ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sexta-feira 10 05 19

-STJ VAI JULGAR NOVO PEDIDO DE LIBERDADE DE TEMER NA PRÓXIMA TERÇA

-GOVERNO FARÁ PARCERIA COM PREFEITURAS PARA RECUPERAR ESTRADAS ESTADUAIS

-COMISSÃO DE AGRICULTURA DA FAISMO REALIZA PRIMEIRO ENCONTRO DE TRABALHO

-PRIMEIRA ETAPA DO TRATAMENTO DE ESGOTO NA CIDADE DEVE SER LICITADA EM 2020

-FETAESC DIZ QUE SUSPENSÃO DE REPASSES PARA O PRONAF VAI AFETAR AGRICULTORES

-DUPLA É FLAGRADA COM DOIS MILHÕES DE PESOS NAS MEIAS E NAS CUECAS

-MULHER PERDE 400 REAIS EM GOLPE APLICADO VIA WHATSAPP

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 95 centavos para a compra e quatro reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 68 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e 10 centavos para venda.

A União Europeia e os ministérios de Relações Exteriores da Alemanha, França e Reino Unido afirmaram na quinta-feira que ainda estão comprometidos com o acordo nuclear com o Irã, mas que não aceitam os ultimatos que o país persa anunciou. Foi uma resposta a um anúncio que havia sido feito pelo presidente iraniano, HASSAN ROHANI, que, em um discurso televisionado na quarta afirmou que queria a suspensão de obstáculos às transações com o sistema bancário iraniano e à venda de petróleo do país. Ele deu aos demais signatários do pacto - Reino Unido, França, Alemanha, China e Rússia - 60 dias para cumprir essas exigências.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, disse nesta quinta-feira não acreditar que a Coreia do Norte esteja pronta para negociar com os norte-americanos. Foi a primeira declaração do republicano após segundo teste com mísseis feito pelo regime de Kim Jong-un neste mês. No começo de maio, o país asiático fez outro exercício com armas. TRUMP disse que os Estados Unidos "analisam seriamente os últimos lançamentos" e disse não acreditar que o regime de KIM JONG-UN esteja preparado para negociar com os norte-americanos.

O autoproclamado presidente interino da Venezuela, JUAN GUAIDÓ, afirmou nesta quinta-feira que o regime de NICOLÁS MADURO tenta dar um golpe na Assembleia Nacional, que é comandada pelo líder oposicionista. Ele também convocou novos protestos para o sábado. Durante entrevista coletiva, GUAIDÓ disse acreditar que o regime vai prendê-lo. Na noite de quarta-feira, equipes do serviço de inteligência venezuelano prenderam o vice-presidente da Assembleia, EDGAR ZAMBRANO.

Ao participar de uma transmissão ao vivo ao lado do presidente JAIR BOLSONARO, nesta quinta-feira, o ministro da Educação, ABRAHAM WEINTRAUB, usou chocolates para explicar o bloqueio no orçamento de todas as universidades e institutos federais, anunciado na semana passada. Segundo nota divulgada na quarta-feira pelo ministério, o bloqueio atingiu três vírgula quatro por cento do orçamento total das universidades federais. Durante a transmissão nas redes sociais nesta quinta, WEINTRAUB colocou sobre a mesa 100 chocolates e separou três e meio para explicar o bloqueio. De acordo com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, o contingenciamento atingiu 20 por cento da verba para custeio e 90 por cento da verba de investimento.

O presidente da Câmara dos Deputados, RODRIGO MAIA, disse nesta quinta-feira que o decreto de armas assinado pelo presidente JAIR BOLSONARO tem “algumas inconstitucionalidades” que poderão ser vetadas pelo Legislativo. Segundo o porta-voz de BOLSONARO, OTÁVIO RÊGO BARROS, a área jurídica do Palácio do Planalto fez uma análise prévia do decreto e entendeu que é constitucional. O decreto de BOLSONARO altera as normas sobre o direito ao porte de armas e munições, que é a autorização para transportar arma fora de casa. O texto também facilita o porte de arma para um conjunto de profissões, como advogados, caminhoneiros e políticos eleitos – desde o presidente da República até os vereadores.

O ministro ANTONIO SALDANHA, do Superior Tribunal de Justiça, informou nesta quinta-feira que levará a julgamento na próxima terça-feira o pedido de liberdade apresentado pela defesa do ex-presidente MICHEL TEMER. O STJ já confirmou a data do julgamento. Após determinação judicial, TEMER se entregou à Polícia Federal nesta quinta, em São Paulo. O ex-presidente voltou para a prisão depois que o TRF derrubou o habeas corpus que o mantinha livre. TEMER é acusado pelo Ministério Público de ter chefiado uma organização criminosa, o que ele nega. Segundo a acusação, o ex-presidente seriao chefe de uma organização criminosa que teria recebido mais de um milhão de reais em propina nas obras da usina nuclear de Angra Três, operada pela Eletronuclear.

O número de casos confirmados de dengue em Santa Catarina continua aumentando, com 442 pacientes que tiveram a doença em 2019. O dado está no relatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica divulgado nesta quinta-feira. São 99 a mais do que no relatório passado. Também subiu para seis o número de pessoas que contraíram febre de chikungunya, com um paciente a mais do que no boletim passado. As três doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Em relação aos casos contraídos dentro de Santa Catarina, o Litoral Norte continua como a região com mais pacientes nesse quadro. Itapema tem 135 casos e Camboriú, 77.

Após ser destaque nacional em crescimento em boa parte dos meses nos últimos dois anos, o comércio catarinense passou a ter variações mais tímidas. Segundo a pesquisa mensal do IBGE, o setor fechou março com alta de meio por cento frente ao mesmo mês do ano passado em volume de vendas. No ano, acumula crescimento de cinco vírgula um por cento e nos últimos 12 meses, avançou seis vírgula dois. De acordo com o presidente da Federação do Comércio de Santa Catarina, o fraco desempenho do setor está ligado principalmente à baixa atividade econômica do país com reflexos também no estado.

O governo de Santa Catarina divulgou nesta quinta-feira os detalhes de um novo modelo para a recuperação de rodovias em todo o Estado. O projeto, construído em parceria com a Federação Catarinense de Municípios, colocará as prefeituras à frente das obras, em parceria com o Executivo estadual. Caberá aos consórcios de municípios definir quais são as prioridades para cada região, além de contratar a mão de obra necessária para o andamento das obras. Já o governo do Estado ficará responsável por fiscalizar os trabalhos, além de liberar os recursos para as obras. Para dar início ao novo modelo, o governador anunciou que irá depositar 74 milhões em um fundo de infraestrutura em junho. Conforme o governo, o fundo será abastecido anualmente com pelo menos 120 milhões a partir de 2020.

O Peperi Debates deste sábado vai olhar para a falta de infraestrutura rodoviária e como essa questão afeta o desenvolvimento regional. O programa de amanhã vai olhar, especialmente, para a realidade das SCs, ainda mais agora que o estado quer dividir a responsabilidade pela conservação das estradas com as prefeituras. O debate deste sábado vai contar com a participação do deputado estadual do PR e líder do governo na Assembleia, MAURICIO ESKUDLARK, do vice-presidente regional da Fiesc, ASTOR KIST, do vice-presidente regional da FCDL, IVAN TAUFFER e do prefeito de Anchieta, IVAN CANCI. O Peperi Debates começa as oito horas da manhã deste sábado.

O Retrato Falado de amanhã vai receber mais uma pioneira do município. O programa vai entrevista ANTONIETA LONGHI, de 82 anos. Ela veio de Caxias do Sul em 1948. A família se mudou para a região a fim de trabalhar na antiga Sican. No programa de amanhã ANTONIETA vai relembrar histórias do passado, a mudança para São Miguel e momentos importantes que marcaram a trajetória da família. O Retrato Falado começa as dez horas da manhã na Peperi.

O prefeito WILSON TREVISAN cumpriu agenda nesta semana em Florianópolis e Brasília. TREVISAN, que também é o presidente da Ameosc, tratou de temas sobre municipalização de serviços ambientais, recursos para a usina de asfalto, regionalização do aeroporto Helio Wassun e a parceria com o estado para a recuperação da SCs. O prefeito retornou ontem da viagem e amanhã ele estará no Peperi Rádio Repórter. Ele vai avaliar os contatos que fez com os governos estadual e federal e os resultados da viagem. O Peperi Rádio Repórter começa às 11 horas da manhã.

A primeira etapa do projeto de tratamento do esgoto sanitário de São Miguel do Oeste dever ser licitado no começo de 2020. A projeção é da presidente da Casan, ROBERTA DOS ANJOS. Ele esteve reunido nesta semana com o prefeito WILSON TREVISAN em Florianópolis. Durante a audiência, ficou definido que o município apresentará, em um prazo de 60 dias, o projeto revisado do saneamento básico da cidade. A partir daí, a Casan vai encaminhar os licenciamentos ambientais necessários para licitar a primeira etapa das obras. O investimento inicial deve ser em torno de 22 milhões reais. A expectativa é que licitação ocorra no início de 2020. O prefeito vai detalhar essa informação amanhã no programa Peperi Rádio Repórter.

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Guaraciaba está intensificando os preparativos para mais uma edição da Romaria de Nossa Senhora do Caravággio. A informação é do padre JOSÉ HENZ. De acordo com ele, o evento já está na quinquagésima segunda edição e é realizado anualmente na comunidade de Linha Caravággio, localizada entre os municípios de São Miguel do Oeste e Guaraciaba. Segundo o sacerdote, uma extensa programação foi pensada para este mês de maio. HENZ lembrou que as primeiras atividades começaram na última semana. Uma delas é a oração noturna que está ocorrendo todas as noites na igreja da comunidade.

As atividades religiosas devem se intensificar ainda mais nos dias que antecedem o ponto alto da programação de Nossa Senhora do Caravaggio. A afirmação é do padre da paróquia Nossa Senhora de Fátima de Guaraciaba, JOSÉ HENZ. Conforme ele, nos dias 23, 24 e 25 deste mês haverá um tríduo com a presença de outras paróquias da região. HENZ lembrou que o grande momento será no dia 26, com três celebrações no santuário de Nossa Senhora do Caravaggio. O padre comentou que a primeira missa será às seis horas da manhã. Já o segundo momento está marcado para as oito horas da manhã. JOSÉ HENZ destacou que a principal celebração do dia será às 10 horas da manhã com a presença do bispo da Diocese de Chapecó, DOM ODELIR MAGRI. A celebração das 10 horas terá transmissão ao vivo da Rádio Peperi AM 1370, emissora afiliada à Rede Peperi de Comunicação.

A Comissão de Agricultura da Faismo 2019 realizou a primeira reunião oficial na tarde desta quarta-feira. Na oportunidade, juntamente com integrantes da Comissão Central Organizadora, foram definidos os encaminhamentos iniciais para este setor da Feira. Durante o encontro, também houve a eleição do presidente da Comissão. O cargo será ocupado pelo diretor municipal de Agricultura, NEDIO JEZIORSKI. A comissão de Agricultura vai organizar a Mercoleite, a Feira da Agricultura Familiar e o espaço dos Pequenos Animais da Faismo. NEDIO disse que serão criadas subcomissões para direcionar as atividades desses eventos paralelos, além de cuidar das necessidades de infraestrutura para cada um destes espaços. Um dos desafio da comissão é buscar expositores com tecnologia avançada e inovadora, tanto na agricultura quanto na bovinocultura.

O Boa Tarde Peperi desta quinta-feira abordou a proposta de emenda constitucional que trata da unificação das eleições no país. A PEC propõe a extensão dos mandatos municipais até 2022, ano em que seria realizado um pleito único para eleger vereadores, prefeitos, governadores, deputados, senadores e o presidente da República. A enquete feita nas ruas da cidade apontou uma aceitação maior do que uma rejeição à proposta. MAURICIO KROT disse que não há necessidade de repetir o processo a cada dois anos e que a medida vai diminuir os gastos públicos. PEDRO DE OLIVEIRA disse que a mudança é boa e que a unificação causa menos transtornos para o eleitor. JORGINA MACHADO não concorda com a unificação porque o eleitor pode se atrapalhar com o aumento de voto, candidatos e cargos no mesmo pleito.

A redução dos gastos públicos com o processo eleitoral é o principal argumento para a PEC da unificação das eleições. De acordo com o autor da proposta, deputado ROGÉRIO PENINHA MENDONÇA, não é viável econômica e politicamente realizar eleições gerais de dois em dois anos. Ele citou que em 2018, por exemplo, foram gastos 900 milhões para organizar e promover a escolha do presidente e dos deputados, senadores e governadores. A proposta prevê ainda que os mandatos dos atuais prefeitos e vereadores serão prorrogados por dois anos, para que em 2022 todos os cargos sejam eleitos de uma só vez: de vereador a Presidente da República. PENINHA disse que a meta é reduzir os gastos com a eleição e aplicar os recursos em outros setores.

O MDB de São Miguel do Oeste é a favor da PEC da unificação das eleições, mas não acredita que a proposta de ampliação dos atuais mandatos municipais até 2022 seja aprovada. A posição é da presidente do diretório municipal, SILVIA KUHN. Ela disse que o gasto com uma eleição é um absurdo. Além disso, durante o período eleitoral, o foco se volta para a política e os governos reduzem o ritmo de trabalho. Por essas razões, ela entende que a PEC da unificação deve ser aprovada. O problema, de acordo com SILVIA, está na prorrogação dos mandatos. Ela comentou que esse ponto da PEC não deve ser aceito pelos deputados.

O Partido Progressista também entende que a unificação das eleições no país é uma proposta positiva, especialmente em razão da economia de recursos públicos que a medida deve provocar. A afirmação é do presidente do PP, GILMAR BALDISSERA. Ele disse que a unificação aumentaria apenas dois votos, já que a escolha de vereador e prefeito passaria a ser feita junto com a eleição de governador, deputados, senadores e presidente. GICA comentou que a coincidência de mandatos é uma decisão extremamente salutar. Ele ressaltou que a unificação das eleições vai exigir um pouco mais de atenção dos eleitores. GICA ponderou que o aumento do número de votos não deve ser um problema, uma vez que as pessoas já dominam a urna eletrônica.

A PEC da unificação das eleições é uma iniciativa unilateral e oportunista do deputado ROGÉRIO PENINHA MENDONÇA. O comentário é do presidente do PT, JUAREZ DA SILVA. Ele disse que não existe o envolvimento das bancadas e dos partidos nesse debate. JUAREZ afirmou que não acredita que esse seja um tema importante para discutir neste momento. O Partido dos Trabalhadores ainda não tem posição a respeito da unificação das eleições. Ele disse, ainda, que a suposta economia de recursos todas as eleições no mesmo dia é relativa e que essa proposta pode restringir o processo democrático no país.

A Federação dos trabalhadores na agricultura denunciou nesta semana que o BNDES suspendeu novamente o repasse de verbas para investimentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. De acordo com a Fetaesc, a decisão impede a contratação de novos projetos de custeio e investimento por falta de recursos do Governo federal. Segundo a entidade, os projetos já aprovados nos bancos terão os recursos liberados, mas pedidos que aguardam análise serão atingidos pela decisão do governo de suspender o repasse de recursos para o Pronaf. A decisão, segundo o presidente da entidade, VALTER DRESCH, terá consequências negativas para os agricultores.

A Fetaec estima que entre 800 milhões e um bilhão de reais vão deixar de ser aplicados na agricultura familiar se o governo mantiver a suspensão do repasse de recursos para o Pronaf. De acordo com o presidente da federação, VALTER DRESCH são projetos de investimento em avicultura, suinocultura e outras atividades produtivas. Os recursos do Pronaf suspensos pelo governo seriam aplicados na aquisição de máquinas e equipamentos que que poderiam resultar no aumento da produção e da renda no campo. O Plano Safra 20182019 prevê 31 bilhões para a Agricultura Familiar por meio do Pronaf e até agora foram aplicados 20 bilhões de reais.

O impacto da suspensão dos recursos para o Pronaf será muito forte para os pequenos agricultores. A posição é do presidente da Fetaesc, VALTER DRESCH. Ele disse que esse quadro vai criar dificuldades inclusive para o custeio da próxima safra. Na visão de DRESCH, o caso revela o descompromisso do governo de JAIR BOLSONARO com os pequenos e com os mais pobres. Ele disse que a política prometida por BOLSONARO na campanha não está se concretizado. O sindicalista afirmou que o governo federal não tem razões técnicas ou econômicas suficientes para suspender o repasse de recursos para o pronaf. O governo está cortando recursos de setores importantes e jogando sujo para forçar a reforma da previdência.

A Polícia Civil de São José do Cedro prendeu nesta semana um homem suspeito de ofender a ex-namorada pelas redes sociais. A vítima registrou um Boletim de Ocorrência relatando que o ex-namorado estaria postando conteúdo que poderia configurar os crimes de injúria e difamação. As mensagens não eram enviadas diretamente para ela, mas eram postadas no perfil dele e todas as pessoas que eram “amigas” do investigado tinham acesso às ofensas. Inicialmente foram concedidas medidas protetivas de urgência em favor da mulher e o investigado foi orientado a não mais fazer as postagens. Como ele continuou ofendendo a mulher, a justiça determinou a prisão preventiva do ex-namorado. Com a prisão do homem, a Polícia Civil tem 10 dias para concluir o inquérito aberto para apurar os fatos.

Um motorista de 51 anos foi flagrado na noite de quarta-feira transportando bezerros na caçamba de uma caminhonete, em São Lourenço do Oeste. Ele foi multado e os animais foram recolhidos. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, a caminhonete S10, com placas de Caxias do Sul, foi abordada no quilômetro cinco da rodovia. Os bichos estavam vivos, deitados em colchões, embaixo de uma lona. O condutor não tinha documentação para o transporte e recebeu uma infração sanitária. Os bezerros eram levados de Dois Vizinhos no Paraná até Videira. A Cidasc foi chamada pelos policiais para recolher os animais. Segundo a polícia, eles apresentavam machucados.

Uma mulher perdeu 400 reais em um golpe aplicado via whatsapp nesta quinta-feira em São Miguel do Oeste. Por volta das seis horas da tarde, a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de estelionato na avenida Salgado Filho. A vítima relatou que que alguém havia clonado o aplicativo WhatsApp do aparelho do namorado dela. Ela recebeu uma mensagem do namorado solicitando depósito de 500 reais em uma conta bancária. A mulher depositou 400 e ao mostrar o depósito para o namorado ele disse que estava com o aplicativo inativo durante a tarde e que não pediu dinheiro nenhum. Os dois também registraram um boletim de ocorrência na delegacia de polícia.

Duas pessoas ficaram feridas em um acidente na manhã de hoje na BR 282. A colisão aconteceu por volta das dez e meia nas proximidades da Antiga Vinícola Cavalli e envolveu um Corsa e uma Carreta. Com a colisão traseira, o carro ficou destruído. Os dois ocupantes do veículo sofreram ferimentos graves. Eles ficaram presas às ferragens e foram desencarcerados pela equipe do Corpo de bombeiros. As duas vítimas foram conduzidas ao Hospital Regional para atendimento médico. O trânsito no local ficou lento e a PRF fez o controle e levantamento das informações para apontar a causas do acidente.

Dois homens foram flagrados com mais de dois milhões de pesos argentinos nesta quinta-feira em Dionísio Cerqueira. A dupla carregava o dinheiro em uma mochila e dentro das meias e das cuecas. A Guarnição Reforçada de Fronteira da Polícia Militar de Dionísio Cerqueira realizava patrulhamento preventivo na rua Presidente Vargas quando desconfiou de dois homens. Durante a abordagem, os policiais encontraram o dinheiro. Um deles carregava cerca de 750 mil pesos argentinos junto ao corpo, dentro das meias e cuecas. Ao todo, eles tinham dois milhões 230 mil pesos, o equivalente a 220 mil reais. Eles informaram à polícia que o dinheiro seria usado para a compra de uma máquina de descascar mandioca. Os dois prestaram depoimento e foram liberados. O dinheiro ficará apreendido até a comprovação da origem dessa quantia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.