ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 10-05-2019 Sexta-feira

-STJ VAI JULGAR NOVO PEDIDO DE LIBERDADE DE TEMER NA PRÓXIMA TERÇA

-GOVERNO FARÁ PARCERIA COM PREFEITURAS PARA RECUPERAR ESTRADAS ESTADUAIS

-EPAGRI DE SANTA HELENA PROMOVE DIA DE CAMPO E EXCURSÃO COM AGRICULTORES EM MAIO

-IECLB REALIZA PROJETO PARA RETOMAR TRABALHO COM MÚSICA NAS COMUNIDADES

-PREFEITURA TRABALHA EM PROJETO PARA REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA DOS IMIGRANTES

-HOMENS SÃO FLAGRADOS COM MAIS DE DOIS MILHÕES DE PESOS ARGENTINOS NAS MEIAS E CUECAS

-POLÍCIA PRENDE SUSPEITO DE OFENDER EX-NAMORADA PELAS REDES

-DUAS PESSOAS FICAM FERIDAS EM COLISÃO DE CARRO CONTRA CARRETA NA BR 282


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 95 centavos para a compra e quatro reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 68 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e 10 centavos para venda.


A União Europeia e os ministérios de Relações Exteriores da Alemanha, França e Reino Unido afirmaram na quinta-feira que ainda estão comprometidos com o acordo nuclear com o Irã, mas que não aceitam os ultimatos que o país persa anunciou. Foi uma resposta a um anúncio que havia sido feito pelo presidente iraniano, HASSAN ROHANI, que, em um discurso televisionado na quarta afirmou que queria a suspensão de obstáculos às transações com o sistema bancário iraniano e à venda de petróleo do país. Ele deu aos demais signatários do pacto - Reino Unido, França, Alemanha, China e Rússia - 60 dias para cumprir essas exigências.


O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, disse nesta quinta-feira não acreditar que a Coreia do Norte esteja pronta para negociar com os norte-americanos. Foi a primeira declaração do republicano após segundo teste com mísseis feito pelo regime de Kim Jong-un neste mês. No começo de maio, o país asiático fez outro exercício com armas. TRUMP disse que os Estados Unidos "analisam seriamente os últimos lançamentos" e disse não acreditar que o regime de KIM JONG-UN esteja preparado para negociar com os norte-americanos.


O autoproclamado presidente interino da Venezuela, JUAN GUAIDÓ, afirmou nesta quinta-feira que o regime de NICOLÁS MADURO tenta dar um golpe na Assembleia Nacional, que é comandada pelo líder oposicionista. Ele também convocou novos protestos para o sábado. Durante entrevista coletiva, GUAIDÓ disse acreditar que o regime vai prendê-lo. Na noite de quarta-feira, equipes do serviço de inteligência venezuelano prenderam o vice-presidente da Assembleia, EDGAR ZAMBRANO.


Ao participar de uma transmissão ao vivo ao lado do presidente JAIR BOLSONARO, nesta quinta-feira, o ministro da Educação, ABRAHAM WEINTRAUB, usou chocolates para explicar o bloqueio no orçamento de todas as universidades e institutos federais, anunciado na semana passada. Segundo nota divulgada na quarta-feira pelo ministério, o bloqueio atingiu três vírgula quatro por cento do orçamento total das universidades federais. Durante a transmissão nas redes sociais nesta quinta, WEINTRAUB colocou sobre a mesa 100 chocolates e separou três e meio para explicar o bloqueio. De acordo com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, o contingenciamento atingiu 20 por cento da verba para custeio e 90 por cento da verba de investimento.


O presidente da Câmara dos Deputados, RODRIGO MAIA, disse nesta quinta-feira que o decreto de armas assinado pelo presidente JAIR BOLSONARO tem “algumas inconstitucionalidades” que poderão ser vetadas pelo Legislativo. Segundo o porta-voz de BOLSONARO, OTÁVIO RÊGO BARROS, a área jurídica do Palácio do Planalto fez uma análise prévia do decreto e entendeu que é constitucional. O decreto de BOLSONARO altera as normas sobre o direito ao porte de armas e munições, que é a autorização para transportar arma fora de casa. O texto também facilita o porte de arma para um conjunto de profissões, como advogados, caminhoneiros e políticos eleitos – desde o presidente da República até os vereadores.


O ministro ANTONIO SALDANHA, do Superior Tribunal de Justiça, informou nesta quinta-feira que levará a julgamento na próxima terça-feira o pedido de liberdade apresentado pela defesa do ex-presidente MICHEL TEMER. O STJ já confirmou a data do julgamento. Após determinação judicial, TEMER se entregou à Polícia Federal nesta quinta, em São Paulo. O ex-presidente voltou para a prisão depois que o TRF derrubou o habeas corpus que o mantinha livre. TEMER é acusado pelo Ministério Público de ter chefiado uma organização criminosa, o que ele nega. Segundo a acusação, o ex-presidente seriao chefe de uma organização criminosa que teria recebido mais de um milhão de reais em propina nas obras da usina nuclear de Angra Três, operada pela Eletronuclear.


O número de casos confirmados de dengue em Santa Catarina continua aumentando, com 442 pacientes que tiveram a doença em 2019. O dado está no relatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica divulgado nesta quinta-feira. São 99 a mais do que no relatório passado. Também subiu para seis o número de pessoas que contraíram febre de chikungunya, com um paciente a mais do que no boletim passado. As três doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Em relação aos casos contraídos dentro de Santa Catarina, o Litoral Norte continua como a região com mais pacientes nesse quadro. Itapema tem 135 casos e Camboriú, 77.


Após ser destaque nacional em crescimento em boa parte dos meses nos últimos dois anos, o comércio catarinense passou a ter variações mais tímidas. Segundo a pesquisa mensal do IBGE, o setor fechou março com alta de meio por cento frente ao mesmo mês do ano passado em volume de vendas. No ano, acumula crescimento de cinco vírgula um por cento e nos últimos 12 meses, avançou seis vírgula dois. De acordo com o presidente da Federação do Comércio de Santa Catarina, o fraco desempenho do setor está ligado principalmente à baixa atividade econômica do país com reflexos também no estado.


O governo de Santa Catarina divulgou nesta quinta-feira os detalhes de um novo modelo para a recuperação de rodovias em todo o Estado. O projeto, construído em parceria com a Federação Catarinense de Municípios, colocará as prefeituras à frente das obras, em parceria com o Executivo estadual. Caberá aos consórcios de municípios definir quais são as prioridades para cada região, além de contratar a mão de obra necessária para o andamento das obras. Já o governo do Estado ficará responsável por fiscalizar os trabalhos, além de liberar os recursos para as obras. Para dar início ao novo modelo, o governador anunciou que irá depositar 74 milhões em um fundo de infraestrutura em junho. Conforme o governo, o fundo será abastecido anualmente com pelo menos 120 milhões a partir de 2020.


-EPAGRI DE SANTA HELENA PROMOVE DIA DE CAMPO E EXCURSÃO COM AGRICULTORES EM MAIO

-IECLB REALIZA PROJETO PARA RETOMAR TRABALHO COM MÚSICA NAS COMUNIDADES

-PREFEITURA TRABALHA EM PROJETO PARA REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA DOS IMIGRANTES


Tunápolis promove campanha “bota fora” neste sábado. Para auxiliar no descarte de materiais que podem acumular água e gerar fotos do mosquito transmissor da dengue, o setor de urbanismo irá realizar uma campanha de recolha de móveis e utensílios domésticos que não tem mais utilidade. Conforme o responsável pelo setor de urbanismo, VOLMIR LAWISCH, a recolha será feita amanhã, por tanto, móveis, pneus, garrafas e demais utensílios que serão descartados devem ser destinados para a coleta em frente ou próximo as residências até o sábado pela manhã. LAWISCH lembra que entulhos de material de construção, lâmpadas e vidros não serão recolhidos. Ele enfatiza que alguns materiais que não tem mais utilidade acabam ficando nos quintais ou pátios de residências e são potenciais criadouros dos mosquitos.


Sinte mobiliza professores para greve nacional na próxima semana contra projeto atual da reforma da previdência. O coordenador do sindicato ALDOIR KRAEMMER revela que a paralisação dos professores será no dia 15 de maio e já existe apoio de dezenas de categorias. Ele garante que as federações, sindicatos e demais entidades que representam os trabalhadores concordam que a reforma no modo de arrecadação da previdência precisa ser atualizado, porém, são contra os prejuízos que o projeto trará. Para o coordenador, os educadores serão os maiores prejudicados já que terão que trabalhar, em média, 15 anos a mais para terem direito a aposentadoria e benefícios integrais. ALDOIR afirma que no di 15a os professores são orientados a não trabalharem e participarem dos atos. Ele explica que o problema está no retrocesso e na retirada dos direitos já adquiridos e que a classe avalia como justos. Para junho existe previsão da greve geral que terá adesão de mais trabalhadores como os agricultores. Ele lembra que houve anúncio de cortes para educação em todos os níveis, o que gera ainda mais revolta.


Ameosc trabalha na regionalização do aeroporto Hélio Wasun. O presidente da Associação, WILSON TREVISAN, acompanhado do presidente do Conder, GENÉSIO BRESSIANI, participou de uma agenda na Capital Federal e em Florianópolis para tratar de diversas ações de interesse da entidade como a regionalização do aeroporto Hélio Wassun, de SMOeste. Segundo TREVISAN, após uma conversa com a Agência Nacional de Aviação Civil, a entidade procurou a Secretaria de Infraestrutura do Estado para ser elaborado um projeto que vai apontar às necessidades de investimentos. O estudo vai apontar o quanto se deve ampliar e se realmente é uma ação economicamente viável. Já em Brasília, os presidentes trataram do convênio para Usina de Asfalto no Ministério do Desenvolvimento Regional, com objetivo de vencer etapas técnicas e burocráticas para abertura do processo licitatório. Outro assunto tratado diretamente com o governador foi sobre a recuperação das rodovias estaduais através de consórcios públicos.


Epagri de Tunápolis registra grande procura pelo calcário do programa do estado. Conforme o extensionista, TIAGO CARVALHO, o município disponibiliza uma cota inicial de 550 toneladas, e destas 270 já foram distribuídas. Ele lembra que para retirar calcário o agricultor deve apresentar uma analise do solo dos últimos dois anos, e além disso possuir cadastro na Fecoagro que abrange as cooperativas responsáveis pelo fornecimento do insumo, estar em dia com o governo do estado e possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf, DAP. O extensionista ressalta que metade da cota em todos os municípios da região já foi distribuída, o que demonstra a demanda pelo insumo. Ele orienta os agricultores a terem atenção para o dia que o calcário vai ser espalhado na lavoura, o que deve ser feito em dias mais secos para não causar impactos no solo. O atendimento dos agricultores no escritório da Epagri é realizado preferencialmente nas segundas-feiras o dia todo, e nos demais dias logo no início da tarde.


Câmara de vereadores de Descanso lança edital de processo seletivo para contratação temporária de zelador. As inscrições devem ser feitas na secretaria da câmara de vereadores nos dias 14, 15 ou 16 de maio, das sete e 30 as 11 e 30 e das 13 às 17 horas. Os candidatos devem ter idade mínima de 18 anos completos, na data da admissão e ser portador de certificado de conclusão da quarta série do primeiro grau. Também devem apresentar a documentação solicitada no edital, disponível no site do legislativo. O resultado final e escolha da vaga será no dia 22 de maio.


Direção do hospital resolve questões técnicas e burocráticas para início do funcionamento do centro cirúrgico de Tunápolis. O centro cirúrgico foi reinaugurado no final do mês de março. O hospital atende pacientes de Tunápolis e Santa Helena, e é referencia regional no atendimento da demanda de saúde mental na ala de psiquiatria. Segundo o presidente da associação hospitalar de Tunápolis, VANDUIR DETERS, o ex-presidente do hospital, ALCIDES HOFER, que esteve a frente da entidade durante dez anos, conseguiu viabilizar vários recursos para reativar o centro que havia sido interditado e não pode ser usado por vários anos. O presidente ressalta que o centro cirúrgico ainda não está operando, por questões técnicas e burocráticas que estão sendo resolvidas pela direção. DETERS explica que a documentação necessária precisa ser apresentada ao CIS Ameosc, e ainda há necessidade de algumas aquisições para o início do funcionamento.


A partir do início do funcionamento do centro cirúrgico, o hospital irá se credenciar para atender a demanda de cirurgias de pacientes dos dois municípios e da região. Inicialmente a previsão é realizar procedimentos menores. A associação hospitalar de Tunápolis terá como referencia o trabalho realizado pelo hospital de Iporã do Oeste que se credenciou para atender a demanda de consultas e cirurgias de catarata e pterígio. VANDUIR DETERS comenta que a obra física foi concluída, e além da aquisição de mais equipamentos, outra preocupação é com a equipe de profissionais para atuar nos procedimentos. O presidente do hospital acredita que as questões burocráticas para o início do funcionamento do centro cirúrgico devem ser resolvidas dentro de um mês. O hospital de Tunápolis está em funcionamento desde a década de 1980, e surgiu por iniciativa e mobilização da própria comunidade.


Município realiza pagamento de subsídios na produção agrícola. O prefeito de Tunápolis chama atenção que durante esta semana ocorre o pagamento de incentivo à produção agrícola. Segundo RENATO PAULATA, a prefeitura está pagando mais de 110 mil reais para agricultores com CPF final três e quatro, além de alguns casos de finais um e dois que não haviam feito o encaminhamento. O prefeito alerta os produtores com CPF final cinco e seis para entregarem notas durante o mês de maio para terem direito aos recursos disponibilizados. Ao total será pago mais de meio milhão de reais durante o ano. PAULATA lembra ainda que estão mantidos outros programas como entrega de sêmen e serviços de médicos veterinários. Salienta que o reflexo é fácil de ser percebido no aumento da produção agrícola.


Tunápolis registra crescimento econômico de sete por cento em 2018. Resultado é comemorado após a queda que ocorreu em 2017. O prefeito RENATO PAULATA, diz que o resultado também é fruto da correta emissão da nota fiscal em todas as transações comerciais. O melhor desempenho foi da indústria e comércio com quase 20 por cento de acréscimo que terá impacto no retorno de ICMS em 2020. O total arrecadação de Tunápolis no ano passado foi de 249 milhões e 700 mil reais. Deste total, 86 por cento vem do setor agropecuário equivalente a 216 milhões de reais. Indústria e comércio teve pouco menos de 10 por cento com valor de 24 milhões de reais. Outros setores representam pouco mais de três por cento do movimento econômico.


Hospital de Descanso atende pacientes da região com exames de ultrassom. O diretor da entidade, PAULO CESAR BUSNELLO, explica que os atendimentos de ultrassom estão sendo prestados há cerca de três meses, e recentemente foi adquirido um novo aparelho para realização de exames mais modernos. Até então esses procedimentos tinham que ser feitos pelos pacientes em outros centros, como Chapecó. BUSNELLO destaca que com o novo aparelho o hospital está credenciado através do CIS Ameosc para atender todos os municípios do consórcio com os exames doppler e morfológico. O hospital já atende pacientes de Belmonte, Descanso e Santa Helena, por meio do convênio com os municípios, além dos exames particulares. Ele enfatiza que além de atender a demanda, é uma forma também de aumentar a arrecadação do hospital.


Epagri de Santa Helena promove excursão para conhecer propriedade que substituiu silagem por feno. Segundo o extensionista da Epagri de Santa Helena, MARCIANO FROSI, a excursão será realizada no dia 31, para o município de Princesa. Ele explica que no local será visitada uma propriedade, que atua com gado de leite, e em vez de silagem, a alimentação base é o feno, com suplementação de ração e pastagem. O extensionista avalia que a substituição da silagem é uma alternativa viável para reduzir os prejuízos ao solo que sofre com a retirada do material orgânico. FROSI comenta que a produção de feno também reduz custos, apesar dos valores elevados dos equipamentos necessários para o corte. Ele lembra que esse serviço de corte geralmente é terceirizado, mas o feno compensa porque o quilo de matéria seca é mais barato em comparação ao quilo da silagem. A produção do feno também exige maior conhecimento dos agricultores, o que será buscado durante a visita do final do mês.


Epagri de Santa Helena promove o primeiro encontro sobre gado de corte com pecuaristas do município. O dia de campo estava previsto inicialmente para o dia 26 de abril, mas foi transferido para hoje. Segundo o extensionista, MARCIANO FROSI, este encontro já foi realizado no ano passado, mas com a participação de pecuaristas de outros municípios. Hoje será o primeiro encontro somente com produtores de Santa Helena. O extensionista enfatiza que o gado de corte representa uma atividade econômica importante no município, e cada vez mais famílias tem feito investimentos. A dificuldade, segundo FROSI, é que a renda ainda é muito baixa por área, e o objetivo da Epagri é auxiliar os produtores a produzir mais carne por hectare. O encontro na tarde de hoje será na fazenda da família LAZAROTTO, na linha Joaçaba, a partir das 13 horas e 30 minutos. A propriedade já vem desenvolvendo um trabalho com áreas de pastagem para criação do gado de corte, com acompanhamento da Epagri.


Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil de Mondaí e Iporã do Oeste realiza projeto para retomar trabalho com música nas comunidades. Conforme a professora de música e naturoterapeuta, ELÍRIA FRANÇOA, o projeto, denominado de “músicantiga”, traz uma preocupação com a alfabetização musical, o desenvolvimento de habilidades musicais de jovens, adultos e idosos e o uso da música como terapia. A professora explica que o projeto de música iniciou com crianças que tinham dificuldades de hiperatividade e de aprendizagem, e a partir disso outras pessoas também procuraram ajuda em função de problemas com ansiedade, estresse e depressão. Frederico Wetsphalen foi pioneiro no ensino de alfabetização musical e agora o projeto foi trazido para Santa Catarina. ELÍRIA FRANÇOA diz que a leitura das partituras é algo que está se perdendo, sendo essa uma linguagem universal das músicas. Quem conseguir ler as partituras, poderá interpretar qualquer música.


A professora de música e naturoterapeuta explica que o projeto é realizado por meio da associação evangélica beneficente da paróquia, e atende alunos em Iporã do Oeste, Lajú e Mondaí. As vagas são abertas para crianças a partir dos sete anos de idade, já consideradas alfabetizadas. ELÍRIA FRANÇOA diz que a música fez parte do movimento da reforma luterana, por isso o objetivo é retomar as aulas e da mesma forma fortalecer o vínculo comunitário. São disponibilizadas aulas de violão, flauta doce, violino e canto comunitário, e que atendem atualmente 36 alunos. O projeto que está sendo desenvolvido na região é pioneiro no estado, e para o primeiro semestre não há mais vagas. A professora lembra que são disponibilizadas aulas em vários horários nos três locais, e novas inscrições devem ser abertas no segundo semestre.


Secretaria de transportes e obras de Iporã do Oeste realiza diversos serviços no interior e na cidade. De acordo com o secretário, MILTON WEBER, a umidade está atrasando os serviços do setor, pois quanto mais for mexido nas estradas mais barro vai gerar. O secretário destaca que apesar das condições desfavoráveis do tempo, na garagem permanece apenas o mecânico que trabalha na manutenção das máquinas, e os demais atuam em outros serviços. WEBER comenta que ontem foi concluído o serviço de detonação da linha Taquarussu, e no começo da próxima semana a empresa licitada retoma os serviços. Entre a Cooper A1 e o trevo, o setor está realizando um tapa buracos e resolvendo problemas com a água que invadia a pista. O secretário lembra que os serviços causam barro e transtornos devido ao trabalho com as máquinas, sendo necessária a compreensão e atenção dos motoristas.


Ainda no parque da feira FAIC, que será realizada em setembro, estão sendo instalados tubos e a preparação do pátio para futuro asfaltamento. A partir da próxima semana o secretário de transportes e obras destaca que será destinada uma equipe que irá se dedicar somente aos serviços no parque da feira, para cascalhamento do pátio e serviços de ajardinamento. O objetivo é que os serviços estejam prontos já para a semana do município, quando será realizada no local a programação de aniversário. MILTON WEBER lembra que será necessária a colaboração dos pais que tem alunos nas escolas próximas, para que utilizem outro acesso devido às obras em frente ao ginásio.


Prefeitura de Iporã do Oeste trabalha em projeto para revitalização da praça dos Imigrantes. Conforme o vice-prefeito e que responde pelo setor de urbanismo, ALEXANDRE RUSCHEINSKY, após a primeira etapa de revitalização da praça central Reinoldo Ruschel, está sendo estudado e planejado um projeto de revitalização e urbanização da praça do Imigrante, no trevo de acesso a Mondaí e Itapiranga. O vice-prefeito explica que o projeto está em fase de elaboração para posterior busca de recursos. Na prática, ele cita que o objetivo é promover melhorias no paisagismo, com plantas maiores que forneçam sombras, além de melhorias na estrutura, nos banheiros, na quadra de areia e a colocação de novos bancos. ALEXANDRE RUSCHEINSKY ressalta que não é possível citar prazo para o início das obras, que dependem da captação de recursos. A praça também irá receber iluminação com lâmpadas LED, que já está presente na extensão de toda avenida Gustavo Fetter até o trevo.


-HOMENS SÃO FLAGRADOS COM MAIS DE DOIS MILHÕES DE PESOS ARGENTINOS NAS MEIAS E CUECAS

-POLÍCIA PRENDE SUSPEITO DE OFENDER EX-NAMORADA PELAS REDES

-DUAS PESSOAS FICAM FERIDAS EM COLISÃO DE CARRO CONTRA CARRETA NA BR 282


Mulher fica ferida em queda de moto na avenida. O acidente ocorreu pouco antes do meio dia de hoje, em frente ao cantinho da melancia, na avenida Gustavo Fetter em Iporã do Oeste. Os bombeiros atenderam uma mulher que pilotava uma moto Honda LEAD. Ela teve um corte profundo no supercílio, região do olho. Após atendimento dos bombeiros, a vítima foi conduzida ao hospital. Conforme informações obtidas pela reportagem da Rádio Oeste no local do acidente, um carro freou para não colidir em uma moto que iria entrar a esquerda, e com isso, a moto Honda LEAD que vinha logo atrás também freou e sofreu a queda. Os veículos trafegavam no sentido cidade/trevo.


Polícias Civil e Militar apreendem telefones celulares, computadores e equipamentos eletrônicos possivelmente utilizados em crimes praticados pela internet. O mandado de busca e apreensão foi cumprido nesta quinta-feira em uma residência na rua José Folador, no centro de Palma Sola. Durante a busca, também foi encontrada uma arma de fogo com registro vencido e com luneta com capacidade de aproximação mais alto que o limite permitido, de uso restrito. O proprietário da arma foi preso em flagrante e levado para a Unidade Prisional de São José do Cedro. A proprietária dos aparelhos eletrônicos apreendidos responderá a inquérito policial por crimes praticados pela internet.


A Delegacia de Palma Sola já registrou vários boletins de ocorrência com diversas vítimas de golpes aplicados pela internet. De acordo com a polícia, os crimes são cometidos por meio de perfis falsos criados em rede social. Os materiais e equipamentos apreendidos ontem serão periciados e podem servir de prova para identificar os responsáveis pelos crimes. Em nota, a polícia reforçou que os crimes na internet podem gerar responsabilização criminal pelos delitos de injúria, calúnia, difamação e falsa identidade. Além disso, os autores podem ser condenados a reparação por danos morais e materiais sofridos pelas vítimas.


Chuvas provocam estragos nas estradas do interior de Princesa. O resultado das fortes chuvas registradas na madrugada desta quinta-feira, foi de problemas nas estradas, buracos, quedas de árvores, entre outros transtornos. Foram registrados em média 100 milímetros de chuva provocando o transbordamento de vários córregos e rios. Ainda ontem todas as comunidades de Princesa foram vistoriadas e serviços emergenciais foram realizados pela prefeitura. Várias árvores acabaram caindo e trancando acessos a residências. Em algumas localidades, a produção leiteira não pode ser recolhida por causa do transbordamento de rios e bueiros sobre as pontes. A prefeitura informa que as prioridades são as estradas gerais e acessos as propriedades. Na área urbana não foram registrados grandes transtornos.


Motorista é multado por transportar bezerros em caçamba fechada de caminhonete. Um motorista de 51 anos foi flagrado na noite de quarta-feira, transportando bezerros na caçamba de uma caminhonete, em São Lourenço do Oeste. Ele foi multado e os animais foram recolhidos. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, a caminhonete S10, com placas de Caxias do Sul, RS, foi abordada na rodovia. Os bichos estavam vivos, deitados em colchões, embaixo de uma lona. O condutor não tinha documentação para o transporte e recebeu uma infração sanitária. Os bezerros seriam levados de Dois Vizinhos, PR, até Videira. A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina, Cidasc, foi chamada pelos policiais para recolher os animais. Segundo a PMR, eles apresentavam machucados.


Duas pessoas ficam feridas em colisão de carro contra carreta na BR 282. O acidente foi registrado por volta das 10 horas e 20 minutos da manhã de hoje, na BR 282, nas proximidades da Antiga Vinícola Cavalli, em São Miguel do Oeste. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, no local ocorreu uma colisão traseira de um Corsa e uma carreta. O carro ficou destruído e as duas pessoas que estavam dentro do veículo ficaram presas as ferragens. As vítimas foram desencarceradas e após atendimento dos bombeiros conduzidas ao Hospital Regional. O trânsito no local ficou lento e a PRF fez o controle e os levantamentos.


Homens são flagrados com mais de dois milhões de pesos argentinos. A Guarnição Reforçada de Fronteira da Polícia Militar de Dionísio Cerqueira, realizava patrulhamento preventivo na rua Presidente Vargas nesta quinta-feira, quando visualizou dois homens em atitude suspeita. Os policiais, em abordagem, encontraram grande quantidade de dinheiro escondida nas vestes, dentro das cuecas e meias, mais um montante guardado em uma mochila carregada nas costas. Com um dos homens haviam 750 mil pesos argentinos junto ao corpo, e com outro também o mesmo valor e mais 730 mil pesos argentinos que estavam na mochila. O valor totalizou dois milhões e 230 pesos argentinos, equivalente a cerca de 220 mil reais. Os homens disseram que o dinheiro seria para comprar uma máquina de descascar mandioca. / Os envolvidos foram conduzidos para esclarecimentos, e depois liberados. Os valores foram apreendidos até a comprovação da sua origem.


Polícia prende suspeito de ofender ex-namorada pelas redes. A Polícia Civil de São José do Cedro cumpriu um mandado de prisão preventiva de um homem que estaria ofendendo a ex-namorada pelas redes sociais. A vítima registrou um Boletim de Ocorrência relatando que o ex-namorado a estaria injuriando e difamando. As mensagens não eram enviadas diretamente para ela, mas eram postadas no perfil dele e todas as pessoas que eram “amigas” do investigado tinham acesso às ofensas. Inicialmente foram concedidas medidas protetivas de urgência em favor da mulher e o investigado foi orientado a não mais fazer as postagens. As medidas não foram efetivas, então o juiz determinou que ele não mais fizesse publicações que pudessem ser interpretadas como ofensas contra a vítima. No entanto, apesar de todos os avisos, as difamações prosseguiram. Em resposta, o Juiz determinou a prisão preventiva do ex-namorado. Um inquérito já foi instaurado e a Polícia Civil tem dez dias para concluir os trabalhos de investigação.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.