ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 10/07/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de menos oito graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 30 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado nove centavos para a compra e 10 centavos para venda.

O Ministério Público do Peru fez, nesta terça-feira, uma operação de busca na casa de NADINE HEREDIA, esposa do ex-presidente peruano OLLANTA HUMALA, e em outros 25 imóveis e escritórios, como parte da investigação por supostos atos de corrupção cometidos na concessão de obras do Gasoduto Sul peruano à Odebrecht. A investigação não inclui o ex-presidente porque a imunidade presidencial o protege até cinco anos depois de concluído seu mandato. HUMALA foi presidente do país entre 2011 e 2016.

O ministro da Fazenda do México, CARLOS URZÚA, pediu demissão nesta terça-feira. Logo após o anúncio, no começo da tarde, o peso mexicano caiu um vírgula dois por cento. Em carta de renúncia divulgada no Twitter, o político alegou que o atual governo do país tomou decisões de política pública "sem sustentação suficiente". URZÚA também citou como motivo para a renúncia uma suposta imposição para que o ministério contratasse funcionários "sem conhecimento da Fazenda Pública". Ele afirmou que “isso foi motivado por personagens influentes do atual governo com um claro conflito de interesses".

O ex-presidente argentino FERNANDO DE LA RÚA, de 81 anos, morreu nesta terça-feira, em um hospital na cidade de Escobar, na província de Buenos Aires. Ele tinha sido hospitalizado em estado grave na segunda-feira com problemas cardíaco e renal.. DE LA RÚA, que foi presidente da Argentina entre 1999 e 2001, enfrentou vários problemas de saúde nos últimos anos. Ele precisou passar por cirurgias, uma delas na bexiga, além de uma angioplastia e da colocação de dois stents. O governo argentina decretou três dias de luto nacional pela morte do ex-presidente.

O secretário especial de Previdência e Trabalho, ROGÉRIO MARINHO, afirmou nesta terça-feira que o eSocial só funcionará até janeiro de 2020. Segundo o secretário, a partir do ano que vem o eSocial será substituído por outros dois sistemas: um da Receita Federal e outro de Trabalho e Previdência. O eSocial é uma plataforma de registro informações para o cumprimento de obrigações trabalhistas, tributárias e previdenciárias. Ele afirmou ainda que com a aprovação da chamada MP da "liberdade econômica" o governo vai criar a carteira de trabalho digital. O sistema eletrônico substituirá a carteira de trabalho de papel. A intenção é cortar as informações exigidas das empresas no eSocial de 900 para cerca de 500 nos próximos meses.

Pela primeira vez, a Vale foi condenada a reparar os danos provocados pelo rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, em 25 de janeiro deste ano. A condenação foi nesta terça-feira pela Justiça estadual. A mineradora também responde a processo no Tribunal Regional do Trabalho. Na esfera trabalhista, já foi determinado o bloqueio de um bilhão e 600 milhões para garantir as indenizações dos funcionários e familiares, mas ainda não há condenação. A justiça estadual condenou a Vale a reparar os prejuízos provocados pela tragédia, mas não fixou um valor que a mineradora deve pagar. Para garantir a reparação, a Justiça manteve o bloqueio de 11 bilhões de reais da empresa.

Após a conclusão da etapa de discussões na madrugada, os deputados retomaram nesta manhã a discussão do projeto da reforma da previdência. A sessão foi finalizadapor volta de meia-noite e 45 depois da votação do requerimento de encerramento da discussão. Nesta quarta-feira, deve haver novas tentativas de obstrução por parte da oposição, com a apresentação de pelo menos 13 requerimentos para atrasar o início da votação da proposta. A intenção do presidente da câmara, RODRIGO MAIA e votar o texto-base até o começo da tarde e começar a analisar os destaques logo em seguida.

O secretário da Fazenda, PAULO ELI, esteve na Comissão de Finanças e Orçamento da Assembleia Legislativa para debater o projeto de lei que trata dos incentivos fiscais e dos impostos que o estado deixa de cobrar para tentar impulsionar a economia. Os deputados tentam conciliar os interesses dos empresários e do governo. De um lado, a Secretaria de Estado da Fazenda quer reduzir os benefícios para aumentar a arrecadação. Do outro, os empresários temem perder competitividade no cenário nacional. No ano passado, Santa Catarina abriu mão de arrecadar cinco bilhões e 800 milhões em impostos. O projeto que trata do tema ainda não tem data prevista para votação na assembleia.

O Ministério Público Federal denunciou 18 pessoas por crimes investigados na Operação Alcatraz. Elas são acusadas de fraudes em licitações, corrupção, peculato e lavagem de dinheiro. O MPF não informou os nomes dos denunciados porque a investigação está sob sigilo. A Operação Alcatraz ocorreu 30 de maio. Oito pessoas, entre empresários e agentes públicos, cumprem prisão preventiva. A Polícia Federal indiciou 18 pessoas em 28 de junho em três inquéritos. O MPF afirmou em nota que outras denúncias serão feitas nos próximos dias, conforme o decorrer da investigação.

O agronegócio de Santa Catarina encerrou o primeiro semestre com ampliação da presença internacional e alta nas exportações. O setor respondeu por 70 por cento de todo faturamento com as exportações catarinenses nesse período, gerando receitas que passam de três bilhões e 100 milhões de dólares. Os embarques aumentaram 21 por cento em relação ao mesmo período do último ano. O crescimento nos embarques do agronegócio supera até mesmo as exportações catarinenses, que aumentaram 10 vírgula sete por cento em comparação com o primeiro semestre de 2018.

Comunidade prepara últimos detalhes para Tradicional Festa do Coloco e Motorista. Afirmação é de JAIR MARTINS – coordenador da comunidade São Cristóvão de Campo Erê. De acordo com ele, essa é uma das maiores festas do município, pois todos os anos o número de participantes é muito grande. A programação vai ocorrer como de costume: a carreata com início as oito horas da manhã de frente da Praça da Igreja Matriz passando pela Rua Maranhão até o Fórum descendo pela Avenida Astor Schoeninger até a Coronel Bertaso onde ocorre a benção dos veículos e logo depois até o Bairro São Cristóvão, para realização da missa.

Interessados em almoçar na festa do Colono e Motorista precisam fazer a reserva de carne. MARTINS, comenta que as fichas estão sendo vendidas nos locais de costume e também com os integrantes da comunidade. O telefone para quem precisar ligar reservando a carne é 99927- 5868. A venda de carne suína será feita até o sábado ao meio dia, devido ao preparo, e a carne de gado será comercializada até no domingo por volta das 10 horas da manhã. Os valores são: espeto com dois quilos e meio de carne de gado, 50 reais e a suína mesmo quantidade por 40 reais.

Sorteio de brindes e rifas é tradicional na Festa do Colono e Motorista. JAIR MARTINS lembra que logo após o almoço, acontece esse momento para homenagear colonos e motoristas. Na programação tem ainda o tradicional desfile da rainha e rei da festa. Ás 14 horas tem início ao matinê com animação do Trio da Terra.

Escola prepara Festa Julina para alunos e comunidade. RAQUEL KOSTESKI é a diretora da MARIA Nely Trapp Catusso do Bairro Cohab em Campo Erê. Ela ressalta a importância de toda população prestigiar esse evento da escola. Para ela, esse é um momento das famílias acompanharem seus filhos e também levar mais gente para dentro da escola para conhecer o espaço e ver as atividades desenvolvidas. Os alunos junto com os professores ensaiaram várias apresentações para hoje à tarde. A festa inicia daqui a pouco ás 14 horas.

IFCS segue com inscrições abertas para cursos de qualificação em São Lourenço do Oeste. Quem lembra é GABRIEL FERRARI – coordenador do Campus. Segundo ele, o Instituto Federal de Santa Catarina, está ofertando mais de 470 vagas só para o Campus de São Lourenço, para curso de qualificação profissional rápida e todos gratuitos. As inscrições podem ser feitas até o dia 14, agora de julho pelo Sistema de Ingresso do IFSC.

Seleção para cursos do IFSC será por sorteio público. Conforme GABRIEL, a lista dos candidatos sorteados em primeira chamada será divulgada no dia 17 deste mês a partir das 18 horas. A matrícula pode ser feita no campus do IFSC e todas as informações, como pré-requisitos e documentos necessários, estão disponíveis no site

www.slo.ifsc.edu.br.

São vários os cursos oferecidos pelo IFSC em São Lourenço do Oeste. GABRIEL FERRARI – coordenador do campus cita: Assistente de Recursos Humanos: 40 vagas com aulas a noite; Comunicação e Atendimento ao Cliente: também 40 vagas e no período noturno; Desenvolvimento de Sites: são 30 vagas e as aulas ocorrem pela manhã; Empreendedorismo Jovem: 40 vagas com aulas a tarde; Desenvolvimento de Aplicativos Básicos para Celulares e Tablets: 30 vagas a tarde também; Informática I – Introdução à Informática: 30 vagas á noite; Informática II – Ferramentas de Escritório 30 vagas de manhã e Informática II – Ferramentas de Escritório 30 vagas á tarde.

IFSC oferece cursos de Inglês. FERRARI destaca que são para o Inglês 4, doze vagas á noite; Inglês 6, quinze vagas, noturno e Inglês 7, vinte e duas vagas também a noite. Tem ainda curso de Português para Fins Acadêmicos: 30 vagas, noturno; Produção de Texto Dissertativo Argumentativo: o Enem como Horizonte: 30 vagas, á noite e 30 vagas para o período vespertino; Treinamento de Manipuladores de Alimentos: 36 vagas em período integral e curso de Utilização de Planilhas Eletrônicas Avançado: 30 vagas a noite.

Núcleo de Apoio à Pessoa com Câncer elege nova diretoria. EDILENE BOLKART CEREZOLLI foi reconduzida ao cargo por mais três anos. Ela conta que apresentação da chapa aconteceu na tarde de ontem durante encontro mensal do Núcleo. A chapa foi apresentada e todos os presentes concordaram. A nova diretoria ficou assim: EDILENE como presidente; vice-presidente: NEDI COPI; tesoureira CELESTINA ZANOVELLO e vice: TEREZINHA FERLIN; secretária LUCIMARA LUDWIG e vice TARCIANE BASTEZINI. No conselho fiscal ficou: LEDIANE CEREZOLLI, IVONETE SERAGLIO e LÍRES HERMES. Os suplentes são: JOSÉ ZANOVELLO e CÁTIA FERLIN DA VEIGA.

Ações do Núcleo de Apoio à Pessoa com Câncer continuam fortes para ajudar Hospital do Câncer. Afirmação é da presidente EDILENE. Ela destaca que os três primeiros anos de fundação do Núcleo foram muitos difíceis, mas que mesmo assim conseguiram enviar bastante dinheiro para o hospital que atende pacientes de Campo Erê. Foram várias as atividades desenvolvidas para arrecadar os valores enviados. Agora, a presidente reafirma que todas essas ações vão continuar e ainda mais fortes para poder arrecadar ainda mais dinheiro.

Núcleo de Apoio à Pessoa com Câncer tem dez mil reais para repassar ao Hospital do Câncer. Quem conta é a presidente EDILENE BOLKART CEREZOLLI. De acordo com ela, isso tudo é fruto de vendas da feirinha de roupa e calçado usado que acontece toda semana de segunda e quinta-feira à tarde na rodoviária. As roupas são vendidas a um, dois ou três reais a peça. Então a presidente frisa que foi preciso vender muitas peças para arrecadar os dez mil. EDILENE destaca que o repasse deve ser feito ainda nesta semana.

Prazo para o CAEPF – Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física é prorrogado. O presidente do Sintraf de Anchieta VALDECI CELLA, lembra que o cadastro é uma nova obrigação que entrou em vigor no início deste ano, e é válida para um grupo restrito de Pessoas Físicas. Essa nova obrigação chega para substituir o CEI - Cadastro Específico do INSS. O principal objetivo desse novo documento, segundo o sindicalista é permitir a coleta, a identificação, assim como a gestão e o acesso aos dados cadastrais de todas as atividades dos agricultores e demais segmentos de trabalho.

São cinco os grupos de pessoas físicas que precisam emitir o CAEPF. CELLA, frisa que precisam fazer o cadastro: o contribuinte que tiver pelo menos um funcionário prestando serviço para ele; médicos e dentistas também se enquadram nesse item. Proprietários de cartórios; Pessoas físicas que adquirem produção rural para venda; fique atento pois essa regra não se aplica, necessariamente, somente aos produtores rurais. Produtor rural contribuinte individual e Segurados especiais. O presidente ressalta que o Sindicato está apto a fazer o CAEPF para os agricultores, e reforça que quem ainda não fez que procure o quanto antes o Sintraf para não ficar irregular perante a receita federal.

É possível que um mesmo contribuinte tenha mais de uma inscrição junto ao CAEPF. CELLA, explica que isso se aplica para os produtores rurais que possuam mais de uma propriedade. Acrescenta que o mesmo se aplica para quem tem mais de um estabelecimento comercial em áreas urbanas. O sindicalista observa que pela procura, quase todos os que precisam fazer o CAEPF em Anchieta já procuraram as entidades competentes. Porém, se ainda tem alguém que precisa do serviço, já que também o prazo que acabaria hoje, se estendeu até começo de agosto, pode fazer o cadastro.

Motorista atropela cachorro na SC 157. A Polícia Militar Rodoviária atendeu a um acidente ontem na rodovia no município de São Lourenço do Oeste, a umatropelamento de cachorro, envolvendo um veículo Hyundai HB20 emplacado no município de Coronel Freitas. O veículo era conduzido por um homem de 31 anos. Ele não se feriu e no veículo foram registrados danos de pequena monta.

Carro e caminhão colidem na SC 305. Oacidente ocorreu por volta das 09 horas de hoje, no KM 07 da rodovia SC305 no município de Campo Erê. Foi um acidente do tipo abalroamento longitudinal sentido oposto envolvendo um veículo Hyundai I30 emplacado no município de São Lourenço do Oeste, conduzido por uma mulher de 27 anose um caminhão Ford Cargo, placas de Chapecó, dirigido por um homem de 48 anos. Neste acidente não houve feridos, nos veículos registrado danos de pequena monta.

A Polícia Militar de Marmeleiro durante patrulhamento na tarde de ontem, avistou um homem em atitude suspeita e após abordagem e identificação foi constatado que ele tinha mandado de prisão em seu desfavor por tráfico de droga. O mandado foi expedido no dia 04 de julho deste ano com validade até 04 de julho de 2023. Ele foi preso e foi removido para a cadeia pública de Francisco Beltrão.

Operação da PM resulta em apreensões em Saltinho. A Polícia Militar realizou ação ontem no município. Foram feitos um termo por posse de droga; recolhido uma CNH vencida; apreendido quatro veículos e feito ainda 41 Auto de Infração Trânsito. A operação segundo a PM, contou com apoio do Canil de Dionísio Cerqueira.

Neto é agredido pelo avô. Um homem de 64 anos é acusado de agredir o neto, de 17. O fato ocorreu na segunda-feira, no bairro São Francisco, mas foi divulgado ontem à tarde pela PM. De acordo com a Polícia Militar, o idoso teria agredido o neto com um facão , causando lesões num dos dedos da mão direita, além da palma da mão esquerda. Ele também tinha arranhões pelo corpo. Os dois foram conduzidos até a delegacia, mas, conforme a PM, houve um desentendimento familiar entre o avô e o neto. Eles também passaram por avaliação médica e o Conselho Tutelar foi acionado.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.