ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco segunda-feira 10 02 2020

-BOLETIM APONTA QUE REPATRIADOS ESTÃO SEM OS SINTOMAS DO CORONAVÍRUS

-SANTA CATARINA SOFRE QUEDA DE 3,5% NAS EXPORTAÇÕES EM JANEIRO

-MUNICÍPIO JÁ TEM 160 FOCOS DO MOSQUITO DA DENGUE NESTE ANO

-PROGRAMA BASTA OFERECE TRATAMENTO PARA 57 AGRESSORES DE MULHERES

-EX-DEPUTADO DIZ QUE GOVERNO DE CARLOS MOISÉS É “PREGUIÇOSO”

-HOMEM É MORTO PELO FILHO COM FACADA DEPOIS DE DISCUSSÃO

-DUAS PESSOAS MORREM CARBONIZADAS EM INCENDIO DE RESIDÊNCIA

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a semana em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 25 centavos para a compra e quatro reais e 40 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.

Moeda estrangeira e câmbio comercial, sem complicações e com segurança: Conte com o Sicoob São Miguel!

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, pedirá dois bilhões de dólares em novo financiamento no orçamento do governo de 2021 para a construção de um muro na fronteira com o México. O novo valor, menos da metade do anterior, será anunciado na segunda-feira e mostra que, depois da transferência de recursos das Forças Armadas para a construção, o governo necessita de menos dinheiro extra para o empreendimento. O presidente alega que a construção do muro ao longo da fronteira é necessária para impedir a entrada de imigrantes ilegais e de drogas.

O governo da Venezuela criticou neste sábado as sanções dos Estados Unidos contra a companhia aérea estatal Conviasa e responsabilizou o líder da oposição, JUAN GUAIDÓ, pelas restrições, pedindo uma investigação criminal contra ele. As sanções anunciadas nesta sexta-feira pelo secretário do Tesouro STEVEN MNUCHIN bloqueiam qualquer transação da Conviasa com cidadãos e empresas dos Estados Unidos. A companhia aérea atende o mercado doméstico, mas também possui vôos internacionais para destinos como Bolívia, Equador, México, Panamá e República Dominicana.

A vice-presidente da Argentina, CRISTINA KIRCHNER, disse neste sábado que o governo do país não pagará "sequer meio centavo" de sua dívida com o Fundo Monetário Internacional enquanto o país não sair da recessão. A Argentina precisa reestruturar 100 bilhões de dólares em dívida soberana com credores, incluindo parte de um crédito de 57 bilhões de dólares que o FMI deu ao país em 2018. Uma missão técnica do FMI deve chegar a Buenos Aires na semana que vem para discutir as obrigações da Argentina com o fundo.

O Ministério da Defesa divulgou boletim na noite deste domingo informando que os brasileiros repatriados da China devido ao surto do coronavírus continuam sem qualquer sintoma da doença. As avaliações foram feitas pelo Ministério da Saúde. Esse foi o primeiro boletim divulgado desde que o grupo chegou à Base Aérea de Anápolis na manhã de ontem. Segundo o boletim, os 58 hóspedes - 34 repatriados e os 24 membros da tripulação que realizou o resgate - que estão no Hotel de Trânsito passaram por todas as avaliações clínicas protocolares e mantiveram o quadro assintomático. De acordo com a Secretaria de Saúde, o resultado do exame para o novo coronavírus está previsto para quarta-feira.

O Ministério da Educação deve divulgar nesta segunda-feira os nomes dos estudantes que estão na lista de espera a uma vaga nas universidades públicas, disponibilizadas pelo Sistema de Seleção Unificada neste primeiro semestre de 2020. A divulgação será diretamente para as instituições de ensino, que deverão convocar os candidatos aprovados. O cronograma inicial previa que a divulgação da lista ocorreria na sexta-feira. No entanto, os nomes não chegaram às universidades ou houve uma lista errada – ao menos sete universidades e institutos federais adiaram a convocação. No mesmo dia, o MEC informou em nota que havia adiado o cronograma e que a divulgação estava prevista para segunda-feira, sem justificar o motivo da mudança.

Apontado como o chefe do Escritório do Crime, o miliciano ADRIANO MAGALHÃES DA NÓBREGA, conhecido como CAPITÃO ADRIANO, morreu em um confronto com policiais militares na manhã deste domingo, na zona rural da cidade de Esplanada na Bahia. Foragido havia mais de um ano, ele era alvo de um mandado de prisão expedido em janeiro de 2019. Ele também tinha um histórico de ligações com o FLAVIO BOLSONARO, filho do presidente JAIR BOLSONARO. O advogado do ex-policial, PAULO EMÍLIO CATA PRETTA disse neste domingo que o miliciano expressou no último contato entre os dois o medo de ser assassinado em uma "queima de arquivo".

A chuva provocou estragos neste domingo em municípios catarinenses. Houve registro de rodovias interrompidas por queda de árvores e de barreiras e muitos pontos de alagamentos no Norte de Santa. Já no Vale do Itajaí também teve interrupções de estradas e dois carros foram arrastados pela água em Brusque. Duas famílias precisaram deixar suas casas na cidade. Uma árvore caiu sobre uma casa e um rancho ficou destruído em Rodeio, na mesma região. Não houve registro de feridos. A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu na noite de domingo alerta para a situação de duas cidades com mais risco de deslizamentos, especialmente em encostas: Guaramirim e Garuva. Outras 17 cidades estão em estado de atenção.

Santa Catarina tem atualmente 35 casos confirmados de dengue, crescimento de 133 por cento. Outros 162 ainda sob investigação, conforme boletim divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica na sexta-feira. Os dados são referentes a 29 de dezembro de 2019 a primeiro de fevereiro de 2020. Nesse intervalo, foram identificados quatro mil 631 focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, em 132 municípios, aumento de 47 por cento em relação ao mesmo período do ano passado. Desses, 99 são considerados infestados pelo inseto, o que significa incremento de 30 por cento. Entre os casos confirmados, um foi transmitido dentro do estado, 31 são importados, dois casos estão em investigação sobre local provável de infecção e um é indeterminado.

Diante da economia fraca no mercado internacional e do pessimismo com o coronavírus, as exportações catarinenses fecharam janeiro com receita de 579 milhões de dólares, uma queda de três e meio por cento frente ao mesmo mês do ano passado. O que pesou mais para esse resultado negativo das vendas externas foi a retração de 21 por cento nas receitas com carnes de aves, o principal produto de exportação de Santa Catarina, que respondeu por 20 por cento do total no mês. Também tiveram retração dois outros produtos importantes: a soja, que teve recuou de 34 vírgula nove por cento, e partes de motores, com queda de 22 por cento.

Cerca de quatro mil alunos voltaram as aulas na manhã de hoje na rede municipal de ensino. O ano letivo de 2020 começou hoje nas 23 unidades do município. São 12 escolas e 11 creches que receberam os alunos para mais um ano de estudos. As aulas também começaram nesta segunda-feira para os estudantes da rede estadual e para as escolas da rede privada.

Começou na manhã de hoje a Campanha de Vacinação contra o Sarampo no município. A intenção, segundo o secretário LEONIR CARON, é vacinar pessoas com idade entre seis meses e 49 anos que não estão imunizadas. O objetivo é manter elevada a cobertura vacinal, resgatar a população suscetível e interromper a circulação do vírus. Para receber a vacina, é necessária a apresentação da Caderneta de Vacinas e do Cartão SUS. O atendimento é feito na sala de vacinas, junto à Unidade de Saúde Central, das sete da manhã as sete da noite. O Dia D para mobilização nacional contra o sarampo, será no dia 15 de fevereiro, das oito da manhã as cinco da tarde no posto de saúde do bairro Agostini e na Sala de Vacinas Central. A vacinação segue até o dia 13 de março.

O município de São Miguel do Oeste já registrou 160 focos do mosquito da dengue neste ano. A média é de quatro focos por dia. O dado foi confirmado na manhã de hoje pelo coordenador da equipe de combate à dengue da secretaria municipal de saúde, CÉLIO SILVA. Ele disse que o número é muito alto e que a população não está colaborando com as ações. CÉLIO comentou ainda que a equipe recebe muitas denúncias de terrenos baldios e quintas com lixo e água acumulada. Ele explicou que o setor da dengue emitindo as notificações que podem resultar em multas para quem não colaborar com o trabalho de combate ao mosquito da dengue.

O programa Basta será retomado nesta semana. A informação é da coordenadora do curso de Psicologia da Unoesc, LISANDRA ANTUNES DE OLIVEIRA. O programa prevê o tratamento psicológico de homens acusados de violência doméstica e agressão contra mulheres. A iniciativa é uma parceria entre a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, Poder Judiciário e universidade. Neste ano, são dois grupos de terapia que recebem acompanhamento psicológico. De acordo com a professora, esse trabalho é fundamental para que os homens repensem seus comportamentos e atitudes com o objetivo de evitar que as agressões se repitam no mesmo ou em novos relacionamentos.

73 homens com histórico de violência contra a mulher já passaram pelo programa Basta. De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia da Unoesc, LISANDRA ANTUNES DE OLIVEIRA, 57 homens ainda permanecem nos grupos de tratamento. Ela citou que alguns homens que poderiam ter recebido “alta” pediram para continuar participando do programa. O Basta foi criado há cerca de dois anos para trabalhar com a recuperação de homens envolvidos em casos de violência contra a mulher. A professora comentou que além da punição, que pode ser de prisão inclusive, é muito importante olhar para o homem que comente a violência e ajudá-lo a superar esse problema. Os encontros dos grupos do programa Basta acontecem nas segundas-feiras á noite na Clinica de Psicologia da Unoesc.

Na última semana, o senado aprovou um projeto de lei que reforça o suporte legal para iniciativas como o programa Basta. Os senadores aprovaram a proposta inclui na lista de medidas protetivas de urgência da Lei Maria da Penha o comparecimento do agressor a programas de recuperação e reeducação. Segundo o juiz da vara criminal de São Miguel do Oeste, MARCIO CRISTOFOLI, o projeto em questão vem em boa hora e vai dar mais efetividade para a lei Maria da Penha. Além disso, a medida reforça a parte educativa da legislação contra a violência doméstica. CRISTOFOLI citou que a tentativa de tentar tratar o agressor, além da punição, é importante para reduzir os casos de violência doméstica.

O projeto aprovado pelo senado depende agora da sanção do presidente BOLSONARO para virar lei.

O programa Boa Tarde Peperi da última sexta-feira produziu uma enquete com a opinião da população sobre o projeto de lei aprovado pelo senado que inclui na lista de medidas protetivas de urgência da Lei Maria da Penha o comparecimento do agressor a programas de recuperação e reeducação. DIVAIR CECATTO, de 45 anos, disse que o tratamento não adianta muito e que a lei deveria ser mais severa com os homens que agridem mulheres. MANOEL DUTRA de 67 anos disse que cada caso é um caso e que para alguns homens a terapia não terá muito resultado. ELIANE DA SILVA de 43 anos concorda com o tratamento para os agressores. Essa também é a opinião de ALANA DE CARLI, de 21 anos. Ela disse que concorda com a lei porque o tratamento do homem pode evitar novos casos de violência, mas também é necessário adotar penas mais duras para os agressores.

A relação do governador com a Assembleia Legislativa não é de construção e de respeito com o parlamento. A crítica foi feita sábado, no programa Peperi Rádio Repórter, pela deputada do PT, LUCIANE CARMINATTI. De acordo com ela, CARLOS MOISÉS não tem o hábito de conversar com os deputados e com a sociedade. A deputada afirmou que o governador não entendeu a lógica do jogo democrático e que ele precisa respeitar o papel e a função do parlamento. Ela reforçou que o governador não tem capacidade para sentar e dialogar com os deputados. CARMINATTI disse que existe um sentimento de revolta contra o governo que não está dando a resposta que a sociedade espera.

A deputada LUCIANE CARMINATTI também se manifestou neste sábado sobre a possibilidade de disputar a eleição como candidata a prefeitura em Chapecó. O nome dela está sendo cogitado pelo Partido dos Trabalhadores para o pleito deste ano. Ela afirmou que vê esse tema como um reconhecimento ao trabalho dela, mas que o PT tem outros nomes. LUCIANE disse que está muito comprometida com as pautas da região e que tem momentos da vida é que é preciso priorizar algumas questões. Ela comentou que respeita o debate do PT de Chapecó, mas reforçou que tem compromissos com a região na Assembleia Legislativa.

O ex-deputado e candidato a governador do estado, GELSON MERISIO, explicou nesta segunda-feira os motivos que o levaram a deixar o PSD e ingressar no PSDB. A mudança ocorreu no ano passado, mas essa foi apenas a terceira entrevista que ele concedeu desde que perdeu a eleição para CARLOS MOISES em outubro de 2018. MERÍSIO esteve no RPN primeira edição de hoje e afirmou que entendeu que o ciclo dele no PSD estava concluído e, por isso, decidiu deixar a sigla. A escolha pelo PSDB ocorreu porque ele entende que o partido pode viabilizar a reconstrução de um projetonacional de centro. Ele também deixou claro que não fez nenhuma exigência para ingressar na sigla e que pretende ajudar o PSDB a construir uma eleição municipal importante para o partido.

O governo de Santa Catarina é letárgico e está promovendo a desconstrução do estado que é um dos mais importante do país. A crítica é do ex-deputado GELSON MERÍSIO. Ele disse que a inexperiência do governador está custando caro para o estado. Na visão do ex-deputado, um dos principais pecados do governo é não olhar para o interior e compreender o que estado precisa. MERÍSIO comentou que as regiões estão abandonadas e que Santa Catarina teve um ano perdido. Ele afirmou que o governador, que foi eleito com um número expressivo de votos, desperdiçou a oportunidade de tomar as ações e promover as reformas necessárias para consolidar o desenvolvimento do estado. Para ele, MOISÉS é bem intencionado, mas não está preparado para administrar Santa Catarina.

O governador não conhece, não tem experiência e comete o erro de não estar presente nas regiões. A afirmação é do ex-deputado GELSON MERISIO. Ele disse que esse não é o jeito que os catarinenses estão acostumados. MERISIO comentou que as pessoas esperam proximidade a atenção do governador. Segundo o ex-deputado, os catarinenses querem que o governo sinta a dificuldade da população e isso só vai acontecer quando o governador tiver vontade de visitar as regiões.

Uma moradora de Maravilha encontrou cerca de mil e 500 reais dentro de um envelope na rua e devolveu para o proprietário. O fato aconteceu na tarde de sábado na avenida Hercílio Luz, centro da cidade. A mulher encontrou o envelope com o dinheiro caído na rua por volta da uma hora da tarde e levou o valor até a Polícia Militar. Logo após a devolução, o dono do dinheiro entrou em contato com a PM com objetivo de registrar a perda do pacote. Ele foi informado que todo valor foi devolvido e estava com uma guarnição. O pacote com o valor foi restituído ao homem.

Um acidente deixou duas pessoas ferida neste domingo no interior de São José do Cedro. A colisão aconteceu por volta das oito horas da noite na Linha Santa Rita, na rodovia de acesso a Princesa, e envolveu três veículos: um Vectra, um Bora e uma motocicleta. Os ocupantes do Vectra e da moto saíram ilesos. No Bora de São José do Cedro havia quatro pessoas. O motorista de 36 anos saiu ileso. Uma caroneira de 40 anos sofreu escoriações nos braços. Uma menina de cinco anos apresentava ferimentos leves no pescoço. Eles foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros do município.

Uma pessoa ficou ferida em um capotamento de veículo no começo da manhã de ontem na SC 163. O acidente aconteceu por volta das sete horas da manhã na Linha São Valentin. A condutor de um Uno saiu da pista e capotou. Ele sofreu ferimentos, aparentemente leves, e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros. Depois de receber os primeiros socorros no local, o homem foi levado atendimento médico no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.

O Corpo de Bombeiros atendeu uma ocorrência de atropelamento neste domingo no bairro Salete. O acidente aconteceu por volta das oito e meia da noite na rua Geraldino Mello. Uma mulher de 42 anos foi atendida com ferimentos na cabeça e levada ao Hospital Regional. Ela teria sido atingida por um veículo de cor branca. Mais tarde, a mulher disse à Polícia Militar que um carro veio na direção dela e ela teve que se jogar no acostamento para evitar o atropelamento. A mulher de 42 anos foi atendida no hospital e liberada logo em seguida.

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 54 quilos de maconha na BR 282 em Iraceminha neste domingo. A apreensão ocorreu durante uma abordagem de rotina de um Fiesta placas de Santo Amaro da Imperatriz. Os policiais perceberam contradições entre o motorista e a passageira sobre os motivos da viagem. Ao fazer uma vistoria minuciosa no veículo, os policiais encontraram tabletes de maconha escondidos em diversos locais como forro das portas e estofamento dos bancos. Com apoio de militares do Corpo de Bombeiros, que usaram ferramentas para cortar a lataria, foram encontrados outros tabletes da droga nos para-choques e laterais do veículo. O homem de 26 anos e a mulher, de 21, disseram que buscaram a droga em Ponta Porã no Mato Grosso do Sul e a levariam até Santa Maria. Eles foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Maravilha e vão responder por tráfico de drogas.

Um homem foi morto pelo filho com uma facada neste final de semana em Mondaí. O crime aconteceu por volta das oito e meia da noite deste domingo no bairro Antas. O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste foi acionado para atender uma vítima de agressão por arma branca. Quando a equipe chegou no local indicado, o homem já havia sido conduzida ao hospital pela ambulância da saúde do município. A equipe médica ainda realizou os procedimento de reanimação, mas o homem de 56 anos não resistiu e morreu. IRINEU ROSSI DE MORAES foi atingido com uma facada na barriga. O suspeito é o filho da vítima, que morava com os pais há cerca de dois meses. A discussão teria iniciado durante o jantar, e segundo familiares, o filho estaria embriagado. O agressor foi preso em flagrante pela Polícia.

Duas pessoas morreram carbonizadas em um incêndio na madrugada de hoje em Maravilha. O fogo destruiu uma casa de madeira localizada na avenida Sul Brasil, no bairro Novo. Os bombeiros foram acionados por volta das quatro e 50 da madrugada. O combate ao fogo durou cerca de duas horas e 40 minutos. A moradia possuía aproximadamente 60 metros quadrados com porão. Dois moradores morreram queimados, um de 57 e outro de 51. Uma das vítimas estava na cama e outro em um sofá. Segundo os bombeiros, o local possuía muitos objetos de alta combustão, como lenhas armazenadas na varanda, objetos antigos e latas de alumínio. As causas do incêndio ainda são desconhecidas.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.