ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 10/05/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 95 centavos para a compra e quatro reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 68 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e 10 centavos para venda.

A União Europeia e os ministérios de Relações Exteriores da Alemanha, França e Reino Unido afirmaram na quinta-feira que ainda estão comprometidos com o acordo nuclear com o Irã, mas que não aceitam os ultimatos que o país persa anunciou. Foi uma resposta a um anúncio que havia sido feito pelo presidente iraniano, HASSAN ROHANI, que, em um discurso televisionado na quarta afirmou que queria a suspensão de obstáculos às transações com o sistema bancário iraniano e à venda de petróleo do país. Ele deu aos demais signatários do pacto - Reino Unido, França, Alemanha, China e Rússia - 60 dias para cumprir essas exigências.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, disse nesta quinta-feira não acreditar que a Coreia do Norte esteja pronta para negociar com os norte-americanos. Foi a primeira declaração do republicano após segundo teste com mísseis feito pelo regime de Kim Jong-un neste mês. No começo de maio, o país asiático fez outro exercício com armas. TRUMP disse que os Estados Unidos "analisam seriamente os últimos lançamentos" e disse não acreditar que o regime de KIM JONG-UN esteja preparado para negociar com os norte-americanos.

O autoproclamado presidente interino da Venezuela, JUAN GUAIDÓ, afirmou nesta quinta-feira que o regime de NICOLÁS MADURO tenta dar um golpe na Assembleia Nacional, que é comandada pelo líder oposicionista. Ele também convocou novos protestos para o sábado. Durante entrevista coletiva, GUAIDÓ disse acreditar que o regime vai prendê-lo. Na noite de quarta-feira, equipes do serviço de inteligência venezuelano prenderam o vice-presidente da Assembleia, EDGAR ZAMBRANO.

Ao participar de uma transmissão ao vivo ao lado do presidente JAIR BOLSONARO, nesta quinta-feira, o ministro da Educação, ABRAHAM WEINTRAUB, usou chocolates para explicar o bloqueio no orçamento de todas as universidades e institutos federais, anunciado na semana passada. Segundo nota divulgada na quarta-feira pelo ministério, o bloqueio atingiu três vírgula quatro por cento do orçamento total das universidades federais. Durante a transmissão nas redes sociais nesta quinta, WEINTRAUB colocou sobre a mesa 100 chocolates e separou três e meio para explicar o bloqueio. De acordo com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, o contingenciamento atingiu 20 por cento da verba para custeio e 90 por cento da verba de investimento.

O presidente da Câmara dos Deputados, RODRIGO MAIA, disse nesta quinta-feira que o decreto de armas assinado pelo presidente JAIR BOLSONARO tem “algumas inconstitucionalidades” que poderão ser vetadas pelo Legislativo. Segundo o porta-voz de BOLSONARO, OTÁVIO RÊGO BARROS, a área jurídica do Palácio do Planalto fez uma análise prévia do decreto e entendeu que é constitucional. O decreto de BOLSONARO altera as normas sobre o direito ao porte de armas e munições, que é a autorização para transportar arma fora de casa. O texto também facilita o porte de arma para um conjunto de profissões, como advogados, caminhoneiros e políticos eleitos – desde o presidente da República até os vereadores.

O ministro ANTONIO SALDANHA, do Superior Tribunal de Justiça, informou nesta quinta-feira que levará a julgamento na próxima terça-feira o pedido de liberdade apresentado pela defesa do ex-presidente MICHEL TEMER. O STJ já confirmou a data do julgamento. Após determinação judicial, TEMER se entregou à Polícia Federal nesta quinta, em São Paulo. O ex-presidente voltou para a prisão depois que o TRF derrubou o habeas corpus que o mantinha livre. TEMER é acusado pelo Ministério Público de ter chefiado uma organização criminosa, o que ele nega. Segundo a acusação, o ex-presidente seriao chefe de uma organização criminosa que teria recebido mais de um milhão de reais em propina nas obras da usina nuclear de Angra Três, operada pela Eletronuclear.

O número de casos confirmados de dengue em Santa Catarina continua aumentando, com 442 pacientes que tiveram a doença em 2019. O dado está no relatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica divulgado nesta quinta-feira. São 99 a mais do que no relatório passado. Também subiu para seis o número de pessoas que contraíram febre de chikungunya, com um paciente a mais do que no boletim passado. As três doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Em relação aos casos contraídos dentro de Santa Catarina, o Litoral Norte continua como a região com mais pacientes nesse quadro. Itapema tem 135 casos e Camboriú, 77.

Após ser destaque nacional em crescimento em boa parte dos meses nos últimos dois anos, o comércio catarinense passou a ter variações mais tímidas. Segundo a pesquisa mensal do IBGE, o setor fechou março com alta de meio por cento frente ao mesmo mês do ano passado em volume de vendas. No ano, acumula crescimento de cinco vírgula um por cento e nos últimos 12 meses, avançou seis vírgula dois. De acordo com o presidente da Federação do Comércio de Santa Catarina, o fraco desempenho do setor está ligado principalmente à baixa atividade econômica do país com reflexos também no estado.

O governo de Santa Catarina divulgou nesta quinta-feira os detalhes de um novo modelo para a recuperação de rodovias em todo o Estado. O projeto, construído em parceria com a Federação Catarinense de Municípios, colocará as prefeituras à frente das obras, em parceria com o Executivo estadual. Caberá aos consórcios de municípios definir quais são as prioridades para cada região, além de contratar a mão de obra necessária para o andamento das obras. Já o governo do Estado ficará responsável por fiscalizar os trabalhos, além de liberar os recursos para as obras. Para dar início ao novo modelo, o governador anunciou que irá depositar 74 milhões em um fundo de infraestrutura em junho. Conforme o governo, o fundo será abastecido anualmente com pelo menos 120 milhões a partir de 2020.

Feira do livro segue com grande número de visitação no Centro de Evento. A observação é de JERRI LAMB – responsável pela JVL Livros. De acordo com ele, desde ontem quando iniciou o evento muitas crianças, adolescentes, jovens e adultos passaram pelo Centro de Evento para conhecer as novas coleções e tudo que a JVL tem a oferecer. São livros para vários gostos e públicos, desde crianças de dois anos até idosos. Os valores segundo JERRI, são bem acessíveis, tem livros infantis a partir de um real.

Feira do Livro já é tradição em Campo Erê. JERRI, destaca que além de todo acervo de livro, disponibilizado para o público, tem ainda atração com o palhaço e contador de histórias JOÃO BELLO. A feira segue hoje até a noite. A programação é liberada ao público em geral, e todos estão convidados a prestigiar.

Feira do livro reúne alunos de outros municípios. A diretora MARINES PICCININI, enfatiza que devem além das escolas de Campo Erê, outros municípios, participaram do evento. As atividades na feira iniciam pela manhã e vão até à noite. De acordo com a diretora, os lucros com a feira do livro são revertidos para o pagamento dos espetáculos que estão ocorrendo.

Sesc discute saúde bucal e autoestima com idosos. Uma carreta do Sesc está em Campo Erê prestando serviços odontológicos gratuitos a população. Além dos atendimentos, os profissionais também realizam palestras com entidades e instituições do município. Ontem foi a vez do grupo de idosos do Bairro Cohab. Segundo SANDRA PERETTO – coordenadora do Sesc, foram abordados: cuidado com a saúde bucal; cuidado com escovação e higienização da prótese dentaria. Outro foco foi o câncer de boca. Explicou aos idosos a importância de estar atento ao aparecimento de feridas e manchas na boca.

Reflexão de vida e amor próprio marca palestra para idosos. Segundo a coordenadora do Sesc, além da parte de saúde bucal, foi apresentado aos idosos também palavras de reflexão e amor próprio. Pensando na idade deles é necessário que se aceitem como são, e aproveitem esse momento da terceira idade. Falou ainda, sobre a importância deles viver mais em família, e ter uma vida saudável, tanto física, quanto emocional e mental.

Momentos de conversa e reflexão com idosos são importantes.No ponto de vista da coordenadora do Sesc SANDRA PERETTO, essas ações resgatam cuidados que muitos sabem que são necessários, mas nem todos tem o habito de fazer. Avalia positivamente esse encontro com os idosos do serviço de convivência, pois pode perceber o envolvimento deles, assim como o acolhimento. Ao final da palestra, após duas horas e 15 minutos, SANDRA, conta que recebeu o convite para voltar, isso, segundo ela, mostra que o resultado foi alcançado e é muito gratificante para ela como profissional.

Crédito e cobrança é tema de curso na Acislo. A capacitação, reuniu no auditório da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste, empresários e equipe. Quem conta é RENIVALDO SEBBEN, consultor de empresas que conduziu a formação. Ele fala que curso busca mostrar o funcionamento do mercado financeiro e as práticas necessárias para a concessão de crédito com qualidade e segurança.

Objetivo da formação é prevenir a inadimplência. Para isso, dividiu o curso em duas etapas. A primeira tratou do crédito. Explica que neste momento apresentou estatísticas e fazer análises, e assim definir o que é inadimplência e conhecer as ferramentas disponíveis. Conta ainda que em um segundo momento foi um complemento, explicando que o grupo também conheceu o perfil dos inadimplentes, que hoje é dividido em nove categorias. Detalhes sobre a legislação de cobrança também foram tratados.

Crédito e cobrança é um conteúdo atual e necessário para as empresas. Segundo RENIVALDO SEBBEN, são informações e dicas que se aplicam no dia a dia de qualquer segmento. Ele fala que no curso na Acislo em São Lourenço, mesclou o conteúdo teórico com práticas e estudos de caso. De acordo com ele buscando adaptar os exemplos para a realidade de cada região e empresa para que haja pleno entendimento.

Agricultores participam de curso de silagem. CLAUDIR GILLIOLI- Extensionista da Epagri de Campo Erê enfatiza que essa é uma parceria com a secretaria de agricultura, Cedup, Sicredi, Sicoob e administração. A atividade iniciou às 09 horas e se estenderá até às 15 horas e 30 minutos, no Cedup Campo Erê. O público alvo são os agricultores, além da participação de técnicos e alunos do colégio agrícola. O objetivo é orientar os produtores na produção da silagem, já que a região é grande produtora de bovino leiteiro. O professor que está ministrando o curso é MIKAEL NEUMANN, doutor em produção animal.

Muitas perdas ocorrem na silagem por erros na produção. O comentário é de CLAUDIR GILIOLLI – extensionista da Epagri. Ele afirma que o curso foi pensado devido a isso, para que o agricultor apenda novos meios de evitar essa perda. Salienta que elas ocorrem principalmente nos detalhes que o agricultor às vezes esquece de observar.

Cartórios eleitorais fazem plantão para revisão do eleitorado com biometria. Segundo a chefe do Cartório eleitoral de Maravilha MARIANA FLEMMING, o plantão de amanhã, oferece oportunidade de atendimento aos eleitores. Ação tem o objetivo de facilitar o comparecimento de quem ainda não realizou a biometria. Frisa que o atendimento amanhã no cartório é das nove ás 15 horas. O prazo final para a revisão com biometria se encerra no dia 28 de junho. Porém, o número de pessoas que ainda faltam fazer o serviço é muito grande, inclusive em Santa Terezinha do progresso, município que pertencia a comarca de Campo Erê, mas desde a última eleição está em Maravilha.

30 por cento dos eleitores de Santa Terezinha do progresso ainda faltam fazer a biometria. MARIANA, comenta que o município tem dois mil trezentos e setenta e seis eleitores. Destes, mil seiscentos e cinquenta e sete já fizeram a revisão com biometria, ainda faltam 719. A chefe do Cartório lembra que o prazo para esse serviço vai até dia 28 de junho, e quem não fizer até essa data, terá além do cancelamento do título muitos outros transtornos, incluindo bloqueio no CPF.

Agendamento da biometria pode agilizar atendimento. MARIANA FLEMMING – chefe do Cartório Eleitoral de Maravilha, ressalta que ele pode ser feito pelo site do TRE. Todos os eleitores que fizerem o agendamento serão atendidos no horário escolhido, evitando filas e demora. A chefe lembra que é necessário levar consigo documento de identidade com foto e um comprovante de residência atualizado, de no mínimo três meses.

Número de eleitores faltosos preocupa chefe do cartório. GUSTAVO AGUIAR, de Campo Erê, ressalta que estão na obrigatoriedade até dia 28 de junho, eleitores de Palma Sola e Saltinho. Amanhã o Cartório fará plantão especial para atender quem ainda não fez o serviço. Em Palma Sola ainda faltam dois mil e trezentos eleitores, e em Saltinho 820. O atendimento será das 9 ás 15 horas e exclusivo aos eleitores que fizeram o agendamento pelo site do TRE, ou pelo telefone 0800 647 3888.

Homens são flagrados com mais de 2 milhões de pesos argentinos. A PM de Fronteira da Polícia Militar de Dionísio Cerqueira realizava patrulhamento preventivo na rua Presidente Vargas ontem, quando visualizou dois homens em atitude suspeita. De imediato, foi realizada a abordagem sendo encontrada grande quantidade de dinheiro escondida nas vestes, dentro das cuecas e meias, mais um montante guardado em uma mochila preta a qual era carregada nas costas. Com um dos homens haviam 750 mil pesos argentinos junto ao corpo, enquanto que com o outro também o mesmo valor e mais 730 mil pesos argentinos que estavam na referida mochila.

O valor totalizou dois milhões e 230 mil pesos argentinos, equivalente a cerca de 220 mil reais. Questionados sobre a razão de possuir essa quantia, relataram possuir o dinheiro para comprarem uma máquina de descascar mandioca. Diante do fato a guarnição conduziu os envolvidos para esclarecimentos. Foi confeccionado o boletim de ocorrência, orientando e liberado os envolvidos, sendo que os valores foram apreendidos até a comprovação da origem dos valores apreendidos.

Policiais são presos suspeitos de provocar morte de jovem obrigando-o a engolir buchas de cocaína. Um aspirante e um soldado da Polícia Militar foram presos preventivamente nesta semana em Pato Branco. Os dois são suspeitos, entre outros, de provocar a morte de um jovem de 19 anos obrigando-o, sob ameaça de ser preso, a engolir 14 buchas de cocaína. O rapaz morreu de overdose. Os policiais foram levados para o 3º Batalhão de Polícia Militar, em Pato Branco. Segundo o delegado Marcos Pestano, responsável pelo caso, no dia 19 de abril os dois policiais abordaram o carro do jovem no Centro de Pato Branco supostamente por desconfiarem da maneira que ele dirigia.

Durante a revista, encontraram a droga no carro de ANDREI CARPENEDO, que era instrutor de academia. Por conhecer um dos policiais, ele pediu para ser liberado e assim evitar o flagrante, que poderia prejudicar a carreira dele. As investigações apontam ainda que diante do pedido do jovem os policiais disseram que ele só se livraria do flagrante caso engolisse a droga, o que ele acabou fazendo. Cerca de meia hora depois, o rapaz começou a passar mal e foi levado ao hospital, onde morreu no dia seguinte. Além do crime de homicídio doloso, os dois são suspeitos de prevaricação e peculato eletrônico, já que deixaram de registrar no sistema da polícia algumas acusações feitas contra eles por familiares de ANDREI.

SIDEPOL se manifesta sobre a prisão de policiais militares em Pato Branco. O Sindicato dos Delegados da Polícia do Paranádivulgou ontem, um documento de apoio e esclarecimento após uma nota de repúdio publicada pela Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros do Estado do Paraná, sobre a prisão de Policiais Militares em Pato Branco. O Sindicato dos Delegados de Polícia do Paraná, presta os seguintes esclarecimentos: A adoção de qualquer medida contra integrantes das Forças de Segurança é sempre lamentável e traumática em todos os aspectos para a grande família policial. Através da Comissão de Direitos Humanos Irmãos Naves, que atua na defesa de integrantes das Forças de Segurança, verificamos que não houve qualquer ilicitude ou abuso por parte da Polícia Judiciária no cumprimento das diligências.

No caso citado, o Comandante do Batalhão foi cientificado da existência dos mandados, em seguida os Policiais compareceram na unidade e permaneceram recolhidos. A doutrina de Investigação Protetiva, elencada no Plano Orientador Nacional – Planejamento Estratégico das Polícias Judiciárias, foi observada em sua integralidade. Todas as medidas possíveis para preservação da Instituição e dos seus Agentes foram adotadas. Não houve por parte da Polícia Judiciária sequer a divulgação dos nomes dos alvos da investigação. Oportuno ainda registrar a inexistência de qualquer violação aos preceitos legais ou protocolos que tratam da prisão de integrantes das Forças de Segurança. Destacamos o elevado grau de profissionalismo e senso de humanidade de todos os integrantes da Polícia Judiciária de Pato Branco que participaram das diligências.

Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.