ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sábado 10 08 19

-PRESIDENTE DO SENADO PRETENDE LIDERAR APROVAÇÃO DO NOVO PACTO FEDERATIVO

-JUSTIÇA CONCEDE SAÍDA TEMPORÁRIA DE DIA DOS PAIS PARA 990 DETENTOS EM SC

-PREFEITO VISTORIA OBRAS DE CALÇAMENTO EM BAIRROS DO MUNICÍPIO

-COMISSÃO DE AGRICULTURA DA FAISMO INTENSIFICA BUSCA DE PATROCINADORES

-DEPUTADO CRITICA POSICÃO DO GOVERNO DE TRIBUTAR DEFENSIVOS AGRÍCOLAS

-DIC PRENDE SÉTIMO SUSPEITO DE TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO

-VIGILÂNCIA E POLÍCIA CIVIL INTERDITAM DEPÓSITO IRREGULAR DE EMPRESA

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável. A temperatura pode chegar a 19 graus. A mínima das últimas horas foi de oito graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e dez centavos para venda.

Mais de dois milhões de muçulmanos começaram a peregrinação anual a Meca, na Arábia Saudita, nesta sexta-feira. As autoridades advertem contra qualquer tentativa de politizar o encontro religioso, em meio às tensões no Golfo. Ao todo, dois milhões 260 mil peregrinos chegaram a Mina e ao redor do monte Arafat, segundo as autoridades sauditas. Dezenas de milhares de policiais são mobilizados para evitar movimentos repentinos de multidões e disputas.

O americano acusado de matar 22 pessoas em um hipermercado de El Paso, no Texas, disse à polícia que seu alvo eram os "mexicanos". A declaração juramentada da ordem de prisão do suspeito foi revelada nesta sexta-feira. Segundo a imprensa norte-americana, o jovem teria publicado um manifesto na internet denunciando uma "invasão hispânica" no Texas. No manifesto, o jovem identificado como PATRICK CRUSIUS de 21 anos disse que estava "defendendo" os Estados Unidos "da substituição cultural e étnica causada por uma invasão".

Um quarto carregamento de ajuda humanitária chegou nesta sexta-feira à Venezuela, procedente do Panamá. Segundo a Cruz Vermelha, a remessa, que chegou ao porto marítimo de La Guaira, contém 11 toneladas de insumos médicos, mosquiteiros para combater a malária e sistemas automáticos de geradores elétricos. Ao todo, a Venezuela já recebeu 100 toneladas de assistência enviadas com o objetivo de mitigar a profunda crise queatinge o país. A primeira carga de ajuda, com 34 toneladas, chegou em abril.

O presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE que a Casa quer liderar o processo de descentralização de recursos para ajudar estados e municípios, o chamado novo pacto federativo. A pauta é revindicada pelos governadores e conta com o apoio de parte dos parlamentares. ALCOLUMBRE tem dito que é preciso "dividir o bolo da arrecadação" porque não é mais possível municípios e estados "ficarem com as atribuições e não ficarem com os recursos". Ele defendeu que é preciso descentralizar os recursos para que os municípios e os estados possam ter a capacidade de investir na vida das pessoas.

O presidente JAIR BOLSONARO surpreendeu um grupo de repórteres nesta sexta-feira ao responder a uma pergunta sobre a possibilidade de haver desenvolvimento com preservação ambiental. Ele disse que, quando se fala em poluição ambiental, "é só você fazer cocô dia sim, dia não que melhora bastante a nossa vida". Na sequência da entrevista, BOLSONARO apontou que 70 milhões de pessoas nascem no mundo todos os anos e, em seguida, defende uma política de planejamento familiar como forma de combater a poluição. Ele afirmou que as pessoas devem ter mais cultura e menos filhos.

A Justiça Federal instaurou, nesta sexta-feira, uma ação penal contra o ex-diretor de contratos do Metrô de São Paulo, SÉRGIO CORREA BRASIL, e 13 executivos de construtoras por supostos crimes de corrupção que teriam sido cometidos entre 2004 e 2014. A força-tarefa da Lava Jato no Ministério Público Federal em São Paulo afirma que houve irregularidades nas licitações para ampliação das linhas do metrô paulista. Segundo a acusação, CORREA BRASIL admitiu ter recebido pagamentos de construtoras no valor de dois milhões de reais para favorecê-las em concorrências do Metrô enquanto ocupou cargos na companhia e na secretaria.

Santa Catarina deve ser o primeiro estado do Brasil a permitir que os cidadãos tenham a possibilidade de emitir, apenas no formato digital, a Carteira Nacional de Habilitação e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. A medida vem sendo planejada pelo governador CARLOS MOISÉS desde o início do ano e recebeu, nesta semana, o aval do Governo Federal, durante audiência com o ministro da Infraestrutura, TARCÍSIO GOMES DE FREITAS. Atualmente, as versões impressas ainda precisam ser emitidas. Para o governador, a medida de portar apenas as versões online será boa tanto para o Governo quanto para o cidadão.

A Procuradoria Geral do Estado de Santa Catarina recebeu, ao longo do mês de julho, 280 propostas de acordos de precatórios, que são as dívidas do Estado com pessoas físicas ou jurídicas reconhecidas em decisões judiciais. Os credores apresentaram ofertas, com desconto sobre o valor total, com o objetivo de receber os valores antecipadamente. Em 2019, o Governo do Estado disponibilizou 250 milhões para os acordos. Conforme o procurador do Estado RICARDO DE ARAÚJO GAMA, as 280 propostas recebidas em julho totalizam cerca de R$ 67 milhões e meio de reais, enquanto os créditos representavam 86 milhões e 300 mil originalmente. Dessa forma, a nova rodada de acordo vai gerar uma economia de quase 19 milhões para o caixa do Governo de Santa Catarina.

Cerca de 990 presos serão beneficiados com a saída temporária do Dia dos Pais em Santa Catarina. O benefício é disponibilizado por até sete dias, de acordo com a Lei de Execuções Penais. Neste ano o período é de cinco a 11 de agosto. Já saíram das unidades prisionais 413 apenados até essa quinta-feira, segundo o Departamento de Administração Prisional. O Poder Judiciário também já autorizou o benefício a outros 577 internos, que devem sair nos próximos dias. A liberação não ocorreu ao mesmo tempo, conforme a Deap, por uma questão de disciplina. Dessa forma, uma escala foi elaborada com cronograma de saída.

O Peperi Debates deste sábado discutiu a ética no dia-a-dia. As pessoas costumam cobrar ética na política e no poder público, mas muitas vezes, esquecem desses valores no relacionamento familiar, pessoal e profissional. Como anda a ética no cotidiano da comunidade foi o tema deste sábado do programa. O assunto foi uma sugestão da liderança da Aurora que estão desenvolvendo uma campanha sobre ética no município. O Peperi Debates contou com a presença do empresário RAVIER CENTENARO, do diretor do Senai IVANOR FINATTO, do economista e professor de pós-graduação RILDO LAZARATTO e do professor EDINALDO ENOQUE. O áudio e as fotos do programa estão no portal da Peperi na internet.

A questão da ética, embora seja algo inerente a sociedade, ainda passa longe de muitas práticas comuns do dia-a-dia. A declaração é do empresário RAVIER CENTENARO. Ele disse que as pessoas querem muda o país, mas se esquecem ou não conseguem mudar o próprio comportamento para uma sociedade melhor. RAVIER comentou que muitas questões simples passam despercebidos e a falta de ética está presente nas empresas, na sociedade e em todos os momentos. Ainda existe, segundo o empresário, a cultura do jeitinho e do levar vantagem em tudo. Ao mesmo tempo, ele vê uma mudança cultural onde é cada vez mais a rejeição e o repúdio aos comportamentos antiéticos na política e na sociedade em geral.

ética se dá na relação com o outro e tem valores imutáveis. A explicação é do professor EDINALDO ENOQUE. Ele disse que a ética se estabelece na vivência com o outro e se constrói nas relações que as pessoas tem desde o nascimento. O professor afirmou que a sociedade tem falhas na pequena ética do dia-a-dia e também na grande ética. EDINALDO comentou que existem problemas éticos porque as pessoas tem referências que não são positivas, como os políticos por exemplo. Ele ressaltou que a educação e a escola são ferramentas importantes para a formação de noções e comportamentos mais éticos. Para EDINALDO, é preciso discutir ética desde os anos inicias da educação infantil e reforçar esse debate no ensino superior, mas na prática, isso não acontece.

Se a gente cuidar da pequena ética é possível consertar a ética de maior relevância. A afirmação é do economista e professor, RILDO LAZAROTTO. Ele citou que a ética é um conjunto de valores que se estabelecem na relação com as pessoas. A mudança, de acordo com ele, começa com as pequenas atitudes para construir uma sociedade mais civilizada e isso interfere na felicidade das pessoas. RILDO vê a ética como uma premissa muito simples, ou seja, é o cuidado sobre como a nossa atitude interfere na vida dos outros. Ele também entende que ética e educação caminham em paralelo. O professor também ressaltou que ética é conduta, comportamento e escolha por opções que levem em conta o bem de todos.

As pessoas devem se comportar e se relacionar com as outras pessoas dentro de algumas diretrizes. A afirmação é do gerente do sistema Sesi-Senai, IVANOR FINATTO. Ele comentou que trata-se de uma relação de confiança e credibilidade, onde as pessoas devem procurar o fazer bem. Na visão de FINATTO, a consolidação de um comportamento ético começa em casa, com os exemplos da família. Esses valores, de honestidade e licitude, deveriam permear também a sociedade.Ele destacou que as empresas tem um desafio especial nesse sentido, afinal, o segmento busca lucro e desenvolvimento, mas precisa trabalhar dentro de parâmetros e limites éticos.

A Apae vai promover neste mês o tradicional jantar italiano da escola. O evento está confirmado para o dia 24 de agosto no ginásio do bairro São Gotardo. De acordo com a presidente da Apae, ADRIANA MONTOVANI os ingressos já estão à venda. Essa será a vigésima edição do jantar que tem o objetivo de arrecadar recursos para a escola. A programação do evento também prevê o tradicional bingo e um desfile com os alunos e familiares. ADRIANA disse que a intenção é ressaltar a importância do respeito e da integração das pessoas com deficiência à sociedade.

O Projeto de Desenvolvimento da Bacia Leiteira da Cooper Central Fronteira Oeste foi lançado nessa semana em São Miguel do Oeste, com a parceria do Sebrae. A iniciativa tem por objetivo desenvolver consultoria tecnológica em um processo de inovação e gestão das propriedades. As ações também contemplarão um diagnóstico qualitativo do leite, baseado em análises laboratoriais e uma análise reprodutiva do plantel com pesquisas de campo. Nesse projeto serão contempladas quatro cooperativas de pequenos produtores da região. Ao todo, duas mil e 500 famílias são atendidas pela Cooper Central Fronteira. A produção é de aproximadamente três milhões de litros de leite por mês e um faturamento bruto de 40 milhões de reais por ano.

O principal objetivo do programa lançado nesta semana em parceria pela Cooper Central Fronteira Oeste e o Sebrae é ampliar a prestação de assistência técnica e extensão rural diretamente em propriedades rurais. A informação é do presidente da cooperativa MOACIR BERNARDI. Ele explicou que a parceria com o Sebrae através do Sebraetec iniciou em 2015 com a produção orgânica. BERNARDI disse que o programa vai levar informações tecnológicas e orientações, visando a produção de leite de qualidade e um melhor manejo reprodutivo do rebanho. O projeto também se dedica a ajudar aos produtores a erradicar a brucelose a e tuberculose, duas doenças que ocorrem no plantel e afetam a produtividade e a renda das famílias.

O prefeito WILSON TREVISAN começou na manhã desta sexta-feira um roteiro de vistorias em obras de estrutura em diversos pontos do município. Acompanhado de secretários, o prefeito iniciou as visitas pelos os serviços em andamento no bairro Santa Rita. As obras foram solicitadas pela população na reunião de revisão do programa O Povo Fala. TREVISAN também esteve no parque de exposições para vistoriar as obras no pavilhão do gado leiteiro. Ele também analisou o trabalho para implantação de uma quadra de areia na praça Hugo Pedrassani no bairro São Jorge e a drenagem na praça Walnir Bottaro Daniel.

O prefeito WILSON TREVISAN também vistoriou obras de calçamento em dois bairro da cidade. No Estrela, ele acompanhou os trabalhos de calçamento na última quadra do bairro, na Rua Silvestre Hohensee. No São Sebastião, o calçamento está acontecendo na Rua Presidente Costa e Silva. Junto com a secretária de Urbanismo, MARLI DA ROSA, e com o secretário de Planejamento, CHARLES DALL ORSOLETTA, o prefeito visitou ainda, a construção do Posto de Saúde do São Jorge. Ao final das vistorias, o prefeito disse que a cidade está um canteiro de obras, o que vai deixar o município ainda mais bonito e mais agradável a cada dia.

As Comissões de Agricultura e de Infraestrutura estiveram reunidas na quarta-feira para explanação do andamento dos trabalhos e encaminhamentos para a próxima semana.De acordo com o presidente da Faismo 2019, EDENILSON ZANARDI, a principal preocupação da comissão de Agricultura agora é com a busca de patrocinadores para a Mercoleite. A comissão está organizada e elaborando projetos para a captação de patrocínios em empresas locais ligadas ao setor. Além disso, o grupo está focado na comercialização dos espaços do pavilhão três, espaço que será destinado para a Feira de Pequenos Animais. ZANARDI também comentou que a Agricultura Familiar estará presente com uma boa diversificação de setores e produtos, especialmente na área alimentícia e artesanato.

A Comissão de Infraestrutura deve iniciar, dentro de 60 dias, um trabalho mais intenso no parque de exposições com maquinários. De acordo com o coordenador da comissão e secretário de Obras, VILMAR BONORA, o objetivo é fazer a manutenção e execução do que for necessário para a Faismo 2019. Na próxima segunda-feira, uma comissão fará uma visita ao Parque Rineu Gransotto para verificar alguns itens ligados a infraestrutura. A intenção é analisar a situação da pintura, iluminação, parte hidráulica e elétrica, britagem, cascalhamento, espaço para os shows, pórticos e demais espaços. O objetivo é identificar demandas e encaminhar para a Prefeitura.

A assembleia aprovou nesta quarta-feira a lei que prorroga até final do mês os benefícios fiscais concedidos a diversos setores da economia. A matéria suspende os efeitos dos decretos governamentais que eliminavam incentivos fiscais mantém a alíquota de 7% no ICMS cobrado desses produtos, como carnes de suínos e aves, água, erva-mate, lacticínios e farinha de trigo, cerâmica vermelha. O texto também mantem a isenção fiscal para os defensivos agrícolas, que sem isso, voltariam a ter 17 por cento de ICMS. O deputado MARCOS VIERA, autor da lei, disse que a intenção é manter a isenção e dar um tempo maior para o governo discutir com os setores atingidos e rever essa posição de tributar os agrotóxicos.

O deputado MARCOS VIEIRA fez uma dura crítica a posição do governador de tributar os defensivos agrícolas. Em nota divulgada nesta semana, CARLOS MOISÉS reforçou que, apesar de a política tributária de incentivos fiscais estar em discussão desde o começo do ano, “no caso específico dos agrotóxicos, a proposta é de retirar os incentivos”. O governador pretende que os defensivos tenham alíquota de 17 por cento de ICMS. VIERIA disse que se MOISES manter essa posição, esse fato vai estourar no consumidor. Ele disse que a tributação vai encarecer o custo de produção e tornar o alimenta mais caro para a população.

Existe uma insatisfação geral com a tributação dos defensivos agrícolas e a populaão não aguenta mais pagar imposto. A afirmação é do deputado MARCOS VIEIRA. Ele disse que o fim do incentivo para os defensivo agrícola terá um impacto negativo para o agronegócio, um dos setores mais importantes da economia catarinense. VIEIRA afirmou que não há como manter uma agricultura em larga escala sem defensivos agrícolas. Ele destacou que Santa Catarina é um gigante da agricultura e não pode viver de sobressaltos. Tributar, como quer o governo, no início da cadeia produtiva é um erro.

Um casa foi totalmente destruída em um incêndio nesta quinta-feira no centro de Iporã do Oeste. A ocorrência foi registrada por volta das 11 horas da noite na rua Camões. A edificação de cerca de 120 metros quadrados não era habitada. Quando a guarnição dos bombeiros chegou ao local, o incêndio se concentrava em dois cômodos da casa. Foram utilizados cerca de mil litros de água para a extinção e rescaldo das chamas e foi possível salvar grande parte da residência. O proprietário da edificação, que é morador de São Miguel do Oeste, informou que a residência possui seguro. As causas do incêndio não foram confirmadas.

O motorista de um Corsa de Anchieta colidiu na traseira de um Peugeot 207 de São Miguel do Oeste na noite desta sexta-feira. O acidente aconteceu por volta das dez horas das noite na Waldemar Rangrab. Apesar dos danos, ninguém ficou ferido. De acordo com relatos do motorista do Corsa, ele mexia no aparelho de som do carro e não percebeu o veículo em sua frente. No Peugeot estava o motorista de 37 anos e uma mulher. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas ninguém precisou de atendimento. A Polícia Militar esteve no local e registrou um Boletim de Ocorrência.

A Divisão de Investigação Criminal de São Miguel do Oeste prendeu nesta sexta-feira o sétimo homem suspeito de envolvimento com o tráfico de droga na região. A prisão ocorreu na segunda fase da investigação da “Operação Lata Velha”. O homem preso nesta semana estava sendo procurado desde o dia 16 de julho. Ontem, o investigado se apresentou na Divisão de Investigação de Investigações juntamente com o advogado e tomou conhecimento da existência de um mandado de prisão contra ele. Ele prestou depoimento e foi encaminhado para a Unidade Prisional Avançada. Todos os sete suspeitos de tráfico de drogas permanecem presos. O Inquérito Policial deverá ser concluído nos próximos dias.

A Polícia Civil e a Vigilância Sanitária de São Miguel do Oeste interditaram um depósito irregular de produtos saneantes. O espaço era destinado para guardar detergentes automotivos, desengraxantes e outros materiais. O mandado de busca e apreensão foi expedido pela Vara Criminal da Comarca de São Miguel do Oeste e cumprido na tarde de quinta-feira. No galpão, que servia como depósito, foram localizados galões de produtos saneantes, rótulos avulsos e outros materiais. Segundo a polícia, no local era realizado o fracionamento dos produtos sem a autorização do órgão competente. Os responsáveis não tinham alvarás e autorizações para depósito e comercialização dos produtos. O estabelecimento foi interditado pela Vigilância Sanitária até que o responsável legal providencie a regularização administrativa junto aos órgãos competentes.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.