ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 09/10/2018

-PT E PSL ELEGEM MAIOR NÚMERO DE DEPUTADOS PARA A CÂMARA FEDERAL
-BOLSONARO VENCEU A ELEIÇÃO EM 88% DOS MUNICÍPIOS DE SC
-CASA FAMILIAR RECEBE RECURSOS PARA PROGRAMA “JOVENS RURAIS
-HOSPITAL ORGANIZA MUTIRÃO DE CIRURGIAS COM NOVAS ESPECIALIDADES
-UNIDADE DE SAÚDE CONTARÁ COM HORTO MEDICINAL
-PREÇO DA CESTA BÁSICA SEGUE ESTABILIZADO COM PEQUENAS OSCILAÇÕES
EPAGRI E CIDASC ORGANIZAM ENCONTRO PARA DEBATER AS ZOONOSES
-CANDIDATOS APOIADOS POR PREFEITOS SE DESTACAM NA REGIÃO
-CARRO FURTADO NO RS E APREENDIDO PELA PM DE BARRACÃO
-OBJETOS FURTADOS EM RESIDÊNCIA SÃO RECUPERADOS PELA POLÍCIA

O tempo é de sol. A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais e cinco centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 30 centavos para a compra e quatro reais e 80 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

Quase duas mil pessoas morreram no terremoto e tsunami que devastaram a ilha de Sulawesi, na Indonésia. Autoridades locais temem um balanço ainda mais grave, pois estimam que mais de cinco mil habitantes continuam desaparecidos nesta segunda-feira. Até agora, as equipes de emergência encontraram mil 944 corpos na cidade de Palu e em seus arredores.

Um terremoto de magnitude cinco vírgula nove que abalou a costa noroeste do Haiti no fim de semana matou, até o momento, 15 pessoas. O fenômeno atingiu as comunidades de todo o país no sábado, provocando temores entre os habitantes que ainda se recuperam do terremoto de 2010, que deixou ao menos 200 mil mortos. Mais de um milhão e meio de pessoas ficaram nas ruas após essa catástrofe, que causou danos avaliados em 120 por cento do PIB nacional.

O Ministério Público venezuelano afirmou nesta segunda-feira que o vereador FERNANDO ALBÁN SALAZAR, supostamente envolvido na tentativa de atentado com drones contra o presidente NICOLÁS MADURO há pouco mais de dois meses, se suicidou ao se atirar do décimo andar de um prédio do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional quando seria transferido para um tribunal. Ele havia sido preso na última sexta-feira. O partido de oposição “Primero Justicia” afirma que ALBÁN "morreu assassinado nas mãos do regime de NICOLÁS MADURO".

A Câmara dos Deputados será composta por 513 deputados federais de 30 partidos diferentes. PT e PSL elegeram o maior número de representantes. A bancada do PT terá 56 deputados e a do PSL, 52. Em seguida com mais cadeiras na Casa aparecem PP com 37, MDB com 34 e PSD também com 34. Menos da metade dos deputados conseguiu se reeleger, ou seja 240 dos 513. Na comparação do resultado de 2018 com o de 2014, o MDB foi o que sofreu o maior revés. O número de deputados da sigla reduziu quase pela metade: pulou de 66 para 34 deputados.

O candidato do PSL à Presidência da República, JAIR BOLSONARO, desautorizou nesta segunda-feira em entrevista ao Jornal Nacional o general HAMILTON MOURÃO, candidato a vice em sua chapa. Em entrevistas, o vice afirmou que a elaboração de uma nova Constituição não precisaria passar por eleitos, sugeriu uma constituinte de notáveis e cogitou, em caso de anarquia, um "autogolpe" por parte do presidente com apoio das Forças Armadas. Ao responder, BOLSONARO declarou que Mourão foi "infeliz" ao dar essas declarações e que, apesar de o colega de chapa ser general e ele capitão, quem mandará no governo será o presidente. Ele garantiu que não poderá ir além do que a Constituição permite.

O candidato do PT à Presidência da República, FERNANDO HADDAD, declarou nesta segunda-feira em entrevista ao Jornal Nacional ter desistido de propor uma constituinte se eleito, conforme previa inicialmente o programa de governo do partido. Ele afirmou que pretende fazer reformas, como a bancária e a tributária, por meio de propostas de emenda constitucional enviadas ao Congresso. O presidenciável do PT também disse discordar do companheiro de partido JOSÉ DIRCEU. Em entrevista ao jornal "El Pais", o ex-ministro afirmou que é "uma questão de tempo para a gente tomar o poder". Ele também quer revogar a Emenda Constitucional que prevê que os gastos da União não podem crescer acima da inflação registrada no ano anterior.

O candidato do PSL, JAIR BOLSONORO venceu a eleição 262 municípios catarinenses, o equivalente a 88 por cento do total. Em 120 cidades, a votação foi superior à média do Estado que ficou em 65 por cento dos votos pró PSL. Os resultados mais expressivos foram registrados em Treze de Maio onde BOLSONORO obteve 83 por cento dos votos, Ascurra com 81 por cento e Botuverácom 80 por cento. O candidato do PT, FERNANDO HADDAD, que obteve 15 por cento da votação em Santa Catarina, venceu em 33 cidades. As taxas mais altas foram obtidas em Entre Rios com 65 por cento, Ipuaçu com 62 Cerro Negro com 57 por cento.

Além de carimbar a passagem de COMANDANTE MOISÉS para o segundo turno e emplacar quatro deputados na Câmara Federal e mais seis na Assembleia Legislativa, o PSL em Santa Catarina também concentrou a maioria dos votos na soma entre deputados estaduais e federais em Santa Catarina. O partido de JAIR BOLSONARO teve 769 mil votos para candidatos catarinenses à Câmara Federal, à frente do MDB, com 553 mil votos. Na lista de candidatos a deputado estadual, o PSL somou 553 mil votos, atrás apenas do MDB, com 619 mil votos.

Nesta segunda-feira, o candidato GELSON MERÍSIO, do PSD, que disputa o segundo turno ao governo de Santa Catarina afirmou que o foco nesta reta final de campanha será a segurança pública. Ele disse que a educação é uma prioridade sempre, mas neste momento é preciso fazer o enfrentamento do crime organizado. Já o candidato COMANDANTE MOISÉS, do PSL, disse que o foco no segundo turno será defender a proposta de enxugar a máquina pública. Ele também disse que vai continuar sem fazer o uso de recursos públicos e manter a chapa pura, sem acordos e coligações.

Confirmada nova edição do programa Novos Rurais na Casa Familiar Rural. Conforme o diretor da unidade de SJCedro, DOUGLAS PATEL, o programa é aplicado nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Ele afirma que devido ao sucesso e adesão dos alunos nas edições passada, a instituição local foi contemplada mais um ano com este programa que beneficiará com recursos financeiros projetos selecionados de alunos do terceiro ano. Eles fazem projetos visando implantar atividade agrícolas, diferentes das já desenvolvidas pelos pais, para que possam permanecer no campo com novas opções de renda. Já foram beneficiadas iniciativas de fruticultura, apicultura, novas culturas em pomares e várias outras. O “Novos Rurais” é gerido pelo Instituto Souza Cruz, responsável pela formatação da metodologia, elaboração dos materiais de formação, sistematização de informações e estabelecimento de indicadores de avaliação.

Programa ajuda a manter jovens no campo com atividades agrícolas diversificas. O diretor da Casa Familiar de SJCedro, DOUGLAS PATEL revela que neste seis anos foram 90 mil reais disponibilizados para os projetos de aproximadamente 35 estudantes. Nesta edição o valor total é de 18 mil. O valor vai contemplar projetos relacionados à criação de frangos caipiras, melhoramento de pastagens, piqueteamento, hortifrúti, entre outros. O diretor destacou que o programa oferece novas habilidades e competências aos estudantes, transformando-os em agentes capazes de agregar valor aos produtos e serviços da agricultura familiar.DOUGLAS destacou que a juventude rural tem grande importância no cenário econômico do país. A entrega dos recursos ocorreu durante um jantar na Linha São Domingos com a presença de administração e Sintraf. O evento contou com um público de aproximadamente 750 pessoas e terminou com uma confraternização.

Diretoria do Hospital São Lucas e instituto Santé promovem encontro para avaliar primeiros meses de gestão. O presidente, CLAUDEMIR PARMEGIANI afirma que o objetivo da reunião foi uma prestação de contas e também um planejamento conjunto para as próximas ações. Ele percebe várias mudanças neste curto período. O presidente lembra que é preciso de paciência para que o hospital se torne autossustentável, o que deve ocorrer em meados do ano que vem. O detalhamento será feito em junho de 2019. Ele percebe que a população está ansiosa e já questiona se a nova gestão está gerando lucro. Conforme ele já existe medidas que estão reduzindo despesas com correção de contratos com fornecedores. O sistema usado no hospital também será alterado. O grupo gestor reincidiu o contrato para reduzir despesas. Serão mil e 300 reais de economia. Mesmo com as medidas, o hospital segue com a campanha de contribuições via fatura de energia. Houve também doação de 5 mil reais do Lions e cerca de 15 mil da justiça para reformas.

Diretoria do Hospital São Lucas permanecesse à frente da instituição de saúde. O presidente CLAUDEMIR PARMEGIANI destaca que o Santé realiza a gestão e administração, mas, a equipe do município está diariamente no local também para fiscalizar os trabalhos. Ele lembra que o hospital é uma associação e todos munícipes são sócios. O presidente afirma que o objetivo é que a diretoria também aprenda com as falhas. Citou valores que deixavam de entra em conta e estão sendo recuperados. Outra meta é trazer especialidades que ainda não são oferecidas na região visando prospectar mais pacientes de toda região. Estão sendo feitos “pacotes de cirurgia” em convênio com municípios vizinhos. CLAUDEMIR comenta que o atendimento está sendo prestado normalmente para emergências, para as consultas e internações, além dos partos.

Unidade básica de Saúde de Guarujá do Sul contará com horto de plantas medicinais. De acordo com o secretário de Saúde, VOLNEI GOSSLER, a iniciativa faz parte do programa Farmácia Viva. Ele salienta que um mural, instalado no posto de saúde, mostra as plantas medicinais já estudadas no município e indica a aplicação delas para ações curativas e preventivas. Agora, segundo o secretário, o objetivo é ampliar a experiência com a implantação de um horto medicinal a fim de facilitar o reconhecimento das plantas e, mais tarde, poder fornecer mudas à população.

Valor dos produtos da cesta básica segue estabilizado com pequenas oscilações. De acordo com o empresário no ramo de mercados, ELTON ANGELI, a maioria dos itens permanece com preço igual, mas, houve aumento no arroz e açúcar. Ele explica que os percentuais são reajustados por semana e nos dois casos é devido à entressafra. O comerciante afirma que as carnes estão com valores viáveis, com aumento no frango de aproximadamente quatro por cento. Já os hortifrutigranjeiros estão decaindo e há bastante oferta e opções de legumes, verduras e similares. Ele observa que os consumidores apostam sempre nos produtos mais baratos. Quando há acréscimo às vendas continuam, porém, ANGELI percebe que em menor quantidade. Ele explica que para este início de outubro estão previstas mais variações. O supermercadista destaca que neste período iniciam as preparações de estoque de panetones, chocolates e espumantes. Os preços devem seguir estáveis em relação ao final do ano passado.

Epagri e Cidasc organizam encontro para debater as zoonoses. O agrônomo da Epagri de SJCedro, CLEITON FURLANETTO destaca que o objetivo é que o veterinário da Cidasc traga informações aos produtores sobre a brucelose e tuberculose. A reunião será no dia 23 deste mês, na câmara de vereadores, a partir das 14 horas. Ele lembra que além da sanidade do rebanho, a intenção é garantir a saúde dos trabalhadores do campo, já que as doenças são transmitidas de animais para humanos. Há relatos de agricultores com a doença. Ele lembra que existe um programa de certificação que prevê erradicar as doenças e também aumentar os lucros a partir do certificado que valoriza o preço de venda do leite e da carne. FURTANETTO afirma que o objetivo é esclarecer as famílias sobre custos dos exames e também as vantagens do programa.Lembra que gado com resultado positivo são abatidos. O governo indeniza o produtor.

Palma Sola tem o maior número de abstenção da comarca. De cinco mil 732 pessoas aptas a votar, compareceram quatro mil 437, tendo a maior abstenção dos municípios da comarca de Campo Erê, mil duzentos e noventa e três eleitores, não compareceram às urnas. Anchieta registrou 640 abstenções. O número de faltantes foi alto em praticamente todo país, na região 20 por cento do eleitorado não buscou as sessões para votar.

SJCedro teve 63 por cento dos votos para presidência depositados em BOLSONARO. O candidato do PSL abriu uma diferença de 3 mil 417 votos em relação ao segundo colocado nas urnas de São José do Cedro. O candidato à Presidente da República do PSL fez 5 mil 414 votos enquanto o FERNANDO HADDAD, do PT, fez mil 977 votos. BOLSONARO fez 63,51 por cento dos votos para presidente em São José do Cedro e HADDAD fez 21. Ainda receberam votos dos eleitores cedrenses os candidatos CIRO GOMES que obteve 360 votos, GERALDO ALCKMIN 272, JOÃO AMOÊDO 165, ALVARO DIAS 143 e HENRIQUE MEIRELLES 116 votos. Cabo DACIOLO fez 36 votos, MARINA SILVA teve 22, GUILHERME BOULOS somou 15, VERA LÚCIA 3 e EYMAEL fez 2 votos em Cedro. No município 198 votaram em branco e 396 anularam o voto para presidente. 2 mil 288 eleitores não compareceram às urnas em Cedro.

Eleitores de Princesa tem BOLSONARO como favorito de votos para presidência. O candidato recebeu 1.042 votos, o que significa 53,33% por cento dos válidos. Ele abriu uma diferença de 385 votos em relação ao segundo mais votado. HADDAD recebeu 657 votos, ou seja, 33,62 por cento dos válidos. Também receberam votos em Princesa no domingo os candidatos à presidência GERALDO ALCKMIN, que 98 votos, CIRO GOMES, que fez 60 votos e AMOÊDO que fez 40. MEIRELLES recebeu 25 votos, ALVARO DIAS 12, DACIOLO 10, MARINA e BOULOS cinco cada um. A abstenção foi de 17 por cento, o correspondente a 444 pessoas que não foram votar. Dos 82 por cento que compareceram, 53 votaram em branco e 102 anularam o voto para presidente.

MAURO MARIANI do MDB é o candidato a governador que recebeu mais votos em Princesa. O candidato ao governo que terminou o pleito na terceira posição é do mesmo partido da coligação que administra o município e tinha apoio do prefeito EDILSON VOLKEWEIS. Ele fez 648, o que representa 36,8 por cento dos válidos com a diferença de 169 votos em relação ao segundo mais votado no município. GELSON MERISIO, do PSD, fez 479 votos, 27 por cento do total. Em terceiro aparece DÉCIO LIMA com 452 votos, ou seja, 25 por cento dos votos para governador em Princesa. Comandante MOISES registrou 182 votos no município e isso quer dizer 10 por cento dos válidos. Em Princesa 143 pessoas votaram em branco para governador e outras 205 anularam o voto.

Em Guarujá do Sul JAIR BOLSONARO também fez maioria dos votos para presidente. Ele recebeu mil 638, ou 54 por cento dos votos válidos. O primeiro colocado na escalada do município abriu uma diferença de 721 votos em relação ao concorrente do segundo turno, FERNANDO HADDAD, que fez 917 votos. GOMES fez 167, ALCKMIN 104, AMOÊDO 88, ALVARO DIAS 51, MEIRELLES 24 e BOULOS 17. MARINA e DACIOLO fizeram 3 cada um. em Guarujá 168 pessoas anularam o voto para presidente e outros 84 votam em branco. A abstenção foi de 785 pessoas.

Candidato ao governo pelo PT foi o campeão de votos em Guarujá do Sul. O candidato de apoio ao prefeito CLAUDIO JUNIOR WESCHENFEDER foi o destaque no pleito de domingo para o cargo. DÉCIO LIMA somou 911 votos, o que representa 33 por cento dos válidos. Ele abriu uma diferença de 134 votos em relação ao segundo colocado no município, GELSON MERISIO, que fez 777 votos. O terceiro mais votado para o Governo do Estado foi MAURO MARIANI, que teve 597 votos, representando 22 por cento dos válidos. Em quarto lugar aparece o Comandante MOISES, que vai disputar o segundo turno com 393 votos. CAMASÃO teve 29, INGRID 4 e JESSÈ PEREIRA 1. Em Guarujá do Sul 341 eleitores anularam o voto para governador. Outros 214 votaram em branco.

Justiça Eleitoral precisou substituir apenas uma das urnas na quinquagésima Zona Eleitoral de Dionísio Cerqueira, Princesa, São José do Cedro e Guarujá do Sul. Segundo a juíza eleitoral, CAROLINA DENARDIN, a urna instalada na seção 152 da Escola Municipal Arco-Íris de Guarujá do Sul precisou ser substituída, mas não houve prejuízo à contabilização dos votos que já haviam sido registrados. O mesmo problema foi informado pela mesária MONICA TAUBE para reportagem no domingo. Ela explicou que houve transtornos, mas, que logo foram sanados. A magistrada avaliou o pleito do primeiro turno na região como positivo, uma vez que não foram registradas outras ocorrências. Contudo, muitos eleitores reclamaram da demora para o processo de identificação por meio da biometria. A supervisora do posto eleitoral de SJCedro, DEANA FANTON também citou questões pontais, mas que não foram graves. Ela destacou que de fato o cadastro com digitais gerou certo atraso devido a novidade e adequações nessa primeira testagem. A expectativa é que no dia 28 o pleito seja ainda mais rápido.

Câmara de Vereadores recebe dois projetos em sessão ordinária com a presença de moradores. A sessão de ontem teve a ausência de dois vereadores do MDB, FLAVIO DOS SANTOS e IRONI FEDRIZI. O presidente em exercício, CLÓVIS SCALCO destaca que as matérias que entraram ontem na casa de Leis preveem alterações no plano plurianual para 2019. O objetivo é adequar os gastos, incluir ações e suprimir algumas previstas, mas, que não haverá recursos. Ambos ficarão em estudo pelas comissões para votação. Ele explica que vários moradores do loteamento São Domingos e Bairro São Cristóvão estiveram no encontro devido a um projeto que foi amplamente debatido e gerou preocupação. O projeto é referente a desapropriação de uma área nas proximidades da subestação da Celesc, para futuramente construir um Estação de Tratamento de Esgoto. Os moradores próximos temem que a obra traga transtornos. O advogado, que é vizinho do terreno, PITER LAUSCHENER usou a palavra para citar questões pontuais do local. Apesar da pressão dos munícipes, o projeto foi aprovado pela bancada da situação. Da oposição havia apenas JOÃO DE ANDRADE que se absteve do voto.

Carro furtado é apreendido pela PM de Barracão. A polícia militar foi acionada pela secretária da Escola Novos Horizontes informando que um veículo do Rio Grande do Sul estaria estacionado por alguns dias na Rua Recieri Quinto Guareschi em frente a Apae. De posse dessas coisas a equipe de deslocou ao local fez a consulta pelo sistema onde nada de irregular foi constatado. Procedida a verificações no carro, foi constatado que a placa estava com o lacre violado e as numerações dos vidros não estavam de acordo com a numeração correta. Devido a porta do motorista estar destrancada foi verificado a numeração do chassi onde foi constatado que o veículo se tratava de um Hyundai HB20, emplacado em Porto Alegre com registro de furto no dia 27 de setembro. Diante dos fatos o automóvel foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Barracão para procedimentos.

A nona região de Polícia Militar de Fronteira atendeu 17 ocorrências relacionadas a eleição neste domingo. Em Maravilha houve um caso de “boca de urna”. Em Guaraciaba, uma pessoa foi detida por compra de votos. Em São Miguel do Oeste, houve um caso de distribuição de material eleitoral e em Itapiranga, uma pessoa foi detida por fazer transporte de eleitores. Além disso, a Polícia Militar prestou apoio à Justiça para apuração de várias denúncias envolvendo “boca de urna” e compra de votos. A Polícia Militar empregou, na operação Eleições, mais de 350 policiais militares em 74 viaturas.

Apenas duas ocorrências de cunho eleitoral foram registradas pela Polícia Civil neste domingo. De acordo com o delegado regional, ADRIANO BINI, as denúncias apuradas pela polícia são de transporte irregular de eleitores. Um caso foi registrado em Guaraciaba e o outro em Itapiranga. A Polícia Civil abriu inquérito para investigar as duas situações. Ao todo, foram empregados 62 policiais civis na operação das eleições deste ano.

Buraco na Willy Barth causa acidente com moto. Uma mulher que conduzia uma moto Honda Biz ficou ferida depois de cair em um buraco na Willy Barth, em São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu por volta das 13 horas desta segunda-feira, no bairro São Sebastião. A vítima, que sofreu escoriações nos braços, mãos, na perna esquerda e suspeita de fratura no tornozelo direito, foi atendida pelos bombeiros e levada ao Hospital Regional.

PM recupera objetos de furto no final de semana em SMOeste. A Polícia Militar foi acionada em função de um homem estar tentando trocar um capacete por bebida alcoólica em um estabelecimento comercial. Ao questionar a procedência do capacete, o homem relatou ter encontrado na rua. Como não havia ocorrência de furto o capacete foi apreendido. Em rondas a PM viu três motos estacionadas e em conversa com os proprietários, foi constatado que o capacete foi furtado do local. Já no sábado pela manhã, a PM atendeu uma ocorrência de recuperação de objetos furtados, associada à possível prática do crime de receptação, na Rua Chuí. O solicitante informou que ao passar pela rua, deparou-se com uma bicicleta, que havia sido furtada em sua residência, há cerca de duas semanas. A bicicleta estava de posse de um adolescente. Foi acionado o conselho tutelar e confeccionados os procedimentos pertinentes ao caso.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.