ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 09-11-2019 Sábado

-LULA DEIXA PRISÃO, AGRADECE MILITANTES E CRITICA LAVA-JATO

-SC É O ESTADO COM MENOS ADOLESCENTES FORA DA ESCOLA NO PAÍS

-SETOR SOCIAL DE DESCANSO PROMOVE SEGUNDA EDIÇÃO DO ENCONTRO COM COMUNIDADES

-IPORÃ DO OESTE DEFINE PROGRAMAÇÃO NATALINA

-PREFEITO DE TUNÁPOLIS LAMENTA QUEDA NO REPASSE DE RECURSOS E PROPOSTA QUE AFETA PEQUENOS MUNICÍPIOS

-CEDUP GETÚLIO VARGAS REALIZA AMOSTRA DE TRABALHOS

-COMUNIDADE DE SÃO LORENÇO SEDIA NESTE DOMINGO A SÉTIMA ROMARIA MISSIONÁRIA

-CASAL DENUNCIADO POR ESTELIONATO TEM BENS BLOQUEADOS PARA RESSARCIMENTO AS VÍTIMAS

-CAMINHÃO ATINGE TRABALHADOR QUE REALIZAVA SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO EMBAIXO DO VEÍCULO

-ENCONTRADO CORPO DE JOVEM QUE DESAPARECEU NO RIO URUGUAI


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais para a compra e quatro reais e 20 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 80 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.


A Espanha realiza neste domingo sua segunda eleição geral este ano, a quarta em quatro anos. Mais uma vez um partido deve sair vencedor, mas sem conseguir a maioria no Parlamento para determinar quem será o primeiro-ministro, que na Espanha é chamado de presidente do governo. As pesquisas apontam que o Partido Socialista Obrero Español deve repetir a vitória que obteve em 28 de abril, mas conquistar ainda menos assentos. Isso tornará mais difícil para o atual primeiro-ministro interino, PEDRO SÁNCHEZ, formar um governo.


Policiais de três unidades na Bolívia iniciaram motim nesta sexta-feira contra a repressão a opositores de EVO MORALES. Os grupos se recusam a reprimir as manifestações contra o presidente, reeleito em outubro para um quarto mandato consecutivo após eleições contestadas por opositores. Os motins ocorreram nas unidades policiais das cidades de Cochabamba, Sucre e Santa Cruz. Além disso, manifestantes saudaram policiais em La Paz, onde protestos contra EVO MORALES ocorreram na noite de ontem.


Milhares de pessoas voltaram às ruas de diversas cidades no Chile nesta sexta-feira. Apesar de a maioria dos protestos ocorrer de forma pacífica, segundo a imprensa chilena, a capital Santiago viu novas cenas de vandalismo e violência causados por manifestantes mascarados. Cerca de 75 mil manifestantes se reuniam pacificamente, um grupo ateou fogo na sede da Universidade Pedro de Valdivia. Os protestos começaram em razão de alta dos preços dos combustíveis e foram ganhando outra motivações sociais, políticas e econômicas contra o governo de SEBASTIAN PIÑERA.



A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados retomará na próxima segunda-feira a análise das propostas de emenda à Constituição que buscam viabilizar a execução da condenação após decisão judicial em segunda instância. Cabe à CCJ votar a admissibilidade das PECs, portanto, analisar se a proposta está de acordo com a Constituição. O conteúdo do texto será analisado posteriormente, em outra comissão. No Senado, a presidente da CCJ, SIMONE TEBET, afirmou nesta sexta-feira que também vai pautar o assunto. Ela disse que vai colocar em discussão no colegiado PEC de autoria do senador ORIOVISTO GUIMARÃES do Podemos. O texto do Senado insere o seguinte trecho no artigo 93 da Constituição: "a decisão condenatória proferida por órgãos colegiados deve ser executada imediatamente, independentemente do cabimento de eventuais recursos".


O ex-ministro JOSÉ DIRCEU deixou a prisão na noite desta sexta-feira, após determinação da Justiça do Paraná. A decisão é da juíza ANA CAROLINA BARTOLAMEI RAMOS, da Vara de Execuções Penais de Curitiba. O ex-ministro tem duas condenações na Operação Lava Jato por corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa, em maio de 2016. O ex-governador de Minas EDUARDO AZEREDO, preso desde maio do ano passado, também foi solto no início da noite desta sexta-feira.Ele havia sido preso após condenação em segunda instância no TJ de Minas Gerais no processo do mensalão tucano em Minas. Eles foram soltos com base na decisão do STF que reafirmou a posição de a prisão de condenados só pode ocorrer depois que o processo transitar em julgado e não houver mais possibilidade de recursos.


O ex-presidente da República LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA deixou a prisão em Curitiba após decisão do Supremo Tribunal Federal, nesta sexta-feira. Ele estava preso desde 7 de abril de 2018 na Superintendência da Polícia Federal. LULA saiu do local por volta das cinco e 40 da tarde e fez um discurso no qual agradeceu a militantes que ficaram em vigília por 580 dias , dizendo que eles eram "o alimento da democracia que precisava para resistir à canalhice do lado podre do Estado brasileiro, da Justiça, do Ministério Público, da Polícia Federal e da Receita Federal". LULA também criticou o procurador DELTAN DALLAGNOL e o ex-juiz da operação, SÉRGIO MORO, atual ministro da Justiça. O ex-presidente também afirmou ter "vontade de provar que este país pode ser muito melhor na hora em que tiver um governo que não minta tanto quanto o BOLSONARO.


Neste domingo, ocorre o segundo e último dia de provas do Enem 2019. Os candidatos vão responder perguntas de ciências da natureza e matemática. Pelo menos 85 mil estudantes devem voltar a realizar o exame em Santa Catarina. Os portões dos locais de prova abrem ao meio-dia e fecham a uma da tarde. O Enem 2019 teve abstenção de 22 vírgula sete por cento em Santa Catarina no primeiro dia das provas, realizadas em três de novembro. Os dados foram divulgados pelo Inep. O percentual de ausências corresponde a 25 mil 133 mil pessoas que não fizeram as provas. No entanto, os dados são menores que a média nacional, que foi de 23 por cento.


O Governo do Estado vai leiloar oito imóveis, entre apartamentos e terrenos, sem interesse para uso público em diferentes municípios catarinenses. Os lances serão feitos de forma presencial no dia quatro de dezembro na sede da Secretaria de Estado da Administração, em Florianópolis.A previsão é arrecadar mais de um milhão e 300 mil reais com as vendas. Todos os terrenos e apartamentos estão desocupados e prontos para serem transferidos, informou o governo. Os interessados em conhecer os imóveis nos municípios de Araranguá, Ascurra, Balneário Piçarras, Gravatal, Lages e São José do Cedro poderão agendar visitas na sede da Secretaria da Administração e conhecer presencialmente os locais entre os dias 25 e 27 de novembro.


Dados da Síntese de Indicadores Sociais do IBGE, divulgados nesta semana, apontam que Santa Catarina, em 2018, era o estado brasileiro com menor percentual de adolescentes de 15 a 17 anos que não frequentavam a escola. O índice de evasão no estado ficou em sete vírgula oito por cento. No Brasil, essa proporção era de 11 vírgula oito por cento. Santa Catarina também registrou o menor índice nacional de pessoas entre 15 e 29 anos que não estudam nem estão ocupadas que foi de 14 vírgula um por cento em 2018. No Brasil, a média era de 23 por cento. A capital catarinense foi a que alcançou o menor índice entre as demais do país, com a marca de 11 por cento dos jovens sem estudo e sem ocupação.


-SETOR SOCIAL DE DESCANSO PROMOVE SEGUNDA EDIÇÃO DO ENCONTRO COM COMUNIDADES

-IPORÃ DO OESTE DEFINE PROGRAMAÇÃO NATALINA

-PREFEITO DE TUNÁPOLIS LAMENTA QUEDA NO REPASSE DE RECURSOS E PROPOSTA QUE AFETA PEQUENOS MUNICÍPIOS

-CEDUP GETÚLIO VARGAS REALIZA AMOSTRA DE TRABALHOS

-COMUNIDADE DE SÃO LORENÇO SEDIA NESTE DOMINGO A SÉTIMA ROMARIA MISSIONÁRIA


Governo vai investir na infraestrutura das escolas na região. O anuncio foi feito pela secretária adjunta da Secretaria de Estado da Educação, CARLA BOHN. Ela esteve ontem no quinto Fórum Regional de Educação, realizado na Escola de Cristo Rei, São João do Oeste. Os investimentos serão viabilizados pelo programa Minha Nova Escola que disponibiliza de um bilhão e 200 milhões de reais. São mil e 71 escolas no estado que terão obras de manutenção, além de equipamentos, novas tecnologias e capacitações aos profissionais. CARLA explica que a meta é sair do gabinete e acompanhar de perto a realidade das escolas. Ela garante atenção especial ao extremo oeste com atuação dos profissionais da secretaria visando suprir a ausência de uma equipe de engenheiros na região. CARLA BOHN visitou educandários em Itapiranga, São João do Oeste e Iporã do Oeste com objetivo de conferir os pontos positivos e demandas para investimentos.


A secretária adjunta explica que estar presente nas escolas faz a diferença. Cita ainda que será um grande desafio atender todos os pedidos para investimentos. A Secretaria de Estado já recebeu 757 solicitações de obras e mais de 200 estão em andamento. O serviço é realizado em parceria com a Secretaria de Infraestrutura que disponibiliza equipe de engenheiros e tem a incumbência de suprir a falta de profissionais que a educação possui após a extinção das ADRs. CARLA BOHN reconhece a complexidade dos projetos de engenharia e aponta o engajamento de profissionais do estado para dar agilidade aos encaminhamentos que sofrem com a burocracia. A secretária constatou na microrregião investimentos recentes do estado com a entrega de cadeiras, carteiras, armários e equipamentos eletrônicos que foram disponibilizados em 10 meses do novo governo do estado. Observa ainda que em pouco tempo de gestão não é possível resolver pendências de vários anos.


Secretária Adjunta da educação elogia escolas da região. CARLA BOHN diz que são referências pelos índices apresentados. Durante visita realizada nesta semana, a secretária adjunta da Secretaria de Estado da Educação, aprovou a organização, parte pedagógica e comprometimento dos professores. Ressalta que os números do IDEB, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, mostram a qualidade do ensino. A secretária também chama atenção que as ações mobilizam a comunidade e o entorno escolar. CARLA BOHN elogia o sentimento de pertencimento com amor ao espaço onde os alunos e professores vivem. A secretária cita outro exemplo positivo da qualidade da educação na microrregião, com o sucesso na Feira Estadual do Conhecimento com o primeiro lugar em duas, das três categorias estaduais. Salienta que isso é reflexo do alto índice de aprendizado.


Colégio agrícola Cedup Getúlio Vargas realiza amostra de trabalhos. O evento foi realizado nesta sexta-feira, no colégio público estadual localizado na linha Cruzinhas, na divisa entre Descanso e SMOeste. Conforme o professor GUSTAVO FORMENTIN, a amostra foi dividida entre setores, nas áreas de zootecnia, ensino médio, industrias rurais, produção vegetal, e também os setores agropecuários mostrados a campo. O professor comenta que no total foram 42 projetos, destes sete em áreas a campo e o restante organizados nas salas de aula. Segundo o professor, THIAGO GRASSIOLLI,a amostra foi aberta para escolas convidadas da região, com o objetivo de mostrar os trabalhos realizados e divulgar o período de matrículas. Foram expostos trabalhos de parte dos 11 setores agrícolas que o colégio possui, entre eles jardinagem, horticultura, silvicultura, topografia, horticultura, produção industrial, ovinos e bovinocultura de leite.


A diretora do Cedup, JUSSARA GIACOMEL, lembra que estão abertas até dia 22 as inscrições para o curso de ensino médio técnico em agropecuária. Os interessados podem se inscrever pelo site do Cedup Getúlio Vargas, ou de forma presencial na escola. A seleção é feita por meio de redação, que será aplicada no dia 23, das nove às dez horas e 30 minutos. Conforme a diretora, atualmente são 248 alunos matriculados. JUSSARA GIACOMEL destaca que o colégio agrícola oferece também o regime de internato, atendendo alunos de 32 municípios da região, do Rio Grande do Sul e do Paraná. Os estudantes que ficam no regime de internato permanecem no alojamento, recebem alimentação e as roupas que são usadas nas aulas práticas, e para as despesas contribuem com 350 reais mensais. Para os alunos que não permanecem no colégio, a contribuição é de 200 reais por mês.


Casal de governadores do Lions Clube Distrito LD8 visita municípios da região. JANES e SERGIO SCARTON também estiveram nos estúdios da Rádio Oeste nesta sexta-feira. O casal assumiu a função em julho, em Milão, na Itália. No total são 750 governadores em todo o mundo, destes, 28 estão no Brasil e três em Santa Catarina. A governadora JANES explica que em Iporã do Oeste o Lions foi fundado há cerca de seis meses, mas no mundo existe há 102 anos. Ela afirma que a função dos voluntários é servir ao próximo sem nenhum interesse. O distrito LD8, ao qual pertence Iporã do Oeste, abrange 71 clubes de todo o Meio Oeste catarinense. JANES ressalta que a visita dos governadores objetiva conhecer o trabalho que o Lions está desenvolvendo, e prestar apoio nas ações. Os governadores estiveram reunidos também com o prefeito. Na noite de ontem o Lions Clube de Iporã do Oeste promoveu um jantar festivo, onde foi anunciada a primeira compra de materiais ortopédicos que serão emprestados as pessoas que tiverem a necessidade.


Paróquia Nossa Senhora das Mercês de Iporã do Oeste realiza neste domingo a sétima romaria missionária. Conforme a integrante da equipe de pastoral LENIRSE RENZ, a romaria é realizada desde o ano de 2013 na comunidade de São Lourenço, onde foi construído o marco das Santas Missões Populares. Tradicionalmente a programação vinha sendo realizada no último final de semana de outubro, mas este ano, devido à assembleia diocesana realiza nos dias 26 e 27 de outubro em São Miguel do Oeste, a romaria, na sétima edição, será realizada amanhã, dia 10 de novembro. LENIRSE lembra que em outubro é comemorado o mês missionário extraordinário, e em função disso, o tema da romaria em 2019 é “batizados e enviados”. Ela diz que quem é batizado tem um dom, e também é um missionário.


A romaria missionária contempla as 21 comunidades do município. No dia da romaria não são promovidas celebrações nas comunidades para que todos participem do evento sediado pela comunidade de São Lourenço. Conforme o padre OSNI DE SOUZA, para a romaria deste domingo não será realizada a caminhada, somente a celebração no Marco das Santas Missões Populares, a partir das nove horas. O padre lembra que a romaria encerra ainda antes do meio dia, mas quem quiser, pode trazer alimentos e compartilhar com os demais no local. A romaria iniciou a partir das missões populares, realizadas por mais de cinco anos consecutivos. Um marco foi construído na comunidade de São Lourenço para lembrar a ação e servir de sede para a romaria anual. Há dois anos a paróquia realizou a celebração da misericórdia em que participaram as cinco regiões pastorais, reunindo um grande número de fieis.


Setor de assistência social de Descanso promove segunda edição do encontro com comunidades. O evento é organizado pela secretaria de assistência social do município. Conforme a psicóloga, MAIARA VERONA, a primeira edição do projeto, denominado de “assistência social na comunidade”, iniciou em 2018 com o objetivo de atender famílias que residem no interior do município, principalmente nas comunidades mais distantes do centro. A psicóloga comenta que o público prioritário são as mulheres, com foco na prevenção a violência e no reforço das relações familiares e sociais. Ela cita que no ano passado o encontro foi realizado na comunidade de Santa Lúcia, abrangendo comunidades próximas. Este ano a comunidade beneficiada será linha Vorá, reunindo também mulheres de Taqua e Vorazinho. O convite a todas as mulheres já foi realizado pessoalmente pelos profissionais da assistência social.


O encontro na linha Vorá, no dia 20 de novembro, inicia já durante a manhã e se estende durante todo o dia. Conforme a psicóloga do setor de assistência social, serão realizadas com as mulheres atividades diferenciadas, a exemplo de bingo, roda de conversa com os profissionais da assistência social e discussão sobre auto-estima e prevenção da violência, levando em conta que no dia 25 de novembro é lembrado o dia internacional pelo fim da violência contra a mulher. MAIARA VERONA ressalta que além da integração que o encontro promove, o objetivo é levar informações diversas ao público alvo, principalmente no que diz respeito ao direito da mulher. As mulheres que pertencem às três comunidades, Vora, Vorazinho e Taqua, receberão almoço e lanche, e na parte da tarde, voluntárias de salões de beleza irão atender as participantes.


Iporã do Oeste define programação natalina. A abertura será no dia 29 de novembro, e se estende até dia 19 de dezembro, com vários eventos. A coordenadora de cultura, LUCIANE FLACH TREIN, explica que o trabalho de reforma e confecção dos enfeites natalinos já está em andamento. A decoração inicia nos próximos dias, contemplando a avenida, praças e pontos estratégicos da cidade. Este ano a prefeitura também assume a montagem da árvore de Natal no terreno da avenida, o que em anos anteriores era feito pela associação comercial e industrial. Ela explica que a abertura da programação natalina será no dia 29 de novembro, às 19 horas e 30 minutos, com acendimento das luzes na avenida e caminhada das luzes, com saída da rua Sete de Setembro até a praça Reinoldo Ruschel. Serão realizadas ainda apresentações culturais da orquestra de violões, da APAE Caminho de Luz e Grupo de Escoteiros Tupã, além da chegada do Papai Noel.


No dia oito de dezembro, a programação segue com apresentações culturais no complexo educacional no pátio da feira FAIC, a partir das 19 horas e 30 minutos. A coordenadora de cultura cita que neste dia se apresentam o grupo de gaitas, banda municipal, grupo Amigos da Viola de Mondaí e de HUGO GEMMER que fará uma apresentação de harpa. No dia 14 de dezembro será realizado o piquenique de Natal, na praça Reinoldo Ruschel, a partir das 14 horas e 30 minutos. Haverá oficinas educativas, apresentação teatral e chegada do Papai Noel. No dia 15 ocorre o show de patinação com o grupo Asas da Liberdade, no ginásio Artur Friedrich. A cantata de Natal será a atração no dia 19 de dezembro, no complexo educacional, as 19 e 30. O evento contempla a apresentação teatral do nascimento de Jesus e dos corais. LUCIANE lembra que neste sábado não será realizado o tradicional piquenique na praça, em função de um evento que será promovido pela FAEL.


Prefeito de Tunápolis lamenta queda no repasse de recursos e proposta que afeta pequenos municípios. Conforme o prefeito, RENATO PAULATA, havia uma expectativa de todos os municípios em relação à divisão de recursos do pré-sal. Ele explica que a Confederação Nacional dos Municípios esperava que o mega leilão do petróleo traria um recurso extra aos municípios para investimentos, mas o valor previsto caiu quase 50%. Ainda há uma expectativa de dois lotes que serão leiloados pelo governo. PAULATA comenta que Tunápolis tinha uma previsão de receber 800 mil reais, mas com a queda o valor deverá ser de apenas 370 mil. Apesar de Tunápolis não se enquadrar na PEC do governo federal, de extinguir municípios com menos de cinco mil habitantes e que não tenham receita própria de ao menos 10%, o prefeito avalia que a proposta não deverá ser aprovada, levando em conta a qualidade de vida e do atendimento prestado nos pequenos municípios. Tunápolis possui receita própria de 12,6%.


Uma equipe de cerca de 15 pessoas entre autoridades e funcionários da prefeitura de Tunápolis participa na próxima semana do segundo congresso dos municípios da Ameosc. O evento será realizado dias 13 e 14, na câmara de vereadores de SMOeste. De Tunápolis todos os secretários, prefeito e vice, assessor jurídico, diretores e outros servidores participam do congresso, conforme a afinidade com o tema de cada palestra. A expectativa é reunir no total mais de 300 lideranças. RENATO PAULATA considera que os municípios da região devem se unir para tratar das demandas em comum, e também para buscar capacitação de prefeitos, vereadores e demais servidores. O prefeito de Tunápolis avalia que esta é uma boa oportunidade para os municípios buscarem capacitação e conhecimento através deste evento de baixo custo proporcionado pela Ameosc.


A palestra de abertura do congresso, na manhã do dia 13, terá como tema a humanização, a gestão municipal e a qualidade de vida das pessoas. O palestrante será o docente da Unicamp e doutor CESAR NUNES. No mesmo dia a tarde haverá palestra sobre pautas municipalistas, cenários e demandas municipais e o controle legal dos inquéritos civis de denúncias. O assunto será abordado pelo ex-promotor de Justiça do Ministério Público JOSÉ ALBERTON. Outra palestra sobre segurança jurídica será ministrada pelo auditor fiscal do tribunal de Contas MARCO AURELIO SOUZA DA SILVA. Já no dia 14 a primeira palestra será sobre a eficiência na gestão pública educacional e gestão democrática, expectativas e realidade. O oncologista WILLIAN CASAGRANDE fará uma discussão sobre desafios do tratamento de câncer. Haverá ainda espaço para apresentação de experiências e boas práticas municipais e discussão sobre o financiamento da saúde pública.


-CASAL DENUNCIADO POR ESTELIONATO TEM BENS BLOQUEADOS PARA RESSARCIMENTO AS VÍTIMAS

-CAMINHÃO ATINGE TRABALHADOR QUE REALIZAVA SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO EMBAIXO DO VEÍCULO

-ENCONTRADO CORPO DE JOVEM QUE DESAPARECEU NO RIO URUGUAI


Granizo e vento forte causam prejuízos no interior de São José do Cedro. Uma forte chuva acompanhada de vento, com a incidência de granizo, causou prejuízos no centro e em algumas comunidades de São José do Cedro. O temporal aconteceu por volta das 17 horas desta sexta-feira. O granizo ficou concentrado na região dos distritos de Padre Réus e Mariflor. Conforme populares, houve queda de árvores em estradas e propriedades. Os prejuízos maiores causados pelo granizo e forte vento foram registrados nas lavouras de milho e fumo.


Caminhão atinge trabalhador de Mondaí que realizava serviços de manutenção embaixo do veículo. O acidente de trabalho ocorreu às 15 horas e 30 minutos desta sexta-feira, na linha Veado, interior de Mondaí. O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste foi acionado para atender o homem de 49 anos, morador de Mondaí. Segundo relato do filho da vítima, o homem estava fazendo um serviço de manutenção embaixo de um caminhão, quando o veículo teria ficado sem freio. Ele chegou a ser arrastado pelo caminhão. Segundo os bombeiros, o trabalhador teve hematomas no tórax, suspeita de fratura na costela, escoriações e também relatava que sentia muita dor. Após atendimento no hospital de Mondaí, o homem foi encaminhado ao hospital regional de São Miguel do Oeste.


Casal denunciado por estelionato tem bens bloqueados para ressarcimento as vítimas. Na tarde de ontem as Polícias Civil e Militar de Belmonte cumpriram mandado de busca e apreensão em uma propriedade, onde foram apreendidos vários objetos adquiridos por meio criminoso, muitos deles ainda embalados. Após registros de diversas ocorrências em várias cidades da região, a Polícia Civil instaurou Inquérito Policial e concluiu que, desde 2016, o casal realizava compras e contratava serviços, dos mais variados, acertando o pagamento quando ocorresse a entrega e finalização, o que não acontecia. O prejuízo que o casal gerou as vítimas foi de cerca de 60 mil reais. Eles já foram denunciados onze vezes por estelionato. O casal foi indiciado e teve os bens bloqueados. A mulher, principal responsável pelo contato direto com as empresas, não negava as contas, porém afirmava não ter condições de pagar a dívida. A investigação concluiu que eles não tinham qualquer intenção de fazer o pagamento. Os bens apreendidos ficarão à disposição da Justiça. Três veículos do casal tiveram restrição de venda inseridas no DETRAN e poderão servir para posterior ressarcimento às vítimas.


Encontrado corpo de jovem que desapareceu no Rio Uruguai. O corpo de ANDREI FRANCHINI, 19 anos foi localizado boiando no Rio Uruguai, próximo a margem no Rio Grande do Sul. O cadáver estava aproximadamente três mil e 200 metros do local onde o barco virou na última quarta-feira. A retirada ocorreu no local conhecido como Porto do Paier, na comunidade do Remanso do Uruguai, na Barra do Guarita. Por volta das oito horas e 15 minutos deste sábado, populares e familiares da vítima avistaram o corpo e retiram da água usando um barquinho de madeira. Equipes de resgate do corpo de bombeiros de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, além da Marinha estavam realizando buscas no rio. Um barco dos bombeiros de Itapiranga chegou logo em seguida no local e encaminhou o corpo para a polícia civil de Barra do Guarita e posteriormente para o IML de Três Passos, RS.


Polícia Civil do Rio Grande do Sul e Marinha vão investigar causas do naufrágio no Rio Uruguai. A embarcação que afundou por volta das 23 horas da última quarta-feira, foi encontrada ontem e retirada do rio por volta das 18 horas. O barquinho foi levado para a sede do corpo de bombeiros de Itapiranga. 14 pessoas estavam na embarcação, sendo 13 acadêmicos da Uceff e o piloto. ANDREI FRANCHINI foi o único que não conseguiu atingir a margem do rio e morreu afogado. Ele era filho único do agricultor BIANOR e da professora LISIANE FRANCHINI. ANDREI frequentava o sexto período do curso de Agronomia, em Itapiranga. O corpo será velado no distrito de Bom Plano, Vista Gaúcha, RS. As buscas no Rio Uruguai foram realizadas em operação conjunta do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, Marinha e Polícia Civil com a aeronave do SaerFron com sede em Chapecó.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.