-CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVA ATUALIZAÇÃO DA LEI DE COTAS EM UNIVERSIDADES
-JULGAMENTO DE AUTOR DA CHACINA EM CRECHE ENTRA NO SEGUNDO DIA
-LIDERANÇAS MUNICIPAIS VISITAM RECEITA FEDERAL E APRESENTAM PEDIDOS
-DIA DO ESTUDANTE É COMEMORADO EM ESCOLAS
-CASA FAMILIAR RURAL RECEBE MELHORIAS PARA ATENDER COM MAIS QUALIDADE ALUNOS E PROFESSORES
-ACADÊMICOS SOLICITAM A AJUDA DE CUSTO NO TRANSPORTE ESCOLAR
-SECRETARIA DE EDUCAÇÃO NOMEIA NOVA COORDENADORA INFANTIL
-ALUNOS SUGEREM PROJETO PARA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE NA CÂMARA DE VEREADORES
-MAIS DE SETE MIL REAIS SÃO PERDIDOS EM GOLPES NA REGIÃO
-SUSPEITO DE PRATICAR HOMICÍDIO NO CENTRO DE PALMA SOLA É PRESO
O tempo no extremo oeste de Santa Catarina apresenta-se........ A previsão para as próximas horas é de tempo... A temperatura mínima registrada nas últimas horas foi de ...... graus. A máxima para hoje deve ser de ..... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 86 centavos. O euro está valendo cinco reais e 37 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula sete centavos.
O número de brasileiros morando no exterior chegou em 2022 a quatro milhões 590 mil, de acordo com estimativas de um levantamento divulgado pelo Ministério das Relações. Desses, apenas um mora na Coreia do Norte. Desde 2009, não há tantos brasileiros morando fora do país, de acordo com o Itamaraty. Naquele ano eram três milhões 180 mil. Os países que possuem as maiores comunidades de brasileiros são os Estados Unidos com um milhão e 900 mil, Portugal com 360 mil e Paraguai com 254 mil.
Pelo menos 36 pessoas morreram devido aos incêndios florestais que acometem a ilha havaiana de Maui, nos Estados Unidos. Segundo as autoridades locais, os incêndios foram intensificados pelos ventos fortes de um furacão. Centenas de edifícios foram destruídos, alguns deles queimados até o chão. Milhares de pessoas foram forçadas a deixar as próprias casas, e um estado de emergência foi declarado. Uma grande operação de busca e resgate está em andamento, com algumas pessoas ainda desaparecidas. Cinco abrigos temporários foram criados na ilha de Maui. De acordo com as autoridades, esses locais já estão próximos da capacidade máxima.
O presidente do Equador, GUILLERMO LASSO, decretou estado de exceção e garantiu que as eleições presidenciais estão mantidas para o dia 20 de agosto. LASSO fez um pronunciamento durante a madrugada desta quinta-feira. A declaração foi feita horas depois de um dos candidatos à presidência, FERNANDO VILLAVICENCIO, ser assassinado a tiros ao deixar um comício em Quito. Nove pessoas ficaram feridas no atentado, e seis foram presas. Um dos suspeitos foi morto em uma troca de tiros com a polícia. LASSO afirmou que, com o estado de exceção, as Forças Armadas foram mobilizadas para garantir as eleições e a segurança nacional.
-CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVA ATUALIZAÇÃO DA LEI DE COTAS EM UNIVERSIDADES
O relator da reforma tributária no Senado Federal, EDUARDO BRAGA, informou nesta quarta-feira que pretende propor alterações no texto aprovado pela Câmara dos Deputados em julho. O senador defendeu uma base ampla de tributação dos impostos sobre o consumo, ou seja, que se defina uma quantidade grande de produtos e serviços taxados, como forma de possibilitar uma redução das alíquotas no futuro. As declarações foram dadas após o Ministério da Fazenda ter apresentado, nesta terça-feira, um estudo sobre o custo das exceções abertas na reforma tributária – ou seja, dos bens e serviços que não serão sujeitos à alíquota cheia do novo modelo de impostos.
O Supremo Tribunal Federal aprovou, por unanimidade, a proposta de orçamento de 2024 para a Corte. O projeto, que será enviado ao Congresso, prevê um valor de 897 milhões 877 mil reais, o que representa um aumento de cinco vírgula quatro por cento em relação ao orçamento de 2023. A proposta foi aprovada em sessão administrativa virtual na terça-feira e inclui o aumento de remuneração dos ministros, que hoje é de 41 mil e 600 reais e passará a ser de 44 mil a partir de fevereiro de 2024. Em dezembro do ano passado, o Congresso aprovou um aumento escalonado de 18 por cento, parcelado ao longo de três anos. Em 2025, esse valor sobe para 46 mil e 300 reais.
A Câmara dos Deputados aprovou, em votação simbólica, nesta quarta-feira o projeto que atualiza a Lei de Cotas. A proposta precisa ser aprovada pelo Senado antes de ir para sanção presidencial. Sancionada em 2012, a lei garante que metade das vagas em institutos e universidades federais seja reservada para ex-alunos da rede pública de ensino. Também prevê outras duas subcotas: para estudantes de baixa renda; e para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. O projeto de lei que revisa a Lei de Cotas também torna permanente a reserva de vagas nas universidades e instituições públicas federais para estudantes pretos, pardos e indígenas e para pessoas com deficiência.
-JULGAMENTO DE AUTOR DA CHACINA EM CRECHE ENTRA NO SEGUNDO DIA
As exportações catarinenses fecharam julho em um bilhão de dólares, valor 10 e meio por cento menor que o registrado no mesmo mês do ano anterior. As exportações nacionais também registraram queda, mas em menor magnitude, menos três vírgula um por cento. O resultado no estado está associado à diminuição no montante comercializado dos principais produtos da pauta exportadora. Dentre as dez mercadorias mais vendidas internacionalmente, sete registraram recuo na análise interanual. Os produtos com as maiores quedas continuam sendo do setor de madeira e móveis, devido à redução no fornecimento para os Estados Unido, seu principal parceiro comercial no período. Outro produto penalizado foram os motores elétricos, com vendas reduzidas tanto para os Estados Unidos, quanto para países da Europa.
Por unanimidade, os deputados aprovaram na tarde desta quarta-feira o projeto de lei que regulamenta as transferências especiais voluntárias aos municípios catarinenses. O PL segue para a sanção do governador do Estado. Encaminhada pelo Poder Executivo, a proposta visa principalmente possibilitar os repasses de recursos do orçamento do Estado prometidos por meio do antigo Plano 1000 – conhecidos como Pix - e permitir a conclusão de obras já iniciadas e que estão paradas, ou ressarcir os municípios daquelas que foram concluídas sem os recursos do Estado. O presidente da Alesc, MAURO DE NADAL destacou que o Parlamento, com base nas reivindicações dos prefeitos pela retomada dos repasses, abriu um canal de conversas com o Executivo, com a presença do TCE e do Judiciário, visando à construção de uma proposta que possibilitasse a retomada das transferências.
O julgamento do autor do ataque que matou cinco pessoas em uma creche de Saudades foi retomado às oito e meia da manhã desta quinta-feira. O segundo dia de julgamento tem a possibilidade de ser proferida a sentença. O Tribunal do Júri ocorre no Fórum de Pinhalzinho, município vizinho ao local da tragédia. O dia será marcado pelos debates entre acusação e defesa. Ambos também terão direito a réplica e tréplica. Caso o julgamento se estenda, está em aberto a possibilidade de ele contar com um terceiro dia, na sexta. Ontem, o primeiro dia contou com os depoimentos de três sobreviventes, três testemunhas de acusação e outras três de defesa. O réu também seria interrogado, mas preferiu permanecer em silêncio. A sessão durou pouco mais de 12 horas. O réu responde pelos cinco assassinatos e por 14 tentativas de homicídio.
-CASA FAMILIAR RURAL RECEBE MELHORIAS PARA ATENDER COM MAIS QUALIDADE ALUNOS E PROFESSORES
-ACADÊMICOS SOLICITAM A AJUDA DE CUSTO NO TRANSPORTE ESCOLAR
Semana de atividades voltadas ao dia do estudante são desenvolvidas em São José do Cedro. A informação é da diretora do Cemeg, MARLI FERRARI. Segundo ela, durante toda esta semana está acontecendo atividades para comemorar o dia do estudante, que será amanhã, sexta-feira. A diretora comenta que já aconteceu um show de patinação do grupo Águias Douradas, o qual tem como integrantes muitas meninas que estudam no educandário. Com esta apresentação foi possível ver a alegria das crianças e muitas delas se interessaram em aprender a patinar, sendo também algo diferente para todos os alunos. MARLI frisa sobre a importância do incentivo aos estudos, para que quando estas crianças crescerem, poderem ter um futuro melhor.
Alunos da Escola Cedrense apresentaram projeto relacionado ao meio ambiente na Câmara de Vereadores de São José do Cedro. A informação é da professora, LUCIANE THOMAS. Segundo ela, a turma do nono ano do ensino fundamental esteve presente na Câmara para fazer uma indicação, a qual visa gerar cada vez mais água. No projeto, os alunos apresentaram sobre o PSA, que são pagamentos por serviços ambientais a todo propriedade que possui uma nascente, um pequeno córrego, um riacho ou mata ciliar. Conforme LUCIANE, a ideia surgiu a partir de um projeto desenvolvido na feira de ciências e suas tecnologias na escola, o qual tinha como tema o bem viver. Nesse sentido, os alunos pensaram em desenvolver um projeto que garantisse o bem viver dos proprietários agrícolas. Sendo que em Minas Gerais o pagamento pelo serviço ambiental já acontece há doze anos.
Grande parte das propriedades de São José do Cedro é de pequeno porte. A informação é da professora LUCIANE THOMAS. Conforme ela, este projeto pode iniciar antes que vire uma lei municipal, pois muitos agricultores sabem da necessidade de proteger as nascentes e fontes, para que futuramente não haja a falta de água. LUCIANE aborda que no município a grande maioria dos produtores é de pequeno porte, desta forma eles necessitam plantar a sua safra para poder ter o seu próprio sustento. O município possui o programa “boa agricultura cedrense” e que pode ser incorporado a ele essa nova indicação dos alunos do nono ano. Os agricultores estão mudando a forma de pensar e agir perante o meio ambiente, pois é necessário ter o seu sustento, mas também é preciso de água, pois sem ela não existe vida.
Comitiva de Guarujá do Sul leva demandas para a Receita Federal. A informação é do secretário da indústria e comércio FABRÍCIO WAGNER. Segundo ele, a visita até a Receita Federal situada em Dionísio Cerqueira foi com o intuito de levar algumas demandas que são necessárias para o município, e de conhecimento de todos a Receita, que é um órgão de fiscalização e efetua algumas apreensões de bens que não estão em ordem com a legislação e alguns são destinados a doação a entidades beneficentes e prefeituras.E com a presença do vice-prefeito NOÉ BENETTI foi colocado o município na lista de prefeituras contempladas com estas doações e até mesmo por ser uma cidade próxima da aduana e quando houver algum bem Guarujá do Sul estará na lista para ser premiado. Outro assunto que foi abordado na Receita Federal é sobre o porto seco.
Cidades próximas à aduana de cargas serão muito beneficiadas com o Porto Seco. A informação é do secretário da indústria e comércio, FABRÍCIO WAGNER. Conforme ele, o município fica próximo da aduana de carga e isso facilita as empresas se alocar na cidade, devido a distância que se encontra, próximo a fronteira. E o parque industrial de Guarujá do Sul pode reservar algumas potencialidades pois com o incentivo de empresas que desejam se instalar pode até mesmo ter uma relação de estreitamento com o Mercosul, por conta do porto seco. Sendo que este porto será muito moderno e FABRÍCIO comenta sobre a aprovação da lei que tramitava sobre o ICMS das exportações, tornando a região como referência de cargas que saem para o Mercosul.
Comoção marca o primeiro dia de júri da chacina em Saudades. O primeiro dia de julgamento do acusado de assassinar cinco pessoas e tentar matar outras 14 em uma creche de Saudades foi marcado por muita comoção. Vítimas reviveram aquele inesquecível dia 4 de maio de 2021. Os depoimentos foram carregados de lágrimas e muita emoção. Na plateia, o silêncio da população clama por justiça. Na tribuna, quatro Promotores de Justiça posicionados próximos ao réu trabalham em conjunto na busca do tão esperado desfecho para o caso. A sessão iniciou às 8 horas e 30 minutos, e se estendeu até a noite. Pessoas fizeram fila para poder entrar no tribunal. Testemunhas de acusação e defesa foram ouvidas sob olhares atentos. As ruas que circundam o fórum de Pinhalzinho foram fechadas para o tráfego de veículos por questões de segurança.
O Procurador-Geral de Justiça FÁBIO TRAJANO esteve no local para reforçar o compromisso do Ministério Público de Santa Catarina com a defesa da vida. Ele solidarizou-se com os familiares das vítimas e motivou os Promotores de Justiça a buscarem uma condenação severa. A sessão prossegue nesta quinta-feira, com a expectativa do interrogatório e do início dos debates entre a acusação e a defesa. O objetivo do MPSC é convencer os jurados de que o réu deve ser condenado por ter assassinado cinco pessoas, incluindo três crianças e duas professoras, e tentado matar outras 14.
Bombeiro revela pedido de réu da chacina em creche de Saudades. “Cuida bem da minha amiga, cuida bem da minha arma”. Essa foi uma das frases mais fortes relatadas por um bombeiro militar durante o depoimento prestado no julgamento do homem acusado pela morte de três bebês e duas professoras na chacina em na creche em Saudades. O bombeiro militar que estava de plantão quando recebeu a notícia do ataque à creche. Sendo a primeira testemunha de acusação a prestar depoimento no julgamento, que iniciou no Fórum de Pinhalzinho, na manhã desta quarta-feira. A adaga e outra faca, ambas utilizadas no ataque, foram exibidas durante o julgamento, sendo prontamente reconhecidas pelo bombeiro. Enquanto prestava socorro às vítimas e ao próprio réu, o bombeiro relatou ter sido ameaçado pelo acusado. “Teu filho é o próximo”. O rapaz não teria demonstrado arrependimento ou empatia em momento algum. Pelo contrário, revelou o desejo de ter feito mais vítimas, afirmou em depoimento o Bombeiro. O segundo dia do júri iniciou, podendo se estender nesta sexta-feira.
Casa Familiar Rural adquire mobília nova. A informação é da diretora do educandário OLÍVIA LUNKES. Segundo ela, desde o ano passado está sendo feito uma parceria com a administração municipal e que agora está sendo colhido os frutos. A aquisição dos móveis novos para o educandário foi uma parceria com secretaria de educação, e a mobília será toda planejada, e serão revitalizados a sala da direção, informática e sala dos professores. A diretora frisa que com a chegada destes bens, os mesmos proporcionam um conforto a mais e maior espaço, também foi adquirido armários para as salas de aula e para os alunos poderem guardar seus materiais. OLÍVIA informa que outras mudanças serão efetuadas como a elaboração da nova cozinha onde os alunos preparam as suas refeições.
Pavilhão principal do Parque de Exposições Balduíno Schneider será usado para atividades físicas dos alunos da Casa Familiar Rural. A informação é da diretora OLÍVIA LUNKES. Conforme ela, foi conversado com a administração da necessidade dos alunos poderem ter um local para efetuar as atividades físicas. Sendo que os mesmos utilizavam o ginásio da comunidade de São Domingos. Com o término da feira, os alunos irão poder utilizar o pavilhão para as atividades físicas, sendo que, primeiro será feita a pintura do piso com as marcações necessárias para uma quadra de futsal, vôlei e handebol. Com a utilização do pavilhão o mesmo será mantido limpo para que outras ocasiões possa ser utilizado.
Secretaria de Educação de São José do Cedro nomeia nova coordenadora infantil. A informação é da secretária SIMONE TREVISOL. Segundo ela, foi nomeada a professora SILVIA REBONATTO, sendo que a mesma é responsável pela parte pedagógica da educação infantil. Tratando-se da educação infantil é a base da primeira infância, e a professora SILVIA estará coordenando todas as questões que são relacionadas às creches do município. Ela trabalhará diretamente com todas as professoras, monitoras, diretoras e estagiárias, fazendo todo o amparo necessário. SIMONE informa que a nova coordenadora já está trabalhando na pasta e acompanhará diretamente os trabalhos efetuados nas creches, desde planejamentos e outras atividades que serão desenvolvidas durante o ano.
Roda de conversa é feita com parlamento jovem em São José do Cedro. A informação é da vereadora TÂNIA DOS SANTOS. Segundo ela, durante a manhã de ontem, aconteceu mais uma sessão dos vereadores mirins, com a presença dos alunos da escola Osni Medeiros Regis de Mariflor. A vereadora comenta que a cada encontro do parlamento jovem antes de iniciar a sessão é feito um estudo e ontem foi abordado sobre a estrutura brasileira dos partidos que existem no país. Também foi comentado sobre a importância do povo participar das eleições, para escolher o melhor candidato para governar o cargo eleito. A cada sessão dos vereadores mirins é estudado um tema diferente, para que os mesmos possam estar a par de todas as informações e como funciona toda a política no Brasil.
Secretarias municipais de São José do Cedro são visitadas por alunos e vereadores mirins. A informação é da vereadora TÂNIA DOS SANTOS. Conforme ela, ontem aconteceu um passeio de ônibus com os alunos da escola Osni Medeiros Régis, que são do sexto ano até o nono ano, que participaram da sessão da câmara do parlamento jovem. Onde todos puderam visitar cada uma das pastas que compõem a administração do município, e na oportunidade os alunos puderam conhecer a biblioteca pública e o museu municipal. Para finalizar, TÂNIA comenta da importância dos alunos conhecerem as estruturas que compõem o município e as funções que são empenhadas.
Estudantes cobram repasse de valores sobre ajuda de custo para transporte universitário em São José do Cedro. A informação é do vereador FERNANDO WILL. Segundo ele, durante a última sessão da câmara, foi solicitado um pedido que a secretaria de educação do município apresente o cronograma de pagamento do auxílio, que é dado aos universitários. Sendo que, este auxílio é pago desde o ano de 2017, o que possibilita aos alunos uma ajuda com o transporte e que o mesmo comprove que foram prestados serviços comunitários ao município. WILL informa que novamente os acadêmicos foram ao seu encontro, para pedir quando será feito este pagamento do auxílio, pois o mesmo não é pago desde o ano passado. Assim foi solicitado que a educação forneça as informações de quando será feito o pagamento desta ajuda.
Poder Legislativo faz pedido de cópia de documentação da secretaria de educação. A informação é do vereador FERNANDO WILL. Conforme ele, foi feita a solicitação da cópia do plano educacional vigente e dos relatórios de acompanhamento que são remetidos ao Tribunal de Contas, pois é necessário acompanhar e fiscalizar o cumprimento das metas estabelecidas pelo plano municipal. Pois com a nova regra do ICMS da educação, será avaliado todos os indicadores do cumprimento das metas e assim, os vereadores precisam ficar a par da situação e cobrar o andamento dos trabalhos que são desenvolvidos na educação. Sendo que é muito importante efetuar financiamentos nesta área, portanto, é preciso respeitar o que foi estabelecido no plano de educação, para atingir as metas impostas.
-MAIS DE SETE MIL REAIS SÃO PERDIDOS EM GOLPES NA REGIÃO
-SUSPEITO DE PRATICAR HOMICÍDIO NO CENTRO DE PALMA SOLA É PRESO
Vítimas perdem mais de sete mil reais em golpes aplicados na região. Duas ocorrências de estelionato foram registradas nesta quarta-feira, dia nove, pela Polícia Militar na região. Uma delas aconteceu em Mondaí, onde a vítima perdeu mais de seis mil reais. A outra foi registrada em Guaraciaba, onde a pessoa perdeu 1.350 reais. Nos dois casos, as vítimas receberam mensagem pelo WhatsApp de uma pessoa se passando por um filho, dizendo que o telefone celular havia estragado, que havia trocado de número e que estava precisando de dinheiro. O valor solicitado pelos golpistas foi transferido pelas vítimas, que acreditaram nas informações recebidas. A Polícia Militar registrou um Boletim de Ocorrência e orientou as vítimas sobre os cuidados que devem ser adotados no meio virtual para evitar golpes.
Gaeco deflagra Operação Maserati III em combate a facção criminosa. Na manhã desta quinta-feira, o GAECO deflagrou a operação Maserati III em combate a organização criminosa paulista que visa ampliar sua atuação no estado de Santa Catarina. A operação resulta de inquérito policial instaurado pela unidade de São Miguel do Oeste do GAECO, decorrente de provas obtidas na segunda fase da operação Maserati deflagrada em fevereiro de 2023, que apura a prática do crime, definido como promover, constituir, financiar ou integrar, pessoalmente ou por interposta pessoa, organização criminosa. Na deflagração estão sendo cumpridos 88 mandados judiciais, sendo 46 mandados de busca e apreensão e 42 mandados de prisão preventiva em três estados da federação, com maioria em Santa Catarina. Em Campo Erê foram cumpridos mandados de buscas, apreensões e de prisões em vários locais sendo que nove pessoas foram presas, duas delas residiam no bairro Alto São Mateus em Marmeleiro e em Palma Sola também houve prisões.
Suspeito de praticar homicídio no centro de Palma Sola é preso pela Polícia Civil. A Policia Civil informa que prendeu nesta quarta-feira o suspeito de 24 anos, acusado de praticar um homicídio no último sábado. Segundo informações o autor do homicídio, de 24 anos, agrediu a vítima, de 35 anos, em frente a um estabelecimento comercial no centro da cidade de Palma Sola. Após, terem sido separados nesta confusão, cada um dos envolvidos seguiu rumos diferentes. Enquanto o suspeito seguia para casa, acompanhado de um primo, acabou encontrando novamente a vítima, momento em que partiu para cima da vítima desferindo pontapés e socos. O primo do suspeito separou os evolvidos, ocasião em que o mesmo se evadiu do local, ainda segundo o relatório, o primo do suspeito, considerando a gravidade das lesões na vítima, acionou socorro. A vítima foi atendida pelos socorristas, encaminhada ao Hospital de Palma Sola, mas não resistiu. Já na tarde de terça-feira o suspeito se apresentou, juntamente com seu advogado, na delegacia de Palma Sola, onde foi interrogado sobre os fatos e após foi efeito cumprimento ao mandado de prisão preventiva.