ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 10/03/2020

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 35 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é de 29 graus. Umidade relativa do ar 47 por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais para a compra e cinco reais e 25 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, TEDROS ADHANOM, declarou nesta segunda que a "ameaça de pandemia" pelo Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, é real. Ele afirmou que seria a primeira pandemia da história que poderia ser controlada. Segundo o último boletim da entidade, 101 países, áreas ou territórios foram atingidos pelo Covid-19. Já o diretor-executivo de programas de emergências da OMS, MICHAEL RYAN, o mundo ainda está no começo ou no meio da epidemia. Ele disse que o ciclo é de subida e a doença não terminou seu caminho de forma alguma.

O primeiro-ministro da Itália, GIUSEPPE CONTE, endureceu nesta segunda-feira as restrições na circulação em todo o território italiano para tentar conter a crise gerada pelo novo coronavírus. As medidas contra o novo coronavírus vão valer para toda a Itália a partir desta terça-feira até, ao menos, três de abril. Entre elas estão: circulação de pessoas entre cidades fica restrita a motivos relacionados a trabalho ou saúde; proibição de reuniões públicas, inclusive cerimônias religiosas como funerais e casamentos; fechamento de bares e restaurantes até as seis horas da tarde, fechamento de escolas e faculdades e suspensão de todos os eventos esportivos, incluindo futebol. O país tem o maior número de casos de Covid-19 fora da Ásia com nove mil 172 casos confirmados e 463 mortes.

Seis estados realizam primárias do Partido Democrata nesta terça-feira nos Estados Unidos. São mais 352 delegados em jogo, que podem virar a balança a favor de BERNIE SANDERS ou fazer JOE BIDEN disparar na disputa pela indicação à candidatura à presidência em novembro. Segundo pesquisas mais recentes, a tendência é que BIDEN consolide seu novo favoritismo, conquistado depois de uma virada expressiva na Superterça. De acordo com média de pesquisas nacionais, ele abriu 16 pontos de vantagem, e hoje tem 51 vírgula três pontos contra 45 vírgula três de SANDERS.

As empresas listadas na bolsa de valores brasileira, a B3, perderam, juntas, um trilhão de reais em valor de mercado no ano de 2020, de acordo com dados da Economatica. As maiores baixas do ano são da Petrobras, que teve queda de 191 bilhões, seguida pelo Bradesco com 82 bilhões ee Vale que teve queda de 79 bilhões. Somente nesta segunda-feira, dia em que os mercados financeiros desabaram, as empresas tiveram perdas de 431 bilhões. A Bovespa fechou em baixa de 12 vírgula 78 por cento, a maior desde 1998. A Petrobras liderou as baixas, ao reportar uma queda de 91 bilhões em valor de mercado, após o tombo preços do petróleo adicionar mais um componente de turbulência, elevando os temores de uma recessão global.

O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira seu mais recente balanço sobre os casos do novo coronavírus. O vírus é o responsável pela epidemia da doença batizada de Covid-19. Os números apontam 930 casos suspeitos, um crescimento de 40 por cento na comparação com domingo, e 25 casos confirmados até o meio-dia de ontem. Depois do balanço federal, o Rio de Janeiro divulgou a confirmação de mais cinco casos, que só serão considerados pelo Ministério da Saúde no balanço de hoje.Com as novas confirmações, o Brasil passa a ter 30 casos confirmados de Covid-19. Ontem, o presidente JAIR BOLSONARO disse que o poder destruidor do coronavírus está sendo superdimensionado.

A comissão mista do Congresso Nacional responsável por analisar a medida provisória que criou o programa Verde e Amarelo deve votar nesta terça-feira o relatório do deputado CHRISTINO ÁUREO sobre o tema. A MP foi editada pelo presidente JAIR BOLSONARO em novembro do ano passado e visa estimular a contratação de jovens entre 18 e 29 anos pelo mercado de trabalho. O desemprego entre os jovens chega a quase 21 por cento, enquanto o da população em geral é de 11 por cento. A ideia do governo é desburocratizar e desonerar as contratações e, assim, ajudar os jovens a obter o primeiro emprego e experiência profissional. A expectativa é reduzir entre 30 e 34 por cento o custo da mão de obra nas contratações por essa modalidade e criar um milhão e 800 mil vagas de trabalho.

Chegou ao final nesta segunda-feira o prazo dado pelo governo de Santa Catarina para uma decisão sobre a proposta de reposição salarial enviadas aos servidores através de 14 entidades diferentes. Nove delas aceitaram os 17 e meio por cento divididos entre 2020 e 2022, enquanto as outras cinco recusaram. Deram sinal positivo as associações que representam os policiais civis, os servidores do IGP e os oficiais da PM e do Corpo de Bombeiros. A recusa saiu das entidades dos praças militares. A Aprasc, com maior representatividade, é uma delas. Segundo o secretário de Administração do Estado, JORGE TASCA, a partir de agora o governo vai analisar a sequência do processo nos próximos dias.

O presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa, deputado do PSDB, MARCOS VIEIRA, a secretaria estadual de Agricultura vai defender no Confaz a cobrança do ICMS sobre os defensivos agrícolas no estado. Atualmente, a alíquota é zero. VIEIRA informou ainda que na semana passada o secretário da Fazenda, PAULO ELI, afirmou que o governo tem a pretensão de defender a cobrança do imposto. O deputado também disse que é contra a tributação e que o produtor rural não poder penalizado com o aumento de impostos, principalmente num momento em que a economia está fragilizada, com a questão do coronavírus. Amanhã, a Alesc vai promover uma audiência pública para discutir a tributação ou não de ICMS sobre os defensivos agrícolas no estado.

O secretário da Agricultura, RICARDO DE GOUVEA, esclareceu nesta segunda-feira que o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA não tem posição firmada a favor do aumento do ICMS de 17 por cento sobre os defensivos agrícolas. O Estado deve acompanhar o encaminhamento da política de incentivos fiscais na próxima reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária. O secretário informou que o governo de São Paulo tem intenção de cancelar alguns estímulos fiscais que não interessam a Santa Catarina. GOUVEA contestou a informação do deputado MARCOS VIEIRA de que teria revelado num evento em Mafra a decisão do governador Moisés de aplicar o aumento de 17 por cento do ICMS nos defensivos quando terminar a vigência da isenção em 30 de abril próximo. Ele garantiu que Santa Catarina não vai para o Confaz com uma proposta definida, mas com disposição de conversar e negociar com outros Estados. Ele admitiu que outra alternativa que está colocada sobre a mesa de debates é a elevação gradativa da alíquota do ICMS sobre os defensivos.

Problema no contrato deixa saúde pública sem um médico. Quem explica é JANIR BACH – secretário de saúde de Santa Terezinha do Progresso. De acordo com ele, o profissional começou os trabalhos na semana passada, mas devido a esse problema precisou deixar a unidade. A empresa responsável pela contratação assegura que nesta semana vai enviar um novo profissional para a saúde. Frisa que a saúde pública também enviou um documento solicitando essa contratação, para deixar tudo registrado. Pede compreensão da população, e afirma que tudo está sendo feito, o mais rápido possível para solucionar o problema.

129 famílias de Santa Terezinha do Progresso fazem parte do Programa Bolsa Família. Quem informa é a responsável pelo setor no município, LUANA HUPPES. Segundo ela, as famílias que recebem o benefício devem fazer todos os anos uma atualização cadastral. Eles devem apresentar CPF e RG de todos os membros da família, além de um comprovante de residência.

Mulher responsável pelo lar é quem deve comparecer ao setor. LUANA explica que tanto para solicitar cadastro quanto fazer atualização, é a mulher que deve levar os documentos, e cadastrar a família no chamado Cadastro Único. A responsável frisa que os atendimentos no setor funcionam junto a secretaria de assistência social, de segunda a sexta, das sete e meia às 11 e meia e das 13 às 17 horas, menos na quinta-feira de manhã, que acontece o planejamento.

Município organiza encontro para revisar Plano Diretor. Segundo GUSTAVO GASPARI, coordenador da revisão da prefeitura de Marmeleiro, o plano diretor é um instrumento da administração para ordenar o crescimento e desenvolvimento do município. O coordenador conta que normalmente o plano é revisado a cada dez anos, visando atualizar planejamentos e metas.

Plano diretor beneficia município e população. GUSTAVO comenta que para aproximar os munícipes deste planejamento que tanto os afeta, são realizados encontros no centro, interior e bairros. Nessas reuniões são vistos os planejamentos que deram certo no plano anterior e devem ser mantidos no próximo ano. Com isso as metas e objetivos do município são reajustados.

Plano diretor influencia principalmente nos gastos do município. Quem explica é GUSTAVO GASPARI – Coordenador da revisão do plano diretor municipal em Marmeleiro. Segundo ele, organizando as prioridades de investimento, esse planejamento auxilia administração a fazer um trabalho contínuo e eficiente com os recursos municipais, conforme as necessidades da população. Ele informa que a revisão está em sua terceira fase. Já foram realizadas reuniões no Alto São Mateus, na comunidade quilometro 15, e duas na sede.

Capacitação para manutenção de jovens no campo é prioridade da Epagri nesse ano. Afirmação é do extensionista de Anchieta JACIR STRAPAZZON. Esse trabalho será executado em parceria com várias entidades. O curso será voltado para área do leite. Ao todo serão oito etapas e cada dia com uma atividade diferente. Além da parte teórica terá também aulas práticas e visitas nas propriedades. Essa capacitação inicia no final do mês. JACIR, diz que os jovens serão os sucessores da propriedade e por isso é importante investir nessa atividade.

Grupo para capacitação de jovens pela Epagri já está fechado. Segundo o extensionista, desde o ano passado, as instituições parcerias vem planejando essa ação. Por isso, os interessados em fazer parte desse curso, já fizeram sua inscrição. Os encontros começam no dia 31 , agora de março. Se tiver resultados positivos, no final desse ano, novas turmas serão montadas e mais capacitações feitas em Anchieta.

Festa das Sementes Crioulas está no calendário de eventos do MPA. GEOVANO DAL BELO – coordenador do Movimento dos Pequenos Agricultores de Saltinho e região, relata que ainda não tem data definida, mas é uma ação que está em pauta. Para contribuir com esse trabalho, o coordenador comenta que o MPA, já conseguiu uma emenda parlamentar de 310 mil reais para aquisição das sementes e adubo. Quando se fala em semente, DAL BELO, diz que é preciso ter um planejamento bem amplo, para conseguir ter resultados positivos. Adianta que a variedade de semente do MPA é muito boa.

MPA organiza encontro para discutir políticas públicas para categoria. A informação é do coordenador do Movimento dos Pequenos Agricultores de Saltinho GEOVANO DAL BELO. De acordo com ele, aposentadoria rural voltou em pauta novamente e com um agravante forte voltado para as futuras gerações. É preciso deixar os agricultores cientes de tudo que vão ter que enfrentar e organizar para amenizar os impactos dessa decisão. O encontro terá um palestrante de Chapecó, e será no dia 18, agora de março, em Saltinho.

Fetraf tem importante papel e acompanhamento das políticas públicas dos sindicatos. Conforme o coordenador JANDIR SELZER, a Federação é sólida, e possui mais de 30 mil agricultores e agricultoras familiares associados. A entidade tem a responsabilidade de representar a categoria da agricultura familiar. Salienta que , ela caminha lado a lado dos agricultores na construção do sindicalismo, para construir uma sociedade mais justa. Para ele, que assumiu a coordenação a pouco tempo, representar à agricultura familiar é reafirmar o compromisso de luta social e política na defesa de um projeto de desenvolvimento sustentável e solidário no estado.

É preciso fomentar histórico de lutas, ações e mobilizações da Federação para construir um novo caminho para entidade. Esse é o objetivo desse ano, comenta JANDIR – coordenador da Fetraf. Ele diz que acima de tudo, é fundamental unir o coletivo da Agricultura Familiar para juntos desenvolver as melhores ações possíveis. O trabalho todo, é reflexo de ações já realizadas ao longo dos anos. É preciso reforçar que a Federação é uma entidade que acredita nos jovens, nas mulheres e em todos aqueles que compõem o coletivo da Agricultura Familiar.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.