ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sexta-feira 09 10 2020

-FRENTE PARLAMENTAR PROPÕE INCLUIR ATUAIS SERVIDORES NA REFORMA ADMINISTRATIVA

-PRODUÇÃO INDUSTRIAL DE SANTA CATARINA CRESCE SEIS POR CENTO EM AGOSTO

-SESC RETOMA ATENDIMENTO PRESENCIAL COM GRUPOS DE IDOSOS

-MUNICÍPIOS DA AMEOSC TERÃO 39 MILHÕES DE REAIS EXTRAS NO MOVIMENTO ECONÔMICO

-CANDIDATOS A PREFEITO DE SMO CONFIRMAM PRESENÇA EM DEBATE DA PEPERI

-SUSPEITO DE HOMICÍDIO SE APRESENTA À POLÍCIA E VAI PARA A CADEIA

-ACIDENTES DE TRÂNSITO DEIXAM DUAS PESSOAS FERIDAS NO MUNICÍPIO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 54 centavos. O euro está valendo seis reais e 64 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

O prêmio Nobel da Paz de 2020 foi concedido ao Programa Mundial de Alimentos da ONU, que combate a fome no mundo. Segundo a Academia Sueca, o programa foi premiado "pelos seus esforços para combater a fome, pela sua contribuição para melhorar as condições para a paz em áreas afetadas por conflitos e por atuar como força motriz nos esforços para prevenir o uso da fome como arma de guerra e conflito". O vencedor do Nobel é decidido por um comitê eleito pelo parlamento da Noruega.

Armênia e Azerbaijão confirmaram a presença de seus chanceleres em Moscou, nesta sexta-feira, para negociarem o fim do conflito na região separatista de Nagorno-Karabakh. O presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, convidou os chanceleres da Armênia e do Azerbaijão a irem a Moscou para negociações de paz e pediu a suspensão dos combates na região separatista. No começo da semana, o presidente do Azerbaijão condicionou qualquer cessar-fogo à retirada das forças armênias da região. A Armênia disse que está disposta a trabalhar com o grupo de mediação liderado por Estados Unidos, Rússia e França.

Com menos de quatro semanas para o dia da eleição, mais de seis milhões e 600 mil norte-americanos já votaram nos Estados Unidos. O número é dez vezes maior do que a mesma época em 2016, de acordo com o Projeto de Eleições dos Estados Unidos, que compila dados de votações antecipadas. A mudança tem sido empurrada por uma expansão nos votos antecipados por correspondência em muitos estados como uma maneira segura de votar durante a pandemia do coronavírus. As eleições entre DONALD TRUMP e JOE BIDEN estão marcadas para o dia três de novembro.

O Brasil registrou 466 mil 255 pedidos de seguro-desemprego em setembro, informou nesta quinta-feira a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. Segundo a secretaria, o número é 10 vírgula seis por cento menor do que o registrado no mesmo mês de 2019, quando houve 521 mil 572 requerimentos do benefício. Porém, no acumulado do ano, o número de pedidos aumentou. De janeiro a setembro de 2020 foram cinco milhões 451 mil 312 pedidos. O número representa um aumento de cinco vírgula sete por cento na comparação com o mesmo período de 2019. De acordo com a secretaria, a pandemia do coronavírus é a principal causa do aumento.

Associações médicas criticaram nesta quinta-feira o protocolo do INSS que propôs o uso de telemedicina para perícias médicas em casos de auxílio por incapacidade temporária para o trabalho, o auxílio-doença. O protocolo, enviado ao Tribunal de Contas da União na quarta-feira, é uma resposta à medida cautelar do ministro Bruno Dantas, do TCU, que deu cinco dias para que o INSS elaborasse um protocolo a fim de realizar perícias médicas com o uso de telemedicina. O quadro de peritos do INSS é de três mil 340. A fila do INSS para perícia médica é de mais de 700 mil pessoas.

A Frente Parlamentar Mista da Reforma Administrativa no Congresso Nacional lançou nesta quinta-feira uma agenda prioritária em que defende a inclusão dos atuais servidores públicos e dos chamados "membros de poderes", como magistrados e parlamentares, na reforma administrativa.O presidente da Câmara, RODRIGO MAIA e o ministro da Economia, PAULO GUEDES, participaram do evento. A proposta do governo enviada em setembro ao Congresso não atinge os atuais servidores nem quem vier a ser admitido no serviço público antes da promulgação das regras. A PEC também não mexe na estabilidade ou nos vencimentos desses funcionários públicos. A Frente Parlamentar Mista da Reforma Administrativa quer rever esses pontos do projeto original.

Santa Catarina tem 12 regiões com risco grave para Covid-19 e quatro em alto risco. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pela Secretaria de Estado de Saúde. Estão em risco alto as regiões de saúde do Médio Vale do Itajaí, Serra, Xanxerê e Oeste. Em relação ao mapa do risco da semana passada, a única mudança foi na região da Foz do Rio Itajaí, que passou de risco alto para grave. O extremo-oeste permanece com a bandeira laranja que representa risco grave de contágio da doença. Das 16 regiões de Santa Catarina, apenas quatro estão com ocupação acima de 60 por cento nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva.

Apesar da pandemia, a indústria catarinense segueem retomada. No mês de agosto, a produção do setor registrou crescimento de seis por cento frente ao mês anterior, a segunda maior alta do Brasil, de acordo com pesquisa do IBGE. Na comparação com o mesmo mês do ano passado teve recuo de um vírgula três por cento. Na média do ano o desempenho ainda é negativo e ficou em menos 11 vírgula nove por cento. Segundo o IBGE, o crescimento no estado em agosto foi puxado pelo setor de máquinas e equipamentos com alta de 23 por cento, seguido por têxteis que cresceu 11 vírgula nove e de máquinas, aparelhos e materiais elétricos com alta de 11 por cento. A maior queda ocorreu na metalurgia, com retração de 15 por cento.

O presidente do tribunal de julgamento do processo de impeachment contra o governador CARLOS MOISÉS e a vice-governadora DANIELA REINEHR marcou para 23 de outubro a sessão para discutir e votar o relatório da denúncia, entregue na quarta-feira. Na data, a reunião começará às nove horas no plenário da Assembleia Legislativa. Se o relatório com a denúncia for aceito neste dia, os dois serão afastados dos cargos por até 180 dias. Caso a denúncia não seja aceita, o processo de impeachment é arquivado. A solicitação de afastamento do governador e da vice foi oficializada em julho e aponta suspeita de crime de responsabilidade em aumento salarial dado aos procuradores do estado em 2019. As defesas de MOISÉS e DANIELA negam que tenha havido crime de responsabilidade fiscal.

O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai receber o presidente da Apae, RICARDO SANTOS. Ele vai falar sobre as atividades e projetos da escola especial neste ano. O presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais também vai abordar as dificuldades financeiras e os desafios da escola. O Peperi Rádio Repórter, ao vivo, começa às 11 horas com a análise das notícias da semana. A entrevista com o presidente da Apae está marcada para as 11 e meia.

A Operação Nossa Senhora Aparecida da Polícia Rodoviária Federal começa nesta sexta-feira. A informação é do policial de núcleo de comunicação da PRF, ADRIANO FIAMOMCINI. O trabalho especial de fiscalização vai até a meia noite de segunda-feira. De acordo com ele, policiais de folga serão chamados para reforçar as equipes. O objetivo da PRF é combater as infrações mais graves como ultrapassagens indevidas, uso de álcool pelos motoristas e falta de uso de equipamentos de segurança, como cinto e cadeirinhas para as crianças.

O Sesc de São Miguel do Oeste retomou de forma presencial as atividades com os idosos do município. A informação é da gerente da unidade, CHEILA GESING. De acordo com ela as atividades estão acontecendo desde a última semana. Conforme ela, os participantes integram o grupo “60 Mais” e já podem retornar para o Sesc para a realização de atividades físicas. Segundo CHEILA, havia uma grande expectativa para a retomada dessas ações, que acabou ocorrendo na última semana em São Miguel do

Oeste.

Os idosos só poderão participar das atividades presenciais do Sesc se possuírem autorização médica. A afirmação é da gerente da unidade em São Miguel do Oeste, CHEILA GESING. Ela destacou que as pessoas interessadas em retornar devem possuir um atestado médico liberando dessa forma para tal ação. Ela ressaltou que sem esse documento os idosos não poderão frequentar o Sesc.A profissional salientou que algumas turmas seguem em formato online, como por exemplo as de ginástica máster e treinamento multifuncional.

O Sesc está seguindo todos os protocolos de Saúde e realizando a higienização dos ambientes frequentemente. O comentário é da gerente da unidade em São Miguel do Oeste, CHEILA GESING. Ela disse que o objetivo é evitar um possível contágio do novo coronavírus. Questionada sobre o retorno efetivo das aulas, ela disse que no momento as mesmas seguem de forma online e caso haja um retorno presencial, o mesmo não será obrigatório, ficando a cargos dos pais decidirem o retorno dos filhos ao Sesc ou não. Ela lembrou que as pessoas que tem dúvidas podem ligar para o 3621-3082 ou na própria unidade localizada no centro de São Miguel do Oeste.

Os vereadores aprovaram em primeiro turno nesta quinta-feira o projeto de lei que autoriza o Município de São Miguel do Oeste a receber em doação bens móveis da empresa JBS. Os bens doados são quatro monitores multiparamétricos e uma ambulância UTI modelo Furgão, ano 20202021. Já em segunda votação foi aprovado o projeto que altera a Lei Complementar que dispõe sobre a regularização fundiária urbana em São Miguel do Oeste. O projeto insere um artigo, prevendo que para os imóveis em regularização fundiária, após deliberação por parte da Comissão de Regularização Fundiária, poderá haver autorização para fornecimento imediato de energia elétrica domiciliar e abastecimento de água potável. A matéria foi aprovada em segunda votação.

O Movimento Econômico da Região da Ameosc teve um importante acréscimo com os valores contestados pelas prefeituras na Secretaria de Estado da Fazenda. Foram 39 milhões de reais que os 19 municípios do extremo oeste catarinense registraram após correção dos cálculos. O valor está relacionado com as operações ocorridas nos municípios como vendas das empresas e da produção agropecuária, consumo de energia elétrica e serviços de telecomunicação. O Diretor do movimento econômico da Ameosc, JACSON SONAGLIO, explica que este montante serve como base de cálculo para o rateio do ICMS. Os valores contestados são referentes ao movimento de 2019. Com o acréscimo, o total do ano passado fechou em cinco bilhões 615 milhões de reais na região da Ameosc. Comparado com 2018, o aumento foi de sete vírgula sete por cento.

O município de São José do Cedro obteve o maior valor conquistado pelo processo de impugnação, com mais de nove milhões de reais. Iporã do Oeste teve acréscimo superior a seis milhões enquanto que Dionísio Cerqueira e Anchieta somaram três milhões de reais a mais cada um. Já São Miguel do Oeste aumentou o valor adicional em 455 mil reais. De acordo com o Diretor do movimento econômico da Ameosc, JACSON SONAGLIO, a associação encaminhou 15 processos para a Secretaria da fazenda contestando os valores divulgados pelo estado. Ele salientou que muitos municípios não fizeram encaminhamento de protesto de valores. SONAGLIO explicou que as contestações foram importantes e vão resultar no aumento dos valores que vão ingressar nos cofres das prefeituras via ICMS.

Empresários do setor de eventos e artistas fizeram um protesto no começo da tarde de ontem pedindo a retomada do setor. O grupo se reuniu na praça Valnir Botaro Daniel com faixas e cartazes alertando para a dificuldade que atinge o segmento. Eles citam que o setor está há 200 dias sem poder trabalhar. Segundo o cantor EDUARDO GUSTAVO, a classe musical e de eventos precisa voltar aos trabalhos. Com a classificação da região como bandeira laranja, ou seja, grave risco de contágio, os eventos sociais como festas, casamentos e formaturas voltaram a ser proibidos. A participação de músicos em bares e restaurantes pode ocorrer, mas com uma série de restrições.

A propaganda eleitoral no rádio começou nesta sexta-feira. Neste ano, os candidatos a prefeito terão 20 minutos por dia, divididos em dois espaços de 10 minutos cada. O programa eleitoral será veiculado as sete da manhã e ao meio-dia. Os candidatos a prefeito ainda terão inserções diárias ao longo da programação. Os candidatos a vereador terão que apresentar as suas propostas nesses pequenos espaços ao longo do dia. Cada inserção tem no máximo 30 segundos. Em razão da propaganda eleitora, o RPN primeira edição vai começar as 7 e 10 e o Globo em Foco inicia ao meio dia e 10 a partir desta sexta-feira.

O maior tempo do programa eleitoral gratuito no rádio é da coligação “Pra Frente São Miguel”, formada por PSD-REPUBLICANOS-PDT-PSB-PSL-DEM. A coligação do candidato a reeleição WILSON TREVISAN tem 5 minutos e 32 segundos, mais da metade do tempo total da propaganda no rádio. A coligação “São Miguel Acima de Tudo” formada por MDB-PL-PSDB tem o segundo maior tempo de rádio. A coligação do candidato JOAO GRANDO tem dois minutos e 45 por programa. Já a candidatura do PT tem o menor tempo de rádio entre os candidatos a prefeito. ADILSON PANDOLFO terá um minuto e 43 por programa. A propaganda eleitoral vai até o dia 12 de novembro.

A divisão do tempo da propaganda gratuita no rádio segue critérios estabelecidos na lei eleitoral.A regra geral é a seguinte: 90 por cento do tempo de rádio é dividido entre os candidatos proporcionalmente ao número de parlamentares eleitos para a Câmara dos Deputados em 2018. Os outros 10 por cento são divididos igualmente entre os partidos que tenham candidato próprio. A primeira edição da propaganda eleitoral no rádio nesta sexta-feira foi aberta pela coligação do candidato WILSON TREVISAN. Em seguida, o espaço foi usado pelo candidato JOÃO GRANDO. O primeiro programa eleitoral foi encerrado pelo candidato do ADILSON PANDOLFO. Essa ordem será diversificada ao longo dos programas quer serão exibidos de segunda à sábado.

Está tudo pronto para o primeiro debate eleitoral de 2020 na Peperi. O programa está marcado para as oito horas da manhã no estúdio da emissora. Por conta da pandemia, a Peperi vai seguir as todas as regras para evitar o contágio do coronavírus, como o uso de máscaras e de álcool em gel. Os equipamentos e microfones serão higienizados antes do programa e cada candidato poderá trazer apenas um assessor para a rádio. As sete e meia ocorre o sorteio que vai definir a ordem de participação do candidato no debate. Todas as coligação confirmaram presença e o programa terá a participação de ADILSON PANDOLFO, JOÃO GRANDO e WILSON TREVISAN.

O debate na Peperi terá quatro blocos começando com perguntas da produção para os candidatos a prefeito de São Miguel do Oeste. No primeiro bloco, ADILSON PANDOLFO, JOÃO GRANDO e WILSON TREVISAN vão ter três minutos para se apresentar e mais três para responder por que eles querem ocupar a cadeira de prefeito. Em seguida, eles vão sortear dois temas para apresentar seus projetos nas seguintes áreas: saúde, educação, obras e estradas, servidores, gestão pública, saneamento básico, cultura, agricultura, habitação e assistência social. Os outros três blocos serão de perguntas entre eles. Cada candidato vai formular, ao longo do programa, duas perguntas para cada um de seus oponentes. O bloco final ainda terá um espaço para as últimas considerações dos candidatos.

O principal objetivo do projeto Eleitoral da Peperi é ajudar o eleitor a escolher o futuro prefeito de São Miguel do Oeste. A afirmação é do diretor da Rede Peperi de Comunicação, ADILSON BALDISSERA. Ele disse que o debate é um espaço importante para a apresentação de propostas e confronto de ideias entre os postulantes ao cargo de prefeito. BALDISSERA citou que, dessa forma, o eleitor poderá ouvir e comparar os três candidatos. O diretor da Peperi reforçou que neste contexto de pandemia, o rádio é ainda mais importante para o processo eleitoral e para a democracia.

A Polícia Civil prendeu, nesta quinta-feira, um homem suspeito de furto na região. O mandado de prisão foi expedido pelo Poder Judiciário da Comarca de Descanso. Durante a instrução de Inquérito Policial que apura a prática de crimes de furtos ocorridos nas últimas semanas na cidade de Descanso foi possível identificar o autor, um homem de 41 anos. Ele é réu em outras ações penais que apuram crimes da mesma espécie. Além disso, foi possível comprovar que ele descumpriu medidas cautelares impostas. O homem foi capturado na cidade de Princesa e encaminhado à Unidade Prisional.

A Polícia Civil de Campo Erê cumpriu, nesta quinta-feira, um mandado de prisão do suspeito de um homicídio e tentativa de homicídio em Santa Terezinha do Progresso. O homem, de 35 anos, é suspeito da morte de NADIR DE OLIVEIRA e de tentar matar DORIVALDO PRIBBNOW. Os crimes ocorreram na Linha São Luiz, interior de Santa Terezinha do Progresso, no dia 13 de setembro. O suspeito foi apresentado pelo advogado, foi interrogado e conduzido a Unidade Prisional Avançada de São José do Cedro. O advogado disse que os envolvidos tiveram uma discussão devido a um desacordo comercial. O suspeito afirmou, em depoimento, que esteve na casa das vítimas tentando um acordo para acertar o débito, mais foi agredido e ameaçado. Durante a discussão, ele disparou contra a mulher, que morreu na hora, e contra o homem que ficou ferido.

Um acidente deixou uma pessoa ferida nesta quinta-feira no centro de São Miguel do Oeste. A colisão aconteceu no final da manhã na rua Itaberaba esquina com a Duque de Caxias e envolveu uma caminhonete Tucson e uma motocicleta. O condutor da

moto sofreu escoriações leves e foi atendido pelo Corpo de Bombeiros. Ele foi liberado no local, sem a necessidade de deslocamento para o Hospital.

Um homem ficou ferido em um colisão entre dois carros nesta quinta-feira no bairro São Jorge. O acidente envolveu aconteceu por volta do meio-dia e 30 na rua Waldemar Rangrab esquina com a rua Adolf Konfer e envolveu uma Saveiro e um Siena. O condutor do veículo Siena ficou ferido e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros. Ele foi conduzido para o Hospital Regional onde recebeu atendimento médico. A Polícia Militar fez o controle do trânsito até a retirada dos veículos.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.