ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 10/06/20

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 90 centavos. O euro está valendo cinco reais e 56 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

Os casos de coronavírus já passaram de sete milhões em todo o planeta, segundo informações divulgadas nesta terça-feira pela Organização Mundial da Saúde, que relatou que só nas últimas 24 horas foram notificadas mais 131 mil 296 pessoas infectadas. Em contrapartida, as mortes por covid-19 relatadas de ontem para hoje foram de três mil 469 em todo o mundo, rompendo uma tendência de alta nesses números. Ao todo, o vírus SARS-CoV-2 já fez 404 mil 396 vítimas desde o começo da pandemia. Segundo a contagem da OMS, os casos nas Américas totalizam três milhões 360 mil, dos quais mais de um milhão e 300 mil estão na América Latina.

O mundo ficou menos pacífico neste ano, aponta o relatório Índice Global da Paz 2020 divulgado nesta quarta-feira. A situação é ainda pior no Brasil, que caiu 10 posições e agora aparece na colocação de número 126 no ranking que mede a paz em 163 países. De acordo com o relatório, o mundo manteve a tendência de aumento nas tensões causadas por crises políticas e econômicas em quase todos os continentes. Além disso, há a preocupação de que a situação da paz no mundo se deteriore ainda mais no próximo ano devido aos efeitos da pandemia do novo coronavírus. Para chegar ao índice, o Instituto de Economia e Paz compila uma série de indicadores relacionados à sensação de paz, que vão desde a criminalidade urbana ao grau de estabilidade política. Os pesquisadores também levam em conta a situação econômica de cada país e os mecanismos de combate à corrupção, entre outros fatores.

Centenas de pessoas lotaram a igreja Fountain of Praise nesta terça-feira em Houston, no Texas, para a cerimônia que antecedeu o enterro do corpo de GEORGE FLOYD. A morte do ex-segurança negro durante ação policial deu início a uma onda de protestos nos Estados Unidos e no mundo. Após a cerimônia, o corpo do ex-segurança foi levado em uma carruagem até o túmulo no cemitério Houston Memorial Gardens, em Pearland, no subúrbio de Houston, onde foi enterrado ao lado do corpo da mãe. Os quatro policiais que participaram da abordagem foram demitidos e acusados legalmente pela morte de FLOYD. Eles podem ser condenados a até 40 anos de prisão cada.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira um projeto que suspende por 90 dias a inclusão de pessoas em serviços de proteção ao crédito, como o Serviço de Proteção ao Crédito e o Serasa. Como o texto já passou pelo Senado, seguirá para o presidente JAIR BOLSONARO sancionar, integral ou parcialmente, ou vetar. A proposta foi aprovada em razão da crise na economia provocada pela pandemia do novo coronavírus. De acordo com o projeto, o prazo de suspensão é retroativo e começa a contar a partir de 20 de março. A regra poderá ser prorrogada por decisão da Secretaria Nacional do Consumidor, subordinada ao Ministério da Justiça. Na justificativa do texto, o relator, deputado JULIAN LEMOS do PSL do Rio de Janeiro afirmou que, com a crise na economia, são necessárias medidas que "evitem ainda maiores danos aos trabalhadores e empresários".

A adesão ao programa que permite a redução de salários e da jornada de trabalho ou a suspensão do contrato trabalhista já superou 10 milhões de empregos. Segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, até as nove horas da noite desta terça-feira, havia 10 milhões 110 mil 306 adesões. O Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, criado por meio de Medida Provisória para evitar demissões durante a pandemia, já foi aprovado pela Câmara, com modificações, e deverá ser votado nesta quarta-feira pelo Senado. De acordo com a secretaria, enquanto a tramitação prosseguir, "as regras para concessão do benefício permanecem vigentes conforme originalmente definidas". O programa permite a suspensão de contatos por 60 dias, garantindo o pagamento de um benefício do governo ao trabalhador.

A inflação oficial renovou o recorde de abril e atingiu o menor patamar em 22 anos no mês de maio, de acordo com o IPCA, divulgado nesta quarta-feira pelo IBGE. O indicador teve deflação de zero vírgula 38 por cento. Em agosto de 1998, o índice atingiu o patamar de zero vírgula 51 por cento. A queda nos preços dos itens de Transportes foi o principal impacto negativo de maio em comparação à inflação de abril, puxado fortemente pelos combustíveis mais baratos. O IPCA considera o consumo de famílias com rendimentos entre um e 40 salários mínimos em dez regiões metropolitanas do Brasil, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís, Aracaju e de Brasília.

A empresa catarinense Intelbras, que firmou parceria com o governo de Santa Catarina para comprar 100 respiradores, cancelou a aquisição dos equipamentos vindos da China por dificuldades de importação. A informação foi divulgada em nota da empresa nesta terça-feira. O governo informou que foi comunicado oficialmente que os respiradores não serão entregues. A aquisição foi em março, mas o Estado não teve gastos, pois pagaria sete milhões pelos respiradores quando estes chegassem em Santa Catarina, o que não ocorreu. Já a Intelbras havia pago para receber os equipamentos e informou que está verificando o possível ressarcimento. A Intebras disse que não conseguiu autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para importar os aparelhos e que também não teve retorno da empresa que tem registro exclusivo de importação.

Durante participação numa videoconferência promovida pelo Centro de Estudos da Administração Pública, o governador de Santa Catarina CARLOS MOISÉS falou sobre o evento com aglomeração ocorrido no último fim de semana em um hotel de Gaspar, no Vale do Itajaí, no qual ele foi visto sem máscara, em plena pandemia do novo coronavírus. A Polícia Civil abriu um inquérito e o Ministério Público, um procedimento para investigar o caso.

Ele disse que foi um momento de deslize e que as pessoas não pegaram o filme todo, pegaram só a fotografia. MOISÉS disse que a imagem não foi das melhores e que é importante se retratar com a população de Santa Catarina. O governador disse que a cena foi infeliz. MOISÉS afirmou ainda que a imagem dele sem máscara conversando com outras pessoas "não reflete nem o compromisso que o governo de Santa Catarina e o governador têm" no enfrentamento da crise, "e nem o comportamento pessoal" dele.

A acareação entre os ex-secretários de estado DOUGLAS BORBA, da Casal Civil, e HELTON ZEFERINO, da Saúde, e a servidora pública estadual MARCIA PAULI na Comissão Parlamentar de Inquérito durou seis horas e meia e terminou por volta da meia-noite desta quarta-feira. A sessão começou às as cinco e meia da tarde de ontem na Assembleia Legislativa que investiga a compra de 200 respiradores por 33 milhões, pagos antecipadamente e com dispensa de licitação, feita pelo governo de Santa Catarina. A autorização da compra com a empresa Veigamed foi um dos principais pontos questionados pelos deputados.

PAULI afirmou que não era autorizada a fazer compras acima dos cinco milhões. ZEFERINO disse não ter ordenado o pagamento antecipado e afirmou que a servidora assinou as notas sem ter recebido os equipamentos. O ex-secretário da Saúde falou ainda que outros pagamento com valor inferior a cinco milhões já haviam sido feitos com a assinatura de PAULI sem licitação. O ex-secretário da Casa Civil, DOUGLAS BORBA disse que apenas repassou nome de LEANDRO BARROS, que respondia em nome da Veigamed, para a servidora MARCIA PAULI. BORBA alegou que não tinha contatos com BARROSe nem com FÁBIO GUASTI, representante da empresa.

Apae trabalha com equipe do SUS. Segundo a diretora da Escola Especial de São Lourenço do Oeste JUCELEI SERPA, a equipe pedagógica, conforme determinado em decreto deve fazer o trabalho remoto. Todo planejamento é feito em casa e encaminhado para a instituição, que via grupos de WhatsApp envia para cada turma de alunos. As atividades são feitas semanalmente e antes de serem enviadas aos estudantes passam por uma supervisão da coordenadoria pedagógica e direção.

Equipe do SUS da Apae faz visitas aos alunos que precisam de atendimento. A diretora explica que essa demanda precisa ser atendida, pois tem alunos que diariamente necessitam de acompanhamento. Ainda nesse momento de pandemia do coronavírus, esses profissionais aproveitam o tempo para fazer avaliação prognosticas, pois a fila é grande.

Postos de saúde de Campo Erê não atendem quinta e sexta-feira. Quem informa é ELIZANDRA DA SILVA - secretária da pasta. Ela salienta que o atendimento irá funcionar normalmente até às 18 horas e trinta minutos de hoje, retornando na segunda-feira. Quem necessitar atendimento emergencial no fim de semana pode procurar o hospital Santo Antônio. Salienta que todas as urgências e emergências atendidas no hospital é através do convênio com a prefeitura.

Situação da Covid-19 é estável em Campo Erê. A secretária de saúde informa que no momento o município tem 45 casos descartados e cinco em análise, aguardando o resultado do exame. ELIZANDRA frisa que o atual quadro controlado do vírus no município é mérito da população. Ela agradece ás pessoas por estarem se prevenindo e tomando os cuidados necessários para tentar manter o município longe do vírus.

São Lourenço do Oeste está com um caso ativo de Covid-19. A prefeitura de São Lourenço do Oeste divulgou, ontem, que desde o dia dois de junho não foram liberados novos resultados de exames de Covid-19 pelo Laboratório Central (Lacen) de Santa Catarina. Por esse motivo não há alteração no número de casos confirmados e descartados. O único caso ativo no município é uma confirmação de laboratório privado. A mulher, de 21 anos, não está hospitalizada e segue sendo monitorada pela Secretaria de Saúde. Os outros nove casos são de pessoas recuperadas. Para dúvidas sobre o Covid-19, a população lourenciana pode ligar no (49) 3344-8449.

Renascença tem primeiro caso de Covid-19 confirmado. Ontem, foi confirmado o primeiro caso de Covid-19 no município. Trata-se de uma mulher de 22 anos, com sintomas gripais leves que não apresentam necessidade de hospitalização. A mulher reside no município e trabalha em outra cidade. Toda a família está em isolamento social e está sendo monitorada pela Secretaria de Saúde. Ainda segundo a saúde pública de Renascença o número de suspeitos também teve aumento significativo, saindo de zero para oito.

Marmeleiro confirma dois casos de coronavírus. O prefeito JAIMIR GOMES diz que não recebe a informação com surpresa e explica porque: a cidade é um corredor que liga várias direções, por isso é chamada passarela do Sudoeste. Por causa disso, afirma que a Administração Municipal já vinha se preparando com medidas de prevenção para retardar o máximo possível o aparecimento do vírus. É muito grande o fluxo de veículos e pessoas que corta a cidade.

JAIMIR reforça as recomendações de alerta que a população precisa ter. Higienizar sempre as mãos é uma delas e sair de casa menos possível. Pessoas que tem mais de 60 anos de idade devem redobrar os cuidados. O prefeito de Marmeleiro salienta que casos suspeitos estão sendo acompanhados pela saúde pública. Reconhece que o decreto em vigor tem bastante flexibilização, mas também impõe responsabilidades. GOMES pede apoio ao comércio da sua cidade para que todos os empresários ajudem a cuidar.

Um milhão de reais. Esse é o cálculo do prefeito JAIMIR GOMES, dos prejuízos em Marmeleiro nos meses de abril e maio, em queda de arrecadação de ICMS. Por isso, acrescenta ele, a Administração Municipal está tomando todos os cuidados que pode para aplicar bem a verba daqui pra frente. A prefeitura recebeu do Governo Federal 230 mil reais e mais 30 mil do Governo do Estado. O montante serve para amenizar um pouco a queda na arrecadação do município.

Campanha de recolhimento de lixo eletrônico acontece nessa semana. Quem lembra é NELSON TRESOLDI – presidente do Conselho do Meio Ambiente. Segundo ele, a coleta vai ser feita através de parceria com uma empresa de Chapecó. Nesse ano a recolha que já acontece há vários anos está agendada para sexta-feira. Solicita que todos que tiverem materiais, que levem até a praça do fórum, onde a empresa estará recolhendo das oito da manhã até as 17 horas.

A coleta será somente um dia. TRESOLDI explica que a empresa que recolhe e destina o material, só tem essa data para a coleta, e o município não tem um local adequado para armazenar os materiais. Quem tiver equipamentos maiores como secadora ou geladeira e não tiver como transportar até o ponto de coleta, pode ir até a sala do empreendedor do município para solicitar que busquem em sua residência. Comenta ainda que será entregue um muda de flor às pessoas que participarem da campanha.

Cooperativa de produção altera rotina e se utiliza de ferramentas digitais para atender demandas do campo. Quem explica é MAGDA NEGRÓN – engenheira agrônoma e gerente técnica da Caslo de São Lourenço do Oeste. Segundo ela, apesar de não ter parado e as atividades serem consideradas essenciais, o cooperativismo de produção é mais um dos setores que foi impactado pelo coronavírus. Diante disso, salienta MAGDA, para enfrentar o momento, a rotina e a forma de relacionamento com o empresário rural mudou.

Na Cooperativa Agropecuária São Lourenço, além das medidas padrões e orientações dos órgãos de saúde, a tecnologia e os meios digitais passou a estar mais presente no dia a dia. Conforme MAGDA, esse novo cenário impactou diretamente na relação com dois públicos: os fornecedores e os associados. Ela frisa que não existe agronegócio sem eles. Depois da saúde, o foco é evitar o desabastecimento e que os produtores sejam prejudicados. Como a Caslo, tem uma forte atuação no agronegócio, não pode parar. Os processos produtivos são regulares e rápidos.

Primeiro passo é repensar e reorganizar as situações de visitas em campo e de fornecedores. No campo, explica MAGDA, a equipe técnica prioriza as orientações dos órgãos de saúde, como uso de máscara e álcool em gel. Porém, nas situações em que o profissional precisa estar no local, para o atendimento, há um diálogo para que, a visita seja feia com a supervisão a distância do empresário rural. Na sequência, com o auxílio de aplicativos e ferramentas digitais, a equipe técnica repassa todas as informações e orientações. Na parte agrícola o técnico desloca diretamente nas lavouras, observa o desenvolvimento e as demandas e só depois, por telefone ou aplicativo, dialoga com o associado.

Ferramentas digitais para atender demandas do campo é um método mais frio, mas é a forma mais eficiente e segura. A gerente técnica da Caslo frisa que o momento exige confiança dos dois lados. Na parte das vendas, a gerente explica que a cooperativa disponibilizou os canais digitais existentes e implementou outros para facilitar o relacionamento e atendimento das demandas no campo. A cooperativa tem a consciência de que as necessidades precisam ser atendidas, porém, também entende que é possível fazer de uma forma que o associado não seja exposto.

Diversos pontos de alagamento são registrados em São Lourenço do Oeste. A chuva começou a cair na madrugada de ontem. Por conta da grande quantidade de água, foram registrados diversos pontos de alagamento por toda a cidade e também interior. Na maioria dos casos, os bueiros não deram conta de tanta água, o que provocou os alagamentos. As forças de segurança pedem cuidado redobrado aos motoristas, pois há também muita água nas rodovias. Na SC-157, em Novo Horizonte, a Polícia Militar Rodoviária conta que fez controle de trânsito devido à queda de barreira. O trânsito ficou em meia pista. Já na SC-305, no distrito de Presidente Juscelino, o Corpo de Bombeiros realizou a limpeza em um trecho da pista. Conforme previsão da EpagriCiram, chove mais hoje, mas com menos intensidade.

Monza, placas de Campo Erê se envolve em acidente com três pessoas feridas. A batida aconteceu ontem na PR-566, trecho que liga Itapejara D’ Oeste a Coronel Vivida. Na colisão se envolveram o Monza, dirigido por um jovem de 17 anos que seguia sentido Coronel Vivida, e uma Montana, com placas de Chopinzinho ocupada por duas pessoas que seguia no sentido contrário. Os feridos foram levados a Unidade de Saúde. Não foi possível identificar as causas do acidente, chovia no momento da colisão. O Samu prestou atendimento as vítimas.

Motorista morre em capotamento na BR-282. Um grave acidente mobilizou equipes da PRF, Polícia Civil e IML na manhã de hoje por voltas das 9 horas e 30 minutos, nas proximidades do Rio das Antas, trecho entre São Miguel do Oeste em Maravilha. No local ocorreu uma saída de pista seguida de capotamento envolvendo um Peugeot 206, placas de Tunápolis. O carro tinha apenas um ocupante que morreu no local e ainda não foi identificado. As equipes não sabem precisar quando ocorreu o acidente, já que o veículo foi localizado já numa ribanceira, entre várias pedras e árvores. Também não se sabe a dinâmica da ocorrência que será investigada.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.