ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em Foco Itapiranga - 09/08/2019

GLOBO EM FOCO – 090819

-GOVERNO ESTUDA FIM DAS DEDUÇÕES COM SAÚDE E EDUCAÇAO NO IMPOSTO DE RENDA

-MOISÉS PRETENDE MANTER TRIBUTAÇÃO SOBRE AGROTÓXICOS EM SANTA CATARINA

-CONSERVATÓRIO DE MÚSICA ENVOLVE MAIS DE 500 PESSOAS

-ESCOLA DESENVOLVE PROJETO VEREADOR POR UM DIA EM SÃO JOÃO DO OESTE

-MORADORES DENUNCIAM DESCARTE DE LIXO NO INTERIOR

-ITAPIRANGA PROJETA NOVOS CURSOS PARA QUALIFICAR MÃO DE OBRA

-IDOSO QUE ESTAVA DESAPARECIDO RETORNA PARA CASA

-JÚRI ABSOLVE ACUSADOS DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO

= O Tempo em Itapiranga apresenta-se instável. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de graus. Neste momento graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e dez centavos para venda.

O presidente do Parlamento polonês, o conservador MAREK KUCHCINSKI, anunciou sua renúncia nessa quinta-feira. Membro de um partido que prega a luta contra a corrupção, ele deixa o cargo após ter usado aviões do governo em viagens particulares, com sua família e amigos. KUCHCINSKI, de 63 anos, é acusado pela oposição e por parte da mídia de ter usado os helicópteros e aviões militares do país uma centena de vezes entre março de 2018 e maio de 2019.

A ONG defensora dos direitos humanos Anistia Internacional divulgou na quinta-feira um comunicado alertando aos turistas do mundo sobre os riscos de visitar os Estados Unidos. Em sua publicação, a organização leva em consideração o aumento de crimes de ódio efetuados com armas de fogo no país. Entre as medidas propostas pela organização, estão: ser extremamente vigilante o tempo inteiro e ter consciência da presença de armas de fogo entre a população; evitar lugares onde um grande número de pessoas se reúne, especialmente em eventos culturais, locais de culto ou shoppings e ter muita cautela ao visitar bares, boates e casinos.

Os Estados Unidos formalizaram o aval para indicação de EDUARDO BOLSONARO, filho de JAIR BOLSONARO, para ser o embaixador do Brasil em Washington. O Itamaraty, que já foi informado da decisão, comunicará o presidente. Ele encaminhará, então, a sua indicação para o Congresso Nacional. Normalmente o agrément, como é chamado esse processo de consulta, é feito de maneira sigilosa para evitar constrangimento no caso do país que vai receber o embaixador rejeite o nome indicado. Porém, o presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, trata do assunto publicamente. No fim de julho, ele já tinha elogiado a escolha de EDUARDO para a representação diplomática.

O relator da medida provisória da liberdade econômica, deputado JERÔNIMO GOERGEN do PP gaúcho, afirmou nesta quinta-feira, que a proposta deve ser colocada em votação na próxima terça no plenário da Câmara. A MP foi editada pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 30 de abril, e precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado até o próximo dia 27. Caso contrário, perderá a validade. Entre os principais pontos previstos na medida está a dispensa a exigência de alvará de funcionamento para atividades consideradas de baixo risco. Além disso, o texto libera o trabalho aos domingos e feriados.

Um dos cinco filhos do presidente JAIR BOLSONARO, o senador FLÁVIO BOLSONARO disse nesta quinta-feira que cogita apresentar no Senado uma emenda para tentar implementar o regime de capitalização na Previdência Social. A eventual emenda da capitalização, segundo o parlamentar do PSL, seria incluída na chamada "PEC paralela", a mesma proposta de emenda à Constituição que deve abrigar a inclusão de estados e municípios na reforma previdenciária. O texto, que ainda está em estado de gestação no parlamento, reuniria pontos polêmicos que foram retirados da PEC da Previdência que chegou nesta quinta ao Senado.

A reforma tributária do governo federal, que o ministro da Economia PAULO GUEDES deverá apresentar na próxima semana, terá um tripé formado por reforma do Imposto de Renda, imposto único sobre consumo e serviços e uma contribuição previdenciária sobre movimentações financeiras. A reforma do Imposto de Renda deve incluir a correção da tabela, mas de forma "muito lenta e gradual". De modo geral, a equipe econômica estuda acabar com as deduções de gastos com saúde e educação. A medida é uma contrapartida para a redução da alíquota máxima da tabela, hoje em 27 e meio por cento. Segundo integrantes do Ministério da Economia, o governo também avalia ajustar a faixa de isenção do IR apenas pela inflação.

Nos últimos 11 anos, 30 trabalhadores morreram em carboníferas no estado. Em 2019, foram dois casos em Lauro Müller, no Sul. O levantamento é da Federação Interestadual dos Mineiros. A morte mais recente ocorreu na terça-feira. A vítima foi TIAGO DE SOUZA, 32 anos. Ele foi atingido por uma pedra durante um trabalho de escoramento. O presidente da Federação, GENOIR DOS SANTOS admitiu que a atividade é de risco máximo. Ele citou que as empresas devem gerenciar melhor a produção para eviter esses acidentes que vêm ocorrendo nos últimos anos.

O governo do Estado divulgou uma nota reforçando que, apesar de a política tributária de incentivos fiscais estar em discussão desde o começo do ano, “no caso específico dos agrotóxicos, a proposta é de retirar os incentivos”. O governador CARLOS MOISÉS pretende que os defensivos tenham alíquota de 17 por cento. Ele alega que entregar incentivos para determinado produto é uma forma de estimular o uso. Nesta semana, os deputados aprovaram um projeto de lei que suspende até 31 de agosto a retirada de benefícios fiscais para o comércio de agrotóxicos em Santa Catarina. O governador ainda não decidiu se vai sancionar a lei e também não planeja encaminhar ao Legislativo projetos que concedam novos benefícios ao comércio de defensivos agrícolas.

Santa Catarina registrou, no primeiro trimestre deste ano, o menor índice de trabalhadores na informalidade do país: 19 vírgula quatro por cento. São cerca de 694 mil pessoas trabalhando sem carteira assinada. O dado, divulgado em julho, foi extraído de um levantamento feito pelo IBGE a partir de micro dados da Pnad Contínua. Além da informalidade, a pesquisa também leva em conta as taxas de desocupação e o rendimento no interior dos Estados. Apenas Santa Catarina e São Paulo registraram maior percentual de informalidade nas capitais e regiões metropolitanas do que no interior do Estado.

Conservatório de Música de Itapiranga envolve mais de 500 pessoas. Projeto foi lançado no mês de abril oferece aulas gratuitas para a população. Segundo o coordenador pedagógico, maestro HENRIQUE DREBEL, a diversidade de aulas disponibilizadas atrai grande número de pessoas. Cita cursos para instrumentos de sopro, percussão, técnica vocal e canto, além da musicalização para crianças. De acordo com DREBEL, objetivo é integrar grupos culturais como a banda municipal, orquestra e coro de vozes masculinas. O maestro chama atenção para a importância de conservar as artes e a cultura musical de Itapiranga e proporcionar continuidade dos grupos culturais.

Projetos consolidados fazem parte do Conservatório de Música de Itapiranga. O maestro HENRIQUE DREBEL explica que são 390 alunos frequentando aulas semanas, além dos integrantes da banda municipal, orquestra e coro masculino. No total são mais de 500 pessoas que frequentam o conservatório no prédio da antiga escola São Vicente, no centro da cidade. DREBEL destaca ainda aulas disponibilizadas para os adeptos e violão e gaita. Neste caso os adultos tem possibilidade para o lazer e realização pessoal. O funcionamento do conservatório ocorre em três turnos procurando atender a demanda no contraturno escolar e horários de trabalho. Segundo HENRIQUE DREBEL também foi alterado o planejamento pedagógico com metodologia unificada visando trabalho para o mesmo fim. Ele considera que o resultado é eficiente para formação de músicos para integrar os grupos culturais do município.

Há 45 anos, filhos mantém marcenaria fundada pelos pais no centro de Iporã do Oeste. De acordo com um dos sócios-proprietários da marcenaria, JERONIMO COLLING, em 1972 a empresa em que seu pai trabalhava foi destruída por um incêndio. Naquele ano nasceu o décimo filho da família, e como havia perdido o emprego, o pai de JERONIMO aproveitou sua experiência como marceneiro, área na qual trabalhava desde os 14 anos, e em 1974 iniciou a marcenaria São José. Há 45 anos, a empresa se mantém no mesmo local, uma casa toda em madeira, na avenida Gustavo Fetter, próximo a Polícia Militar Rodoviária. Segundo JERONIMO, hoje o principal trabalho da marcenaria, realizado junto com seu irmão mais velho LUIS, é a fabricação de pipas e barris em madeira, em tamanho pequeno como objeto de decoração. Ele lembra que ao longo dos anos a marcenaria passou a produzir objetos de acordo com a demanda que os clientes apresentavam.

Maior parte da produção feita na marcenaria São José fica no município, mas os objetos de decoração e brinquedos em madeira são entregues em vários locais do mundo, como Alemanha, Argentina e Paraguai. Em relação à matéria-prima utilizada para produção dos objetos, JERONIMO COLLING destaca que hoje há maior dificuldade na compra da madeira, como a grápia que está em extinção. Para compensar a falta da madeira nativa, a marcenaria usa madeira de demolição, e madeira fornecida pela madeireira Ruschel, também de Iporã do Oeste. O sócio-proprietário enfatiza que as máquinas utilizadas para produção do artesanato são também do início da marcenaria, algumas inclusive fabricadas manualmente. JERONIMO afirma que na medida do possível pretende manter a empresa em memória dos seus pais, que foram os fundadores, e que hoje são falecidos.

Vereador afirma que projeto para pavimentação de ruas será rejeitado. A manifestação é do vereador JAIR IMICH, do PT de Itapiranga. Ele diz que a bancada de oposição não aceita o projeto do jeito que ele foi enviado pelo executivo. Na sessão da próxima segunda-feira o texto será analisado e pode ser votado. São três milhões e 500 mil reais para pavimentação de ruas em bairros e trechos de estradas nas comunidades de Santa Fé Alta e Santo Antônio. JAIR IMICH diz que o projeto tem pontos positivos e negativos. Ele condena a forma de pagamento que ficará para a próxima administração incluindo os juros do empréstimo bancário. O vereador também critica o excesso de servidores públicos que consome alto valor da arrecadação do município e força o governo buscar empréstimo para realizar obras.

De acordo com JAIR IMICH, os vereadores precisam ser independentes, incluindo situação e oposição e fazer análise criteriosa antes de votar projetos de lei. Salienta que os vereadores de oposição querem emenda para o pagamento ser feito durante a atual gestão, caso contrário os votos serão contrários ao financiamento. JAIR IMICH considera que é preciso justificar o aumento da arrecadação de Itapiranga e realizar investimentos em infraestrutura sem comprometer as finanças da prefeitura nos próximos anos. Segundo o vereador o município tem arrecadação mensal de cinco milhões e 300 mil reais. Dinheiro que ele considera suficiente para atender as demandas.

Após período de reformas e melhorias, biblioteca Afonso Hansen de São João do Oeste normaliza atendimento. Conforme a coordenadora da biblioteca, JULIANE STEFFEN, as reformas permitiram uma melhoria significativa do ambiente, tornando o espaço mais atrativo e aconchegante. JULIANE enfatiza que a partir desta quinta-feira o atendimento foi normalizado, no horário das sete e 40 às 11 e 40, e a tarde das 13 e 20 às 17 horas e 20 minutos. A coordenadora ressalta que atualmente a biblioteca possui mais de 20 mil títulos. Ela lembra que um dos principais atrativos é o espaço infantil, o cantinho da leitura, onde as crianças têm contato direto com os livros. Para o cadastro e empréstimo de livros, é necessário apresentar a carteirinha de saúde ou qualquer outro documento de identidade, e um comprovante de endereço. O prazo de empréstimo dos livros é de 30 dias, podendo ser renovado pelo mesmo período.

Escola de Cristo Rei desenvolve terceira edição do projeto vereador por um dia em São João do Oeste. O projeto está regulamentado no município por meio de lei. De acordo com a diretora da escola de Educação Básica Cristo Rei, ANDREA HACKENHAAR, o projeto é resultado da participação dos estudantes, ainda em 2016, do parlamento jovem em Florianópolis. Em 2017, a primeira edição do projeto vereador por um dia foi realizada na escola de Cristo Rei. Na sequência foram contemplados os estudantes da escola Madre Benvenuta, e em 2019, a terceira edição do projeto será desenvolvida novamente pela escola de Cristo Rei. A diretora enfatiza que o objetivo do projeto, lançado na escola na terça-feira, é promover a cidadania, e divulgar direitos e deveres dos cidadãos, além de contribuir na formação de futuras lideranças e na participação ativa dos estudantes na sociedade.

Através do projeto vereador por um, os estudantes irão elaborar leis, fazer indicações, moções e proposições levando em conta a realidade local, além de cobrar e fiscalizar resultados com a sugestão de melhorias ao executivo. A diretora da escola de Cristo Rei comenta que o projeto já vinha sendo estudado com os alunos do ensino médio inovador, nas disciplinas de história, geografia, sociologia e filosofia. Após o lançamento do projeto, o assessor jurídico do legislativo ministrou uma palestra sobre a função do vereador. ANDREA HACKENHAAR destaca que na terça-feira, os estudantes irão assistir a sessão do legislativo. Também será promovido um encontro dos alunos com o prefeito para discutir as funções do executivo e a relação com o legislativo. Dia 18 de setembro serão apresentadas as proposições elaboradas pelos alunos, e a escolha dos nove vereadores. A sessão simulada está agendada para o dia primeiro de outubro, às 14 horas, na câmara de vereadores.

Moradores denunciam descarte de lixo no interior. Casos chegam ao conhecimento da Vigilância Sanitária por meio de denúncias. As pessoas poderão ser responsabilizadas por estes atos. Segundo o coordenador da vigilância sanitária de Itapiranga, ALCENIR BENÁCHIO, são encontrados diversos resíduos domésticos, fraldas descartáveis que são jogadas a beira de estradas, equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos. O fiscal lembra que o município de Itapiranga é um dos mais organizados na recolha de lixo reciclável e orgânico. Com frequência ocorre recolha de lixo reciclável nas comunidades do interior. BENÁCHIO avalia que as pessoas não possuem motivo para descartarem materiais em desuso, de maneira irregular. A equipe de fiscalização valoriza as denúncias e busca aplicar devidas penalidades aos responsáveis.

Depósito irregular de lixo causa vários problemas a saúde pública. O coordenador da Vigilância Sanitária de Itapiranga diz que além da poluição com prejuízos ao meio ambiente, os materiais descartados na natureza propiciam ambiente para o desenvolvimento do mosquito Aedes Aegypti. Segundo ALCENIR BENÁCHIO, nesta semana foi encontrado um foco do mosquito transmissor da Dengue e da Febre Amarela, Chicungunha e Zika. A preocupação é maior por ter sido em local afastado da cidade. As larvas do mosquito estavam em um pneu na área de lazer na Barra do Macaco, na comunidade de Laranjeira.

Itapiranga tem boa expectativa de novos cursos de capacitação após a visita do presidente da FIESC. Setor industrial busca colaboradores de maior qualificação. Empresas do município possuem vagas disponíveis. Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, CARLISE WERLANG, a visita do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, MARIO CEZAR DE AGUIAR terá reflexo positivo. Cita a importância de atender a demanda das duas agroindústrias no abate de aves e suínos, além das 22 indústrias moveleiras, metalurgias e tornearias instaladas em Itapiranga. A secretária aponta necessidade de capacitar funcionários e futuros colaboradores das empresas, visando atender demanda. CARLISE considera que já existe a dificuldade de logística com estradas precárias para trazer insumos e transportar a produção gerada em Itapiranga.

Itapiranga quer cursos de curta duração para qualificar mão de obra. Conforme a secretária, a Unidade do SESI-SENAI, possui forte parceria com o município e com a JBS aves e suínos. Salienta que o presidente da FIESC apoia implantação de novos cursos de curta redução e custo menor para contemplar maior número de pessoas. CARLISE WERLANG elogia o projeto do Jovem Aprendiz, uma referência regional. Salienta que o SESI-SENAI agora possui coordenador local, ADILSON FÁBRIS, que conhece a realidade local e busca capacitações para gerar mão de obra qualificada. O maior número de vagas está no setor produtivo das agroindústrias. A demanda recente é registrada na empresa que trabalha na instalação de sistema de biogás, com necessidade de profissionais de segurança do trabalho e engenheiros.

Secretária aponta ações que Itapiranga realiza para oferecer capacitações. Carência de qualificação profissional em setores específicos preocupa. CARLISE WERLANG diz que o município tem alternativas para diferentes profissionais. A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo relata o trabalho na Sala do Empreendedor iniciado em 2018 com 650 atendimentos. No primeiros semestre deste ano foram mais de 850 atendimentos. Estão incluídos atendimentos com abertura de MEI, encerramento de atividades busca de informações. CARLISE WERLANG informa ainda que a secretaria oferece capacitação para os servidores e agentes de desenvolvimento. Trabalho ocorre com o programa Cidade Empreendedor em parceria com o SEBRAE.

Casa no centro de Iporã do Oeste é danificada por incêndio. A ocorrência foi registrada próximo às 23 horas desta quinta-feira, na rua Camões, centro de Iporã do Oeste. A edificação com cerca de 120 metros quadrados não era habitada. Quando a guarnição dos bombeiros chegou ao local, o incêndio se concentrava em dois cômodos e estava na fase inicial em outro cômodo. Foram utilizados cerca de mil litros de água para a extinção e rescaldo das chamas. Devido à ação rápida da guarnição foi possível salvar grande parte da residência. O proprietário da edificação, que é morador de SMOeste não estava presente no momento e chegou no local mais tarde. Ele informou que a edificação possui seguro. O local foi isolado e acionada a Polícia Civil e o Instituto Geral de Perícias. A Polícia Militar também esteve presente no local.

Idoso que estava desaparecido retorna para casa em São Miguel do Oeste. Um homem que estava desaparecido desde a última semana em São Miguel do Oeste retornou para casa. A informação foi confirmada pela nora e pelo filho do idoso. Conforme os familiares, ERI PEREIRA DIAS, de 71 anos, saiu na última quinta-feira, 01, para efetuar um serviço no interior de Bandeirante. Como no local não há sinal de celular, ele ficou sem contato com a família desde então. De acordo com relato do filho de ERI, um tio, preocupado com a situação, procurou a Polícia e efetuou um Boletim de Ocorrência. O idoso acabou retornando para casa na última terça-feira, porém a família se esqueceu de comunicar a PM sobre o retorno dele. O homem passa bem e está na companhia dos familiares. Ele havia tido problemas mecânicos no carro.

Colisão traseira deixa mulher ferida na Waldemar Rangrab. O acidente foi por volta das 16 horas desta quinta-feira, em São Miguel do Oeste, proximidades do antigo Posto do Lírio. Segundo informações apuradas com a condutora do Fiesta envolvido, ela seguia em direção ao trevo quando teve que frear o carro para outro veículo entrar à direita, momento em que aconteceu a colisão traseira. Na moto, uma Honda Biz de Tunápolis, havia duas pessoas. A condutora teve ferimentos no braço e perna e precisou de atendimento do Corpo de Bombeiros. A caroneira não teve ferimentos. A Polícia Militar foi acionada, fez os levantamentos e controlou o trânsito no local.

Homem é preso por posse ilegal de revólver em São José do Cedro. A ocorrência foi registrada no centro da cidade. Um policial civil recebeu informação de quem um homem estaria de posse de arma de fogo. Foi deslocada a guarnição até a residência onde os suspeitos teriam saído em uma caminhonete cinza em frente a um apartamento. Em revista realizada na moradia foi encontrado dentro da gaveta da escrivaninha um revólver, Calibre .32 municiado com seis munições. Enquanto realizavam a revista no local, os dois homens retornaram na caminhoneta, sendo abordados. Eles foram questionados sobre a arma e um deles assumiu ser o proprietário. Diante dos fatos a guarnição confeccionou o boletim de ocorrência, realizou o levantamento fotográfico e encaminhou os envolvidos para delegacia.

Júri absolve acusados de tentativa de homicídio ocorrida em 2012. Foram absolvidos pelo Conselho de Sentença os três réus julgados ontem em Dionísio Cerqueira. Conforme a juíza CAROLINA DENARDIN, a absolvição de MÁRIO DE LIMA se deu por falta de materialidade, e de ARLINDO DA SILVEIRA e CELSO SCHULER por ausência de prova. O promotor do Ministério Público LUAN DE MORAES MELLO vai recorrer da sentença. Já o advogado GUILHERME MARAN disse estar extremamente satisfeito porque o processo foi lido e defendido. O primeiro fato ocorreu após uma briga em bar. Em seguida o homem ferido no estabelecimento chamou o amigo para se vingar e acabou alvejando com tiro e ferindo com facão. O corpo de jurados entendeu pela absolvição de todos acusados de tentativa de homicídio.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.