ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 10/02/2020

GLOBO EM FOCO – 10/02/20

-BOLETIM APONTA QUE REPATRIADOS ESTÃO SEM OS SINTOMAS DO CORONAVÍRUS

-SANTA CATARINA SOFRE QUEDA DE 3,5% NAS EXPORTAÇÕES EM JANEIRO

-CONSUMO ELEVADO CAUSA TRANSTORNOS NO ABASTECIMNETO DE ÁGUA

-CAMPANHA ALERTA PARA DOENÇAS COMUNS NA POPULAÇÃO

-SÃO JOÃO DO OESTE TERÁ LEITÃO DE MÁQUINAS E VEÍCULOS

-MINISTÉRIO PUBLICO REGISTRA AUMENTO DE DENÚNCIAS EM ANO ELEITORAL

-FILHO MATA O PAI A FACADAS EM MONDAÍ

-HOMEM É AGREDIDO E TEM PARTE DO ÓRGÃO GENITAL CORTADO

O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado. A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 39 graus

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a semana em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 25 centavos para a compra e quatro reais e 40 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, pedirá dois bilhões de dólares em novo financiamento no orçamento do governo de 2021 para a construção de um muro na fronteira com o México. O novo valor, menos da metade do anterior, será anunciado na segunda-feira e mostra que, depois da transferência de recursos das Forças Armadas para a construção, o governo necessita de menos dinheiro extra para o empreendimento. O presidente alega que a construção do muro ao longo da fronteira é necessária para impedir a entrada de imigrantes ilegais e de drogas.

O governo da Venezuela criticou neste sábado as sanções dos Estados Unidos contra a companhia aérea estatal Conviasa e responsabilizou o líder da oposição, JUAN GUAIDÓ, pelas restrições, pedindo uma investigação criminal contra ele. As sanções anunciadas nesta sexta-feira pelo secretário do Tesouro STEVEN MNUCHIN bloqueiam qualquer transação da Conviasa com cidadãos e empresas dos Estados Unidos. A companhia aérea atende o mercado doméstico, mas também possui vôos internacionais para destinos como Bolívia, Equador, México, Panamá e República Dominicana.

A vice-presidente da Argentina, CRISTINA KIRCHNER, disse neste sábado que o governo do país não pagará "sequer meio centavo" de sua dívida com o Fundo Monetário Internacional enquanto o país não sair da recessão. A Argentina precisa reestruturar 100 bilhões de dólares em dívida soberana com credores, incluindo parte de um crédito de 57 bilhões de dólares que o FMI deu ao país em 2018. Uma missão técnica do FMI deve chegar a Buenos Aires na semana que vem para discutir as obrigações da Argentina com o fundo.

O Ministério da Defesa divulgou boletim na noite deste domingo informando que os brasileiros repatriados da China devido ao surto do coronavírus continuam sem qualquer sintoma da doença. As avaliações foram feitas pelo Ministério da Saúde. Esse foi o primeiro boletim divulgado desde que o grupo chegou à Base Aérea de Anápolis na manhã de ontem. Segundo o boletim, os 58 hóspedes - 34 repatriados e os 24 membros da tripulação que realizou o resgate - que estão no Hotel de Trânsito passaram por todas as avaliações clínicas protocolares e mantiveram o quadro assintomático. De acordo com a Secretaria de Saúde, o resultado do exame para o novo coronavírus está previsto para quarta-feira.

O Ministério da Educação deve divulgar nesta segunda-feira os nomes dos estudantes que estão na lista de espera a uma vaga nas universidades públicas, disponibilizadas pelo Sistema de Seleção Unificada neste primeiro semestre de 2020. A divulgação será diretamente para as instituições de ensino, que deverão convocar os candidatos aprovados. O cronograma inicial previa que a divulgação da lista ocorreria na sexta-feira. No entanto, os nomes não chegaram às universidades ou houve uma lista errada – ao menos sete universidades e institutos federais adiaram a convocação. No mesmo dia, o MEC informou em nota que havia adiado o cronograma e que a divulgação estava prevista para segunda-feira, sem justificar o motivo da mudança.

Apontado como o chefe do Escritório do Crime, o miliciano ADRIANO MAGALHÃES DA NÓBREGA, conhecido como CAPITÃO ADRIANO, morreu em um confronto com policiais militares na manhã deste domingo, na zona rural da cidade de Esplanada na Bahia. Foragido havia mais de um ano, ele era alvo de um mandado de prisão expedido em janeiro de 2019. Ele também tinha um histórico de ligações com o FLAVIO BOLSONARO, filho do presidente JAIR BOLSONARO. O advogado do ex-policial, PAULO EMÍLIO CATA PRETTA disse neste domingo que o miliciano expressou no último contato entre os dois o medo de ser assassinado em uma "queima de arquivo".

A chuva provocou estragos neste domingo em municípios catarinenses. Houve registro de rodovias interrompidas por queda de árvores e de barreiras e muitos pontos de alagamentos no Norte de Santa. Já no Vale do Itajaí também teve interrupções de estradas e dois carros foram arrastados pela água em Brusque. Duas famílias precisaram deixar suas casas na cidade. Uma árvore caiu sobre uma casa e um rancho ficou destruído em Rodeio, na mesma região. Não houve registro de feridos. A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu na noite de domingo alerta para a situação de duas cidades com mais risco de deslizamentos, especialmente em encostas: Guaramirim e Garuva. Outras 17 cidades estão em estado de atenção.

Santa Catarina tem atualmente 35 casos confirmados de dengue, crescimento de 133 por cento. Outros 162 ainda sob investigação, conforme boletim divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica na sexta-feira. Os dados são referentes a 29 de dezembro de 2019 a primeiro de fevereiro de 2020. Nesse intervalo, foram identificados quatro mil 631 focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, em 132 municípios, aumento de 47 por cento em relação ao mesmo período do ano passado. Desses, 99 são considerados infestados pelo inseto, o que significa incremento de 30 por cento. Entre os casos confirmados, um foi transmitido dentro do estado, 31 são importados, dois casos estão em investigação sobre local provável de infecção e um é indeterminado.

Diante da economia fraca no mercado internacional e do pessimismo com o coronavírus, as exportações catarinenses fecharam janeiro com receita de 579 milhões de dólares, uma queda de três e meio por cento frente ao mesmo mês do ano passado. O que pesou mais para esse resultado negativo das vendas externas foi a retração de 21 por cento nas receitas com carnes de aves, o principal produto de exportação de Santa Catarina, que respondeu por 20 por cento do total no mês. Também tiveram retração dois outros produtos importantes: a soja, que teve recuou de 34 vírgula nove por cento, e partes de motores, com queda de 22 por cento.

Alto consumo de água causa transtornos no abastecimento em Itapiranga. Fim de semana registrou falta de água em alguns pontos da cidade e do interior. Conforme o diretor do departamento de água e esgoto, DORALDINO WALKER, o consumo elevado devido ao forte calor e a estiagem são os principais problemas. Falta de chuva reduz os estoques de reservatórios naturais e cisternas no interior. WALTER chama atenção que dois grandes eventos no município, o Rodeio Crioulo e o encontro de motociclistas contribuíram para elevar o consumo de água. Salienta que a captação no Rio Uruguai está normal, porém a distribuição tem limite e não foi possível atender a demanda em alguns momentos durante o fim de semana.

Produtores utilizam água do sistema público para abastecimento de granjas. Reservatórios de até um milhão de litros de água não são suficientes para atender a demanda em granjas. Conforme o diretor do departamento de água e esgoto, DORALDINO WALKER, os produtores rurais possuem reservatórios, porém a falta de chuva impede o abastecimento das cisternas. A Estalão de Tratamento da cidade possui capacidade para tratamento de até 180 metros cúbicos por hora. Esta quantidade não é suficiente para atender a demanda dos moradores da cidade, além das comunidades de Laranjeira e Santa Fé Alta. WALKER salienta que as estações localizadas no interior atendem a demanda de consumo. O sistema público de Itapiranga possui cinco estações de tratamento de água e contempla 100 por cento do município.

Campanha do Fevereiro Roxo e Laranja alerta para doenças comuns na população. Como de praxe o Ministério da Saúde realiza campanhas mensais para incentivar o diagnóstico precoce e tratamento de patologias. O médico do Hospital Regional de São Miguel do Oeste, LEANDRO BORDIN, lembra que o Fevereiro Roxo é voltado ao combate ao lúpus, fibromialgia e Mal de Alzheimer e o Fevereiro Laranja ao combate à leucemia. Ele explica que em nível local há muitos pacientes com estas doenças que não tem muita divulgação e são “silenciosas” em seus sintomas e de progressão gradual. O médico citou a Leucemia, uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Ele percebe que por se tratar de um tipo de câncer as pessoas ficam com medo, mas, há tratamento eficiente.

Médico menciona também o Mal de Alzheimer que acomete idosos e tem como principal característica a perda de memória progressiva. LEANDRO BORDIN revela que as pessoas procuram a consulta solicitando exames, porém, o Alzheimer tem apenas o diagnóstico clínico, por observação. Fibromialgia tem acometido principalmente mulheres. O médico DO Hospital Regional, LEANDRO BORDIN afirma que a incidência também é grande e há pacientes locais em tratamento. Percebe que as mulheres são mais acometidas e a doença está relacionada a aspectos emocionais. O tratamento inclusive é feito com remédios para controlar depressão e ansiedade. Ele esclareceu que a fibromialgia ataca especificamente as articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões.

LEANDRO BORDIN comenta que a síndrome provoca cansaço excessivo com alterações no sono. A origem da doença ainda não é totalmente conhecida. Já Lúpus é menos frequente e se trata de uma doença inflamatória de origem autoimune que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, tais como pele, articulações, rins, cérebro e outros órgãos, causando sintomas como fadiga, febre e dor nas articulações. Alguns dos sintomas são dores nas articulações, febre, queda de cabelo, manchas avermelhadas e feridas na boca. Também existe controle através de medicamentos.

Prefeitura fará leilão de equipamentos e veículos. O executivo de São João do Oeste enviou projeto para a câmara de vereadores solicitando autorização para leilão de bens públicos. Os vereadores devem analisar amanhã a proposta para venda de bens públicos. Veículos e máquinas da prefeitura serão vendidas para renovar a frota do município e reduzir custos de manutenção. Conforme o secretário de Administração, Planejamento e Finanças, CLAUDIR RAUBER, o projeto enviado ao legislativo prevê a venda de uma escavadeira hidráulica com 10 anos de uso, duas retroescavadeiras, ônibus escolar ano 2012 entregue pelo programa Caminhos da Escola, além de dois veículos Fiat Uno Mile. O secretário informa que processo será de leilão eletrônico possibilitando maior participação de interessados em comprar.

O secretário de Administração de São João do Oeste confia na aprovação já na sessão do legislativo desta próxima semana. A partir da autorização será possível escolher empresa para coordenar a venda, que deve ocorrer durante o mês de março. CLAUDIR RAUBER observa que máquinas e veículos estarão disponíveis na garagem da prefeitura para os compradores que tiverem interesse em conferir. De acordo com o secretário a meta é arrecadar pelo menos 300 mil reais. Os recursos devem ser aplicado na compra de outros equipamentos ou realização de obras públicas . CLAUDI RAUBER informa que já foi encaminhado a aquisição de uma escavadeira hidráulica. Ele aponta o leilão como forma de obter recursos e também reduzir despesas com manutenção. Outra vantagem é a maior agilidade nos serviços que as novas máquinas proporcionam.

Ministério Público atento a denúncias em ano eleitoral. Segundo a promotora de justiça de Itapiranga, ANA CAROLINA CERIOTTI, as denúncias são importantes por serem um meio de identificar irregularidades e improbidades administrativas. Ela alerta que é preciso ter cuidado em ano eleitoral com maior atenção para filtrar as informações que chegam. Salienta que grande parte são denúncias anônimas e de forma genérica, sem muitos elementos. O principal caminho é pela Ouvidoria Pública em Florianópolis que repassa para as comarcas. Por serem denúncias anônimas e sem detalhes, muitas vezes não é possível aprofundar a investigação por não saber quem é o denunciante e com isso ocorre o arquivamento por falta de elementos. A promotora lembra que o MP sempre busca ouvir testemunhas e obter documentos para deflagrar uma investigação.

Promotora alerta para a responsabilidade que os denunciantes precisam ter. Em muitas vezes ocorrem ataques pessoais e não se constata crime de quem foi denunciado. ANA CAROLINA CERIOTTI alerta que também pode resultar em ação criminal contra o denunciante em caso de denunciação caluniosa. A comarca de Itapiranga possui 86 procedimentos extra judiciais que demandam de atenção do Ministério Publico. A Promotora de Justiça, ANA CAROLINA CERIOTTI, informa que em 2018 quando assumiu a comarca eram 150 procedimentos para serem analisados. A promotora observa que o acúmulo de serviço ocorrem por abranger três municípios em apenas uma comarca. Além de Itapiranga, São João do Oeste e Tunápolis fazem parte da área de ação. ANA CAROLINA também chama atenção que no início deste ano ocorreu a troca da equipe de assessoria do Ministério Público e os novos servidores precisam de tempo para dar maior agilidade aos trabalhos.

Violência sexual contra crianças e adolescentes preocupa o Ministério Publico. A promotora de justiça, ANA CAROLINA CERIOTTI diz que este é o crime que mais demanda trabalho do MP. Ela observa que é comum envolver vizinhos, pessoas de confiança ou no núcleo familiar. Estes fatores dificultam as denúncias e a investigação. Normalmente o crime se torna público por meio da escola os profissionais dos educandários identificam mudanças no comportamento de crianças e adolescentes. A promotora lamenta que a comarca não conta com o serviço da Defensoria Pública e por isso o Ministério Público acaba acumulando funções. ANA CAROLINA elogia o trabalho prestado pelo curso de direito da Uceff por meio do Escritório Modelo . Segundo a promotora, este serviço contribui de maneira significativa para evitar maior volume de processos no Fórum.

Homem é agredido e tem parte do órgão genital cortado. A ocorrência foi registrada na madrugada de hoje em Itapiranga. A guarnição da Polícia Militar foi acionada para comparecer no Hospital Sagrada Família onde um homem procurou atendimento médico. Aos polícias a vítima relatou que estava bebendo com um grupo de pessoas na Avenida Uruguai até às cinco horas da madrugada. Em seguida ele foi caminhando para sua residência em linha Dourado. No caminho, em Santa Fé Baixa, na Estrada Beira Rio, dois homens encapuzados chegaram em um Gol branco e cometeram várias agressões. A vítima, que não teve a identidade divulgada, sofreu lesões tendo inclusive parte do órgão genital cortado. O homem conseguiu carona para buscar atendimento médico. A polícia analisa imagens de câmeras de monitoramento, porém ainda não possui suspeitos das agressões.

Homem é preso após agredir duas vezes a ex-companheira no interior de Itapiranga. O ocorrência de Maria da Penha foi registrada na localidade de Santa Fé Baixa. A guarnição da Polícia Militar foi acionada por volta das 10 horas e 30 minutos deste domingo, porém ao chegar no local o suspeito havia fugido para uma área de mata próximo ao Rio Uruguai. O homem havia agredido a ex-companheira com socos no rosto e se evadiu do local. Ás 16 horas e 30 minutos e retornou para a residência para agredir novamente a mulher. O homem acabou sendo contido por populares e foi preso pela PM e conduzido ao plantão da delegacia.

Polícia Militar registra ocorrência de cárcere privado, ameaça e lesão corporal. Foi por volta das 18 horas de ontem, em linha Aparecida, interior de Itapiranga. Os policiais foram acionados após um homem ter amarrado um portador de deficiências impedindo que ele deixasse o local. O suspeito das agressões alegava que o deficiente havia furtado objetos de sua residência. De posse de uma faca ele fez ameaças tentando obter a confissão do furto. A polícia não divulgou detalhes dos envolvidos que foram conduzido à delegacia.

Homem fica ferido em saída de pista na SC-163. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar Rodoviária atenderam na manhã deste domingo, por volta das, uma saída de pista seguida de capotamento na SC-163, Linha São Valentim, Descanso. Segundo a PMRv, o condutor do Uno fazia sentido Iporã do Oeste/São Miguel do Oeste quando perdeu o controle, saiu da pista e capotou ao lado da rodovia. O Corpo de Bombeiros fez o atendimento e encaminhou a vítima, um rapaz de 25 anos, com ferimentos leves, ao Hospital Regional.

Mulher fica gravemente ferida em atropelamento em SMOeste. O acidente aconteceu por volta das 20h30 deste domingo, no bairro Salete em São Miguel do Oeste. Segundo o Corpo de Bombeiros, a mulher, de 42 anos, teve afundamento de crânio com o impacto. Além disso, a vítima, mesmo ferida conseguiu ligar para a patroa e informar que um carro branco havia cometido o crime. A Polícia Militar está no Hospital Regional e faz os levantamento do caso.

Dupla colisão deixa três feridos em SJCedro. A guarnição do corpo de bombeiros foi acionada por volta das 20 horas de ontem, para atendimento de acidente de trânsito na Linha Santa Rita, na rodovia que dá acesso para Princesa. No local foi constatada se tratar de uma colisão dupla onde um Vectra colidiu em um Bora e posteriormente em uma motocicleta. No Vectra de SJCedro havia apenas o condutor, de 43 anos, que não se feriu. A motocicleta era conduzida por um homem de 30 anos de Princesa que também não se feriu. Ambos recusaram atendimento e permaneceram no local. No Bora de São José do Cedro havia quatro pessoas. O motorista de 36 anos saiu ileso. Foi atendida a caroneira de 40 anos com escoriações nos braços. No banco traseiro havia duas crianças, um menino de 8 anos e uma menina de 5 que apresentavam ferimentos leves no pescoço.

Duas pessoas morrem carbonizadas durante incêndio em Maravilha. Por volta das quatro e meia da madrugada de ontem os bombeiros foram acionadas para deslocar até a Avenida Sul Brasil, bairro Novo Bairro. Assim que as guarnições chegaram confirmaram se tratar de um incêndio em uma residência de madeira já tomada pelas chamas. A primeira ação foi cortar a energia para início ao combate ao fogo que durou cerca de três horas sendo gastos 15 mil litros de água. A moradia possuía aproximadamente 60 metros quadrados com porão. O local possuía objetos combustíveis, além de ser de madeira. Havia lenhas armazenadas na varanda, objetos antigos e várias latas de alumínio que podem ter contribuído para propagação. Dentro da estrutura foram encontrados dois corpos carbonizados, um na cama e outro em um sofá. De acordo com a PM, as vítimas tinham 57 e 51 anos. O local foi isolado para perícia.

Filho mata o pai a facadas em Mondaí. Um homem, de 56 anos, foi morto pelo próprio filho, na noite deste domingo na cidade de Mondaí. O homicídio foi por volta das 20h30, no Bairro Antas. IRINEU ROSSI DE MORAES foi atingido por uma facada na barriga, após uma discussão. O acusado morava com os pais há cerca de dois meses e, durante o jantar, os dois teriam discutido sobre trabalho, quando o rapaz, que estaria embriagado, pegou uma faca e investiu contra o pai. A vítima chegou a ser socorrido pela ambulância do município e logo depois os Bombeiros de Iporã do Oeste assumiram e tentaram a reanimação, mas sem sucesso. O acusado foi preso em flagrante.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.