ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco segunda-feira 10 06 19

-SITE DIVULGA TRECHOS DE MENSAGENS ENTRE PROCURADORES DA LAVA JATO E SÉRGIO MORO

-SC ABRIU MAIS DE 164 MIL EMPRESAS NOS ÚLTIMOS 14 MESES

-FAISMO DEVE RECEBER 20 MIL REAIS DE PATROCÍNIO DA ASSEMBLEIA

-VEREADOR LAMENTA ARQUIVAMENTO DE PROJETO QUE ACABA COM ABSTENÇÃO NAS VOTAÇÕES

-PDT DEVE BUSCAR ALIANÇAS PARA DISPUTAR ELEIÇÃO EM 2020

-PM APREENDE 540 QUILOS DE MACONHA EM FUNDO FALSO DE CAMINHÃO

-MOTORISTA MORRE EM SAÍDA DE PISTA E COLISÃO EM ÁRVORE NA SC 161

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 85 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35 centavos para a compra e quatro reais e 75 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e nove centavos e meio para venda.

O ministro de Relações Exteriores da Alemanha, HEIKO MAAS, irá se encontrar com o presidente do Irã, HASSAN ROUHANI, em Teerã nesta segunda-feira. O encontro é parte de um esforço concentrado da Europa para preservar o acordo nuclear do Irã com potências globais e reduzir crescentes tensões entre iranianos e Estados Unidos. Alemanha, França e Grã-Bretanha sustentam que o pacto nuclear continua a ser a melhor maneira de limitar o enriquecimento de urânio pelo Irã, um caminho potencial para o desenvolvimento de armas nucleares.

O presidente do México, ANDRÉS MANUEL LÓPEZ OBRADOR, comemorou neste sábado o acordo migratório com TRUMP que evitou a imposição de tarifas dos Estados Unidos aos produtos mexicanos, mas avisou que "compromissos se cumprem". OBRADOR participou do "Ato de unidade em defesa da dignidade do México e em favor da amizade com o povo dos Estados Unidos" realizado na cidade fronteiriça de Tijuana. Além de membros do governo, quase todos os 32 governadores do país e representantes do Congresso estavam presentes no evento.

O ministério de Relações Exteriores da Colômbia anunciou neste domingo que o tráfego de pessoas que entravam no países por caminhos irregulares e perigosos, chamados de trilhas, diminuiu desde que o presidente venezuelano NICOLÁS MADURO reabriu a fronteira entre os dois países. O anúncio de MADURO, feito no sábado, permitiu reabrir a passagem de pessoas por pontes localizadas entre a área metropolitana de Cúcuta e o estado de Táchira. Segundo o Departamento de Migração colombiano 37 mil pessoas deixaram o país desde que as fronteiras foram reabertas, enquanto que 30 mil entraram na Colômbia.

O relator da reforma da Previdência, deputado SAMUEL MOREIRA, passou o sábado em reunião com consultores da Câmara e secretários da Previdência no Ministério da Economia. Eles fizeram simulações sobre o impacto financeiro de ajustes que o relator vai propor em relação ao texto original da reforma, encaminhado pelo governo para mudar as regras de aposentadoria. O relator não falou com jornalistas neste sábado, afirmou apenas que o trabalho "avançou bem" durante o dia. Ele pode entregar o relatório na comissão especial da câmaranesta terça-feira.

O site "Intercept" divulgou na noite deste domingo trechos de mensagens atribuídas a procuradores da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba e ao então juiz SÉRGIO MORO, atual ministro da Justiça, extraídas do aplicativo Telegram. Os alvos dessas conversas denunciaram recentemente que tiveram seus celulares hackeados ilegalmente, o que é crime. O "Intercept", no entanto, disse que obteve os diálogos antes dessa invasão. O site diz que procuradores, entre eles DELTAN DALLAGNOL, trocaram mensagens com Moro sobre alguns assuntos investigados. Segundo o "Intercept", MORO orientou ações e cobrou novas operações dos procuradores. Em uma das conversas, o site diz que DALLAGNOL que pede a MORO para decidir rapidamente sobre um pedido de prisão e juiz questiona se de fato essa é uma boa ideia.

A força-tarefa da Lava Jato divulgou uma nota ontem à noite declarando que seus integrantes foram vítimas de ação criminosa de um hacker. E que esse hacker praticou os mais graves ataques à atividade do Ministério Público, à vida privada e à segurança de seus integrantes. A força-tarefa afirma que os dados eventualmente obtidos refletem uma atividade desenvolvida com pleno respeito à legalidade e de forma técnica e imparcial. Segundo a nota, na medida em que expõe rotinas e detalhes da vida pessoal, a ação ilegal do hacker cria enormes riscos à intimidade e à segurança dos integrantes da força-tarefa, de seus familiares e amigos. A nota afirma que “muitas conversas, sem o devido contexto, podem dar margem para interpretações equivocadas”.

O deputado federal de Santa Catarina, RODRIGO COELHO do PSB está defendendo um pente-fino nas altas aposentadorias do Executivo, Legislativo, Judiciário e das Forças Armadas. Para o parlamentar, hoje é muito mais fácil caçar o benefício de quem recebe pelo INSS do que daqueles que ganham mais de 25 mil de reais. O deputado, que também é advogado previdenciário, 17 emendas à MP contra fraudes no INSS. A medida provisória foi aprovada na semana passada pela câmara dos deputados e teve a sua vigência garantida.

Uma possível mudança na organização dos municípios catarinenses é tema de uma série de audiências públicas promovidas pela Assembleia Legislativa. Prefeitos de 40 localidades do Oeste do Estado se reuniram com a Comissão de Assuntos Municipais, da Alesc, no município de Capinzal para discutir a proposta. Outras duas audiências já ocorreram na Serra e no Vale do Itajaí. A discussão teve início a partir de um estudo realizado pelo Tribunal de Contas do Estado sobre 105 municípios catarinenses com menos de 5 mil habitantes. A falta de sustentabilidade financeira dessas prefeituras teria motivado o debate sobre possíveis fusões e incorporações de municípios pequenos por localidades maiores. Uma nova audiência pública está marcada para esta sexta-feira, no município de Cunha Porã, também no Oeste.

Desde o final de fevereiro do ano passado até abril deste ano, Santa Catarina registrou a abertura de 164 mil e 35 novas empresas formais. Os dados são da Junta Comercial do Estado. No período, também foram criados 88 mil 547 novos postos de trabalho. O presidente da Jucesc, JULIANO CHIODELLI, avalia que a abertura de empresas reflete a confiança dos empreendedores em investir no Estado. Neste ano, em média, estão sendo abertas 11 mil empresas por mês. Ele disse que somente somente nos cinco primeiros meses do ano foram abertas 58 mil empresas no Estado, número 24 vírgula oit por cento superior a todo o ano de 2014.

Pelo menos sete municípios do Extremo Oeste voltaram a registrar um apagão no final da tarde deste sábado. A interrupção no fornecimento de energia elétrica durou cerca de duas horas e atingiu a subestação da Celesc da Linha São Domingos em São José do Cedro, afetando os municípios de São José do Cedro, Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul, Guaraciaba, Palma Sola, Princesa, a Anchieta. Pelas redes sociais, inúmeros consumidores demonstraram descontentamento e prejuízos em alguns estabelecimentos comerciais. Segundo o gerente regional da Celesc, JOSÉ WOLKWEIS, o apagão foi provocado pelo rompimento de um cabo da linha de São Miguel do Oeste á São José do Cedro. O local onde aconteceu o problema é de difícil acesso e as equipes trabalharam entre a noite de sábado e a metade da manhã de domingo. Nesse período, a energia para os consumidores foi garantida por linhas alternativas.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Barra Bonita, CLAUDEMIR LUIZ DASSI esteve na sede na Peperi na manhã de sexta-feira e fez um apelo aos agricultores do município. Conforme DASSI, é de extrema importância que os agricultores colaborem com a secretaria para que os serviços sejam realizados da melhor maneira possível. Ele comentou que o excesso de chuvas atrapalhou de forma significativa o cronograma de atividades e por isso a população do interior deve ter paciência e compreender a situação. DASSI explicou que muitos vão até a secretaria e solicitam serviços, porém, como o solo está encharcado, a máquina não consegue ir até o local e prestar um bom serviço.

Para que uma máquina de grande porte realize serviços nas propriedades rurais é necessário no mínimo dois dias de tempo bom. O comentário é do secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Barra Bonita, CLAUDEMIR LUIZ DASSI. Ele destacou que esse é o tempo necessário para que o solo fique completamente seco e o trabalho seja executado. O secretário comentou que outro cuidado que os agricultores devem ter é com relação a limpeza e conservação dos locais onde as máquinas vão realizar o serviço. Ele disse que, em alguns casos, o espaço é formado por troncos, raízes e pedras e isso é inaceitável nos dias atuais. Esse tipo de situação atrapalha bastante o trabalho das máquinas da prefeitura.

Em uma lavoura de péssimas condições as chances de danificar uma máquina de grande porte são altas. O comentário é do secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Barra Bonita, CLAUDEMIR LUIZ DASSI. Ele disse que casos dessa natureza já aconteceram no município e trouxeram prejuízos elevados para a municipalidade. DASSI destacou que os agricultores precisam ser parceiros, caso contrário os problemas não serão resolvidos. O secretário revelou ainda que a partir de agora a secretaria só vai prestar serviços que estiverem agendados. Ele disse que os agricultores devem ficar atentos e se programar com antecedência, pois nenhum serviço de última hora e que não estiver agendado será executado no município.

A Assembleia Legislativa vai destinar 20 mil reais para a Festa da Fruta de Mondaí. A confirmação do repasse foi feita pelo presidente da Alesc, deputado JULIO GARCIA ao prefeito Mondaí, VALDIR RUBERT. O recurso foi viabilizado através da cota parlamentar do deputado ALTAIR SILVA. A Assembleia Legislativa terá um estande na feira que será realizada de 20 a 23 de junho, na área de lazer em Mondaí. A Faismo de São Miguel do Oeste também solicitou recursos para a Alesc. Segundo o coordenador geral da CCO, EDENILSON ZANARDI, os deputados confirmaram informalmente que haverá a liberação de 20 mil reais para a feira.

O projeto de resolução que impede a abstenção nas votações em plenário na câmara de vereadores foi arquivado na última semana. A matéria, de autoria do vereador CASSIO DA SILVA, foi protocolada em 2017, mas somente agora teve os pareceres emitidos pelas comissões da casa. O projeto propõe que o vereador deverá declarar-se impedido ou suspeito em sua atividade parlamentar quando a matéria contenha interesse pessoal do vereador ou de seu cônjuge ou parente. O texto ainda prevê que será nula a votação em que haja votado o vereador impedido ou suspeito. A proposta estabelece que o vereador presente no plenário não poderá deixar de votar, ou seja, fica “terminantemente vedado” o voto por abstenção. As comissões emitiram parecer contrário à legalidade da proposta e o projeto foi arquivado pela mesa diretora.

O projeto que impede a abstenção nas votações da câmara teve pareceres contrários das comissões de Justiça e Redação, de Finanças e Orçamento e de Educação e Cultura. As três comissões entenderam que a proposta é inconstitucional e por isso o projeto não chegou a ser votado em plenário. Apenas os pareceres foram analisados. Também foi lido um parecer jurídico dos advogados da Câmara, justificando que a proposta tem vício de origem, ou seja, não poderia ser apresentada individualmente pelo vereador. Esse tipo de proposta só pode ser protocolada por uma comissão, por um terço dos membros da Câmara ou pela Mesa Diretora. O tema pode voltar a ser discutido, desde que seja apresentado por uma dessas três formas.

A intenção do projeto arquivado na última semana é acabar com o voto de abstenção na Câmara de Vereadores. A afirmação é do vereador CASSIO DA SILVA. Ele disse que quando a população escolhe um vereador é para que ele declare seu voto e deixe claro quais são suas posições. CASSIO comentou que a ideia do projeto é acabar com a prática que muitos políticos tem de ficar “em cima do muro”.

O Peperi Rádio Repórter deste sábado retomou a série de entrevistas com os representantes de partidos políticos no município. Depois do Partido Progressista e do Partido dos Trabalhadores, a edição deste final de semana recebeu a presença do vice-presidente do PDT, MOACIR TOMAZEL. Ele lembrou que o PDT elegeu a nova executiva há cerca de um mês e que o principal objetivo do novo presidente, IRTON LAMB, é conduzir a sigla para a eleição de 2020. De acordo com TOMAZEL, o PDT já fez várias reuniões e discussões a respeito desse assunto e que essa pauta deve ser intensificada a partir de agora. O vice-presidente da sigla destacou que o partido quer assumir um lugar de protagonismo no pleito do que ano que vem.

O PDT vai manter para 2020 o mesmo projeto desenvolvido na eleição de 2016. A afirmação é do vice-presidente do partido, MOACIR TOMAZEL. Na última eleição, o a sigla disputou o comando da prefeitura com chapa pura. Na época, os candidatos do partido foram os empresários CARLINHOS GERARDT e IRTON LAMB. TOMAZEL explicou que o partido tentou apresentar uma proposta de política diferenciada em 2016, mas agora o quadro é outro e o partido está mais maduro. Ele citou que o PDT deve, em um primeiro momento, buscar contatos com outros partidos. TOMAZEL afirmou que a sigla tem nomes para disputar a eleição à prefeito, mas a ideia é tentar uma coligação com outras siglas.

O PDT pode conversar com todos os partidos do município visando a composição de uma aliança para 2020. A declaração é do vice-presidente da sigla, MOACIR TOMAZEL. Ele disse que não existe nenhuma vedação ou preferência à qualquer partido. Durante o Peperi Rádio Repórter de sábado, TOMAZEL destacou que a candidatura própria em 2016 fortaleceu o PDT e o credenciou a disputar novamente o comando da prefeitura em 2020.

O vice-presidente do PDT, MOACIR TOMAZEL também se manifestou neste sábado no Peperi Rádio Repórter sobre o caso ODEMAR MARQUES. O vereador do partido foi denunciado em uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa. Segundo o Ministério Público, ODEMAR empregou o assessor parlamentar em atividades particulares na casa dele. TOMAZEL afirmou que o PDT está administrando a situação com muita tranquilidade. Ele disse que o partido acredita no trabalho da justiça e que se o vereador fez algo de errado, deve pagar por isso. TOMAZEL ressaltou que o PDT confia na absolvição de MARQUES. Ele também afirmou que o caso não deve ter efeitos políticos negativos para o PDT, já que a nomeação e emprego dos assessores são questões pessoais do vereador que não passam pelo partido.

O Corpo de Bombeiros atendeu um princípio de incêndio no Salão Paroquial da Igreja Matriz na madrugada deste domingo. A corporação foi acionada por volta das três horas da madrugada. De acordo com os bombeiros, o fogo iniciou em uma sala onde havia um forno a lenha e madeiras. Havia muita fumaça no local e os bombeiros controlaram as chamas com extintores e água. Não há informações sobre as causas do incêndio.

Um homem foi detido pela polícia depois de colocar fogo na casa onde mora na comunidade de Vista Alta, interior de São Miguel do Oeste. De acordo com o Corpo de Bombeiros, houve uma briga entre o casal e, de acordo com a mulher, o marido chegou em casa embriagado e resolveu colocar fogo na residência. Além do casal, duas crianças e um bebê de colo moram no local. O homem teria derramado gasolina ao redor da residência e ateou fogo. A mulher e as crianças conseguiram conter as chamas antes que a situação ficasse mais grave. Eles correram para a casa de uma vizinha e chamara os bombeiros e a polícia. A mulher fez um boletim de ocorrência e o homem foi detido e levado para a delegacia de polícia.

Duas pessoas ficaram feridas em um capotamento de veículo na noite de sábado na SC 283. O acidente aconteceu por volta das dez horas da noite na Linha Maria Goretti, interior de Palmitos. De acordo com a Polícia Rodoviária, um Gol saiu da pista e capotou. Os dois ocupantes do carro ficaram feridos e foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros. Eles receberam os primeiros socorros no local e foram encaminhados para atendimento médico no Hospital.

Um acidente de trânsito na SC 035 deixou duas pessoas feridas neste domingo na SC 305. O fato aconteceu por volta das seis horas da manhã em Campo Erê, proximidades da Casan na saída para Palma Sola. Foi uma saída de pista seguida de capotamento de uma Fiat Strada, placas de Salgado Filho. Os bombeiros atenderam dois rapazes, um de 21 e outro de 18 anos. Os dois tiveram ferimentos leves e foram levados para o Hospital Santo Antônio de Campo Erê.

A Polícia Militar de Maravilha apreendeu 540 quilos de maconha neste domingo no centro da cidade. A droga estava escondida no fundo falso de um caminhão com placas de Francisco Beltrão. O veículo foi abordado por volta das sete e meia da noite de ontem nas proximidades da Praça dos Motoristas. O condutor do caminhão, um homem de 26 anos, natural de Maravilha, informou que receberia 20 mil reais para levar a droga do Paraguai até São Paulo. Ele foi preso em flagrante e encaminhado, junto com o caminhão e a droga, para a Polícia Federal de Dionísio Cerqueira.

Uma mulher sofreu ferimentos leves em um acidente de trânsito na manhã deste domingo na BR 282. A colisão envolveu um Fusion e um Logan, ambos de São Miguel do Oeste, por volta das dez e meia da manhã nas proximidades da Linha Aparecida. Uma mulher de 30 anos que estava no Logan teve lesões leves e foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros. Ela foi levada para o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. Os ocupantes do Fusion saíram ilesos. O trânsito ficou parcialmente interrompido na rodovia por cerca de meia hora.

Um homem morreu em um acidente de trânsito na noite deste domingo na SC-161 em Romelândia. JACKSON SOARES LEAL, de 38 anos, conduzia uma Fiat Strada de Cordilheira Alta que saiu de pista e se chocou com uma árvore. O acidente aconteceu por volta das sete horas da noite. Equipes do Corpo de Bombeiros de Anchieta e Maravilha, além do SAMU, foram até o local do acidente. Os socorristas realizaram o desencarceramento do motorista que já estava sem os sinais vitais. A área foi isolada pela Polícia Militar Rodoviária para trabalhos técnicos da Polícia Civil e do Instituto Geral de Perícias afim de apurar a causa do acidente.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.