ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quarta-feira 10 06 2020

-BRASIL TEM DEFLAÇÃO RECORDE DE ZERO VÍRGULA 38 POR CENTO EM MAIO

-ACAREAÇÃO ENTRE EX-SECRETÁRIOS E SERVIDORA EM CPI DURA MAIS DE SEIS HORAS

-SÃO MIGUEL TEM 11 NOVOS CASOS E MAIS SETE PACIENTES RECUPERADOS DA COVID-19

-CERCA DE 5 MIL PESSOAS SÃO BENEFICIADAS COM AJUDA DE 600 REAIS NO MUNICÍPIO

-VEREADORES PEDEM MAIOR CONTROLE NO PAGAMENTO DO AUXÍLIO EMERGENCIAL

-IDOSO SOFRE QUEIMADURAS DURANTE INCENDIO DE RESIDENCIA NO INTERIOR

-HOMEM MORRE EM SAÍDA DE PISTA E CAPOTAMENTO DE VEÍCULO NA BR 282

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 90 centavos. O euro está valendo cinco reais e 56 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

Os casos de coronavírus já passaram de sete milhões em todo o planeta, segundo informações divulgadas nesta terça-feira pela Organização Mundial da Saúde, que relatou que só nas últimas 24 horas foram notificadas mais 131 mil 296 pessoas infectadas. Em contrapartida, as mortes por covid-19 relatadas de ontem para hoje foram de três mil 469 em todo o mundo, rompendo uma tendência de alta nesses números. Ao todo, o vírus SARS-CoV-2 já fez 404 mil 396 vítimas desde o começo da pandemia. Segundo a contagem da OMS, os casos nas Américas totalizam três milhões 360 mil, dos quais mais de um milhão e 300 mil estão na América Latina.

O mundo ficou menos pacífico neste ano, aponta o relatório Índice Global da Paz 2020 divulgado nesta quarta-feira. A situação é ainda pior no Brasil, que caiu 10 posições e agora aparece na colocação de número 126 no ranking que mede a paz em 163 países. De acordo com o relatório, o mundo manteve a tendência de aumento nas tensões causadas por crises políticas e econômicas em quase todos os continentes. Além disso, há a preocupação de que a situação da paz no mundo se deteriore ainda mais no próximo ano devido aos efeitos da pandemia do novo coronavírus. Para chegar ao índice, o Instituto de Economia e Paz compila uma série de indicadores relacionados à sensação de paz, que vão desde a criminalidade urbana ao grau de estabilidade política. Os pesquisadores também levam em conta a situação econômica de cada país e os mecanismos de combate à corrupção, entre outros fatores.

Centenas de pessoas lotaram a igreja Fountain of Praise nesta terça-feira em Houston, no Texas, para a cerimônia que antecedeu o enterro do corpo de GEORGE FLOYD. A morte do ex-segurança negro durante ação policial deu início a uma onda de protestos nos Estados Unidos e no mundo. Após a cerimônia, o corpo do ex-segurança foi levado em uma carruagem até o túmulo no cemitério Houston Memorial Gardens, em Pearland, no subúrbio de Houston, onde foi enterrado ao lado do corpo da mãe. Os quatro policiais que participaram da abordagem foram demitidos e acusados legalmente pela morte de FLOYD. Eles podem ser condenados a até 40 anos de prisão cada.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira um projeto que suspende por 90 dias a inclusão de pessoas em serviços de proteção ao crédito, como o Serviço de Proteção ao Crédito e o Serasa. Como o texto já passou pelo Senado, seguirá para o presidente JAIR BOLSONARO sancionar, integral ou parcialmente, ou vetar. A proposta foi aprovada em razão da crise na economia provocada pela pandemia do novo coronavírus. De acordo com o projeto, o prazo de suspensão é retroativo e começa a contar a partir de 20 de março. A regra poderá ser prorrogada por decisão da Secretaria Nacional do Consumidor, subordinada ao Ministério da Justiça. Na justificativa do texto, o relator, deputado JULIAN LEMOS do PSL do Rio de Janeiro afirmou que, com a crise na economia, são necessárias medidas que "evitem ainda maiores danos aos trabalhadores e empresários".

A adesão ao programa que permite a redução de salários e da jornada de trabalho ou a suspensão do contrato trabalhista já superou 10 milhões de empregos. Segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, até as nove horas da noite desta terça-feira, havia 10 milhões 110 mil 306 adesões. O Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, criado por meio de Medida Provisória para evitar demissões durante a pandemia, já foi aprovado pela Câmara, com modificações, e deverá ser votado nesta quarta-feira pelo Senado. De acordo com a secretaria, enquanto a tramitação prosseguir, "as regras para concessão do benefício permanecem vigentes conforme originalmente definidas". O programa permite a suspensão de contatos por 60 dias, garantindo o pagamento de um benefício do governo ao trabalhador.

A inflação oficial renovou o recorde de abril e atingiu o menor patamar em 22 anos no mês de maio, de acordo com o IPCA, divulgado nesta quarta-feira pelo IBGE. O indicador teve deflação de zero vírgula 38 por cento. Em agosto de 1998, o índice atingiu o patamar de zero vírgula 51 por cento. A queda nos preços dos itens de Transportes foi o principal impacto negativo de maio em comparação à inflação de abril, puxado fortemente pelos combustíveis mais baratos. O IPCA considera o consumo de famílias com rendimentos entre um e 40 salários mínimos em dez regiões metropolitanas do Brasil, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís, Aracaju e de Brasília.

A empresa catarinense Intelbras, que firmou parceria com o governo de Santa Catarina para comprar 100 respiradores, cancelou a aquisição dos equipamentos vindos da China por dificuldades de importação. A informação foi divulgada em nota da empresa nesta terça-feira. O governo informou que foi comunicado oficialmente que os respiradores não serão entregues. A aquisição foi em março, mas o Estado não teve gastos, pois pagaria sete milhões pelos respiradores quando estes chegassem em Santa Catarina, o que não ocorreu. Já a Intelbras havia pago para receber os equipamentos e informou que está verificando o possível ressarcimento. A Intebras disse que não conseguiu autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para importar os aparelhos e que também não teve retorno da empresa que tem registro exclusivo de importação.

Durante participação numa videoconferência promovida pelo Centro de Estudos da Administração Pública, o governador de Santa Catarina CARLOS MOISÉS falou sobre o evento com aglomeração ocorrido no último fim de semana em um hotel de Gaspar, no Vale do Itajaí, no qual ele foi visto sem máscara, em plena pandemia do novo coronavírus. A Polícia Civil abriu um inquérito e o Ministério Público, um procedimento para investigar o caso. Ele disse que foi um momento de deslize e que as pessoas não pegaram o filme todo, pegaram só a fotografia. MOISÉS disse que a imagem não foi das melhores e que é importante se retratar com a população de Santa Catarina. O governador disse que a cena foi infeliz. MOISÉS afirmou ainda que a imagem dele sem máscara conversando com outras pessoas "não reflete nem o compromisso que o governo de Santa Catarina e o governador têm" no enfrentamento da crise, "e nem o comportamento pessoal" dele.

A acareação entre os ex-secretários de estado DOUGLAS BORBA, da Casal Civil, e HELTON ZEFERINO, da Saúde, e a servidora pública estadual MARCIA PAULI na Comissão Parlamentar de Inquérito durou seis horas e meia e terminou por volta da meia-noite desta quarta-feira. A sessão começou às as cinco e meia da tarde de ontem na Assembleia Legislativa que investiga a compra de 200 respiradores por 33 milhões, pagos antecipadamente e com dispensa de licitação, feita pelo governo de Santa Catarina. A autorização da compra com a empresa Veigamed foi um dos principais pontos questionados pelos deputados. PAULI afirmou que não era autorizada a fazer compras acima dos cinco milhões. ZEFERINO disse não ter ordenado o pagamento antecipado e afirmou que a servidora assinou as notas sem ter recebido os equipamentos. O ex-secretário da Saúde falou ainda que outros pagamento com valor inferior a cinco milhões já haviam sido feitos com a assinatura de PAULI sem licitação. O ex-secretário da Casa Civil, DOUGLAS BORBA disse que apenas repassou nome de LEANDRO BARROS, que respondia em nome da Veigamed, para a servidora MARCIA PAULI. BORBA alegou que não tinha contatos com BARROSe nem com FÁBIO GUASTI, representante da empresa.

A tradicional celebração de Corpus Christi será realizada sem a presença do público neste ano. A missa, na Igreja Católica São Miguel Arcanjo, está programada para as duas e meia da tarde de amanhã. Em razão da pandemia do coronavírus, a programação não contará com a presença dos fiéis e sem a procissão pelas ruas do centro. A missa será transmitida ao vivo pela rádio Peperi na frequência FM de 99 vírgula nove. De acordo com o padre CLAIR LOVERA, as pessoas devem acompanhar a celebração e fazer as suas orações pelo rádio nesta quinta-feira.

As pessoas que precisam declarar o Imposto de Renda devem ficar atentas ao prazo final para reunir a documentação. A afirmação é do conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade e diretor do SESCON de Santa Catarina, RUDINEI DOS SANTOS. Conforme ele, o prazo final era 30 de abril, porém, devido à pandemia causada pela Covid-19, o prazo foi prorrogado para o dia 30 deste mês. De acordo com ele, neste ano, a Receita Federal espera que 32 milhões de pessoas façam a declaração do Imposto de Renda. Segundo RUDINEI, até o final do mês passado cerca de metade dessa estimativa já havia sido alcançada.

Ainda há bastante trabalho a ser feito nas próximas três semanas que antecedem o término do prazo para a declaração do Imposto de Renda. O comentário é do conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade e diretor do SESCON de Santa Catarina, RUDINEI DOS SANTOS. Ele destacou que a primeira parcela do pagamento também será até o próximo dia 30. Ele alertou que é de extrema importância que os contribuintes fiquem atentos ao prazo e organizem os documentos necessários. RUDINEI lembrou que tradicionalmente várias pessoas deixam para a última hora, porém, reforçou que a orientação é que esse levantamento de dados seja feito o quanto antes, evitando problemas futuros.

Para realizar a declaração do Imposto de Renda é necessário ter uma série de documentos em mãos. A informação é do conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade e diretor do SESCON de Santa Catarina, RUDINEI DOS SANTOS. Ele disse que o contribuinte deve reunir todos os comprovantes de rendimentos e todas as fontes de rendas de 2019. Além disso, é necessário ter as informações de todas as aquisições de bens móveis, imóveis, veículos, extratos bancários de 31 de dezembro do ano passado e pagamentos de consórcios, dívidas e financiamentos, entre outros.

Aqueles que possuem mais de uma fonte de renda também devem declarar a mesma. O alerta é do conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade e diretor do SESCON de Santa Catarina, RUDINEI DOS SANTOS. Ele lembrou ainda que alugueis também não podem ficar de fora da declaração. Ele ressaltou que a Receita Federal possui um forte esquema de cruzamento de informações e por isso nenhum ponto deve ser omitido. RUDINEI disse ainda que aqueles que possuem dúvidas devem procurar um profissional responsável para auxiliar na declaração e evitar problemas com a malha fina.

Os vereadores mirins de São Miguel do Oeste voltaram a se reunir nesta terça-feira depois de um período de recesso. As sessões haviam sido interrompidas devido ao decreto estadual que suspendeu eventos e reuniões, entre outras atividades, para evitar a propagação da covid-19. As sessões foram retomadas por videoconferência, com transmissão pela página do Facebook e pelo canal do Youtube da Câmara. Na sessão os vereadores mirins apresentaram indicações solicitando melhorias em escolas, além de obras e serviços públicos para o município. A próxima sessão dos vereadores mirins está confirmada para o dia sete de julho.

O município de Iporã do Oeste confirmou seis casos de Covid-19 em servidores da saúde. A informação foi confirmada em um live realizada pelo Comitê de Crise no final da tarde desta terça-feira. O anúncio foi feito pelo prefeito LÚCIO MALLMANN, pela secretária de Saúde ELISE WALKER e pela médica DENISE WERLANG. Nesta terça-feira foram aplicados 44 testes rápidos nos servidores do setor da saúde e seis tiveram resultado positivo. Os profissionais e os familiares que tiveram contato com eles foram isolados. Pacientes que tiveram contato com os servidores também serão informados para que fiquem em isolamento. Os profissionais não apresentam sintomas da doença. As ações de prevenção também serão reforçadas. O Comitê de Crise Municipal reforça importância do uso de máscaras, álcool 70 e do distanciamento social.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso divulgou, no final da tarde de ontem, o índice de ocupação dos leitos destinados para o atendimento dos casos de Covid-19. De acordo com a nota, o hospital tem nove leitos de UTI para uso exclusivo de pacientes diagnosticados com coronavírus. Ontem, a unidade tinha dois pacientes suspeitos internados, o que representa uma taxa de ocupação de 22 por cento. Na ala de enfermaria são 27 leitos para os casos de Covid e até ontem o Hospital tinha um paciente confirmado e dois suspeitos nos leitos simples. Nesse espaço, a taxa de ocupação é de 11 por cento.

Mais 11 pessoas foram diagnosticadas com Covid-19 em São Miguel do Oeste nesta terça-feira. Com isso, o número de pessoas com a doença subiu para 86 registros. A boa notícia é que mais sete pessoas se recuperaram e não tem mais os sintomas. Ontem, mais cinco homens e duas mulheres entraram para a lista de recuperados. O número de pessoas que superaram a doença é de 62. 23 moradores com Covid-19 estão em isolamento domiciliar e apenas uma está em internação hospitalar.

O setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde já realizou mais de 650 testes para detecção de coronavírus em São Miguel do Oeste. Nesta semana, mais de 100 trabalhadores da saúde assintomáticos serão testados. Ontem, foram aplicados 46 testes. O coordenador da Vigilância Epidemiológica, enfermeiro MARCOS BORTOLANZA, explicou que a testagem tem se mostrado a melhor forma de manter um controle sobre os casos de covid-19, isolando pessoas que possam estar contaminadas e evitando casos mais graves da doença. Somente entre os dias 11 e 14 de maio, foram aplicados 96 testes rápidos em pacientes que estiveram em isolamento domiciliar entre 20 de março e 20 de abril. Também foram realizados 127 testes em trabalhadores da saúde, ente os dias 27 e 29 de maio. Todas as pessoas que testam positivo para covid-19, assim como familiares que residem na mesma casa, são monitorados e permanecem em isolamento até que o risco de contaminação para outras pessoas seja afastado.

Cerca de 420 moradores sem os sintomas da doença serão testados para Covid-19 a partir do dia 15 deste mês. A informação é do coordenador da Vigilância Epidemiológica, enfermeiro MARCOS BORTOLANZA. Ele explicou que as pessoas que vão fazer os testes são moradores cadastrados nos ESFs dos bairros do município. O objetivo é avaliar a incidência local da contaminação. BORTOLANZA comentou que todos os casos sintomáticos avaliados por médicos da UPA, Centro de Triagem ou nos hospitais, também são encaminhados para testagem. De acordo com o enfermeiro, este conjunto de dados serve como base para um estudo, em parceria com a Unoesc, e auxiliam o poder público municipal e o Comitê de Crise na tomada de decisões para enfrentar o avanço do coronavírus.

O Comitê de Crise deliberou sobre importantes questões relativas à retomada de atividades em alguns setores nesta terça-feira. A reunião do comitê foi realizada na manhã de ontem no Salão Nobre da prefeitura de São Miguel do Oeste. Na pauta do encontro estiveram a retomada das aulas na Unoesc e a liberação do transporte público e eventos no município. Sobre o transporte rodoviário intermunicipal e urbano, ficou decidido pelo aguardo de uma normatização estadual sobre o assunto, já que algumas empresas do setor sequer demonstraram interesse na retomada imediata do serviço. Os empresários alegaram que em virtude da baixa demanda não seria interessante retomar agora. Como a questão impacta toda a região, o comitê decidiu não tomar nenhum decisão neste momento.

O comitê de crise do coronavírus aprovou o plano de retorno gradual das atividades na Unoesc. A proposta foi apresentada pelo diretor de graduação da universidade, EDUARDO CHIELE. A ideia, segundo ele, é iniciar o cronograma no dia 15 de junho, com 25 por cento dos acadêmicos de cursos da área da Saúde, especialmente, para aulas práticas e estágios. No dia primeiro de julho, este percentual passaria para 50 por cento. Os demais cursos continuariam no formato EAD até o final do semestre, com início das aulas presenciais do segundo semestre em três de agosto. A proposta foi aprovada pelo Comitê com a ressalva de que a situação poderá ser reavaliada com base em eventuais mudanças nos dados locais e regionais da covid-19.

Os eventos, cinemas e casas noturnas podem ser liberados a partir do dia dois de agosto em São Miguel do Oeste. A decisão foi tomada no encontro de ontem do comitê de crise do coronavírus. Apesar do Estado abrir a possibilidade de liberação desses setores a partir de cinco de julho, o comitê local decidiu estender o fechamento dessas atividades até agosto. A retomada vai acontecer em condições ainda a serem definidas e expostas aos envolvidos. As atividades esportivas serão discutidas na próxima reunião do comitê quando deve ser analisado um Plano de Retomada que está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal competente.

Cerca de cinco mil pessoas estão cadastradas para receber o benefício emergencial do governo federal em São Miguel do Oeste. A lista completa pode ser conferida no portal da transparência. A relação contém o nome das pessoas e a situação do pedido. Alguns estão com o benefício retido por divergências cadastrais. O portal da transparência informa que o valor disponibilizado para São Miguel do Oeste foi de dois milhões 950 mil reais em abril e 483 mil no mês de maio. No total, o auxilio emergencial injetou cerca de três milhões e 400 mil reais na economia local e beneficiou entre quatro mil e 500 e cinco mil pessoas. O auxílio de 600 reaisé um benefício financeiro destinado a trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos e desempregados

A câmara de vereadores de São Miguel do Oeste aprovou uma moção de apelo para que haja maior controle e fiscalização no pagamento do auxílio emergencial, criado para atender à população de baixa renda durante a pandemia da covid-19. A moção é de autoria do vereador GILBERTO BERTÉ. No documento, ele também sugeriu a prorrogação do benefício por período maior. Segundo BERTÉ, há muitos trabalhadores que irão levar mais tempo para voltar à normalidade e precisam dessa ajuda. A moção será enviada ao ministro da Cidadania, ONYX LORENZONI; ao presidente da Câmara dos Deputados, RODRIGO MAIA e ao presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, JÚLIO GARCIA.

O auxilio emergencial é importante, mas o problema é que também foi parar no bolso de muitas pessoas que não tem direito ao valor. A afirmação é do vereador do MDB, GILBERTO BERTE. Ele disse muitas pessoas empregadas, com posse de muitos bens e com salários acima dos estabelecidos na lei estão recebendo os 600 reais da ajuda do governo. O vereador afirmou que ficou indignado ao ler a lista de beneficiados e percebem que muitas pessoas estão recebendo o valor de forma irregular. Ele também citou outro problema: o uso indevido de nomes e documentos de algumas pessoas para receber o valor sem que elas saibam.

Um incêndio destruiu parcialmente uma residência na Linha Alto Guamerim na noite de ontem. O fogo atingiu a casa por volta das 11 horas da noite. O proprietário da residência disse que as chamas começaram na parte superior da edificação. O morador, de 68 anos, sofreu queimaduras leves nos braços ao tentar retirar alguns objetos do locaol. O Corpo de Bombeiros foi chamado e realizou o controle das chamas. A Polícia Militar também prestou apoio a ocorrência. A causa do incêndio ainda é desconhecida.

Um motociclista ficou ferido em um acidente na noite de ontem no bairro Andreatta. A colisão aconteceu por volta das seis e meia na rua Amazonas e envolveu um CrossFox e uma moto. O carro saiu da garagem quando foi atingido pela motociclista que seguia sentido centro-bairro. O motociclista sofreu ferimentos leves e foi levado ao Hospital Regional pela equipe do Corpo de Bombeiros. Na noite de ontem, alguns moradores do bairro entraram em contato com a Peperi e reclamaram da falta de segurança no local. Eles pediram a colocação de uma lobada física ou eletrônica na rua para evitar novos acidentes.

Um grave acidente resultou em uma morte na manhã de hoje na BR 282. Foi uma saída de pista seguida de capotamento envolvendo um Peugeot 206 placa de Tunápolis registrada por volta das nove e meia da manhã nas proximidades do Rio das Antas, trecho entre São Miguel do Oeste em Maravilha. O motorista do carro morreu no local. As equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária não sabem precisar exatamente quando ocorreu o acidente, já que o veículo foi localizado na manhã de hoje em uma ribanceira, entre várias pedras e árvores. As causas do acidente também são desconhecidas.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.