ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 10/01/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 22 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Atalaia, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove vírgula cinco centavos para a compra e 10 centavos para venda.

O presidente DONALD TRUMP abandonou uma reunião com a presidente da Câmara, NANCY PELOSI, e o líder da minoria do Senado, CHUCK SCHUMER, depois que os dois democratas voltaram a afirmar que não concordam com a liberação de uma verba de cinco bilhões e 700 milhões de dólares para a construção de um muro na fronteira com o México. Segundo SCHUMER, o presidente “bateu na mesa” e disse que “não tinha nada para discutir”. Já TRUMP, no Twitter, chamou a reunião de "total perda de tempo".

O presidente do México, ANDRÉS MANUEL LÓPEZ OBRADOR, disse nesta quarta-feira que a discussão entre republicanos e democratas e as últimas declarações do chefe da Casa Branca, DONALD TRUMP, sobre o projeto do muro na fronteira são um "assunto interno" dos Estados Unidos. Além disso, LÓPEZ OBRADOR lembrou que para o México a "problemática migratória" se resolve atendendo ao que, segundo ele, causa o fluxo dos migrantes.

NICOLÁS MADURO assume nesta quinta-feira seu segundo mandato como presidente da Venezuela, quase oito meses após vencer, com quase 70 por cento dos votos, uma eleição fortemente boicotada pela oposição e acusada de irregularidades. O novo mandato não terá o reconhecimento da Assembleia Nacional venezuelana e de diversos países, entre eles os Estados Unidos, o Canadá, e do Grupo de Lima, do qual o Brasil faz parte. Ele conta, porém, com o apoio do Supremo venezuelano, que irá conduzir sua posse.

A juíza ROSÂNGELA RODRIGUES DOS SANTOS aceitou a denúncia contra JOÃO DE DEUS e, com isso, ele passou a ser réu pelos crimes de estupro de vulnerável e violação sexual. O médium foi acusado por dezenas de mulheres de cometer os abusos durante tratamento espiritual na Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia, onde fazia atendimentos. Ele sempre negou os crimes. JOÃO DE DEUS, que está preso desde 16 de dezembro no Núcleo de Custódia de Aparecida de Goiânia, foi ouvido por duas horas nesta quarta-feira em outro caso por posse ilegal de arma.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, DIAS TOFFOLI, decidiu nesta quarta-feira manter votação secreta para a eleição da Mesa do Senado. Com isso, TOFFOLI derrubou a decisão do ministro MARCO AURÉLIO MELLO, que em dezembro determinou votação aberta na eleição, marcada para o início de fevereiro. Mais cedo, ele rejeitou um pedido do deputado eleito KIM KATAGUIRI para que a votação para o comando da Câmara fosse aberta. TOFFOLI entendeu que a eleição para comando das Casas é questão interna e deve ser definida pelos parlamentares.

A procuradora-geral da República, RAQUEL DODGE, pediu nesta quarta-feira ao Supremo Tribunal Federal para manter o ex-ministro GEDDEL VIEIRA LIMA do MDB preso. A PGR também sugeriu que ele seja condenado a 80 anos de reclusão. RAQUEL DODGE apresentou os pedidos ao entregar as alegações finais no processo relacionado aos 51 milhões encontrados em malas de dinheiro em um apartamento em Salvador em 2017. Agora, a defesa dos réus no processo também deve apresentar as alegações finais. Depois disso, a ação estará pronta para julgamento pela Segunda Turma do STF.

Documento assinado por três dos quatro deputados federais eleitos pelo PSL em Santa Catarina está requerendo ao presidente nacional do partido, LUCIANO BIVAR, a destituição da Executiva em Santa Catarina, presidida por LUCAS ESMERALDINO, atual Secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável do governo estadual. Entre as principais razões para a mudança os parlamentares relacionam a decisão de ESMERALDINO de nomear uma nova Comissão Executiva Estadual, no final de 2018, sem ouvir as bases do partido, e de estar se distanciado das lideranças municipais. Alegam, ainda, que, assumindo cargo no primeiro escalão do novo governo, LUCAS ESMERALDINO está impedido de comandar o PSL em Santa Catarina.

O Comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina ARAÚJO GOMES, que também é presidente da Colegiado Superior de Segurança Pública formada pelo novo governo, afirmou nesta quarta-feira que a nomeação de agentes dependerá da questão financeira do estado. Ele ressaltou que mesmo com o efetivo "numa curva decrescente ao longo do ano", os números da segurança catarinense melhoraram. De acordo com GOMES,ideia é melhorar a "gestão de retaguarda e direcionar mais recursos para quem está na ponta". Ele disse ainda que a transparência com a comunidade está entre os objetivos da gestão.

O governador CARLOS MOISÉS DA SILVA assinou, na tarde desta quarta-feira, o ato de nomeação de mil novos professores efetivos da rede estadual. O grupo faz parte da segunda chamada do concurso público lançado em 2017 e que efetivou 1 mil profissionais em dezembro daquele ano. Os profissionais, que irão atuar no ensino médio e substituir os contratados em caráter temporário, tomam posse no dia primeiro de fevereiro e no dia quatro participam de curso de formação. Durante a assinatura, MOISÉS afirmou que a expectativa é de aumentar gradativamente o número de professores efetivos em Santa Catarina.

Setor social tem atendimento normal. A informação é de MATEUS KUHN Secretário de Assistência Social de Saltinho. Ressalta que alguns servidores ainda estão em férias e devem retornar na próxima semana, mas que isso não prejudica os atendimentos. O Secretário ressalta que as oficinas estão em recesso, mas o início das atividades desse ano estão programadas para quando retornar o ano letivo. MATEUS enfatiza que os trabalhos com os idosos continuam, o primeiro encontro ocorreu na última semana, com os dois grupos do município.

Metas já foram traçadas para o ano.MATEUS KUHN ressalta que o objetivo é de oferecer mais oficinas e programas aos munícipes. Mas o foco maior do ano será aos serviços prestados ao idoso.Segundo o secretário, isso porque agora o município faz parte da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa.

Serviços estão ocorrendo normalmente no executivo. ELENICE POERSCH- Assistente de Planejamento de Santa Terezinha do Progresso, afirma que o município é um dos únicos da AMERIOS a não fazer turno único. Segundo ELENICE, algumas mudanças foram feitas neste início de ano. Desde segunda-feira estão seguindo um decreto do prefeito, onde até o dia 08 de fevereiro haverá um atendimento diferenciado. Por exemplo, a secretaria de Gestão e Desenvolvimento Econômico e a secretaria de Assistência Social, estarão trabalhando pela manhã normal com atendimento ao público, mas à tarde será feito somente trabalho interno.

Nenhum munícipe ficará sem atendimento durante esse período. O comentário é de ELENICE POERSH. Afirma que por mais que houve essa mudança, ninguém ficará prejudicado em função do horário diferenciado. A Assistente enfatiza, porém, que quem necessitar de atendimento dessas duas secretarias, que procurem durante a manhã. As demais secretarias estão trabalhando normalmente.

Trabalhos na saúde pública são contínuos, mas no início do ano sempre existem algumas alterações. A observação é do secretário JANIR BACH. Nesse mês o setor fica sem alguns profissionais como é o caso da nutricionista, devido o encerramento do contrato no fim do ano. Também há defasagem de pessoal por causa do período de férias dos servidores. Apesar de tudo isso, BACH garante que o atendimento ao público não é prejudicado. Os contratos com o médico e psicóloga foram mantidos.

Cronograma do calendário de vacina no município está pronto. JANIR BACH salienta que Santa Catarina é muito forte na prevenção da saúde. Por isso acredita que não haverá nenhum problema nesse tipo de atendimento. O secretário frisa que está aumentando a responsabilidade dos municípios, que estão mais fortalecidos. Santa Terezinha tinha orçado todo mês 3 mil reais para repassar para atendimentos de média e alta complexidade. Agora esse valor pula para 15 mil.

Anchieta teve vários avanços ano passado. É o que garante o prefeito em exercício VILMAR PIOVEZANI. Cita como exemplo na agricultura, a nota fiscal eletrônica, o que agiliza bastante. O setor apresentou altas e baixas, principalmente por causa da situação do leite. O comércio e a indústria conseguiram manter seus trabalhadores. Sua expectativa para o novo ano é boa, mas uma preocupação permanente são os precatórios, que são dividas antigas do município.

Primeira semana foi de planejamento. PIOVEZANI diz que, na prática, a administração municipal está procurando realizar serviços essenciais, como reparos nas estradas do interior de Anchieta em pontos mais comprometidos. Como é o auge do período de férias, muitos servidores se ausentaram e automaticamente cai o ritmo de trabalho.

Ano começa com alterações no programa de inseminação no rebanho de gado de leite. De acordo com ÍSIS JANKUS – veterinária da prefeitura de Campo Erê, isso vai facilitar o acesso ao programa. Para ter acesso o produtor deve comprovar propriedade no município, apresentar bloco de produtor, pagar um laudo de exame de brucelose e tuberculose junto com inventário dos animais. Com as alterações, o nitrogênio passa a ser distribuído de graça a quem está incluso na agricultura familiar.

Doses de sêmen serão repassadas a preço de custo. Conforme a veterinária do município, antes existiam alguns inseminadores cadastrados na prefeitura, que faziam as inseminações nas propriedades. Só que isso deixava o atendimento muito restrito. Agora, salienta ÍSIS, o programa fica bem abrangente. Laticínios precisam trabalhar junto com produtor para garantir qualidade do leite, finaliza.

Proprietários terão que mudar placas dos veículos; vai passar a valer a placa Mercosul. Quem informa é o despachante de Campo Erê JOELÇO VIEGA. Explica que o novo sistema vai suprir uma falta de número, porque estão acabando as dobradinhas. Até agora são 3 letras e 4 números. Quando foi criado o sistema era para atender 60 milhões de dobradinhas, para nunca terminar, mas está chegando no fim. O despachante acrescenta que Santa Catarina tem ainda somente cerca de 70 mil dobradinhas.

Novas dobradinhas das placas de veículo terão, na sequência, 3 letras, 1 número, uma letra e 3 números. Conforme VIEGA , com isso, será possível fazer dobradinha até 500 milhões. Pelo acordo do Mercosul entram no mesmo sistema: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela. Para identificar carro roubado haverá código de barra. Não vai mais existir tarjeta com o nome da cidade onde o carro é emplacado. Denatram do estado não implantou a placa Mercosul porque ainda tem estoque de dobradinha.SONORA

Hospital emite nota de esclarecimento. Duas mulheres denunciaram no dia 1º de janeiro um médico que trabalha no Hospital da Fundação, em São Lourenço do Oeste, por comportamento inapropriado. Um boletim de ocorrência foi registrado. Segundo uma das denunciantes, o pai estava internado e ficou desacordado. O médico que estava de plantão falou que pegaria o prontuário, porém não voltou mais. A denunciante diz que o pai ficou mais de uma hora desacordado. As mulheres saíram em busca do profissional e, segundo elas, foi flagrado em um quarto e na cama com uma mulher. Há também informações extra oficiais, de que o médico realizou um parto e por negligência, o bebê morreu e a mãe teria ido parar na UTI.

Médico foi afastado das funções. Isso é o que o hospital afirma em nota divulgada à imprensa. Informa ainda que o profissional não tem vínculo empregatício e de subordinação com a instituição. Contudo, ele foi afastado temporariamente até que tudo seja esclarecido. A nota afirma ainda que as informações divulgadas em redes sociais, serão levadas para a Polícia Civil para averiguação.

Cachorro morre vítima de maus-tratos. A ONG Ame Bicho recebeu uma denúncia de maus tratos contra um animal no Bairro Floresta, em Maravilha.Moradores do bairro encontraram o animal em estado de decomposição e com marcas de morte com crueldade. O cachorro estava com a cabeça esfacelada e com indícios de que foi queimado vivo.As integrantes da ONG chamaram a Polícia Militar para fazer um boletim de ocorrência. Imagens das câmeras de segurança serão utilizadas para tentar descobrir o autor do crime. A PM fez o levantamento fotográfico, confeccionou o boletim de ocorrência para os demais procedimentos.

Três casos de violência contra a mulher são registrados em poucas horas. Os fatos foram atendidos pela Polícia Militar em São Lourenço do Oeste. Um deles, uma mulher de 29 anos contou que havia sido vítima de ameaça por parte de seu ex-marido, um homem de 45 anos. Ela disse ainda que precisou se esconder numa Unidade Básica de Saúde (UBS) para evitar as possíveis agressões. O homem não foi encontrado. Horas mais tarde, um homem de 34 anos foi preso em flagrante, alcoolizado, depois de ter causado danos na residência onde mora e lesões corporais, além de ameaça, contra a mulher, de 25 anos. E por último, outra mulher de 25 anos relatou ter sido agredida pelo marido. Ela contou que ele estava alcoolizado e ainda fez ameaças de morte. Todos os casos ocorreram entre a noite de ontem e madrugada de hoje.

Homem morre vítima de choque elétrico. Corpo de Bombeiros de Palma Sola atendeu a ocorrência, por volta das 19 horas de ontem, na linha São Roque, interior do município. Segundo os bombeiros, a vítima Felício Jung, 70 anos, sofreu choque elétrico durante manuseio de uma máquina de solda, na própria residência. Ele foi encontrado desacordado pela família, mas não souberam informar por quanto tempo havia ocorrido o acidente. Na chegada do atendimento, o idoso estava já sem os sinais vitais.

Socorristas tentaram o reanimar. Os bombeiros utilizaram o aspirador manual, pois havia grande quantidade de secreção nas vias aéreas. Usaram ainda o desfibrilador, dando choques com o aparelho por várias vezes. Chegando ao hospital Palma Sola, foi atestado o óbito.O corpo foi encaminhado ao IGP para averiguar as causas da morte. Felício Jung, por muito tempo, ficou à frente dos trabalhos da Cultura em Palma Sola, com diversos trabalhos também em corais. Além de outras participações importantes em projetos no município. O corpo deve chegar em Palma Sola, daqui a pouco, por volta das 15 horas. O velório será no Centro de Idosos do município.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.