ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quarta-feira 09 10 19

-COMISSÃO DO SENADO CONVOCA MINISTRO PARA EXPLICAR CANDIDATURAS LARANJAS

-PRODUÇÃO INDUSTRIAL CATARINENSE TEM QUEDA DE 3% EM AGOSTO

-NATAL SOLIDÁRIO DEVE ENTREGAR PRESENTES PARA CERCA DE 500 CRIANÇAS

-COMERCIANTES PROJETAM ALTA DE ATÉ 10% NAS VENDAS PARA O DIA DAS CRIANÇAS

-VEREADORES APROVAM CEDÊNCIA DO PARQUE PARA A FAISMO DESTE ANO

-SAÍDA DE PISTA EM ESTRADA RURAL DEIXA UMA PESSOA FERIDA

-MULHER SOFRE FERIMENTOS AO SER ATROPELADA POR MOTOCICLETA

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 13 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 10 centavos para a compra e quatro reais e 35 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos e meio para venda.

O Parlamento britânico voltou a suspender as atividades nesta terça-feira e retornará aos trabalhos apenas daqui a uma semana. Os trabalhos só serão retomados após o discurso da rainha Elizabeth Segunda, na próxima segunda-feira. O pronunciamento da rainha compõe a cerimônia de abertura do Parlamento, que marca o início do ano parlamentar. A suspensão do parlamento por alguns dias é tradicional e acontece todos os anos. Ela não foi contestada, como a suspensão anterior, requisitada pelo primeiro-ministro BORIS JOHNSON, que foi considerada ilegal pela Suprema Corte.

A polícia norte-americana deteve quase um milhão de migrantes na fronteira com o México entre setembro do ano passado e setembro deste ano. Nesse período, a alfândega e proteção de fronteiras prendeu 977 mil 509 pessoas tentando entrar no território dos Estados Unidos pela fronteira sul. A última vez que esse número se aproximou de um milhão foi em 2006. O aumento ocorre em meio a ações do presidente DONALD TRUMP para impedir a imigração irregular. Nos últimos quatro meses, no entanto, as detenções começaram a diminuir.

Dezenas de pessoas invadiram, nesta terça-feira, o prédio da Assembleia Nacional do Equador, o parlamento do país, na capital Quito. O grupo foi retirado do local pela polícia e horas depois o presidente equatoriano, LENÍN MORENO, decretou toque de recolher noturno em áreas ao redor de prédios públicos. Nos protestos desta terça-feira, houve confronto com a polícia, que atirou bombas de efeito moral contra os manifestantes. Para hoje, está prevista greve geral. O país enfrenta uma onda de protestos desde o aumento do preço dos combustíveis na semana passada.

O presidente JAIR BOLSONARO sancionou nesta terça-feira dois projetos que alteram a Lei Maria da Penha para ampliar a proteção de mulheres vítimas de violência doméstica. Os textos, que após a sanção viraram leis, entram em vigor assim que forem publicados no "Diário Oficial da União". Uma das novas leis determina que a arma de fogo do agressor, se ele possuir uma, seja apreendida em até 48 horas depois que a ocorrência de violência doméstica chegar à Justiça. O outro prevê que a mulher em situação de violência doméstica e familiar tem “prioridade para matricular seus dependentes em instituição de educação básica mais próxima de seu domicílio, ou transferi-los para essa instituição”.

O líder do PSL no Senado, senador MAJOR OLÍMPIO, se disse "perplexo" com a afirmação do presidente JAIR BOLSONARO sobre o partido. Mais cedo, BOLSONARO disse a um apoiador : "Esquece o PSL, tá ok? Esquece". Ele afirmou ao mesmo apoiador que o presidente do partido, o deputado LUCIANO BIVAR, está "queimado para caramba". Segundo MAJOR OLÍMPIO, o PSL é fiel ao presidente nas votações no Congresso e, por isso, disse, "não dá para entender" o que aconteceu. Apesar desse episódio, o senador afirmou “desconhecer” a possibilidade de BOLSONARO se desfiliar do PSL.

A Comissão de Transparência do Senado aprovou nesta terça-feira a convocação para do ministro do Turismo, MARCELO ÁLVARO ANTÔNIO. A comissão aprovou requerimento apresentado pelo senador RANDOLFE RODRIGUES do partido Rede do Amapá. No requerimento, o senador pede o comparecimento do ministro para prestar informações sobre a prisão pela Polícia Federal de um assessor, de um membro do PSL de Minas Gerais – do qual ALVARO ANTONIO é presidente licenciado – e de um ex-assessor, em razão das denúncias do uso de "laranjas" como candidatos, a fim de desviar recursos eleitorais. Nesta segunda-feira, a Justiça Eleitoral de Minas colocou sob sigilo o processo aberto contra o ministro.

Está em tramitação na assembleia um projeto de lei que propõe a inclusão da lei Maria da Penha no currículo escolar. A proposta é de autoria da deputada do PT, LUCIANE CARMINATTI. De acordo com ela, a inclusão do conteúdo da lei Maria da Penha nas escolas vai contribuir para a formação de uma geração mais consciente sobre o tema da violência contra a mulher. O projeto está há seis meses na Comissão de Constituição e Justiça e não tem previsão de quando será votado. Na mesma Comissão está outro projeto da parlamentar que amplia de 10 para 30 por cento o percentual de vagas às mulheres na PM e Bombeiros.

A produção da indústria catarinense teve queda de um vírgula quatro por cento em agosto na comparação com o mês anterior e de três por cento em relação a agosto do ano passado. Mas, na média do ano obteve crescimento de três vírgula dois por cento, o terceiro melhor resultado do país. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal do IBGE. As maiores quedas em agosto foram no vestuário, que caiu 13 por cento e na borracha e plástico: a redução foi de oito vírgula seis por cento. Apenas dois segmentos tiveram alta na produção industrial: veículos com um vírgula quatro e produtos alimentícios com aumento de um vírgula seis por cento.

A Secretaria de Educação de Santa Catarina vai realizar entre os dias 23 e 25 de outubro as eleições para diretor de escolas do estado. Até o dia 20, os candidatos podem apresentar para a comunidade as propostas e metas reunidas no Plano de Gestão Escolar. Ao todo são mil 343 PGEs aprovados que concorrem para a gestão de 996 unidades escolares. De acordo com a secretaria, outras 39 escolas não tiverem proposição de planos aprovados dentro das normas e será escolhido um gestor temporário até o próximo processo eleitoral. Os futuros diretores vão assumir mandatos de quatro anos, com início a partir do dia dois de janeiro de 2020 e ficam no cargo até o dia 31 de dezembro de 2023.

O diretor da Rede Peperi de Comunicação encaminhou, nesta semana, um pedido para instalação de uma rótula na esquina da sede da Rede Peperi. O documento foi protocolado no Cotrasmo, Conselho Municipal de Trânsito. De acordo com BALDISSERA, a esquina das ruas Marques do Herval e Sere Setembro é bastante movimentada e vários acidentes já aconteceram no local. Um dos problemas é que a extensão da Marques do Herval em direção a Clínica Renal é mais estreita e dificulta o transito. Além disso, o fluxo de veículos aumenta nos dias de sessão do cinema. Ele citou que a instalação de uma rótula vai aumentar a segurança para os motoristas e pode evitar novas colisões. O Cotrasmo vai analisar o pedido nas próximas reuniões.

A CDL esgotou a venda de ingressos para a palestra “Vender, vender, vender” com CIRO BOTTINI. O evento está confirmado para amanhã, as sete e meia da noite no Centro Cultural da Unoesc. 800 ingressos foram vendidos. A palestra é voltada o público empresarial, especialmente para quem atua diretamente nas vendas. O evento integra o calendário anual da CDL, que no mês de outubro promove uma grande palestra para impulsionar as vendas no comércio no final de ano. Nesta edição, a diretoria da CDL ousou e buscou um dos maiores vendedores televisivos do país, responsável por elevar a audiência e as vendas de grandes veículos comerciais e plataformas de vendas online.

O município de Bandeirante vai investir cerca de 300 mil reais na construção da nova rede de água na Linha Getúlio Vargas. A informação é do prefeito, CELSO BIEGELMEIER. De acordo com ele, o valor é oriundo de recurso próprio da prefeitura e é resultado de uma política de contenção de gastos. De acordo com ele, o projeto já foi licitado e a empresa que vai executar obra já está definida. BIEGELMEIER disse que a prefeitura vai ceder as máquinas para os trabalhos de execução das valas onde serão colocados os encanamentos. A obra vai garantir o abastecimento de água para os moradores da comunidade.

Uma reunião está marcada para esta quinta-feira na Linha Getúlio Vargas para discutir os detalhes do início das obras de instalação de uma nova rede de água na comunidade. O encontro será a uma e meia da tarde no salão comunitário. Segundo o prefeito CELSO BIEGELMEIER, em torno de 30 famílias serão beneficiadas com a obra e por isso é de extrema importância que todas participem dessa reunião. O prefeito comentou ainda que a intenção é começar a obra ainda neste mês de outubro. A a expectativa é que os trabalhos sejam concluídos no prazo máximo de 60 dias. A projeção é de ativar a rede de água até o final do ano.

Aproximadamente 300 trabalhadores participaram nesta semana de um encontro sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis. A iniciativa integra a Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho de três empresas da construção civil do município. A equipe da Secretaria de Saúde participou da atividade com a testes rápidos de AIDS, Hepatite B e C, e Sífilis e uma palestra sobre IST, com a enfermeira JULIANA PINHEIRO. Foram aplicados 688 exames rápidos. Os resultados ficam prontos a partir de hoje. Para JULIANA, o que mais chama a atenção é o fato de 75 por cento dos participantes fizeram os exames pela primeira vez. A ação também faz parte do Dia Nacional de Combate a Sífilis, realizada em 19 de outubro.

O município já está trabalhando em mais uma edição do Natal Solidário. A iniciativa tem o objetivo de arrecadar presentes da comunidade para crianças carentes. A exemplo do ano passado, as pessoas vão retirar cartinhas no comércio da cidade e entregar os presentes no mesmo local. A primeira etapa da campanha Natal Solidário é a inscrição das famílias de baixa renda. Podem participar crianças de até 12 anos de idade. Os pais ou responsáveis devem confirmar a inscrição dos filhos no CRAS de referência do município até o dia 29 deste mês. As cartinhas com os nomes das crianças vão para o comércio no mês que vem.

Cerca de 500 crianças devem ser inscritas para o Natal Solidário deste ano. A previsão é da secretaria de Assistência Social, MARTA SOTILLI. De acordo com ela, podem participar famílias com o Cadastro Único atualizado, com renda de meio salário mínimo per capta ou até três salários no total. Para participar da edição deste ano, os pais devem comparecer no CRAS do São Luiz ou do bairro São Gotardo com todos os documentos pessoais de todos os membros da família. A entrega dos presentes para as crianças será no dia 14 de dezembro, no ginásio do Caic, a partir das três horas da tarde. Mais informações pelo telefone 3631 2040 ou 3631 2056.

A maioria dos comerciantes ouvidos em pesquisa da FCDL espera um aumento de vendas para o dia das crianças deste ano na comparação com a mesma data do ano passado. De acordo com o levantamento, mais de 40 por cento dos empresários apostam que o crescimento deve chegar a 10 por cento. Para 30 por cento dos entrevistados, a alta deve ser de até cinco por cento. Segundo o presidente da FCDL, IVAN TAUFFER, os números da pesquisa revelam o aumento da confiança dos comerciantes na economia e no crescimento dos negócios. Para ele, o desempenho do setor nessa data também será um indicativo de como será o Natal, principal data comemorativa para o setor.

A pesquisa da FCDL sobre a expectativa de vendas do comércio para o dia das crianças foi feita em 20 municípios do estado, inclusive São Miguel do Oeste. De acordo com o presidente da entidade, IVAN TAUFFER, o levantamento apontou que o brinquedo deve ser a principal opção de presente para a data. Em segundo lugar aparece o setor de confecções. TAUFFER citou que a expectativa dos comerciantes é de que os consumidores gastem cerca de 150 reais com o presente para o dia das crianças deste ano. O tiket médio é um pouco menor do que o valor gasto no ano passado nessa data.

O comercio espera fechar o ano com um saldo positivo no volume de vendas em Santa Catarina. A expectativa é do presidente da FCDL, IVAN TAUFFER. De acordo com ele, os anos de 2017 e 2018 foram difíceis para o comércio e 2019 começou com um grande otimismo dos empresários. TAUFFER admitiu que a economia não está no ritmo que os comerciantes esperavam, mas que o quadro começa agora dar sinais de mudança. Ele citou que aprovação da reforma da previdência, a MP da liberdade econômica e a possível votação da reforma tributária podem ter um impacto positivo para o comércio. TAUFFER disse que ainda é cedo para afirmar com certeza, mas ele confia que o setor vai fechar 2019 com um número melhor do que o de 2018.

A Câmara de Vereadores aprovou em primeiro turno, nesta terça-feira, o Projeto de Lei que institui a Política Municipal do Meio Ambiente. Entre outras questões, a lei cria o conselho municipal do meio ambiental e o Fundo Municipal do Meio Ambiente. O texto estabelece que o município deve ter como princípio a manutenção do equilíbrio ecológico, considerando o meio ambiente como patrimônio público a ser necessariamente assegurado e protegido. O projeto foi aprovado por unanimidade na sessão de ontem e será apreciado em segundo turno na semana que vem.

A câmara de vereadores aprovou, ontem à noite, uma espécie de mini reforma administrativa da prefeitura de São Miguel do Oeste. A projeto tem o objetivo de adequar a estrutura administrativa municipal e pretende enxugar o tamanho da máquina pública. A proposta prevê a extinção de cargos e unificação das diretorias de Habitação e Regularização Fundiária. Também haverá a transformação do Departamento de Projetos e Fiscalização de Obras Públicas e do Departamento de Engenharia, que serão vinculados à Secretaria de Planejamento. Já a Divisão de Cemitério será vinculada à Secretaria de Urbanismo. O setor de turismo vai passar para a secretaria de Desenvolvimento Econômico e haverá a unificação de departamentos na educação. O projeto foi aprovado ontem em primeiro turno.

Os vereadores também aprovaram uma emenda que altera o texto original da mini reforma administrativa. A emenda, do vereador VAGNER PASSOS do PSD, mantém o cargo de chefe de gabinete do vice-presidente. A proposta original extinguia o cargo. A emenda foi aprovada por maioria, com votos contrários de CÁSSIO DA SILVA, ELIAS ARAÚJO e MILTO ANNONI. Com isso, o cargo de chefe de gabinete do vice-prefeito foi mantido. O projeto ainda vai passar pela segunda votação na semana que vem antes de ser enviado para sanção pelo prefeito WILSON TREVISAN.

Depois de uma certa polêmica, os vereadores aprovaram o projeto de lei que autoriza cedência do parque de exposição para a Acismo e a CDL promoverem a Faismo deste ano. A matéria foi apreciada em plenário conforme combinado segunda-feira pela manhã em reunião que envolveu vereadores e membros da CCO da feira. Antes da votação, na sessão de ontem, o coordenador geral da feira, EDENILSON ZANARDI usou a palavra para explicar aos vereadores a importância da Faismo para o município. O projeto prevê que o município irá ceder o parque de forma gratuita à Acismo e à CDL e que vai arcar com as despesas com água e energia elétrica no local durante o evento. O projeto foi aprovado por 11 votos a um. Apenas o vereador JOSÉ GIOVENARDI votou contra.

A aprovação do projeto que autoriza a cedência do parque de exposições para a Acismo e CDL foi um grande passo para a realização da Faismo de 2019. O comentário é do coordenador geral da feira, EDENILSON ZANARDI. Ele disse que os vereadores entenderam a importância da Faismo para o município e votaram a favor da matéria. ZANARDI citou que as entidades abraçaram a causa e promovem a feira para desenvolver a indústria e o comércio. Ele também destacou que os investimentos feitos na infraestrutura do parque ficam para o município e beneficiam toda a comunidade.

O vereador JOSÉ GIOVERNARDI explicou, agora à pouco no Peperi Entrevista, o voto contrário ao projeto de lei que trata do convenio entre prefeitura, Acismo e CDL para a realização da Faismo deste ano. O vereador disse que não é contra a feira, mas discorda dos investimentos públicos feitos no parque de exposições. Ele também não concorda com o pagamento da água e luz utilizadas durante a feira. GIOVERNARDI disse que a prefeitura deveria destinar o valor usado para a construção de novas estruturas no parque em outros setores mais importantes para a comunidade.

Uma saída de pista deixou uma pessoa ferida nesta terça-feira no interior de Guarujá do Sul. O acidente aconteceu por volta das cinco e meia da tarde de ontem na Linha Taquaruçu. Segundo o Corpo de Bombeiros, o condutor de uma moto CG 150 saiu da pista e caiu em uma vala. O motociclista, de 51 anos, foi socorrido por moradores da localidade até a chegada dos bombeiros. Ele teve suspeita de fratura na perna, braço direito e ferimentos no abdômen. O homem foi levado ao Hospital de Guarujá do Sul onde recebeu atendimento médico.

Uma mulher ficou ferida ao ser atropelada na manhã de hoje na extensão urbana da SC 163 em Iporã do Oeste. O acidente aconteceu por volta das nove horas da manhã no centro da cidade. Um mulher, de 43 anos, foi atingida por uma CR-V de Chapecó que trafegava no sentido Iporã do OesteDescanso. Com a colisão, a mulher acabou caindo contra um Celta que estava parado. A vítima se queixava de dores no peito e estava confusa. Ela foi amparada por moradores até a chegada da guarnição dos bombeiros. Após o atendimento inicial, a vítima foi encaminhada para o hospital do município. O motorista permaneceu no local, prestando apoio durante a ocorrência.

Uma mulher foi atropelada ontem à noite na avenida Getúlio Vargas, centro de São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu por volta das dez horas da noite. Uma mulher, de 52 anos, foi atingida por uma motocicleta quando foi atravessar a rua. Ela sofreu escoriações nos braços e suspeita de fratura no pulso. Ela foi socorrida pelos bombeiros e levada ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.