ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 10/07/2020

GLOBO EM FOCO – 10/07/20

-STJ AUTORIZA PRISÃO DOMICILIAR PARA QUEIRÓZ E A ESPOSA MÁRCIA

-VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO DE SC CRESCE 18 POR CENTO EM MAIO

-ITAPIRANGA ULTRAPASSA 100 CASOS DE COVID-19

-SÃO JOÃO DO OESTE PROJETA AÇÕES PARA RECUPERAR PERDAS DO TURISMO

-MUNICÍPIO FAZ AJUSTES EM UNIDADES DE SAÚDE PARA ATENDER EXIGÊNCIAS

-PREFEITURA DE ITAPIRANGA REGISTRA AUMENTO DE 350% NA INADIMPLÊNCIA

-BURACOS NA SC 386 DE IPORÃ A MONDAÍ CAUSAM TRANSTORNOS

-MULHER GRAVIDA DE NOVE MESES É AMEAÇADA DE MORTE PELO EX-MARIDO

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 21 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 34 centavos. O euro está valendo seis reais e quatro centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

Nesta quinta-feira, a Itália proibiu a entrada de viajantes de Brasil, Chile, Panamá, República Dominicana, Peru e outros países, considerados de alto risco de contaminação por coronavírus. Um decreto nesse sentido foi assinado pelo Ministério da Saúde, de acordo com os Ministérios das Relações Exteriores, Interior e Transportes. Primeiro país afetado fora da China, na Itália, cerca de 35 mil pessoas morreram com a epidemia do novo coronavírus e 242 mil casos de contaminação foram registrados.

Cerca de 45 milhões de pessoas cairão da classe média para a pobreza na América Latina e no Caribe, a região mais desigual do mundo, devido à pandemia de coronavírus, alertou o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, nesta quinta-feira. Epicentro da pandemia, a América Latina e o Caribe já registram mais de três milhões de casos confirmados e mais de 140 mil mortes, principalmente no Brasil, no México, no Peru e no Chile. A ONU estima que a queda do PIB regional este ano será de nove vírgula um por cento, a maior em um século.


Os Estados Unidos convidaram a China, nesta quinta-feira, para conversar sobre o controle de armas, acrescentando que se observa uma abertura de Pequim em relação a negociações tripartites com a Rússia, apesar das divergências. De acordo com a porta-voz do Departamento de Estado, MORGAN ORTAGUS, "os Estados Unidos recebem de bom grado o compromisso da China para iniciar negociações sobre o controle de armas". Na quarta-feira, o país asiático expressou sua disposição de participar de negociações a respeito do controle de armas com os Estados Unidos, alertando que Washington deveria reduzir drasticamente seu arsenal para igualar com o de Pequim.

O ex-secretário de Saúde do Rio de Janeiro EDMAR SANTOS foi preso manhã desta sexta-feira em Itaipava, na Região Serrana do Rio onde tem uma casa. Ele é investigado por suspeitas de irregularidades nos contratos de Saúde durante a pandemia de Covid-19. Há suspeitas de fraudes, inclusive já apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado, em alguns contratos firmados sem licitação, entre eles, o de compra de respiradores, oxímetros e medicamentos e o de contratação de leitos privados. O governo do Rio gastou um bilhão de reais para fechar contratos emergenciais. SANTOS e outras sete pessoas são acusados pelo Ministério Público de improbidade administrativa.

O Ministério Público pediu nesta quinta-feira ao Tribunal de Contas da União que apure a suposta omissão do governo do presidente JAIR BOLSONARO nas políticas de proteção ao meio ambiente. Conforme o procurador LUCAS FURTADO, a formulação dessas políticas está prevista na Constituição, mas o governo "afrouxa a fiscalização" e "pressiona a destruição da natureza". Procurado, o Ministério do Meio Ambiente informou que não comentará o assunto. Após participar de videoconferência com representantes de fundos globais de investimentos, o vice-presidente HAMILTON MOURÃO afirmou que o governo está atuando e que ao final deste ano, o Brasil terá bons resultados a mostrar no combate às queimadas na Amazônia.


O ministro JOÃO OTÁVIO NORONHA, presidente do Superior Tribunal de Justiça, afirmou em decisão desta quinta-feira que é "recomendável" a esposa de FABRÍCIO QUEIROZ, MÁRCIA DE AGUIAR, ficar com o marido. NORONHA concedeu prisão domiciliar a QUEIROZ e a MÁRCIA nesta quinta. Segundo informações sobre a decisão divulgadas pelo STJ, o ministrou levou em conta condições pessoais de saúde de QUEIROZ, que recomendam que ele não seja mantido em presídio durante a “situação extraordinária de pandemia”. Por isso, a prisão preventiva foi convertida em domiciliar. QUEIROZ é alvo de investigação sobre o esquema das "rachadinhas" na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. MÁRCIA AGUIAR, cuja prisão foi determinada na mesma operação, é considerada foragida.

Joinville, no Norte catarinense, atingiu 95 por cento de ocupação dos leitos de UTI do hospital municipal São José destinados à Covid-19. Já o hospital regional Hans Dieter Schmidt tinha nesta quinta apenas uma das 17 vagas da UTI disponível. Na quarta-feira, lotação chegou a 100 por cento e a prefeitura avalia novas medidas restritivas. Joinville é o município com maior números de casos de Covid-19. A Grande Florianópolis continua à beira da superlotação, com 93 por cento de ocupação dos leitos de UTI. A ocupação média em Santa Catarina está em 67 vírgula seis por cento.


O governador CARLOS MOISÉS decretou nesta quinta-feira, a prorrogação do pagamento de ICMS para empresas atingidas pelo ciclone extratropical que passou por Santa Catarina no dia 30 de junho. Com isso, os contribuintes poderão pagar o imposto referente ao mês junho até o dia 10 de setembro. A postergação de pagamento valerá também para os impostos referentes aos meses de julho, agosto, setembro, outubro e novembro. O decreto abrange estabelecimentos que estejam em municípios onde o Estado homologou a situação de emergência ou estado de calamidade pública decretado pela prefeitura. Para ter acesso ao benefício, as empresas terão que providenciar um laudo pericial, por parte do Corpo de Bombeiros Militar ou por órgão da Defesa Civil estadual, para atestar a condição.


Mesmo enfrentando a pandemia, o volume de vendas do comércio varejista catarinense, em maio, cresceu 18 por cento em relação ao mês anterior, ultrapassando o crescimento nacional, que foi de 13 vírgula nove por cento, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE. Na comparação com o mesmo período de 2019, o comércio varejista catarinense obteve um acréscimo de seis vírgula quatro por cento. Já no acumulado do ano, ficou estável. Com estes dados, Santa Catarina fica com o quinto maior crescimento entre os 27 estados. Quando se trata do comércio varejista ampliado, que inclui o comércio de veículos, motos, partes e peças e materiais de construção, Santa Catarina registrou, em maio, um crescimento de 22 por cento no volume de vendas, maior que o do comércio varejista em geral.

Itapiranga ultrapassa a marca de 100 casos da Covid-19. Município registra uma disparada de casos de Novo Coronavírus. Há um mês eram apenas sete casos confirmados. Nos últimos 30 dias os exames positivos surpreendem pela velocidade no confirmação da doença. Ontem foram mais 10 pacientes que testaram positivo, somando 104 casos da Covid-19. Itapiranga já tem 41 pacientes recuperados e 206 exames que deram negativo. A secretaria de Saúde trata a situação como preocupante, pois somente ontem mais 40 pessoas entraram para o grupo de suspeitos que são monitorados. Itapiranga tem dois pacientes com a Covid-19 hospitalizados no Hospital Regional, em São Miguel do Oeste. Um paciente na UTI que inspira cuidados.

Moção de apelo pede regulamentação e liberação de medicamento usado no tratamento da atrofia muscular espinhal. A moção foi protocolada na Agência Nacional da Vigilância Sanitária, ANVISA, pelo deputado federal CELSO MALDANER. O parlamentar pede a liberação do zolgensma, um medicamento de valor milionário que possibilita a cura das crianças acometidas pela atrofia muscular espinhal, a AME. Conforme o deputado, hoje o remédio precisa ser importado dos Estados Unidos, a um custo de cerca de dez milhões de reais. A luta para conseguir o valor necessário para compra do medicamento está ocorrendo na região pelas meninas SOFIA HELENA de Saudades e AMANDA de Xanxere. O caso de doenças raras chega a atingir mais de 100 mil pessoas em todo Brasil.

Epagri promove capacitação online sobre manejo e conservação do solo e da água. O curso será realizado em dois dias, na terça e quarta-feira. Conforme o agrônomo responsável pelos programas da área ambiental na Epagri regional, extensionista CLISTENES GUADAGNIN, na terça-feira, a partir das 14 horas, haverá palestra com o agrônomo da empresa Raix Sementes, com o tema, manejo de plantas de cobertura e seus benefícios para solos produtivos. Já na quarta-feira, a partir das 15 horas, a palestra será com o doutor na área de biologia do solo CARLOS ALBERTO CASALI. Cada palestra terá uma duração estimada em duas horas, podendo serem acessadas pela plataforma do Google Meet, pelo link que é disponibilizado no site da Epagri. O extensionista comenta que o evento online da próxima semana já tem a confirmação de participação de pessoas de todo Brasil.

CAESP de Tunápolis e Santa Helena comercializa mil marmitas para a oitava edição da feijoada. Com a impossibilidade de realizar o evento na forma tradicional, devido a pandemia, a escola especial se adaptou para garantir a realização da feijoada, neste sábado dia 11 de julho. De acordo com a presidente do CAESP Doce Esperança de Santa Helena e Tunápolis, ELISE TRENHAGO,de forma antecipada, no começo da semana foi encerrada a venda das fichas em função de terem sido alcançadas as mil marmitas comercializadas para a feijoada deste sábado. Ela lembra que serão três pontos de entrega das marmitas para evitar aglomerações: no lar dos idosos, no posto de combustíveis de linha Pitangueira e em Santa Helena em frente ao ginásio municipal. ELISE comenta que a entrega será feita das 11 e 15 até as 13 horas. A Polícia Militar e voluntários irão controlar o trânsito. O evento objetiva arrecadar recursos para a manutenção da entidade.

São João do Oeste projeta ações para recuperar perdas no setor do turismo durante a pandemia. De 2008 a 2019 os setores de turismo, indústria e comércio dobraram o movimento econômico de 15 para 32%. A projeção é que até 2024 esse índice chegue a 50%. Segundo o prefeito, FERNANDO BISIGO, considerando a queda na arrecadação que todos os municípios registram com a pandemia, e da importância que o setor de turismo representa para a economia local, o Conselho Municipal de Turismo tem definido através do plano municipal, 122 ações, entre elas, medidas para retomar o crescimento. O prefeito comenta que os visitantes que vem ao município todos os anos conhecer o Termas São João, acabam movimentando toda a economia local. Agora sem essa circulação de turistas todos os setores são afetados.

São João do Oeste também integra a região turística do Vale das Águas. O prefeito ressalta que todos os municípios da região têm potencialidades a serem exploradas, e isso deve ser visto como ponto positivo para valorizar o turismo regional. FERNANDO BISIGO cita a importância das parcerias entre as cidades, principalmente em um momento como este que afeta significativamente o turismo em toda região. Para impulsionar o setor, BISIGO ressalta que investimentos constantes são feitos pelas iniciativas pública e privada. O prefeito cita que no momento estão em andamento seis obras de pavimentação asfáltica na cidade, com projeto superior a dois milhões e 300 mil reais. Outras três ruas já foram licitadas para asfaltamento na linha Cristo Rei, e outras duas ruas estão na fase de projeto para posterior licitação. No total, são mais de três milhões e 200 mil de investimentos empavimentação asfáltica, maior parte recursos próprios do município.

Entidades enfrentam dificuldades para manter investimentos durante a pandemia. Conforme o presidente da Sociedade do Bairro Santa Tereza Alto, ROMEU VOGT, a edificação da nova sede que terá dois pisos está parada no momento. Obra ocorre com recursos de economia própria e verbas do município para construção de cozinha e banheiros. ROMEU VOGT destaca que a pandemia que se estende por mais de 100 dias impede atividades festivas para arrecadação de recursos. A sociedade já realizou ação entre amigos que possibilitou investimento recente de 80 mil reais. No total já foram gastos mais de 300 mil reais com recursos arrecadados com auxílio dos associados em diversos eventos. Meta é colocar a disposição um espaço digno para eventos comunitários e confraternizações.

Setor de Transportes e Obras de Tunápolis aproveita melhora no tempo para agilizar serviços nas estradas. O secretário, JULINHO ZINHANI, destaca que com a melhora no tempo as máquinas estão fazendo o patrolamento das estradas na região de Raigão Alto e Raigão Baixo, serviço que deve se estender até amanhã de meio dia. Ele cita que também estão sendo feitos acessos nesses locais. ZINHANI ressalta que a maior dificuldade de trabalho no inverno é o acesso as cascalheiras, devido à umidade. Ele considera que de forma em geral as estradas estão em boas condições, e nos próximos dias em que a previsão é de tempo bom será possível executar boa parte da demanda de serviços. O setor também se dedica ainda as melhorias dos pontos danificados pelo temporal, como a troca de tubulação e limpeza de bueiros. O secretário lembra que para a próxima semana está prevista a entrega de um novo rolo compactador.

Enxurradas prejudicam planejamento de manutenção de estradas. Secretaria de Transportes e Obras está com serviço extra nas últimas semanas para solucionar problemas causados pelas fortes chuvas. Nesta semana ocorreram vários deslizamentos de encostas criando dificuldades no trânsito em estradas do interior. Máquinas da prefeitura atuam na limpeza de sarjetas e desobstruções de boleiros. Conforme o secretário de Transportes e Obras de Itapiranga, PAULO TEHOBALD, a maior demanda por serviços nesta semana ocorreu na região da Estrada Beira Rio. A comunidade de linha Chapéu foi a mais atingida pelas enxurradas. Ele pede contribuição dos moradores para informarem locais com entulhos que impeçam o escoamento de água. O secretário lamenta que as intensas chuvas causam problemas extras e forçam mudanças no planejamento das atividades da equipe.

PAULO TEHOBALD avalia que o patrolamento e compactação de estradas são afetados devido ao surgimento de novas demandas. O secretário reconhece que em todas as comunidades existem problemas pontuais que precisam ser solucionados. Ele relata trabalho extra dos servidores públicos para recuperar trechos mais críticos das estradas. THEOBALD informa que nesta sexta-feira será feito o patrolamento da estrada geral entre as comunidade de Soledade e Maria Goretti. Itapiranga está priorizando o uso apenas de máquinas do município evitando gastos com serviços terceirizados.

Município investe em infraestrutura na saúde para atender exigências. Itapiranga tem novas obras em andamento na infraestrutura de unidades de saúde. Reformas e melhorias visam atender adequações para o atendimento com maior segurança aos pacientes. As unidades básicas Centro e Central passam por revitalização. Conforme o secretário DAVINO RAUBER é importante que os pacientes que procurarem as unidades terem atenção com as obras e compreensão com os transtornos passageiros que ocorrem. O secretário salienta que estas obras ocorrem simultaneamente com as construções da Unidade Básica Fronteira e Academia da Saúde. RAUBER considera que as obras estão transcorrendo com agilidade para atender exigências do Ministério Público e da Vigilância Sanitária.

Pacientes terão melhor acessibilidade e segurança no atendimento na área da saúde em Itapiranga. Conforme DAVINO RAUBER, alguns espaços serão liberados a partir de segunda-feira para melhorar o fluxo de atendimento dos pacientes. O secretário de Saúde de Itapiranga salienta a necessidade de buscar adequações para melhorar o atendimento. DAVINO RAUBER reconhece transtornos causados pela pandemia e obras. Das seis unidades de saúde do município apenas três estão em funcionamento neste período visando garantir a segurança dos profissionais. O secretário informa que o município segue normas técnicas e possui profissionais afastados seguindo o protocolo de prevenção. A partir do dia 21 retorna uma média que estava em licença gestante normalizando o atendimento nas unidades públicas.

Itapiranga registra aumento na inadimplência que atinge 250 por cento. O problema está no departamento de água. Consumidores de Itapiranga estão deixando de pagar as faturas e a inadimplência disparou no mês de junho. A consequência pode ser desagradável para os maus pagadores. Conforme o secretário de Fazenda e Planejamento JAIME HENKES, o problema érecorrente, porém no momento a situação se agravou muito. As pessoas estão deixando de pagar faturas de água, e o valor passou de uma média de 20 mil reais por mês em atraso, para 75 mil reais em julho. Um aumento de 250 por cento na inadimplência. O secretário salienta que o setor de água precisa dos pagamentos para manter o sistema em atividade com investimento constante. HENKES alerta que os consumidores em atraso há mais de 30 dias terão prazo para quitar os débitos até fim do mês.

A partir de agosto serão adotadas medidas legais com inscrição em dívida ativa e posterior cobrança judicial elevando o valor que deverá ser pago. O secretário de Fazenda e Planejamento lamenta que o decreto do governador do estado que, em tese impede cortes no fornecimento de água, gere interpretação equivocada. Salienta que o decreto do estado está sendo questionado na justiça para garantir o corte em situações de falta de pagamento. JAIME HENKES também lembra que o município fez prorrogação dos vencimentos em razão da pandemia, mas não houve isenção de pagamento, apenas o prazo foi alterado e poucos pessoas usaram do benefício. O secretário avalia que um grande número de consumidores está interpretando de forma equivocada e deixando de efetuar o pagamento.

Secretário de Fazenda e Planejamento diz que valor de 75 mil reais em atraso pesa no planejamento do setor de água. Conforme JAIME HENKES, o valor é proveniente de consumidores recorrentes em atrasos no pagamento e algumas pessoas que engrossaram o grupo de inadimplentes. HENKES diz que o departamento de água negocia constantemente para evitar o cortes no fornecimento de água, porém a população precisa fazer a sua parte. O secretário de Fazenda e Planejamento lembra que Itapiranga possui cinco mil e 600 imóveis com ligações de água na cidade e interior. Segundo HENKES, o investimento recente atinge dois milhões e meio de reais em sistemas de água e esgoto. Também foram adquiridos equipamentos, veículos, retroescavadeira, efetuadas melhorias nas Estações de Tratamento.

Operação de Trânsito em Itapiranga resulta em notificações e apreensão de veículos. O trabalho especial foi realizado na tarde de ontem em diferentes pontos da cidade. A guarnição da Polícia Militar teve apoio da Rocan com uso de motocicletas do Batalhão de São Miguel do Oeste. Conforme relatório da PM foram 17 notificações por diferentes infrações de trânsito. Os policiais também realizaram a apreensão de três habilitações e quatro veículos foram recolhidos ao pátio conveniado. Um motorista se recusou a realizar o teste de bafômetro, teve o veículo e a CNH apreendidos. Novas operações de trânsito serão realizada pela Polícia Militar de Itapiranga a partir de hoje.

Dionísio Cerqueira apreende carga de vinho avaliada em 92 mil durante Operação Hórus. Nesta quinta-feira a Polícia Militar atendeu uma ocorrência de descaminho, tráfico de drogas e porte ilegal de munição em Dionísio Cerqueira. Durante a continuidade da Operação Hórus, a guarnição estava em rondas pela Rua Henrique Dambros, no Bairro Três Fronteiras, quando avistou três pessoas realizando descaminho. Foram localizadas 150 garrafas de vinho de origem Argentina, mais 111 garrafas dentro da residência e em um veículo que fugiu do local mas que foi abordado em sequência. Também foi localizado mais 150 garrafas de vinho de origem Argentina. Ainda, nove pés de maconha e munições de calibre 32 foram encontrados pela PM. Quatro pessoas foram conduzidas pela PM a delegacia. Se vendidos no Brasil, os objetos apreendidos totalizam aproximadamente 92 mil reais.

Homem fica ferido em queda de moto na BR 163. O acidente ocorreu na noite desta quinta-feira, na BR 163, proximidades da Coperoeste Terra Viva em São Miguel do Oeste. Segundo um motorista que vinha logo atrás e que presenciou a queda, o condutor da moto, uma Honda XR 200, com placa de SMOeste, seguia sentido ao município quando perdeu o controle, saiu da pista e caiu. Com a queda, o homem, de 55 anos, teve escoriação na mão direita. O Corpo de Bombeiros conduziu a vítima até o Hospital Regional. A Polícia Rodoviária Federal também foi chamada e controlou o trânsito.

Buracos na SC 386 de Iporã do Oeste a Mondaí causam diversos transtornos aos motoristas. Somente nesta semana, por duas vezes a reportagem da Rádio Oeste foi comunicada por ouvintes, de que havia veículos parados ao lado da rodovia trocando pneus em função dos buracos na pista. Um dos pontos mais críticos é no Km 7 da rodovia, trecho entre as comunidades de São Lourenço e Alto Tigre, em Iporã do Oeste. Em contato com a Secretaria Regional de Infraestrutura de São Miguel do Oeste, a orientação repassada é de que informações sobre melhorias nas rodovias estaduais devem ser buscadas na Secretaria de Estado da Infraestrura de Florianópolis, onde ninguém atendeu a ligação. Também não foi possível contato com o superintendente regional, Tiago Klein, que estava em reunião. A situação dos buracos se agravou na SC 386 após as fortes chuvas no mês de junho, condições climáticas que se estenderam durante este mês.

Homem confessa que roubou farmácia em Pinhalzinho para comprar bebida alcoólica. A Polícia Civil de Pinhalzinho concluiu o procedimento que apurou o crime ocorrido no município e indiciou o autor. No final da tarde do dia dois de julho, um homem, de 35 anos, entrou em uma farmácia no centro de Pinhalzinho e anunciou o assalto. Ele apontou uma arma de fogo que estava em sua cintura, fazendo com que as atendentes entregassem a ele 477 reais, dinheiro que estava no caixa do estabelecimento. De posse do valor, ele fugiu do local. O homem foi perseguido por cerca de uma quadra e meia por um vigilante da empresa responsável pela segurança do estabelecimento, quando foi capturado pela PM. Ele foi então conduzido pelos militares à delegacia de Pinhalzinho, onde foi autuado em flagrante pelo roubo e encaminhado à UPA de Maravilha, onde segue preso em razão da prisão em flagrante ter sido convertida em prisão preventiva.

Quando foi ouvido pelo delegado, o homem confessou o crime, informando que praticou o roubo para adquirir bebida alcoólica. Alegou, contudo, que a arma por ele utilizada era de brinquedo e que havia sido adquirida em uma loja no centro de Pinhalzinho naquela manhã em que cometeu o roubo. A polícia realizou diligências para checar a versão do suspeito, que de fato se confirmou: ele adquiriu o objeto, uma arma de brinquedo, na manhã do crime. O valor foi recuperado e devolvido à vítima, porém a arma usada não foi encontrada nem pela Polícia Militar nem pela Polícia Civil. Diante dos fortes indícios de que se tratava realmente de arma de brinquedo, ele foi indiciado apenas por roubo, mas não por porte ilegal de arma de fogo. O procedimento foi encaminhado ao Poder Judiciário.

Mulher gravida de nove meses é ameaçada de morte pelo ex-marido. Na noite desta quinta-feira, a Polícia Militar de Barracão foi acionada por uma mulher que está grávida de nove meses. Ela contou aos policiais, que seu ex-marido estava em frente à sua casa com um pedaço de madeira a ameaçando. Segundo a vítima, o ex-marido falou que se ela não fosse embora com ele, iria matá-la e que se desce a luz a uma menina também mataria a criança. O homem bateu várias vezes com a madeira na porta tentando arrombar. Quando a PM, chegou no local, o homem estava gritando, bastante alterado, e com sinais de embriaguez. Ele foi preso e encaminhado para a delegacia de Polícia Civil de Barracão e autuado em flagrante por ameaça e violência doméstica.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.