ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 10/08/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável. A temperatura pode chegar a 19 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e dez centavos para venda.

Mais de dois milhões de muçulmanos começaram a peregrinação anual a Meca, na Arábia Saudita, nesta sexta-feira. As autoridades advertem contra qualquer tentativa de politizar o encontro religioso, em meio às tensões no Golfo. Ao todo, dois milhões 260 mil peregrinos chegaram a Mina e ao redor do monte Arafat, segundo as autoridades sauditas. Dezenas de milhares de policiais são mobilizados para evitar movimentos repentinos de multidões e disputas.

O americano acusado de matar 22 pessoas em um hipermercado de El Paso, no Texas, disse à polícia que seu alvo eram os "mexicanos". A declaração juramentada da ordem de prisão do suspeito foi revelada nesta sexta-feira. Segundo a imprensa norte-americana, o jovem teria publicado um manifesto na internet denunciando uma "invasão hispânica" no Texas. No manifesto, o jovem identificado como PATRICK CRUSIUS de 21 anos disse que estava "defendendo" os Estados Unidos "da substituição cultural e étnica causada por uma invasão".

Um quarto carregamento de ajuda humanitária chegou nesta sexta-feira à Venezuela, procedente do Panamá. Segundo a Cruz Vermelha, a remessa, que chegou ao porto marítimo de La Guaira, contém 11 toneladas de insumos médicos, mosquiteiros para combater a malária e sistemas automáticos de geradores elétricos. Ao todo, a Venezuela já recebeu 100 toneladas de assistência enviadas com o objetivo de mitigar a profunda crise queatinge o país. A primeira carga de ajuda, com 34 toneladas, chegou em abril.

A seguir:

-PRESIDENTE DO SENADO PRETENDE LIDERAR APROVAÇÃO

DO NOVO PACTO FEDERATIVO

O presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE que a Casa quer liderar o processo de descentralização de recursos para ajudar estados e municípios, o chamado novo pacto federativo. A pauta é revindicada pelos governadores e conta com o apoio de parte dos parlamentares. ALCOLUMBRE tem dito que é preciso "dividir o bolo da arrecadação" porque não é mais possível municípios e estados "ficarem com as atribuições e não ficarem com os recursos". Ele defendeu que é preciso descentralizar os recursos para que os municípios e os estados possam ter a capacidade de investir na vida das pessoas.

O presidente JAIR BOLSONARO surpreendeu um grupo de repórteres nesta sexta-feira ao responder a uma pergunta sobre a possibilidade de haver desenvolvimento com preservação ambiental. Ele disse que, quando se fala em poluição ambiental, "é só você fazer cocô dia sim, dia não que melhora bastante a nossa vida". Na sequência da entrevista, BOLSONARO apontou que 70 milhões de pessoas nascem no mundo todos os anos e, em seguida, defende uma política de planejamento familiar como forma de combater a poluição. Ele afirmou que as pessoas devem ter mais cultura e menos filhos.

A Justiça Federal instaurou, nesta sexta-feira, uma ação penal contra o ex-diretor de contratos do Metrô de São Paulo, SÉRGIO CORREA BRASIL, e 13 executivos de construtoras por supostos crimes de corrupção que teriam sido cometidos entre 2004 e 2014. A força-tarefa da Lava Jato no Ministério Público Federal em São Paulo afirma que houve irregularidades nas licitações para ampliação das linhas do metrô paulista. Segundo a acusação, CORREA BRASIL admitiu ter recebido pagamentos de construtoras no valor de dois milhões de reais para favorecê-las em concorrências do Metrô enquanto ocupou cargos na companhia e na secretaria.

A seguir:

-JUSTIÇA CONCEDE SAÍDA TEMPORÁRIA DE DIA DOS PAIS

PARA 990 DETENTOS EM SC

Santa Catarina deve ser o primeiro estado do Brasil a permitir que os cidadãos tenham a possibilidade de emitir, apenas no formato digital, a Carteira Nacional de Habilitação e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. A medida vem sendo planejada pelo governador CARLOS MOISÉS desde o início do ano e recebeu, nesta semana, o aval do Governo Federal, durante audiência com o ministro da Infraestrutura, TARCÍSIO GOMES DE FREITAS. Atualmente, as versões impressas ainda precisam ser emitidas. Para o governador, a medida de portar apenas as versões online será boa tanto para o Governo quanto para o cidadão.

A Procuradoria Geral do Estado de Santa Catarina recebeu, ao longo do mês de julho, 280 propostas de acordos de precatórios, que são as dívidas do Estado com pessoas físicas ou jurídicas reconhecidas em decisões judiciais. Os credores apresentaram ofertas, com desconto sobre o valor total, com o objetivo de receber os valores antecipadamente.

Em 2019, o Governo do Estado disponibilizou 250 milhões para os acordos. Conforme o procurador do Estado RICARDO DE ARAÚJO GAMA, as 280 propostas recebidas em julho totalizam cerca de R$ 67 milhões e meio de reais, enquanto os créditos representavam 86 milhões e 300 mil originalmente. Dessa forma, a nova rodada de acordo vai gerar uma economia de quase 19 milhões para o caixa do Governo de Santa Catarina.

Cerca de 990 presos serão beneficiados com a saída temporária do Dia dos Pais em Santa Catarina. O benefício é disponibilizado por até sete dias, de acordo com a Lei de Execuções Penais. Neste ano o período é de cinco a 11 de agosto. Já saíram das unidades prisionais 413 apenados até essa quinta-feira, segundo o Departamento de Administração Prisional.

O Poder Judiciário também já autorizou o benefício a outros 577 internos, que devem sair nos próximos dias. A liberação não ocorreu ao mesmo tempo, conforme a Deap, por uma questão de disciplina. Dessa forma, uma escala foi elaborada com cronograma de saída.

- A SEGUIR:

-ACANOR REALIZA REUNIÃO COM COORDENADORES DE

CÂMARAS MIRINS.

-PARLAMENTAR COMEMORA NÚMEROS DA SEGURANÇA

PÚBLICA DE SANTA CATARINA.

O Ministério da Ciência e Comunicação emitiu uma nota técnica autorizando o processo de migração da Rádio Peperi AM para o canal de FM. O documento é a última etapa antes da publicação da autorização definitiva no Diário Oficial da União, o que deve acontecer ainda nesta semana. Dessa forma, a rádio Peperi AM poderá começar a transmitir em FM nos próximos dias. A Rádio Peperi vai operar na frequência 99 vírgula nove. Durante seis meses, a Peperi ainda vai operar simultaneamente em AM e FM.

A migração da Rádio Peperi AM para o canal FM é uma importante conquista. A avaliação é do diretor da Rádio Peperi, jornalista ADILSON BALDISSERA. Ele ressaltou que o avanço do processo de migração da emissora para o FM também é uma questão positiva para os ouvintes e anunciantes. BALDISSERA explicou que o canal FM tem um som de qualidade maior do que o AM. Ele reforçou que a transmissão da programação da rádio Peperi AM na frequência de FM vai ocorrer nos próximos dias. BALDISSERA disse que os ouvintes devem se organizar para ouvir na frequência do FM.Segundo ele, todos os equipamentos já estão instalados, aguardando apenas a publicação do ato no Diário Oficial da União.

CTG prepara quarta edição da festa campeira. De acordo com NIVION BERNARD- Patrão do CTG Estância do Oeste de Campo Erê o evento ocorrerá de 16 a 18, agora de agosto. Serão mais de 15 mil reais em premiações nas competições em gerais. Segundo o presidente, esse ano com a novidade do primeiro duelo Flor Campeira do Laço, com prendas mirins, juvenil e adulta. NIVION salienta que serão vendidos lanches e comercializado pilchas gaúchas durante o evento. A festa campeira faz parte dos eventos de aniversário do município.

Papel reciclado é transformado em cartões e envelopes. O processo de reciclagem de papel ocorre todas as quartas-feiras no Pró Menor em Campo Erê. ANA LAZAROTTO, professora da entidade ressalta que a atividade é acompanhada por cerca de dez crianças e adolescentes participantes. Ela explica que o processo inicia com a coleta dos papeis, ficando de molho por três dias, sendo batido no liquidificador com cola, após é colocado em um tanque, depois passado numa tela e posto para secagem, a finalização acontece quando passam esse papel em um cilindro, dando origem aos cartões e envelopes.

Cartões com papel reciclado são usados para agradecimentos às pessoas da comunidade que ajudam o Pro Menor. Além disso, salienta a professora os cartões são usados também para as mensagens de natal. Ana ressalta a importância de envolver os alunos nessas atividades de reciclagem, onde de uma coisa usada, se obtém algo novo.

O IFSC campus de São Lourenço do Oeste está com vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional. Quem anuncia é o coordenador do campus GABRIEL FERRARRI. Ele explica que a seleção é deve ser presencial, ou seja, os interessados devem comparecer na Escola Rui Barbosa, ou então pode enviar um procurador, e no ato da manifestação de interesse apresentar toda a documentação necessária à matrícula, conforme pede no edital. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada. O Edital pode ser acessado no site: www.ifsc.edu.br SONORA

São onze cursos com vagas disponíveis. O coordenador do Instituto Federal de Santa Catarina campus São Lourenço, GABRIEL FERRARRI anuncia quais as disciplinas disponíveis: Desenvolvimento de sites, informática com ênfase em ferramentas de escritório, desenvolvimento de aplicativos para celulares e tablets. Também existem vagas para o curso de redação para o ENEM, português para fins acadêmicos, inglês níveis 6 e 7, ainda para treinamento de manipuladores de alimentos e empreendedorismo jovem.

Acanor realiza reunião com coordenadores de câmaras mirins. Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina promoveu ontem, uma reunião com os coordenadores de câmaras mirins da região, na sede da entidade, junto ao Legislativo de São Lourenço do Oeste. Com o secretário da Acanor, ÉDERSON HERMANN, os representantes trataram de pautas levantadas no encontro estadual de coordenadores, realizado no final de julho em Florianópolis.

Proposta de aumento do tempo de mandato dos vereadores mirins, de um para dois anos é pauta de reunião. HERMANN destaca que alteração na duração do mandato legislativo mirim deverá ocorrer nos municípios menores, que possuem poucas unidades escolares e demanda reduzida de alunos. O secretário ressalta o reconhecimento estadual da associação no trabalho com as câmaras mirins: Ele diz que Acanor vem prezando pela qualidade do programa, inspirando e motivando o trabalho de educação dos jovens para a cidadania, e por isso é referência no estado de Santa Catarina.

Parlamentar comemora números da Segurança Pública de Santa Catarina. MAURÍCIO ESKUDLARK, parabeniza o Governador do estado CARLOS MOISÉS, e destaca o trabalho integrado entre as forças de segurança e elogiou as polícias catarinenses. Ele comemora a divulgação do mapa da segurança pública divulgado pelo IPEA em relação ao ano de 2019. Santa Catarina se destaca apresentando três cidades entre os 20 municípios do país com mais de 100 mil habitantes que têm os menores índices de homicídios: Jaraguá do Sul; Brusque e Tubarão.

Estado vem, desde o início do ano, usando uma nova forma diferente de administrar a segurança, com um colegiado de Segurança Pública. O comentário é do delegado de polícia com mais de 30 anos de atuação no setor, e atual Presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado MAURICIO ESKUDLARK. Na visão dele, isso é fruto do trabalho do atual governador. Este é o resultado da implantação do colegiado, com a integração das forças de segurança, além do chamamento dos aprovados em concursos e outras ações.

Estudo do IPEA reforça que o que tem sido feito em Santa Catarina tem dado resultado, ESKUDLARK ressalta que apesar dos bons resultados de forma geral, a preocupação ainda não acaba, citando o caso de Florianópolis, que entre as capitais é a sétima colocada, com índice de 30 homicídios por 100 mil habitantes, número que é elevado, pois a ONU indica até 10 como o limite aceitável.

- A SEGUIR:

-INCÊNDIO ATINGE ÁREA DE VEGETAÇÃO E MOBILIZA

BOMBEIROS NO INTERIOR.

-POLÍCIA CUMPRE MANDADO DE PRISÃO E PRENDE

MULHER DE 43 ANOS.

Incêndio atinge área de vegetação e mobiliza bombeiros no interior. Um incêndio atingiu uma grande área de vegetação, ontem, no interior de Campo Erê, Linha São Roque. A guarnição do Corpo de Bombeiros foi chamada por volta das 15 horas e 30 minutos, para controlar as chamas que se alastraram em uma área com cerca de três hectares de pinus. Com ajuda do proprietário da terra, os dois soldados combateram o fogo com abafadores, bombas costais, e abafador.

Todo o trabalho durou cerca de duas horas e meia. As causas do incêndio são desconhecidas. O Corpo de Bombeiros de Campo Erê e região vem desenvolvendo um intenso trabalho de conscientização contra queimadas em vegetação. A maioria dos registros são causados por ação humana, e ocorrem principalmente entre os meses de julho a setembro, que são considerados os mais críticos em relação ao período de estiagem e a baixa umidade associada ao calor.

Polícia cumpre mandado de prisão e prende mulher de 43 anos. Policiais militares de Marmeleiro e Renascença e Polícia Civil de Marmeleiro cumpriram hoje pela manhã um mandado de prisão expedido pela Vara Criminal da Comarca de Marmeleiro contra uma mulher de 43 anos, pelo crime de Associação Criminosa com pena de reclusão de 03 a 10 anos e pagamento de 700 a 1.200 diasmulta. Após o cumprimento do mandado a mulher foi encaminhada para a cadeia pública de Francisco Beltrão.

Homem ameaça ex-companheira e tenta atear fogo em carro. Um homem de 35 anos, foi preso pela Polícia Militar ontem em Quilombo, após ameaçar a esposa e causar danos. O caso foi registrado no bairro Santa Inês. Segundo a PM, a mulher, de 34 anos, chamou os policiais depois que o ex-companheiro lhe ameaçou de morte. Ainda, conforme a PM, ele jogou algumas pedras contra a cada da mulher e em um carro que estava ao lado. Por fim, ateou fogo em uma lona que estava no carro, mas as chamas foram contidas pelas mulher. Os policiais verificaram que o homem possui um mandado de prisão em aberto, tendo antecedentes criminais que somam tentativa de homicídio, furto, porte ilegal de arma e outros. Ele foi levado ao Presídio de Chapecó.

O Globo em Foco volta segunda-feira, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.