ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 10/04/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais e cinco centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 45 centavos para a compra e quatro reais e 65 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 centavos e meio para venda.

A Câmara dos Comuns do Reino Unido aprovou nesta terça-feira uma moção que respalda o pedido de uma prorrogação do prazo do Brexit até 30 de junho feito pela primeira-ministra britânica, THERESA MAY, à União Europeia. Por 420 votos a favor e 110 contra, os deputados aceitaram o novo prazo de saída da União Europeia e proposto por MAY. Agora deve ser avaliado pelos outros líderes comunitários na cúpula europeia extraordinária programada para amanhã.

Caracas e várias outras regiões da Venezuela ficaram sem luz na noite desta terça-feira, na véspera de uma nova jornada de protestos convocada pelo líder opositor JUAN GUAIDÓ contra o colapso dos serviços básicos. O apagão, o maior em uma semana, começou por volta das 11 e 20 da noite e afetou boa parte da capital e importantes áreas de ao menos 20 dos 23 estados do país. O governo e a estatal Corporação Elétrica Nacional não deram qualquer explicação sobre as causas ou o alcance da nova queda de energia.

Oito países latino-americanos solicitaram, nesta terça-feira, mais fundos internacionais para atender cerca de três milhões e meio de imigrantes venezuelanos nos países da região, diante da prolongada crise econômica e política na Venezuela. Delegados de governos reunidos em Quito, capital do Equador, solicitaram uma ajuda econômica para "contribuir solidariamente" com 16 nações que acolhem ou servem de trânsito aos imigrantes. Representantes de agências da ONU, do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento participaram do encontro para ouvir os pedidos.

O Tribunal Superior Eleitoral decidiu nesta terça-feira por quatro votos a três que o ex-governador do Rio de Janeiro LUIZ FERNANDO PEZÃO está inelegível até 2022. Ao tomar a decisão, o TSE considerou que PEZÃO cometeu abuso de poder econômico nas eleições de 2014. A defesa do ex-governador ainda pode recorrer ao próprio TSE ou ao Supremo Tribunal Federal. PEZÃO está preso desde novembro do ano passado e é acusado de integrar esquema de corrupção liderado pelo também ex-governador SÉRGIO CABRAL, também do MDB, de quem foi vice-governador.

O relator da proposta de reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, deputado Delegado MARCELO FREITAS do PSL mineiro apresentou na noite desta terça-feira parecer pela admissibilidade do texto enviado ao Congresso Nacional pelo governo JAIR BOLSONARO. Com isso, FREITAS opinou a favor da tramitação da proposta no Parlamento. Após a leitura, foi concedido pedido de mais tempo para análise pelo prazo de duas sessões, adiando a votação para a semana que vem. O relator votou pela constitucionalidade de todo o texto da reforma da previdência.

Em 100 dias, o governo de JAIR BOLSONARO cumpriu um quinto das promessas feitas durante a campanha eleitoral. Dos 58 compromissos firmados no período e que podem claramente ser mensurados, 12 foram cumpridos em sua totalidade, de acordo com levantamento feito pelo site G1. Outros quatro foram parcialmente atendidos, e 40 ainda não foram cumpridos. Dois compromissos não têm como ser avaliados no momento. Na comparação com os ex-presidentes DILMA ROUSSEFF e MICHEL TEMER em 100 dias de governo, BOLSONARO cumpriu 12 das 58 promessas, DILMA, cinco das 55, e TEMER, três das 20.

Os deputados federais da bancada catarinense participaram de uma audiência nesta terça-feira com o secretário nacional de Aviação Civil, RONEI GLANZMANN, para tratar dos aeroportos de Santa Catarina, em especial do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, de Chapecó. Eles discutiram o processo de liberação dos milhões de reais para a ampliação do terminal. O projeto prevê que o novo espaço tenha três mil e 800 metros quadrados, mais de três vezes o tamanho atual. Durante a reunião, o secretário GLANZMANN destacou que há perspectivas de que o aeroporto passe por um processo de concessão que garantirá investimentos na ampliação do terminal de passageiros e também na melhoria da operação. Ele disse que para que isso aconteça, o estado precisa estar de acordo.

Presidentes das comissões de Justiça, Finanças e Trabalho e os relatores da reforma administrativa nos colegiados se reuniram nesta tarde para definir um calendário de atividades das reuniões conjuntas para tratar do assunto. De acordo com o presidente da CCJ, ROMILDO TITON, o assunto principal nos próximos 30 dias é a reforma administrativa e todos os deputados querem analisar e oferecer opiniões sobre o tema. Ele explicou que existe um consenso sobre reuniões conjuntas das comissões para conseguir analisar a reforma administrativa dentro do prazo de 45 dias imposto pelo regime de urgência da matéria.

Na véspera de completar os 100 primeiros dias à frente do governo de Santa Catarina, o governador CARLOS MOISÉS apresentou um balanço de sua gestão nesta terça-feira. Acompanhado de todo o secretariado, a avaliação ocorreu na sede da Defesa Civil em Florianópolis. Entre os destaques, MOISÉS citou os processos que o governo alterou, como o Detran Digital, o boletim de ocorrência integrado, e a utilização de um aplicativo que está gerando economia na compra de combustíveis. A expectativa com a utilização desses recursos tecnológicos é de economizar quase 100 milhões de reais até o final deste ano. Ele também descartou a possibilidade de problemas com recursos para o pagamento de salários dos servidores, por causa de uma revisão de incentivos fiscais realizados no ano passado.

Saúde Pública começa atendimentos da Campanha de Vacinação contra gripe H1N1. CASSIANE DE LIMA – técnica de enfermagem e responsável pela sala de vacina de Campo Erê, lembra que a campanha começa hoje e se estende até 31 de maio. O Dia “D”, como ocorre todos os anos, será no sábado, quatro de maio. Ela frisa que na primeira semana de vacinação devem se imunizar crianças até cinco anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas. Após o dia 22, a vacinação é aberta para os outros grupos: idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, professores da rede pública e privada e portadores de doenças crônicas. No entanto, se outra pessoa do grupo procurar a unidade neste período recebera a vacina.

Saúde tem cronograma para vacina da gripe. CASSIANE, informa que no centro de idosos do Bairro Mello será na próxima quarta-feira, ás 14 horas. No dia 23, no posto de saúde do Bairro Cohab o dia todo. No dia 24, no centro de idosos do Bairro Primavera, ás 14 horas. No centro de idosos do São Francisco será no mesmo dia, mas ás 15 horas e 30 minutos. Já no posto de saúde da Linha Doze de Novembro, será no dia 26, ás oito e meia da manhã, e na Caldato, no mesmo dia, porém, na parte da tarde ás 14 horas e depois das 15 será no Assentamento Olívio Albani. CASSI, frisa que nesses dias de atendimento fora, a sala de vacina estará aberta também.

Vírus H1N1 sofre mutação todos os anos. Quem explica é a enfermeira da Unidade de Saúde do Bairro São Francisco CÁTIA FERLIN DA VEIGA. De acordo com ela, é por esse motivo que a população deve se imunizar todos os anos, com uma vacina nova. A cada campanha, o Ministério da Saúde adapta a vacina conforme a mutação do vírus.

Muitas pessoas tem resistência à vacina da gripe. A enfermeira observa que a comunidade ainda tem preconceito para se imunizar contra o vírus da H1N1. A maior resistência é por parte dos idosos e dos pais das crianças. Isso se dá, esclarece a profissional, devido alguns boatos falsos de reações que a vacina pode apresentar. Porém, garante que a vacina não traz nenhum mal à saúde, pelo contrário protege contra vários tipos de vírus da gripe.

Município confirma três casos de dengue. Segundo a diretora do departamento de saúde de Marmeleiro no Paraná, município que faz divisa com Campo Erê, MARILENE MANFRIN ROMÍO, a saúde pública teve a confirmação de três casos da doença. Ela frisa que apesar do setor estar trabalhando fortementeno município, com trabalhos diários, já são três casos confirmados.

Casos de dengue são contraídos de forma autóctone, dentro do próprio município. MARI, afirma que os pacientes foram tratados, e já se recuperam em casa. Os maiores índices de focos são encontrados em pratos de vasos de flor, baldes, lixeiras e cisternas. Frisa que esses, são recipientes de fácil eliminação ou adequação por parte da população, porém, é preciso conscientização. MARILENE, assegura que Secretaria de Saúde, Sala de Situação e demais órgãos públicos estão mobilizados no combate ao mosquito.

População precisa estar ciente e fazer sua parte, contribuindo com os cuidados diários de prevenção e controle da dengue. Quem comenta é a diretora de saúde de Marmeleiro MARILENE ROMÍO Ela diz que o risco de uma epidemia existe, por isso, é necessário que as pessoas estejam engajadas nesta ação de combate e prevenção ao Aedes aegypti. A diretora lembra que há dois anos, Marmeleiro já havia registrado um caso de dengue.

Secretaria de Educação faz atendimento domiciliar para alunos em tratamento de saúde. JOSEMIR FORGIARIANI- Secretário da pasta explica que essa ideia surgiu com a necessidade de uma criança que está fazendo tratamento de quimioterapia e, por isso, estava impossibilitada de frequentar a escola.Dessa forma, a secretaria fez uma resolução, a qual permite que um profissional se desloque até a residência, onde ali são ministradas as aulas de acordo com a série. Para o atendimento domiciliar, a escola recebe o atestado médico do estudante e a partir da necessidade apresentada é organizado o procedimento legal.

O atendimento é destinado somente para as crianças que não podem estar em contato com outras pessoas, devido ao tratamento médico. Quem explica é JOSEMIR FORGIARINI. Ressalta que é um direito do estudante em não perder a aula. O secretário conta que, no caso específico da criança em atendimento domiciliar no município, ela faz o tratamento de outras viroses, além da doença, e com a quimioterapia tem perda de cabelo. Segundo JOSEMIR, isso faz com que a criança não se sinta confortável em estar no mesmo ambiente com outros estudantes. Por isso da necessidade do atendimento diferenciado.

Essa é a primeira vez que município faz esse tipo de atendimento pela educação. De acordo com o secretário, JOSEMIR FORGIARINI, isso acontece através de uma resolução do Conselho Municipal de Educação de Anchieta que regulamenta esse atendimento a domicilio. Inclusive o profissional que vai até a residência do aluno, deve fazer um relatório falando sobre o atendimento. O secretário ressalta que esses professores são contratados para esse trabalho específico. A carga horária das aulas é compactada em duas horas e meia por dia. Segundo JOSEMIR, tudo isso é para garantir o direito fundamental das crianças e adolescente ao acesso à educação.

Projeto de reciclagem de óleo de cozinha é lançado hoje em Campo Erê. A informação é do presidente do Conselho do Meio Ambiente do município NELSON TRESSOLDI. Ele lembra que a proposta teve início no ano passado na Escola Estadual Emílio Médici. Diante do alto número de óleo consumido e descartado de forma irregular, foi elaborado o projeto para reciclar o produto. O presidente conta que recentemente a matéria foi apresentada ao executivo municipal, que apoiou a causa, e agora o projeto que era exclusivo da Escola Médici, está sendo desenvolvido também nas escolas municipais. O lançamento que ocorre daqui a pouco ás 14 horas, contará com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito municipal e a diretora de educação da Gered de São Lourenço do Oeste.

Monitores do projeto de reciclagem do óleo de cozinha recebem capacitação e transmitem conhecimento. TRESSOLDI, explica que cada instituição tem além do professor, um monitor que é o responsável por levar até a escola as ações aprendidas em laboratório para a reciclagem do óleo. Esses monitores, segundo o presidente do meio ambiente, são os multiplicadores das ações da proposta de reciclagem. Agora, após o lançamento, cada escola terá uma bomba coletora, para armazenamento do óleo, até o destino correto. A bomba foi cedida pela Empresa Nacional, que é parceira do projeto, junto com o Lions Clube.

Projeto de reciclagem do óleo de cozinha pode ser fonte de renda para população. TRESSOLDI explica que o óleo é transformado em sabão, sabonetes, detergentes líquidos e em pó. Esses produtos serão utilizados nas escolas. Explica que por enquanto a qualificação está sendo feita nas escolas, e posteriormente aberto aos interessados em agregar valores com a venda desses produtos. Toda população está convidada a prestigiar o lançamento do projeto, será na escola Médici daqui a pouco ás 14 horas.

Reunião discute regularização fundiária no interior e cidade. Conforme GUSTAVO BARRETO, diretor da INDESC – Instituto de desenvolvimento sustentável de Santa Catarina, o evento aconteceu ontem, com os moradores que não possuem o registro do terreno da Linha Doze de Novembro, e também do Bairro São Cristóvão, em Campo Erê. Representantes da Indescc estiveram presentes tirando todas as dúvidas e debatendo sobre regularização fundiária.

Campo Erê tem uma nova ação de regularização fundiária. BARRETO lembra que isso se deu por meio de um termo de Cooperação técnica, firmado com a prefeitura. Essa, explica o diretor, é uma nova forma de regularizar os lotes, com amparo em uma lei aprovada em 2017, que trata da reurb – regularização fundiária urbana. O Reurb permite regularizar todos os núcleos urbanos e qualquer situação fundiária do município.

Ao contrário do programa “Lar Legal”, o reurb não é restrito e engessado, o que tornava os processos mais lentos. O diferencial desta ferramenta, explica GUSTAVO BARRETO – diretor da Indesc - Instituto de desenvolvimento sustentável de Santa Catarina, é que o processo deixa de ser judicial e passa a ser decidido na prefeitura, dando mais agilidade.

Para obter escritura de terreno, o valor padrão fixado é de mil e cem reais. O diretor GUSTAVO explica que o morador poderá pagar esse valor em até 10 vezes sem juros. Ressalta ainda, que o cidadão começa a pagar, somente após o trabalho ser finalizado e protocolado na prefeitura.

Prefeito traz novidades da capital do estado. ODILSON LIMA de Campo Erê, destaca que recentemente esteve na assembleia legislativa com o deputado JULIO GARCIA, conversando sobre as demandas do estado, em especial dos municípios pequenos. O prefeito lembra de uma lei criada por GARCIA que contempla as Apaes, por meio disso as escolas especiais tiveram ajuda para se manter. Ainda em conversa com o presidente da Alesc e demais deputados estaduais, LIMA, cita que em breve Campo Erê e região terão novidades.

Polícia faz operação conjunta na região. Ontem, por volta das 13 horas e 30 minutos, iniciou-se em Flor da Serra do Sul e Palma Sola, uma operação integrada entre as Polícias Militares do PR e SC visando a segurança dos bancos e lotéricas destes municípios. Serão realizados patrulhamentos esporádicos na área central das duas cidades unindo as duas equipes, o que amplia o número de policiais atuando diretamente nestas ações.

Motorista perde controle de caminhão e sai da pista na SC 157. A Polícia Militar Rodoviária atendeu a um acidente ocorreu por volta das 14 horas de ontem, no Km 29 da rodovia em São Lourenço do Oeste. Foi uma saída de pista, seguida de choque e tombamento de um caminhão M.BenzAtego emplacado em Cascavel, que era conduzido por um homem de 54 anos. Neste acidente o condutor saiu ileso e no veículo foram registrados danos de média monta.

Polícia prende homem com mandado de prisão e tornozeleira. A Polícia Militar de Marmeleiro prendeu um homem que usava tornozeleira eletrônica e estava com mandado de prisão em aberto por resistência, desobediência, porte ilegal de arma de fogo, roubo e posse irregular de arma de fogo. Ele foi abordado ontem, próximo a uma residência na Linha Novo Progresso, interior de Marmeleiro. O preso foi encaminhado até a sede do 2° Pelotão da Polícia Militar para o Boletim de Ocorrência e depois entregue em Francisco Beltrão.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.