ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 10-06-2019 Segunda-Feira

-SITE DIVULGA TRECHOS DE MENSAGENS ENTRE PROCURADORES DA LAVA JATO E SÉRGIO MORO

-SC ABRIU MAIS DE 164 MIL EMPRESAS NOS ÚLTIMOS 14 MESES

-SÃO JOÃO DO OESTE ASSINA NOVO TAC COM O MINISTÉRIO PÚBLICO SOBRE SANEAMENTO BÁSICO

-COMISSÃO ORGANIZA TRIGÉSIMA QUINTA EDIÇÃO DO CAFÉ COLONIAL DE IPORÃ DO OESTE

-POLÍCIA CIVIL ALERTA SOBRE CRIMES NA VENDA OU COMPRA DE PRODUTOS FURTADOS

-SANTA HELENA CADASTRA REBANHO LEITEIRO PARA O CONTROLE DO PROGRAMA DE INSEMINAÇÃO

-HOMEM TENTA ATEAR FOGO NA PRÓPRIA CASA E ACABA DETIDO

-FERIDO EM ACIDENTE, HOMEM MORRE AO DAR ENTRADA NO HOSPITAL

-PILOTO MORRE EM SAÍDA DE PISTA E CHOQUE EM ÁRVORE NA SC 161


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 85 centavos para a compra e quatro reais e 10centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35centavos para a compra e quatro reais e 75 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e nove centavos e meio para venda.


O ministro de Relações Exteriores da Alemanha, HEIKO MAAS, irá se encontrar com o presidente do Irã, HASSAN ROUHANI, em Teerã nesta segunda-feira. O encontro é parte de um esforço concentrado da Europa para preservar o acordo nuclear do Irã com potências globais e reduzir crescentes tensões entre iranianos e Estados Unidos. Alemanha, França e Grã-Bretanha sustentam que o pacto nuclear continua a ser a melhor maneira de limitar o enriquecimento de urânio pelo Irã, um caminho potencial para o desenvolvimento de armas nucleares.


O presidente do México, ANDRÉS MANUEL LÓPEZ OBRADOR, comemorou neste sábado o acordo migratório com TRUMP que evitou a imposição de tarifas dos Estados Unidos aos produtos mexicanos, mas avisou que "compromissos se cumprem". OBRADOR participou do "Ato de unidade em defesa da dignidade do México e em favor da amizade com o povo dos Estados Unidos" realizado na cidade fronteiriça de Tijuana. Além de membros do governo, quase todos os 32 governadores do país e representantes do Congresso estavam presentes no evento.


O ministério de Relações Exteriores da Colômbia anunciou neste domingo que o tráfego de pessoas que entravam no países por caminhos irregulares e perigosos, chamados de trilhas, diminuiu desde que o presidente venezuelano NICOLÁS MADURO reabriu a fronteira entre os dois países. O anúncio de MADURO, feito no sábado, permitiu reabrir a passagem de pessoas por pontes localizadas entre a área metropolitana de Cúcuta e o estado de Táchira. Segundo o Departamento de Migração colombiano 37 mil pessoas deixaram o país desde que as fronteiras foram reabertas, enquanto que 30 mil entraram na Colômbia.



O relator da reforma da Previdência, deputado SAMUEL MOREIRA, passou o sábado em reunião com consultores da Câmara e secretários da Previdência no Ministério da Economia. Eles fizeram simulações sobre o impacto financeiro de ajustes que o relator vai propor em relação ao texto original da reforma, encaminhado pelo governo para mudar as regras de aposentadoria. O relator não falou com jornalistas neste sábado, afirmou apenas que o trabalho "avançou bem" durante o dia. Ele pode entregar o relatório na comissão especial da câmaranesta terça-feira.


O site "Intercept" divulgou na noite deste domingo trechos de mensagens atribuídas a procuradores da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba e ao então juiz SÉRGIO MORO, atual ministro da Justiça, extraídas do aplicativo Telegram. Os alvos dessas conversas denunciaram recentemente que tiveram seus celulares hackeados ilegalmente, o que é crime. O "Intercept", no entanto, disse que obteve os diálogos antes dessa invasão. O site diz que procuradores, entre eles DELTAN DALLAGNOL, trocaram mensagens com Moro sobre alguns assuntos investigados. Segundo o "Intercept", MORO orientou ações e cobrou novas operações dos procuradores. Em uma das conversas, o site diz que DALLAGNOL que pede a MORO para decidir rapidamente sobre um pedido de prisão e juiz questiona se de fato essa é uma boa ideia.


A força-tarefa da Lava Jato divulgou uma nota ontem à noite declarando que seus integrantes foram vítimas de ação criminosa de um hacker. E que esse hacker praticou os mais graves ataques à atividade do Ministério Público, à vida privada e à segurança de seus integrantes. A força-tarefa afirma que os dados eventualmente obtidos refletem uma atividade desenvolvida com pleno respeito à legalidade e de forma técnica e imparcial. Segundo a nota, na medida em que expõe rotinas e detalhes da vida pessoal, a ação ilegal do hacker cria enormes riscos à intimidade e à segurança dos integrantes da força-tarefa, de seus familiares e amigos. A nota afirma que “muitas conversas, sem o devido contexto, podem dar margem para interpretações equivocadas”.


O deputado federal de Santa Catarina, RODRIGO COELHO do PSB está defendendo um pente-fino nas altas aposentadorias do Executivo, Legislativo, Judiciário e das Forças Armadas. Para o parlamentar, hoje é muito mais fácil caçar o benefício de quem recebe pelo INSS do que daqueles que ganham mais de 25 mil de reais. O deputado, que também é advogado previdenciário, 17 emendas à MP contra fraudes no INSS. A medida provisória foi aprovada na semana passada pela câmara dos deputados e teve a sua vigência garantida.


Uma possível mudança na organização dos municípios catarinenses é tema de uma série de audiências públicas promovidas pela Assembleia Legislativa. Prefeitos de 40 localidades do Oeste do Estado se reuniram com a Comissão de Assuntos Municipais, da Alesc, no município de Capinzal para discutir a proposta. Outras duas audiências já ocorreram na Serra e no Vale do Itajaí. A discussão teve início a partir de um estudo realizado pelo Tribunal de Contas do Estado sobre 105 municípios catarinenses com menos de 5 mil habitantes. A falta de sustentabilidade financeira dessas prefeituras teria motivado o debate sobre possíveis fusões e incorporações de municípios pequenos por localidades maiores. Uma nova audiência pública está marcada para esta sexta-feira, no município de Cunha Porã, também no Oeste.


Desde o final de fevereiro do ano passado até abril deste ano, Santa Catarina registrou a abertura de 164 mil e 35 novas empresas formais. Os dados são da Junta Comercial do Estado. No período, também foram criados 88 mil 547 novos postos de trabalho. O presidente da Jucesc, JULIANO CHIODELLI, avalia que a abertura de empresas reflete a confiança dos empreendedores em investir no Estado. Neste ano, em média, estão sendo abertas 11 mil empresas por mês. Ele disse que somente nos cinco primeiros meses do ano foram abertas 58 mil empresas no Estado, número 24 vírgula oito por cento superior a todo o ano de 2014.


-SÃO JOÃO DO OESTE ASSINA NOVO TAC COM O MINISTÉRIO PÚBLICO SOBRE SANEAMENTO BÁSICO

-COMISSÃO ORGANIZA TRIGÉSIMA QUINTA EDIÇÃO DO CAFÉ COLONIAL DE IPORÃ DO OESTE

-POLÍCIA CIVIL ALERTA SOBRE CRIMES NA VENDA OU COMPRA DE PRODUTOS FURTADOS

-SANTA HELENA CADASTRA REBANHO LEITEIRO PARA O CONTROLE DO PROGRAMA DE INSEMINAÇÃO


A proposta de instalação de uma escola cívico-militar em São Miguel do Oeste foi construída para atender uma demanda crescente da população. A afirmação é do comandante do décimo segundo batalhão do Corpo de Bombeiros, JORGE CAMEU. Ele explica que o objetivo não é substituir o modelo atual da educação, mas permitir que as famílias tenham essa opção de ensino para seus filhos. CAMEU diz que a parte pedagógica ficará com a secretaria de educação, mas que algumas matérias como educação moral e cívica, podem ser incluídas na grade curricular. Bombeiros aposentados devem ser chamados para trabalhar nas escolas e militares atuarão como monitores para cuidar de aspectos disciplinares nas escolas. CAMEU comenta que seria necessário empregar três ou quatro bombeiros por unidade para viabilizar o projeto.


As pessoas precisam entender o que realmente está em jogo com a instalação de uma escola cívico-militar e como isso vai funcionar. O alerta é da coordenadora regional do Sinte, SANDRA ZAWASKI. Ela explica que o sindicato defende uma escola pública, democrática, de qualidade e com acesso para todos. A professora diz que as escolas cívico-militares vão trabalhar com reserva de vagas para filhos de militares e que a comunidade terá acesso a uma pequena parte das vagas. A segunda preocupação é com relação ao custeio dessa nova escola. SANDRA comenta que a unidade cívico-militar vai receber parte do orçamento geral da educação municipal. A professora cita que esse valor aplicado na nova unidade pode fazer falta para as outras escolas do município. Além disso, é preciso explicar exatamente como se dará a definição dos professores que vão atuar nessa escola.


Promotor explica detalhes da ação civil pública que pede a instalação de uma UTI neonatal no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. De acordo com ALEXANDRE VOLPATTO, o MP ajuizou a ação em razão da falta de vagas nas duas UTIs que são referência para o extremo-oeste. O promotor afirma que as unidades neonatais de Xanxere e Chapecó estão constantemente lotadas. Somente neste ano, o MP ingressou com cinco ações judiciais para garantir o atendimento de recém nascidos na região que não conseguiram vagas nessas duas UTIs neonatais. No processo, o Ministério Público pede que a justiça determine, liminarmente, que o estado de Santa Catarina implante em seis meses, no mínimo, 10 leitos de unidade de terapia intensiva neonatal no hospital Regional. Além disso, o promotor pediu que seja fixada multa de no mínimo dez mil reais por dia de descumprimento de sentença final.


A necessidade de uma UTI neonatal é muito grande no Extremo Oeste. A declaração é do promotor de justiça, ALEXANDRE VOLPATTO. De acordo com ele, a região tem um déficit de 26 leitos de UTI neonatal. VOLPATTO citoa um estudo da sociedade brasileira de pediatria que apontou que o quadro ideal seria de quatro leitos para cada mil nascimentos com vida. Somente em 2016, a região do oeste teve quase 11 mil nascimentos e apenas 18 leitos instalados. A relação recomendada seria de 44 vagas de UTI neonatal. Além disso, entre 2016 e 2018, 14 bebes recém nascidos tiveram que ir a unidade especial de Xanxerê. VOLPATTO cita que existe muito risco de morte na região e a necessidade de uma UTI neonatal é expressiva. Ele avalia que a situação que envolve a estrutura de atendimento de recém nascidos em risco de morte é de abandono por parte do estado de Santa Catarina. O promotor explica ainda que a lei estabelece que crianças devem ter prioridade na aplicação dos recursos públicos.


Problemas no fornecimento de energia voltam a atingir região. Pelo menos sete municípios do Extremo Oeste voltaram a registrar um apagão por volta das 18 horas de sábado, por aproximadamente duas horas. A energia foi restabelecida por volta das 20 horas. Neste domingo, houve nova queda de luz por alguns minutos. O problema registrado na subestação da Celesc da Linha São Domingos em São José do Cedro deixou o município sem sinal de energia assim como Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul, Guaraciaba, Palma Sola, Princesa, a Anchieta. Em São José do Cedro foram registrados transtornos com eventos programados, a exemplo da festa junina da Escola Básica São José e da crisma de 70 jovens que receberam o sacramento na matriz. A celebração estava prevista para as 19 horas, mas precisou ser atrasada. Pelas redes sociais consumidores demonstraram o descontentamento e prejuízos em estabelecimentos comerciais. Há cerca de 10 dias já havia sido registrado um apagão.


São João do Oeste estende campanha do agasalho para todo o ano. A ampliação da campanha foi possível devido a mudança do CRAS para o novo espaço, no andar térreo onde funcionava a antiga feira livre municipal, em frente a secretaria de transportes e obras. De acordo com a coordenadora do Centro de Referencia de Assistência Social, CRISTIANE DOS REIS, o novo espaço pertence ao município, o que reduz despesas com aluguel. A coordenadora ressalta que o espaço é mais amplo para o atendimento as famílias, a realização das oficinas e demais atividades. CRISTIANE cita que a mudança para um local maior também possibilita que a campanha do agasalho seja realizada durante todo o ano no CRAS. As famílias podem doar roupas, calçados, roupas de cama e utensílios domésticos durante todo o ano, no horário de expediente. Da mesma forma, quem necessitar receber as doações também pode fazer a retirada em qualquer época do ano.


Projeto horta comunitária promove inclusão social para mulheres de Itajubá. Todas as quintas-feiras, mulheres do distrito de Itajubá se reúnem para trabalhar na horta comunitária. O espaço foi criado pela secretaria de assistência social. Em visita no local, o prefeito SADI BONAMIGO avalia que o projeto traz bons resultados ao grupo, pois é possível produzir o próprio alimento, além de proporcionar amizade e compartilhamento de experiências. Na horta comunitária são cultivados saladas verdes, cenoura, beterraba, feijão, cebola de cabeça, batata doce, temperos como salsinha e cebolinha. Depois que está pronta para ser colhida, a produção é dividida em partes iguais entre as participantes. As mulheres são responsáveis pelo preparo do solo, cultivo e colheita. O trabalho é acompanhado por profissionais da agricultura e Epagri. O mesmo projeto também irá iniciar em Campinas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.


Prefeitura de Santa Helena arrecada mais de 270 mil com leilão virtual para venda de bens inservíveis. Os lances para o leilão virtual e presencial encerraram na quinta-feira. O secretário de administração GENÉSIO FLACH, destaca que o valor arrecadado superou as expectativas. A previsão inicial era de 116 mil reais, mas encerrou com 278 mil e 600 reais. A venda foi de máquinas, implementos e sucatas que não tinham mais utilidade para o município. GENÉSIO FLACH lembra que somente para três itens não houve lance, sendo um carretão de madeira, um veículo e pneus usados, que devem ser ofertados futuramente em novo leitão. O secretário explica que parte do valor arrecadado será investido no abastecimento de água e na compra de uma nova giratória, para a qual é necessária a contrapartida do município.


Iporã do Oeste recebe novo ônibus do programa Caminhos da Escola. Segundo a secretária de educação, ELIZIANE FRANTZ, o ônibus entregue na quinta-feira vem com um dispositivo de poltrona móvel, e integra a frota de veículos do transporte escolar. O ônibus foi uma indicação do deputado CELSO MALDANER, no valor de pouco mais de 271 mil reais. A secretária lembra que todos os ônibus do programa Caminhos da Escola vêm adaptados para atender as necessidades de alunos com dificuldades de locomoção. Ela enfatiza que o transporte escolar atende os alunos da educação básica pública, que contempla a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. A secretaria cita que atualmente são várias linhas de ônibus que fazem o transporte escolar do município, mas a demanda é por mais linhas para atender o número de alunos da rede municipal.


São João do Oeste assina novo TAC com o Ministério Público sobre saneamento básico. A prefeitura busca maneiras de atender exigência para coleta e tratamento de esgoto sanitário na cidade. Na semana passada o prefeito em exercício, GENÉSIO ANTON, esteve no fórum da comarca para estabelecer novas ações. Em 2012 o município assinou um Termo de Ajuste de Conduta que previa sistema coletivo. De acordo com ANTON, foi decidido implantar o sistema individual em áreas consolidadas para evitar obras com vários transtornos no centro da cidade. Os proprietários devem providenciar dentro dos padrões exigidos, fossas, filtros sistema de infiltração no solo ou destino a rede pluvial. A partir de 2008 este sistema já passou a ser exigido em reformas, ampliações e novas edificações. Atualmente mais de 50 por cento das edificações já estão adequadas seguindo a legislação.


São João do Oeste vai criar programa para ajustes necessários no saneamento básico. GENÉSIO ANTON anuncia que a partir de março do próximo ano, a prefeitura vai implantar um programa de auxílio para elaboração de projetos e execução de fossas e filtros. Meta é atingir 100 por cento dos estabelecimentos até fim de 2020 com sistema de coleta e tratamento de esgoto individual cumprindo todas as exigências. Segundo ANTON, é preciso ter cuidado para evitar contaminação dos cursos dos riachos que cruzam a cidade dando destino correto ao esgoto sanitário. O prefeito em exercício lembra que os novos loteamentos já seguem todas as exigências ambientais com rede coletora e estação de tratamento de esgoto. ANTON defende ações rígidas para garantir que o meio ambiente não seja afetado garantindo também a qualidade da água.


Polícia Civil alerta sobre crimes na venda ou compra de produtos furtados. De acordo com o delegado da comarca de Descanso, CLEVERSON MULLER, os furtos, principalmente de celulares, é um crime registrado em todo Brasil, por ser um objeto bastante desejado e cada vez mais comum a todas as pessoas. O delegado cita que os furtos acontecem de todas as formas, em residências, veículos, eventos públicos e até por apropriação, quando a pessoa encontra o celular, mas não toma as providências necessárias para devolver o aparelho ao proprietário. MULLER comenta que além de procurar órgãos competentes, como polícia civil ou militar, há outras formas de encontrar o proprietário do objeto, como a divulgação nas redes sociais ou no rádio, o que é registrado com freqüência na região. Quem encontra objeto de valor e não busca saber quem é o proprietário, pode responder pelo crime de apropriação de coisa achada.


Da mesma forma, quem receber ou comprar um objeto de furto, que não tenha origem lítica, itens obrigatórios como bateria, a caixa onde fica armazenado ou a própria nota fiscal, também responde por receptação. O delegado da comarca de Descanso, CLEVERSON MULLER ressalta que o crime de receptação tem pena de até um ano de detenção, além do responsável responder por processo criminal. Ele orienta que conferir a procedência do objeto deve ser uma preocupação da pessoa que irá adquirir o aparelho. O delegado cita um caso atendido na comarca em que cinco pessoas foram indiciadas por receptação, porque todas tiveram envolvimento na compra do celular. Além de objetos sem nota fiscal, MULLER orienta que outro motivo para desconfiar da procedência do aparelho é se ele for vendido a um preço muito baixo. Nesse caso, a orientação é acionar a polícia mais próxima.


Comissão organiza trigésima quinta edição do café colonial de Iporã do Oeste. O evento tradicional do município será realizado no dia 13 de julho. Conforme a integrante da comissão organizadora, ITAMARA BAGATINI, o café colonial é o evento mais antigo de Iporã do Oeste, e este ano, terá como tema “voltando às origens”. Ela cita que o objetivo é resgatar o evento quando no seu início há mais de 30 anos, um grupo de mães se reunia e produzia ou arrecadava produtos para venda. O recurso arrecadado era usado na manutenção da creche Casulo São José, uma escola particular, mas filantrópica. ITAMARA cita que a organização inicial do café era do Clube de Mães Novo Amanhã, do antigo CEI São José, o que agora é de responsabilidade da associação de artesanato, em parceria este ano com o clube de patinação Asas da Liberdade e o grupo de danças alemãs Immer Lustig.


Em média 100 pessoas trabalham na organização. O trabalho já inicia muito antes do evento com a organização, definição e elaboração dos pratos. A venda das fichas inicia nesta semana, com vários pontos de venda em Iporã do Oeste, e também em Itapiranga no centro universitário da Uceff, em Tunápolis na padaria Gostinho Bom e Real Informática e em Mondaí na Casa do Pão, e ainda, com os integrantes das entidades promotoras. Este ano o valor do café colonial foi definido em cinco reais para crianças de três a seis anos, 15 reais para crianças de sete a 12 anos, 25 reais o valor antecipado para adultos, e 30 reais na hora. ITAMARA BAGATINI enfatiza que o valor está abaixo ao praticado no ano passado. Ela cita uma grande variedade de doces, salgados, bebidas quentes e frias, uma média de 80 pratos serão elaborados, com novidades em relação ao café colonial do ano anterior.


Agricultores de Santa Helena devem apresentar cadastro do rebanho leiteiro para controle do programa de inseminação artificial. De acordo com o veterinário, ANDRE JAUREGUY, os produtores devem entregar na secretaria de agricultura o cadastro dos animais registrado na Cidasc, que é um documento oficial que comprova a propriedade do gado. Ele explica que o cadastro contempla a relação dos brincos, idade e sexo dos animais, e essas informações são incluídas no cadastro da secretaria para o controle do programa de inseminação artificial. O veterinário comenta que esse controle permite identificar os animais inseminados, a data em que a inseminação foi feita, qual o touro e a raça utilizada. Com o passar dos meses, através dos relatórios mensais de inseminação, o veterinário consegue identificar os animais que repetem cios e identificar o porque do problema reprodutivo na propriedade. Até o momento 25% dos cadastros foram entregues.


A entrega do cadastro dos animais leiteiros para o controle da secretaria de agricultura foi especificada em lei municipal. O veterinário cita que esta mesma lei, alterada no final do ano passado, incluiu o fornecimento pelo município de cinco doses de gado de corte por produtor para a inseminação. O serviço pode ser feito tanto pelos profissionais do município, ou pelo próprio produtor que for capacitado. ANDRE JAUREGUY lembra que o controle contempla tanto a inseminação com sêmen fornecido pelo município, como aquele que o produtor adquire de empresa particular. O controle não contempla aquelas propriedades que possuem touros próprios para a inseminação. O veterinário avalia que essa forma de inseminação é um retrocesso para o melhoramento genético, porque o mesmo touro não vai garantir o melhoramento de animais com características diferentes. O trabalho de melhoramento também contempla as visitas do veterinário nas propriedades.


-HOMEM TENTA ATEAR FOGO NA PRÓPRIA CASA E ACABA DETIDO

-FERIDO EM ACIDENTE, HOMEM MORRE AO DAR ENTRADA NO HOSPITAL

-PILOTO MORRE EM SAÍDA DE PISTA E CHOQUE EM ÁRVORE NA SC 161


Polícia Militar de Iporã do Oeste apreende moto de trilha e jerico que trafegavam pela cidade. Os veículos foram apreendidos por não terem registro e não apresentarem condições de segurança para o tráfego. A moto foi apreendida pela Polícia Militar por volta das sete horas e 15 minutos da manhã de hoje. Durante patrulhamento preventivo na avenida Gustavo Fetter, a guarnição visualizou uma motocicleta sem placas. Na abordagem a PM constatou que a moto não possuía registro no órgão de trânsito, e nem os itens obrigatórios para este tipo de veículo. Além disso, o piloto não era habilitado para a condução de veículo automotor. A guarnição removeu a motocicleta ao pátio conveniado.


O proprietário da moto apreendida relatou a PM que comprou a moto em leilão, e que usava o veículo para ir ao trabalho. Para esse tipo de moto, usada em trilhas, não é permitido o tráfego na via. Ainda na semana passada, a guarnição removeu um "jerico", que transitava no centro da cidade, e também não possuía registro e condições de trafegar com segurança sobre a via. Além disso, o condutor não era habilitado, e se negou a prestar informações sobre a própria identidade, sendo encaminhado a delegacia para identificação criminal.


Bêbado importuna em padaria para que abrisse antes do horário e é preso por perturbação do sossego. A PM de Dionísio Cerqueira foi acionada para atender a ocorrência em um estabelecimento comercial e, no local, constatou o homem tentando abrir uma porta de vidro. Imediatamente, a guarnição deu a ordem para que ele parasse com a ação, sendo que este se negou. Ele forçou a porta de entrada e bateu na porta de vidro com um celular exigindo que a mulher abrisse a porta. O homem estava bêbado, bastante alterado e gritando. Aos policiais disse que não iria sair do local, que "poderiam chamar o exército, marinha e aeronáutica", que ninguém tiraria ele dali. Ele desobedeceu as ordens e estava muito alterado, sendo necessário o uso do spray de pimenta para contê-lo, e, para que cessasse com a perturbação. Já que se negava a cooperar e se negou a assinar o termo circunstanciado, ele foi preso e conduzido à Delegacia de São José do Cedro.


Mulher embriagada é presa após queda de moto em Guarujá do Sul. A ocorrência de embriaguez ao volante foi atendida pela PM por volta das 20 horas de sábado na Avenida João Pessoa, no centro da cidade. A PM foi acionada por populares, informando que uma motociclista havia se envolvido em acidente de trânsito. No local a guarnição encontrou a mulher, de 21 anos, que pilotava a Biz. Ela não apresentava lesões aparentes, porém, apresentava sinais de embriaguez. Foi ofertado o bafômetro que apontou a ingestão de bebida alcoólica. A piloto da moto foi presa em flagrante e conduzida até a central de flagrantes da Polícia Civil de São José do Cedro. A motocicleta foi deixada aos cuidados de uma pessoa habilitada.


Motorista é preso com mais de 400 quilos de maconha em Maravilha. Um homem de 26 anos foi preso no início da noite deste domingo. Ele é natural de Maravilha e estava com a droga na Avenida, em frente à Praça Fioravante Trevisan. A maconha estava armazenada no fundo falso de um caminhão baú, placas de Francisco Beltrão. A maconha foi recolhida e levada para a Polícia Federal em Chapecó. De acordo com a Polícia Militar, a guarnição chegou até a droga após uma denúncia anônima. O motorista estava no local fazendo um lanche antes de seguir viagem. Ele disse para a polícia que a droga foi carregada no Paraguai e seria levada para distribuição em São Paulo e que receberia 20 mil reais pelo transporte.


Colisão frontal deixa motorista ferida na BR 282 em SMOeste. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o acidente ocorreu pouco depois das 10 horas na comunidade de Linha Aparecida. A vítima uma mulher de 30 anos, conduzia um Logan de São Miguel do Oeste que bateu de frente com um Fusion, também emplacado no município. Na ocorrência também se envolveu uma carreta de Dionísio Cerqueira. Conforme a PRF, com a colisão o Fusion saiu de pista e desceu em uma ribanceira. O motorista do carro não se feriu. O condutor da carreta também saiu ileso. A mulher teve suspeita de lesão no pescoço, recebeu os primeiros socorros e foi encaminhada ao Hospital Regional.


Capotamento deixa dois feridos na SC 283. Os bombeiros foram chamados por volta das 22 horas de sábado, para atender uma saída de pista seguida de capotamento de veículo registrada na SC 283, na Linha Maria Goretti, interior de Palmitos. O acidente envolveu um Gol de Palmitos branco ocupado por duas pessoas. O motorista, de 32 anos, estava parcialmente fora do veículo, apresentando escoriações e se queixando de dores. Já a caroneira foi encontrada fora do automóvel, apresentando laceração no crânio. Após os primeiros socorros no local o casal foi imobilizado e levado ao hospital.


Homem tenta atear fogo em casa e acaba detido pela PM. A ocorrência foi registrada no final da tarde deste sábado, na comunidade de Vista Alta, interior de SMOeste. No local um homem de 46 anos tentou colocar fogo na própria casa, onde residem a esposa de 40 anos, duas crianças e um bebê de colo. Ele derramou gasolina ao redor da residência e ateou fogo, mas a mulher e as crianças conseguiram conter as chamas e correram para a casa de uma vizinha. O homem estava bastante nervoso, fazendo ameaças e apresentava sinais de embriaguez. A PM e Bombeiros conversaram com a mulher que decidiu registrar um Boletim de Ocorrência contra o homem pelo crime da Maria da Penha, pois esta não foi a primeira vez que ele teve surtos. Os envolvidos foram conduzidos a delegacia para os demais encaminhamentos.


Homem ferido morre ao dar entrada no Hospital de Pinhalzinho. Por volta das quatro horas e 30 minutos deste domingo, a Policia Militar de Pinhalzinho foi informada por populares sobre um homem desacordado no interior de um veiculo, na Rua Adolfo Werlang, Bairro Jardim Maria Terezinha. A PM foi até o local, encontrou o carro e localizou o homem, que aparentava ter ferimentos na cabeça. Também foi constatado sangue no interior do automóvel e nos arredores. A vitima foi socorrida e conduzida ao Hospital de Pinhalzinho por familiares que já estavam no local. A vitima, um homem de 56 anos, não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo. O Instituto Geral de Perícias foi acionado e a ocorrência encaminhada a Policia Civil para investigação.


Piloto morre em saída de pista e choque em árvore na SC 161 em Romelândia. JACKSON SOARES LEAL, de 38 anos, conduzia a Strada de Cordilheira Alta que saiu de pista e se chocou com uma árvore. O acidente ocorreu pouco antes das 19 horas deste domingo. Equipes do Corpo de Bombeiros de Anchieta e Maravilha, além do SAMU, deslocaram ao local. Os socorristas realizaram o desencarceramento do motorista que já estava sem os sinais vitais. A área foi isolada pela Polícia Militar Rodoviária para trabalhos técnicos da Polícia Civil e do Instituto Geral de Perícias. O corpo foi encaminhado ao IML de São Miguel do Oeste para necropsia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.