ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 10-08-2019 Sábado

-PRESIDENTE DO SENADO PRETENDE LIDERAR APROVAÇÃO DO NOVO PACTO FEDERATIVO

-JUSTIÇA CONCEDE SAÍDA TEMPORÁRIA DE DIA DOS PAIS PARA 990 DETENTOS EM SC

-APAE DOCE ESPERANÇA REALIZA ATIVIDADES DE CONSCIENTIZAÇÃO NO AGOSTO LARANJA

-TUNÁPOLIS AGUARDA A LIBERAÇÃO DE UM MILHÃO E 100 MIL DO PROGRAMA BADESC CIDADES

-CARDIOLOGISTA ORIENTA SOBRE PRATICA DE ESPORTES E A MORTE SÚBITA

-ESCOLA PADRE VENDELINO SEIDEL PROMOVE SEXTA EDIÇÃO DO CAFÉ LITERÁRIO

-PRF DEVE MANTER FUNCIONAMENTO ININTERRUPTO DE POSTOS NA REGIÃO

-DISTRAÇÃO DE MOTORISTA PROVOCA ACIDENTE NA WALDEMAR RANGRAB

-POLÍCIA CIVIL E VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTERDITAM DEPÓSITO DE PRODUTOS


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável. A temperatura pode chegar a 19 graus. A mínima das últimas horas foi de oito graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e dez centavos para venda.


Mais de dois milhões de muçulmanos começaram a peregrinação anual a Meca, na Arábia Saudita, nesta sexta-feira. As autoridades advertem contra qualquer tentativa de politizar o encontro religioso, em meio às tensões no Golfo. Ao todo, dois milhões 260 mil peregrinos chegaram a Mina e ao redor do monte Arafat, segundo as autoridades sauditas. Dezenas de milhares de policiais são mobilizados para evitar movimentos repentinos de multidões e disputas.


O americano acusado de matar 22 pessoas em um hipermercado de El Paso, no Texas, disse à polícia que seu alvo eram os "mexicanos". A declaração juramentada da ordem de prisão do suspeito foi revelada nesta sexta-feira. Segundo a imprensa norte-americana, o jovem teria publicado um manifesto na internet denunciando uma "invasão hispânica" no Texas. No manifesto, o jovem identificado como PATRICK CRUSIUS de 21 anos disse que estava "defendendo" os Estados Unidos "da substituição cultural e étnica causada por uma invasão".


Um quarto carregamento de ajuda humanitária chegou nesta sexta-feira à Venezuela, procedente do Panamá. Segundo a Cruz Vermelha, a remessa, que chegou ao porto marítimo de La Guaira, contém 11 toneladas de insumos médicos, mosquiteiros para combater a malária e sistemas automáticos de geradores elétricos. Ao todo, a Venezuela já recebeu 100 toneladas de assistência enviadas com o objetivo de mitigar a profunda crise que atinge o país. A primeira carga de ajuda, com 34 toneladas, chegou em abril.


O presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE que a Casa quer liderar o processo de descentralização de recursos para ajudar estados e municípios, o chamado novo pacto federativo. A pauta é reivindicada pelos governadores e conta com o apoio de parte dos parlamentares. ALCOLUMBRE tem dito que é preciso "dividir o bolo da arrecadação" porque não é mais possível municípios e estados "ficarem com as atribuições e não ficarem com os recursos". Ele defendeu que é preciso descentralizar os recursos para que os municípios e os estados possam ter a capacidade de investir na vida das pessoas.


O presidente JAIR BOLSONARO surpreendeu um grupo de repórteres nesta sexta-feira ao responder a uma pergunta sobre a possibilidade de haver desenvolvimento com preservação ambiental. Ele disse que, quando se fala em poluição ambiental, "é só você fazer cocô dia sim, dia não que melhora bastante a nossa vida". Na sequência da entrevista, BOLSONARO apontou que 70 milhões de pessoas nascem no mundo todos os anos e, em seguida, defende uma política de planejamento familiar como forma de combater a poluição. Ele afirmou que as pessoas devem ter mais cultura e menos filhos.


A Justiça Federal instaurou, nesta sexta-feira, uma ação penal contra o ex-diretor de contratos do Metrô de São Paulo, SÉRGIO CORREA BRASIL, e 13 executivos de construtoras por supostos crimes de corrupção que teriam sido cometidos entre 2004 e 2014. A força-tarefa da Lava Jato no Ministério Público Federal em São Paulo afirma que houve irregularidades nas licitações para ampliação das linhas do metrô paulista. Segundo a acusação, CORREA BRASIL admitiu ter recebido pagamentos de construtoras no valor de dois milhões de reais para favorecê-las em concorrências do Metrô enquanto ocupou cargos na companhia e na secretaria.


Santa Catarina deve ser o primeiro estado do Brasil a permitir que os cidadãos tenham a possibilidade de emitir, apenas no formato digital, a Carteira Nacional de Habilitação e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.A medida vem sendo planejada pelo governador CARLOS MOISÉS desde o início do ano e recebeu, nesta semana, o aval do Governo Federal, durante audiência com o ministro da Infraestrutura, TARCÍSIO GOMES DE FREITAS.Atualmente, as versões impressas ainda precisam ser emitidas. Para o governador, a medida de portar apenas as versões online será boa tanto para o Governo quanto para o cidadão.


A Procuradoria Geral do Estado de Santa Catarina recebeu, ao longo do mês de julho, 280 propostas de acordos de precatórios, que são as dívidas do Estado com pessoas físicas ou jurídicas reconhecidas em decisões judiciais. Os credores apresentaram ofertas, com desconto sobre o valor total, com o objetivo de receber os valores antecipadamente. Em 2019, o Governo do Estado disponibilizou 250 milhões para os acordos. Conforme o procurador do Estado RICARDO DE ARAÚJO GAMA, as 280 propostas recebidas em julho totalizam cerca de R$ 67 milhões e meio de reais, enquanto os créditos representavam 86 milhões e 300 mil originalmente. Dessa forma, a nova rodada de acordo vai gerar uma economia de quase 19 milhões para o caixa do Governo de Santa Catarina.


Cerca de 990 presos serão beneficiados com a saída temporária do Dia dos Pais em Santa Catarina. O benefício é disponibilizado por até sete dias, de acordo com a Lei de Execuções Penais. Neste ano o período é de cinco a 11 de agosto. Já saíram das unidades prisionais 413 apenados até essa quinta-feira, segundo o Departamento de Administração Prisional. O Poder Judiciário também já autorizou o benefício a outros 577 internos, que devem sair nos próximos dias. A liberação não ocorreu ao mesmo tempo, conforme a Deap, por uma questão de disciplina. Dessa forma, uma escala foi elaborada com cronograma de saída.


-APAE DOCE ESPERANÇA REALIZA ATIVIDADES DE CONSCIENTIZAÇÃO NO AGOSTO LARANJA

-TUNÁPOLIS AGUARDA A LIBERAÇÃO DE UM MILHÃO E 100 MIL DO PROGRAMA BADESC CIDADES

-CARDIOLOGISTA ORIENTA SOBRE PRATICA DE ESPORTES E A MORTE SÚBITA

-ESCOLA PADRE VENDELINO SEIDEL PROMOVE SEXTA EDIÇÃO DO CAFÉ LITERÁRIO


Secretaria de transportes obras de Tunápolis já instalou 830 tubos nos primeiros sete meses deste ano. A instalação foi realizada em acessos as propriedades, estradas gerais e secundárias, também nas ruas da cidade e bairros. São tubos que variam de 20 a 150 centímetros. O correto escoamento das águas pluviais é imprescindível para a manutenção e conservação das estradas. Em função disso a secretaria de transportes obras está focada em identificar locais onde é necessária a colocação de tubos e em desobstruir tubos entupidos. Uma equipe específica foi formada para executar os serviços. Conforme o secretário Julinho, proprietários de lotes rurais podem contribuir com as roçadas na beira das estradas, não deixar o material na sarjeta para não entupir os tubos e fazer estragos nas estradas e lavouras. A contribuição é solicitada também em não fazer o descarte do lixo inadequadamente na beira das estradas.


Calçamento em mais duas ruas de Descanso irá melhorar condições de circulação. Os trabalhos de pavimentação com pedras irregulares em mais duas ruas ocorrem através do sistema de parceria com os moradores. Os investimentos públicos são de aproximadamente 55 mil reais. Além da execução do calçamento de três mil 386 metros quadrados, o contrato com a empresa vencedora da licitação, também assegura obras de drenagem e sinalização viária em parte da rua Thomás Koproski e na rua José Sartonelli, próximas ao Fórum. O prefeito SADI BONAMIGO diz que 20 proprietários vão ser beneficiados pelas obras. Os moradores bancam as despesas de aquisição das pedras e o assentamento delas, e o município entra com serviços de terraplanagem, escavação, drenagem pluvial, meio-fio e compactação. O prefeito cita que o município construirá mais de 27 mil metros quadrados de calçamento em pouco mais de dois anos e meio.


Clube de mães Rosa Branca de Macucozinho completa 35 anos de fundação. O aniversário ocorreu em julho, mas a comemoração será realizada neste domingo. Conforme a presidente do clube, GUERTI HEMSING, a iniciativa na formação da entidade foi da sócia AGNES KLUNK SCHEID. A idéia surgiu porque diferente dos homens, que saiam de casa para jogar bola nos domingos à tarde, as mulheres acabavam não tendo uma atividade de lazer. Na época as sócias se juntavam aos domingos de manhã, após o culto, para a formação do clube, o que teve uma boa aceitação. GUERTI ressalta que a próxima etapa foi à legalização do clube de mães e a formação da primeira diretoria. As sócias contribuíam com uma mensalidade, para compra de prêmios e lanches, o que é mantido até hoje. O primeiro encontro oficial, e que consta em ata, foi no dia 15 de julho de 1984.


O clube de mães iniciou com 31 sócias. Destas, 20 ainda estão vivas e seis ainda estão ativas no clube de mães. A presidente ressalta que o clube de mães teve papel importante na constituição da comunidade. Com o lucro obtido em eventos às sócias compraram uma estátua de Nossa Senhora de Fátima, e mais tarde foi construída uma gruta na estrada de Monte Maria, na propriedade de MAX KLUNK. Com a contribuição e o trabalho voluntário de JOÃO KIRTS e de sócias do clube foi construída a casinha da gruta. Para retribuir as sócias, foi instituído o premio anual, mantido até os dias de hoje. A secretária do clube, VIVIAN ARNHOLD, explica que as sócias se reúnem geralmente no primeiro domingo do mês. Atualmente são 50 sócias ativas. Neste domingo será realizado um evento de integração na comunidade, para homenagear as ex e atuais sócias, com programação que inicia com culto festivo, homenagem as sócias fundadoras, homenagem aos pais, almoço e confraternização.


Tunápolis aguarda a liberação de um milhão e 100 mil reais do programa Badesc Cidades. Objetivo está na instalação de usinas fotovoltaicas para a produção de energia. O prefeito RENATO PAULTA esteve em Florianópolis nesta semana acompanhado do assessor jurídico, ALCIDES HOFER. Na pauta, uma audiência com o presidente do Badesc, EDUARDO DE MACHADO. De acordo com o prefeito, a reunião foi produtiva e deixou o município perto de obter a liberação dos recursos. PAULATA lembra que o empréstimo foi aprovado pela Câmara de Vereadores há três meses e apenas questões técnicas impedem a sequência do planejamento. A prefeitura busca recursos para o projeto de geração de energia solar que vai proporcionar economia para as próximas administrações.


Município vai utilizar estruturas já prontas para a instalação de usinas fotovoltaicas. O projeto inicial prevê a colocação de placas na cobertura do Ginásio Municipal de Esportes e no Centro Educacional Helga Follmann, na cidade, além do Ginásio de Esportes de linha Fátima. O prefeito RENATO PAULATA, diz que hoje a prefeitura gasta em média 47 mil reais por mês nas faturas de energia elétrica. Cita ainda que com uma fatura mensal de energia elétrica é possível pagar a parcela do financiamento. De acordo com o prefeito, economia proporcionada, no máximo em quatro anos vai compensar o financiamento de um milhão e 100 mil reais. PAULATA aguarda para os próximos 10 dias confirmação do crédito. Meta é realizar a licitação e todos os trâmites burocráticos neste ano para concluir a instalação em 2020. O prefeito cita como exemplo o consumo elevado de energia elétrica com recalque de água para sistema público.


Liberação de emendas parlamentares segue sem definição. O prefeito de Tunápolis aproveitou a viagem desta semana a Florianópolis para cobrar recursos prometidos ao município. RENATO PAULATA informa que são duas emendas parlamentares impositivas que devem ter liberação no segundo semestre. Esta incluindo a complementação de recursos para construção da creche e também verba na área da saúde para a compra de veículo. Segundo PAULATA, são emendas impositivas do ano passado para a liberação em 2019, porém ainda sem confirmação do pagamento. O prefeito observa que o retorno do FPM nos meses de julho, agosto e setembro torna ainda maior a necessidade de recursos extras para o município atender a demanda de serviços em áreas fundamentais.


APAE de Tunapolis e Santa Helena promove atividades de conscientização no agosto laranja. A diretora da APAE Doce Esperança de Tunapolis e Santa Helena, LORINI ALBAN esclarece que a escola terá varias atividades alusivas ao Agosto Laranja, o mês de prevenção as deficiências, este ano com o tema Família, Pessoa com deficiência como protagonistas na implementação das políticas publicas. Os eventos iniciam dia 20 de agosto com a realização do pedágio em Tunapolis e no dia 21 terá passeio de integração com a APAE de Descanso.


Na semana entre os dias 21 a 28 de agosto a APAE promoverá um dia alusivo a temática das políticas publicas, através de palestra com as famílias e alunos. Conforme LORINI, também haverá o dia do auto cuidado, no qual os alunos recebem cuidados com profissionais de salão de beleza, terá o dia do lanche especial, para o qual empresas dos municípios de Tunapolis e Santa Helena financiam os lanches como acontece também no dia do cinema em SMOeste, dia 28. Dia 31 de agosto acontecerá a segunda caminhada laranja, este ano em Santa Helena. Depois da caminhada haverá uma convivência na praça com apresentações artísticas, chimarrão e bate papo. Dia três de setembro, terá ainda o pedágio em Santa Helena. LORINI destaca que a comunidade e os alunos aguardam com muita expectativa o mês de agosto para prestigiar os eventos de lazer.


A diretora LORINI ALBAN, relata também que as atividades de conscientização à prevenção a deficiência são feitas durante o ano todo em atividades nas escolas, principalmente, com adolescentes orientando sobre as ações necessárias para a prevenção. Por outro lado, lembra a necessidade de conscientizar as pessoas de que a deficiência não é uma doença. Conforme LORINI, a APAE de Tunapolis e Santa Helena atende mais de 40 alunos, com 10 professores e com a equipe técnica de fisioterapeuta, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, psicóloga, psiquiatra e assistente social.


Escola Padre Vendelino Seidel promove na próxima semana a sexta edição do café literário. O evento, que terá como tema “sabor de leitura”, será aberto a comunidade local para visitação e já são dez escolas de toda região confirmadas para a visita. Conforme a professora, SIMONE SPIES, o café literário contempla todos os alunos do ensino médio e as turmas do nono ano. Durante esta semana os alunos se dedicaram a montar todos os cenários e na finalização dos ensaios. A professora explica que ainda em março foi iniciada a leitura das obras literárias, na sequência definidas as equipes de alunos e a distribuição de tarefas entre a distribuição dos papeis e o planejamento dos cenários. As apresentações dos livros que foram estudados inicia as sete horas e 45 minutos de terça-feira, durante todo o dia ea noite, e se estendem na quarta-feira, também nos três turnos.


As obras que serão apresentadas a comunidade nos dias 13 e 14, contemplam 12 livros. A professora, SIMONE SPIES, esclarece que tradicionalmente são estudadas as obras do sistema Acafe, utilizadas nos vestibulares, que envolvem as universidades públicas e particulares de Santa Catarina. Como este ano não houve grande variação nas obras, a escola optou pelos títulos da universidade federal do Rio Grande do Sul e algumas universidades do oeste do Paraná. As turmas do terceiro ano do ensino médio inovador basearam a sua pesquisa e estudo nos contos de Machado de Assis, da Ligia Fagundes Teles, além de poemas, romances, com autores como Guimarães Rosa. Já as turmas do segundo ano apresentam o álbum disco de 1974 da Elis Regina e do Tom e o Hamletde Shakespeare. Os primeiros anos apresentam poemas, de autores como a portuguesa Florbela Espanca, Adélia Prado e Drummond de Andrade. E os alunos do nono ano apresentam a literatura de Cordel ea obra sonho de uma noite de verão, de Shakespeare.


A aluna LARISSA MATIAS, explica que todo o trabalho de organização do café literário é dividido em equipes, mas também há tarefas em que todo o grupo contribui. Após o estudo das obras são divididas tarefas que vão desde desenhar, planejar e depois montar todo o cenário. LARISSA enfatiza que para os alunos é gratificante receber a visita da comunidade e das demais escolas, para apresentar o resultado de todo esse trabalho. Conforme a aluna VANESSA POTT, o café literário é um dos eventos mais aguardados pelos estudantes, por promover oportunidades de trabalho coletivo e o estudo para o vestibular de uma forma diferente e mais atrativa. VANESSA ressalta que é uma forma de também instigar as pessoas para a prática da leitura, e descobrir talentos entre os estudantes. O café literário será realizado nos dias 13 e 14, com visitação nos três turnos.


Cardiologista orienta sobre pratica de esportes e a morte súbita. MARCIO CHINASSO, cardiologista, esclarece que alguns casos de morte súbita não são decorrentes de problemas cardíacos, mas que a maioria dos casos de morte súbita no país e no mundo são decorrentes de problemas cardiovasculares. Algumas situações podem decorrer, por exemplo, a partir de problemas neurológicos, de um a Acidente Vascular Cerebral numa região vital do cérebro que podem ocasionar uma morte súbita. MARCIO explica que doença cardiovascular é uma doença que atinge o coração e todo o sistema circulatório que envolve o coração, os pulmões, o sistema nervoso central, os grandes vasos que saem do tórax ao abdômen. Conforme o cardiologista, não há índices de que os jovens atuais tenham mais problemas cardíacos do que gerações anteriores. Casos de morte súbita sempre ocorreram, porém atualmente as informações são propagadas mais rapidamente e demaior abrangência.


As causas de morte súbita ocorrem por diferentes fatores e idades. A morte súbita por problemas cardiovasculares é mais frequente em uma idade mais avançada. Os homens possuem um risco maior a partir dos 45 anos e as mulheres a partir dos 55 anos. Na pessoa acima de 50 anos problemas cardiovasculares estão relacionados com um processo de aterosclerose, que é o acumulo de gordura no interior das artérias, provocando infarto por entupimento ou outras ocorrências. Dificilmente poderá ocorrer uma morte súbita em jovens por problemas cardiovasculares, pois não há tempo hábil de se formar placas aterosclerose que possa causar uma obstrução. Uma morte súbita em jovens pode estar relacionada com outras questões, como por exemplo, com doenças congênitas, como a mio cardiopatia hipertrófica, doenças valvares e doenças da parte elétrica do coração que é comum na idade jovem.


A morte súbita em praticas de esporte é possível prevenir conforme CHINASSO. Para a liberação de uma pessoa jovem para a pratica física, conforme a diretriz americana, a criança não precisa fazer eletrocardiograma para exercer exercício físico enquanto que a diretriz européia exige o eletro. O cardiologista MARCIO aconselha que a pessoa que tenha histórico familiar de morte súbita precoce ou problemas cardiovasculares, antes de se expor a exercícios mais rigorosos como o futebol, faça uma avaliação clinica física através da amnésia, exame físico e eletrocardiograma que detecta problemas que podem causar mortes súbitas, exames. O mesmo ele aconselha a homens acima de 45 anos e a mulheres acima de 55.


A pratica de esporte precisa ser regular para ser saudável. MARCIO esclarece também que a pratica física regular para melhorar a qualidade de vida, deve ser praticada no mínimo quatro vezes por semana durante 40 minutos. Um exercício somente uma vez por semana, traz mais risco do que beneficio, uma vez que, não confere melhora cardiovascular, mas sim há uma exposição de sobrecarga cardíaca que poderá causar um infarto ou outro acidente circunferencial. O cardiologista enfatiza ainda que para uma pessoa desenvolver uma doença cardiovascular, quanto mais fatores de risco estiver associado, maior a chance de desenvolve-la, o quenão significa que quem não está exposto não terá problemas.


-PRF DEVE MANTER FUNCIONAMENTO ININTERRUPTO DE POSTOS NA REGIÃO

-DISTRAÇÃO DE MOTORISTA PROVOCA ACIDENTE NA WALDEMAR RANGRAB

-POLÍCIA CIVIL E VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTERDITAM DEPÓSITO DE PRODUTOS


Acidente com danos materiais é registrado na SC 163. O acidente ocorreu por volta das 17 horas de ontem na SC 163 em São Miguel do Oeste. Foi uma colisão traseira, envolvendo os veículos Toro de São Miguel do Oeste, conduzido por uma mulher de 50 anos, e um IX35 de Caibí, conduzida por uma mulher de 35 anos. Ninguém se feriu e houve apenas danos nos veículos. Ainda na madrugada de hoje, na SC 163 em São Miguel do Oeste, a Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste prendeu em flagrante uma mulher de 29 anos, pelo crime de embriaguez ao volante.


Praça Walnir Bottaro Daniel é alvo de vandalismo. A praça Walnir Bottaro Daniel, no Centro de São Miguel do Oeste, foi alvo de vandalismo na madrugada desta sexta-feira. As colunas da área coberta foram pichadas com inúmeras siglas na cor prata. Além disso, um banco, próximo ao chafariz, teve uma parte do assento quebrada. Segundo a secretaria de desenvolvimento urbano, as colunas tinham sido pintadas há quatro meses, logo após outro ato de vandalismo, quando as mesmas siglas do caso atual já tinham sido escritas nas estruturas. Os atos se enquadram no crime de dano contra o patrimônio público.


Polícia Militar de Itapiranga realiza Operação Pater. Serviço especial terá sequência no fim de semana. No trabalho de ontem à noite as guarnições fiscalizaram bares e outros estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas. Nenhuma irregularidade foi constada no comércio. Já em uma abordagem de trânsito por volta das 19 horas e 45 minutos, na Avenida John Kenedy, foi abordado um veículo Corsa, emplacado no Rio Grande do Sul. O motorista, residente na comunidade de Sede Capela, interior de Itapiranga, foi preso em flagrante por embriaguez ao volante. Ele foi encaminhado para a central de plantão da Polícia Civil, em Iporã do Oeste.


Homem é preso por posse ilegal de revólver. A Policia Militar realizava rondas nas proximidades da Rua Maranhão, na tarde de quarta-feira, no centro de São José do Cedro, quando recebeu a informação, por um policial civil, de que um homem estaria de posse de arma de fogo e residia junto com outro já conhecido. A guarnição se deslocou até a residência onde os suspeitos teriam saído em uma caminhonete cinza em frente a um apartamento. Em revista realizada na moradia, foi encontrado dentro da gaveta da escrivaninha um revólver, Calibre 32 municiado com seis munições. Enquanto realizavam a revista no local, os dois homens retornaram na caminhonete, sendo abordados. Eles foram questionados sobre a arma e um deles assumiu ser o proprietário. Foi confeccionado o boletim de ocorrência e os envolvidos encaminhados para delegacia.


Polícia Civil e vigilância sanitária interditam depósito de produtos em SMOeste. A Polícia Civil e a Vigilância Sanitária de SMOeste cumpriram nesta quinta-feira um mandado de busca e apreensão que resultou na interdição de um depósito irregular de produtos saneantes, detergentes automotivos, desengraxantes e outros, localizado na cidade. No galpão, que servia como depósito, foram localizados galões de produtos saneantes, rótulos avulsos e materiais que indicavam que no local era realizado o fracionamento dos produtos sem a autorização do órgão competente. Diante das irregularidades verificadas, sobretudo a ausência de alvarás e autorizações para depósito e comercialização dos produtos, o estabelecimento foi interditado pela Vigilância Sanitária até que o responsável legal providencie a regularização administrativa junto aos órgãos competentes. Além disso, foi instaurado um Inquérito para apurar os fatos.


Distração de motorista provoca acidente na Waldemar Rangrab. O motorista de um Corsa de Anchieta, de 20 anos, colidiu na traseira de um Peugeot 207 de São Miguel do Oeste, na Rua Waldemar Rangrab, na noite desta sexta-feira. Apesar dos danos, ninguém ficou ferido. De acordo com o motorista do Corsa, momentos antes do acidente ele mexia no aparelho de som do carro e não percebeu o veículo em sua frente. No Peugeot estava o motorista de 37 anos e uma mulher. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas ninguém precisou de atendimento. A Polícia Militar esteve no local e registrou um Boletim de Ocorrência. Populares informaram à reportagem que o condutor do Corsa estaria embriagado, inclusive, no interior do veículo havia uma garrafa de vodka, mas a embalagem estava lacrada. Momentos antes da batida o rapaz foi visto fazendo manobras perigosas na Rua Almirante Tamandaré, nas proximidades do Bar do Milagre.


Ministério Público Federal recomenda que PRF mantenha o funcionamento ininterrupto dos postos de Guaraciaba e Maravilha. O atendimento deve ser mantido com no mínimo três policiais por dia. A Polícia Rodoviária Federal tem menos de 15 dias para se manifestar sobre o acatamento ou não da recomendação. Resultado de uma investigação que iniciou em 2017, o Ministério Público Federal, através da Procuradoria da República sediada em SMOeste, emitiu uma recomendação para que a Polícia Rodoviária Federal mantenha o funcionamento ininterrupto das Unidades Operacionais da PRF nos municípios de Maravilha e Guaraciaba com no mínimo três policiais por plantão em cada Unidade Operacional. A recomendação foi encaminhada à direção-geral da Polícia Rodoviária Federal e à Superintendência da PRF/SC. O órgão tem agora, menos de 15 dias para se manifestar sobre o acatamento ou não da referida recomendação.


O procurador EDSON RESTANHO relatou que a investigação teve início quando houve a constatação de que em algumas oportunidades, passando pelo Posto da PRF em Maravilha, o mesmo encontrava-se fechado. A partir daí, no curso da investigação desenvolvida no Inquérito Civil foi apurado que outros postos do âmbito da atribuição da delegacia da PRF de Chapecó estavam fechando temporariamente por conta da ausência de um efetivo mínimo de policiais. Conforme o procurador, por se tratar de um serviço essencial da Segurança Pública e principalmente por ser região de fronteira, o objetivo da recomendação é de que haja um efetivo mínimo de Policiais Rodoviários Federais em suas Unidades Operacionais a cada plantão. A recomendação é direcionada também aos postos de Guaraciaba, Concórdia, Água Doce, Joaçaba, Xanxerê e Campos Novos. Caso a PRF não acate à recomendação com uma justificativa plausível, poderá ocorrer o ajuizamento de uma Ação Civil Pública contra a União.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.