ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco terça-feira 09 10 2018

-PT E PSL ELEGEM MAIOR NÚMERO DE DEPUTADOS PARA A CÂMARA FEDERAL

-BOLSONARO VENCEU A ELEIÇÃO EM 88 POR CENTO DOS MUNICÍPIOS DE SC

-BOMBEIRO INAUGURA MEMORIAL EM HOMENAGEM A MILITARES MORTOS NA BR 282

-DEPUTADO REELEITO DO MDB DIZ SOBREVIVEU A ONDA BOLSONARO

-DIRETÓRIO MUNICIPAL AVALIA ELEIÇÃO DE DEPUTADOS DO PSL

-POLÍCIA MILITAR RECUPERA OBJETOS FURTADOS NO MUNICÍPIO

-MULHER FICA FERIDA EM ACIDENTE COM MOTO NA AVENIDA WILLY BARTH

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais e cinco centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 30 centavos para a compra e quatro reais e 80 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

Quase duas mil pessoas morreram no terremoto e tsunami que devastaram a ilha de Sulawesi, na Indonésia. Autoridades locais temem um balanço ainda mais grave, pois estimam que mais de cinco mil habitantes continuam desaparecidos nesta segunda-feira. Até agora, as equipes de emergência encontraram mil 944 corpos na cidade de Palu e em seus arredores.

Um terremoto de magnitude cinco vírgula nove que abalou a costa noroeste do Haiti no fim de semana matou, até o momento, 15 pessoas. O fenômeno atingiu as comunidades de todo o país no sábado, provocando temores entre os habitantes que ainda se recuperam do terremoto de 2010, que deixou ao menos 200 mil mortos. Mais de um milhão e meio de pessoas ficaram nas ruas após essa catástrofe, que causou danos avaliados em 120 por cento do PIB nacional.

O Ministério Público venezuelano afirmou nesta segunda-feira que o vereador FERNANDO ALBÁN SALAZAR, supostamente envolvido na tentativa de atentado com drones contra o presidente NICOLÁS MADURO há pouco mais de dois meses, se suicidou ao se atirar do décimo andar de um prédio do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional quando seria transferido para um tribunal. Ele havia sido preso na última sexta-feira. O partido de oposição “Primero Justicia” afirma que ALBÁN "morreu assassinado nas mãos do regime de NICOLÁS MADURO".

A Câmara dos Deputados será composta por 513 deputados federais de 30 partidos diferentes. PT e PSL elegeram o maior número de representantes. A bancada do PT terá 56 deputados e a do PSL, 52. Em seguida com mais cadeiras na Casa aparecem PP com 37, MDB com 34 e PSD também com 34. Menos da metade dos deputados conseguiu se reeleger, ou seja 240 dos 513. Na comparação do resultado de 2018 com o de 2014, o MDB foi o que sofreu o maior revés. O número de deputados da sigla reduziu quase pela metade: pulou de 66 para 34 deputados.

O candidato do PSL à Presidência da República, JAIR BOLSONARO, desautorizou nesta segunda-feira em entrevista ao Jornal Nacional o general HAMILTON MOURÃO, candidato a vice em sua chapa. Em entrevistas, o vice afirmou que a elaboração de uma nova Constituição não precisaria passar por eleitos, sugeriu uma constituinte de notáveis e cogitou, em caso de anarquia, um "autogolpe" por parte do presidente com apoio das Forças Armadas. Ao responder, BOLSONARO declarou que Mourão foi "infeliz" ao dar essas declarações e que, apesar de o colega de chapa ser general e ele capitão, quem mandará no governo será o presidente. Ele garantiu que não poderá ir além do que a Constituição permite.

O candidato do PT à Presidência da República, FERNANDO HADDAD, declarou nesta segunda-feira em entrevista ao Jornal Nacional ter desistido de propor uma constituinte se eleito, conforme previa inicialmente o programa de governo do partido. Ele afirmou que pretende fazer reformas, como a bancária e a tributária, por meio de propostas de emenda constitucional enviadas ao Congresso. O presidenciável do PT também disse discordar do companheiro de partido JOSÉ DIRCEU. Em entrevista ao jornal "El Pais", o ex-ministro afirmou que é "uma questão de tempo para a gente tomar o poder". Ele também quer revogar a Emenda Constitucional que prevê que os gastos da União não podem crescer acima da inflação registrada no ano anterior.

O candidato do PSL, JAIR BOLSONORO venceu a eleição em 262 municípios catarinenses, o equivalente a 88 por cento do total. Em 120 cidades, a votação foi superior à média do Estado que ficou em 65 por cento dos votos pró PSL. Os resultados mais expressivos foram registrados em Treze de Maio onde BOLSONORO obteve 83 por cento dos votos, Ascurra com 81 por cento e Botuverácom 80 por cento. O candidato do PT, FERNANDO HADDAD, que obteve 15 por cento da votação em Santa Catarina, venceu em 33 cidades. As taxas mais altas foram obtidas em Entre Rios com 65 por cento, Ipuaçu com 62 Cerro Negro com 57 por cento.

Além de carimbar a passagem de COMANDANTE MOISÉS para o segundo turno e emplacar quatro deputados na Câmara Federal e mais seis na Assembleia Legislativa, o PSL em Santa Catarina também concentrou a maioria dos votos na soma entre deputados estaduais e federais em Santa Catarina. O partido de JAIR BOLSONARO teve 769 mil votos para candidatos catarinenses à Câmara Federal, à frente do MDB, com 553 mil votos. Na lista de candidatos a deputado estadual, o PSL somou 553 mil votos, atrás apenas do MDB, com 619 mil votos.

Nesta segunda-feira, o candidato GELSON MERÍSIO, do PSD, que disputa o segundo turno ao governo de Santa Catarina afirmou que o foco nesta reta final de campanha será a segurança pública. Ele disse que a educação é uma prioridade sempre, mas neste momento é preciso fazer o enfrentamento do crime organizado. Já o candidato COMANDANTE MOISÉS, do PSL, disse que o foco no segundo turno será defender a proposta de enxugar a máquina pública. Ele também disse que vai continuar sem fazer o uso de recursos públicos e manter a chapa pura, sem acordos e coligações.

O município de Bandeirante vai realizar um evento especial para unificar as ações do Outubro Rosa e do Novembro Azul. De acordo com a enfermeira da secretaria de Saúde, MICHELE TRENTIN, o dia D está marcado para dia 27, último sábado do mês de outubro. Ela explicou que serão oferecidas uma série de exames e atendimentos para homens e mulheres entre oito da manhã e o meio-dia como exame preventivo de câncer, solicitação de mamografia, orientações sobre auto exame de mamas, testes rápidos de HIV, hepatite e sífilis, coleta de sangue do PSA, glicemia, verificação pressão arterial e orientações gerais. No mesmo dia, será lançada mais uma edição da campanha Use Chapeu e Tenha mais saúde da Epagri.

Está aberto o prazo de inscrições para o processo seletivo simplificado emergencial para contratação de engenheiro e arquiteto da prefeitura de São Miguel do Oeste. Os interessados em participar da seleção devem ser inscrever até a próxima quinta-feira no Departamento de Desenvolvimento de Pessoas na sede da prefeitura. Serão avaliadas a qualificação profissional, cursos de aperfeiçoamento e tempo de experiência. O resultado será divulgado no dia 15 de outubro, até o meio-dia, no site www.saomiguel.sc.gov.br.

O edital e a ficha de inscrição para o processo seletivo de engenheiro e arquiteto estão disponíveis no site da prefeitura de São Miguel do Oeste. De acordo com o secretário de Gestão de Pessoas, PAULO RICARDO DRUMM, os documentos podem ser baixados pelos interessados no ícone “Concursos e Editais”. O secretário confirmou que a remuneração oferecida para ambos os cargos é de cinco mil 647 reais. A jornada será de 40 horas semanais. A expectativa do município é de que as duas vagas tenham boa procura dos profissionais da região

Começaram nesta segunda-feira as inscrições para as crianças que irão receber os presentes da campanha Natal Solidário. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Assistência Social. Na última quinta-feira, a Secretaria realizou a primeira reunião da equipe que está organizando a campanha deste ano. A meta é presentear cerca de 500 crianças carentes. De acordo com a secretária de Assistência Social, MARTA SOTILLI, as inscrições devem ser efetuadas nos CRAS localizados nos bairros São Luiz e Santa Rita até o dia 31 de outubro. As crianças contempladas com os presentes são integrantes de famílias inscritas no Cadastro Único, com renda per capita de até meio salário mínimo ou renda de até três salários mínimos na família. Serão atendidas crianças com idades entre zero e 12 anos incompletos.

Os presentes para a campanha Natal Solidário serão doados pela comunidade no mesmo sistema adotado em anos anteriores. A Bota Natalina será distribuída no comércio local e órgãos públicos com as cartinhas contendo o nome e a idade da criança, além da sugestão do presente. A indicação da secretaria de Assistência Social é por bola, carrinho, boneca e doces. As cartas poderão ser retiradas pela população de cinco a 30 de novembro. O presente deverá ser entregue no mesmo local da retirada da cartinha, com o selo contendo o nome da criança e a senha fixados no pacote. A entrega dos presentes da campanha Natal Solidário está programada para o dia 15 de dezembro, na Secretaria de Assistência Social.

A CDL de São Miguel do Oeste está intensificando os preparativos para o primeiro simpósio executivo de vendas. O evento está programado para quinta-feira da semana que vem, dia 18, no centro cultural da Unoesc. De acordo com a presidente da CDL, SOLANI BALBINOT, as vagas são limitadas e os ingressos podem ser adquiridos na sede da entidade. Estudantes pagam 25 reais. O valor para associados da CDL é de 35 reis e o público geral vai pagar 50 para assistir o simpósio. SOLANI disse que o evento é uma oportunidade que o comércio local e os profissionais da área vão ter para dar um UP Grade nas vendas de final de ano.

O primeiro simpósio executivo de vendas terá a participação de dois dos maiores palestrantes na área de atendimento de vendas do Brasil. A informação é do diretor de Aperfeiçoamento Empresarial da CDL, IVANDRO SPENGLER. A primeira palestras será com WILLIAM CALDAS que vai abordar o tema “como vender mais utilizando a motivação e atitude”. A palestra será focada em vendas, insights sobre vendas, mudanças no comportamento do cliente e do vendedor. A segunda palestras será com DANIELA AUGUSTA que vai propor uma reflexão sobre estratégias para melhorar resultados e ampliar as vendas, a partir da experiência que o comércio proporciona para os clientes.

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina realizou um levantamento com empresas associadas em mais de 20 cidades catarinense sobre a expectativa do comércio para o dia das crianças. A pesquisa revelou que para 86 por cento dos entrevistados a data deve ser melhor ou igual ao ano passado. Em São Miguel do Oeste, o questionário sobre a expectativa também foi respondido. Em relação ao ano anterior, 60 por cento dos comerciantes consideram que as vendas serão melhores, enquanto 40 por cento respondeu que será igual ao último ano.

Mais de 86 por cento dos comerciantes ouvidos na pesquisa da FCDL apostam que o aumento de vendas de presentes para o dia das crianças deste ano será de até cinco por cento em São Miguel do Oeste. Seis por cento deles acreditam que o índice de alta nos negócio será de até 10 por cento. O valor médio que deve ser gasto com o presente neste ano no município será de 50 a cem reais. Com relação aos itens mais procurados pelos consumidores, os brinquedos lideram a lista com 33 por cento, vestuário aparecem com 26 e calçados com 20 por cento. No sábado, o comércio vai atender até as quatro horas da tarde.

O curso de robótica e empreendedorismo para os alunos da escola Marechal Arthur da Costa e Silva começam nesta quarta-feira. A iniciativa é uma parceria da secretaria municipal de Educação com o Senai. O curso é voltado para os alunos do oitavo e nonoano da escola. As aulas serão as quartas e sextas-feiras, da uma e meia da tarde às oito da noite no Senai. Segundo o diretor do Senai, IVANOR FINATO, um dos objetivos do curso de 60 horas é permitir que esses jovens possam se desenvolver desde cedo com o mundo digitalizado.

O Corpo de Bombeiros inaugurou na manhã de hoje o memorial em menagem aos bombeiros mortos no duplo acidente da BR 282 em 2007. De acordo com o comandante do batalhão de São Miguel do Oeste, major MARCELO CAMEU, o monumento é composto por anjos que representam os bombeiros que tombaram durante o cumprimento do dever de salvar vidas. O acidente de 2007 na BR 282 resultou em cerca de cem feridos e 27 mortos, entre eles, um policial militar e seis bombeiros. As fotos da cerimônia de hoje estão no portal da Peperi na internet.

A bancada de Santa Catarina na Câmara dos Deputados foi renovada em 68 vírgula 75 por cento nas eleições de domingo. Das 16 cadeiras em Brasília, 11 terão novos deputados federais. São seis novos parlamentares a mais do que no último pleito, em 2014, quando apenas cinco nomes diferentes surgiram. Além das apenas cinco reeleições, Santa Catarina só elegeu outra parlamentar que já tinha passagem pela Câmara Federal, a ex-deputada ANGELA AMIN, única do PP eleita para o Congresso. Entre os reeleitos, estão dois deputados da região: CELSO MALDANER do MDB e PEDRO UCZAI do PT.

O emedebista CELSO MALDANER foi reeleito para mais um mandato na câmara federal com 80 mil e 86 votos. Em entrevista para a Peperi, ele disse que não fez festa neste domingo porque o emedebista MAURO MARIANI não foi para o segundo turno em Santa Catarina. Ele comentou que fez menos votos do que imaginava, mas que ficou satisfeito com o resultado. O deputado afirmou que é um sobrevivente em um cenário de renovação na política.

Na visão de MALDANER, a derrota de MAURO MARIANI e a renovação na câmara dos deputados é resultado do efeito BOLSONARO. O emedebista disse que agora o partido precisa analisar como vai participar do segundo turno da eleição para governador. Ele explicou que a sigla ainda vai tomar uma decisão coletiva, mas ele defendeu o apoio ao comandante MOISÉS, candidato do PSL. MALDANER também afirmou que pretende apoiar BOLSONARO no segundo turno federal.

A eleição deste domingo mostrou a força do PSL em Santa Catarina. A leitura é do presidente local do partido, JUNGLES WEGHER. Ele disse que o PSL foi para o segundo turno para o governo, elegeu quatro deputados federais, seis estaduais e por pouco não conquistou uma das duas vagas ao senado. LUCAS ESMERALDINO fico 18 mil votos atrás de JORGINHO MELLO do PR. Ele afirmou que o PSL fez uma proposta de renovação, sem coligações ou acordos políticos e a população aceitou essa ideia.

O PSL foi criado neste ano e conseguiu eleger a segunda maior bancada de deputados federais com 51 parlamentares. JUNGLES WEGHER disse que o desempenho do partido não se deve apenas ao efeito BOLSONARO. Para ele, trata-se de uma resposta da sociedade que se revoltou contra os casos de corrupção na política. Sobre a eleição de segundo turno, JUNGLES disse que o partido está discutindo as ações para a disputa com GELSON MERISIO. Ele disse que oPSL vai analisar e alinhar bem qualquer tipo de apoio de outras siglas.

Os institutos de intenção de voto e os cientistas políticos precisam se reciclar depois dos resultados do último domingo. A opinião é do presidente do PSL, JUNGLES WEGHER. O comandante MOISES, que aparecia em quarto lugar, fez quase 30 por cento dos votos e vai para o segundo turno. Para JUNGLES, as pesquisas não conseguem identificar o pensamento da população.

A Polícia Rodoviária Estadual atendeu um acidente na manhã de hoje na SC 163. O fato aconteceu por volta das nove e meia em Cabeceira do Taquarussu, interior de Iporã do Oeste. Um Gol de Iporã do Oeste, conduzido por um homem de 69 anos, saiu de uma estrada secundária para entrar na rodovia, quando colidiu contra um Corolla, placas de Tunápolis, conduzido por um homem de 54 anos. Para evitar uma colisão mais grave contra o Gol, o Corolla acabou saindo da pista. Ninguém se feriu e houve apenas danos materiais nos veículos.

A Polícia Militar recuperou objetos furtados nesta segunda-feira em São Miguel do Oeste. Por volta das quatro da tarde, uma guarnição foi acionada porque um homem estava tentando trocar um capacete por bebida alcoólica em um estabelecimento comercial. O suspeito relatou que havia encontrado o objeto na rua. A PM fez ronda e identificou que o capacete havia sido furtado de um homem que estava trabalhando em uma obra e havia deixado o equipamento na moto. Ainda ontem, a PM encontrou uma bicicleta que havia sido furtada na rua Chuí há cerca de duas semanas. A bicicleta estava com um adolescente que foi levado para o Conselho Tutelar.

Uma motociclista sofreu ferimentos leves ao sofrer uma acidente no começo da tarde de hoje na avenida Willy Barth. O fato aconteceu por volta da uma hora da tarde no bairro São Sebastião e envolveu uma Biz, placa do município. A condutora da moto relatou que perdeu o controle ao passar por um buraco na avenida. A motociclista sofreu uma queda e teve escoriações generalizada. Ela foi atendida pelos bombeiros e levada ao Hospital Regional.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.