ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sexta-feira 10 07 2020

-STJ AUTORIZA PRISÃO DOMICILIAR PARA QUEIRÓZ E A ESPOSA MÁRCIA

-VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO DE SC CRESCE 18 POR CENTO EM MAIO

-30 DIAS DEPOIS DO TORNADO, MUNICÍPIOS AGUARDAM RECURSOS DO ESTADO

-SÃO MIGUEL COMPLETA MAIS UMA SEMANA SEM FOCOS DO MOSQUITO DA DENGUE

-OCUPAÇÃO DE LEITOS DE UTI COM COVID CAI PARA 22% NO HOSPITAL REGIONAL

-PM APREENDE VINHOS, ARMAS E MACONA NA FRONTEIRA COM A ARGENTINA

-MOTOCICLISTA SOFRE FERIMENTOS EM ACIDENTE NA BR 163

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 18 graus. A mínima das últimas horas foi de dois graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 34 centavos. O euro está valendo seis reais e quatro centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

Nesta quinta-feira, a Itália proibiu a entrada de viajantes de Brasil, Chile, Panamá, República Dominicana, Peru e outros países, considerados de alto risco de contaminação por coronavírus. Um decreto nesse sentido foi assinado pelo Ministério da Saúde, de acordo com os Ministérios das Relações Exteriores, Interior e Transportes. Primeiro país afetado fora da China, na Itália, cerca de 35 mil pessoas morreram com a epidemia do novo coronavírus e 242 mil casos de contaminação foram registrados.

Cerca de 45 milhões de pessoas cairão da classe média para a pobreza na América Latina e no Caribe, a região mais desigual do mundo, devido à pandemia de coronavírus, alertou o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, nesta quinta-feira. Epicentro da pandemia, a América Latina e o Caribe já registram mais de três milhões de casos confirmados e mais de 140 mil mortes, principalmente no Brasil, no México, no Peru e no Chile. A ONU estima que a queda do PIB regional este ano será de nove vírgula um por cento, a maior em um século.

Os Estados Unidos convidaram a China, nesta quinta-feira, para conversar sobre o controle de armas, acrescentando que se observa uma abertura de Pequim em relação a negociações tripartites com a Rússia, apesar das divergências. De acordo com a porta-voz do Departamento de Estado, MORGAN ORTAGUS, "os Estados Unidos recebem de bom grado o compromisso da China para iniciar negociações sobre o controle de armas". Na quarta-feira, o país asiático expressou sua disposição de participar de negociações a respeito do controle de armas com os Estados Unidos, alertando que Washington deveria reduzir drasticamente seu arsenal para igualar com o de Pequim.

O ex-secretário de Saúde do Rio de Janeiro EDMAR SANTOS foi preso manhã desta sexta-feira em Itaipava, na Região Serrana do Rio onde tem uma casa. Ele é investigado por suspeitas de irregularidades nos contratos de Saúde durante a pandemia de Covid-19. Há suspeitas de fraudes, inclusive já apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado, em alguns contratos firmados sem licitação, entre eles, o de compra de respiradores, oxímetros e medicamentos e o de contratação de leitos privados. O governo do Rio gastou um bilhão de reais para fechar contratos emergenciais. SANTOS e outras sete pessoas são acusados pelo Ministério Público de improbidade administrativa.

O Ministério Público pediu nesta quinta-feira ao Tribunal de Contas da União que apure a suposta omissão do governo do presidente JAIR BOLSONARO nas políticas de proteção ao meio ambiente. Conforme o procurador LUCAS FURTADO, a formulação dessas políticas está prevista na Constituição, mas o governo "afrouxa a fiscalização" e "pressiona a destruição da natureza". Procurado, o Ministério do Meio Ambiente informou que não comentará o assunto. Após participar de videoconferência com representantes de fundos globais de investimentos, o vice-presidente HAMILTON MOURÃO afirmou que o governo está atuando e que ao final deste ano, o Brasil terá bons resultados a mostrar no combate às queimadas na Amazônia.

O ministro JOÃO OTÁVIO NORONHA, presidente do Superior Tribunal de Justiça, afirmou em decisão desta quinta-feira que é "recomendável" a esposa de FABRÍCIO QUEIROZ, MÁRCIA DE AGUIAR, ficar com o marido. NORONHA concedeu prisão domiciliar a QUEIROZ e a MÁRCIA nesta quinta. Segundo informações sobre a decisão divulgadas pelo STJ, o ministrou levou em conta condições pessoais de saúde de QUEIROZ, que recomendam que ele não seja mantido em presídio durante a “situação extraordinária de pandemia”. Por isso, a prisão preventiva foi convertida em domiciliar. QUEIROZ é alvo de investigação sobre o esquema das "rachadinhas" na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. MÁRCIA AGUIAR, cuja prisão foi determinada na mesma operação, é considerada foragida.

Joinville, no Norte catarinense, atingiu 95 por cento de ocupação dos leitos de UTI do hospital municipal São José destinados à Covid-19. Já o hospital regional Hans Dieter Schmidt tinha nesta quinta apenas uma das 17 vagas da UTI disponível. Na quarta-feira, lotação chegou a 100 por cento e a prefeitura avalia novas medidas restritivas. Joinville é o município com maior números de casos de Covid-19. A Grande Florianópolis continua à beira da superlotação, com 93 por cento de ocupação dos leitos de UTI. A ocupação média em Santa Catarina está em 67 vírgula seis por cento.

O governador CARLOS MOISÉS decretou nesta quinta-feira, a prorrogação do pagamento de ICMS para empresas atingidas pelo ciclone extratropical que passou por Santa Catarina no dia 30 de junho. Com isso, os contribuintes poderão pagar o imposto referente ao mês junho até o dia 10 de setembro. A postergação de pagamento valerá também para os impostos referentes aos meses de julho, agosto, setembro, outubro e novembro. O decreto abrange estabelecimentos que estejam em municípios onde o Estado homologou a situação de emergência ou estado de calamidade pública decretado pela prefeitura. Para ter acesso ao benefício, as empresas terão que providenciar um laudo pericial, por parte do Corpo de Bombeiros Militar ou por órgão da Defesa Civil estadual, para atestar a condição.

Mesmo enfrentando a pandemia, o volume de vendas do comércio varejista catarinense, em maio, cresceu 18 por cento em relação ao mês anterior, ultrapassando o crescimento nacional, que foi de 13 vírgula nove por cento, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE. Na comparação com o mesmo período de 2019, o comércio varejista catarinense obteve um acréscimo de seis vírgula quatro por cento. Já no acumulado do ano, ficou estável. Com estes dados, Santa Catarina fica com o quinto maior crescimento entre os 27 estados. Quando se trata do comércio varejista ampliado, que inclui o comércio de veículos, motos, partes e peças e materiais de construção, Santa Catarina registrou, em maio, um crescimento de 22 por cento no volume de vendas, maior que o do comércio varejista em geral.

Assim como no sábado passado, o Peperi Debates deste final de semana será reprisado. Amanhã, vamos reapresentar o debate realizado em maio de 2019 sobre um tema que ainda é bastante atual: a morosidade e as ações para tornar a justiça mais rápida e efetiva nos julgamentos dos processos. O programa vai analisar o que atrasa e o que torna a resposta da justiça mais rápida para a população. Vão participar do programa, o Juiz de Direito MARCIO CRISTOFOLLI, o então presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, ELOI BONAMIGO e o Advogado GUILHERME NARDI. O Peperi Debates pode ser acompanhado amanhã, às 8 horas da manhã na Peperi.

O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai receber o vice-presidente financeiro do Sinduscon, ELIAS LUNARDI. Ele vai falar sobre a construção civil na pandemia do coronavírus. LUNARDI vai explicar os impactos desse momento no setor, como andam os investimentos em novas obras e a situação do emprego na construção. O Peperi Rádio Repórter começa às 11 horas com a análise das notícias da semana. A entrevista com o vice-presidente financeiro do Sinduscon, ELIAS LUNARDI começa às 11 e meia.

Voluntários de São Miguel do Oeste vão promover na tarde de hoje mais uma ação para arrecadar recursos para o tratamento de SOFIA HELENA. A menina, que mora com a família em Saudades, luta contra Atrofia Muscular Espinhal. O Brechó vai vender roupas novas e usadas no Clube Comercial, centro da cidade. Hoje, o atendimento será das duas da tarde as oito da noite. No sábado e domingo, o Brechó ficará de portas aberta entre nove da manhã e cinco da tarde. Todo o dinheiro arrecadado com a vendas das roupas será destinado para a família de SOFIA HELENA.

A BR 282 será interditada daqui a pouco para um novo serviço de detonação de rochas. O trabalho faz parte das obras de adequação de capacidade, restauração, melhoramentos e eliminação de pontos críticos da estrada que liga São Miguel do Oeste à Chapecó. Hoje, haverá interrupção do transito de veículos a partir da uma hora da tarde em Maravilha, nas proximidades da Ponte sobre o Rio Iraceminha. O Dnit também confirmou que na segunda feira o bloqueio será em Nova Erechim a partir das três horas da tarde. O bloqueio deve durar cerca de uma hora.

A aduana de cargas de Dionísio Cerqueira teve um aumento de 48 por cento na movimentação de caminhões na fronteira com a Argentina em junho deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado. Foram mil 765 caminhões com cargas de importação e exportações. Em 2019, foram mil e 200 caminhões. Conforme o delegado da Receita Federal de Dionísio Cerqueira, VALTER DORIGON, os números negativos dos primeiros meses do ano foram mudando. Ele disse que a pandemia do coronavírus freou um crescimento ainda maior. A importação de cebolas foi a mais afetada. Nas exportações, diminuíram os negócios das bobinas de papel, carnes e hortifrutigranjeiros. No mês de junho foram, 32 milhões 170 mil dólares entre importação e exportação. No acumulado do ano, a movimentação foi de 176 milhões de dólares.

Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram, nesta semana, uma indicação para que a secretaria de Educação elabore um projeto padrão para captação das águas pluviais nas escolas da rede municipal de ensino. Segundo os vereadores, o objetivo é aproveitar a água da chuva e armazená-la em cisternas, para posterior utilização. A indicação aprovada em plenário cita que a captação de água da chuva traz benefícios e pode ser usada, por exemplo, na irrigação das árvores, plantas, grama e flores, hortas escolares e na limpeza das escolas. A sugestão será enviada à secretária municipal de Educação.

Há exatamente um mês, os municípios de Belmonte e Descanso foram atingidos por um tornado com mais de 130 quilômetros por hora. Em questão de minutos, o vento e a chuva derrubaram arvores, arrancaram telhados e destruíram casas e prédios públicos. Só em Descanso, o tornado danificou 325 unidades habitacionais, afetando diretamente 968 pessoas. No interior do município, houve danos em 42 casas e 29 edificações. 24 empresas e prédios públicos de escolas, ginásios, estádio municipal e praças também tiveram avarias. Os prejuízos foram de seis milhões de reais. Os dois municípios decretaram situação de emergência e ainda estão em processo de reconstrução. O programa Boa Tarde Peperi de ontem abordou a situação das cidades um mês após o tornado e apontou os desafios e que ainda precisam ser superados para concluir o processo de reconstrução.

O prefeito de Descanso, SADI BONAMIGO, esteve em Florianópolis nesta semana e voltou a apresentar a pauta de pedidos do município para o governo do estado em relação a reconstrução do município. Um dos pontos é a liberação de materiais e recursos para as seis casas que foram totalmente destruídas pelo tornado. As famílias estão aguardado essa ajuda para construir novas moradias. Outro pedido é o socorro para as empresas atingidas pelo temporal. O município pediu uma linha de recursos com juros subsidiado pelo estado para empresários. O pedido também é extensivo aos agricultores que tiveram galpões e equipamentos destruídos. O terceiro item da pauta é o aporte de recurso do estado para a reconstrução dos espaços públicos, como escolas e ginásios.

O município de Descanso está aguardando com ansiedade uma resposta positiva para os pedidos apresentados ao governo do estado. O comentário é do secretário de Administração, PAULO LAUXEN. Ele disse que há uma expectativa de que o atendimento dos pleitos comece pela liberação de recursos para a reconstrução de esportes no bairro Antonio Rech, uma das estruturas públicas mais afetadas pelo tornado. Além do Estado, o município também conta com a participação da Defesa Civil nacional nessa reconstrução. LAUXEN entende que o governo do estado tem condições de prestar uma ajuda maior ao município. Ele acredita que a resposta do estado não deve demorar muito para acontecer.

Em Belmonte, a principal preocupação da prefeitura é com a reconstrução das três casas que foram totalmente destruídas pelo tornado do mês passado. De acordo com o prefeito GENÉSIO BRESSIANI, uma quarta residência que foram parcialmente afetada, também precisa ser reconstruída. Ele explicou que a prefeitura está pagando o aluguel social para essas famílias até que a situação seja resolvida. Os demais atendimentos e consertos de estragos menores já foram encaminhados. BRESIANE explicou que o município está trabalhando na reconstrução dessas quatro casas com recursos de doações da comunidade. Uma das residências deve ser edificada em uma parceria com o poder judiciário.

O estado teve uma atuação bastante rápida para atender as famílias atingidas pelo tornado que atingiu o município de Belmonte. A avaliação é do prefeito GENESIO BRESIANI. Ele disse que a intervenção pontual, com o fornecimento de lonas e materiais de construção, foi imediata e atendeu a necessidade. O que ainda está pendente é a confirmação de uma linha de crédito com juros subsidiados para as empresas e agricultores que tiveram prejuízos com o tornado. BRESIANI disse que a expectativa é de que o governo confirme essa ajuda para amenizar os impactos do tornado no setor produtivo do município.

Pela segunda semana consecutiva, o município de São Miguel do Oeste não registrou nenhum novo caso de dengue. Apenas um suspeito ainda aguarda resultado do exame. O número de focos do mosquito Aedes aegypti também segue inalterado. No acumulado do ano, foram 140 casos da doença: 134 autóctones, quatro importados e dois com local de infecção indeterminado. O total de focos é de 340. De acordo com a secretaria de saúde, os agentes da dengue continuam com o trabalho de verificação de armadilhas e vistorias em residências e no comércio. Já os fiscais de postura também seguem notificando proprietários de terrenos sem manutenção.

Outro trabalho que segue em andamento para evitar novos focos do mosquito é a coleta de entulhos e materiais diversos no centro e bairros. A ação, realizada em parceria pelas secretarias de Saúde e de Urbanismo, teve resultados expressivos na última semana, quando os containers estiveram na área coberta da Praça Walnir Bottaro Daniel. O volume de materiais deixados pela população foi muito grande, segundo a secretária de Saúde, GENI GIRELLI. Desde segunda-feira, os contêineres estão ao lado do posto de saúde do bairro Jardim Peperi. Na próxima terça-feira, a campanha será realizada no bairro Progresso. O ponto de coleta dos entulhos será ao lado do ginásio de esportes do da comunidade.

Além de todo o trabalho que vem sendo desenvolvido, o frio também auxiliou nos resultados positivos das últimas semanas. A avaliação é da secretária de Saúde, GENI GIRELLI. Apesar de estar há duas semanas sem registros de novos focos do mosquito e de novos casos da doenças, ela fez alerta para que os cuidados parem. Segundo GENI, a cidade ainda terá picos de dias quentes e úmidos, ideais para a eclosão de ovos e multiplicação do mosquito Aedes aegypti. A secretária reforçou que todos precisam continuar fazendo a sua parte, vasculhando os locais com possibilidade de formação de focos, como calhas, bebedouros, lixo e demais recipientes que possam acumular água parada. São Miguel do Oeste ainda é considerado um município em epidemia de dengue.

O município registrou um novo caso de covid-19 nesta quinta-feira. O caso é de uma mulher que está em isolamento domiciliar. Também foram testados ontem, por amostragem, oito profissionais da segurança pública, todos com resultados negativos para covid-19. Entre pacientes sintomáticos respiratórios, população assintomática, profissionais da saúde e da segurança pública, a Vigilância Epidemiológica Municipal já testou mil 434 pessoas em São Miguel do Oeste. Desse total, mil 290 tiveram resultado negativo e 144 positivo. 13 continuam com o vírus ativo e 131 já estão recuperadas. Todos os casos ativos estão em isolamento domiciliar.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste teve duas altas de UTI para enfermaria de pacientes com Covid-19 nesta quinta-feira. De acordo com o boletim divulgado no final da tarde pelo Hospital, dois pacientes de Guaraciaba e Saudades saíram da UTI e foram para um leito simples de enfermaria. Além disso, outros dois pacientes tiveram alta e foram para casa. Apenas duas pessoas com Covid-19 permanecem internadas na UTI. Com isso, a taxa de ocupação, que durante a semana esteve em 55 por cento da capacidade, caiu para 22 por cento. Sete pacientes ainda estão internados nos leito de enfermaria da ala Covid com taxa de ocupação de 25 por cento.

O poder judiciário da comarca de Itapiranga divulgou nesta quinta-feira a sentença de dois homens acusados de assalto em um mercado no município. ALESSANDRO GUIMARÃES, 18 anos e DIÉFERSON DE CASTRO, de 20, foram condenados à oito anos e 10 meses de prisão. Eles já cumprem pena na Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste. No dia seis de janeiro deste ano, os dois invadiram o Comércio de Alimentos Baumgarten, na Rua do Comércio, em Itapiranga e roubaram mil reais em espécie, carteiras de cigarro e um aparelho de telefone celular, marca Iphone. Encapuzados, eles usaram uma arma de fogo e uma faca para render a caixa do estabelecimento. Elas ainda podem recorrer da decisão.

A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de descaminho, tráfico de drogas e porte ilegal de munição em Dionísio Cerqueira nesta quinta-feira. A apreensão ocorreu durante a Operação Hórus. A guarnição estava em rondas pelo Bairro Três Fronteiras quando avistou três pessoas carregando caixas de vinho. Foram localizadas 260 garrafas de vinho de origem Argentina dentro de uma residência. Um veículo que saiu do local também foi abordado. O carro estava carregado com mais 150 garrafas de vinho da Argentina. A PM também apreendeu no local nove pés de maconha e munições de calibre 32. Quatro pessoas foram conduzidas pela PM e os abjetos foram apreendidos, totalizando aproximadamente 92 mil reais em produtos ilegais.

Um motociclista ficou ferido ao sofrer um acidente no início da noite de ontem na BR 162. Um homem de 55 anos perdeu o controle da direção de uma moto XR 200 e caiu ao lado da rodovia. O acidente aconteceu por volta das sete horas da noite nas proximidades da Coperoeste Terra Viva em São Miguel do Oeste. Com a queda, o homem teve ferimentos generalizados, mas sem gravidade. O Corpo de Bombeiros foi acionado, imobilizou a vítima e conduziu o motociclistas para atendimento médico no Hospital Regional.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.