ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 10-01-2019 Quinta-feira

-PGR PEDE AO SUPREMO PARA MANTER GEDDEL PRESO E SUGERE PENA DE 80 ANOS

-DEPUTADOS FEDERAIS DO PSL PEDEM DESTITUIÇÃO DA EXECUTIVA EM SC

-PRAZO PARA SOLICITAÇÃO DA ISENÇÃO DO IPTU INICIA HOJE

-DELEGADO ALERTA SOBRE PRAZO PARA O ALISTAMENTO MILITAR

-PREFEITURA FECHA O ANO COM DE CERCA DE OITO MILHÕES DE REAIS EM CAIXA

-QUARTEL TEM PLANEJAMENTO EXTENSO DE ATIVIDADES PREVENTIVAS PARA O ANO

-HOMEM É PRESO ACUSADO DE PEDOFILIA

-MAIS DE 20 MIL FRANGOS MORREM EM INCÊNDIO

-IDOSO MORRE VÍTIMA DE CHOQUE ELÉTRICO EM PALMA SOLA


O tempo é de..... A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 22 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove vírgula cinco centavos para a compra e 10 centavos para venda.


O presidente DONALD TRUMP abandonou uma reunião com a presidente da Câmara, NANCY PELOSI, e o líder da minoria do Senado, CHUCK SCHUMER, depois que os dois democratas voltaram a afirmar que não concordam com a liberação de uma verba de cinco bilhões e 700 milhões de dólares para a construção de um muro na fronteira com o México. Segundo SCHUMER, o presidente “bateu na mesa” e disse que “não tinha nada para discutir”. Já TRUMP, no Twitter, chamou a reunião de "total perda de tempo".


O presidente do México, ANDRÉS MANUEL LÓPEZ OBRADOR, disse nesta quarta-feira que a discussão entre republicanos e democratas e as últimas declarações do chefe da Casa Branca, DONALD TRUMP, sobre o projeto do muro na fronteira são um "assunto interno" dos Estados Unidos. Além disso, LÓPEZ OBRADOR lembrou que para o México a "problemática migratória" se resolve atendendo ao que, segundo ele, causa o fluxo dos migrantes.


NICOLÁS MADURO assume nesta quinta-feira seu segundo mandato como presidente da Venezuela, quase oito meses após vencer, com quase 70 por cento dos votos, uma eleição fortemente boicotada pela oposição e acusada de irregularidades. O novo mandato não terá o reconhecimento da Assembleia Nacional venezuelana e de diversos países, entre eles os Estados Unidos, o Canadá, e do Grupo de Lima, do qual o Brasil faz parte. Ele conta, porém, com o apoio do Supremo venezuelano, que irá conduzir sua posse.



A juíza ROSÂNGELA RODRIGUES DOS SANTOS aceitou a denúncia contra JOÃO DE DEUS e, com isso, ele passou a ser réu pelos crimes de estupro de vulnerável e violação sexual. O médium foi acusado por dezenas de mulheres de cometer os abusos durante tratamento espiritual na Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia, onde fazia atendimentos. Ele sempre negou os crimes. JOÃO DE DEUS, que está preso desde 16 de dezembro no Núcleo de Custódia de Aparecida de Goiânia, foi ouvido por duas horas nesta quarta-feira em outro caso por posse ilegal de arma.


O presidente do Supremo Tribunal Federal, DIAS TOFFOLI, decidiu nesta quarta-feira manter votação secreta para a eleição da Mesa do Senado. Com isso, TOFFOLI derrubou a decisão do ministro MARCO AURÉLIO MELLO, que em dezembro determinou votação aberta na eleição, marcada para o início de fevereiro. Mais cedo, ele rejeitou um pedido do deputado eleito KIM KATAGUIRI para que a votação para o comando da Câmara fosse aberta. TOFFOLI entendeu que a eleição para comando das Casas é questão interna e deve ser definida pelos parlamentares.


A procuradora-geral da República, RAQUEL DODGE, pediu nesta quarta-feira ao Supremo Tribunal Federal para manter o ex-ministro GEDDEL VIEIRA LIMA do MDB preso. A PGR também sugeriu que ele seja condenado a 80 anos de reclusão. RAQUEL DODGE apresentou os pedidos ao entregar as alegações finais no processo relacionado aos 51 milhões encontrados em malas de dinheiro em um apartamento em Salvador em 2017. Agora, a defesa dos réus no processo também deve apresentar as alegações finais. Depois disso, a ação estará pronta para julgamento pela Segunda Turma do STF.



Documento assinado por três dos quatro deputados federais eleitos pelo PSL em Santa Catarina está requerendo ao presidente nacional do partido, LUCIANO BIVAR, a destituição da Executiva em Santa Catarina, presidida por LUCAS ESMERALDINO, atual Secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável do governo estadual. Entre as principais razões para a mudança os parlamentares relacionam a decisão de ESMERALDINO de nomear uma nova Comissão Executiva Estadual, no final de 2018, sem ouvir as bases do partido, e de estar se distanciado das lideranças municipais. Alegam, ainda, que, assumindo cargo no primeiro escalão do novo governo, LUCAS ESMERALDINO está impedido de comandar o PSL em Santa Catarina.


O Comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina ARAÚJO GOMES, que também é presidente da Colegiado Superior de Segurança Pública formada pelo novo governo, afirmou nesta quarta-feira que a nomeação de agentes dependerá da questão financeira do estado. Ele ressaltou que mesmo com o efetivo "numa curva decrescente ao longo do ano", os números da segurança catarinense melhoraram. De acordo com GOMES,ideia é melhorar a "gestão de retaguarda e direcionar mais recursos para quem está na ponta". Ele disse ainda que a transparência com a comunidade está entre os objetivos da gestão.


O governador CARLOS MOISÉS DA SILVA assinou, na tarde desta quarta-feira, o ato de nomeação de mil novos professores efetivos da rede estadual. O grupo faz parte da segunda chamada do concurso público lançado em 2017 e que efetivou 1 mil profissionais em dezembro daquele ano. Os profissionais, que irão atuar no ensino médio e substituir os contratados em caráter temporário, tomam posse no dia primeiro de fevereiro e no dia quatro participam de curso de formação. Durante a assinatura, MOISÉS afirmou que a expectativa é de aumentar gradativamente o número de professores efetivos em Santa Catarina.


-PRAZO PARA SOLICITAÇÃO DA ISENÇÃO DO IPTU INICIA HOJE

-DELEGADO ALERTA SOBRE PRAZO PARA O ALISTAMENTO MILITAR

-PREFEITURA FECHA O ANO COM DE CERCA DE OITO MILHÕES DE REAIS EM CAIXA

-QUARTEL TEM PLANEJAMENTO EXTENSO DE ATIVIDADES PREVENTIVAS PARA O ANO


Bebê nasce dentro de ambulância a caminho do hospital em Belmonte. Uma ambulância de Santa Helena estava levando uma gestante para o hospital regional, mas a mulher entrou em trabalho de parto durante o caminho. O motorista, de imediato, foi até o posto de saúde de Belmonte, e com a ajuda dos profissionais, o bebê nasceu dentro da ambulância. Após todos os procedimentos, mãe e filho foram levados para ao Hospital Regional.


A escolha da nova gerente regional de saúde foi essencialmente técnica. O comentário é de FABIANA LOLATO, servidora que assumiu o cargo na última segunda-feira. Ela afirmou que foi escolhida em razão do conhecimento que adquiriu nos últimos quatro anos. FABIANA atua na gerencia desde o ano de 2014 e é formada em engenharia. Ela exercia a função de fiscal sanitária e analisava projetos de estabelecimentos de saúde. FABIANA atuou em contato direto com os gerentes de saúde e vai ocupar o lugar de MIGUEL SCHNEIDER, exonerado no dia dois de janeiro. Ela disse que não houve nenhum viés político partidário na escolha.


O foco da gerência de saúde é manter os trabalhos de suporte aos municípios e hospitais com o objetivo de intensificar o processo de regionalização da saúde. A afirmação é da nova gerente regional, FABIANA LOLATO. Além disso, ela entende que é necessário ampliar os serviços de saúde direcionados a região. A nova gerente comentou que ações como a implantação da oncologia no Hospital Regional precisam ser reforçadas e ampliadas. FABIANA disse que ninguém faz saúde sozinho e que a união entre estado, municípios, profissionais e hospitais é fundamental para garantir o atendimento de qualidade da população. A gerente de saúde comentou que existe preocupação porque o novo governo adotou uma política de contenção de gastos, incluindo o fechamento de ADRs e órgãos regionais. Por isso, a primeira preocupação de FABIANA é deixar claro para o estado que a gerencia regional de saúde precisa ser mantida.


Temporada de verão e de turistas em São João do Oeste gera maior demanda para o setor de urbanismo. Conforme a responsável pelo setor de urbanismo, FABIANA WELCHEN, neste período o setor recebe muitos visitantes, e para manter a cidade atrativa os serviços de paisagismo são intensificados. O período de umidade e calor também favorece o crescimento da vegetação, gerando maior demanda de manutenção. FABIANA ressalta a importância da colaboração dos moradores da cidade, que também mantém os pátios limpos e conservados. Ela cita que uma das maiores demandas é o acesso a cidade, com a roçada ao longo da rodovia e poda de flores, na extensão de cinco quilometros. A diretora lembra que a maior parte das mudas usadas na ornamentação é produzida no viveiro municipal, que no ano passado recebeu investimentos com a construção de uma nova estufa.


Produtores se dedicam a classificação do fumo. JAIMIR MIQUELOTO é produtor de fumo de linha Iratim, comunidade que se destaca na atividade, e que possui grande número de famílias fumicultoras. A família cultivou 150 mil pés de fumo. Conforme o produtor, o clima foi favorável no período da colheita, nos meses de novembro e dezembro, e agora a expectativa é pelo preço. MIQUELOTO explica que optou pelo cultivo do fumo em função da atividade ser lucrativa, pela pouca disponibilidade e características da área de terra disponível. Ele enfatiza que a principal vantagem é que o cultivo pode ocorrer mesmo em pouca área de terra, gerando lucro ao produtor. Assim como na atividade leiteira, o fumicultor comenta que o pagamento pela arroba de fumo é feito também pela qualidade do produto. No momento os produtores se dedicam a classificação do fumo, que varia entre três ou mais classes de folhas. O valor da arroba varia de 80 a 140 reais.


Consad começa atividades de 2019 com mudanças na diretoria. O consorcio que reúne municípios conveniados dos três estados do Sul tinha na gestão o prefeito de Barracão e a partir desta semana RENATO PAULATA de Tunápolis assume a função. Conforme o assessor de assuntos institucionais, OLI DO NASCIMENTO a diretoria objetiva organizar as ações visando certificar empresas com selos, liberando a comercialização de produtos de origem animal e vegetal em todo país. O assessor ressalta que são várias burocracias, mas, o trabalho da entidade objetiva a unificação nos procedimentos de inspeção das normas sanitárias. Há 15 municípios com certificação do selo SISB envolvendo 20 empresas entre agroindústrias, abatedouros e laticínio. Outros 10 estabelecimentos estão no processo. OLI afirma que tanto empresa familiares como de grande porte necessitam seguir as mesmas Leis para conquistar o certificado e o Consad possui equipe técnica adequada para auxiliar em cada passo.


Sociedade Protetora de Animais é criada em Descanso. O objetivo da entidade é diminuir a superpopulação de animais e zelar pelo bem-estar animal. O grupo da Sociedade Protetora de Animais de Descanso, SPAD, conta com mais de 20 pessoas voluntárias. A sociedade também disponibiliza de uma página no Facebook para a comunidade acompanhar os trabalhos. Segundo a coordenadora da SPAD, HELENA FRANCISCA PIASESKI, a atuação também será no combate aos maus-tratos físicos ou psicológicos, independente se os animais estejam abandonados ou nas casas de seus donos. Ela relata que com freqüência são encontrados animais que passam fome ou sede, aparecem desnutridos e sem abrigos. HELENA alerta também sobre a falta de higiene, e casos de agressão aos cachorros que passam nas ruas. A coordenadora integra também a associação de defesa animal de Palmitos. Ela afirma que o apoio da população local será importante para fortalecer a SPAD.


Uma ação que a Sociedade Protetora de Animais de Descanso tem prevista para os próximos meses é a vinda do Castra Móvel para castração de cães e gatos. HELENA FRANCISCA PIASESKI lembra que a contribuição da população pode ocorrer por meio de auxílio nas ações, doação de dinheiro a fim de custear as despesas, doação de medicações, alimentação, coberta, casinha e um lar provisório até que o animal, encontrado na rua, seja adotado. Na questão do abandono, a coordenadora ressalta que haverá um trabalho forte de conscientização. Ela destaca que as feirinhas de adoção serão promovidas no intuito de retirar os animais que perambulam pelas ruas. Criado em primeiro de janeiro deste ano, a Sociedade Protetora dos Animais de Descanso já estava sendo idealizada antes. A formalização de uma ONG será a próxima meta do grupo. Interessados em fazer parte da SPAD devem entrar em contato pelo WhatsApp 9 9944-7179.


Prazo para solicitação da isenção do IPTU inicia hoje. O fiscal de tributos MAICON GAMBATTO destaca que a partir do dia 10 aposentados e pensionistas que recebem até dois salários mínimos, e proprietários de chácaras urbanas com ITR podem solicitar a isenção do imposto predial e territorial urbano. O prazo se estende até dia 10 de fevereiro. O fiscal comenta que o pedido de isenção deverá ser feito nos escritórios de contabilidade, ou pelo site da prefeitura. O contribuinte deve ter em mãos o IPTU 2018, um comprovante de aposentadoria de isenção e comprovante de residência. GAMBATTOlembra que a isenção será somente do IPTU, e as demais taxas cobradas no mesmo carne, como de coleta de lixo, Funrebon e taxa de expediente, não terão desconto. O setor de tributos atende o público pela manhã, e a tarde os fiscais se dedicam ao serviço interno ou a campo.


O prazo para o alistamento militar para o ano de 2019 iniciou no dia dois de janeiro, e segue até dia 30 de junho. De acordo com o delegado de serviço militar do décimo quarto regimento de cavalaria mecanizado, tenente ANDRADE, devem se alistar os jovens que este ano completam 18 anos, e que são da classe de 2001. O tenente lembra que o alistamento é obrigatório, e pode ser feito pela internet, através do site www.alistamento.eb.mil.br. Para preencher o formulário de alistamento o jovem deve ter em mãos a certidão de nascimento ou casamento, CPF e RG para validação dos dados pessoais. Quem não tem acesso a internet, ou precisar de ajuda, pode procurar a junta de serviço militar do seu município, que em Iporã do Oeste atende junto ao prédio da prefeitura. Para o alistamento na junta de serviço militar é necessário apresentar ainda um comprovante de residência, além do documento de identidade ou certidão de nascimento.


A partir do prazo final de alistamento o exército inicia a seleção dos jovens que vão prestar serviço militar no ano seguinte. O tenente lembra que jovens que deixam de se alistar ficam em débito com o serviço militar, e enfrentam várias dificuldades, como na emissão de documentos, diplomas, inscrição em universidades, e até em empregos. O delegado de serviço militar comenta que mesmo sem a pretensão de servir ao exército o jovem deve se alistar para evitar complicações, levando em conta que na região o número de jovens é bem maior do que a demanda. O tenente ANDRADE enfatiza que os jovens que se alistaram em 2018, e que participaram da seleção no seu município, foram informados no mês de dezembro sobre a seleção complementar no exército.


O tenente alerta para alteração na data da apresentação final dos jovens no exército de São Miguel do Oeste. O delegado de serviço militar comenta que para os jovens que se alistaram pela internet a data de apresentação consta como quatro de fevereiro, mas o calendário foi refeito e a data foi alterada para os 11 municípios tributários da região. Em Iporã do Oeste a apresentação será no dia sete de fevereiro. No município 29 jovens se alistaram no ano passado. O tenente ANDRADE enfatiza que os jovens devem se dirigir na junta de serviço militar do seu município, e a partir deste local será feito o transporte deles ao exército. Ele explica que os jovens que são selecionados são destinados para os serviços de competência do exército brasileiro como defesa da pátria e a manutenção da ordem. Os jovens tem instrução militar, e depois da formação podem obtar por funções no próprio quartel, além de participar de cursos e poder frequentar universidades. Sem concurso, o jovem pode ficar no quartel por até oito anos.


Quartel dos bombeiros de Iporã do Oeste tem planejamento extenso de atividades preventivas com a comunidade. O comandante do Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste, sargento OLDAIR SCHMITZ, destaca que para o mês de fevereiro já estão programados dois cursos do projeto Golfinho em Mondaí, que foi executado no ano passado também no município. O projeto orienta crianças e adolescentes sobre a prevenção de acidentes e afogamentos em água doce. O sargento enfatiza que a partir de abril está previsto o início do curso para bombeiro da melhor idade, em junho um curso de bombeiros mirim e em outubro ou novembro mais um curso básico de atendimento, primeira fase de formação de bombeiros comunitários. O comandante ressalta que a guarnição também estará disponível a comunidade em geral para palestras e treinamentos entre abril e novembro.


O quartel de Iporã do Oeste abrange ainda os municípios de Mondaí, Riqueza, Tunápolis, Santa Helena. O sargento OLDAIR SCHMITZ explica que ainda não foi definido quais os municípios que serão contemplados com os cursos de bombeiro da terceira idade e bombeiro mirim. As aulas ocorrem na sede do Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste, mas os participantes dos treinamentos fazem um rodízio entre os cinco municípios. OLDAIR SCHMITZ enfatiza que o quartel oferece toda a estrutura e os equipamentos para tornar as aulas mais dinâmicas e melhorar o aprendizado. Ainda em relação a equipamentos, o sargento cita que foram no final do ano foi licitada uma nova ambulância, com recursos do fundo de Iporã do Oeste que contempla também valores do fundo de Tunápolis. O veículo deve ser entregue até final deste mês. Hoje o quartel conta com duas ambulâncias, mas uma delas, devido ao tempo de uso, gera custo alto de manutenção.


A partir desta semana o quartel de Iporã do Oeste recebeu um reforço no efetivo. O sargento comenta que iniciou os trabalhos um bombeiro civil profissional contratado e cedido pela prefeitura de Tunápolis. MAIKON PAULATA foi aprovado no concurso realizado pela prefeitura de Tunápolis ainda no ano passado. O comandante do Corpo de Bombeiros ressalta que a expectativa é também pela contratação de mais um servidor através da prefeitura de Iporã do Oeste. Ele avalia que além dos investimentos em estrutura, o reforço da guarnição é importante para o bom atendimento a população.


Prefeitura de Iporã do Oeste fecha o ano com de cerca de oito milhões de reais em caixa. Conforme o prefeito, LÚCIO MALLMANN, os números oficiais serão divulgados no final desta semana, mas em reunião com a equipe de governo nesta terça-feira, o tesoureiro apresentou um relatório prévio que aponta em torno de oito milhões de reais de sobras do ano passado. O prefeito destaca que o recurso garante um início de ano tranquilo, valor que irá se somar ao orçamento de 2019 e aos recursos que serão buscados com os parlamentares. Ele enfatiza que os dois anos do mandado de LÚCIO e ALEXANDRE resultaram em uma economia significativa para o município. MALLMANN afirma que a preocupação não é deixar dinheiro em caixa para o próximo governo, mas sim, garantir um custeio e fluxo de caixa melhor para os próximos anos.


Entre os projetos inovadores para estes próximos dois anos de mandato, o prefeito de Iporã do Oeste cita o investimento em energia solar. LÚCIO MALLMANN afirma que com a concretização deste projeto a prefeitura deixará de pagar 700 mil reais por ano na taxa de energia elétrica. Sobre novas aquisições, o prefeito cita a aquisição de um novo ônibus para a secretaria de educação, no valor de 271 mil e 500 reais, contrato que deverá ser assinado em breve para posterior entrega. MALLMANN destaca também a finalização do pagamento pela caixa econômica federal da escavadeira hidráulica e da retroescavadeira, que estarão disponíveis para o uso da secretaria de transportes e obras a partir da próxima semana.


Nesta semana também foi definida a empresa vencedora da licitação para construção do ginásio de esportes da comunidade de Aparecida. O prefeito comenta que a empresa vencedora da licitação apresentou um orçamento superior a 663 mil reais. Após o prazo legal de recurso das empresas, será assinado o contrato. Com o envio dos documentos a caixa econômica e com a homologação será dada ordem de serviço para início das obras. LÚCIO MALLMANN cita também o projeto para a obra na ponte do Rio Macaco. A licitação já ocorreu, foi remetida ao ministério da integração nacional, que por meio da defesa civil fez a homologação e a abertura da conta. O prefeito comenta que com o depósito do recurso o início da obra foi autorizado, e o município está na fase de análise do projeto apresentado pela empresa, que tem divergências com o projeto inicial. Se a empresa não cumprir com as condições será chamada a segunda da licitação. O prazo para conclusão da ponte é até final de setembro.


Aproveitando o período de recesso escolar, o prefeito cita que as escolas estão recebendo melhorias com pintura externa com as cores da bandeira do município, além de pintura interna na cor única de azul claro. LÚCIO MALLMANN comenta que foi feita uma licitação única para compra de tinta, e a mão de obra foi contratada separadamente para cada escola. Em algumas escolas da rede municipal também está previsto o lixamento do piso e a reforma de banheiros. O prefeito lembra que nos últimos dois anos do mandado todas as escolas já receberam melhorias. Ele ressalta que a administração já iniciou os encaminhamentos para realização da sétima edição da feira FAIC, de cinco a oito de setembro.


-HOMEM É PRESO ACUSADO DE PEDOFILIA

-MAIS DE 20 MIL FRANGOS MORREM EM INCÊNDIO

-IDOSO MORRE VÍTIMA DE CHOQUE ELÉTRICO EM PALMA SOLA


Aviário é atingido por incêndio no interior de Itapiranga. Na tarde desta quarta-feira, por volta das 13 horas, os bombeiros de Itapiranga combateram um incêndio em aviário na Linha Santa Cruz, interior de Itapiranga. De acordo com o proprietário, o incêndio deve ter começado em uma caldeira e atingiu madeiras próximas. No aviário não havia animais, pois estava sendo preparado para o alojamento esta semana. Vizinhos auxiliaram com o uso de trator para afastar madeiras que estavam queimando e iniciaram o combate às chamas com mangueiras até a chegada dos bombeiros, que fizeram o rescaldo. As causas do sinistro serão investigadas.


Homem é preso acusado de pedofilia. A Polícia Civil de Maravilha recebeu denúncia anônima referente a um caso de pedofilia. Após a investigação foi solicitada a busca e apreensão na residência de um homem de 40 anos. De posse da ordem judicial, nesta quarta-feira foi deflagrada a operação "Hidden", em alusão a forma em que os criminosos cometem esse tipo de crime, agindo de forma oculta na internet. O cumprimento do mandado foi realizado na residência do suspeito em Cunha Porã. Foram encontrados diversos filmes, vídeos e imagens com cenas pornográficas envolvendo crianças e adolescentes de diversas idades. Na ocasião o homem confirmou que todo o conteúdo era de sua propriedade. Os agentes apreenderam computadores, notebooks, celulares e objetos de armazenagem externa. O homem foi preso pelo crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente que prevê fiança, sendo arbitrada no valor de oito mil reais, a qual não foi paga. O preso foi encaminhado à Unidade Prisional.


Mais de 20 mil frangos morrem em incêndio no interior de Tunápolis. Por volta de uma hora e 30 minutos da madrugada desta quinta-feira o Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste foi acionado para combate a incêndio em um aviário na linha Pitangueira, interior de Tunápolis. Quando os bombeiros chegaram ao local a energia elétrica já estava desligada. O aviário estava tomado pelas chamas. A parte frontal já estava com o teto caído. A edificação possuía estrutura de madeira e lona com área aproximada de mil 764 metros quadrados. O incêndio atingiu a parte frontal, onde estava a caldeira, até cerca da metade do aviário. Os proprietários relataram que haviam alojado no dia anterior cerca de 21 mil 936 pintainhos. Como a queima ocorreu justamente na metade em que estavam alojados os frangos, eles acabaram morrendo. A outra metade estava vazia e não foi atingida pelo fogo.


A estrutura de um aviário próximo também foi danificada pelo fogo. A cerca de 12 metros do local do sinistro estava localizada a residência do casal e a 10 metros havia outro aviário que também teve a estrutura danificada. A guarnição controlou e efetuou resfriamento das edificações vizinhas e em seguida realizou o combate as chamas do aviário. Foram utilizados cerca de 10 mil litros de água para controlar as chamas e realizar o rescaldo. Familiares, populares e vizinhos também tentaram controlar o fogo. Serão feitas averiguações no local para levantar as possíveis causas do fogo. O caminhão de combate à incêndio foi abastecido de água por um trator. O proprietário foi o primeiro a perceber as chamas e informou que tem três aviários em parceria com a JBS de Itapiranga. A Policia Militar também esteve no local. A edificação tinha seguro.


Idoso morre vítima de choque elétrico em Palma Sola. O Corpo de Bombeiros atendeu a ocorrência, por volta das 19 horas de ontem na linha São Roque. JOSÉ FELÍCIO JUNG, 70 anos, foi vítima do choque elétrico durante manuseio de uma máquina de solda, na própria residência. Ele foi encontrado desacordado pela família, que não soube informar por quanto tempo havia ocorrido o acidente. Na chegada do atendimento, o idoso já estava sem os sinais vitais. Os socorristas ainda tentaram reanimar utilizando o desfibrilador, dando choques com o aparelho por várias vezes. Chegando ao hospital de Palma Sola, foi atestado o óbito. O corpo foi encaminhado ao IGP para averiguar as causas da morte. JUNG, por muito tempo, ficou à frente dos trabalhos da Cultura em Palma Sola, com trabalhos também em corais. O corpo deve chegar em Palma Sola por volta das 15 horas desta quinta-feira. O velório será no Centro de Idosos do município.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.