ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 10-09-2019 Terça-Feira

-QUASE 60% DAS OBRAS DE INFRAESTRUTURAS ESTÃO PARADAS NO PAÍS

-SANTA CATARINA ATINGE A MARCA DE CEM MIL NOVAS EMPRESAS EM 2019

-ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO RIO URUGUAI DE MONDAÍ ORGANIZA OITAVA EDIÇÃO DO AMBIENTE CULTURAL

-PROJETO PREVÊ PAGAMENTO DE ABONO POR PRODUTIVIDADE AOS SERVIDORES DA SAÚDE

-ESCOLA DE CRISTO REI DESENVOLVE PROJETO SOBRE O MEIO AMBIENTE

-COM O TÉRMINO DA FAIC, SETOR DE TRANSPORTES E OBRAS IRÁ RETOMAR SERVIÇOS NO INTERIOR

-BOMBEIROS ALERTAM SOBRE ALTO ÍNDICE DE INCENDIOS NA REGIÃO

-HOMEM QUE APLICOU GOLPE EM SÃO JOÃO DO OESTE É PRESO NO PARANÁ


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 35 graus. A mínima das últimas horas foi de 21 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 20 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 95 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a sete centavos para a compra e nove centavos para venda.


O Parlamento britânico rejeitou nesta segunda-feira, pela segunda vez, a possibilidade de convocar eleições gerais antecipadas para 15 de outubro, como havia proposto o primeiro-ministro BORIS JOHNSON. Foram 293 votos a favor de uma nova eleição. JOHSON não atingiu a maioria necessária de 434, que representam dois terços da Câmara dos Comuns. Outros 46 parlamentares votaram contra. Uma nova eleição daria ao premiê uma chance de tentar restabelecer uma base de poder, já que ele perdeu a maioria parlamentar na semana passada.


A alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, MICHELLE BACHELET, denunciou na segunda-feira novos casos de possíveis execuções extrajudiciais, assim como "torturas e maus-tratos" de detentos na Venezuela. Em um discurso na sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU em Genebra, BACHELET apresentou um novo relatório muito duro sobre a situação na Venezuela sob o governo do presidente NICOLÁS MADURO. "Apenas no mês de julho, a organização não governamental 'Monitor de Vítimas' identificou 57 novos casos de supostas execuções cometidas em Caracas".


O turismo internacional cresceu quatro por cento no primeiro semestre de 2019, com melhorias notáveis no Oriente Médio, na Ásia e no Pacífico, mas um recuo na América do Sul. Os dados foram divulgados pela Organização Mundial do Turismo nesta segunda-feira. Os destinos da América do Sul sofreram uma queda de cinco por cento, justificada pelo declínio do turismo argentino que afetou os países vizinhos. Na mesma linha, a organização alertou para uma queda nos gastos com turismo das duas grandes economias latino-americanas: Brasil com menos cinco por cento e México com queda de 13 por cento.



Procuradores de Sergipe, Rondônia, Rio de Janeiro, Amazonas, Rio Grande do Sul, Tocantis, Pernambuco, Minas Gerais, Amapá, Santa Catarina e do Distrito Federal protestaram nesta segunda-feira contra a indicação de AUGUSTO ARAS pelo presidente JAIR BOLSONARO para assumir o cargo de procurador-geral da República. ARAS não fazia parte da lista tríplice de nomes sugeridos pela Associação Nacional dos Procuradores da República. BOLSONARO não é obrigado a escolher alguém da lista, mas a eleição da ANPR era respeitada desde 2003. O presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE, afirmou nesta segunda-feira, que a Casa pode votar na semana de 22 de setembro a indicação de ARAS para o cargo de procurador-geral da República.


Quase 60 por cento das obras de infraestrutura paralisadas no país são de saneamento básico. A informação está em um estudo da Confederação Nacional da Indústria divulgado pelo site G1. São 429 das 718 obras de infraestrutura paradas, segundo dados do Ministério da Economia coletados pela CNI. As obras fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento. As principais razões para as paralisações das obras de saneamento são "motivos técnicos" e "abandono pela empresa". Há ainda problemas financeiros e orçamentários, judiciais, de desapropriação, ambientais, entre outros.


O Ministério Público Federal, por meio da força-tarefa da Lava-Jato em São Paulo, denunciou nesta segunda-feira o ex-presidente LULA e um dos irmãos dele, JOSÉ FERREIRA DA SILVA, conhecido como FREI CHICO, por corrupção passiva. Também foram denunciados, por corrupção ativa, o delator e ex-diretor da Odebrecht ALEXANDRINO ALENCAR, MARCELO ODEBRECHT, ex-presidente do grupo, e EMILIO ODEBRECHT. O MPF diz que "entre 2003 e 2015, FREI CHICO, sindicalista com carreira no setor do petróleo, recebeu mais de um milhão e cem mil reais por meio de pagamento de 'mesada' que variou de três a cinco mil reais e que era parte de um 'pacote' de vantagens indevidas oferecidas a LULA, em troca de benefícios diversos obtidos pela Odebrecht junto ao governo federal".


Santa Catarina atingiu a marca de cem mil novas empresas abertas em 2019 nesta segunda-feira. Até o final da tarde de ontem, a Junta Comercial do Estado registrou cem mil 564 novos CNPJs. O número é 31 por cento maior do que o mesmo período do ano passado. Em 2018, foram 83 mil 348 novas empresas. Segundo o presidente da Jucesc, JULIANO CHIODELLI, esses dados mostram que a economia do Estado está se recuperando bem nessa fase pós-crise. Ele disse que o estado tem uma empresa aberta para cada oito mil e 700 habitantes, a maioria na modalidade de Microempreendedor Individual.


Chega a 51 o número de mortes por gripe A e B em Santa Catarina em 2019, segundo boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica divulgado nesta segunda-feira. O número total de pessoas afetadas pela doença neste ano é de 419. Entre as vítimas que não resistiram, 40 apresentavam algum fator de risco: mais de 60 anos, obesidade ou doença crônica. As cidades com número mais alto de mortos são Jaraguá do Sul e Joinville, com seis casos em cada cidade. Na sequência estão os municípios de Blumenau, Chapecó e Tubarão, com três casos cada. São Miguel do Oeste teve dois óbitos por gripe neste ano.


A Polícia Civil cumpre na manhã desta terça-feira mandados de prisão, bem como de busca e apreensão, na Operação Argamassa, contra um esquema de fraudes em licitações. São investigados empresários de pelo menos sete empresas de Santa Catarina. Foram expedidos seis mandados de prisão temporária e 22 de busca e apreensão. Cerca de 50 policiais estão trabalhando nos cumprimentos em nove cidades do estado: Balneário Camboriú, Itapema, Camboriú, Itajaí, Tijucas, Alfredo Wagner, Porto Belo, Bombinhas e Biguaçu. Segundo a Polícia Civil, o Ministério Público de Contas apurou fraudes em 23 procedimentos licitatórios entre os anos de 2007 a 2018.


-ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO RIO URUGUAI DE MONDAÍ ORGANIZA OITAVA EDIÇÃO DO AMBIENTE CULTURAL

-PROJETO PREVÊ PAGAMENTO DE ABONO POR PRODUTIVIDADE AOS SERVIDORES DA SAÚDE

-ESCOLA DE CRISTO REI DESENVOLVE PROJETO SOBRE O MEIO AMBIENTE

-COM O TÉRMINO DA FAIC, SETOR DE TRANSPORTES E OBRAS IRÁ RETOMAR SERVIÇOS NO INTERIOR


A Rede Peperi lança hoje uma campanha de alerta e conscientização sobre as queimadas. O promocional, que será veiculado em todas as emissoras afiliadas a Rede Peperi de Comunicação, ressalta o risco das queimadas e pede que as pessoas não sejam cúmplices desse crime. O material também será publicado nas plataformas digitais da Peperi, como o site e as redes sociais. O objetivo da campanha é envolver a comunidade para evitar novos casos e denunciar as ocorrências para o Corpo de Bombeiros. A campanha “Diga Não as Queimadas” está no ar com o seguinte promocional.


As queimadas representam uma séria ameaça para o meio ambiente e para o patrimônio das pessoas. O comentário é do diretor da Rede Peperi de Comunicação, ADILSON BALDISSERA. Ele disse que a campanha lançada hoje nas emissoras afiliadas reforça o envolvimento comunitário da Peperi. BALDISSERA citou que diante de um quadro tão grave como o atual, a sociedade precisa se mobilizar para evitar novos casos de queimadas. O diretor comentou que a iniciativa também foi motivada pela situação crítica da Amazônia. Ele disse que essa é uma questão que exige o envolvimento de todos, inclusive dos veículos de comunicação da Peperi.


Polícia Ambiental inicia mobilização para o período de piracema. Projeto inicial é de sensibilização das comunidades ribeirinhas. Conforme o sargento da Policia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste, GILBERTO PILLA, antes de fazer fiscalização, autuação e repressão ocorre sensibilização ambiental. O trabalho de orientação iniciou ontem em Itapiranga e prossegue nas cidades de Mondaí e Palmitos com pedágio ecológico. De acordo com PILLA a meta é levar para a comunidade informações sobre o ecossistema aquático em especial no período de piracema que inicia em primeiro de outubro e prossegue até 31 de janeiro de 2020. O sargento considera que é grave o problema com pesca predatória que extermina espécies. Cita a redução de peixes na bacia hidrográfica do Rio Uruguai como reflexo da pesca ilegal.


Sargento da Polícia Ambiental destaca informações básicas sobre a pesca no período da piracema. GILBERTO PILLA diz que os pescadores conhecem as restrições como o uso de redes, embarcações e outros petrechos. Destaca ainda a necessidade de observar o tamanho dos peixes e distância de corredeiras e confluência de rios para realizar a pesca. PILLA chama atenção que na piracema é permitido apenas a pesca com linha de mão. Observa ainda a importância das pessoas terem o cadastro de pescador amador, atividade de lazer que não compromete a sobrevivência das espécies por ser bastante seletiva. O cadastro deve ser feito no site do Ibama. Segundo GI9LBERTO PILLA, a Polícia Militar Ambiental realiza trabalho para proteger um bem que é de toda a sociedade.


O setor de assistência social de Tunápolis define vários eventos para a terceira idade. Intercâmbios no município, viagem e festa dos idosos estão no roteiro. Conforme o coordenador dos idosos do município, CARLOS BAUMGRATZ, a maior expectativa é para a festa anual que ocorre no dia 28 de setembro. Ele diz que é uma forma de reconhecer a relevância da terceira idade na história do município. Evento será na rua coberta ao lado do ginásio de esportes e clube Sorast reunindo os integrantes dos grupos da cidade e interior, com várias atrações em um dia especial. BAUMGRATZ também destaca o calendário de intercâmbios. Ele chama atenção para a viagem que um grupo da cidade fará nesta quarta-feira para Medianeira, Paraná. Também ocorre programação entre grupos nas comunidades de Raigão Baixo e linha Fátima.


Envolvimento dos idosos de Tunápolis é expressiva. O coordenador considera que as pessoas da terceira idade estão bastante ativas nos diversos eventos que são promovidos pelo município e também de iniciativa própria dos grupos. CARLOS BAUMGRATZ explica que o município possui 11 grupos de idosos, com total de 900 integrantes. Mais de 80% da população acima de 60 anos faz parte dos grupos. O coordenador também relata os preparativos para a programação festiva alusiva ao Natal de Fim de Ano. Os idosos de Tunápolis possuem envolvimento em eventos culturais como o Natal em Família e até na decoração da cidade.


Epagri registra redução na demanda por calcário. O extensionista PAULO KUHN explica que este ano a cota de calcário do programa troca a troca foi de 320 toneladas, e destas, pouco mais de 280 foram distribuídas aos agricultores. Ele considera que a demanda pelo calcário diminuiu muito nos últimos anos, em função de que muitas áreas já tiveram a correção do solo. Segundo o extensionista, a análise de solo deve ser realizada frequentemente, principalmente em áreas de terra novas, para que seja feita a correção e consequentemente a produção tenha bom resultado. PAULO KUHN lembra que a Epagri também orienta os agricultores quanto à preservação do solo, o que também contribui consequentemente para a preservação da água. O extensionista acrescenta que agricultores que tem o solo preservado com palhada ou cobertura de aveia no inverno, conseguem manter maior umidade agora neste período de estiagem e melhor resultado na germinação do milho.


Escola de Cristo Rei desenvolve projeto sobre o meio ambiente. Conforme a diretora da escola de Educação Básica Cristo Rei, ANDREA HACKENHAAR, o projeto interdisciplinar envolve professores de todas as disciplinas e alunos do ensino fundamental. Ela explica que o planejamento iniciou em maio, e a prática iniciou em junho, devendo se estender até outubro. O projeto consiste no desenvolvimento de várias ações em sala de aula. ANDREA cita que foram trabalhados temas como uso dos agrotóxicos, desperdício de alimentos, preservação da água e destino correto ao lixo. A diretora comenta que os temas são uma preocupação mundial, mas o objetivo foi trabalhar a conscientização dos estudantes levando em conta a realidade local. Os temas foram abordados por meio de crônicas, poemas e artigos.


Na última sexta-feira foi realizado o seminário, um espaço para o compartilhamento das ações realizadas por meio do projeto, aos demais estudantes e professores. ANDREA HACKENHAAR comenta que ainda esta semana serão realizados dois momentos de conversa com engenheiro sanitarista e ambiental da prefeitura WILLIAN ARENHARDT. O tema será a água, com foco na preservação e no uso consciente. O projeto prevê ainda a realização de um pedágio, com a entrega de mudas que foram produzidas pelos alunos na estufa da escola, e ainda, uma visita a agrofloresta de linha Beato Roque. A diretora lembra que o meio ambiente abrange uma temática ampla, mas o projeto buscou abordar aquilo que vem mais ao encontro da realidade local.


Projeto prevê pagamento de abono por produtividade aos servidores da saúde. O projeto de lei está tramitando na câmara de vereadores. Conforme o secretário de saúde, MAURO BARELLA, esta é uma iniciativa que poucos municípios do estado e do país têm, e a administração de Iporã do Oeste avaliou ser um projeto necessário para que o funcionário tenha amparo nas futuras gestões. O secretário explica que a cada dois anos é desenvolvido o ciclo PMAQ, o Programa de Melhorias da Qualidade no Atendimento a Saúde. Quanto melhor a qualidade e o atendimento, e o cumprimento dos requisitos na saúde, melhores são as notas e consequentemente o valor do repasse da esfera federal para o município. O último ciclo de avaliação foi em 2017. BARELLA comenta que através da qualificação de 2017, durante três meses, o município passou a receber de 21 mil para quase 30 mil reais.


O projeto, mediante aprovação dos vereadores, prevê um valor de 20 mil reais, que será dividido entre todos os funcionários da secretaria de saúde. O valor será pago por ano, conforme a nota que for obtida no ciclo PMAQ. De acordo com o secretário de saúde, o bom atendimento, e de qualidade, depende de toda a equipe de funcionários, desde o momento em que o paciente chega ao Centro de Saúde até o encaminhamento final, transporte e visitas domiciliares. MAURO BARELLA enfatiza que o único a não receber o abono será o secretário. Para o secretário, a equipe privilegia o bom atendimento, e reclamações podem ocorrer, mas avalia que é um fator isolado que depende de várias situações momentâneas.


Empossada diretoria do Conselho Comunitário de Segurança de Iporã do Oeste. A solenidade de posse foi realizada na noite desta segunda-feira em Maravilha. A primeira reunião do Conselho Comunitário de Segurança de Iporã do Oeste, Conseg, e a formação da diretoria ocorreu ainda em outubro de 2018. De acordo com o comandante da Polícia Militar de Iporã do Oeste, sargento MILTON WOLF, o objetivo do Conseg é unir forças entre polícia e comunidade para melhorar a segurança pública no município. O sargento afirma que a PM busca parcerias com a comunidade para estudar os problemas locais e buscar soluções conjuntas. Na noite de ontem também foi entregue a diretora a caixa de sugestões do Conseg, por meio da qual, os munícipes podem contribuir com sugestões, relatar problemas ou apontar alternativas para solucionar problemas relacionados à segurança pública do município. Essa caixa ficará disponível em locais estratégicos para incentivar a participação da comunidade.


O Conselho é formado por órgãos públicos, imprensa e demais entidades que indicaram representantes. A participação também foi aberta a qualquer interessado, de forma voluntária. A diretoria empossada na solenidade desta segunda-feira é composta por: presidente VALDUIR HEISSLER, vice-presidente GILSON WUTTKE, primeira secretária JOANA REICHERT, segundo secretário VANDERLEY GAMBATTO, diretora social e de assuntos comunitários SIMONE KLUNK, conselho de ética e disciplina PEDRO VALDIR GAUER, GRACIELA KONZEN e FERNANDO BIESDORF, como membros natos, representando o grupamento de Polícia Militar de Iporã do Oeste, sargento MILTON WOLF e representando a Delegacia de Polícia Municipal de Fronteira de Iporã do Oeste, a agente de Polícia Civil SIMONE KOELLN. O Conselho irá se reunir mensalmente para discutir assuntos relacionados a segurança pública, com a contribuição de toda a comunidade.


Associação Amigos do Rio Uruguai e Afluentes de Mondaí organiza oitava edição do ambiente cultural. NORVALINO ENGEL, presidente da AARUM, explica que o ambiente cultural consiste na interpretação de músicas por artistas locais e show com artista de renome nacional. Para a oitava edição, no dia 14 de setembro, está confirmada a apresentação do cantor DÉLCIO TAVARES. O presidente da associação destaca que serão apresentadas pelo cantor músicas gauchescas e italianas. NORVALINO ENGEL enfatiza que o principal propósito da AARUM é a preservação do meio ambiente, principalmente pela educação ambiental. Ele avalia que uma das formas de conscientização é através da música. No dia 14, a programação inicia as 19 horas e 30 minutos, no pavilhão central da área de lazer. Parte do lucro obtido com os lanches será destinada ao hospital, e o restante do lucro do evento fica para a manutenção e as ações da AARUM.


Para comemorar os 20 anos da AARUM a programação do ambiente cultural deste ano será diferenciada. Haverá apresentações de ritmos de sucessos da música gaúcha, italiana, alemã e rock clássico. O presidente da associação cita que além da atração principal do Show Ítalo Gaúcho com DÉLCIO TAVARES, também haverá apresentações especiais por grupos de artistas mondaienses. NORVALINO ENGEL destaca que estão confirmadas as apresentações do Grupo Barranca Nativa, do artista CLÁUDIO PATIAS e RUI ROCHA, do Grupo Cântico do maestro SÉRGIO ECKERT, o grupo de rock Mamutes Sonoros com a participação de DANIEL MENDES e a dupla SÉRGIO e ARSÊNIO AMMES, que se apresentam com instrumentos de sopro. O presidente lembra que ingressos, somente antecipados, estão à venda ao valor de 40 reais com os associados da AARUM, no Posto Schuh, Sorveteria Multi Sabor, Mercado Super Fácil, Mercado Central e em Iporã do Oeste no Hora Certa.


Com o término da feira FAIC, setor de transportes e obras irá retomar serviços no interior. De acordo com o secretário de transporte e obras, MILTON WEBER, foram quatro meses de trabalho por parte do setor para os serviços no parque da feira, com o objetivo de preparar e ampliar a área física. Ele explica que todo o trabalho foi planejado, com medição da área para identificar área pública e área privada. O secretário diz que muito serviço não foi visto pela população, como colocação de tubos e bocas de lobo, com drenagem para escoamento da água. O local foi preparado para futuramente ser asfaltado. O preenchimento foi feito com várias cargas de terra e pedra, que ainda não foram contabilizadas. WEBER considera que o parque está pronto para as próximas edições da feira, sendo necessário apenas a manutenção. O local também recebeu tela e o plantio de árvores de ipê.


A ornamentação do parque da feira FAIC, também será aproveitada na programação do Kerbfest, de 20 a 22 de setembro. MILTON WEBER ressalta que a equipe de segurança permaneceu no parque no domingo, após o encerramento da feira, para que toda ornamentação permanecesse no local para a recolha, a partir da manhã desta segunda-feira. Ele cita que um aspecto positivo é que os munícipes e visitantes que prestigiaram a feira, depositaram o lixo na lixeira, e contribuíram para a limpeza do local. Várias lixeiras haviam sido colocadas no parque. WEBER afirma que em função da dedicação dos servidores ao parque, outros serviços que eram solicitados pelos agricultores não puderam ser realizados. Com a conclusão da feira e a desmontagem de toda estrutura, o secretário destaca que a partir desta semana serão retomados os serviços nas estradas, acessos e pátios das propriedades.


-BOMBEIROS ALERTAM SOBRE ALTO ÍNDICE DE INCENDIOS NA REGIÃO

-HOMEM QUE APLICOU GOLPE EM SÃO JOÃO DO OESTE É PRESO NO PARANÁ


Motorista perde controle de direção e três tratores ficam destruídos. Um acidente registrado durante a manhã na SC 161, na comunidade Santa Rita no município de Anchieta, destruiu três tratores. O caminhão carregava três tratores novos e pelas informações que o Portal Peperi teve acesso, o condutor pode ter “cochilado” ao volante saído no acostamento, ladeado à carga, causando um grande prejuízo nas maquinas.


Polícia indicia cinco envolvidos em tráfico de drogas. A Polícia Civil de Maravilha concluiu um inquérito que apurava os crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Ao todo, cinco envolvidos com as práticas delituosas foram indiciados. No dia 14 do mês passado a Polícia Civil, em conjunto com a Polícia Militar, desencadeou operação contra o tráfico de drogas no Bairro Bela Vista, em Maravilha. Na oportunidade foram cumpridos mandados de busca e apreensão, quando foram presos três envolvidos com o tráfico de drogas. Em continuidade às investigações, a Polícia conseguiu comprovar o envolvimento de cinco indivíduos com a prática delituosa. O Inquérito Policial foi concluído com cinco indiciados pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, os quais podem ser condenados até 15 anos de reclusão, além de multa. Todos os investigados encontram-se presos.O Inquérito com as provas do caso foi encaminhado ao Judiciário para análise.


Homem é preso em Mondaí por descumprir medida protetiva. A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar por volta das 20 horas de ontem, na avenida Porto Feliz, bairro Antas em Mondaí. A guarnição foi acionada para verificar possível descumprimento de medida protetiva de urgência. O fato foi confirmado, sendo que o acusado era padrasto da jovem protegida judicialmente e havia violado o teor da medida de distância permitida. O homem foi localizado escondido dentro da residência, sendo ainda constatado haver em seu desfavor, mandado de prisão ativo. Ele foi preso e conduzido ao plantão da Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.


Motociclista sofre queda ao se enroscar em fios soltos em rua no centro. Um acidente deixou um homem levemente ferido pouco antes das 17 horas de ontem. A ocorrência foi registrada no centro de São Miguel do Oeste na esquina da avenida Getúlio Vargas com a rua Quinze de Novembro, proximidades do hotel Sollaris. A vítima seguia pela 15 de Novembro sentido centro, quando acabou se enroscando nos fios que estavam sobre a via. Ele teve ferimentos nas pernas e braços. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas o homem recusou atendimento. A empresa responsável pela fiação e a Polícia Militar também foram acionados.


Incêndio atinge reflorestamento de eucalipto em Linha Jacutinga. Um reflorestamento de eucaliptos foi atingido por um incêndio, no final da tarde desta segunda-feira, em Linha Jacutinga, interior de São Miguel do Oeste. A área tem cerca de quatro hectares e pelo menos um teria sido tomado pelo fogo. A reportagem do Porta Peperi esteve no local e conversou com o responsável pela propriedade. Ele informou que as chamas iniciaram a partir da queda de uma fiação elétrica sobre a plantação. O Corpo de Bombeiros foi acionado e mobilizou equipes para o combate ao fogo. Apesar dos prejuízos não houve feridos.


Incêndio destrói galpões no interior. Por volta das 15 horas da tarde de ontem, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atendimento a incêndio na Linha Bicudo, interior de Campo Erê. O galpão, próximo da residência, já estava consumido pelas chamas. No outro galpão o fogo foi parcialmente apagado por moradores, que usaram baldes de água. Foram gastos aproximadamente 300 litros de água para combate e rescaldo.


Incêndio atinge plantação de eucaliptos no interior de Descanso. A ocorrência foi atendida na noite do último sábado, na Linha Leste. A propriedade, que é de ALFONSO TESSARO, tem 30 hectares de eucalipto e a estimativa é que pelo menos 15 hectares foram destruídos. O Corpo de Bombeiros e populares auxiliaram no combate as chamas. Ainda não há informações de como o fogo iniciou no local. Devido ao tempo seco e a vegetação também seca nas últimas semanas dezenas de queimadas já foram registradas na região. A orientação do Corpo de Bombeiros é que as pessoas não façam uso dessa prática na limpeza das propriedades.


Homem que aplicou golpe em São João do Oeste é preso no Paraná. A prisão ocorreu no dia sete de setembro, na cidade de Toledo-PR. A prisão foi solicitada pela Polícia Civil da comarca de Itapiranga, em 12 de abril de 2018. Conforme o delegado JOÃO WESTPHAL, um empresário de São João do Oeste registrou boletim de ocorrência informando que ao acessar sua conta bancária, surgiu mensagem solicitando a digitação do código do cartão de segurança. A Polícia Civil de São João do Oeste descobriu que a vítima foi alvo de um “cracker”, que acessou remotamente o computador e passou a efetuar pagamentos de IPVA. O prejuízo foi de dois mil 512 reais. O delegado representou pela prisão do homem de 36 anos. Ele já residiu e cometeu crimes em Itapema e Balneário Camboriú, além de outras cidades. A polícia descobriu que ele também atuava com uso de documento falso.


Polícia registra elevado número de crimes praticados pela internet. A Polícia Civil salienta que vários crimes praticados via internet estão sendo investigados em São João do Oeste e demais delegacias da comarca de Itapiranga. Conforme o delegado JOÃO WESTPHAL, são crimes de estelionato praticados mediante fraude em boletos de cobrança, falsos empréstimos de dinheiro, crimes de extorsão e pedofilia. Mais de 40 casos de crimes praticados pela internet e telefone estão sendo investigados. WESTPHAL alerta a população para ter o máximo de cuidados com senhas em computadores e celulares e desconfiar de contatos feitos pela internet ou por telefone.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.