ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco - quinta-feira - 10 01 2019

-PGR PEDE AO SUPREMO PARA MANTER GEDDEL PRESO E SUGERE PENA DE 80 ANOS

-DEPUTADOS FEDERAIS DO PSL PEDEM DESTITUIÇÃO DA EXECUTIVA EM SC

-PREFEITO E CONSELHO DAS ENTIDADES DISCUTEM AÇÕES PARA ATRAIR ARGENTINOS

-FECHAMENTO DA GERÊNCIA DE SAÚDE ESTEVE NOS PLANOS DO GOVERNO

-MUDANÇAS NO TRÂNSIO SERÃO AVALIADAS EM AUDIENCIA PÚBLICA MÊS QUE VEM

-POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM SUSPEITO DE PEDOFILIA NA INTERNET

-IDOSO MORRE AO RECEBER CHOQUE ELÉTRICO EM PROPRIEDADE RURAL


O tempo é de..... A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 22 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove vírgula cinco centavos para a compra e 10 centavos para venda.


O presidente DONALD TRUMP abandonou uma reunião com a presidente da Câmara, NANCY PELOSI, e o líder da minoria do Senado, CHUCK SCHUMER, depois que os dois democratas voltaram a afirmar que não concordam com a liberação de uma verba de cinco bilhões e 700 milhões de dólares para a construção de um muro na fronteira com o México. Segundo SCHUMER, o presidente “bateu na mesa” e disse que “não tinha nada para discutir”. Já TRUMP, no Twitter, chamou a reunião de "total perda de tempo".


O presidente do México, ANDRÉS MANUEL LÓPEZ OBRADOR, disse nesta quarta-feira que a discussão entre republicanos e democratas e as últimas declarações do chefe da Casa Branca, DONALD TRUMP, sobre o projeto do muro na fronteira são um "assunto interno" dos Estados Unidos. Além disso, LÓPEZ OBRADOR lembrou que para o México a "problemática migratória" se resolve atendendo ao que, segundo ele, causa o fluxo dos migrantes.


NICOLÁS MADURO assume nesta quinta-feira seu segundo mandato como presidente da Venezuela, quase oito meses após vencer, com quase 70 por cento dos votos, uma eleição fortemente boicotada pela oposição e acusada de irregularidades. O novo mandato não terá o reconhecimento da Assembleia Nacional venezuelana e de diversos países, entre eles os Estados Unidos, o Canadá, e do Grupo de Lima, do qual o Brasil faz parte. Ele conta, porém, com o apoio do Supremo venezuelano, que irá conduzir sua posse.


A juíza ROSÂNGELA RODRIGUES DOS SANTOS aceitou a denúncia contra JOÃO DE DEUS e, com isso, ele passou a ser réu pelos crimes de estupro de vulnerável e violação sexual. O médium foi acusado por dezenas de mulheres de cometer os abusos durante tratamento espiritual na Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia, onde fazia atendimentos. Ele sempre negou os crimes. JOÃO DE DEUS, que está preso desde 16 de dezembro no Núcleo de Custódia de Aparecida de Goiânia, foi ouvido por duas horas nesta quarta-feira em outro caso por posse ilegal de arma.


O presidente do Supremo Tribunal Federal, DIAS TOFFOLI, decidiu nesta quarta-feira manter votação secreta para a eleição da Mesa do Senado. Com isso, TOFFOLI derrubou a decisão do ministro MARCO AURÉLIO MELLO, que em dezembro determinou votação aberta na eleição, marcada para o início de fevereiro. Mais cedo, ele rejeitou um pedido do deputado eleito KIM KATAGUIRI para que a votação para o comando da Câmara fosse aberta. TOFFOLI entendeu que a eleição para comando das Casas é questão interna e deve ser definida pelos parlamentares.


A procuradora-geral da República, RAQUEL DODGE, pediu nesta quarta-feira ao Supremo Tribunal Federal para manter o ex-ministro GEDDEL VIEIRA LIMA do MDB preso. A PGR também sugeriu que ele seja condenado a 80 anos de reclusão. RAQUEL DODGE apresentou os pedidos ao entregar as alegações finais no processo relacionado aos 51 milhões encontrados em malas de dinheiro em um apartamento em Salvador em 2017. Agora, a defesa dos réus no processo também deve apresentar as alegações finais. Depois disso, a ação estará pronta para julgamento pela Segunda Turma do STF.


Documento assinado por três dos quatro deputados federais eleitos pelo PSL em Santa Catarina está requerendo ao presidente nacional do partido, LUCIANO BIVAR, a destituição da Executiva em Santa Catarina, presidida por LUCAS ESMERALDINO, atual Secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável do governo estadual. Entre as principais razões para a mudança os parlamentares relacionam a decisão de ESMERALDINO de nomear uma nova Comissão Executiva Estadual, no final de 2018, sem ouvir as bases do partido, e de estar se distanciado das lideranças municipais. Alegam, ainda, que, assumindo cargo no primeiro escalão do novo governo, LUCAS ESMERALDINO está impedido de comandar o PSL em Santa Catarina.


O Comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina ARAÚJO GOMES, que também é presidente da Colegiado Superior de Segurança Pública formada pelo novo governo, afirmou nesta quarta-feira que a nomeação de agentes dependerá da questão financeira do estado. Ele ressaltou que mesmo com o efetivo "numa curva decrescente ao longo do ano", os números da segurança catarinense melhoraram. De acordo com GOMES,ideia é melhorar a "gestão de retaguarda e direcionar mais recursos para quem está na ponta". Ele disse ainda que a transparência com a comunidade está entre os objetivos da gestão.


O governador CARLOS MOISÉS DA SILVA assinou, na tarde desta quarta-feira, o ato de nomeação de mil novos professores efetivos da rede estadual. O grupo faz parte da segunda chamada do concurso público lançado em 2017 e que efetivou 1 mil profissionais em dezembro daquele ano. Os profissionais, que irão atuar no ensino médio e substituir os contratados em caráter temporário, tomam posse no dia primeiro de fevereiro e no dia quatro participam de curso de formação. Durante a assinatura, MOISÉS afirmou que a expectativa é de aumentar gradativamente o número de professores efetivos em Santa Catarina.


A Secretaria de Agricultura de Paraíso está priorizando a produção de silagem para os o agricultores do município. Essa é a uma das preocupações da pasta desde o mês de Dezembro. De acordo com o secretário de agricultura, SIDINEI PASTORE, nove tratores estão sendo usado para atender os produtores rurais. Ele disse que o número de famílias atendidas deve aumentar neste ano. PASTORE destacou que as lavouras tiveram um bom desenvolvimento nesta safra, o que deve resultar em uma silagem de melhor qualidade para o rebanho leiteiro de Paraíso.


O período de férias é bastante crítico para o Hemosc de Chapecó, estrutura que atende toda a região oeste do estado. De acordo com a responsável pelo setor de captação de doadores, ELIANA RIBICK, o banco de sangue já registra redução e carência de algumas tipagens. O principal problema está no volume de sangue tipo “O” positivo e negativo. Ela explicou que as doações de sangue reduzem bastante nesta época do ano e isso afeta o estoque. ELIANA disse que o Hemosc fica aberto das sete da manhã as seis da tarde sem fechar ao meio. Ela fez um pedido para que as pessoas continuem fazendo as doações no local.


O Hemosc de Chapecó não tem nenhuma previsão de retomar as coletas externas de sangue nos municípios da região. A informação é da responsável pelo setor de captação de doadores, ELIANA RIBICK. A captação de sangue nas cidades foi suspensa há cerca de dois anos e desde então as secretarias municipais de Saúde encaminham os doadores para Chapecó. São Miguel do Oeste chegou foi uma das cidades com maior número de coletas externas do Hemosc da região. A equipe do hemocentro de Chapecó fazia de duas a quatro campanhas por ano no município.


A prefeitura de Barra Bonita recebeu nesta quarta-feira uma nova ambulância para a secretaria municipal de Saúde. Os recursos para a compra do veículo foram garantidos via emenda parlamentar do ex-deputado JOÃO RODRIGUES e mais uma contrapartida da prefeitura. Segundo o prefeito MOACIR PIROCA, 80 mil reais vieram de Brasília e outros 89 mil dos cofres do município. A ambulância, que custou 169 mil reais, foi entregue ontem à tarde. A expectativa é de que o veículo comece a ser usado a partir da semana que vem.


A segunda etapa de inscrições para as creches do município começou nesta quinta-feira e vai até o dia 23 de janeiro. Os pedidos devem ser entregues junto com a documentação exigida no edital na sede da secretaria de Educação. A divulgação dos classificados será feita no site da prefeitura no dia 30 de janeiro. Poderão ser inscritas nas creches todas as crianças não contempladas com vagas no final de 2018, desde que tenham 04 meses e as mães tenham licença maternidade de igual período. Também podem se inscrevercrianças com 06 meses até três anos e 11 meses ou a completar 04 anos após 31 de março de 2019.


O governo está trabalhando para obter a maioria na Assembleia Legislativa, mas de forma republicana. De acordo com o deputado do PSL e futuro líder do governo na Alesc, ONIR MOCELIN. Ele disse que um dos princípios de CARLOS MOISÉS DA SILA é não trocar cargo por apoio. MOCELIN afirmou que haverá loteamento do governo. Ele comentou que o governo vai apresentar projetos sem oferecer nada para os deputados, além da discussão das propostas que são boas para o Estado. Sobre o preenchimento de cargos regionais, MOCELIN disse que o governo estábuscando nomes técnicos e preparados para as funções, sem preocupação com siglas partidárias ou indicações políticas.


A extinção da gerencia regional de saúde esteve nos planos do governo de CARLOS MOISES DA SILVA. A informação é do deputado eleito pelo PSL e futuro líder do governo na assembleia ONIR MOCELIN. De acordo com ele, a ideia inicial era reduzir o número de regionais da saúde para oito estruturas do estado. Nesse projeto, a gerencia de são Miguel do Oeste seria fechada e o extremo-oeste passaria a ser atendido por Chapecó. MOCELIN disse que foi procurado por lideranças regionais e levou o pedido de manutenção para a equipe de governo. Ele comentou que a questão foi reavaliadae ele acredita que a regional de Saúde será mantida no município.

As demais estruturas regionais do governo estão garantidas no extremo-oeste. A afirmação é do deputado do PSL, ONIR MOCELIN. Ele citou que as regionais da Educação, a Epagri, Cidasc e Instituto do Meio Ambiente vão permanecer com escritórios regionais para o atendimento das demandas da região. MOCELIN disse que o governo MOISÉS descartou a possibilidade de criar um órgão regional para representação política do governo. Ele comentou ainda que o governador está fazendo o que prometeu durante a campanha: reduzir as despesas e enxugar a máquina para atender os catarinenses.


O prefeito WILSON TREVISAN e o vice-prefeito ALFREDO SPIER, receberam nesta semana os empresários que integram o Conselho das Entidades de São Miguel do Oeste. O encontro serviu para discutir questões que dizem respeito ao poder público e que afetam diretamente o setor produtivo. A pauta da reunião foi composta por três assuntos principais: a possibilidade do ingresso de turistas argentinos na região pelo novo ponto de imigração em Paraíso, a organização da Faismo deste ano e o processo de regionalização do aeroporto Hélio Wassun. O Conselho das entidades é formado por instituições como CDL, Acismo e Sindicomércio.


O aumento do ingresso de turistas argentinos por Paraíso pode ter um impacto econômico para o município, mas é preciso divulgar essa nova rota em direção as praias catarinenses. De acordo com o prefeito WILSON TREVISAN, muitos argentinos desconhecem a existência desse novo posto de imigração na ponte do Rio Peperi Guaçu. No encontro desta semana com o Conselho das Entidades, o prefeito solicitou o envolvimento da classe empresarial para atrair os turistas argentinos. Ele disse que é preciso divulgar essa rota na Argentina e adotar medidas para receber o turista. TREVISAN também informou que o rotativo deve começar a receber o peso como forma de pagamento pelo estacionamento.


A Faismo foi outro ponto da pauta do encontro desta semana entre o prefeito e o Conselho das Entidades. WILSON TREVISAN solicitou que seja analisado um novo formato para a realização da feira. Ele defendeu um modelo de evento que não tão focado em shows nacionais. Para TREVISAN, esse tipo de atividade leva o dinheiro para fora do município. O prefeito disse que é preciso pensar uma feira que seja voltada à valorização de atrações locais e regionais. A Faismo vai acontecer no mês de novembro no parque Rineu Gransotto. O prefeito também pediu o apoio das entidades para a regionalização do aeroporto Helio Wassun.


O município de São Miguel do Oeste está concluindo mais uma etapa do projeto de mobilidade urbana, com a finalização da reforma de 58 abrigos de passageiros. Foram feitos serviços de solda, construção de calçada, pintura e demais reparos necessários. Outros 30 abrigos novos foram colocados em pontos onde não havia nenhuma estrutura de proteção para os usuários do transporte coletivo. De acordo com o prefeito WILSON TREVISAN, os investimentos nos abrigos de passageiros é mais uma ação que integra o projeto de mobilidade urbana de São Miguel do Oeste. Entre elas, estão a implantação do estacionamento rotativo, adoção de ruas de mão única, criação de ciclovia, melhoria na manutenção da malha asfáltica e novas ligações asfálticas interbairros.


A prefeitura deve lançar neste ano uma nova licitação para concessão do serviço de transporte coletivo urbano. A informação é do prefeito WILSON TREVISAN. Ele explicou que a escolha de uma nova empresa para fazer o serviço vai levar em consideração os apontamentos de estudo técnico que já está finalizado. Esse levantamento indicou os aspectos que precisam ser mudados em relação ao sistema atual de transporte coletivo da cidade. Além disso, o município estuda a implantação de um terminal rodoviário que vai ligar o centro aos bairros da cidade. O objetivo é estimular as pessoas a usarem o transporte coletivo, reduzindo o uso dos veículos particulares.


As mudanças no trânsito de São Miguel do Oeste vão ser avaliadas em audiência pública no mês que vem. De acordo com o prefeito WILSON TREVISAN, as alterações promovidas desde o ano passado ainda geram algumas dúvidas e insatisfações na comunidade e por isso a prefeitura vai realizar um evento para analisar o que pode ser melhorado. Ele disse que o objetivo da audiência avaliar as alterações com moradores e entidades.

O centro de multiuso de Paraíso foi arrombado durante a noite de ontem. De acordo com o prefeito VALDECIR CASAGRANDE, vândalos entraram no local e quebraram vários objetos. Ele disse que os suspeitos arrombaram as portas promoveram uma baderna no espaço, quebrando vidros, extintores e materiais de uso coletivo. A prefeitura já registrou o boletim de ocorrência e está apurando os prejuízos. CASAGRANDE lamentou o episódio e disse que esse tipo de situação afeta o patrimônio público que é de toda a população.


Um incêndio destruiu um galpão usado para a criação de aves no interior do município de Itapiranga nesta quarta-feira. O fogo atingiu a estrutura de madeira que fica na Linha Santa Cruz por volta da uma hora da tarde. De acordo com o proprietário, o incêndio deve ter começado em uma caldeira e se espalhou pelo aviário. O local estava vazio. O produtor estava preparado o espaço para o alojamento que deveria ocorrer nessa semana. Os vizinhos auxiliaram no combate às chamas com mangueiras até a chegada dos Bombeiros de Itapiranga. As causa do incêndio serão investigadas pela polícia civil.


Cerca de 20 mil frangos morreram em um incêndio que atingiu um aviário no interior de Tunápolis na madrugada de hoje. O fogo destruiu parcialmente a estrutura que fica na linha Pitangueira. O incêndio atingiu a parte frontal, onde estava a caldeira, e consumiu metade do galpão. Os proprietários relataram que haviam alojado no dia anterior mais de 21 mil pintainhos no local. Os bombeiros controlaram as chamas e impediram que o fogo atingisse uma casa e outro aviário. A edificação tinha seguro. As causas do incêndio não foram divulgadas.


Um idoso de 70 anos morreu vítima de um choque elétrico nesta quarta-feira em Palma Sola. O acidente aconteceu por volta das sete horas da noite na Linha São Roque, interior do município. JOSÉ JUNG estava trabalhando com uma máquina de solda, na própria residência, quando recebeu a descarga elétrica. Ele foi encontrado desacordado pela família, que não soube informar há quanto tempo havia ocorrido o acidente. Os bombeiros foram chamados e tentaram reanimar o idoso utilizando o desfibrilador. Ele foi levado para o hospital de Palma Sola onde foi atestado o óbito. JUNG foi atuou no setor de Cultura do município e também desenvolveu diversos trabalhos com os corais da cidade. O velório será no Centro de Idosos do município.


A Polícia Civil de Maravilha prendeu nesta quarta-feira um homem suspeito de pedofilia na internet. Ele estava em casa, no bairro Bartz, em Cunha Porã quando foi detido pelos policiais. No local, também foram apreendidos diversos arquivos com filmes, vídeos e imagens com cenas pornográficas envolvendo crianças e adolescentes de diversas idades. A polícia apreendeu computadores, notebooks, celulares e diversos objetos de armazenagem externa que serão periciados. O homem, de 40 anos, foi preso em flagrante e teve a fiança arbitrada no valor de oito mil reais. Como o valor não foi pago, o preso foi encaminhado à Unidade Prisional Avançada de Maravilha. A Operação contou com apoio de Policiais Civis de Pinhalzinho.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.