ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 10/06/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 85 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35 centavos para a compra e quatro reais e 75 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e nove centavos e meio para venda.

O ministro de Relações Exteriores da Alemanha, HEIKO MAAS, irá se encontrar com o presidente do Irã, HASSAN ROUHANI, em Teerã nesta segunda-feira. O encontro é parte de um esforço concentrado da Europa para preservar o acordo nuclear do Irã com potências globais e reduzir crescentes tensões entre iranianos e Estados Unidos. Alemanha, França e Grã-Bretanha sustentam que o pacto nuclear continua a ser a melhor maneira de limitar o enriquecimento de urânio pelo Irã, um caminho potencial para o desenvolvimento de armas nucleares.

O presidente do México, ANDRÉS MANUEL LÓPEZ OBRADOR, comemorou neste sábado o acordo migratório com TRUMP que evitou a imposição de tarifas dos Estados Unidos aos produtos mexicanos, mas avisou que "compromissos se cumprem". OBRADOR participou do "Ato de unidade em defesa da dignidade do México e em favor da amizade com o povo dos Estados Unidos" realizado na cidade fronteiriça de Tijuana. Além de membros do governo, quase todos os 32 governadores do país e representantes do Congresso estavam presentes no evento.

O ministério de Relações Exteriores da Colômbia anunciou neste domingo que o tráfego de pessoas que entravam no países por caminhos irregulares e perigosos, chamados de trilhas, diminuiu desde que o presidente venezuelano NICOLÁS MADURO reabriu a fronteira entre os dois países. O anúncio de MADURO, feito no sábado, permitiu reabrir a passagem de pessoas por pontes localizadas entre a área metropolitana de Cúcuta e o estado de Táchira. Segundo o Departamento de Migração colombiano 37 mil pessoas deixaram o país desde que as fronteiras foram reabertas, enquanto que 30 mil entraram na Colômbia.

O relator da reforma da Previdência, deputado SAMUEL MOREIRA, passou o sábado em reunião com consultores da Câmara e secretários da Previdência no Ministério da Economia. Eles fizeram simulações sobre o impacto financeiro de ajustes que o relator vai propor em relação ao texto original da reforma, encaminhado pelo governo para mudar as regras de aposentadoria. O relator não falou com jornalistas neste sábado, afirmou apenas que o trabalho "avançou bem" durante o dia. Ele pode entregar o relatório na comissão especial da câmaranesta terça-feira.

O site "Intercept" divulgou na noite deste domingo trechos de mensagens atribuídas a procuradores da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba e ao então juiz SÉRGIO MORO, atual ministro da Justiça, extraídas do aplicativo Telegram. Os alvos dessas conversas denunciaram recentemente que tiveram seus celulares hackeados ilegalmente, o que é crime. O "Intercept", no entanto, disse que obteve os diálogos antes dessa invasão. O site diz que procuradores, entre eles DELTAN DALLAGNOL, trocaram mensagens com Moro sobre alguns assuntos investigados. Segundo o "Intercept", MORO orientou ações e cobrou novas operações dos procuradores. Em uma das conversas, o site diz que DALLAGNOL que pede a MORO para decidir rapidamente sobre um pedido de prisão e juiz questiona se de fato essa é uma boa ideia.

A força-tarefa da Lava Jato divulgou uma nota ontem à noite declarando que seus integrantes foram vítimas de ação criminosa de um hacker. E que esse hacker praticou os mais graves ataques à atividade do Ministério Público, à vida privada e à segurança de seus integrantes. A força-tarefa afirma que os dados eventualmente obtidos refletem uma atividade desenvolvida com pleno respeito à legalidade e de forma técnica e imparcial. Segundo a nota, na medida em que expõe rotinas e detalhes da vida pessoal, a ação ilegal do hacker cria enormes riscos à intimidade e à segurança dos integrantes da força-tarefa, de seus familiares e amigos. A nota afirma que “muitas conversas, sem o devido contexto, podem dar margem para interpretações equivocadas”.

O deputado federal de Santa Catarina, RODRIGO COELHO do PSB está defendendo um pente-fino nas altas aposentadorias do Executivo, Legislativo, Judiciário e das Forças Armadas. Para o parlamentar, hoje é muito mais fácil caçar o benefício de quem recebe pelo INSS do que daqueles que ganham mais de 25 mil de reais. O deputado, que também é advogado previdenciário, 17 emendas à MP contra fraudes no INSS. A medida provisória foi aprovada na semana passada pela câmara dos deputados e teve a sua vigência garantida.

Uma possível mudança na organização dos municípios catarinenses é tema de uma série de audiências públicas promovidas pela Assembleia Legislativa. Prefeitos de 40 localidades do Oeste do Estado se reuniram com a Comissão de Assuntos Municipais, da Alesc, no município de Capinzal para discutir a proposta. Outras duas audiências já ocorreram na Serra e no Vale do Itajaí. A discussão teve início a partir de um estudo realizado pelo Tribunal de Contas do Estado sobre 105 municípios catarinenses com menos de 5 mil habitantes. A falta de sustentabilidade financeira dessas prefeituras teria motivado o debate sobre possíveis fusões e incorporações de municípios pequenos por localidades maiores. Uma nova audiência pública está marcada para esta sexta-feira, no município de Cunha Porã, também no Oeste.

Desde o final de fevereiro do ano passado até abril deste ano, Santa Catarina registrou a abertura de 164 mil e 35 novas empresas formais. Os dados são da Junta Comercial do Estado. No período, também foram criados 88 mil 547 novos postos de trabalho. O presidente da Jucesc, JULIANO CHIODELLI, avalia que a abertura de empresas reflete a confiança dos empreendedores em investir no Estado. Neste ano, em média, estão sendo abertas 11 mil empresas por mês. Ele disse que somente somente nos cinco primeiros meses do ano foram abertas 58 mil empresas no Estado, número 24 vírgula oit por cento superior a todo o ano de 2014.

Paróquia Sagrado Coração de Jesus tem novo padre. A informação é de CILDO ROCHEMABCH. Ele conta que a partir dessa semana, a Paróquia passa a contar com mais um padre para ajudar nas atividades. O padre indiano MERRY BENZER GEORGE, veio para ficar em Campo Erê, pelo menos até final do ano, e depois deve assumir uma paróquia na região. Para CILDO, é uma ajuda que veio em boa hora, pois desde final do ano passado estava atuando sozinho na Paróquia que compreende além de Campo Erê, Saltinho, São Bernardino e Santa Terezinha. Agora ao meio dia acontece um almoço paroquial de acolhida ao novo padre

Padre BENZER é indiano e ainda tem dificuldade com o português. Ele relata que veio para o Brasil há pouco mais de três meses. Passou por um curso para aprender a língua, mas ainda sente bastante dificuldade em entender certas palavras. Porém, acredita que com ajuda do padre CILDO, e também das pessoas da comunidade logo estará mais adaptado no país.

Profissionais da saúde pública aprendem novo sistema. Quem comenta é CRISTIANE HAEFLIGER – coordenadora dos sistemas de informações da Secretaria de Saúde de Campo Erê. De acordo com ela, toda equipe passou por uma capacitação na Câmara de Vereadores para apresentação e conhecimento de um novo modelo de sistema, além de um treinamento para melhorar os sistemas que a Secretaria já possui. O foco principal foi atualização de cadastros individuais e domiciliares, esse foi especialmente para as Agentes Comunitárias de Saúde.

É fundamental que as fichas utilizadas pelas Agentes de Saúde estejam corretamente preenchidas. Segundo CRISTIANE, um dos principais pontos é atualização do número de telefone do paciente, endereço e condições de saúde. Esse tipo de informação é indispensável para um bom funcionamento do trabalho, pois tudo isso é cobrado pelo Ministério da Saúde. Momentos de treinamento e encontros entre a equipe é importante ainda para esclarecer as dúvidas dos profissionais.

Equipe da Estratégia Saúde da Família e Nasf participam de treinamento para o lançamento correto dos atendimentos. A coordenadora dos sistemas de informações da Secretaria de Saúde de Campo Erê, destaca que se as informações não forem lançadas de forma certa, o município não consegue receber os recursos destinados a ela por meio da saúde pública. Segundo CRIS, quanto maior o aprimoramento das informações melhor será a eficiência nos resultados e a geração de recurso para o município.

Mudanças nos sistemas de informações da Secretaria de Saúde são pequenas, mas importantes. Quem destaca é CRISTIANE HAEFLIGER – coordenadora do setor em Campo Erê. De acordo com ela, sempre que se fala em implantação de novos sistemas, existe a preocupação se não haverá perda de informações, como prontuário do paciente, bem como as dificuldades que a equipe vai encontrar. Porém, alega que não serão muitas mudanças, basicamente será aperfeiçoado uma ferramenta que a saúde já tem e vinha utilizando. A equipe segue com o E-SUS, que é um programa do Ministério da Saúde e que não envolve gastos ao município. Tudo que é feito nas unidades de saúde de Campo Erê, deve ser integralmente lançado e exportando para o ministério.

RANG é um novo sistema que complementa o E-SUS. Quem explica é a coordenadora dos sistemas de informações da Secretaria de Saúde de Campo Erê CRISTIANE HAEFLIGER. Segundo ela, essa ferramenta vem para auxiliar o E-SUS. A vantagem desse sistema é que ele se conversa com o E-SUS, é possível atender os pacientes que estão no sistema antigo, gerar relatórios, atualizar cadastros e ele permite manter a unicidade entre os dois sistemas sem precisar fazer nada, pois o RANG, faz sozinho automaticamente todos os dias.

Epagri participa de ações sobre Meio Ambiente. JACIR STRAPASSON- Extensionista da Epagri em Anchieta ressalta que as atividades estão sendo realizadas durante esse mês em alusão a semana do Meio Ambiente, lembrado de 01 a 05 de junho. Entre elas, palestras nas escolas e coleta de lixo no meio rural. Segundo ele, a Epagri, juntamente com a secretaria de agricultura, está focada na conscientização sobre a preservação das fontes.

Objetivo é preservação e proteção ambiental. Quem destaca é JACIR STRAPASSON. Salienta que o público envolvido nas ações está participando de forma positiva das atividades. Ressalta que a população de Anchieta tem uma boa conscientização ambiental e, dessa forma, as ações tem boa adesão. O extensionista afirma que as atividades ocorrem até o fim do mês, mas que os trabalhos referente ao meio ambiente não param.

Vereadores assinam moção de protesto contra a PEC da reforma da previdência. O vereador CELSO BESSEGATTO apresentou uma moção de protesto à Proposta de Emenda Constitucional que tramita no Congresso Nacional sobre a reforma da previdência. Para ele, se aprovada, penalizará a grande maioria da população brasileira, impactando principalmente as classes dos professores e dos trabalhadores rurais. A medida, segundo BESSEGATTO, também determinará o fim da previdência pública e solidária, pondo em risco direitos essenciais inalienáveis da população brasileira.

Documento moção de protesto contra a PEC da reforma da previdência foi apresentado em sessão, mas nem todos os vereadores assinaram. Dos nove vereadores, DASIO FRANZ não acompanhou os colegas. Agora, a moção será encaminhada aos senadores e deputados federais de Santa Catarina.

Acislo repudia Moção de Protesto de vereadores contra reforma da previdência. Membros da diretoria e do conselho superior da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste protocolaram, junto a Câmara Municipal de vereadores, um ofício com uma nota de repúdio. O documento é dirigido ao vereador CELSO BESSEGATTO, autor da Moção de Protesto contra a aprovação da Emenda a Constituição que trata sobre a reforma da previdência. O ofócio foi enviado ainda aos demais vereadores que subscreveram o documento: VANIA BALDISSERA, ALEXANDRO FERRARI, LORECI DE OLIVEIRA, VALDIR BERNARDO, ELIANE BATTISTI, LEDENI PIETA e ADILSON SPERANÇA.

Acislo entende que a reforma é importante para o país. De acordo com o presidente da Acislo, MARCIO NIEROTKA, o setor empresarial repudia a decisão dos vereadores, por esse motivo. Ele diz que numa atitude sem cautela, os vereadores agiram de forma contrária aos interesses do empresariado lourenciano. Entende ainda, que alguns pontos da reforma podem e devem ser discutidos, mas ela precisa acontecer. O presidente lembra que a entidade foi surpreendida com a moção, já que coincidentemente na mesma semana a associação havia emitido uma nota defendendo a reforma.

País vive numa democracia e, por isso, a Acislo respeita a discussão e a revisão de alguns pontos. Porém, reforça o presidente, que ser contra a aprovação é ser contra os avanços. O país precisa dessa reforma para retomar a geração de emprego e o crescimento produtivo. Como a nota de repúdio foi protocolada em forma de ofício junto ao Legislativo, NIEROTKA espera que o documento tenha chegado ao conhecimento de todos os vereadores. Houve uma movimentação grande por parte dos empresários após a divulgação dessa moção de protesto e, como entidade representativa, se posicionaram e afirma, que vão acompanhar como essa questão será tratada pelos vereadores.

Acislo entende que o legislador precisa ouvir a sociedade como um todo. Neste caso, da moção de protesto contra a PEC da reforma da previdência, o presidente MARCIO, diz que a decisão não representa a opinião do empresariado local, pois ninguém foi procurado para discutir o assunto. Na nota, associação diz que a Acislo entende que ao fazer a moção, os vereadores estão se posicionado contra os interesses da sociedade e em favor da manutenção dos privilégios.

Além de repudiar a moção de protesto do Legislativo, Acislo reforça a nota de apoio já emitida. Conforme MARCIO NIEROTKA associação tomou esse posicionamento, pois sabe que o Brasil precisa prosperar e que os investimentos aconteçam. Entende que neste formato, sem a reforma, num futuro próximo faltarão recursos para investimentos, para custeio e para o aperfeiçoamento profissional. Acislo defende a reforma, pois acredita que ela será capaz de destravar investimentos públicos e privados, bem como colocar o Brasil numa rota de crescimento sustentável e capaz de aproveitar suas diversas vocações.

Problemas no fornecimento de energia voltam atingir a região. Pelo menos sete municípios do Extremo Oeste voltaram a registrar um apagão por volta das 18 horas e 10 minutos de sábado, por aproximadamente duas horas. Ontem, houve nova queda de luz por alguns minutos. O problema registrado na subestação da Celesc da Linha São Domingos em São José do Cedro deixou o município sem sinal de energia assim como Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul, Guaraciaba, Palma Sola, Princesa, a Anchieta. A Celesc ainda não informou oficialmente a causa do problema e se há vínculo com o apagão registrado há cerca de 10 dias. A empresa foi procurada, mas os responsáveis estavam em reunião e devem se manifestar a tarde.

Motorista tenta subornar policiais para não ter carro apreendido. Um homem de 41 anos foi preso depois de tentar subornar policiais militares, que o abordaram no contorno viário Armindo Echer, em São Lourenço do Oeste. O caso foi registrado na madrugada de sábado, por volta de 3 horas. De acordo com a Polícia Militar, o motorista conduzia um Kadett, placas de Pato Branco que tinha a lanterna dianteira direita queimada. O motorista apresentou um documento atrasado e ofereceu ao policial 50 reais para não ter o carro apreendido. Ele recebeu voz de prisão e levado até a delegacia para os procedimentos. Segundo a PM, toda a ação policial foi registrada através de câmera acoplada no colete do militar, o que serviu como evidências para o processo realizado na delegacia.

Saída de pista deixa duas pessoas feridas na SC 305. Por volta das 6 horas de ontem, o Corpo de Bombeiros de Campo Erê foi acionado para atender a uma ocorrência de acidente de trânsito na Rodovia SC 305 no sentido Palma Sola, próximo à CASAN. Foi uma saída de pista seguida de capotamento de uma Fiat Strada, placas de Salgado Filho. A guarnição atendeu um rapaz de 21 anos caminhando ao redor do veículo com escoriações leves. Outro jovem de 18 anos, estava sentado próximo ao veículo com escoriações leves nos braços. Após atendimento, as vítimas foram conduzidos ao Hospital Santo Antônio de Campo Erê.

Homem morre em saída de pista e choque em árvore na SC-161. Foi na noite de ontem em Romelândia. JACKSON LEAL, de 38 anos, conduzia uma Fiat Strada, de Cordilheira Alta que saiu de pista e se chocou com uma árvore pouco antes das 19 horas. Equipes do Corpo de Bombeiros de Anchieta e Maravilha, além do SAMU, foram mobilizadas para o atendimento. Os socorristas realizaram o desencarceramento do motorista que já estava sem os sinais vitais. A área foi isolada pela Polícia Militar Rodoviária para trabalhos técnicos da Polícia Civil e do Instituto Geral de Perícias. O corpo foi encaminhado ao IML de São Miguel do Oeste para necropsia. Não há informações sobre as causas do acidente.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.