ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 10/09/2019

-QUASE 60% DAS OBRAS DE INFRAESTRUTURAS ESTÃO PARADAS NO PAÍS
-SANTA CATARINA ATINGE A MARCA DE CEM MIL NOVAS EMPRESAS EM 2019
-GRUPO “O PESO DA SAÚDE” ENCERRA COM 40 QUILOS A MENOS NAS PARTICIPANTES
-PIONEIROS DE PRINCESA SERÃO HOMENAGEADOS COM A FESTO DO VOVÔ
-PEPERI LANÇA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E ALERTA SOBRE QUEIMADAS
-VIGILÂNCIA REALIZA LEVANTAMENTO SOBRE VEÍCULOS ABANDONADOS EM RUAS
-ESTIAGEM AINDA PREOCUPA COORDENADORIA REGIONAL DA DEFESA CIVIL
-EMPRESA ANUNCIA OITO MILHÕES DE REAIS DE INVESTIMENTOS EM SJCEDRO
-HOMEM QUE APLICAVA GOLPES NA REGIÃO É PRESO NO PARANÁ
-CAMINHÃO SAI DA PISTA E DERRUBA TRATORES EM ANCHIETA

O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 35 graus. A mínima das últimas horas foi de 21 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 20 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 95 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a sete centavos para a compra e nove centavos para venda.

O Parlamento britânico rejeitou nesta segunda-feira, pela segunda vez, a possibilidade de convocar eleições gerais antecipadas para 15 de outubro, como havia proposto o primeiro-ministro BORIS JOHNSON. Foram 293 votos a favor de uma nova eleição. JOHSON não atingiu a maioria necessária de 434, que representam dois terços da Câmara dos Comuns. Outros 46 parlamentares votaram contra. Uma nova eleição daria ao premiê uma chance de tentar restabelecer uma base de poder, já que ele perdeu a maioria parlamentar na semana passada.

A alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, MICHELLE BACHELET, denunciou na segunda-feira novos casos de possíveis execuções extrajudiciais, assim como "torturas e maus-tratos" de detentos na Venezuela. Em um discurso na sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU em Genebra, BACHELET apresentou um novo relatório muito duro sobre a situação na Venezuela sob o governo do presidente NICOLÁS MADURO. "Apenas no mês de julho, a organização não governamental 'Monitor de Vítimas' identificou 57 novos casos de supostas execuções cometidas em Caracas".

O turismo internacional cresceu quatro por cento no primeiro semestre de 2019, com melhorias notáveis no Oriente Médio, na Ásia e no Pacífico, mas um recuo na América do Sul. Os dados foram divulgados pela Organização Mundial do Turismo nesta segunda-feira. Os destinos da América do Sul sofreram uma queda de cinco por cento, justificada pelo declínio do turismo argentino que afetou os países vizinhos. Na mesma linha, a organização alertou para uma queda nos gastos com turismo das duas grandes economias latino-americanas: Brasil com menos cinco por cento e México com queda de 13 por cento.

Procuradores de Sergipe, Rondônia, Rio de Janeiro, Amazonas, Rio Grande do Sul, Tocantins, Pernambuco, Minas Gerais, Amapá, Santa Catarina e do Distrito Federal protestaram nesta segunda-feira contra a indicação de AUGUSTO ARAS pelo presidente JAIR BOLSONARO para assumir o cargo de procurador-geral da República. ARAS não fazia parte da lista tríplice de nomes sugeridos pela Associação Nacional dos Procuradores da República. BOLSONARO não é obrigado a escolher alguém da lista, mas a eleição da ANPR era respeitada desde 2003. O presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE, afirmou nesta segunda-feira, que a Casa pode votar na semana de 22 de setembro a indicação de ARAS para o cargo de procurador-geral da República.

Quase 60 por cento das obras de infraestrutura paralisadas no país são de saneamento básico. A informação está em um estudo da Confederação Nacional da Indústria divulgado pelo site G1. São 429 das 718 obras de infraestrutura paradas, segundo dados do Ministério da Economia coletados pela CNI. As obras fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento. As principais razões para as paralisações das obras de saneamento são "motivos técnicos" e "abandono pela empresa". Há ainda problemas financeiros e orçamentários, judiciais, de desapropriação, ambientais, entre outros.

O Ministério Público Federal, por meio da força-tarefa da Lava-Jato em São Paulo, denunciou nesta segunda-feira o ex-presidente LULA e um dos irmãos dele, JOSÉ FERREIRA DA SILVA, conhecido como FREI CHICO, por corrupção passiva. Também foram denunciados, por corrupção ativa, o delator e ex-diretor da Odebrecht ALEXANDRINO ALENCAR, MARCELO ODEBRECHT, ex-presidente do grupo, e EMILIO ODEBRECHT. O MPF diz que "entre 2003 e 2015, FREI CHICO, sindicalista com carreira no setor do petróleo, recebeu mais de um milhão e cem mil reais por meio de pagamento de 'mesada' que variou de três a cinco mil reais e que era parte de um 'pacote' de vantagens indevidas oferecidas a LULA, em troca de benefícios diversos obtidos pela Odebrecht junto ao governo federal".

Santa Catarina atingiu a marca de cem mil novas empresas abertas em 2019 nesta segunda-feira. Até o final da tarde de ontem, a Junta Comercial do Estado registrou cem mil 564 novos CNPJs. O número é 31 por cento maior do que o mesmo período do ano passado. Em 2018, foram 83 mil 348 novas empresas. Segundo o presidente da Jucesc, JULIANO CHIODELLI, esses dados mostram que a economia do Estado está se recuperando bem nessa fase pós-crise. Ele disse que o estado tem uma empresa aberta para cada oito mil e 700 habitantes, a maioria na modalidade de Microempreendedor Individual.

Chega a 51 o número de mortes por gripe A e B em Santa Catarina em 2019, segundo boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica divulgado nesta segunda-feira. O número total de pessoas afetadas pela doença neste ano é de 419. Entre as vítimas que não resistiram, 40 apresentavam algum fator de risco: mais de 60 anos, obesidade ou doença crônica. As cidades com número mais alto de mortos são Jaraguá do Sul e Joinville, com seis casos em cada cidade. Na sequência estão os municípios de Blumenau, Chapecó e Tubarão, com três casos cada. São Miguel do Oeste teve dois óbitos por gripe neste ano.

A Polícia Civil cumpre na manhã desta terça-feira mandados de prisão, bem como de busca e apreensão, na Operação Argamassa, contra um esquema de fraudes em licitações. São investigados empresários de pelo menos sete empresas de Santa Catarina. Foram expedidos seis mandados de prisão temporária e 22 de busca e apreensão. Cerca de 50 policiais estão trabalhando nos cumprimentos em nove cidades do estado: Balneário Camboriú, Itapema, Camboriú, Itajaí, Tijucas, Alfredo Wagner, Porto Belo, Bombinhas e Biguaçu. Segundo a Polícia Civil, o Ministério Público de Contas apurou fraudes em 23 procedimentos licitatórios entre os anos de 2007 a 2018.

Grupo “O Peso da Saúde” de SJCedro encerra com 40 quilos a menos. O primeiro grupo que teve três meses de encontros visou o acompanhamento das pessoas que queriam perder peso de um jeito saudável. Segundo a nutricionista CADONÁ, o grupo teve como foco a perda de peso, reeducação alimentar e controle emocional sobre a comida.O grupo também contou com a participação das fisioterapeutas que abordaram o tema atividade física e seus benefícios na saúde física e mental. Durante o encerramento a equipe do Nasf também fez dinâmica sobre o setembro amarelo com as integrantes conforme programação da campanha. De acordo com pesquisa de avaliação feita, todas demonstraram extrema satisfação com os encontros e com as orientações que receberam. O grupo começou com adesão de 16 pessoas, mas houve desistência e sete concluíram. No total da soma, as participantes perderam 41 quilos e 600 gramas, 74 centímetros de cintura e 52 centímetros de quadril. Segundo ela, todas perderam tanto peso como medidas e obtiveram melhora na pressão, ganhando assim mais qualidade de vida. Haverá encontros de “controle” e manutenção nos próximos meses.

Participantes tiveram metas de perda de quilos e medidas ao longo de 90 dias. A nutricionista da secretaria da saúde em SJCedro AMANDA CADONÁ revela que foram 12 encontros onde as participantes passaram por avaliação e houve um ranking para comparação dos resultados. A campeã perdeu 13 quilos e atingiu a meta. Ela cita a importância das atividades grupais que geram mais comprometimento e vínculo na busca pelos resultados. O próximo grupo já está praticamente formado por 20 pessoas que estavam na lista de espera e as atividades iniciam em outubro. Além das inscrições houve encaminhamento das equipes da estratégia da família. A nutricionista comenta que a prioridade é para pacientes com obesidade e doenças associadas como diabetes, hipertensão e colesterol avançado.

A Rede Peperi lança hoje uma campanha de alerta e conscientização sobre as queimadas. O promocional, que será veiculado em todas as emissoras afiliadas a Rede Peperi de Comunicação, ressalta o risco das queimadas e pede que as pessoas não sejam cumplices desse crime. O material também será publicado nas plataformas digitais como o site e as redes sociais. O objetivo da campanha é envolver a comunidade para evitar novos casos e denunciar as ocorrências para o Corpo de Bombeiros. A campanha “Diga Não as Queimadas” está no ar com o seguinte promocional. O diretor da empresa, ADILSON BALDISSERA afirma que as queimadas representam uma séria ameaça para o meio ambiente e para o patrimônio das pessoas Ele disse que a campanha lançada hoje nas emissoras afiliadas reforça o envolvimento comunitário da Peperi. BALDISSERA citou que diante de um quadro tão grave como o atual, a sociedade precisa se mobilizar para evitar novos casos de queimadas. O diretor comentou que a iniciativa também foi motivada pela situação crítica da Amazônia. Ele disse que essa é uma questão que exige o envolvimento de todos, inclusive dos veículos de comunicação.

Cerca de 150 idosos estão sendo aguardados hoje em Guarujá do Sul para um intercâmbio. O evento vai reunir os grupos de São José do Cedro e da sede de Guarujá. De acordo com a coordenadora dos Idosos, ROSANE CARAMORI, são realizados eventos com frequência visando a confraternização entre os idosos e uma espécie de devolução de visitas do grupo de Cedro que promove matinés no clube e na gruta para cidades vizinhas. A partir do início da tarde ocorrem atividades diversas com lanches, jogos, recreações e danças.

Pioneiros de Princesa terão evento de valorização também nesta semana. Nesta sexta-feira acontecerá a “Festa do Vovô” que é realizada há vários anos no mês de aniversário do município. Conforma a diretor do centro de idoso, MÉRI BOLIGON, a programação festiva é voltada apenas aos idosos e estão sendo aguardados os dez grupos formados no município, reunindo aproximadamente 400 pessoas. Haverá missa na Igreja Matriz, almoço, apresentações, escolha do Rei e da Rainha, encerrando com matinê. MÉRI destaca que o evento é voltado para festejar com aqueles que enfrentaram os dias mais difíceis para tornar Princesa desenvolvida e também atuaram durante a emancipação.

Soberanas da Facig categoria adulta realizam roteiro de visitas nos municípios da região. Na última quinta-feira, a rainha MARIANA BUTTINI, primeira princesa GABRIELA NEGRI e segunda princesa LETICIA ZANETTI visitaram os gabinetes dos prefeitos nos municípios de São Miguel do Oeste, Descanso, Belmonte, Itapiranga. Já no início da noite elas participaram da abertura da Faic no município de Iporã do Oeste. As soberanas estiveram acompanhadas do prefeito em exercício VANDECIR DORIGON visitaram também os veículos de comunicação nestas cidades, para divulgar a FACIG Edição 2019 que acontece dos dias 04 a 06 de outubro, no Centro de Eventos, próximo ao CTG Fronteira do Oeste. Nesta quinta-feira elas visitam os municípios de São José do Cedro, Princesa, Guarujá do Sul, Dionísio Cerqueira, Palma Sola, e Anchieta. Elas estarão na Rádio Cedro pela manhã junto ao coordenador da feira VANDECIR DORIGON para apresentar as atrações.

Pastagens estão bastante prejudicadas com estiagem. Segundo o Presidente do Sintraf de Palma Sola DOUGLAS GUERGEN, esse ano foram poucas, mas fortes geadas que deixaram as pastagens muito secas. A falta de chuva também prejudicou bastante a agricultura em outros segmentos, principalmente os produtores de leite. A diminuição das pastagens consequentemente trouxe a redução na produção de leite. O presidente ressalta que a situação está crítica e tende a piorar. A preocupação aumenta a cada dia sem chuva. Medidas estão sendo tomadas para minimizar falta de água aos agricultores. O sindicalista comenta que administração, através da Secretaria de Agricultura está levando água a quem precisa. Há registro de famílias sem água potável e também carência para animais e plantações em pelo menos sete comunidades. Outra preocupação cita o presidente é com relação aos atrasos nas plantações. No mês passado foram contabilizados prejuízos de 360 mil reais apenas com o leite em Palma Sola.

A região ainda vive um período de estiagem. A afirmação é do coordenador regional da Defesa Civil, FABIANO GALIAZZI. Ele afirmou que apesar das chuvas do início do mês, o quadro ainda é preocupante no Extremo Oeste. O coordenador explicou que o volume de chuvas nos meses de junho, julho e agosto foi de cerca de 110 milímetros. A quantidade é apenas um terço do volume histórico para o período. Ele comentou que a falta de chuva provocou dificuldades para o abastecimento de comunidades rurais e afetou algumas culturas e atividades importantes, como o leite por exemplo. O prejuízo, que ainda está sendo calculado, é irreversível. O tenente avalia que a dificuldade em enfrentar períodos de estiagem é um problema cultural. De acordo com ele, a primeira questão é de conscientização. GALIAZZI disse que é preciso cuidar mais das fontes de água e investir em estruturas de armazenagem da água da chuva. Ele disse que, além disso, o governo também tem políticas e ações para auxiliar os agricultores a amenizara os efeitos de períodos com pouca chuva. O coordenador comentou que os produtores podem fazer projetos e buscar recursos do governo para a construção de cisternas ou outros sistemas de prevenção.

Vigilância sanitária realiza levantamento sobre veículos abandonados no perímetro urbano. O fiscal que coordena o programa de combate a Dengue em SJCedro, MARCOS BAGNARA, observa que os veículos abandonados, carcaças e peças se tornam depósitos para água parada e para animais. Ele percebe que o problema é comum e como não existe ninguém responsável pelo material descartado gera um problema de saúde pública. Há alguns meses o setor já havia feito um levantamento após receber denúncias sobre um carro abandonado que foi localizado e recolhido pela PM. No mês passado novamente os técnicos percorreram a cidade e encontraram novos casos que foram fotografados e repassados pela polícia que poderá tomar providências, já que alguns estão há bastante tempo em via pública.BAGNARA lembra que na semana passada os técnicos da Dive estiveram em SJCedro para fiscalizar o programa. Eles também sugeriram e elogiaram a parceria do setor com outras entidades visando a prevenção.

Bombeiros Comunitários recebem moção honrosa da Câmara de SJCedro. Na noite desta segunda atendendo a um pedido da vereadora MÁRCIA DEMOSSI a Câmara encaminhou uma moção honrosa para os Bombeiros Comunitários de SJCedro, Guarujá do Sul e Princesa. O dia do Bombeiro Comunitário é comemorado em 28 de agosto e a vereadora solicitou que fosse encaminhado o reconhecimento as pessoas da comunidade que fizeram as capacitações e hoje em dia atuam como voluntárias não apenas nas guarnições, mas também em eventos. Estiveram presentes nesta sessão da câmara vários Bombeiros Comunitários e Militares. O encontro de ontem foi presidido pelo vereador CLÁUDIO WARTHA e teve o encaminhamento de cinco projetos de lei, sendo um projeto de lei complementar. O suplente FÁBIO MACHADO assumiu a cadeira de WARTHA, que está à frente do legislativo durante os 30 dias de afastamento de ISOLDI WILL.

Vereador solicita que trator praticamente sem uso seja cedido para grupo de agricultores. IVO SCHAEFFER explica que hoje em dia existe o programa de bônus agrícola e boa parte dos produtores rurais já estão fazendo o serviço da silagem e horas máquinas por conta própria, ou terceirizando, já que são ressarcidos pelo poder público. Com isso, ele observa que os tratores da secretaria da agricultura praticamente não estão sendo acionados para o trabalho nas propriedades e está “parado” na garagem. O vereador sugeriu que o trator seja repassado, em forma de comodato, para Linhas Gaiola, Sete de Setembro e Primavera. O objetivo é que os agricultores possam se organizar em forma de grupo e também agilizar seu trabalho conforme cronograma próprios. Lembra que há outras patrulhas que já apresentam bons resultados com esse formato. IVO pretende ainda buscar outros implementos por meio de emendas para ampliar o número e opções de máquinas ao grupo. O requerimento foi aprovado por unanimidade.

Empresa anuncia oito milhões de reais de investimentos em SJCedro. A prefeitura recebeu um empresário com interesse em investir numa fábrica de rações. O prefeito, PLINIO DE CASTRO esclareceu que a empresa Cacig já trabalha com um empreendimento na Linha Nossa Senhora de saúde há cerca de cinco anos e tem objetivo de expandir as atividades. Ele revela que o projeto inicial da cooperativa é a fabricação de ração para animais e ampliar para outros setores no segundo momento. O prefeito afirma que a administração deverá auxiliar em algumas questões, como por exemplo, o serviço de inspeção municipal. Ele percebe que o segmento está em franca expansão, com mercado consumidor de propriedades e agroindústrias próximas. PLINIO lembra que semana passada também houve assinatura de contrato para várias empresas na área industrial nesta semana e existe outras duas se instalando no interior. Ele destaca que os incentivos públicos são previstos em Lei e passam pela análise, parecer e aprovação ou reprovação do conselho de desenvolvimento econômico. O objetivo é que o benefício seja justo e também possa ser revertido em emprego e impostos.

Liberação de emendas impositivas gera expectativa nos pequenos municípios. Conforme o deputado estadual, MAURO DE NADAL a indicação e intermédio de emendas que é comum na câmara dos deputados ainda é uma novidade em nível de estado na Alesc. Ele explica que em 2017 foram feitas as indicações para o ano passado, porém, os valores não foram repassados devido a situação financeira que o governo enfrentava. Ano passado novamente houve os cadastros para liberação neste ano. A expectativa é que as atrasadas já comecem a ser depositadas neste mês. MAURO revela que cada parlamentar tem uma cota de 30 emendas cujo valor total chega a seis milhões de reais. Ele afirma que buscou contemplar diferentes municípios ao longo dos dois anos de indicações, totalizando cerca de 60 cidades. Para SJCedro o valor será direcionado ao hospital que está cadastrando a propostas, especificando onde vai aplicar o dinheiro. Há também valores previsto para Guaraciaba e Guarujá do Sul. Princesa e Palma Sola foram contempladas com emendas no ano passado.

Bombeiros controlam incêndio em vegetação em Descanso. O Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste controlou um incêndio em vegetação nesta segunda-feira, por volta das 14h, na comunidade de Linha Campinas. A guarnição fez o combate e rescaldo às chamas. Não houve feridos e nem danos em bens materiais. O proprietário disse não saber a origem do fogo. As chamas consumiram aproximadamente um hectare de vegetação de eucalipto. A população deve evitar a prática de queimada em lixo e na limpeza de terreno. A geada e o frio intenso propiciam a vegetação secar, ficando mais suscetível ao fogo. O incêndio não deve ser combatido por moradores, pela possibilidade de intoxicação ao inalar a fumaça.

Incêndio atinge reflorestamento em Linha Jacutinga. Um reflorestamento de eucaliptos foi atingido por um incêndio, no final da tarde desta segunda-feira, no interior de São Miguel do Oeste. A área tem cerca de quatro hectares e pelo menos um teria sido tomado pelo fogo. A reportagem esteve no local e conversou com o responsável pela propriedade que informou que as chamas iniciaram a partir da queda de uma fiação elétrica sobre a plantação. O Corpo de Bombeiros foi acionado e mobilizou equipes para o combate ao fogo. Apesar dos prejuízos não houve feridos. As equipes dos bombeiros da região atenderam pelos menos 14 ocorrências semelhantes ontem e por isso da campanha anunciada pela Rede Peperi.

Homem que praticou crimes na região via internet é preso no Paraná. Foi preso em Toledo/PR, um homem, investigado pela Polícia Civil de São João do Oeste, em razão de furto qualificado praticado via internet. Contra ele havia um mandado de prisão preventiva expedido pela Comarca de Itapiranga. A prisão foi requerida pela Polícia Civil. O preso é investigado por crimes praticados em vários lugares do Brasil. Além disso, ele atuava com uso de documento falso. Em 12 de abril de 2018, um empresário registrou Boletim de Ocorrência em São João do Oeste e informou que ao acessar sua conta bancária, surgiu mensagem solicitando a digitação do código do cartão de segurança. Após efetuar a digitação, apareceu novo pedido, tendo repetido a operação. Ao surgir o terceiro pedido, passou a desconfiar e entrou em contato com a agência bancária, recebendo a informação de que alguém estaria efetuando pagamentos com o dinheiro da conta dele. Ao tomar conhecimento dos fatos, a Polícia Civil de São João do Oeste iniciou as investigações e descobriu que a vítima foi alvo de um “cracker”, que assumiu remotamente o computador.

Golpista pagou débitos de veículos para ressarcir outras vítimas de estelionato. Na investigação a Polícia Civil descobriu que o homem passou a efetuar pagamentos de IPVA. Os veículos beneficiados eram de Itapema. Foi requerida a oitiva dos proprietários dos veículos e então soube-se que pessoas naquela cidade haviam sido vítimas do homem, que pagou o IPVA como forma de ressarcimento de valores que ele devia. Houve tentativa de interrogatório do autor, mas ele não foi localizado. Diante disso, o Inquérito foi finalizado e pedida a prisão preventiva do investigado. Em agosto ocorreu troca de informações entre as Polícias Civis de São João do Oeste e Toledo, pois surgiu a informação de que o investigado se encontrava naquela cidade atuando na prática de infrações penais. Após investigação foi possível efetivar a prisão. A Polícia Civil salienta que vários crimes praticados via internet estão sendo investigados no Extremo Oeste. Trata-se de crimes de estelionato praticados mediante fraude em boletos de cobrança, falsos empréstimos de dinheiro, crimes de extorsão e pedofilia.

Motociclista sofre queda ao se enroscar em fios soltos em rua no centro. Um acidente deixou um homem levemente ferido pouco antes das 17 horas de ontem. A ocorrência foi registrada no centro de São Miguel do Oeste na esquina da avenida Getúlio Vargas com a rua Quinze de Novembro, proximidades do hotel Sollaris. A vítima seguia pela XV de Novembro sentido centro, quando acabou se enroscando nos fios que estavam sobre a via. Ele teve ferimentos nas pernas e braços. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas o homem recusou atendimento. A empresa responsável pela fiação e a Polícia Militar também foram acionados.

Caminhão carregado com tratores sai da pista na SC-161. O acidente aconteceu nesta terça-feira, no km 30 da rodovia, no município de Anchieta. A ocorrência foi por volta das 9 horas e 45 minutos da manhã de hoje, na altura da Linha Santa Lucia, proximidades do acesso para Palma Sola. A Polícia Rodoviária foi chamada para atender a ocorrência envolvendo um veículo de carga que estava carregando três tratores novos de uma empresa. Houve uma saída de pista e os tratores acabaram caindo ao lado da via. Pelas imagens é possível perceber que houve danos de grande monta nos implementos agrícolas. As fotos do acidente estão no nosso site.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.