ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 09/11/2018

-MORO DEFENDE MAIS RIGOR PARA QUEM COMETE CRIME GRAVE
-EXPORTAÇÃO DE CARNE SUÍNA DE SC PARA CHINA AUMENTA 180%
-PASSEIOS TURÍSTICOS EM SJCEDRO DEVEM SER RETOMADOS COM FORMAÇÃO DE GRUPOS
-ASSOCIAÇÃO DE DOADORES DE SANGUE PROMOVE JANTAR DANÇANTE
-PROGRAMA DA PORTEIRA PARA DENTRO JÁ ATENDEU MAIS DE 50 PROPRIEDADES
-SALÁRIO DE COMISSIONADOS TERÁ REDUÇÃO PARA GARANTIR FECHAMENTO DAS CONTAS
-LEGISLATIVO AUTORIZA EXECUTIVO A LEILOAR LOTE DE BENS
-JUSTIÇA ELEITORAL FARÁ REVISÃO DE ELEITORADO EM DOIS MUNICÍPIOS DA COMARCA
-POLÍCIA CIVIL ESCLARECE INQUÉRITO SOBRE MORTE DE ADVOGADO
-UNIDADE PRISIONAL REGISTRA FUGA DE DOIS PRESOS

O tempo é ensolarado. A previsão para as próximas é de sol. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda.

Um atirador invadiu um bar na cidade de Thousand Oaks, no sul da Califórnia, Estados Unidos, na noite desta quarta-feira, deixando mortos e feridos. De acordo com a polícia, 13 pessoas morreram no incidente, entre elas o suspeito e um policial acionado para atender a ocorrência. A polícia estima que entre 10 e 15 pessoas ficaram feridas e busca determinar a motivação do crime, que ainda não está clara

A Justiça do Equador convocou o ex-presidente RAFAEL CORREA, que governou o país entre 2007 e 2017, para se apresentar no julgamento do processo no qual ele é acusado pelo sequestro de um político opositor equatoriano ocorrido na Colômbia em agosto de 2012. Também foram convocados para o julgamento outros três supostos envolvidos no crime. Além do ex-presidente, outras três pessoas foram denunciadas pelos crimes de formação de quadrilha e de sequestro de FERNANDO BALDA, ex-legislador opositor a CORREA.

O número de refugiados e migrantes que deixaram a Venezuela chega a três milhões em todo o mundo. De acordo com a ONU, do total, dois milhões e 400 mil moram na América Latina e no Caribe. A maioria, segundo as fontes, viajaram para a Colômbia e o Peru. O número de venezuelanos que fugiram desde 2015 é de dois milhões e 300 mil. A Venezuela atravessa uma crise política e econômica aguda.

O vice-governador de MG, ANTONIO ANDRADE do MDB, os executivos da JBS JOESLEY BATISTA e DEMILTON DE CASTRO e o deputado JOÃO MAGALHÃES do MDB foram presos nesta sexta-feira em uma operação que investiga suposto esquema de corrupção no Ministério da Agricultura durante o governo da presidente DILMA ROUSSEFF do PT. Segundo as investigações, havia um esquema de arrecadação de propina dentro do Ministério da Agricultura para beneficiar políticos do MDB, que recebiam dinheiro da JBS, que pertencem aos irmãos JOESLEY e WESLEY BATISTA, em troca de medidas para beneficiar as empresas do grupo.

O governador eleito do Rio de Janeiro, WILSON WITZEL, disse nesta quinta-feira que o presidente eleito, JAIR BOLSONARO, e o presidente MICHEL TEMER trabalham em uma reforma da Previdência "infraconstitucional", isto é, por meio de alterações que não exigem modificar a Constituição. WITZEL falou com jornalistas após reunião com BOLSONARO no gabinete do governo de transição, em Brasília. Ele disse que levou ao presidente eleito a "preocupação" em manter a intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro até dezembro, como previsto inicialmente.

O futuro ministro da Justiça, SÉRGIO MORO, defendeu nesta quinta-feira o "endurecimento" das regras para que o sistema prisional deixe de ser "leniente" com pessoas que praticaram crimes graves. MORO deu a declaração em Brasília, após se reunir com o atual chefe da pasta, TORQUATO JARDIM. Na opinião do futuro ministro, pessoas que cometeram homicídios, por exemplo, deixam a cadeia antes do tempo que ele acha que elas deveriam cumprir pena. MORO reforçou que também é necessário ampliar vagas e resolver a questão carcerária da maneira mais apropriada.

De janeiro a outubro deste ano as exportações da carne suína catarinense para a China aumentaram 180 por cento em relação ao mesmo período do ano passado, conforme a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca. Com isso, a China se tornou o principal mercado de exportação desse produto no estado. Atualmente, o país asiático compra mais de um terço da carne suína exportada por Santa Catarina. O secretário-adjunto da Agricultura, ATHOS DE ALMEIDA LOPES FILHO, disse o aumento do poder aquisitivo do povo chinês e o embargo russo contribuíram para o crescimento dos negócios com a China.

Já estão na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Santa Catarina duas medidas provisórias que preveem a implantação de programas de recuperação fiscal. Juntas, podem ajudar a recuperar entre 200 milhões e 400 milhões para os cofres públicos do Estado. A expectativa é receber débitos do ICMS e do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos ITCMD de contribuintes inadimplentes. As duas MPs entraram em tramitação na semana passada e o prazo para serem apreciadas pelos deputados é de até 60 dias.

A segunda parcela do décimo terceiro salário dos servidores de Santa Cantaria será paga no dia 17 de dezembro, segundo informou a Secretaria do Estado da Fazenda. O montante chega a 415 milhões de reais e é referente aos 50 por cento do pagamento que estavam pendentes. Em julho, o governo pagou 25 por cento da primeira parte do décimo terceiro salário, alegando não ter condições financeiras para pagar acima desse percentual por causa da queda na arrecadação provocada pela greve dos caminhoneiros. Os outros 25 por cento foram pagos em setembro, com um repasse de 203 milhões para 157 mil 544 servidores.

Rota do Turismo de SJCedro deve acontecer novamente a partir deste mês. A intenção da estruturação do roteiro é gerar renda através também deste setor economia. O presidente do conselho, DOUGLAS PATEL lembra que a prefeitura intermediou todas as etapas desde a implantação e aprovação do conselho, cadastro junto ao ministério e inclusão de Cedro no mapa de turismo. Ele afirma que o primeiro passeio realizado nos locais interessados em integrar a rota reuniu mais de 50 pessoas no mês passado. Além da visita a paisagens como cachoeiras, cânions e camping, houve degustação de alimentos e bebidas. O presidente explica que as secretarias da saúde, educação, agricultura, Epagri e sindicatos tem colaborado na organização e mobilização. DOUGLAS comenta que os participantes saíram satisfeitos do passeio experimental. Houve questionário sobre a experiência para buscar sugestões e críticas. 80 por cento dos participantes não conhecia os locais. No próximo mês serão confirmadas as novas datas com objetivo de tornar os passeios constantes. Serão organizadas questões de transporte e guia turístico. Os interessados podem montar grupos.

Consad trabalha na aquisição de novos veículos. O assessor de assuntos institucionais, OLI DO NASCIMENTO explica que existe uma demanda por carros para a equipe técnica que atendem os mais de 35 municípios conveniados dos três estados do Sul. O pregão para compra de dois veículos ocorreu na última semana, na sede da empresa. Os recursos para compra foram provenientes de uma emenda de cem mil reais do deputado PEDRO UCZAI. O assessor destaca que são três veterinários que dão suporte às agroindústrias, cooperativas, propriedades e empresas que precisam manter as normas de inspeção para comercializar os produtos. NASCIMENTO destaca que os atendimentos são feitos em municípios até 200 quilômetros distante da sede, em SMOeste. Os automóveis novos vão ampliar a atuação do consórcio.

Associação de doadores de sangue Amor a Vida promove jantar dançante de Anchieta. A informação é do presidente da associação dos doadores ANTONIO BENACHIO. Segundo ele todos os anos é realizado essa festa para comemorar o dia do doador de sangue. O dia oficial é dia 25 de novembro. O jantar dançante acontece sábado, a partir das 20 horas e 30 minutos, no salão paroquial da igreja matriz. O presidente da associação informa que após o jantar a base de churrasco e acompanhamentos, acontece um baile animado pelo musical Freitas. A associação espera um público de mais de 500 pessoas para esse jantar. Os interessados em adquirir ingressos podem procurar os membros da associação ou nas farmácias de Anchieta até hoje à tarde. O valor é de 25 reais para adultos e 15 para crianças até 12 anos.

Associação arrecada fundo para despesas com doação de sangue. Segundo o presidente da associação dos doadores de sangue Amor a Vida, ANTONIO BENACHIO todos os anos é realizada esta festa de confraternização na cidade para arrecadar dinheiro. São cerca de 300 sócios ativos no município. Entre eles estão doadores ativos e pessoas que tentaram, mas não cumpriram os requisitos da saúde, por motivos diversos. O objetivo é ampliar o quadro de doadores de sangue e medula. Ele relata que a associação é solicitada várias vezes durante o ano para se deslocar até Chapecó para doação de sangue. Explica que essas viagens tem um custo muito alto e se não tivesse esse fundo não seria possível realizar essas doações com frequência. O lucro do baile serve também para pagar o almoço dos voluntários. De acordo com ele a secretaria de saúde é parceira nesse trabalho.

Celesc atende mais de mil chamados em cinco dias devido ao temporal. De acordo com o engenheiro supervisor de operação e manutenção da Celesc regional, JOÃO VIEIRA, a maior parte dos atendimentos na última semana, foi em função da rede ter sido atingida por vegetação. Outros demandas foram em função da queda de postes e a rede danificada por raio. O engenheiro destaca que do dia 31 de outubro, que foi o dia do temporal, até o dia quatro de novembro, foram atendidos mil 364 ocorrências pela Celesc nos 34 municípios da regional.JOÃO VIEIRA cita que os maiores transtornos foram causados por eucaliptos que caíram na rede e partiram cabos, deixando alguns locais até dois dias sem luz. Ele afirma que a prioridade foi restabelecer as redes alimentadoras que fornecem energia para as cidades, depois os ramais maiores, seguindo para os menores, transformadores e por fim os consumidores individuais.

Para atender a demanda na última semana, o engenheiro da CELESC regional destaca que no feriado do dia dois de novembro, trabalharam 90 profissionais da Celesc e empreiteiras, divididos em 30 equipes. JOÃO VIEIRA lembra que o tempo de restabelecimento da energia elétrica depende do tipo da ocorrência, do risco, do número de consumidores e do local onde ocorreu a interrupção. No caso de temporais, como o da última semana, o engenheiro ressalta que a orientação é não tocar nos cabos, por estarem energizados, e afastar animais do local. A Celesc deve ser acionada pelo 0800 48 01 96. Além da manutenção da rede, a Celesc atua também na limpeza dos locais próximo a rede elétrica. VIEIRA enfatiza que esse trabalho é facilitado quando é mantida a distância de seis metros de cada lado da rede no plantio de árvores, assunto que frequentemente está em discussão nos municípios, e é inclusive regulamentado em lei.

Programa da Porteira para Dentro já atendeu mais de 50 propriedades de Guarujá do Sul. O secretário de Obras, JAIR MALLMANN destaca que o objetivo é executar melhorias nas propriedades e por isso a equipe aproveita o cronograma de estradas para atender estes pedidos, também previamente agendados. O serviço consiste na colocação de seis cargas de cascalho de forma gratuita. Caso haja necessidade de mais material, é cobrado o excedente. Ainda nas propriedades estão sendo feitas bases largas, as antigas “nas curvas de nível” com uso da patrola e da esteira, evitando a erosão e danos na lavoura. A iniciativa fornece também serviços na abertura de açudes, limpeza de tanques e proteção das fontes caxambu. O programa envolve produção orgânica e piscicultura. Com ele, são cedidas horas máquinas de forma gratuita. Para aqueles que investem em melhoramento genético, há subsídio nas compras de sêmen e materiais.

Problemas em maquinário geram entraves nos serviços de obras, estradas e serviços urbanos de Guarujá do Sul. O secretário, JAIR MALMANN explica que uma das questões está no motor de uma retroescavadeira. Ele lembra que a máquina é bastante usada para serviços das equipes e o problema deve levar algum tempo para ser solucionado em função da burocracia. Existe necessidade de enviar três orçamentos para então licitar o conserto. O valor deve ser superior aos oito mil reais. O secretário salienta ainda que no final de ano as secretarias estão com orçamento escasso, necessitando de remanejamentos. O trator de esteira também está com problemas e o orçamento para reforma deve ser ainda mais elevado, aproximadamente 70 mil reais. A máquina é usada também na secretaria da Agricultura. Para quem tiver necessidade deste equipamento deve haver compensação com um implemento terceirizado. O valor de um trator de esteira está na faixa dos 500 mil reais e por isso a opção é executar o reparo até conseguir o montante para comprar de um novo.

Parlamento Jovem ajuda a incentivar jovens na política. O vereador e líder da situação, LEANDRO DA ROSA lembra que neste ano ocorrem as eleições para o primeiro ano da iniciativa que vai mobilizar as escolas. Ele acredita que as sessões simuladas vão ajudar na vida e desenvolvimento destes alunos que vão conhecer os ambientes em todos os poderes, além de terem voz ativa na apresentação formal de pedidos. O vereador percebe que a cada ano a classe política está mais desacreditada e necessita de renovação. Ele afirma que é preciso criar lideranças em vários setores e estes jovens são o futuro da sociedade. Lembrou também que apesar de eleitos de forma tradicional, não existe vínculo com nenhum partido.

Salário de comissionados terá redução para garantir fechamento das contas em Anchieta. O líder do governo LEANDRO DA ROSA explica que neste mês as prefeituras fazem ações visando reduzir gastos, como adoção de turno único, cancelamento de contratos e outros cortes de despesas. Ele afirma que uma decisão tomada em conjunto com a equipe de governo foi à redução de dez por cento nos vencimentos dos cargos de confiança do executivo. Outros também terão extintas às gratificações. LEANDRO afirma que o objetivo é garantir o pagamento do décimo terceiro para todo funcionalismo. Assim que a situação das receitas se normalizar os valores voltarão ao mesmo patamar atual.

Câmara de São José do Cedro autoriza prefeitura a leiloar bens. O projeto de lei autoriza desafetação e alienação através de leilão público, de seis lotes urbanos, pertencentes ao município. O texto, assinado pelo prefeito PLINIO DE CASTRO, prevê o leilão de parte de dois lotes localizados no loteamento São Domingos. Um de 272 e outro de 275 metros quadrados. Também vão ser leiloados um lote de 577 metros quadrados no loteamento Santa Rita, outro com 456 metros quadrados no loteamento São Domingos 2 e um lote de 1.397 metros quadrados no loteamento Kiper. Ainda, um lote de 1.135 metros quadrados no loteamento Recanto do Sol e uma área do loteamento Kasper e São Domingos, que deverá passar por processo de remembramento e ficar com 398 metros quadrados. A matéria ainda precisa ser apreciada em segunda votação na sessão da semana que vem. A partir disso será formada uma comissão para avaliar os valores de cada um dos lotes para, posteriormente, lançar o edital de leilão.

Lideranças municipais cobram liberação de recursos do estado para a pavimentação com pedras irregulares em ruas de Guarujá do Sul. CLAUDIO JUNIOR WECHENFELDER revela que houve a reafirmação do compromisso do deputado estadual, MAURÍCIO ESKUDLARK, em liberar uma emenda na ordem de 200 mil reais. O compromisso havia sido assumido no início do ano, porém, o valor não pôde ser liberado a tempo de fazer a licitação antes do período eleitoral. A perspectiva, segundo o prefeito, é que a autorização para a licitação das obras de calçamento venha até o final deste ano. Os projetos para a pavimentação já foram aprovados pela Agência de Desenvolvimento Regional e devem receber contrapartida de 60 mil reais do município. ESKUDLARK foi o segundo mais votado em Guarujá do Sul para a Assembleia Legislativa. Na última semana as lideranças locais visitam gabinetes de parlamentares e ministérios em Brasília, na tentativa de viabilizar novas emendas.

Justiça Eleitoral fará revisão de eleitorado em São José do Cedro e Princesa. Segundo a chefe do Cartório da zona eleitoral de número 50, TALITA DE VERAS, até 29 de junho de 2019, todos os eleitores cadastrados nos dois municípios precisarão, obrigatoriamente, fazer a biometria. Aqueles que não fizerem o cadastro digital até a metade do ano que vem terão os títulos cancelados. Ela orienta as pessoas a agendarem o atendimento pelo site do Tribunal de Justiça Eleitoral de Santa Catarina ou por telefone, no 3644-0446. O prazo começa no dia 19 deste mês. Hoje em dia cerca de 40 por cento do eleitorado de ambos os municípios já fizeram o procedimento. Ela garante que até o fim do prazo da revisão o posto de atendimento da Justiça Eleitoral de Cedro ficará de portas abertas. A previsão era de fechamento em dezembro. Mas, como a prefeitura vai fornecer uma sala, a expectativa é de uma decisão pela permanênciadefinitiva. O procedimento também pode ser feito junto ao Cartório Eleitoral em Dionísio Cerqueira. Até o momento não há revisão para Guarujá do Sul e Dionísio, mas quem quiser já pode adiantar o cadastro biométrico.

Acidente envolvendo dois carros deixa homem ferido. Uma colisão frontal deixou um homem ferido na Rodovia Leolino Baldissera, linha Emboaba interior de São Miguel do Oeste. A reportagem apurou que o FordKA seguia sentido interior quando a FordCourier saiu de uma rua secundária e cortou sua frente. O condutor do KA é um taxista que não teve ferimentos, apenas danos materiais. Já na Courier havia duas pessoas, o condutor recebeu atendimento pelo Corpo de Bombeiros. Ele foi avaliado com ferimentos pelo corpo e estava bastante confuso. A segunda vítima não precisou ser atendida. Após a imobilização o motorista foi levado ao Hospital Regional. A Polícia Militar foi chamada e fez os levantamentos necessários.

Polícia Civil de Maravilha deflagra Operação Zoo em repressão ao jogo do bicho. A investigação, desenvolvida pelo Setor de Investigação Criminal, teve início há cerca de quatro meses, após requisição do Ministério Público. Após a instauração de Inquérito e a realização de diligências foram identificados diversos pontos na cidade em que a prática ilegal do jogo de bicho ocorria. Após deferimentos do pedido de buscas, nesta quinta-feira, Policiais Civis de Maravilha com apoio de agentes de SMOeste e Descanso, deflagraram a Operação Zoo, ocasião em que foi dado cumprimento a nove mandados de busca e apreensão, sendo oito em comércios e um em uma residência. Na oportunidade, foram localizados em todos estabelecimentos vários objetos utilizados para a prática ilegal de jogo de bicho, como terminais eletrônicos, cupons impressos, blocos de anotações, valores em espécie das apostas, aparelhos telefônicos, e alguns maços de cigarro oriundos do Paraguai. Os investigados foram conduzidos até a Delegacia, onde foram lavrados oito Termos Circunstanciados pela prática.

A Polícia Civil finalizou o inquérito que investigou a morte do advogado de Guaraciaba, JOACIR MONTAGNA. O crime aconteceu no dia 13 de agosto e chocou a região. O profissional foi morto com um tiro na cabeça dentro do escritório dele no centro da cidade. A investigação, que resultou em mais de mil e 200 páginas, foi encaminhada semana passada para o judiciário. O material detalha o trabalho da polícia e contém elementos e indícios que apontam o envolvimento direto de pelo menos quatro pessoas que foram presas nas últimas semanas. Foram colhidos depoimentos de testemunhas, análise de imagens de monitoramento, quebra de sigilo telefônico e várias diligências até o apontamento do nome e do paradeiro dos suspeitos que foram indiciados pelo crime.

Um homem de 45 anos é apontado como mandante do assassinato de JOACIR MONTAGNA. O atirador, de 23 anos, disse em depoimento que o homem que o contratou para matar o advogado alegou uma divergência com MONTAGNA. Segundo o atirador, o mandante teria dito que foi defendido pelo advogado em um processo e teria ficado insatisfeito com o resultado da ação. O delegado WESLEY ANDRADE disse em coletiva de imprensa na manhã de hoje que a polícia verificou essa informação, mas não encontrou nenhum processo onde o mandante foi representado por MONTAGNA. Ele afirmou que a informação divulgada pelo portal da Peperi de que o crime foi motivado por descontentamento com os serviços do advogado não é a posição da Polícia Civil. Ele disse que ainda não tem elementos suficientes para confirmar isso. WESLEY informou que um novo inquérito será aberto para apurar esse ponto da investigação.

O homem que atirou no advogado JOACIR MONTAGNA recebeu oito mil e 500 reais para executar o serviço. Após aceitar a proposta, ele chegou a visitar a região uma semana antes do crime para planejar a ação. Ele foi preso e confessou ter atirado na vítima. Dois irmãos do suspeito, de 21 e 28 anos, participaram, ajudando na fuga. Um deles dirigiu a moto que aparece nas imagens do dia do assassinato e outro ficou em um carro esperando os dois na BR. Um quinto homem também foi preso por suposto envolvimento com uma associação criminosa que pode ter tido algum tipo de contato com os executores do crime. A polícia suspeita que ele também pode ter tido contato com a arma que foi usada no crime, mas não tem provas da participação dele no homicídio.

O mandante e os três suspeitos de participação direta no assassinato do advogado JOACIR MONTAGNA foram indiciados por homicídio qualificado por motivo torpe. A informação é do delegado WESLEY ANDRADE. Ele disse que o motivo torpe ficou caracterizado mediante o pagamento de um valor pelo serviço. O delegado acredita que os oito mil e 500 reais pagos pelo contratante foram divididos entre os três homens que participaram diretamente do crime. WESLEY citou que o homem que ficou na moto e o que estava no carro alegaram que foram convidados pelo atirador para um assalto e não sabiam que se tratava de um homicídio. O delegado também colocou mais uma qualificadora no indiciamento: o uso de meio de impossibilitou a defesa da vítima. Eles ainda foram indiciados por associação criminosa e outros crimes, como porte ilegal de arma de fogo e adulteração de veículo.

Upa de SJCedro registra fuga de dois presos. O caso foi confirmado nesta manhã pela PM que recebeu o pedido de apoio na prisão de dois detentos do regime semiaberto que deixaram a cadeia. O gestor SILVIO GUTZ confirmou o caso e destacou que assim que a evasão foi percebida foram chamadas guarnições de toda região. Devido a mobilização rápida e apoio da PM, ambos foram recapturados no final desta manhã em SMOeste. Um deles foi encontrado no Santa Rita e o outro que fugiu ao ver aproximação da viatura foi perseguido e preso no Andreatta. O gestor informou que será aberto um procedimento para avaliar a fuga e também visando a regressão de regime dos fugitivos. Eles devem ser encaminhados para penitenciária de Chapecó.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.