ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 10/09/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 35 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 20 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 95 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a sete centavos para a compra e nove centavos para venda.

O Parlamento britânico rejeitou nesta segunda-feira, pela segunda vez, a possibilidade de convocar eleições gerais antecipadas para 15 de outubro, como havia proposto o primeiro-ministro BORIS JOHNSON. Foram 293 votos a favor de uma nova eleição. JOHSON não atingiU a maioria necessária de 434, que representam dois terços da Câmara dos Comuns. Outros 46 parlamentares votaram contra. Uma nova eleição daria ao premiê uma chance de tentar restabelecer uma base de poder, já que ele perdeu a maioria parlamentar na semana passada.

A alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, MICHELLE BACHELET, denunciou na segunda-feira novos casos de possíveis execuções extrajudiciais, assim como "torturas e maus-tratos" de detentos na Venezuela. Em um discurso na sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU em Genebra, BACHELET apresentou um novo relatório muito duro sobre a situação na Venezuela sob o governo do presidente NICOLÁS MADURO. "Apenas no mês de julho, a organização não governamental 'Monitor de Vítimas' identificou 57 novos casos de supostas execuções cometidas em Caracas".

O turismo internacional cresceu quatro por cento no primeiro semestre de 2019, com melhorias notáveis no Oriente Médio, na Ásia e no Pacífico, mas um recuo na América do Sul. Os dados foram divulgados pela Organização Mundial do Turismo nesta segunda-feira. Os destinos da América do Sul sofreram uma queda de cinco por cento, justificada pelo declínio do turismo argentino que afetou os países vizinhos. Na mesma linha, a organização alertou para uma queda nos gastos com turismo das duas grandes economias latino-americanas: Brasil com menos cinco por cento e México com queda de 13 por cento.

Procuradores de Sergipe, Rondônia, Rio de Janeiro, Amazonas, Rio Grande do Sul, Tocantis, Pernambuco, Minas Gerais, Amapá, Santa Catarina e do Distrito Federal protestaram nesta segunda-feira contra a indicação de AUGUSTO ARAS pelo presidente JAIR BOLSONARO para assumir o cargo de procurador-geral da República. ARAS não fazia parte da lista tríplice de nomes sugeridos pela Associação Nacional dos Procuradores da República. BOLSONARO não é obrigado a escolher alguém da lista, mas a eleição da ANPR era respeitada desde 2003. O presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE, afirmou nesta segunda-feira, que a Casa pode votar na semana de 22 de setembro a indicação de ARAS para o cargo de procurador-geral da República.

Quase 60 por cento das obras de infraestrutura paralisadas no país são de saneamento básico. A informação está em um estudo da Confederação Nacional da Indústria divulgado pelo site G1. São 429 das 718 obras de infraestrutura paradas, segundo dados do Ministério da Economia coletados pela CNI. As obras fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento. As principais razões para as paralisações das obras de saneamento são "motivos técnicos" e "abandono pela empresa". Há ainda problemas financeiros e orçamentários, judiciais, de desapropriação, ambientais, entre outros.

O Ministério Público Federal, por meio da força-tarefa da Lava-Jato em São Paulo, denunciou nesta segunda-feira o ex-presidente LULA e um dos irmãos dele, JOSÉ FERREIRA DA SILVA, conhecido como FREI CHICO, por corrupção passiva. Também foram denunciados, por corrupção ativa, o delator e ex-diretor da Odebrecht ALEXANDRINO ALENCAR, MARCELO ODEBRECHT, ex-presidente do grupo, e EMILIO ODEBRECHT. O MPF diz que "entre 2003 e 2015, FREI CHICO, sindicalista com carreira no setor do petróleo, recebeu mais de um milhão e cem mil reais por meio de pagamento de 'mesada' que variou de três a cinco mil reais e que era parte de um 'pacote' de vantagens indevidas oferecidas a LULA, em troca de benefícios diversos obtidos pela Odebrecht junto ao governo federal".

Santa Catarina atingiu a marca de cem mil novas empresas abertas em 2019 nesta segunda-feira. Até o final da tarde de ontem, a Junta Comercial do Estado registrou cem mil 564 novos CNPJs. O número é 31 por cento maior do que o mesmo período do ano passado. Em 2018, foram 83 mil 348 novas empresas. Segundo o presidente da Jucesc, JULIANO CHIODELLI, esses dados mostram que a economia do Estado está se recuperando bem nessa fase pós-crise. Ele disse que o estado tem uma empresa aberta para cada oito mil e 700 habitantes, a maioria na modalidade de Microempreendedor Individual.

Chega a 51 o número de mortes por gripe A e B em Santa Catarina em 2019, segundo boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica divulgado nesta segunda-feira. O número total de pessoas afetadas pela doença neste ano é de 419. Entre as vítimas que não resistiram, 40 apresentavam algum fator de risco: mais de 60 anos, obesidade ou doença crônica. As cidades com número mais alto de mortos são Jaraguá do Sul e Joinville, com seis casos em cada cidade. Na sequência estão os municípios de Blumenau, Chapecó e Tubarão, com três casos cada. São Miguel do Oeste teve dois óbitos por gripe neste ano.

A Polícia Civil cumpre na manhã desta terça-feira mandados de prisão, bem como de busca e apreensão, na Operação Argamassa, contra um esquema de fraudes em licitações. São investigados empresários de pelo menos sete empresas de Santa Catarina. Foram expedidos seis mandados de prisão temporária e 22 de busca e apreensão. Cerca de 50 policiais estão trabalhando nos cumprimentos em nove cidades do estado: Balneário Camboriú, Itapema, Camboriú, Itajaí, Tijucas, Alfredo Wagner, Porto Belo, Bombinhas e Biguaçu. Segundo a Polícia Civil, o Ministério Público de Contas apurou fraudes em 23 procedimentos licitatórios entre os anos de 2007 a 2018.

Pré-lançamento da Efaislo acontece em São Lourenço do Oeste.

O governo municipal de São Lourenço do Oeste, a Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste , Acislo e a Câmara de Dirigentes Lojistas promoveram na manhã de hoje, no Poente Hotel, o pré-lançamento da sexta Feira e Exposição de São Lourenço do Oeste a Efaislo. A feira deve acontecer só em abril do ano que vem, mas os tramites começam agora, a fim de deixar tudo pronto e organizado para o evento.

Interessados em vaga de emprego devem comparecer no Centro de Evento. Segundo a vereadora de Campo Erê REA SILVA RAIMONDI, ontem durante a sessão quando usou a palavra livre, citou como local o Centro de Múltiplo Uso, mas ela faz uma ressalva que, será amanhã o dia todo das oito ás 18 horas no Centro de Eventos de Campo Erê. Os interessados devem ir até o local munidos de documentação pessoal. Essas são as mesmas vagas anunciadas pelo setor social do município. Representante da empresa Parati de São Lourenço do Oeste estarão no município fazendo esse contato.

CEI prepara dia da família na escola. O centro de educação infantil Turma da Mônica do Bairro Melo de Campo Erê, marcou para este sábado o evento para a comunidade escolar. A diretora da creche ALINE RONCHI, conta que esta é uma excelente oportunidade para os pais estarem no ambiente onde os filhos frequentam diariamente.Ela complementa que é importante para os professores terem constante contato com os pais dos alunos.

Dia da família na escola é sábado. ALINE RONCHI, diretora do CEI Turma da Mônica, conta que o evento inicia a partir das 14 horas. Além dos familiares dos alunos, a comunidade em geral pode participar, será vendido cachorro quente. A diretora revela que a direção irá utilizar o lucro da venda dos lanches, para comprar uma cama elástica para os alunos do CEI.

10 de Setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Hoje é um dia marcado pela conscientização ações mundial para evitar suicídios, com diversas atividades em todo o mundo.Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio colabora com a Organização Mundial de Saúde e a Federação Mundial para Saúde Mental, para intensificação de ações em prol deste tema.

Estima-se que mais 40 países realizam eventos de sensibilização para marcar mês de prevenção ao suicídio. No Brasil, foi criada a campanha Setembro Amarelo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, o que significa que o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o câncer.

Setembro Amarelo. Caps – Centro de Apoio Psicossocial Microrregional de Campo Erê trabalha firme nesse mês, principalmente com palestras, para conscientizar a população a evitar a tentativa de suicídio. A coordenadora da equipe técnica JULIANA ANSILIERO enfatiza que quem tenta tirar a própria vida, também pode investir contra outras pessoas. As famílias podem ajudar a identificar quando um membro está com sérios problemas. A enfermeira diz que os sinais são claros sobre mudanças de comportamento.

Quando a pessoa deixa de fazer o que gosta é o primeiro sinal de que está com sérios transtornos psicológicos. JULIANA dá um exemplo: quando um membro da família, que gostava muito de passear, prefere não sair mais, é um sinal claro de que pode buscar o suicídio. Outra dica é o descuido pessoal. Identificado um problema, é preciso procurar ajuda de profissional, como psicólogo. A enfermeira observa que homem se suicida mais, porque usa meios mais agressivos. Já, a mulher procura mais vezes o suicídio, só que usa meios mais brandos e fica mais difícil chegar ao fim.

CAPS faz um grande trabalho para prevenir suicídio. Essa é a avaliação da coordenadora do Centro. Conforme ela, uma equipe de vários profissionais atua forte todo dia, não somente agora em setembro, porque a todo instante se deparam com situações cada vez mais difíceis para resolver. O trabalho vai desde acompanhamento psicológico até ministração de remédio. Para finalizar, JULIANA ANSILIERO destaca que os profissionais da área, muitas vezes precisam de cuidados, porque também ficam doentes.

Agricultores registram prejuízos pela falta de declaração do ITR. LIZETE BERNARDI, coordenadora do Sintraf regional de Campo Erê, conta que á não declaração do Imposto Territorial Rural está causado muita dor de cabeça aos agricultores, que deixaram de realizar a declaração em outros anos. Ela pontua que além de problemas para encaminhar aposentadoria o proprietário rural é multado pela receita federal.

Falta de atualização no ITR tem gerado problemas. LIZETE BERNARDI afirma, que, além disso, outro problema é o uso indevido da propriedade, revela que alguns agricultores da região já foram notificados, tendo que pagar multa que vai de mil e 200 á 3 mil reais. A sindicalista alerta que todos os agricultores devem procurar o sindicato e fazer a sua declaração.O prazo para declaração do ITR encerra no dia 30 deste mês.

Caminhão sai da pista e tomba na SC 305. O acidente ocorreu nesta segunda-feira, 09, no KM 11,100 da rodovia SC 305 no município de São Lourenço do Oeste. Foi uma saída de pista seguida de tombamento envolvendo um caminhão M.Benz 1113 emplacado no município de GuarapuavaPR, que era conduzido por um homem de 45 anos. Nesse acidente não houve feridos, no caminhão foi registrado danos de média monta.

SC 305 fica interditada para retirada de caminhão que tombou na pista. Na manhã de hoje, por pouco mais de uma hora, a rodovia SC305 , São Lourenço do Oeste - Campo Erê ficou interditada na altura no km 11, linha Lajeado Antunes. Ação foi necessária para a retirada do caminhão que tombou ontem. Por volta das 10 horas e 15 minutos a pista foi liberada.

PM cumpre mandado de prisão. Ontem, a equipe Policial Militar recebeu denúncias de que haveria um veículo GOL de cor branca com o volume do som excessivamente alto, no pátio de uma residência, na cidade de Renascença. No local, não foi constatado o fato e identificado o responsável pelo veículo. Em consulta ao sistema de investigação policial, constou um mandado de prisão em seu desfavor, expedido pela Vara Criminal de Francisco Beltrão. Foi dado voz de prisão ao envolvido, que foi conduzido até a 19ª SDP.

Em um só dia, Bombeiros de Campo Erê atendem quatro incêndios em vegetação. O primeiro deles ocorreu ontem, por volta das 11 e meia, numa plantação de pinus, na linha São Roque, interior de Campo Erê, aproximadamente 20 km do GBM. Ao chegar no local constatou-se o incêndio e foi utilizado técnicas de combate às chamas com batedores, bomba costal e soprador. Neste incêndio, a guarnição levou cerca de 01h40 para extinção das chamas. Área atingida foi de aproximadamente oito mil metros.

Segundo sinistro atendido pelos socorristas, foi um incêndio em galpões no interior. Por volta das 15 horas e 10 minutos, eles foram acionados para atendimento na Linha Bicudo, interior de Campo Erê, 10 km do quartel. Ao chegar no local a guarnição se deparou com Galpão de 2x1.5m próximo da residência já consumido pelas chamas e outro galpão 2x2,5m que os moradores apagaram parcialmente com baldes de água. Foram gastos aproximadamente 300 litros de água para combate e rescaldo.

O terceiro, foi 16h40, na SC-160, próximo ao portal, saída para Saltinho. Nessa ocorrência os bombeiros utilizaram linhas de ataque e bomba costal. O trabalho durou cerca de 2 horas. Área atingida foi de aproximadamente 20 mil metros. A quarta ocorrência de incêndio atendida pelos bombeiros de Campo Erê, foi por volta das 19 horas e 40 minutos, na linha São Roque, interior de Campo Erê, aproximadamente 20 km do GBM.

Bombeiros utilizam batedores, bomba costal e soprador para apagar fogo no mato. Neste sinistro foram três horas e 20 minutos para as chamas serem extintas. Área atingida foi de aproximadamente 15 mil metros. Esse local fica ao lado da mesma que queimou na primeira ocorrência da manhã, às 11 horas e 30 minutos. O proprietário registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil.

O Corpo de Bombeiros alerta: fazer queimadas é crime, passível de multa e detenção. Recomenda ainda, que a população não use esse meio para limpeza de terrenos e lotes. Além do crime, está prejudicando o meio ambiente, e colocando em risco a vida das pessoas e animais. A fumaça produzida num incêndio florestal, alcança as rodovias, podendo causar graves acidentes.

Homem bebe e atira contra si mesmo no interior. Ontem por volta das 19 horas e 15 minutos, a equipe Policial Militar de Renascença, foi acionada por uma mulher, que disse aos policiais que estava na residência de seu irmão, localizada na Linha São Jorge, interior de Renascença, e que ele estaria embriagado. Contou ainda que que pegou uma arma de fogo e fez um disparo contra si, atingindo a lateral direita da cabeça. No momento da ligação, segundo a mulher, o irmão ainda estava respirando e com sinais vitais.

Devido ao lugar ser longe da cidade, a PM, esperou a ambulância do SAMU para o deslocamento em conjunto. No local, foi conversado com a solicitante, e encontrado o autor sentado no sofá, inconsciente, porém respirando e com sinais vitais. Ele foi socorrido pela equipe Médica e encaminhado até o hospital São Francisco em Francisco Beltrão. A mulher entregou a arma utilizada, um revólver marca Taurus calibre .32, municiado com quatro munições intactas e uma deflagrada. No quarto do autor, foi localizada em cima de sua cama, uma pochete de couro que continha 11 munições calibre .32. Arma e as munições foram apreendidas.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.