ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 09/09/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 35 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e.... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 20 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 95 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a sete centavos para a compra e nove centavos para venda.

As duas ondas de calor intenso registradas na França em junho e julho deste ano deixaram pelo menos mil e 500 mortos no país. A informação foi divulgada neste domingo pelo Ministério da Saúde. O número é ainda é dez vezes menor do que as mortes provocadas pela onda de calor de 2003. A onda de calor mais letal na França aconteceu no verão de 2003, com 15 mil mortes relacionadas às temperaturas excessivas. No dia 28 de junho, a França superou seu recorde histórico de temperatura absoluta desde que essas medições são feitas, com quase 46 graus.

Os talibãs afirmaram neste domingo que os Estados Unidos "vão sofrer mais do que ninguém" depois que o presidente DONALD TRUMP suspendeu, de repente, as conversas em curso. O grupo, porém, deixou as portas abertas para futuras negociações. O objetivo dos encontros, que se arrastam há mais de um ano, é pôr fim à mais longa guerra em que os Estados Unidos já se envolveram. O secretário de Estado americano, MIKE POMPEO, reagiu, afirmando neste domingo que os EUA estão dispostos a reabrir as negociações, se os talibãs mudarem de atitude e respeitarem seus acordos.

Após 46 anos do golpe de Estado que instaurou a ditadura no Chile, a figura de Augusto Pinochet segue dividindo os chilenos. Neste domingo, uma grande marcha em memória de suas vítimas terminou em confrontos com a polícia. Manifestantes encapuzados, com pedras e paus, entraram em confronto com agentes das forças especiais, que aguardaram o avanço da multidão pelo centro de Santiago até chegar ao memorial no Cemitério Geral. A polícia prendeu vários manifestantes no local.

A força-tarefa da Operação Lava Jato denunciou nesta sexta-feira o executivo da empreiteira GDK CÉSAR ROBERTO SANTOS DE OLIVEIRA por corrupção e lavagem de dinheiro. A denúncia envolve contratos com a Petrobras entre julho de 2007 e abril de 2012, conforme o Ministério Público Federal. Segundo a força-tarefa, o executivo pagou propina ao então gerente de engenharia da Petrobras, PEDRO BARUSCO, com a finalidade de garantir benefícios à empreiteira em licitações, contratos e aditivos com a estatal. A denúncia indica que OLIVEIRA fez uma transferência de 200 mil dólares para o então gerente da Petrobras em uma operação envolvendo offshores, em janeiro de 2009.

O ministro GILMAR MENDES, do Supremo Tribunal Federal, determinou neste domingo a suspensão dos efeitos da decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que autorizava a prefeitura carioca a apreender na Bienal do Livro publicações que tratem da temática LGBT para o público jovem. Na quinta-feira, o prefeito do Rio, MARCELO CRIVELLA, determinou o recolhimento de livros tidos como "impróprios para menores", em especial o romance gráfico "Vingadores, a cruzada das crianças", que contém o desenho de um beijo entre dois personagens masculinos. A organizadora da bienal entrou com um mandado de segurança e o STF impediu a apreensão dos livros.

O presidente da República em exercício, HAMILTON MOURÃO, afirmou neste domingo que vai "manter as coisas funcionando normalmente, tranquilamente" durante o período em que estiver no exercício do cargo. Segundo MOURÃO, "não há nada previsto" para ser decidido nos próximos dias. Com a cirurgia do presidente JAIR BOLSONARO, MOURÃO comandará o Palácio do Planalto até a próxima quinta-feira. Nesta segunda, o presidente em exercício estará em São Paulo e participará da Conferência Anual do Conselho Empresarial Brasil-China. Ele também deve visitar BOLSONARO no hospital. A cirurgia para correção de uma hérnia do presidente durou cinco horas e, segundo a equipe médica, foi bem sucedida.

Um projeto da Defesa Civil vai destinar partes da ponte Hercílio Luz para a construção de novas pontes pelo interior de Santa Catarina. De acordo com o órgão, é possível instalar 835 pontes de aço com partes da estrutura utilizada na reforma da ponte que fica na capital do estado. O objetivo da Defesa Civil é substituir pontes de madeira que estão em situação precária nos municípios catarinenses. O órgão está em contato com as prefeituras para concluir um levantamento sobre a demanda de pontes. Os materiais devem ser distribuídos a partir do próximo mês.

O ex-prefeito de Pinhalzinho ANECLETO GALON, um empresário e mais seis pessoas foram condenados por corrupção. O esquema envolvia fraudes em concursos públicos e licitações do município do Oeste catarinense. O caso foi descoberto durante a Operação Gabarito, feita em 2008 em várias cidades do Oeste do estado. O ex-prefeito e o empresário receberam penas de prisão em regime semiaberto e podem recorrer da sentença. Segundo o Ministério Público, em abril de 2007, a empresa do empresário condenado na ação venceu uma licitação para fazer um concurso público de Pinhalzinho. Em seguida, GALON, na época prefeito, e um assessor de planejamento municipal pediram ao empresário que manipulasse o resultado da prova. Como recompensa, a empresa seria beneficiada na licitação para outro concurso, que seria feita em 2008.

Se a decisão precisasse ser tomada hoje, Santa Catarina não iria aderir ao programa de auxílio financeiro a Estados e municípios em discussão no Congresso Nacional. O chamado Plano Mansueto, em referência a seu autor, MANSUETO ALMEIDA, secretário do Tesouro, ainda está em início de tramitação na Câmara dos Deputados. A avaliação inicial da Secretaria da Fazenda de Santa Catarina é que não vale a pena. Para aderir ao plano, é necessário aceitar três de oito condicionantes e a principal delas é a privatização de bancos, companhias de energia, saneamento ou gás. Com o Plano Mansueto, o estado seria autorizado a contratar empréstimos até por cento da receita corrente líquida, o que representa 730 milhões de reais diluídos em quatro parcelas.

Caps desenvolve extensa programação no Setembro Amarelo. JULIANA ANSILIERO, coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Regional, de Campo Erê, lembra que as atividades começaram com uma palestra motivacional, com a finalidade de prevenir suicídio. Salienta que todo dia a entidade trabalha essa questão, mas é em setembro que procura chamar mais atenção de toda população, para esse problema de saúde mental que atinge cada vez mais a sociedade. O Caps de Campo Erê atende os 4 municípios da comarca mais Anchieta.

Escolas de Campo Erê são convidadas a participar do Setembro Amarelo. Com isso, o Centro quer alertar crianças e jovens da necessidade de ficarem firmes no propósito de evitar, a todo custo, atentado contra a própria vida. Dia 19 a programação será encerrada com 4 palestras, para todos os públicos, com o tema A Conscientização Sobre Prevenção Do Suicídio. Depressão não é o único motivo para a pessoa tirar sua vida. Conforme JULIANA ANSILIERO a causa principal é o sofrimento.

Vários são os motivos para provocar suicídio. De acordo com a coordenadora do Caps, os profissionais identificaram situações importantes como: culpa, desespero, depressão, ansiedade, doença, abuso, uso de substância química e até mesmo impulso. Também figuram na lista: isolamento, problema financeiro e separação. JULIANA chama atenção para o seguinte: pessoa que já procurou se matar, pode tentar de novo. Segundo a enfermeira, toda pessoa tem potencial para tentar se suicidar. Quem tem uma arma, fica ainda mais perigoso.

Furto de energia elétrica é preocupação constante da Celesc. Conforme o gerente comercial da empresa na região, SANDRO VALMÓRBIDA, são identificados casos de furto de energia e fraudes no sistema, os populares “gatos”. O gerente esclarece que o furto de energia se caracteriza em uma ligação direta da rede de distribuição sem o conhecimento da empresa. No caso de fraude, o que ocorre é um pouco diferente, e é quando o cliente mexe no relógio medidor, alterando o consumo real com objetivo de reduzir a tarifa. Ambas situações são crimes de estelionato e estão previstas em lei com pena de um até quatro anos de reclusão. O gerente revela que além da questão financeira, há preocupação quanto aos acidentes

Em caso de confirmação o cliente pode ter o fornecimento de energia interrompido. Além disso, explica SANDRO, responde um processo criminal e precisa ressarcir a Celesc. Ainda há uma série de transtornos para reativação para que a ligação regular seja refeita.

Ligações irregulares geram risco de incêndios e de acidentes graves. O gerente regional da Celesc, SANDRO VALMBÓRBIDA afirma que os casos mais comuns e frequentes são os choques, que tem diversas intensidades e podem ser fatais. Outras situações geram curto circuito e consequentemente incêndio em casas e empresas. Ele comenta os transformadores também operam para determinadas potências de energia, conforme o número de cadastros.

Nas unidades irregulares não há contagem, podendo gerar uma sobrecarga e instabilidade no sistema. O gerente cita também que quando Anel faz a verificação tarifária, o valor das irregularidades é diluído e rateado entre os demais consumidores. O gerente salienta que quando há uma diferença o sistema acusa com sinal de alerta e os funcionários vão a campo para detectar o problema. Em algumas circunstâncias pode haver problema no medidor. Paralelamente são realizadas fiscalizações nas unidades consumidoras. O gerente comenta que são mais de 115 mil unidades atendidas na região. Duas equipes trabalham nesta semana nesta verificação. SANDRO informa um caso há duas semanas em que o morador foi detido pela polícia Civil em Mondai.

Começa hoje prazo para revisão do eleitorado em São Bernardino. A informação é do Chefe do Cartório Eleitoral da comarca de Campo Erê, DANIEL CORREA. Segundo ele, o prazo segue até dia oito de novembro, mesmo prazo da biometria dos eleitores de Palma Sola. É importante, ressalta o chefe, não deixar a revisão para última hora, pois são dois municípios ao mesmo tempo fazendo a revisão com biometria, em um só cartório.

São Bernardino começa revisão do eleitorado com 80 por cento dos eleitores revisados. Afirmação é do chefe do cartório eleitoral. De acordo com ele, o prazo inicia hoje, mas os eleitores já vinham fazendo o serviço junto ao cartório. Na opinião dele, esse é um ótimo número, e acredita que esse município não terá problemas com a revisão. Já Palma Sola, o prazo está vigente desde início do ano, e até agora tem apenas 75 por cento dos eleitores com a revisão do eleitorado feita. Chama atenção de todos os eleitores, pois quem não fizer o serviço dentro do prazo terá o título de eleitor cancelado, ficando impossibilitado de votar nas próximas eleições.

Ex-Prefeito, empresário e mais seis pessoas são condenadas por corrupção. O ex-Prefeito de Pinhalzinho ANECLETO GALON, o empresário TARCÍSO IMMIG, proprietário da IPX Consultoria Cursos e Concursos, e mais seis pessoas foram condenados por corrupção na Comarca de Pinhalzinho. Os réus foram denunciados por um esquema que fraudou concurso público e licitação do município e que, conforme apurou o Ministério Público de Santa Catarina, se repetia em outras cidades do Oeste do estado. As penas variam de seis a dois anos de prisão e a decisão é passível de recurso.

Segundo a denúncia, a empresa em 2007 venceu uma licitação para promoção de concurso público. Depois, o prefeito e o Assessor de Planejamento Municipal DAVID KLEIN solicitaram ao proprietário da empresa a manipulação do resultado do certame. Como recompensa, a empresa seria beneficiada de maneira fraudulenta na licitação para outro concurso, a ser realizado no ano seguinte. Para privilegiar os candidatos escolhidos, o Assessor de Planejamento os chamou na Prefeitura, onde assinaram gabaritos oficiais em branco, que posteriormente receberam respostas corretas e substituíram os cartões de respostas preenchidos no dia das provas.

Promessa de um novo contrato foi cumprida no ano seguinte, mediante licitação fraudada. Outras empresas participaram apenas para dar ares de legalidade ao processo, apresentando orçamento superior ao da IPX, vencedora com o orçamento de sete mil 870 reais. A nova licitação foi, também, uma oportunidade para os agentes públicos novamente privilegiarem candidatos. Desta vez, além do Prefeito e do Assessor de Planejamento, o Secretário de Saúde, ELÓI TREVISAN, e o Superintendente da Fundação Municipal de Esportes, SÉRGIO MAZONETTO, também indicaram as pessoas que deveriam ser aprovadas no certame.

Candidata à vaga de enfermeira, GABRIELA MAROSTICA, por intermédio de sua irmã, KELLY FERRONATO, prometeu ao proprietário da empresa promotora do concurso dar a ele seu primeiro salário em troca da aprovação. VOLMAR GANDOLFI, cunhado de GABRIELA, também intercedeu em seu favor junto aos agentes públicos. O que os réus não sabiam é que, desde o primeiro concurso, o grupo já era investigado pelo Ministério Público. Apuração teve início um dia antes da prova, quando candidatos ao certame foram à Promotoria de Justiça da Comarca de Pinhalzinho e apresentaram uma lista das pessoas que seriam privilegiadas.

Com a divulgação do resultado contendo os nomes indicados, foi dado andamento à investigação. Elas apontaram que a empresa IPX Consultoria, Cursos e Concursos estaria envolvia em fraudes de licitações em cidades do Extremo Oeste de Santa Catarina e até do Rio Grande do Sul, para que fosse vencedora e realizasse concursos públicos, com posterior benefício de alguns candidatos escolhidos por funcionários públicos municipais. No dia 31 de maio de 2008 foi deflagrada a Operação Gabarito por uma força-tarefa composta pelo MPSC, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Estado da Fazenda e Instituto Geral de Perícias. Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão preventiva nos municípios de Itapiranga, Descanso, Mondaí e Águas de Chapecó

GLOBO-MACHETES-SEGUNDA-09.09.19-MÁRCIA

Um homem foi preso ontem, após furtar alguns objetos na igreja do KM 15 no interior do município de Marmeleiro. De acordo com a Polícia Militar, moradores da comunidade flagraram o suspeito arrombando a janela da igreja e posteriormente fugindo para o mato. As equipes policiais de Marmeleiro e Renascença realizaram buscas e localizaram o homem escondido em uma valeta. Com ele foram encontrados os objetos furtados na igreja. O homem, oriundo da Argentina e os objetos apreendidos foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil.

Semirreboque se desprende e cai na pista. O acidente ocorreu por volta das 15 horas e 30 minutos de sábado, no Km 40,300 na SC 157. Um semirreboque se desprendeu e caiu sobre a pista. Ele era tracionado por um Caminhão Trator de Formosa do Sul, conduzido por um homem de 60 anos, que saiu ileso.Os danos foram de pequena monta no semirreboque.

O acidente ocorreu por volta 17 horas de sábado, no Km 08,350 da SC 305 no município de São Lourenço do Oeste. Foi uma colisão transversal frontal envolvendo uma motocicleta Honda CG 150de São Lourenço, pilotada por um homem de 19 anos. Ele teve ferimentos leves,e uma FordRanger de Pato Branco, dirigida por um homem de 52 anos, que saiu ileso. Na moto foram registrados danos de grande monta e na Ranger de pequena.

Incêndio mobiliza bombeiros. Por volta das 18 horas e 40 minutos de ontem, o Corpo de Bombeiros de Campo Erê foi chamado para atender a um incêndio em vegetação, na Avenida Bandeirantes, no centro de Campo Erê, próximo fórum. Ao chegar no local confirmou o sinistro em terreno baldio. As chamas consumiram aproximadamente 900 metros quadrados de uma área total 7000. Foram utilizados cerca de 900 litros de água para controle de chamas e rescaldo.

Residência fica destruída por incêndio. Por volta das 21 horas de sábado, a guarnição do Corpo de Bombeiros de Campo Erê foi chamada para atender a um incêndio em casa na Rua Pedro José, bairro Cidade Alta, em Saltinho. Ao chegar ao local, a guarnição se deparou com uma residência de aproximadamente 42 metros totalmente consumida pelas chamas. O local foi isolado e realizado o corte de energia. Os bombeiros fizeram o rescaldo com cerca de três mil litros e meio de água. Após a finalização dos trabalhos o local foi isolado e ficou sob responsabilidade da proprietária do imóvel.

Saída de pista deixa três feridos e poste caído. Por volta das 19 horas de ontem, a Guarnição do Corpo de Bombeiros de Campo Erê para atender à uma saída de pista seguida de colisão em poste de energia elétrica e capotamento, no contorno dívida entre os municípios de Campo Erê e Marmeleiro. Com a batida, o poste obstruiu parcialmente a pista. Se envolveu um veículo uno, placas de Campo Erê, dirigido por um homem de 21 anos. Ele estava consciente e orientado com escoriações nos braços e pernas e queixava-se de dores na cabeça.

Foi atendido ainda pelos socorristas, o passageiro do Uno, de 22 anos. Ele estava consciente e orientado com escoriações na perna e na região frontal do crânio. Após procedimentos, as vítimas foram conduzidas ao hospital Santo Antônio de Campo Erê. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma terceira vítima se evadiu do local sem apresentar os documentos, após a guarnição verificar os sinais. A Polícia Militar de Campo Erê esteve na ocorrência fazendo a sinalização e controle do trânsito.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.