ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco - sexta-feira - 09 11 2018

-MORO DEFENDE MAIS RIGOR PARA QUEM COMETE CRIME GRAVE

-EXPORTAÇÃO DE CARNE SUÍNA DE SC PARA CHINA AUMENTA 180 POR CENTO

-FEIRA ITINERANTE SERÁ AMPLIADA A PARTIR DESTE SÁBADO

-ADVOGADOS VÃO ESCOLHER NOVOS DIRIGENTES DA OAB NESTE MÊS

-CÂMARA APROVA PARCERIAS PÚBLICO PRIVADAS NO MUNICÍPIO

-POLÍCIA CIVIL FINALIZA INQUÉRITO DO ASSASSINATO DE JOACIR MONTAGNA

-QUATRO PESSOAS PARTICIPARAM DO CRIME E MOTIVAÇÃO AINDA É UM MISTÉRIO

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de sol. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda.

Um atirador invadiu um bar na cidade de Thousand Oaks, no sul da Califórnia, Estados Unidos, na noite desta quarta-feira, deixando mortos e feridos. De acordo com a polícia, 13 pessoas morreram no incidente, entre elas o suspeito e um policial acionado para atender a ocorrência. A polícia estima que entre 10 e 15 pessoas ficaram feridas e busca determinar a motivação do crime, que ainda não está clara.

A Justiça do Equador convocou o ex-presidente RAFAEL CORREA, que governou o país entre 2007 e 2017, para se apresentar no julgamento do processo no qual ele é acusado pelo sequestro de um político opositor equatoriano ocorrido na Colômbia em agosto de 2012. Também foram convocados para o julgamento outros três supostos envolvidos no crime. Além do ex-presidente, outras três pessoas foram denunciadas pelos crimes de formação de quadrilha e de sequestro de FERNANDO BALDA, ex-legislador opositor a CORREA.

O número de refugiados e migrantes que deixaram a Venezuela chega a três milhões em todo o mundo. De acordo com a ONU, do total, dois milhões e 400 mil moram na América Latina e no Caribe. A maioria, segundo as fontes, viajaram para a Colômbia e o Peru. O número de venezuelanos que fugiram desde 2015 é de dois milhões e 300 mil. A Venezuela atravessa uma crise política e econômica aguda.

O vice-governador de MG, ANTONIO ANDRADE do MDB, os executivos da JBS JOESLEY BATISTA e DEMILTON DE CASTRO e o deputado JOÃO MAGALHÃES do MDB foram presos nesta sexta-feira em uma operação que investiga suposto esquema de corrupção no Ministério da Agricultura durante o governo da presidente DILMA ROUSSEFF do PT. Segundo as investigações, havia um esquema de arrecadação de propina dentro do Ministério da Agricultura para beneficiar políticos do MDB, que recebiam dinheiro da JBS, que pertencem aos irmãos JOESLEY e WESLEY BATISTA, em troca de medidas para beneficiar as empresas do grupo.

O governador eleito do Rio de Janeiro, WILSON WITZEL, disse nesta quinta-feira que o presidente eleito, JAIR BOLSONARO, e o presidente MICHEL TEMER trabalham em uma reforma da Previdência "infraconstitucional", isto é, por meio de alterações que não exigem modificar a Constituição. WITZEL falou com jornalistas após reunião com BOLSONARO no gabinete do governo de transição, em Brasília. Ele disse que levou ao presidente eleito a "preocupação" em manter a intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro até dezembro, como previsto inicialmente.

O futuro ministro da Justiça, SÉRGIO MORO, defendeu nesta quinta-feira o "endurecimento" das regras para que o sistema prisional deixe de ser "leniente" com pessoas que praticaram crimes graves. MORO deu a declaração em Brasília, após se reunir com o atual chefe da pasta, TORQUATO JARDIM. Na opinião do futuro ministro, pessoas que cometeram homicídios, por exemplo, deixam a cadeia antes do tempo que ele acha que elas deveriam cumprir pena. MORO reforçou que também é necessário ampliar vagas e resolver a questão carcerária da maneira mais apropriada.

De janeiro a outubro deste ano as exportações da carne suína catarinense para a China aumentaram 180 por cento em relação ao mesmo período do ano passado, conforme a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca. Com isso, a China se tornou o principal mercado de exportação desse produto no estado. Atualmente, o país asiático compra mais de um terço da carne suína exportada por Santa Catarina. O secretário-adjunto da Agricultura, ATHOS DE ALMEIDA LOPES FILHO, disse o aumento do poder aquisitivo do povo chinês e o embargo russo contribuíram para o crescimento dos negócios com a China.

Já estão na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Santa Catarina duas medidas provisórias que preveem a implantação de programas de recuperação fiscal. Juntas, podem ajudar a recuperar entre 200 milhões e 400 milhões para os cofres públicos do Estado. A expectativa é receber débitos do ICMS e do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos ITCMD de contribuintes inadimplentes. As duas MPs entraram em tramitação na semana passada e o prazo para serem apreciadas pelos deputados é de até 60 dias.

A segunda parcela do décimo terceiro salário dos servidores de Santa Cantaria será paga no dia 17 de dezembro, segundo informou a Secretaria do Estado da Fazenda. O montante chega a 415 milhões de reais e é referente aos 50 por cento do pagamento que estavam pendentes. Em julho, o governo pagou 25 por cento da primeira parte do décimo terceiro salário, alegando não ter condições financeiras para pagar acima desse percentual por causa da queda na arrecadação provocada pela greve dos caminhoneiros. Os outros 25 por cento foram pagos em setembro, com um repasse de 203 milhões para 157 mil 544 servidores.

O Peperi Debates deste sábado vai analisar os 30 anos da Constituição Federal. O programa vai olhar para as três décadas da lei mais importantes do pais e porque muitos artigos ficaram só no papel. Além disso, o debate vai projetar como a constituição será tratada pelo governo de direita que vai assumir em primeiro de janeiro. O programa vai reunir os advogados MARIA TEREZA CAPRA, NEDIO PIRES DE LIMA e ALESSANDRO TIESCA. O Peperi Debates de amanhã, ao vivo, começa as oito horas da manhã.

Duas alunas de São Miguel do Oeste foram indicadas para a fase estadual do "Recicla CDL na escola". As estudantes TAÍS SCHAEFER CHRIST, do oitavo ano da escola Waldemar Antonio Von Dentz e MARIA EDUARDA WADENPHUL PEREIRA, do quarto ano da escola Atílio Luiz Calza foram as vencedoras da etapa municipal do concurso desenvolvido pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina. O projeto Recicla CDL na Escola tem o objetivo de estimular estudantes e educadores de todo o Estado a refletirem sobre a preservação e conservação ambiental.. O concurso de redação e desenho é direcionado para alunos do primeiro ao nono ano do ensino fundamental público municipal.

O tema do concurso Recicla CDL na Escola deste ano é “O que você pode fazer para promover um consumo consciente." Os alunos tiveram que elaborar desenhos e produzir redações a partir dessa temática. De acordo com a Diretora de Relações Públicas da CDL de São Miguel do Oeste, GABRIELA CAVALLI, a CDL e a Secretaria de Educação de São Miguel do Oeste fizeram a avaliação do recicla nas escolas e indicaram as duas alunas. A comissão julgadora da FCDL fará agora, a avaliação dos materiais recebidos pelas CDLs de todo o estado. Os vencedores serão anunciados no final deste mês.

O grupo dois da feira itinerante de São Miguel do Oeste começa as atividades no próximo sábado no município. São oito famílias que vão vender produtos da agricultura familiar todos os sábados, das oito da manhã a uma da tarde, na praça Walnir Botaro Daniel. Além disso, o grupo vai ter pontos de venda no primeiro sábado do mês no São Sebastião, no segundo no São Jorge, no terceiro sábado no Sagrado Coração Jesus e no último no Jardim Peperi. O lançamento do segundo grupo de agricultores da feira itinerante está marcado para as oito horas da manhã de sábado na praça do centro.

As famílias que começam a vender produtos da agricultura familiar neste sábado na praça central passaram por um processo de preparação para participar da feira itinerante. A informação é da extensionista da Epagri, LEONILDA VILANI. De acordo com ela, as famílias tiveram que ampliar a produção para atender a demanda da feira e organizar a parte documental e sanitária. LEONILDA comentou que o projeto da feira itinerante se tornou uma importante fonte de renda para as famílias do campo.

O grupo um da feira itinerante continua com o mesmo calendários nos mesmos locais para a venda de produtos da agricultura familiar. A informação é do secretário de Agricultura, RENATO ROMANCINI. O grupo um tem três famílias que atendem todos os sábados na praça Belarmino Anoni. Além disso, as famílias também participaram das feiras nos bairros Salete, Estrela e Agostini. ROMANCINI destacou que a secretaria está com o prazo aberto para a inscrição de novas famílias que desejam participar do processo de feiras itinerantes na cidade.

A Ordem dos Advogados do Brasil vai eleger no dia 28 deste mês os novos dirigentes da entidade. Duas chapas disputam o comando da seccional de Santa Catarina. Os dois candidatos a presidente são os advogados HELIO BRASIL e RAFAEL HORN. A subseção de São Miguel do Oeste tem apenas uma chapa inscrita. O candidato a presidente é o advogado ELOI BONAMIGO. A vice-presidente é ANDRESSA DE FREITAS DALMOLIN. Os demais candidatos são GUILHERME NARDI NETO para seretário geral, EDENILZA GOBBO como secretária geral adjunta e JAIRO KOHL como tesoureiro.

A votação da OAB vai acontecer no dia 28 deste mês das nove da manha as cinco da tarde. Na região, 480 advogados de 20 municípios estão aptos a votar. A eleição será em urna eletrônica no fórum de São Miguel do Oeste. Como a participação é obrigatória, advogados que não puderem votar devem justificar a ausência sob pena de multa. A presidente da sub comissão eleitoral, SAMARA WOLFART disse que o envolvimento dos advogados deve ser bem expressivo. Ela ressaltou que a eleição da nova diretoria da OAB é muito importante para a classe e para a sociedade como um todo.

A câmara de vereadores de São Miguel do Oeste aprovou uma moção de apelo que pede a prorrogação de prazo para adequação dos passeios públicos na cidade. O documento apresentado pelo vereador EVERALDO DI BERTI será encaminhado ao Município, ao Ministério Público Estadual e ao Ministério Público Federal. De acordo com o vereador, grande parte dos proprietário de imóveis ainda não realizou as obras no prazo previsto no Termo de Ajustamento de Conduta firmado em 2015. EVERALDO disse que no centro da cidade nem 35 por cento das calçadas foram construídas ou readaptadas e, nos bairros, a situação não é diferente. A moção foi aprovada por unanimidade na noite de ontem.

A falta de recursos financeiros e de mão qualificada impede muitas famílias de construir as calçadão dentro das normas de acessibilidade. A afirmação é do vereador do PSD, EVERALDO DI BERTI. O vereador pediu a prorrogação do prazo para adaptação dos passeios públicos em no mínimo mais seis meses para o centro da cidade nas áreas em que há estacionamento rotativo, ou seja, até julho de 2019. Para o restante do centro, ele solicitou mais um ano de prazo, até dezembro de 2019. Para os bairros, EVERALDO quer que o prazo seja dilatado até dezembro de 2020. O limite atual para o centro é o final deste ano e para os bairros é até o final de 2019.

Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram em primeiro turno nesta quinta-feira o projeto de Lei que autoriza a contratação dos serviços públicos de limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos urbanos através de concessão ou parceria público-privada. A matéria também cria o Comitê Gestor para acompanhar e fiscalizar o contrato com o futuro parceiro privado. Esse comitê será formado por três integrantes do Executivo, representando a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, a Secretaria de Saúde e a Assessoria Jurídica. O texto também estabelece que os preços públicos ou tarifas dos serviços públicos de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos serão regulados por agência de regulação.

Os agentes comunitários de saúde de São Miguel do Oeste vão ter direitos a anuênio, licença-prêmio e licença por motivo de doença de familiar. O projeto de lei que trata do assunto foi aprovado na sessão da câmara de vereadores desta quinta-feira. A matéria enquadra os profissionais na tabela de salários com uma progressão, prevê aos agentes estabilizados o pagamento de seis por cento de anuênio a partir da aprovação da lei e prevê que os servidores farão jus a uma licença-prêmio. O secretário municipal de Gestão de Pessoas e Transparência, PAULO DRUMM, explicou que os agentes de saúde ingressaram no serviço público por processo seletivo, e não por concurso público, mas uma lei federal concedeu estabilidade a esses servidores. O secretário ressaltou que 30 servidores serão beneficiados pela lei.

Uma colisão frontal deixou um homem ferido no final da manhã desta quinta-feira na Rodovia Leolino João Baldissera. O acidente envolveu um Ka e uma caminhonete Courier na linha Emboaba, interior de São Miguel do Oeste. O KA trafegava pela rodovia quando teve a frente cortada pela Courier que saiu de uma via secundária. O condutor da caminhonete foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao Hospital Regional. O caroneiro da Courier e o condutor do KA saíram ilesos. As fotos do acidente estão no portal da Peperi na internet.

Aproximadamente 30 policiais civis participaram de uma operação de combate ao crime organizado realizada na manhã desta quinta-feira na cidade de Palmitos. Ao todo foram cumpridos oito mandados judiciais, sendo seis de busca e apreensão e dois de prisão preventiva. Segundo o delegado, JOÃO LUIZ MIOTTO, além do prisão preventiva de dois irmãos, a polícia prendeu em flagrante mais um homem suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas na cidade. Ele explicou que a Operação é decorrência de uma investigação anterior que levou a prisão três integrantes da mesma família. Os presos foram encaminhados para a cadeia de Chapecó.

A Polícia Civil de Maravilha cumpriu nove mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira em uma operação de combate ao jogo do bicho em Maravilha. Oito mandados foram cumpridos em estabelecimentos comerciais e um em uma residência. Vários objetos utilizados para a prática ilegal de jogo de bicho, tais como terminais eletrônicos, cupons impressos, blocos de anotações, valores de apostas e aparelhos telefônicos foram apreendidos em todos os estabelecimentos. Os investigados foram conduzidos até a Delegacia, onde foram lavrados oito Termos Circunstanciados pela prática. Também, foi instaurado um Termo Circunstanciado contra um homem que foi flagrado no momento em que estava realizando uma aposta.

A Polícia Civil finalizou o inquérito que investigou a morte do advogado de Guaraciaba, JOACIR MONTAGNA. O crime aconteceu no dia 13 de agosto e chocou a região. O profissional foi morto com um tiro na cabeça dentro do escritório dele no centro da cidade. A investigação, que resultou em mais de mil e 200 páginas, foi encaminhada semana passada para o judiciário. O material detalha o trabalho da polícia e contém elementos e indícios que apontam o envolvimento direto de pelo menos quatro pessoas que foram presas nas últimas semanas. Foram colhidos depoimentos de testemunhas, análise de imagens de monitoramento, quebra de sigilo telefônico e várias diligências até o apontamento do nome e do paradeiro dos suspeitos que foram indiciados pelo crime.

Um homem de 45 anos é apontado como mandante do assassinato de JOACIR MONTAGNA. O atirador, de 23 anos, disse em depoimento que o homem que o contratou para matar o advogado alegou uma divergência com MONTAGNA. Segundo o atirador, o mandante teria dito que foi defendido pelo advogado em um processo e teria ficado insatisfeito com o resultado da ação. O delegado WESLEY ANDRADE disse em coletiva de imprensa na manhã de hoje que a polícia verificou essa informação, mas não encontrou nenhum processo onde o mandante foi representado por MONTAGNA. Ele afirmou que a informação divulgada pelo portal da Peperi de que o crime foi motivado por descontentamento com os serviços do advogado não é a posição da Polícia Civil. Ele disse que ainda não tem elementos suficientes para confirmar isso. WESLEY informou que um novo inquérito será aberto para apurar esse ponto da investigação.

O homem que atirou no advogado JOACIR MONTAGNA recebeu oito mil e 500 reais para executar o serviço. Após aceitar a proposta, ele chegou a visitar a região uma semana antes do crime para planejar a ação. Ele foi preso e confessou ter atirado na vítima. Dois irmãos do suspeito, de 21 e 28 anos, participaram, ajudando na fuga. Um deles dirigiu a moto que aparece nas imagens do dia do assassinato e outro ficou em um carro esperando os dois na BR. Um quinto homem também foi preso por suposto envolvimento com uma associação criminosa que pode ter tido algum tipo de contato com os executores do crime. A polícia suspeita que ele também pode ter tido contato com a arma que foi usada no crime, mas não tem provas da participação dele no homicídio.

O mandante e os três suspeitos de participação direta no assassinato do advogado JOACIR MONTAGNA foram indiciados por homicídio qualificado por motivo torpe. A informação é do delegado WESLEY ANDRADE. Ele disse que o motivo torpe ficou caracterizado mediante o pagamento de um valor pelo serviço. O delegado acredita que os oito mil e 500 reais pagos pelo contratante foram divididos entre os três homens que participaram diretamente do crime. WESLEY citou que o homem que ficou na moto e o que estava no carro alegaram que foram convidados pelo atirador para um assalto e não sabiam que se tratava de um homicídio. O delegado também colocou mais uma qualificadora no indiciamento: o uso de meio de impossibilitou a defesa da vítima. Eles ainda foram indiciados por associação criminosa e outros crimes, como porte ilegal de arma de fogo e adulteração de sinal identificador de veículo.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.