ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quarta-feira 10 07 19

-DEPUTADOS TENTAM CONCLUIR HOJE VOTAÇÃO DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA

-AGRONEGÓCIO RESPONDE POR 70% DAS EXPORTAÇÕES DO ESTADO EM 2019

-CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES SOBRE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA COMEÇA HOJE

-PREFEITO PROTOCOLA NA CÂMARA PROJETO DO “AGORA É CRESCER”

-VEREADOR PEDE AGILIDADE DO IMA PARA LICENCIAR ADUTORA DA CASAN

-PM FLAGRA MOTOCICLISTA COM MACONHA NO CENTRO DA CIDADE

-POLÍCIA CIVIL VAI INVESTIGAR CAUSAS DE ACIDENTE COM MORTE NA SC 163

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de menos oito graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 30 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado nove centavos para a compra e 10 centavos para venda.

O Ministério Público do Peru fez, nesta terça-feira, uma operação de busca na casa de NADINE HEREDIA, esposa do ex-presidente peruano OLLANTA HUMALA, e em outros 25 imóveis e escritórios, como parte da investigação por supostos atos de corrupção cometidos na concessão de obras do Gasoduto Sul peruano à Odebrecht. A investigação não inclui o ex-presidente porque a imunidade presidencial o protege até cinco anos depois de concluído seu mandato. HUMALA foi presidente do país entre 2011 e 2016.

O ministro da Fazenda do México, CARLOS URZÚA, pediu demissão nesta terça-feira. Logo após o anúncio, no começo da tarde, o peso mexicano caiu um vírgula dois por cento. Em carta de renúncia divulgada no Twitter, o político alegou que o atual governo do país tomou decisões de política pública "sem sustentação suficiente". URZÚA também citou como motivo para a renúncia uma suposta imposição para que o ministério contratasse funcionários "sem conhecimento da Fazenda Pública". Ele afirmou que “isso foi motivado por personagens influentes do atual governo com um claro conflito de interesses".

O ex-presidente argentino FERNANDO DE LA RÚA, de 81 anos, morreu nesta terça-feira, em um hospital na cidade de Escobar, na província de Buenos Aires. Ele tinha sido hospitalizado em estado grave na segunda-feira com problemas cardíaco e renal.. DE LA RÚA, que foi presidente da Argentina entre 1999 e 2001, enfrentou vários problemas de saúde nos últimos anos. Ele precisou passar por cirurgias, uma delas na bexiga, além de uma angioplastia e da colocação de dois stents. O governo argentina decretou três dias de luto nacional pela morte do ex-presidente.

O secretário especial de Previdência e Trabalho, ROGÉRIO MARINHO, afirmou nesta terça-feira que o eSocial só funcionará até janeiro de 2020. Segundo o secretário, a partir do ano que vem o eSocial será substituído por outros dois sistemas: um da Receita Federal e outro de Trabalho e Previdência. O eSocial é uma plataforma de registro informações para o cumprimento de obrigações trabalhistas, tributárias e previdenciárias. Ele afirmou ainda que com a aprovação da chamada MP da "liberdade econômica" o governo vai criar a carteira de trabalho digital. O sistema eletrônico substituirá a carteira de trabalho de papel. A intenção é cortar as informações exigidas das empresas no eSocial de 900 para cerca de 500 nos próximos meses.

Pela primeira vez, a Vale foi condenada a reparar os danos provocados pelo rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, em 25 de janeiro deste ano. A condenação foi nesta terça-feira pela Justiça estadual. A mineradora também responde a processo no Tribunal Regional do Trabalho. Na esfera trabalhista, já foi determinado o bloqueio de um bilhão e 600 milhões para garantir as indenizações dos funcionários e familiares, mas ainda não há condenação. A justiça estadual condenou a Vale a reparar os prejuízos provocados pela tragédia, mas não fixou um valor que a mineradora deve pagar. Para garantir a reparação, a Justiça manteve o bloqueio de 11 bilhões de reais da empresa.

Após a conclusão da etapa de discussões na madrugada, os deputados retomaram nesta manhã a discussão do projeto da reforma da previdência. A sessão foi finalizadapor volta de meia-noite e 45 depois da votação do requerimento de encerramento da discussão. Nesta quarta-feira, deve haver novas tentativas de obstrução por parte da oposição, com a apresentação de pelo menos 13 requerimentos para atrasar o início da votação da proposta. A intenção do presidente da câmara, RODRIGO MAIA e votar o texto-base até o começo da tarde e começar a analisar os destaques logo em seguida.

O secretário da Fazenda, PAULO ELI, esteve na Comissão de Finanças e Orçamento da Assembleia Legislativa para debater o projeto de lei que trata dos incentivos fiscais e dos impostos que o estado deixa de cobrar para tentar impulsionar a economia. Os deputados tentam conciliar os interesses dos empresários e do governo. De um lado, a Secretaria de Estado da Fazenda quer reduzir os benefícios para aumentar a arrecadação. Do outro, os empresários temem perder competitividade no cenário nacional. No ano passado, Santa Catarina abriu mão de arrecadar cinco bilhões e 800 milhões em impostos. O projeto que trata do tema ainda não tem data prevista para votação na assembleia.

O Ministério Público Federal denunciou 18 pessoas por crimes investigados na Operação Alcatraz. Elas são acusadas de fraudes em licitações, corrupção, peculato e lavagem de dinheiro. O MPF não informou os nomes dos denunciados porque a investigação está sob sigilo. A Operação Alcatraz ocorreu 30 de maio. Oito pessoas, entre empresários e agentes públicos, cumprem prisão preventiva. A Polícia Federal indiciou 18 pessoas em 28 de junho em três inquéritos. O MPF afirmou em nota que outras denúncias serão feitas nos próximos dias, conforme o decorrer da investigação.

O agronegócio de Santa Catarina encerrou o primeiro semestre com ampliação da presença internacional e alta nas exportações. O setor respondeu por 70 por cento de todo faturamento com as exportações catarinenses nesse período, gerando receitas que passam de três bilhões e 100 milhões de dólares. Os embarques aumentaram 21 por cento em relação ao mesmo período do último ano. O crescimento nos embarques do agronegócio supera até mesmo as exportações catarinenses, que aumentaram 10 vírgula sete por cento em comparação com o primeiro semestre de 2018.

A Secretaria Municipal de Agricultura de São Miguel do Oeste está coordenando nesta semana a abertura de três poços artesianos em comunidades do interior. A perfuração do primeiro deles foi concluída na manhã desta terça-feira na linha Jacutinga Arroio Veado. As próximas localidades contempladas serão as linhas Pinheirinho e Filomena. Também está projetado um quarto poço artesiano, na linha São Domingos, em uma próxima etapa. De acordo com o secretário ANTÔNIO ORSO, a vasão do poço perfurado na linha Jacutinga Arroio Veado é de aproximadamente 10 mil litros por hora, muito acima do necessário para atender as cerca de 40 famílias cadastradas para serem beneficiadas.

Todas as comunidades que terão poços artesianos sofrem com um problema histórico de falta de água. A afirmação é do secretário de Agricultura, ANTONIO ORSO. Ele disse que o problema deve ser solucionado definitivamente com a iniciativa. A previsão é de que todos os trabalhos estejam concluídos e os poços entrem em funcionamento em no máximo 90 dias. O secretário explicou que o projeto é desenvolvido em parceria com os moradores, sendo que o município participa com a perfuração dos poços, instalação de bombas e padrões, encanamento para adutoras e distribuição, reservatórios e outorga da água. Aos moradores, cabe a mão de obra e instalação de hidrômetros. A iniciativa conta ainda com apoio técnico da Epagri. Além disso, cerca de 70 poços caxambu já foram abertos.. A intenção da Administração Municipal é chegar a 200 até o final do próximo ano.

A secretaria de Cultura de São Miguel do Oeste vai precisar de 15 mil garrafas pet para os trabalhos de decoração natalina deste ano. A informação é do secretário-adjunto de Cultura, CARLOS CHAVES. De acordo com ele, o número é alto e por isso a equipe está desenvolvendo uma campanha de arrecadação desse material com a população em geral e com as unidades escolares do município. O objetivo, segundo CHAVES, é alcançar a quantidade desejada para que os trabalhos sejam realizados e apresentados para a comunidade regional no final deste ano. As garrafas pet usadas devem ser entregues no barracão de Natal, localizado nas proximidades do Hospital São Miguel. Ele lembrou que o material deve estar limpo para facilitar o trabalho dos profissionais.

O uso de garrafas pet para a produção dos enfeites natalinos tem impactos econômicos e ambientais importantes para o município. A afirmação é do secretário de Cultura, CARLOS CHAVES. Ele disse que a utilização de materiais recicláveis na decoração reduz a quantidade de produtos novos e, com isso, o emprego de recursos públicos para enfeitar a cidade é menor. CHAVES também destacou que boa parte da decoração deste ano é com o reaproveitamento dos objetos usados nos anos anteriores. O secretário ressaltou ainda o aspecto ambiental do projeto, já que as garrafas pets usadas na ornamentação de Natal não ficam jogadas no meio ambiente.

A administração municipal promoveu na última semana mais uma reunião do Conselho dos ex-prefeitos. O encontro foi realizado na sexta-feira e o prefeito, WILSON TREVISAN, acompanhado do vice-prefeito, ALFREDO SPIER, recebeu os ex-prefeitos JOÃO CARLOS VALAR, GILMAR BALDISSERA e JOSÉ ZANDAVALLI FIORINI. Mais uma vez, o ex-prefeito NELSON FOSS DA SILVA não participou. NELSINHO não esteve em nenhum dos encontros do Conselho que foi criado em 2017. Na época, TREVISAN chamou todos os ex-prefeitos para reuniões periódicas. O conselho opina e dá sugestões sobre os mais diversos temas ligados ao poder público municipal.

No último encontro do Conselho dos ex-prefeitos de São Miguel do Oeste, o prefeito WILSON TREVISAN relatou as atividades que já foram realizadas ou estão em andamento no município. Ele também apresentou o planejamento para os próximos meses. Um dos principais assuntos do encontro foi o financiamento de 15 milhões de reais que a prefeitura fez para investir em ligações asfálticas interbairros. TREVISAN disse que os ex-prefeitos analisaram de forma positiva o investimento e indicaram algumas ruas para serem incluídas no projeto. A intenção da Administração Municipal é asfaltar cerca de 30 ruas. Os valores e número exato das vias só serão conhecidos no decorrer das licitações.

O município de São Miguel do Oeste e Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça de Santa Catarina vão promover uma capacitação profissional sobre o tema da Violência Doméstica contra a Mulher a partir de hoje. A ação faz parte do projeto “Formar para Transformar: a atuação da escola e da rede de proteção na prevenção da violência contra a mulher”. O objetivo do programa é potencializar as escolas para atuar na prevenção da violência contra a mulher, prestando informações sobre a Lei Maria da Penha e sobre a rede de atendimento do município. O trabalho serve para capacitar os professores e servidores da escola a respeito dos procedimentos que devem ser adotados em situações de violência doméstica.

A solenidade de abertura do projeto “Formar para Transformar” no município está marcada hoje, as sete horas da noite, na Câmara de Vereadores. O evento contará com a palestra da desembargadora SALETE SILVA SOMMARIVA, titular da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça. Ela vai falar sobre “Feminicídio e aspectos sociais e culturais da violência contra as mulheres”. Amanhã, a programação se estende durante todo o dia, com palestras ministradas por psicólogos, advogados e assistentes sociais. Também está prevista a exposição de programas desenvolvidos no município, como a “Rede Catarina de Proteção à Mulher” da Polícia Militar e o “Programa Basta” da Polícia Civil, além da apresentação da rede de atendimento e proteção às mulheres em situação de violência no município.

Os vereadores SILVIA KUHN e GILBERTO BERTÉ apresentaram um requerimento de informação sobre o andamento dos trabalhos da Comissão de Análise da Dívida Ativa Tributária. O pedido foi aprovado na sessão de ontem à noite. A comissão foi instituída por um decreto assinado ainda no ano passado. Os vereadores questionam se o trabalho já foi finalizado e qual o parecer final exarado pela comissão. Eles também pedem à comissão que envie cópia do parecer e questionam se foram apuradas irregularidades, principalmente quanto à renúncia de receitas. Os vereadores do MDB questionam ainda se procede a informação de baixas administrativas próximas de ummilhão e meio de reais e quais as providências adotadas pela prefeitura.

A falta de licença ambiental para o início das operações com a adutora do Aquífero Guarani foi discutida na sessão de ontem à noite da câmara de vereadores. O vereador CÁSSIO DA SILVA apresentou uma moção de apelo solicitando a liberação imediata da licença para a Casan. Ele disse que a adutora foi a alternativa encontrada pela empresa para resolver o problema de abastecimento de água do município. O sistema custou mais de dois milhões e 300 mil reais e leva água do poço profundo diretamente para a estação de tratamento no bairro Estrela. CASSIO disse que o pedido foi protocolado no IMA há cerca de um ano e órgão precisa resolver essa questão de modo urgente. A moção será enviada ao governador de Santa Catarina, ao presidente do Instituto do Meio Ambiente e aos deputados estaduais da Bancada do Oeste.

O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, protocolou na Câmara de Vereadores, na tarde desta terça-feira, o Projeto de Lei que cria o programa “Agora é Crescer”. TREVISAN entregou pessoalmente o projeto ao presidente do legislativo, EVERALDO DI BERTI. O “Agora é Crescer” abrange uma série de outros programas, unifica e desburocratiza a legislação sobre incentivos econômicos e fiscais, tanto urbanos quanto rurais. Com o projeto, todos os incentivos passarão a ser sustentados pelo Fundo de Desenvolvimento Econômico que passará receber meio por cento da Receita Corrente Líquida do município, mais que o dobro do valor atual. Um dos principais pontos da proposta é a criação do “Juro Zero”. A proposta prevê que a prefeitura vai pagar os juros contraídos em empréstimos contraídos por microempreendedores individuais, microempresas e agricultores.

Além do Projeto de Lei que cria o programa “Agora é Crescer”, o prefeito WILSON TREVISAN protocolou outros 13 projetos na câmara de vereadores nesta terça-feira. As demais matérias tratam, entre outras questões, da cessão de uso de veículos para os Bombeiros e Polícia Militar e a regulamentação do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico. Os projetos tratam ainda de repasse financeiro à APAE, destinação correta de pilhas e baterias, loteamentos e adequações administrativas de ordem técnica. TREVISAN disse que aguarda a aprovação dos vereadores para colocar as ações do programa “Agora é crescer” em prática. Ele ressaltou que o projeto terá impactos positivos na economia local.

A oposição conseguiu retirar algumas maldades previstas no projeto de reforma da previdência do governo de JAIR BOLSONARO. A declaração é do deputado federal do PT, PEDRO UCZAI. Ele comentou que a mobilização e pressão dos deputados resultou em algumas vitórias para os trabalhadores, como por exemplo, a garantia da idade de aposentadoria aos 55 anos para a mulher trabalhadora rural, a manutenção de um salário do Benefício de Prestação Continuada e o direito a seguridade social na Constituição com a rejeição do regime de capitalização previsto na proposta original. UCZAI disse que mesmo assim, a PEC da Previdência ainda tem pontos polêmicos e maldosos, especialmente para o trabalhadores de baixa renda.

A oposição vai trabalhar para garantir mais algumas mudanças no projeto de reforma da previdência. De acordo com o deputado federal PEDRO UCZAI, a questão da aposentadoria especial dos professores precisa ser garantida. Outro ponto que ele defende é a soma do tempo de contribuição mais idade para se aposentar. A proposta de 65 anos para homens e 62 para mulheres vai fazer com que os trabalhadores mais pobres tenham que contribuir por mais tempo para obter esse direito. UCZAI disse que, em algumas situações, o trabalhador pode chegar a 49 anos de contribuição, 14 anos a mais do que é hoje. Para o deputado, isso é uma violência e um crime contra a população.

O governo federal está comprando os votos necessários para a aprovação da reforma da previdência. A denúncia é do deputado do PT, PEDRO UCZAI. No começo da semana, o ministro ONYX LORENZINI afirmou que governo contava com 330 votos para aprovar o projeto. Na visão do deputado petista, o governo trocou a liberação de emendas pelos votos para a reforma da previdência.

A reforma da previdência é uma necessidade diante das dificuldades que atingem o setor público. A afirmação é do deputado federal do MDB, CELSO MALDANER. Ele disse que o ideal era fazer a reforma apenas no “andar de cima”, mas o fato é que todos vão ter pagar a contar para colocar o país nos eixos. MALDANER citou que o Brasil cresceu apenas zero vírgula seis por cento nos últimos 10 anos e sem crescimento não consegue pagar as despesas. O deputado que abriu voto a favor da reforma da previdência. Ele citou que concorda que a PEC vai gerar alguns problemas para os trabalhadores, mas é preciso mudar a previdência.

A câmara já fez algumas alterações que melhoraram a proposta de reforma da previdência do governo de JAIR BOLSONARO. A declaração é o deputado federal do MDB, CELSO MALDANER. Ele citou que a situação dos agricultores e dos professores melhorou bastante em relação a proposta original. O deputado comentou que o texto ainda deve sofrer algumas modificações na votação dos destaques. Para MALDANER, outro ponto que deve ser alterado é a inclusão dos estados e municípios na reforma da previdência. Ele disse que cerca de mil prefeitos estão em Brasília para pressionar os deputados a promover essa alteração. O emedebista defende a inclusão e que a reforma deve ser para todos.

A Polícia Militar de São Miguel do Oeste atendeu apenas uma ocorrência de destaque nas últimas 24 horas. Por volta das oito e meia da manhã de ontem, uma das guarnições de serviço abordou um motociclista na Waldemar Rangrab. Durante a revista pessoal, os policiais encontraram um torrão de maconha nas roupas do homem. A PM elaborou um termo circunstanciado por posse de drogas e o motociclista se comprometeu em prestar explicações ao juiz da comarca. A maconha foi apreendida e o homem foi liberado.

A Polícia Civil abriu inquérito para investigar o acidente que resultou em duas mortes no final de semana na SC 163. De acordo com o delegado JOÃO WESTPAHL, o motorista do Civic onde estavam as duas vítimas se apresentou na tarde de ontem. O homem, de 28 anos, estava dirigindo o carro que saiu da pista e bateu contra uma árvore no final da tarde de sábado. Com a colisão, BRUNO PAVAN, de 19 anos, e a namorada OLÍVIA ROSA AIMI, também de 19 anos, morreram na hora. O motorista prestou informações na presença de um advogado e foi liberado. O delegado disse que a Polícia Civil ainda está realizando diligencias e ouvindo testemunhas para apurar as circunstâncias e eventuais responsabilidades pelo acidente.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.