER, especialista no assunto e membro da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Suicídio, diz que o objetivo, nesse mês, é realizar uma campanha para prevenir a população e alertar sobre essa realidade. Esse trabalho, que acontece todo ano, iniciou em 2014 no Brasil. Conforme ele, pesquisa aponta que a pandemia pode contribuir muito para o suicídio. É que o isolamento pode provocar maus pensamentos. O especialista salienta que a pessoa com tendência a tirar a própria vida pode ficar distante fisicamente, mas afetivamente não deve. Um dos últimos trabalhos de PETTER em nossa região aponta que a tendência de suicídio, no sul do país, chega a 7,8 por cento de cada 100 mil habitantes. A taxa é muito alta porque representa o dobro de qualquer outra região do Brasil.

Agrotóxicos é um dos causadores de suicídio. A origem europeia é outro fator que pesa, mas tem também situações como emprego, saúde mental e outros. Dicas para ajudar pessoa com ideia de suicídio podem salvar vidas. Para ABEL PETTER, uma atitude pode ser a de conversar bastante e ouvir a pessoa que apresenta problema. Mas o psicólogo avisa: só esses cuidados não basta. É preciso encaminhar a pessoa para um tratamento com profissional e a primeira providência é procurar o posto de saúde, o Cras ou Crea.

Facisc busca maior proximidade com as empresas. Diretoria regional concluiu roteiro de visitas nas associações empresariais. Conforme o vice-presidente da Região do Extremo Oeste da Facisc, MAIKEL FREY, foi feito levantamento das necessidades específicas de alguns municípios neste momento conturbado da economia. Ele considera que é preciso evoluir o ambiente empresarial com a Federação das Associações Comerciais de Santa Catarina procurando auxiliar os empresários. FREY destaca que é fácil perceber a imensa vontade de produzir, sendo que as empresas só precisam de pequenos incentivos públicos. Ele cita como iniciativa louvável o programa de juro zero que contribui para gerar emprego e renda e aumentar a competividade das empresas. A Facisc identifica situações pontuais que precisam de solução urgente como é o caso da rodovias da região que aumentam o custo de produção.

Turismo é apontado como alternativa econômica. Setor está conquistando espaço e surge com boa alternativa econômica na região. O vice-presidente da Região do Extremo Oeste da Facisc, MAIKEL FREY, afirma que existe vários empreendimentos que estão atraindo visitantes. A valorização das belezas naturais está entre os destaques para o turismo e a capacitação tem contribuído para evolução no atendimento e opções de lazer. Produtores rurais também estão percebendo a chance de renda extra com os turistas. MAIKEL FREY cita ainda a necessidade de buscar outra matriz economia no Extremo Oeste. Uma alternativa está na linha de vegetais, aproveitando a força do setor agropecuário para abrir espaço aos hortifrutigranjeiros. O vice-presidente da Facisc considera que a região tem grande potencial neste setor.

Facisc intervém na busca de melhorar a infraestrutura de transporte para insumo e escoamento da produção. O programa Voz Única tem pautas bem claras das associações empresariais para a classe política. Vice-presidente da Região do Extremo Oeste, diz que o objetivo é sugerir ações com questões técnicas da gestão pública. MAIKEL FREY aponta a necessidade de solucionar gargalos na situação econômica e nisso precisa da contribuição da classe política como a Bancada do Oeste, apoio dos deputados e senadores para investimentos na região (........). FREY cita que as associações estão contribuindo com reivindicações enviadas aos candidatos a prefeito incluírem nos seus planos de governo. Novas ações serão definidas a partir do dia 18 de setembro quando ocorre a eleição da nova diretoria da Facisc.

Prefeituras conquistam recursos extras contestando resultado do movimento econômico. Cresce o interesse dos municípios em protestarem valores destinados no retorno de ICMS do governo estadual. Conforme ROBERTO RAMBO, servidor de São João do Oeste e que integra o grupo de julgadores das impugnações, os municípios estão aumentando o movimento econômico conquistando retorno extra de ICMS. Ele diz que os municípios da região estão entendendo melhor a forma de procedimento para garantir a correção de valores. O prazo final para recorrer foi em 11 de agosto. RAMBO afirma que os julgadores estão deferimento os pedidos dos municípios da Ameosc. Ele explica que o estado de Santa Catarina transferiu a fiscalização aos municípios em relação ao valor adicionado. Segundo ROBERTO RAMBO, a Secretaria de Estado da Fazenda acredita fielmente nas informações que as empresas prestam na sua contabilidade.

Controle da movimentação econômica permite comparações para retorno de impostos. Cabe a fazenda conveniada dos municípios fazer avaliação e conferir os documentos lançados. Havendo inconsistência ou erro dos valores, os municípios recorrem para garantir melhor retorno de ICMS. ROBERTO RAMBO afirma que na região o maior impacto está relacionado ao setor agropecuário que terem rígido controle na emissão de notas fiscais. Ele afirma que as prefeituras possuem controle total das movimentações econômicas e por isso identificam as falhas no retorno. De acordo com RAMBO, no estado, o maior volume de recursos protestados é referente a empresas que fazem importações. RAMBO ressalta que somente participa do julgamento dos recursos dos municípios de outras regiões, não tendo qualquer interferência no Extremo Oeste.

Sistema totalmente informatizado facilita controle do movimento econômico. Responsáveis pelo setor não necessitam de deslocamento a Florianópolis. ROBERTO RAMBO explica que os municípios possuem sistemas eletrônicos ou recorrem a Ameosc que presta assistência na prestação deste serviço. Ele observa que ainda não possui conclusão dos valores, porém são milhões de reais extras garantidos na revisão. De acordo com RAMBO, o trabalho profissional torna a distribuição de recursos mais justa aos municípios que geram produção. A Ameosc também não informou ainda sobre valores arrecadados pelos municípios com impostos conquistados após apontarem inconsistências do Movimento Econômico de 2019.

Idosa recebe alta do hospital após ser ataca por cachorro. A ocorrência foi registrada ontem no Bairro Santa Tereza Alto em Itapiranga. Os bombeiros atenderam uma mulher de 66 anos, vítima de ataque de cachorro pitbull. O cão, que pertencente à vítima, deferiu várias mordidas em ambos os braços, provocando ferimento com hemorragia. A idosa estava consciente, orientada, sinais vitais estáveis. Após procedimentos, vítima foi conduzida ao pronto socorro. O animal já havia sido contido por populares. A Polícia Militar também esteve presente no local.

Casal encontra arma de fogo na BR-163. Arma foi entregue para a Polícia Militar. Ocorrência foi registrada na manhã de ontem em Dionísio Cerqueira. Um casal que transitava pela BR-163, proximidades do Auto Posto São Cristóvão encontrou um revólver da marca Taurus. A arma estava carregada com quatro munições, sendo duas intactas e duas deflagradas. A Policia Militar encaminhou a arma para a Polícia Civil que vai apurar os fatos e tomar as providencias cabíveis.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.