ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco segunda-feira 09 09 19

-BOLSONARO PASSA POR CIRURGIA E DEVE REASSUMIR PRESIDENCIA NA SEXTA

-DEFESA CIVIL VAI DESTINAR MATERIAL PARA 835 PONTES NO INTERIOR

-ESTIAGEM AINDA PREOCUPA COORDENADORIA REGIONAL DA DEFESA CIVIL

-CONSAD ANALISA AMPLIAÇÃO DO NÚMERO DE MUNICÍPIOS ATENDIDOS

-IBGE VAI CONTRATAR MAIS DE 150 PESSOAS NA REGIÃO PARA O CENSO DE 2020

-CARRO BATE EM POSTE, CAPOTA E DEIXA TRÊS PESSOAS FERIDAS

-DUAS PESSOAS SOFREM FRATURAS EM COLISÃO FRONTAL ENTRE CARRO E CAMINHÃO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 35 graus. A mínima das últimas horas foi de 21 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 20 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 95 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a sete centavos para a compra e nove centavos para venda.

As duas ondas de calor intenso registradas na França em junho e julho deste ano deixaram pelo menos mil e 500 mortos no país. A informação foi divulgada neste domingo pelo Ministério da Saúde. O número é ainda é dez vezes menor do que as mortes provocadas pela onda de calor de 2003. A onda de calor mais letal na França aconteceu no verão de 2003, com 15 mil mortes relacionadas às temperaturas excessivas. No dia 28 de junho, a França superou seu recorde histórico de temperatura absoluta desde que essas medições são feitas, com quase 46 graus.

Os talibãs afirmaram neste domingo que os Estados Unidos "vão sofrer mais do que ninguém" depois que o presidente DONALD TRUMP suspendeu, de repente, as conversas em curso. O grupo, porém, deixou as portas abertas para futuras negociações. O objetivo dos encontros, que se arrastam há mais de um ano, é pôr fim à mais longa guerra em que os Estados Unidos já se envolveram. O secretário de Estado americano, MIKE POMPEO, reagiu, afirmando neste domingo que os EUA estão dispostos a reabrir as negociações, se os talibãs mudarem de atitude e respeitarem seus acordos.

Após 46 anos do golpe de Estado que instaurou a ditadura no Chile, a figura de Augusto Pinochet segue dividindo os chilenos. Neste domingo, uma grande marcha em memória de suas vítimas terminou em confrontos com a polícia. Manifestantes encapuzados, com pedras e paus, entraram em confronto com agentes das forças especiais, que aguardaram o avanço da multidão pelo centro de Santiago até chegar ao memorial no Cemitério Geral. A polícia prendeu vários manifestantes no local.

A força-tarefa da Operação Lava Jato denunciou nesta sexta-feira o executivo da empreiteira GDK CÉSAR ROBERTO SANTOS DE OLIVEIRA por corrupção e lavagem de dinheiro. A denúncia envolve contratos com a Petrobras entre julho de 2007 e abril de 2012, conforme o Ministério Público Federal. Segundo a força-tarefa, o executivo pagou propina ao então gerente de engenharia da Petrobras, PEDRO BARUSCO, com a finalidade de garantir benefícios à empreiteira em licitações, contratos e aditivos com a estatal. A denúncia indica que OLIVEIRA fez uma transferência de 200 mil dólares para o então gerente da Petrobras em uma operação envolvendo offshores, em janeiro de 2009.

O ministro GILMAR MENDES, do Supremo Tribunal Federal, determinou neste domingo a suspensão dos efeitos da decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que autorizava a prefeitura carioca a apreender na Bienal do Livro publicações que tratem da temática LGBT para o público jovem. Na quinta-feira, o prefeito do Rio, MARCELO CRIVELLA, determinou o recolhimento de livros tidos como "impróprios para menores", em especial o romance gráfico "Vingadores, a cruzada das crianças", que contém o desenho de um beijo entre dois personagens masculinos. A organizadora da bienal entrou com um mandado de segurança e o STF impediu a apreensão dos livros.

O presidente da República em exercício, HAMILTON MOURÃO, afirmou neste domingo que vai "manter as coisas funcionando normalmente, tranquilamente" durante o período em que estiver no exercício do cargo. Segundo MOURÃO, "não há nada previsto" para ser decidido nos próximos dias. Com a cirurgia do presidente JAIR BOLSONARO, MOURÃO comandará o Palácio do Planalto até a próxima quinta-feira. Nesta segunda, o presidente em exercício estará em São Paulo e participará da Conferência Anual do Conselho Empresarial Brasil-China. Ele também deve visitar BOLSONARO no hospital. A cirurgia para correção de uma hérnia do presidente durou cinco horas e, segundo a equipe médica, foi bem sucedida.

Um projeto da Defesa Civil vai destinar partes da ponte Hercílio Luz para a construção de novas pontes pelo interior de Santa Catarina. De acordo com o órgão, é possível instalar 835 pontes de aço com partes da estrutura utilizada na reforma da ponte que fica na capital do estado. O objetivo da Defesa Civil é substituir pontes de madeira que estão em situação precária nos municípios catarinenses. O órgão está em contato com as prefeituras para concluir um levantamento sobre a demanda de pontes. Os materiais devem ser distribuídos a partir do próximo mês.

O ex-prefeito de Pinhalzinho ANECLETO GALON, um empresário e mais seis pessoas foram condenados por corrupção. O esquema envolvia fraudes em concursos públicos e licitações do município do Oeste catarinense. O caso foi descoberto durante a Operação Gabarito, feita em 2008 em várias cidades do Oeste do estado. O ex-prefeito e o empresário receberam penas de prisão em regime semiaberto e podem recorrer da sentença. Segundo o Ministério Público, em abril de 2007, a empresa do empresário condenado na ação venceu uma licitação para fazer um concurso público de Pinhalzinho. Em seguida, GALON, na época prefeito, e um assessor de planejamento municipal pediram ao empresário que manipulasse o resultado da prova. Como recompensa, a empresa seria beneficiada na licitação para outro concurso, que seria feita em 2008.

Se a decisão precisasse ser tomada hoje, Santa Catarina não iria aderir ao programa de auxílio financeiro a Estados e municípios em discussão no Congresso Nacional. O chamado Plano Mansueto, em referência a seu autor, MANSUETO ALMEIDA, secretário do Tesouro, ainda está em início de tramitação na Câmara dos Deputados. A avaliação inicial da Secretaria da Fazenda de Santa Catarina é que não vale a pena. Para aderir ao plano, é necessário aceitar três de oito condicionantes e a principal delas é a privatização de bancos, companhias de energia, saneamento ou gás. Com o Plano Mansueto, o estado seria autorizado a contratar empréstimos até por cento da receita corrente líquida, o que representa 730 milhões de reais diluídos em quatro parcelas.

A gerencia regional de saúde está intensificando a campanha de vacinação contra febre amarela e sarampo na região de fronteira. A informação é da técnica de enfermagem da Gerencia, SILENE HEBERT. De acordo com ela, a campanha vai acontecer na fronteira entre os dias 16 a 27 de setembro. A iniciativa envolve os países do Mercosul em razão da reemergencia em relação ao sarampo e febre amarela. SILENE comentou que as pessoas devem ficar atentas ao risco de volta dessas duas doenças e buscar a vacinação. Ela ressaltou que a vacina é a melhor forma de proteger e evitar os novos casos.

Santa Catarina é o estado com maior expectativa do Brasil e a longevidade dos catarinenses tem uma série de explicações. A afirmação é da médica geriatra IVETE SPAGNOL. Ela participou do Peperi Entrevista de sexta-feira e disse que os catarinenses vivem mais em razão de outros indicadores importantes do estado, como por exemplo, a baixa taxa de mortalidade infantil, o melhor acesso a saúde, educação e emprego. A médica também ressaltou que os idosos estão vivendo mais e com melhor qualidade de vida. O desafio, no entanto, é a preparação da sociedade para um contingente cada vez maior de pessoas com idade acima dos 60 anos.

Um dos principais problemas que atinge a terceira idade é o acesso à saúde e a dificuldade em definir quem vai cuidar desse idoso. Segundo a médica geriatra, IVETE SPAGNOL, o estado não comporta o atendimento dessa demanda e as famílias, cada vez menores, também enfrentam um dilema sobre como será o cuidados das pessoas idosas. A médica disse que essa é uma questão que precisa ser resolvida e não dá para ficar esperando apenas pelo estado. Ela comentou que as famílias e as comunidades precisam pensar em como será a inclusão dos idosos e o espaço que essas pessoas vão ocupar na sociedade. A entrevista completa com a geriatra IVETE SPAGNOL pode ser conferida no portal da Peperi na internet.

O sindicato dos produtores rurais abriu mais uma turma do curso de Inclusão digital rural na última sexta-feira. A informação é do presidente da entidade, ADAIR TEIXEIRA. A abertura do curso ocorreu na Linha Dois Irmãos em parceria com a secretaria municipal de Agricultura. Ele explicou que essa capacitação é uma das mais procuradas pelos agricultores do município. A turma que iniciou as aulas na última sexta tem oito produtores rurais. TEIXEIRA citou que as aulas são ministradas por técnicos do Senar e o curso é gratuito. O sindicato realizada entre oito e dez capacitações por mês em diferentes áreas do conhecimento.

Começou nesta segunda-feira uma campanha de recuperação de crédito no comércio do município. A edição deste ano conta com mais de 30 empresas que vão oferecer redução de cem por cento de juros e multas de dívidas com mais de um ano em aberto. Além disso, as lojas também vão propor renegociações de dívidas que facilitem a quitação dos débitos.A campanha não incluidívidas que estejam em cobrança judicial ou assessorias de cobrança, devido à complexidade. Valores protestados em cartório podem ser negociados nas empresas e, posteriormente liquidados. Segundo a CDL, o objetivo da iniciativa é recuperar valores que estão fora do comércio e limpar o nome de consumidores para que eles possam voltar as compras.

As dívidas de consumidores do comércio registradas no SPC chegam a sete milhões de reais. De acordo com a CDL, cerca de seis mil pessoas estão negativadas no serviço de proteção ao crédito. Foi por conta desse quadro que a entidade lançou a campanha “Recupere seu crédito”. A campanha iniciou hoje e vai até o dia 11 de outubro. O consumidor deve procurar diretamente as empresas nas quais está negativado, ou então fazer uma consulta no balcão da CDL para constatar a inadimplência. A relação das empresas participantes está nas redes sociais e no site da entidade. As lojas também serão identificadas com um cartaz da campanha.

A região ainda vive um período de estiagem. A afirmação é do coordenador regional da Defesa Civil, FABIANO GALIAZZI. Ele esteve no RPN primeira edição de hoje e afirmou que apesar das chuvas do início do mês, o quadro ainda é preocupante no extremo-oeste. GALIAZZI explicou que o volume de chuvas nos meses de junho, julho e agosto foi de cerca de 110 milímetros. A quantidade é apenas um terço do volume histórico para o período. Ele comentou que a falta de chuva provocou dificuldades para o abastecimento de comunidades rurais e afetou algumas culturas importantes, como o leite por exemplo. O prejuízo, que ainda está sendo calculado, é irreversível.

A dificuldade em enfrentar períodos de estiagem é um problema cultura no extremo-oeste. A observação é do coordenador regional da Defesa Civil, FABIANO GALIAZZI. De acordo com ele, a primeira questão é de conscientização. GALIAZZI disse que é preciso cuidar mais das fontes de água e investir em estruturas de armazenagem da água da chuva. O coordenador da Defesa Civil disse que, além disso, o governo também tem políticas e ações para auxiliar os agricultores a amenizara os efeitos de períodos com pouca chuva. Ele comentou que os produtores podem fazer projetos e buscar recursos do governo para a construção de cisternas ou outros sistemas de prevenção.

A coordenadoria regional da Defesa Civil está finalizando o levantamento dos municípios com interesse em receber materiais para a substituição de pontes no interior. De acordo com o coordenador do órgão, FABIANO GALIAZZI, o órgão está disponibilizando os chamados “kits metálicos de transposição” para as prefeituras. A Defesa Civil vai encaminhar os pedidos para Florianópolis e os materiais serão recortados de acordo com a necessidade de cada município. Ele disse que existe uma demanda muito grande por novas pontes na região, já que as estruturas atuais são de madeiras e já apresentam alguns problemas. O levantamento ainda está em curso e as prefeituras com interesse nos kits devem procurar a Defesa Civil.

O Consad Extremo-oeste atende 29 municípios de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. A informação é do presidente do consórcio de segurança alimentar e prefeito de Tunapolis, RENATO PAULATA. De acordo com ele, mais de 20 agroindústrias conseguiram a certificação e a autorização para a venda de produtos de origem animal em todo pais através do consórcio. Na semana passada, por exemplo, o Consad entregou mais uma certificação para uma empresa do sudoeste do Paraná. O consórcio é responsável pelo Suasa que faz o serviço de inspeção de empreendimentos que produzem produtos de origem animal de acordo com as normas do Ministério da Agricultura.

A equipe do Consad, formada por três médicos veterinários e dois funcionários do setor administrativo, é suficiente para atender a demanda de empreendimentos da região que estão em busca de certificação para vender em todo o país. De acordo com o presidente do consórcio de segurança alimentar e prefeito de Tunapolis, RENATO PAULATA, o órgão também atua em conjunto com as equipes de inspeção das prefeituras. Ele disse outras cidades dos três estados do sul estão interessadas em ingressar no consórcio. Se isso acontecer, o Consad terá que ampliar a equipe técnica para atender o possível aumento de pedidos para emissão dos certificados de inspeção de origem animal.

O Brasil conta com apenas três consórcios que fazem o trabalho de inspeção e autorização de empreendimentos agroindustriais para a comercialização de produtos de origem animal em conformidade com as regras do Ministério da Agricultura e Pecuária. Segundo o presidente do consórcio de segurança alimentar e prefeito de Tunapolis, RENATO PAULATA, além do Consad, o pais tem apenas mais duas regiões com órgãos regionais desse tipo. Ele explicou que o consórcio de segurança alimentar reduz o tempo e facilita a obtenção das licenças para venda dos produtos em todo o país. Se não fosse a atuação do Consad, pequenas empresas levariam um tempo muito maior para obtenção dos certificados.

A população de São Miguel do Oeste chegou a 40 mil 482 habitantes. O dado é da estimativa populacional divulgada recentemente pelo IBGE. O número representa um crescimento de quase um por cento na comparação com os dados do censo agropecuário de 2010. Naquele ano, a população da cidade era de 36 mil 306 moradores. Na região da Ameosc, a estimativa apontou que existe 170 mil 549 mil moradores, cerca de seis mil a mais do que o último censo demográfico. Em 2010 eram 164 mil 343 habitantes. De acordo com o coordenador regional do IBGE, CLAUDIO RADTCKE JUNIOR, o crescimento ficou dentro da expectativa do órgão, tanto para a região quanto para o município.

O IBGE já começou os preparativos para o censo demográfico de 2020 na região. A informação é coordenador do órgão no extremo-oeste, CLAUDIO RADTCKE JUNIOR. Ele explicou que a equipe do IBGE, formada por nove pessoas, trabalha no cadastro de endereços para facilitar a coleta de informaçõesno ano que vem. CLAUDIO esteve no Peperi Entrevista de sábado e explicou que cerca de 150 pessoas serão contratadas para trabalhar no censo de 2020. Os editais para as vagas que serão preenchidas via processo seletivo serão lançados a partir dos próximos meses. 80 por cento das vagas na região são para recenseadores, ou seja, os pesquisadores que vão fazer as entrevistas nas casas dos moradores.

A coleta de informações para o censo demográfico de 2020 deve começar no mês de agosto. As equipes de campo terão três meses para fazer todas as entrevistas com os moradores. Além da contagem da população, o censo vai buscar informações sociais e econômicas que serão importante para a definição de políticas públicas por parte dos governos. O coordenador regional do IBGE, CLAUDIO RADTCKE JUNIOR explicou que todo o trabalho será digitalizado e isso vai contribuir para o aumento da precisão das informações sobre a população.

O depósito de merenda escolar da Prefeitura de São Miguel do Oeste foi invadido neste final de semana. Aparentemente nada foi levado do local, no entanto, servidores estão efetuando levantamentos para conferir se algum material ou alimentos foram furtados. O caso foi registrado após os funcionários chegarem para trabalhar na manhã desta segunda-feira. Eles se depararam com uma janela aberta e foram informados por pedreiros de uma obra ao lado que a escada utilizada na construção estava próxima a janela que deu acesso ao depósito. O local possui sistema de videomonitoramento e as imagens devem ser analisadas para tentar identificar a autoria do crime. A Polícia Militar foi acionada e registrou um Boletim de Ocorrência.

Um caminhão carregado com leite tombou no início da manhã desta segunda-feira na BR 282. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a suspeita é de que o condutor tenha dormido ao volante. O homem, que não teve a identidade revelada, conduzia um Mercedez Benz Atego de São João do Oeste. O acidente ocorreu pouco depois das seis horas e não deixou feridos. As equipes de guincho trabalharam para a remoção do veículo durante a manhã desta segunda-feira.

Três pessoas ficaram feridas em um acidente de transito neste domingo em Campo Ere. A colisão aconteceu por volta das sete horas da noite nas proximidades do limite com Marmeleiro. O motorista de um Uno de Campo Ere perdeu o controle da direção, saiu da pista, bateu contra um poste da rede elétrica e capotou. O condutor do carro, um homem de 21 anos, sofreu escoriações nos braços e pernas. O carona, de 22 anos, teve escoriações na perna e na cabeça. Os dois foram socorridos pelos bombeiros e conduzidos ao hospital Santo Antônio de Campo Erê. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma terceira vítima chegou a ser atendida, mas fugiu do local sem apresentar os documentos.

Um acidente entre Cunha Porã e Palmitos deixou duas pessoas feridas neste final de semana. A colisão aconteceu por volta das dez horas da noite de sábado no trevo de Santa Lúcia, em Palmitos e envolveu um Fox de Palmitos e um caminhão Iveco de Chapecó. Os bombeiros atenderam um rapaz de 24 anos, motorista do Fox, que sofreu fratura exposta no joelho direito. Outra vítima, uma mulher de 26 anos, passageira do Fox, estava presa no interior do veículo, sem o cinto de segurança. Foi necessário realizar o corte das ferragens para a retira da vítima que sofreu fraturas nas pernas. A terceira vítima, um rapaz de 24 anos, motorista do caminhão, estava fora do veículo e relatava dores no joelho direito. As vítimas foram conduzidas ao hospital de Palmitos.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.