ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 10/06/2019

-SITE DIVULGA TRECHOS DE MENSAGENS ENTRE PROCURADORES E SÉRGIO MORO
-SC ABRIU MAIS DE 164 MIL EMPRESAS NOS ÚLTIMOS 14 MESES
-PLANO DE GESTÃO DOS DIRETORES ESCOLARES PASSA POR AVALIAÇÃO
-CRIANÇAS COM PROBLEMAS DE COMUNICAÇÃO RECEBEM ATENDIMENTO ESPECIALIZADO
-POSTOS DE SAÚDE E HOSPITAIS ACUMULAM PREJUÍZOS COM AUSÊNCIA DE PACIENTES
-PROBLEMAS COM FORNECIMENTO DE ENERGIA VOLTA ATINGIR A REGIÃO
-ESTABELECIMENTOS RECEBEM FISCALIZAÇÃO DAS NORMAS SANITÁRIAS
-PREFEITURA ARRECADA 300 MIL COM LEILÃO E REINVESTE VALORES COM NOVAS AQUISIÇÕES
-MOTORISTA É PRESO COM 540 QUILOS DE MACONHA ESCONDIDOS EM CAMINHÃO
-HOMEM MORRE AO COLIDIR PICAPE EM ÁRVORES NA SC-161

O tempo está ensolarado. A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 85 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35 centavos para a compra e quatro reais e 75 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e nove centavos e meio para venda.

O ministro de Relações Exteriores da Alemanha, HEIKO MAAS, irá se encontrar com o presidente do Irã, HASSAN ROUHANI, em Teerã nesta segunda-feira. O encontro é parte de um esforço concentrado da Europa para preservar o acordo nuclear do Irã com potências globais e reduzir crescentes tensões entre iranianos e Estados Unidos. Alemanha, França e Grã-Bretanha sustentam que o pacto nuclear continua a ser a melhor maneira de limitar o enriquecimento de urânio pelo Irã, um caminho potencial para o desenvolvimento de armas nucleares.

O presidente do México, ANDRÉS MANUEL LÓPEZ OBRADOR, comemorou neste sábado o acordo migratório com TRUMP que evitou a imposição de tarifas dos Estados Unidos aos produtos mexicanos, mas avisou que "compromissos se cumprem". OBRADOR participou do "Ato de unidade em defesa da dignidade do México e em favor da amizade com o povo dos Estados Unidos" realizado na cidade fronteiriça de Tijuana. Além de membros do governo, quase todos os 32 governadores do país e representantes do Congresso estavam presentes no evento.

O ministério de Relações Exteriores da Colômbia anunciou neste domingo que o tráfego de pessoas que entravam no país por caminhos irregulares e perigosos, chamados de trilhas, diminuiu desde que o presidente venezuelano NICOLÁS MADURO reabriu a fronteira entre os dois países. O anúncio de MADURO, feito no sábado, permitiu reabrir a passagem de pessoas por pontes localizadas entre a área metropolitana de Cúcuta e o estado de Táchira. Segundo o Departamento de Migração colombiano 37 mil pessoas deixaram o país desde que as fronteiras foram reabertas, enquanto que 30 mil entraram na Colômbia.

O relator da reforma da Previdência, deputado SAMUEL MOREIRA, passou o sábado em reunião com consultores da Câmara e secretários da Previdência no Ministério da Economia. Eles fizeram simulações sobre o impacto financeiro de ajustes que o relator vai propor em relação ao texto original da reforma, encaminhado pelo governo para mudar as regras de aposentadoria. O relator não falou com jornalistas neste sábado, afirmou apenas que o trabalho "avançou bem" durante o dia. Ele pode entregar o relatório na comissão especial da câmara nesta terça-feira.

O site "Intercept" divulgou na noite deste domingo trechos de mensagens atribuídas a procuradores da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba e ao então juiz SÉRGIO MORO, atual ministro da Justiça, extraídas do aplicativo Telegram. Os alvos dessas conversas denunciaram recentemente que tiveram seus celulares hackeados ilegalmente, o que é crime. O "Intercept", no entanto, disse que obteve os diálogos antes dessa invasão. O site diz que procuradores, entre eles DELTAN DALLAGNOL, trocaram mensagens com MORO sobre assuntos investigados. Segundo o "Intercept", MORO orientou ações e cobrou novas operações dos procuradores. Em uma das conversas, o site diz que DALLAGNOL que pede a MORO para decidir rapidamente sobre um pedido de prisão e o juiz questiona se de fato essa é uma boa ideia.

A força-tarefa da Lava Jato divulgou uma nota ontem à noite declarando que seus integrantes foram vítimas de ação criminosa de um hacker. E que esse hacker praticou os mais graves ataques à atividade do Ministério Público, à vida privada e à segurança de seus integrantes. A força-tarefa afirma que os dados eventualmente obtidos refletem uma atividade desenvolvida com pleno respeito à legalidade e de forma técnica e imparcial. Segundo a nota, na medida em que expõe rotinas e detalhes da vida pessoal, a ação ilegal do hacker cria enormes riscos à intimidade e à segurança dos integrantes da força-tarefa, de seus familiares e amigos. A nota afirma que “muitas conversas, sem o devido contexto, podem dar margem para interpretações equivocadas”

O deputado federal de Santa Catarina, RODRIGO COELHO do PSB está defendendo um pente-fino nas altas aposentadorias do Executivo, Legislativo, Judiciário e das Forças Armadas. Para o parlamentar, hoje é muito mais fácil caçar o benefício de quem recebe pelo INSS do que daqueles que ganham mais de 25 mil de reais. O deputado, que também é advogado previdenciário, 17 emendas à MP contra fraudes no INSS. A medida provisória foi aprovada na semana passada pela câmara dos deputados e teve a sua vigência garantida.

Uma possível mudança na organização dos municípios catarinenses é tema de uma série de audiências públicas promovidas pela Assembleia Legislativa. Prefeitos de 40 localidades do Oeste do Estado se reuniram com a Comissão de Assuntos Municipais, da Alesc, no município de Capinzal para discutir a proposta. Outras duas audiências já ocorreram na Serra e no Vale do Itajaí. A discussão teve início a partir de um estudo realizado pelo Tribunal de Contas do Estado sobre 105 municípios catarinenses com menos de 5 mil habitantes. A falta de sustentabilidade financeira dessas prefeituras teria motivado o debate sobre possíveis fusões e incorporações de municípios pequenos por localidades maiores. Uma nova audiência pública está marcada para esta sexta-feira, no município de Cunha Porã, também no Oeste.

Desde o final de fevereiro do ano passado até abril deste ano, Santa Catarina registrou a abertura de 164 mil e 35 novas empresas formais. Os dados são da Junta Comercial do Estado. No período, também foram criados 88 mil 547 novos postos de trabalho. O presidente da Jucesc, JULIANO CHIODELLI, avalia que a abertura de empresas reflete a confiança dos empreendedores em investir no Estado. Neste ano, em média, estão sendo abertas 11 mil empresas por mês. Ele disse que somente nos cinco primeiros meses do ano foram abertas 58 mil empresas no Estado, número 24 vírgula oito por cento superior a todo o ano de 2014.

Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa proporciona formação continuada com recursos atrativos para professores. A supervisora de ensino do polo regional da educação SILVANE PRESTES DE OLIVEIRA lembra que o programa existe desde 2013 e já proporcionou formação continuada para professores que trabalham nas turmas de alfabetização, as escolas receberam caixas de jogos, livros de literatura infantil para todas as turmas desde a educação infantil e livros com teorias pedagógicas para os educadores. Ela percebe que o PNAIC tem proporcionado um processo de formação importante aos educadores e, por sua vez, resultados positivos na melhoria do conhecimento aos alunos. Nos últimos encontros foram organizadas várias atividades nas áreas de linguagem e matemática, construção do conhecimento e a inclusão.

Comunidade escolar fará avaliação do trabalho dos diretores. O plano de gestão apresentado pelos eleitos há quase dois anos deve ser analisado e aprovado pelos pais, alunos, professores e servidores das escolas estaduais neste mês de junho. O coordenador da unidade regional da educação em Dionísio Cerqueira, FLAVIO MAZIERO lembra que houve eleição entre professores interessados no cargo que apresentaram propostas durante a campanha em 2016. Neste período o conselho deliberativo se reúne para aprovar ou não a gestão feita pelos diretores. O grupo precisa analisar as metas e também as leis e diretrizes da educação. O coordenador comenta que serão analisadas falhas e sugestões para avanços. O questionário será respondido pela comunidade escolar, mas existe um acompanhamento da unidade. MAZIERO lembrou que neste ano novamente ocorre eleição para diretores. Os professores efetivos já poderão organizar seus projetos que devem ser protocolado em meados de setembro para o pleito que costuma ocorrer em outubro.

Crianças com problemas de fala e comunicação recebem atendimento especializado. A fonoaudióloga AMANDA BERGAMO trabalha na Apae Viviane de SJCedro na Martinho Burger, de Anchieta. Ela detalha que há vários casos, mas principalmente de crianças de um a seis anos com atraso na fala e na linguagem que causam prejuízos sociais. A profissional comenta que grande parte já possui diagnóstico e por isso existe o encaminhamento médico e das creches. Ela comenta que como as professores compararam os pares, ou seja, crianças da mesma idade, quando há alguma diferença os pais são alertados para iniciarem com terapias de estimulação precoce. AMANDA esclarece que há casos de atraso no desenvolvimento que são reversíveis após várias sessões e o acompanhamento correto. Já nas situações de síndromes e transtornos, o trabalho é visando reduzir as dificuldades, caracterizadas como comorbidades. A fonoaudióloga lembrou que existem exercícios que são feitos em casa que são fundamentáveis para os resultados.

Ausência de pacientes gera mais de 30 mil em reais prejuízos somente neste ano. As secretarias de saúde têm manifestado preocupação quanto a ausência de pacientes em consultas e exames agendados pelo município a pacientes que aguardam na fila de espera. No caso de Dionísio Cerqueira nos primeiros meses do ano 171 pessoas não compareceram para os atendimentos em ortopedia, oftalmologia, endoscopia, para tomografia, consulta de otorrino, urologista, cardiologista, para exames ressonância, mamografia, fonoaudiologia, ginecologia, neurologista e hematologista. O secretário da Saúde DIEGO LOPES percebe que além de prejuízos para quem está esperando, há valores gastos de forme desnecessária. Ele pede a população que quando não for possível comparecer ao local do exame que se avise com antecedência de 48h os profissionais da saúde para que haja um remanejamento ou cancelamento. De Janeiro até maio estas mais de 170 ausências acarretam em torno de 35 mil reais de prejuízo aos cofres públicos. De acordo com LOPES a secretária está procurando ajuda junto ao ministério público para resolver a situação.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso também sofre com a falta de comparecimento de pacientes nas consultas e exames oferecidos na unidade. A informação é do diretor de apoio do hospital, RODRIGO LOPES. De acordo com ele, as consultas são agendas pelos municípios via sistema de regulação. O índice de abstenção é de 10 a 12 por cento. O hospital oferece três mil e 300 consultas com especialistas e dois mil exames de imagem. LOPES disse que mais de 500 pacientes por mês não aparecem e isso gera um efeito cascata negativo, ou seja, o profissional fica parado sem atender e outros pacientes tem que ficar mais tempo na fila até receber o atendimento.

Problemas no fornecimento de energia voltam atingir a região. Pelo menos sete municípios do Extremo Oeste voltaram a registrar um apagão por volta das 18 horas e dez minutos de sábado, por aproximadamente duas horas, já que a energia foi reestabelecida por volta das 20h15. Neste domingo, houve nova queda de luz por alguns minutos. O problema registrado na subestação da Celesc da Linha São Domingos em São José do Cedro deixou o município sem sinal de energia assim como Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul e partes de Princesa, Guaraciaba, Palma Sola, a Anchieta. Em São José do Cedro foram registados transtornos com eventos programados, a exemplo da festa junina da Escola Básica São José e da crisma de 70 jovens que receberam o sacramento na matriz. A celebração estava prevista para as 19 horas, mas precisou ser atrasada. Pelas redes sociais inúmeros consumidores demonstraram descontentamento e prejuízos também em alguns estabelecimentos comerciais. O gerente regional da Celesc JOSÉ REINANDO VOLKWEIS esteve no Cedro Entrevista agora pouco e informou que novamente houve rompimento de um cabo, semelhante a ocorrência do dia 28 de maio.

Museu Histórico de Guaraciaba e Roteiro “Acolhida na Fronteira” são destaques na televisão. O município de Guaraciaba além de ter o museu Professor Edvino Carlos Hölscher, que reúne o maior acervo em zona rural da América Latina, contando com mais de 7,5 mil peças que descrevem a história da região, desde os tempos mais remotos, conta agora com a rota de visitas variadas. Conforme o diretor de turismo CLAITON NEUMANN, os turistas conhecem a praça Giuseppe Palú, uma padaria colonial, Morro do Salto no Rio das Flores em Linha Santa Antônio, Cachaçaria Sabor da Terra em Linha São Roque, o próprio museu na Linha Olímpio, além dos restaurantes Leo Sucos e o Chapão.O roteiro conta ainda com a visitação na BioConstrução em Linha Indiozinho, empresa Geração Livre, Gran Mestri e termina com o entardecer na Colônia na Linha Caravaggio. O roteiro conta ainda com apresentações culturais do grupo de canto italiano Madonna Di Caravaggio e também o Grupo Folclórico Lichtenschein.

Estabelecimentos comerciais no ramo de alimentos recebem fiscalização constante da vigilância sanitária. Conforme o fiscal em SJCedro, MARCOS BAGNARA, a atuação é abrangente também em outros segmentos, mas, devido a segurança alimentar, a fiscalização é praticamente diária em restaurantes, padarias, mercados e similares. O objetivo, segundo ele, é avaliar o condicionamento dos produtos, o prazo de validade, a limpeza e higiene do local. O fiscal detalha que as condições do ambiente são avaliadas de forma diferente naqueles que apenas vendem, dos que produzem os alimentos e tem critérios mais rígidos. Cita a exigência de carteira de saúde dos manipuladores, dedetização do ambiente e procedência da matéria prima. MARCOS afirma que é comum encontrar “produtos vencidos” em mercados. No primeiro momento existe uma orientação para os proprietários retirarem das gôndolas. Já a apreensão e descarte ocorre apenas em casos mais graves e de reincidência. Até o momento não houve necessidade de fazer auto de infração ou aplicação de multas.

Clínicas e salões de beleza também são alvo de fiscalizações da vigilância sanitária. O fiscal MARCOS BAGNARA explica que a equipe de SJCedro também percorre estes locais para vistorias. No caso dos salões é observada a higienização dos materiais usados como escovas, pentes e toalhas e também há uma atenção com os produtos, muitas vezes químicos, aplicados nas clientes. Lembra queSJCedro possui mais de 60 salões que são percorridos periodicamente. No caso das farmácias, ele esclarece que as prefeituras não contam com farmacêuticos nas equipes de inspeção e por isso não podem fazer o trabalho técnico. Por isso, existe um sistema digital de auto inspeção para o preenchimento de dados sobre estoque e condições do local. Até então havia vistoria dos fiscais da vigilância estadual.

As mudanças provocadas pelas instruções normativas do leite vão ter impactos na região. A projeção é do diretor industrial da Cooperoeste, VAGNER PALAVER. Ele disse que as novidades vão exigir investimentos dos produtores e das indústrias. As mudanças envolvem, principalmente, o controle de qualidade do leite. Entre as alterações, está a exigência de resfriadores a granel e a proibição do uso de resfriador de imersão. PALAVER comentou que as normativas atingem a propriedade, o transporte e a industrialização do produto. Toda a cadeia será afetada pelas novas armas. As novas exigências impostas pelas normativas 76 e 77 buscam melhorar a qualidade do leite, mas podem criar dificuldades para os pequenos produtores. VAGNER considera que algumas normas são rigorosas e podem gerar a exclusão de algumas famílias da atividade leiteira.

Cidasc orienta produtores de novilho precoce a cadastrarem rebanho para receber incentivo do governo do estado. De acordo com o médico veterinário, ALEXANDRE SCHWENGBER, o programa foi criado com o objetivo de incentivar produtores de bovinos e bubalinos, classificados como novilho precoce, a fazerem o cadastro dos animais. O veterinário explica que a partir da divulgação da Cidasc, no dia 17 de maio, todos os novos produtores que querem fazer o cadastro devem acessar o sistema Sigem, pelo qual é feito o controle de trânsito e do brinco dos animais. Com login e senha, o produtor insere os dados da propriedade, e a partir disso, será gerado um número que será utilizado sempre que for emitido GTA para abate. Produtores já cadastrados tem prazo até 30 de junho para atualização. O veterinário explica que com o número gerado, quando o animal chegar ao frigorífico, será feita uma classificação das carcaças, com relação ao peso e idade. Esse incentivo que o produtor recebe é um imposto que o frigorífico deixará de pagar. ALEXANDRE ressalta que a procura aumentou bastante em função do incentivo, que pode ser de 2,8 a 3.5% a mais sobre o valor que o produtor recebe pela carcaça.

Objetivo do governo com a criação do programa e do incentivo é melhorar a qualidade da carne além de incentivar maior produção no estado. O veterinário da Cidasc ALEXANDRE SCHWENGBER lembra que o frigorífico que fará o abate também precisa estar cadastrado no programa. Em todo o estado 11 frigoríficos estão cadastrados, dois deles em Iporã do Oeste e SMOeste. Ele esclarece ainda que novilho precoce é todo o macho com 240 quilos de carcaça ou mais, e fêmeas, com 210 quilos ou mais. Para ser considerado novilho precoce a idade do animal deve ser de até 30 meses. A idade é comprovada também se o animal possui até quatro dentes definitivos. Existe ainda a categoria super-precoce, que são machos com 210 quilos de carcaça ou mais, e fêmeas com 180 quilos ou mais. Nesse caso, a idade é de até 20 meses, e que possuam ao menos dois dentes definitivos.

Prefeitura SJCedro vende todos os bens durante leilão. De acordo com o Secretário da Administração ELANDIR ZANARDI, na ultima terça-feira, foi realizado um leilão virtual de vários bens de propriedade do município. 12 lotes estavam para serem arrematados dentre eles veículos, tratores, equipamentos, eletrônicos, dentre outros. ELANDIR destaca que nove estados participaram dos lances sendo eles Bahia, Rondônia, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O valor inicial dos lances era de 185 mil reais, mas a concorrência gerou um aumento de 60 por cento da estimativa. A arrecadação chegou a cerca de 300 mil reais. Ele destaca que a equipe ficou satisfeita com a venda, já que eram bens que não poderiam mais serem usados e há necessidade de reposição. O objetivo é reinvestir o montante na compra de veículos e de máquinas. O Vectra que era usada pelo prefeito durante as viagens era usado há dez anos e teve problemas elétricos. Quanto a retirada dos bens, o secretário explica que após os valores entrarem na conta do Poder Público, será feita a liberação da documentação e dos itens.

Parque industrial de Princesa poderá abrigar três novas empresas. Conforme o secretário da administração, CLAUDINEI MORSCH estão sendo feitas melhorias na área de indústria e comércio e foi possível realizar a escrituração de três novos lotes. Como há devolução de galpões pré-moldados de empresas que foram beneficiadas anteriormente, a administração lançará um edital para licitar os espaços. O secretário reconhece que o processo é demorado devido as liberações ambientais necessárias nestes loteamentos industriais que tem situações específicas por causa do grau de poluentes. NEI lembra que o ano que vem terá eleição e não podem ocorrer licitações nesta modalidade. O objetivo é que até dezembro os interessados possam estar se instalando. Neste ano já houve um edital ganho por uma indústria moveleira de um lote com cerca de 3 mil e 300 metros quadrados. A previsão é que essa empresa esteja instalada nos próximos dias gerando empregos.

Mulher embriagada é presa após queda de moto em Guarujá do Sul. A ocorrência de embriaguez ao volante foi atendida pela PM por volta das 20 horas de sábado na Avenida João Pessoa, no centro da cidade. A PM foi acionada por populares, informando que uma motociclista havia se envolvido em acidente de trânsito. No local a guarnição encontro e mulher de 21 anos que pilotava a motocicleta Biz. Ela não apresentava lesões aparentes, porém, apresentava sinais de embriaguez. Foi ofertado o bafômetro que apontou a ingestão de bebida alcoólica. Diante do resultado de 0,75mgl a condutora da moto foi presa em flagrante e conduzida até a central de flagrantes da Polícia Civil de São José do Cedro para os procedimentos cabíveis. A motocicleta foi deixada aos cuidados de uma pessoa habilitada.

Bêbado importuna em padaria para abrir às 6 horas e é preso por perturbação do sossego. Em Dionísio Cerqueira, um homem foi detido por perturbação do trabalho e sossego alheios e desobediência. A PM foi acionada para a ocorrência em um estabelecimento comercial e, no local, constatou o homem tentando abrir uma porta de vidro. Imediatamente, a guarnição deu a ordem para que o masculino parasse com a ação, sendo que este se negou. Ele forçou a porta de entrada e bateu na porta de vidro com um celular exigindo que mulher abrisse a porta. O homem estava bêbado, bastante alterado e gritando. Aos policiais disse que não iria sair do local, que "poderiam chamar o exército, marinha e aeronáutica", que ninguém tiraria ele dali. Ele desobedeceu as ordens e estava muito alterado, sendo necessário o uso do spray de pimenta para contê-lo, e, para que cessasse com a perturbação. Já que se negava a cooperar e se negou a assinar o termo circunstanciado, ele recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia de SJCedro.

Apenado furta moto em SMOeste é preso em Pinhalzinho. O crime ocorreu em frente à Boate Doce Vício no cruzamento das ruas Caçanjurê e Marechal Floriano. A vítima e o autor do crime, TIAGO DE MORAES TEODORO, de 20 anos, estavam bebendo juntos no estabelecimento. O acusado, inclusive, é apenado do regime aberto e monitorado com o uso de tornozeleira eletrônica. Durante a fuga, o jovem parou em um posto de combustíveis, às margens da Willy Barth, abasteceu cerca 20 reais e saiu do local sem pagar a conta. Guarnições da Polícia Militar foram mobilizadas e fizeram buscas pelo suspeito que teria sido avistado trafegando em direção ao trevo de entroncamento com a BR-282. Com o auxílio de câmeras de videomonitoramento, o rapaz foi flagrado deslocando em direção a Maravilha onde foram mobilizadas outras equipes policiais da região. Horas mais tarde, o suspeito foi detido em Pinhalzinho ao sofrer queda com a motocicleta. O homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia. Ao todo, já são 47 passagens policiais por crimes diversos. Ele está à disposição na Unidade Prisional de Maravilha.

Homem tenta atear fogo em casa e acaba detido pela PM. A ocorrência foi registrada no final da tarde deste sábado, na comunidade de Vista Alta, interior de São Miguel do Oeste. No local um homem de 46 anos tentou colocar fogo na própria casa, onde residem a esposa de 40 anos, duas crianças e um bebê de colo. Ele derramou gasolina ao redor da residência e ateou fogo, mas a mulher e as crianças conseguiram conter as chamas antes mesmo que a situação ficasse mais grave e correram para a casa de uma vizinha, afinal o homem estava bastante nervoso e fazendo ameaças. Imediatamente o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar foram acionados. Chegando no local o senhor apresentou bastante nervosismo e também apresentava sinais de embriaguez. A PM e Bombeiros conversaram com a mulher que decidiu registrar um Boletim de Ocorrência contra o homem pelo crime da Maria da Penha, pois esta não foi a primeira vez que ele teve surtos desse tipo e desta vez houve a representação. Depois de colher mais detalhes, os envolvidos foram conduzidos para a delegacia.

Motorista é preso com mais de meia tonelada de maconha em Maravilha. Um homem de 26 anos foi preso no início da noite deste domingo. Ele é natural de Maravilha e estava com a droga na Avenida, em frente à Praça Fioravante Trevisan. A maconha estava armazenada no fundo falso de um caminhão baú, placas de Francisco Beltrão. A carga da droga foi recolhida e levada para a Polícia Federal em Chapecó. De acordo com a Polícia Militar, a guarnição chegou até a droga após uma denúncia anônima. O motorista estava no local fazendo um lanche antes de seguir viagem. Ele disse para a polícia que a droga foi carregada no Paraguai e seria levada para distribuição em São Paulo e que receberia 20 mil reais pelo transporte. A pesagem contabilizou 540 quilos do entorpecente.

Colisão frontal deixa motorista ferida na BR-282 em SMOeste. Uma mulher ficou ferida em uma tripla colisão na manhã deste domingo no quilômetro 643 da rodovia. A vítima conduzia um Logan de São Miguel do Oeste que bateu de frente com um Fusion, também emplacado no município. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal o acidente ocorreu pouco depois das 10 horas na comunidade de Linha Aparecida. Na ocorrência também se envolveu uma carreta de Dionísio Cerqueira. Conforme a PRF, com a colisão o Fusion saiu de pista e desceu em uma ribanceira. O motorista do carro não se feriu. O condutor da carreta também saiu ileso. A polícia não informou a dinâmica do acidente. A mulher recebeu os primeiros socorros e foi encaminhada ao Hospital Regional para atendimento médico.

Homem é socorrido com ferimento grave na cabeça em Guarujá do Sul. A PM e bombeiros foram chamados por volta das 18 horas de ontem para atendimento de uma vítima de agressão na estrada feral da Linha Caravaggio. A guarnição foi acionada para se deslocar até uma casa onde estava a vítima VALDIR DA SILVA, apresentando um corte profundo e um hematoma na cabeça. Os bombeiros atenderam o homem no local com curativos e o levaram até o hospital. SILVA apresentava sintomas de embriaguez. Ao ser questionado sobre a agressão ele informou não lembrar o local o autor ou motivação. O caso foi repassado para o plantão da Polícia Civil.

Homem morre em saída de pista e choque em árvore na SC-161 em Romelândia. JACKSON SOARES LEAL, de 38 anos, conduzia uma Strada de Cordilheira Alta que saiu de pista e se chocou com uma árvore pouco antes das 19 horas de ontem. Equipes do Corpo de Bombeiros de Anchieta e Maravilha, além do SAMU, deslocaram ao local. Os socorristas realizaram o desencarceramento do motorista que já estava sem os sinais vitais. A área foi isolada pela Polícia Militar Rodoviária para trabalhos técnicos da Polícia Civil e do Instituto Geral de Perícias. O corpo foi encaminhado ao IML de São Miguel do Oeste para necropsia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.