ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em Foco Itapiranga - 09/12/2025

GLOBO EM FOCO – 09/12/25

-GOVERNO PODE ELEVAR TARIFAS DE CARROS E AÇO PARA FECHAR CONTAS EM 2026

-EXPORTAÇÕES DE SC PARA ARGENTINA CRESCEM 25% E BATE RECORDE HISTÓRICO

-CÂMARA DE ITAPIRANGA APROVA SEIS PROJETOS E DUAS MOÇÕES

-CHEGAM POLTRONAS E TELA DO CINEMA DE ITAPIRANGA

-EXTENSIONISTA RELATA MUDANÇAS NAS PROPRIEDADES RURAIS

-ITAPIRANGA INICIA HOJE CELEBRAÇÃO DOS 100 ANOS DE COLONIZAÇÃO

-CAMINHÃO DA CASAN DERRUBA MURO DE RESIDÊNCIA E ATINGE CARRO

-JOVEM É INDICIADO POR LESÃO CONTRA TIA EM ITAPIRANGA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com possibilidade de chuva. A mínima nas últimas horas foi de 20 graus. A máxima pode chegar a 30 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar começou a quinta-feira cotado em cinco reais e 46 centavos. O euro está valendo seis reais e 35 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0037 centavos.


Um incêndio em um prédio no centro da capital da Indonésia, Jacarta, deixou ao menos 17 mortos nesta terça-feira. A informação é do responsável da polícia à emissora local. Segundo a Kompas TV, o fogo já foi controlado, enquanto as equipes continuam os trabalhos de evacuação e resgate de feridos. Imagens transmitidas pela Kompas TV mostraram dezenas de bombeiros tentando retirar pessoas do prédio, e alguns carregando sacos mortuários para fora da estrutura. As causas do incêndio e o número total de feridos não foram confirmados oficialmente.


Os países-membros da União Europeia aprovaram nesta segunda-feira um endurecimento das normas migratórias do bloco, o que permitirá a criação de "centros de retorno" fora do bloco para os solicitantes de asilo com pedidos rejeitados. Reunidos em Bruxelas, os ministros do Interior dos 27 Estados-membros aprovaram as medidas apresentadas pela Comissão Europeia, o Executivo do bloco, em um contexto de ascensão dos partidos que defendem a redução da imigração. Além da abertura de centros fora das fronteiras da UE para onde seriam enviados os imigrantes cujos pedidos de asilo foram rejeitados, as propostas incluem sanções mais severas para quem se recusar a deixar o território europeu e a possibilidade de enviar imigrantes para países que não sejam os seus de origem, mas que a Europa considere "seguros".

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, afirmou nesta segunda-feira que emitirá um decreto para retirar dos estados o direito de regulamentar a crescente indústria da inteligência artificial. Segundo ele, a tecnologia é vital para o "domínio mundial" dos Estados Unidos e não pode depender da aprovação dos 50 estados. Ele afirmou que os Estados Unidos estão superando todos os países neste momento na corrida, mas isso não vai durar muito se o país tiver 50 estados, muitos deles atores negativos, envolvidos nas regras e no processo de aprovação. Os Estados Unidos buscam manter a liderança nesta área por razões de segurança nacional, especialmente em relação à China, e também porque a IA representa um dos maiores vetores de investimento no país atualmente.


O presidente LULA sancionou nesta segunda-feira, uma lei que aumenta para até 40 anos a pena para estupro de vulneráveis. Ela altera o Código Penal, o Código de Processo Penal, a Lei de Execução Penal, o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Estatuto da Pessoa com Deficiência, buscando sanar lacunas e garantir mais severidade no tratamento desses crimes, que atingem sobretudo pessoas em situação de vulnerabilidade, como crianças, adolescentes e pessoas com deficiência. A norma estabelece o aumento das penas para os crimes sexuais que envolvem menores de idade e pessoas vulneráveis, com a pena máxima, a depender da gravidade, podendo alcançar 40 anos de reclusão.

O governo federal deve elevar tarifas para alguns produtos no ano que vem a fim de proteger setores da economia que estão sofrendo com importações — especialmente chinesas — e gerar cerca de 14 bilhões de reais para fechar o Orçamento. São avaliadas pela equipe econômica elevações no imposto de importação para carros e aço, por exemplo, segundo apuração da CNN. Ambos os setores sofrem com uma “invasão” de produtos chineses. A projeção de arrecadação extra na casa de 14 bilhões consta no relatório da receita do projeto de lei orçamentária anual aprovado pela Comissão Mista de Orçamento na última semana. Não há, no entanto, detalhamento para a dotação, contudo.

O Banco Central informou nesta terça-feira que ainda existem, nas instituições financeiras, nove bilhões 920 milhões de reais em "recursos esquecidos" pelos clientes. O balanço considera valores contabilizados até outubro. São cerce de sete bilhões e 700 milhões de reais de 48 milhões de pessoas físicas e dois bilhões de reais de quase cinco milhões de empresas. Até o momento, o Banco Central informou que já foram devolvidos 12 bilhões e 600 milhões de reais em recursos que estavam esquecidos nas instituições financeiras. O sistema do BC permite consultar se pessoas físicas, inclusive falecidas, e empresas deixaram valores para trás em bancos, consórcios ou outras instituições.

Iniciada no final de outubro, a fiscalização da Polícia Militar de Santa Catarina da nova lei que impõe multa a quem for flagrado consumindo drogas atingiu a marca de 2,5 mil autuações aplicadas. Os números foram divulgados pelo comandante-geral da corporação, o coronel ÉMERSON FERNANDES. A multa vale a quem for flagrado portando ou consumindo entorpecentes em ambientes públicos. A legislação considera como ambiente público qualquer espaço aberto ou fechado nas proximidades de órgãos, instituições ou construções públicas, incluindo vias públicas, praças e parques. A multa é no valor de um salário mínimo vigente e em caso de reincidência no período de 12 meses, o valor será dobrado. A aplicação da multa não exclui outras sanções previstas na legislação penal, nem impede eventuais reparações civis.

Diversos projetos que estão na pauta da Assembleia Legislativa para serem votados até o final do ano devem retornar à análise na próxima semana. Entre eles, destaque para os projetos de procedência do Poder Executivo que tratam da criação de um programa de crédito para o agronegócio, de mudanças em políticas ambientais, da institucionalização do Procon-SC e de ajustes na estrutura administrativa do Estado. Os projetos chegaram a ser apresentados durante uma reunião conjunta realizada na última terça-feira entre quatro comissões permanentes da Casa, mas foram retirados de pauta para que fossem negociadas alterações com o governo./Um deles institui o Programa Coopera Agro SC, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento com linhas de crédito com taxas de juro de aproximadamente nove por cento ao ano, com prazo de 10 anos para pagamento e dois anos de carência.


O faturamento das exportações de Santa Catarina com destino à Argentina saltou 25 por cento entre janeiro e outubro de 2025, conforme dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. O aquecimento das vendas para os argentinos é resultado principalmente da elevação do envio de produtos industrializados de diferentes setores econômicos. O percentual de 25 por cento corresponde ao salto de 595 milhões de dólares exportados entre janeiro e outubro de 2024 para 746 milhões exportados em 2025. Entre os principais produtos da pauta exportadora catarinense destaca-se a venda de papel e cartão. Outros itens, como carne suína, tijolos cerâmicos, peças para motores e tecidos, por exemplo, também registraram elevação.

Cinema de Itapiranga recebe poltronas e tela. Na fase final de instalação do cinema em Itapiranga foram entregues na manhã desta terça-feira, 09, poltronas e a tela do cinema de Itapiranga. Conforme o Diretor da Rede Peperi de Comunicação, jornalista ADILSON BALDISSERA, é mais uma etapa para a conclusão do projeto. Ele salienta que será uma das salas mais modernas do país, com conforto e qualidade de última geração para a população itapiranguense e regional. Segundo BALDISSERA a capacidade será para 154 pessoas, com poltronas de qualidade para proporcionar a melhor experiência ao público.

Rádio Peperi conquista primeiro Prêmio Celesc de Jornalismo. A Celesc anunciou, nesta segunda-feira, os vencedores da primeira edição do Prêmio Celesc de Jornalismo, iniciativa que marca os 70 anos da empresa. A intenção é reconhecer e valorizar o trabalho de jornalistas profissionais que abordaram temas relacionados ao setor elétrico, à atuação da Celesc e ao desenvolvimento sustentável em Santa Catarina. A Rádio Peperi foi a vencedora na categoria áudio com a reportagem “Energia no campo: os desafios da eletrificação rural em SC”, produzida pelo jornalista MARCOS MELLER. Mais de 70 reportagens foram inscritas no prêmio nas categorias Texto, Áudio e Vídeo.

Em cada uma, cinco reportagens finalistas foram selecionadas. O anúncio dos vencedores ocorreu em evento realizado na noite desta segunda-feira, na sede da Companhia, em Florianópolis. A reportagem “Energia no campo: os desafios da eletrificação rural em SC” aborda os problemas que envolvem a energia elétrica nas propriedades rurais do estado. No Extremo Oeste, menos de nove por cento dos agricultores contam com energia trifásica. A reportagem destaca como esse quadro afeta e limita a produção no campo e mostra as ações da Celesc para mudar essa realidade.

A Câmara de Vereadores de Itapiranga aprovou na sessão de ontem à noite seis projetos de lei e duas moções. São diferentes áreas contempladas. Foi aprovada a criação de um programa de inovação, que irá beneficiar empresários. A ideia é de promover qualificação e desenvolvimento tecnológico. Também foi aprovado o projeto para a pecuária de corte, com transferências de embriões, com foco no melhoramento genético. A proposta piloto em Santa Catarina possui parceria do município com SEBRAE, UCEFF e uma empresa privada. São previstos custeios de até quatro mil e 200 reais para produtores que tiverem sucesso com a transferência e nascimento do animal de alta genética. Além disso, o Poder Legislativo também aceitou a doação de uma caminhonete Ranger para a Polícia Civil de Itapiranga. Também foi aprovada a moção para criação da sala lilás na delegacia. Ainda, o termo de fomento de mais de 300 mil reais com a APAE foi renovado para 2026. A segunda moção trata de uma homenagem a extensionista da Epagri, ALÉSIA LAUSCHNER, no dia 22, às 18 horas.

Projeto do Legislativo visa alterar nome do Complexo Oktober. A proposta surgiu da Câmara de Vereadores e será encaminhada para a prefeitura. A ideia é de alterar a nomenclatura para Complexo Oktober NELSON ARENHARDT, como forma de homenagem aos serviços prestados com a organização da festa. ARENHARDT morreu no dia 12 de novembro, em Balneário Camboriú, em decorrência de um câncer. Ele atuou durante 35 anos na prefeitura de Itapiranga e participou da organização da Oktoberfest por mais de 30 anos. Ele coordenou a maior festa do município por sete edições. A proposta foi aceita pela família do ex-coordenador.

Município beneficia famílias com certificado de regularização fundiária após vários anos de espera. Na tarde desta segunda-feira, três famílias da comunidade de Beato Roque celebraram a conquista da Certidão de Regularização Fundiária, documento essencial para a emissão de matrícula individualizada do imóvel. O ato aconteceu no gabinete do prefeito de São João do Oeste e teve participação do vice-prefeito e equipe técnica do município. Os moradores foram contemplados por meio do programa de Regularização Fundiária Urbana, o REURB. O encaminhamento marca um avanço significativo no processo de reconhecimento jurídico de áreas consolidadas da cidade.

Com a documentação em mãos, cada família passa agora a ter segurança jurídica plena sobre suas propriedades, garantindo acesso a crédito, possibilidade de transferência legal do imóvel e valorização patrimonial. O prefeito, SÉRGIO THEISEN, destacou o empenho técnico envolvido no processo, que reuniu levantamento topográfico, análise jurídica e trabalhos burocráticos. O Prefeito destaca que a regularização fundiária garante justiça social e dignidade às famílias que, por muitos anos, viveram em uma situação de incerteza quanto à titularidade de seus terrenos. THEISEN cita ainda que o programa REURB é um procedimento legal e burocrático, sendo uma política pública de habitação que transforma realidades. Novos lotes já estão em fase de análise para futuras regularizações.

São João do Oeste elege novos conselheiros tutelares. O CMDCA, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São João do Oeste realizou eleição de novos conselheiros tutelares. Ao todo, 14 candidatos estiveram aptos para a disputa das quatro vagas de titular. O local de votação foi o auditório do CRAS, antiga feira livre. Pela ordem foram eleitos: JUSSARA GRASEL, TARCÍSIO KIPPER, OMAR FEIX e VANESSA TERNUS. Conforme a presidente do CMDCA, TELMA CORTI, a votação transcorreu de forma tranquila e registrou boa participação da comunidade.

Foram contabilizados 627 votos válidos. Os quatro candidatos mais votados assumem as vagas disponíveis no dia 19 de dezembro. De acordo com TELMA CORTI, todo o processo ocorreu com total transparência, seguindo rigorosamente as normas estabelecidas no edital e assegurando igualdade de condições a todos os candidatos. A Presidente do CMDCA destaca que os eleitos terão um papel importante na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Ela também chama atenção para a importância do envolvimento da comunidade, reafirmando o compromisso com a proteção integral das crianças e adolescentes de São João do Oeste.

100 anos de Porto Novo e o ano jubilar da Paróquia São Pedro Canísio geram grande mobilização nos três municípios de abrangência. A partir desta terça-feira, lideranças de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste estarão envolvidas em uma série de eventos para a comunidade. Conforme o Pároco da Paróquia São Pedro Canísio, padre NEREU FANK, o trabalho iniciou no mês de abril. A programação oficial dos 100 anos de Porto Novo terá vários eventos nos três municípios envolvidos. A abertura oficial das comemorações do ano jubilar da Paróquia São Pedro Canísio e do Centenário de Porto Novo terá programação na igreja matriz a partir das 19 horas com Missa Solene com a presença do Arcebispo da Arquidiocese de Chapecó, Dom ODELIR JOSÉ MAGRI. Em seguida ocorre um show histórico cultural e pronunciamento de autoridades. Às 21 horas e 30 minutos terá uma confraternização compartilhada no pavilhão da Igreja Matriz.

O Pároco NEREU FANK destaca as presenças de padres de municípios da região, ex-párocos de Itapiranga, prefeitos e lideranças comunitárias. O Padre chama atenção para a importância da união de forças da paróquia, comissão organizadora dos três municípios e grupo de pesquisadores e historiadores. Segundo NEREU FANK, um grande número de pessoas comprometidas com a realização de um ano de eventos para celebrar os 100 anos de Porto Novo. Uma agenda construída em conjunto com os municípios de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste. De acordo com o padre, a escolha da data em nove de dezembro, faz referência a criação da paróquia São Pedro Canísio em nove de dezembro de 1926.

Extensionista da Epagri de Itapiranga anuncia aposentadoria e destaca projetos de maior impacto. Com 23 anos de atuação em diferentes atividades da Epagri, a Extensionista Social em Itapiranga, ALÉSIA LAUSCHNER aponta destaques ao longo desta trajetória. Ela menciona com principal legado a produção e processamento de alimentos, incluindo a capacitação de centenas de famílias em busca de uma alimentação mais saudável. ALÉSIA também chama atenção para o trabalho com plantas bioativas, em um trabalho realizado há vários anos. Ela considera que é fundamental fazer uso responsável das plantas bioativas. Menciona o Horto Medicinal, no viveiro da prefeitura, na Barra do Macaco, em linha Laranjeira. A Extensionista foi responsável pela implantação de mais de 50 horto na região, além de material compartilhado com universidades no Brasil e exterior.

ALÉSIA LAUSCHNER defende que o conhecimento popular deve estar aliado ao conhecimento cientifico para reduzir o risco de erro no uso das plantas bioativas para um chá ou outros tipos de tratamento. Segundo ALÉSIA, as pessoas gostam desta atividade e precisam dar sequência como um legado. A extensionista menciona que desde o início de sua profissão as mudanças foram constantes e bruscas nas atividades agrícolas (. A Extensionista ALÉSIA LAUSCHNER possui projetos de publicar atividades que desenvolveu ao longo dos anos de trabalho na Epagri. /

Um caminhão da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento, com placas de Florianópolis e pertencente à agência de São Miguel do Oeste, causou um acidente dentro do pátio da própria unidade, no centro da cidade. O caso foi registrado na manhã desta terça-feira, na Rua Alberto Dalcanali. Segundo informações apuradas pela Rádio Peperi, o veículo estava estacionado no local quando teria apresentado um problema nos freios. O caminhão acabou colidindo contra um carro que também estava estacionado na rua, e em seguida atingiu um muro com grades. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Um carro desceu um barranco ao sair da pista na manhã de hoje no interior de Descanso. O acidente foi por volta das sete horas na BR-282. O veículo desceu o barranco às margens da rodovia federal depois de aquaplanar e o motorista perder o controle da direção, que seguia no sentido São Miguel do Oeste a Maravilha. O motorista era o único ocupante do carro, relatava dores nas costas. O homem foi amparado e retirado do veículo por populares e uma policial penal que passavam pelo local do momento do acidente. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros relatando dores na lombar e foi encaminhado ao Hospital Regional. A Polícia Rodoviária Federal esteve no local do acidente.

Uma colisão entre um motoboy e um taxista deixou um motociclista ferido por volta das 13 horas de ontem, no centro de Itapiranga. Ambos seguiam sentido JBS ao centro da cidade pela rua do Comércio. Nas proximidades da Caixa Econômica Federal, o motoboy teria tentado ultrapassar e colidiu na lateral do carro, um Classic. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros de Itapiranga com escoriações leves e encaminhado ao Hospital Sagrada Família. O taxista não se feriu e permaneceu no local. A Polícia Militar esteve no local.

Jovem que danificou campanha social é indiciado por lesão contra tia em Itapiranga. A Polícia Civil de Itapiranga concluiu a investigação que apurou a destruição da estrutura montada pela Secretaria de Assistência Social de Itapiranga para a campanha do Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher. Um jovem, de 19 anos, foi formalmente indiciado pelo crime de dano qualificado ao patrimônio público. O caso ocorreu na madrugada de 22 de novembro, quando a instalação, composta por um varal simbólico com camisetas e mensagens de conscientização, foi completamente destruída. Estacas de madeira foram quebradas e o material foi espalhado pelo chão. Imagens do sistema de videomonitoramento captaram toda a ação e permitiram identificar o autor, que confessou o ato durante interrogatório, alegando ter consumido bebida alcoólica antes de causar o dano.

A investigação também comprovou que, uma semana após o vandalismo, foi registrado na Delegacia que o jovem teria agredido uma tia utilizando um pedaço de madeira. A vítima, de 34 anos, apresentou lesões visíveis nos dois braços, conforme registrado no boletim de ocorrência. O fato foi apurado em outro inquérito policial. Ele também foi indiciado pelo crime de lesão corporal praticada no ambiente doméstico e familiar. O histórico criminal do jovem é extenso, segundo o Delegado, FABIANO ANDRADE, ele possui passagens policiais por ameaça, lesão corporal, posse de drogas e atos infracionais de importunação sexual e estupro de vulnerável, praticados quando menor de idade.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.