ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 09/10/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a ... graus. A mínima das últimas horas foi de 13 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 10 centavos para a compra e quatro reais e 35 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos e meio para venda.

O Parlamento britânico voltou a suspender as atividades nesta terça-feira e retornará aos trabalhos apenas daqui a uma semana. Os trabalhos só serão retomados após o discurso da rainha Elizabeth Segunda, na próxima segunda-feira. O pronunciamento da rainha compõe a cerimônia de abertura do Parlamento, que marca o início do ano parlamentar. A suspensão do parlamento por alguns dias é tradicional e acontece todos os anos. Ela não foi contestada, como a suspensão anterior, requisitada pelo primeiro-ministro BORIS JOHNSON, que foi considerada ilegal pela Suprema Corte.

A polícia norte-americana deteve quase um milhão de migrantes na fronteira com o México entre setembro do ano passado e setembro deste ano. Nesse período, a alfândega e proteção de fronteiras prendeu 977 mil 509 pessoas tentando entrar no território dos Estados Unidos pela fronteira sul. A última vez que esse número se aproximou de um milhão foi em 2006. O aumento ocorre em meio a ações do presidente DONALD TRUMP para impedir a imigração irregular. Nos últimos quatro meses, no entanto, as detenções começaram a diminuir.

Dezenas de pessoas invadiram, nesta terça-feira, o prédio da Assembleia Nacional do Equador, o parlamento do país, na capital Quito. O grupo foi retirado do local pela polícia e horas depois o presidente equatoriano, LENÍN MORENO, decretou toque de recolher noturno em áreas ao redor de prédios públicos. Nos protestos desta terça-feira, houve confronto com a polícia, que atirou bombas de efeito moral contra os manifestantes. Para hoje, está prevista greve geral. O país enfrenta uma onda de protestos desde o aumento do preço dos combustíveis na semana passada.

O presidente JAIR BOLSONARO sancionou nesta terça-feira dois projetos que alteram a Lei Maria da Penha para ampliar a proteção de mulheres vítimas de violência doméstica. Os textos, que após a sanção viraram leis, entram em vigor assim que forem publicados no "Diário Oficial da União". Uma das novas leis determina que a arma de fogo do agressor, se ele possuir uma, seja apreendida em até 48 horas depois que a ocorrência de violência doméstica chegar à Justiça. O outro prevê que a mulher em situação de violência doméstica e familiar tem “prioridade para matricular seus dependentes em instituição de educação básica mais próxima de seu domicílio, ou transferi-los para essa instituição”.

O líder do PSL no Senado, senador MAJOR OLÍMPIO, se disse "perplexo" com a afirmação do presidente JAIR BOLSONARO sobre o partido. Mais cedo, BOLSONARO disse a um apoiador : "Esquece o PSL, tá ok? Esquece". Ele afirmou ao mesmo apoiador que o presidente do partido, o deputado LUCIANO BIVAR, está "queimado para caramba". Segundo MAJOR OLÍMPIO, o PSL é fiel ao presidente nas votações no Congresso e, por isso, disse, "não dá para entender" o que aconteceu. Apesar desse episódio, o senador afirmou “desconhecer” a possibilidade de BOLSONARO se desfiliar do PSL.

A Comissão de Transparência do Senado aprovou nesta terça-feira a convocação para do ministro do Turismo, MARCELO ÁLVARO ANTÔNIO. A comissão aprovou requerimento apresentado pelo senador RANDOLFE RODRIGUES do partido Rede do Amapá. No requerimento, o senador pede o comparecimento do ministro para prestar informações sobre a prisão pela Polícia Federal de um assessor, de um membro do PSL de Minas Gerais – do qual ALVARO ANTONIO é presidente licenciado – e de um ex-assessor, em razão das denúncias do uso de "laranjas" como candidatos, a fim de desviar recursos eleitorais. Nesta segunda-feira, a Justiça Eleitoral de Minas colocou sob sigilo o processo aberto contra o ministro.

Está em tramitação na assembleia um projeto de lei que propõe a inclusão da lei Maria da Penha no currículo escolar. A proposta é de autoria da deputada do PT, LUCIANE CARMINATTI. De acordo com ela, a inclusão do conteúdo da lei Maria da Penha nas escolas vai contribuir para a formação de uma geração mais consciente sobre o tema da violência contra a mulher. O projeto está há seis meses na Comissão de Constituição e Justiça e não tem previsão de quando será votado. Na mesma Comissão está outro projeto da parlamentar que amplia de 10 para 30 por cento o percentual de vagas às mulheres na PM e Bombeiros.

A produção da indústria catarinense teve queda de um vírgula quatro por cento em agosto na comparação com o mês anterior e de três por cento em relação a agosto do ano passado. Mas, na média do ano obteve crescimento de três vírgula dois por cento, o terceiro melhor resultado do país. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal do IBGE. As maiores quedas em agosto foram no vestuário, que caiu 13 por cento e na borracha e plástico: a redução foi de oito vírgula seis por cento. Apenas dois segmentos tiveram alta na produção industrial: veículos com um vírgula quatro e produtos alimentícios com aumento de um vírgula seis por cento.

A Secretaria de Educação de Santa Catarina vai realizar entre os dias 23 e 25 de outubro as eleições para diretor de escolas do estado. Até o dia 20, os candidatos podem apresentar para a comunidade as propostas e metas reunidas no Plano de Gestão Escolar. Ao todo são mil 343 PGEs aprovados que concorrem para a gestão de 996 unidades escolares. De acordo com a secretaria, outras 39 escolas não tiverem proposição de planos aprovados dentro das normas e será escolhido um gestor temporário até o próximo processo eleitoral. Os futuros diretores vão assumir mandatos de quatro anos, com início a partir do dia dois de janeiro de 2020 e ficam no cargo até o dia 31 de dezembro de 2023.

CEI tem programação especial para semana da criança. A informação é da diretora do Centro de Educação Infantil Odila Marcolina de Lima de Campo Erê LEDI FARIAS. Segundo ela, a programação é extensa e começou na segunda-feira com os brinquedos infláveis, ontem teve brincadeiras na escola com escorrega na lona, e hoje acontece a primeira festa da primavera. Para amanhã tem várias oficinas, como: massa de modelar, música, pintura e salão de beleza, e na sexta-feira terá contação de história.

Atividades para semana da criança envolvem toda escola. Conforme LEDI, a direção juntamente com todos os colaboradores do CEI pensaram em realizar para cada dia, uma atividade diferente para comemorar o dia da criança. Ela destaca, a importância dessas atividades serem feitas com alegria, para ajudar no processo de aprendizado do aluno. LEDI comenta que a criança aprende brincando e esses momentos são especiais tanto para eles, quanto para a família. Hoje o CEI Odila atende 198 alunos.

SESC Mulher participa de encontro do Núcleo de Apoio a pessoa com Câncer. TATIANE DA SILVA, coordenadora do projeto SESC para Campo Erê, conta que na tarde de ontem, realizou uma palestra ao grupo de pessoas que participam do Núcleo na cidade. De acordo com ela a conversa com os pacientes foi muito boa. Assinala que tem uma experiência muito grande com pessoas diagnosticadas com câncer, mas a cada história que ouve se emociona.

Grupo de apoio é muito importante para paciente e família. A concepção é de TATIANE DA SILVA, do SESC Mulher.Ela afirma que a troca de experiências entre as famílias e pacientes, são fundamentais para atravessar o momento difícil que o câncer causa na vida das pessoas. A coordenadora afirma que sempre leva exemplos como o núcleo de Campo Erê, para outras cidades e demonstrar como o sistema entrega resultados positivos.

Palestra com o SESC foi proveitosa. Assim analisa a presidente do Núcleo de apoio á pessoa com Câncer de Campo Erê, EDILENE CEREZOLI. Ela afirma que o grupo fica contente em receber profissionais, que assim agregam mais valor aos encontros. Ela lembra que todas as mulheres devem aproveitar o outubro rosa e realizar seus exames com os profissionais do SESC Mulher.

Rifa é sorteada em encontro. EDILENE conta que foi realizado o sorteio de uma rifa, vendida a um real. O prêmio era uma doação de uma empresa enxovais de Vitorino. Ela revela que com a rifa foi arrecadado cerca de 700 reais, que vai auxiliar nas atividades do núcleo. O ganhador foi ALFREDO LEMES DO ROSÁRIO. O próximo encontro será no dia 12 de novembro, em uma viagem para São Lourenço do Oeste, o gruo vai visitar uma empresa de massas e biscoitos.

Iniciada campanha nacional contra o sarampo. Quem reforça é a enfermeira SAMARA RONCHI - responsável pela vigilância em saúde da Secretaria de Campo Erê. Conforme ela, objetivo é de imunizar pelo menos 95 por cento do público alvo, que são: bebês e crianças com idade entre seis meses e cinco anos. A campanha segue até o dia 25, agora de outubro.

Sarampo de espalha pelo ar por gotículas respiratórias produzidas ao tossir ou espirrar. Os sintomas da doença aparecem apenas de 10 a 14 dias após a exposição. Eles incluem tosse, coriza, olhos inflamados, dor de garganta, febre e irritação na pele com manchas vermelhas. A preocupação dos órgãos de saúde pública é grande, pois depois de muitos anos sem a doença, ela volta atingir todo o país e já abrange 19 estados diferentes, inclusive Santa Catarina.

Previsão de crescimento da economia sobe para 0,87 por cento neste ano. Para o economista e professor aposentado de economia de São Lourenço do Oeste NORIVAL CENCI, o crescimento é um dado bom porque é um índice positivo, apesar de baixo. Quando há um PIB indicativo de estar com valores negativos para a economia é muito ruim. Por isso o ideal seria um crescimento numa faixa de seis a sete por cento ao ano. Explica que se a economia crescesse 10 por cento ao ano, em dez anos ela teria possibilidade de dobrar sua capacidade produtiva. Agora com o crescimento de nem um por cento, para ver os resultados positivos será uma grande demora.

Economia está estabilizada. A observação é do economista NORIVAL CENCI. Ele diz que ela não está crescendo e também não é recessão, pois os índices não são negativos. O cenário está assim: uma inflação controlada de três e meio por cento ao ano; uma taxa Selic que é a taxa básica de juros do mercado para operações de crédito, com o menor índice da história, e ainda com previsão de diminuição. Por outro lado, existem dois índices crescentes, que é o dólar que deve fechar o ano com uma cotação de quatro reais e também a dívida pública que cresce a cada dia.

Medidas que o governo quer mudar no país não favorecem 100 por cento da população. Para e economista NORIVAL CENCI, a economia é um jogo, e sendo um jogo é um risco. As questões que o governo quer mudar, favorecem uns e desfavorecem outros. No seu ponto de vista são reformas necessárias, riscos que terão que ser suportados pela sociedade para ter uma perspectiva de mudança no atual cenário econômico do Brasil. Observa que o país recolhe milhões, mas ainda continua gastando mais do arrecada. A tendência é que as reformas mudem o cenário a médio prazo, e entende que elas já deveriam ter sido tomadas.

Nível de emprego é outro indicador de crescimento na economia do país. O entendimento é do economista de São Lourenço do Oeste. De acordo com ele, dados do IBGE apontam que hoje a cada dez pessoas uma está sem emprego. Somando esse levantamento em todo o país, são treze vírgula dois milhões de pessoas desempregadas. Sempre que existe desemprego e a renda abaixa, afetam o consumo, e no ponto de vista econômico para que a economia tenha índices maiores de crescimento é necessário que o consume aumente.

Com liberação do FGTS, governo quer contribuir para crescimento da economia. O comentário é de NORIVAL CENCI – professor aposentado de economia de São Lourenço do Oeste. Ele diz que essa política de liberação de parcelas do FGTS, vai aumentar a circulação de dinheiro na mão da população, e por consequência aumento no consumo gerando um crescimento significativo para a economia brasileira.

Genética, nutrição e sanidade: O tripé que torna a pecuária de corte eficiente na região. O comentário é de NEURI BOTTIN, técnico em agronegócio da Caslo, em São Lourenço do Oeste. Segundo ele, embora a pecuária leiteira ainda predomine no Noroeste de Santa Catarina, a pecuária de corte começa a mostrar no campo que a região tem vocação para o setor e que há rentabilidade. Porém, quem investe nessa atividade é unanime em dizer que o sucesso passa por um tripé formado pela genética, nutrição e sanidade.

Caslo acompanha uma fazenda no município, com planejamento nutricional e calendário vacinal desde o primeiro investimento em genética. BOTTIN, cita que são praticamente três anos de relacionamento com o associado. Além de informações atualizadas, o técnico frisa que a cooperativa disponibiliza um calendário de vacinação, com produtos que garantem segurança ao rebanho, e portfólio nutricional que envolve a linha completa de mineralização para bezerros, matrizes e reprodutores.

Sucesso do negócio depende de uma boa relação entre o corpo técnico e o empresário rural. Essa é avaliação do técnico em agronegócio da Caslo – Cooperativa Agropecuária São Lourenço NEURI BOTTIN. De acordo com ele, para resultados positivos é necessário que aja, uma troca de informações e tudo o que há de novo e eficiente no mercado vai estar disponível para o associado.

Polícia flagra circulação de notas falsas. Às 14 horas e 30 minutos de ontema Polícia Militar de flor de serra do sul recebeuquatro cédulas de vinte reais, todas com o mesmo número de série, com indícios de falsificação. O proprietário de um bar disse a PM que recebeu as notas em seu estabelecimento não sabendo precisar data, nem quem as repassou. Relatou ainda que segunda foi pagar sua conta de energia elétrica, entregou o dinheiro, sendo que a recebedora prontamente disse que quatro notas de vinte reais eram falsas e que também havia recepcionado algumas cédulas falsas de mesmo valor em data anterior. O solicitantepegou as cédulas e posteriormente as levou até a delegaciapara providências. As notas foram apreendidas para posterior encaminhamento até a Delegacia de Polícia Civil de Marmeleiro.

Trabalho conjunto das Polícias Militar e Civil resulta na recuperação de três carros que haviam sido furtados. Um dos acusados de furto foi preso. De acordo com a Polícia Militar, na noite de segunda-feiraas guarnições foram acionadas para quatro furtos de veículos.Os registros se deram com um intervalo de 15 a 20 minutos. A PM e a Polícia Civil iniciaram buscas e conseguiram recuperar um Uno , um Gol e um Monza. Os policiais informaram que vizinhos notaram a presença dos agentes tentando dar partida em um dos veículos e que eles fugiram ao ver a movimentação dos moradores. Durante à noite, os policiais localizaram quatro homensno bairro Araucária Park, em Vitorino.

Assim que viram a polícia, todos fugiram, porém um deles, um adolescente de 16 anos, acabou sendo detido. Ele assumiu a autoria dos furtos e mostrou aos policiais o local onde estava escondido o Gol. O menor foi entregue à delegacia e o Conselho Tutelar foi chamado. O quarto veículo furtado, um Uno, ainda não foi localizado. Os policiais desconfiam que sejam as mesmas pessoas envolvidas nos furtos anteriores.

Pedestre fica ferido após ser atropelado. Um homem de 37 anos foi atropelado na tarde de ontem na área industrial de Novo Horizonte. Segundo os bombeiros o acidente foi por volta de 13 horas e 40 minuto. A vítima foi atropelada dentro do pátio da empresa e sofreu escoriação e suspeita de fratura numa perna.O homem foi imobilizado e conduzido ao Hospital da Fundação, em São Lourenço do Oeste. Os bombeiros tiveram ajuda da equipe médica de Novo Horizonte.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.