ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 09/08/2019

-GOVERNO ESTUDA FIM DAS DEDUÇÕES COM SAÚDE E EDUCAÇAO NO IMPOSTO DE RENDA
-MOISÉS PRETENDE MANTER TRIBUTAÇÃO SOBRE AGROTÓXICOS EM SANTA CATARINA
-ESTUDANTES DE GUARUJÁ DO SUL APRESENTAM 20 PROJETOS DE INOVAÇÃO CIENTÍFICA
-GRUPO GERMÂNICO COMEMORA 30 ANOS COM JANTAR E AÇÃO DE GRAÇAS
-ACCS PROJETA LUCRATIVIDADE EXPRESSIVA AOS SUINOCULTORES NO 2º SEMESTRE
-SJCEDRO REGISTRA ABERTURA DE 50 NOVAS EMPRESAS DESDE O ANO PASSADO
-MUNICÍPIO COMEMORA 24 ANOS EM SETEMBRO COM EVENTOS DESCENTRALIZADOS
-CRIANÇA SOFRE FERIMENTO NO OLHO DURANTE BRINCADEIRA NO FINAL DA AULA
-ACUSADOS DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO OCORRIDA HÁ 7 ANOS SÃO ABOLVIDOS
-HOMEM É DETIDO POR POSSE IRREGULAR E REVÓLVER EM SJCEDRO

O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e dez centavos para venda.

O presidente do Parlamento polonês, o conservador MAREK KUCHCINSKI, anunciou sua renúncia nessa quinta-feira. Membro de um partido que prega a luta contra a corrupção, ele deixa o cargo após ter usado aviões do governo em viagens particulares, com sua família e amigos. KUCHCINSKI, de 63 anos, é acusado pela oposição e por parte da mídia de ter usado os helicópteros e aviões militares do país uma centena de vezes entre março de 2018 e maio de 2019.

A ONG defensora dos direitos humanos Anistia Internacional divulgou na quinta-feira um comunicado alertando aos turistas do mundo sobre os riscos de visitar os Estados Unidos. Em sua publicação, a organização leva em consideração o aumento de crimes de ódio efetuados com armas de fogo no país. Entre as medidas propostas pela organização, estão: ser extremamente vigilante o tempo inteiro e ter consciência da presença de armas de fogo entre a população; evitar lugares onde um grande número de pessoas se reúne, especialmente em eventos culturais, locais de culto ou shoppings e ter muita cautela ao visitar bares, boates e casinos.

Os Estados Unidos formalizaram o aval para indicação de EDUARDO BOLSONARO, filho de JAIR BOLSONARO, para ser o embaixador do Brasil em Washington. O Itamaraty, que já foi informado da decisão, comunicará o presidente. Ele encaminhará, então, a sua indicação para o Congresso Nacional. Normalmente o agrément, como é chamado esse processo de consulta, é feito de maneira sigilosa para evitar constrangimento no caso do país que vai receber o embaixador rejeite o nome indicado. Porém, o presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, trata do assunto publicamente. No fim de julho, ele já tinha elogiado a escolha de EDUARDO para a representação diplomática.

O relator da medida provisória da liberdade econômica, deputado JERÔNIMO GOERGEN do PP gaúcho, afirmou nesta quinta-feira, que a proposta deve ser colocada em votação na próxima terça no plenário da Câmara. A MP foi editada pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 30 de abril, e precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado até o próximo dia 27. Caso contrário, perderá a validade. Entre os principais pontos previstos na medida está a dispensa a exigência de alvará de funcionamento para atividades consideradas de baixo risco. Além disso, o texto libera o trabalho aos domingos e feriados.

Um dos cinco filhos do presidente JAIR BOLSONARO, o senador FLÁVIO BOLSONARO disse nesta quinta-feira que cogita apresentar no Senado uma emenda para tentar implementar o regime de capitalização na Previdência Social. A eventual emenda da capitalização, segundo o parlamentar do PSL, seria incluída na chamada "PEC paralela", a mesma proposta de emenda à Constituição que deve abrigar a inclusão de estados e municípios na reforma previdenciária. O texto, que ainda está em estado de gestação no parlamento, reuniria pontos polêmicos que foram retirados da PEC da Previdência que chegou nesta quinta ao Senado.

A reforma tributária do governo federal, que o ministro da Economia PAULO GUEDES deverá apresentar na próxima semana, terá um tripé formado por reforma do Imposto de Renda, imposto único sobre consumo e serviços e uma contribuição previdenciária sobre movimentações financeiras. A reforma do Imposto de Renda deve incluir a correção da tabela, mas de forma "muito lenta e gradual". De modo geral, a equipe econômica estuda acabar com as deduções de gastos com saúde e educação. A medida é uma contrapartida para a redução da alíquota máxima da tabela, hoje em 27 e meio por cento. Segundo integrantes do Ministério da Economia, o governo também avalia ajustar a faixa de isenção do IR apenas pela inflação.

Nos últimos 11 anos, 30 trabalhadores morreram em carboníferas no estado. Em 2019, foram dois casos em Lauro Müller, no Sul. O levantamento é da Federação Interestadual dos Mineiros. A morte mais recente ocorreu na terça-feira. A vítima foi TIAGO DE SOUZA, 32 anos. Ele foi atingido por uma pedra durante um trabalho de escoramento. O presidente da Federação, GENOIR DOS SANTOS admitiu que a atividade é de risco máximo. Ele citou que as empresas devem gerenciar melhor a produção para eviter esses acidentes que vêm ocorrendo nos últimos anos.

O governo do Estado divulgou uma nota reforçando que, apesar de a política tributária de incentivos fiscais estar em discussão desde o começo do ano, “no caso específico dos agrotóxicos, a proposta é de retirar os incentivos”. O governador CARLOS MOISÉS pretende que os defensivos tenham alíquota de 17 por cento. Ele alega que entregar incentivos para determinado produto é uma forma de estimular o uso. Nesta semana, os deputados aprovaram um projeto de lei que suspende até 31 de agosto a retirada de benefícios fiscais para o comércio de agrotóxicos em Santa Catarina. O governador ainda não decidiu se vai sancionar a lei e também não planeja encaminhar ao Legislativo projetos que concedam novos benefícios ao comércio de defensivos agrícolas.

Santa Catarina registrou, no primeiro trimestre deste ano, o menor índice de trabalhadores na informalidade do país: 19 vírgula quatro por cento. São cerca de 694 mil pessoas trabalhando sem carteira assinada. O dado, divulgado em julho, foi extraído de um levantamento feito pelo IBGE a partir de micro dados da Pnad Contínua. Além da informalidade, a pesquisa também leva em conta as taxas de desocupação e o rendimento no interior dos Estados. Apenas Santa Catarina e São Paulo registraram maior percentual de informalidade nas capitais e regiões metropolitanas do que no interior do Estado.

Pais de estudantes da rede municipal de ensino participam de confraternização em SJCedro. O encontro foi ontem à noite no clube cedrense com uma palestra com ABEL PETTER que atua na região com várias abordagens, conforme o público alvo. Na oportunidade vários pais de alunos, secretários e o prefeito PLINIO DE CASTRO acompanham as explanações . O tema da noite foi: “Pai – Um Olhar Diferenciado para o Estilo de Vida”, em uma linguagem simples e descontraída. ABEL falou também da importância que tem o fato da figura masculina olhar mais para si e para as suas necessidades. Também sobre o cuidados com os sentimentos que ficam guardados, sem expor os desconfortos, que acabam influenciando a vida particular, o convívio familiar e com amigos e também os reflexos na vida profissional.

Grupo folclórico Lichtenschein comemora 30 anos de fundação com festividades. A entidade cultural realiza amanhã o décimo Jantar da Família Lichtenschein. Conforme o coordenador de danças, VALDOR HEINEN, a programação marcará o aniversário da entidade que teve sua fundação em 1989 com objetivo de valorizar, manter e difundir a cultura alemã através da música, dança, costumes e culinária.A programação deste sábado terá início às 18 e 30 com Missa de Ação de Graças na Igreja Matriz Nossa Senhora de Fátima. Logo após, às 19 horas e 45 minutos acontece jantar no Salão Paroquial com cardápio de massas, molhos, carnes e saladas, no valor de 25 reais. Em seguida acontecerá show de danças e homenagens.Para encerrar as atividades, às 23h inicia o baile com a Banda Novo Embalo. São esperadas 800 pessoas. VALDOR lembra que anualmente acontece a festa da tradição que integra ainda culturas italiana e tradicionalista com intenção de mostrar a convivência harmônica entre todas as culturas.

Feira de Ciência e Tecnologia demonstra trabalhos e projetos científicos em Guarujá do Sul. Conforme a professora da escola Elza Mancelos de Moura, MARLI GATERMANN, são três etapas do evento. A etapa escolar é realizada dentro dos educandários é os melhores trabalhos são classificados para a etapa regional, que classifica os trabalhos destaque para etapa estadual. A etapa estadual promovida pela secretaria do estado e educação terá os principais trabalhos das regiões, oportunizando os estudantes a apresentarem seus projetos e interagirem com alunos de outros locais para troca de experiência. Foram apresentados 20 trabalhos distribuídos em três categorias: ensino fundamental anos finais, ensino médio regular e ensino médio integrado a educação profissional técnico em informática. Ela comenta que além da pesquisa realizada, experimentos e busca de materiais, outro foco é na apresentação oral.

Estudantes desenvolvem projetos voltados à sustentabilidade e inovações. Conforme a professora da escola estadual Elza Mancelos de Moura de Guarujá do Sul, MARLI GATTERMANN o objetivo da feira realizada nas escolas estaduais é incentivar a produção de experimentos e estimular o desenvolvimento da criatividade, da capacidade inventiva enriquecendo os estudantes no despertar de vocações, desenvolvimento da oralidade, alémde incentivar o uso da pesquisa na escola. A professora revela que há projetos tratando as consequências dos agrotóxicos, carrinhos magnéticos, leucemia, feminicídio, projeto lixo zero, cadeira de roda para cães, propriedades autossustentável, dependência do celular na infância e simulador de relevo. MARLI citou ainda trabalhos sobre energia eólica, coletores menstruais, a tragédia de Brumadinho, dentre outros.

Grupo de Casais Lareira promove palestra para comunidade nesta sexta-feira. O encontro será nesta noite, a partir das 19 horas e 30 minutos, com tema “”Família, Laços de Amor”, voltada a pessoas de todas as idades, já que o objetivo é justamente reunir pais, mães e filhos. A palestrante será NEIDI CASSOL que leva vários assuntos sobre a atualidade e mudanças nas relações familiares. O presidente do grupo, ADOLMAR MOSCON, destaca que o tema foi definido com lideranças das pastorais da Paróquia Santa Lúcia. O evento não tem custos. Após a palestra haverá uma confraternização e o pedido é que os participantes levem pratos de salgados para a partilha. Além disso, também ocorre coleta de alimentos para montagem de cestas básicas que são distribuídas às famílias carentes.

A Administração Municipal de Guaraciaba, organizadora da Facig confirma que o primeiro lote dos ingressos para os shows nacionais estão esgotados. A informação é do vice-prefeito VANDECIR DORIGON, que está à frente dos trabalhos de organização da feira. Os shows da sexta-feira, quatro de outubro, com MATO GROSSO E MATHIAS e do sábado, dia cinco, com JOÃO NETO e FREDERICO serão no Estádio Municipal Olímpio Dal Magro, enquanto a feira acontece no CTG Fronteira do Oeste. Os ingressos são vendidos online, na página nossoingresso.com.br e também em alguns pontos de vendas. A entrada no parque para a visitação aos estandes é gratuita. No domingo, pela parte da tarde, acontecerá show de bandas também no parque de exposições, com entrada gratuita. DORIGON revela que a aceitação está grande e por isso a tendência é que os preços aumentem a cada semana.

ACCS projeta lucratividade expressiva aos suinocultores. Aumento das exportações favorece a atividade. A suinocultura atinge margem de lucro que não era registrado há pelo menos três anos. Neste período os produtores acumulando problemas e causando desânimo na atividade. Atualmente o preço pago ao produtor é vantajoso. Segundo o presidente da ACCS, Associação Catarinense dos Criadores de Suínos, LOSIVANIO DE LORENZI, Santa Catarina atende demanda do mercado nacional e internacional. Ele esteve no Cedro Entrevista nesta semana que explicou que o estado responde por 60 por cento da exportação do Brasil. A única dificuldade no momento está nas licenças do Instituto de Meio Ambiente que causa transtornos para o alojamento, causando problemas e afetando o lucro. O presidente diz que a Associação Catarinense dos Criadores Suínos cobra avanços neste setor.

Deste o mês de abril a remuneração dos produtores de suínos cresceu proporcionando um salto de produção e exportação. A declaração é do presidente da associação de criadores do Estado, LOZIVÂNIO DE LORENZI. Ele fez um comparativo citando o período de janeiro a junho de 2018 quando foram exportadas 123 mil toneladas. Neste ano o volume saltou para 179 mil toneladas. O presidente salienta que Santa Catarina possui status de Estado sanitário diferenciado e isso agrega valor ao produto devido a comercialização no mercado externo. LORENZI cita ainda os problemas sanitários na China que enfrenta uma grande crise no setor com a Peste Suína Africana. Precisando eliminar milhões de animais, a China se tornou o maior importador da carne suína brasileira. O presidente da ACCS reforça que a sanidade é fundamental e no momento Santa Catarina é referência emmercados exigentes como Estados Unidos, Japão e Coréia. A projeção é de lucratividade por longo período.

Dnit realizará estudos técnicos para a implantação de novos radares nas rodovias federais que passam por Santa Catarina e consequentemente pelo Extremo Oeste. A informação é do supervisor regional, DIEGO DA SILVA. De acordo com ele, no momento o órgão está em um processo de verificação e só após haverá um estudo detalhado para a efetiva instalação dos controladores de velocidade. DIEGO adiantou que o foco principal das novas colocações será nas travessias urbanas e nos pontos mais críticos. Os trechos da BR-282 entre Maravilha e São Miguel do Oeste e da BR-163 entre São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira também receberão radares eletrônicos. No entanto, ele não soube informar em quais pontos os controladores devem ser instalados nos dois trechos. Ele disse que a implantação é de extrema importância visto o baixo índice de acidentes que ocorrem nas rodovias que possuem radares eletrônicos. Somente nos 60 quilômetros da 163 está prevista implantação de sete radares, DIEGO comentou que já existem alguns pontos mapeados porém, a divulgação ocorre após o estudo técnico.

Aeroporto de Dionísio Cerqueira deve ser incluído no Plano Básico de Zoneamento do governo do estado. A vice-prefeita BIANCA MARAN viajou a Florianópolis para cumprir agenda na capital e pedir a doação das estruturas do antigo Colégio Irineu Bornhausen, no Três Fronteiras e da antiga estrutura do Colégio Theodureto, no centro da cidade. Durante o cumprimento da agenda, ela conversou com o secretário de infraestrutura CARLOS HASSLER, sobre a atual situação do aeroporto de Dionísio Cerqueira que está interditado desde 2013 e estava ficando fora de um plano de zoneamento promovido pelo governo para que os aeroportos pudessem funcionar e recebessem investimentos. O município trabalha para que ocorra a desinterdição do local com o pedido do zoneamento na área do aeroporto e se propôs a fazer readequações na pista, cerca a área e demais investimentos. O secretário de infraestrutura esclareceu que o município havia ficado de fora do plano governamental por estar fechado, mas, após o contato, se comprometeu em incluí-lo.

Princesa comemora 24 anos com eventos descentralizados nos finais de semana em setembro. A vice-prefeita, DIANGELE MARMITT destaca que as datas e demais encaminhamentos foram confirmados em encontros para evitar choque de datas e prejuízos. Todos são eventos oficiais, previstos no calendário, e que acontecem há vários anos no interior e na sede. A abertura será com o desfile cívico no dia sete. No dia 13 acontece a festa do vovô. O costelão da Linha Progresso acontecerá dia 15 setembro, no dia 20 ocorre o jantar farroupilha, nos dias 21 e 22 de setembro acontece a Kerb Fest e no dia 28 do mesmo mês está agendado o Jantar Italiano. A exemplo de anos anteriores, a administração irá auxiliar as comunidades e entidades nos eventos. A vice-prefeita conversou com a Rádio Cedro nesta semana e comentou que o auxilio é na segurança, na ornamentação e com voluntários. A escolha das soberanas e a feira de bezerra acontecem a cada dois anos e o próximo ficou previsto para 2020.

Sala do Empreendedor atinge os mil atendimentos. O dado foi repassado pela responsável pelo atendimento no local, MAIARA ONGARATTO. Ela revela que desde a criação no ano passado até quarta-feira desta semana, o local já realizou mil e 77 atendimentos diversos voltados a empresas de todos os portes. Além disso, o auge foram às formalizações de empresas e abertura de novas dos mais diversos segmentos. Lembra que o objetivo da sala era ajudar aos empresários em questões burocráticas e também incentivar que mais empreendedores abrissem sempre próprio negocio com facilidades. O setor presta orientação aos empreendedores sobre a documentação necessária para dar início ao processo de viabilidade. Ela detalha que este estudo é feito junto ao Sistema Integrado de Cadastro. MAIARA revela que houve 52 formalizações ao longo de 16 meses, uma média de 3 a 4 aberturas ao mês. Os destaques foram para serviços de elétrica e hidráulica, obras de alvenaria, salões de beleza, comércio de vestuários, de calçados e lanche.

Sala do Empreendedor realiza trabalho de orientação aos Microempreendedores Individuais. A responsável pelo local anexo a prefeitura de SJCedro, MAIARA ONGARATTO percebe que após a abertura do cadastro é preciso manter o suporte para informarsobre direitos e deveres, entre elas, sobre a emissão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional que se trata da guia mensal de recolhimento de imposto que o MEI é obrigado a pagar. O valor máximo é 55 reais ao mês neste enquadramento. A sala auxilia ainda na alteração de endereço, mudança de atividades econômicas, faz o cadastro no novo sistema de emissão de nota fiscal eletrônica já que houve transição no mês passado. Conforme ela, a sala ainda presta orientação e auxílio para a emissão de notas de venda de produtos, assessoria para baixa de CNPJ e quais procedimentos devem ser adotados. Também sobre a declaração anual de faturamento. MAIARA revela que as dúvidas podem ser sanadas pessoalmente, pelo telefone da prefeitura 3643 6300 ou pela página do Facebook.

Projeto prevendo cobrança de taxas de melhorias é aprovado em primeira votação em SJCedro. Na sessão de segunda-feira dois projetos entraram em regime de urgência e foram aprovados. Eles pedem autorização para o município cobrar as contribuições de melhoria referentes aos serviços de asfaltamento e construção de passeios públicos. As matérias preveem a cobrança no valor de até 25 por cento sobre a valorização que o terreno terá a partir da melhoria executada. Haverá uma avaliação pela comissão já que são situações diferentes em cada imóvel. O controlador interno da prefeitura RUDIMAR WINTER esclareceu dúvidas do vereador FLAVIO DOS SANTOS. O parlamentar questionou o percentual cobrado, se o valor de referência era o montante da obra ou apenas da valorização. RUDIMAR explicou que a taxa refere apenas a uma porcentagem da valorização que houve e há casos distintos conforme o zoneamento, localização da casa, bueiros, área do lote e demais detalhes. Haverá prazo para quem divergir da cobrança. O pagamento poderá ser parcelado. WINTER disse que é uma obrigação da prefeitura cobrar a contribuição de melhoria, senão incorre no crime fiscal de renúncia de receita. Ambos projetos foram aprovados por unanimidade.

Criança sofre ferimentos graves durante brincadeira em escola de SJCedro. Conforme a secretária da educação, CELIA TOIGO, o incidente entristeceu a comunidade escolar. Ela explica que a situação ocorreu no final da aula de quarta-feira, na Escola Tancredo Neves. A criança estava no parque na saída da aula brincando com os coleguinhas com folhas quando foi atingido no olho, possivelmente com um talo. A diretora da escola acionou uma tia que ajuda a cuidar do menino que auxiliou também durante o socorro. No primeiro momento a vítima foi levada ao hospital, mas, devido a gravidade, houve transferência para o Hospital regional de SMOeste. A opção foi um novo encaminhamento, para grande Florianópolis em um centro de referência para oftalmologia. Informações de populares, mas não confirmadas pela administração, é que o menino perdeu a visão do olho atingido. A família reside em SJCedro há cerca de dois meses. A secretária destaca que o fato abalou os professores mesmo sendo um acidente imprevisível. Ela comentou que a administração está dando suporte para a família. CÉLIA lembra que são 1400 alunos na rede estadual e sempre são tomadas medidas de segurança para evitar fatos como este.

Idoso que estava desaparecido retorna para casa em São Miguel do Oeste. Um homem que estava desaparecido desde a última semana em São Miguel do Oeste retornou para casa. A informação foi confirmada pela nora e pelo filho do idoso. Conforme os familiares, ERI PEREIRA DIAS, de 71 anos, saiu na última quinta-feira, 01, para efetuar um serviço no interior de Bandeirante. Como no local não há sinal de celular, ele ficou sem contato com a família desde então. De acordo com relato do filho de ERI, um tio, preocupado com a situação, procurou a Polícia e efetuou um Boletim de Ocorrência. O idoso acabou retornando para casa na última terça-feira, porém a família se esqueceu de comunicar a PM sobre o retorno dele. O homem passa bem e está na companhia dos familiares. Ele havia tido problemas mecânicos no carro.

Colisão traseira deixa mulher ferida na Waldemar Rangrab. O acidente foi por volta das 16h desta quinta-feira, em São Miguel do Oeste, proximidades do antigo Posto do Lírio. Segundo informações apuradas com a condutora do Fiesta envolvido, ela seguia em direção ao trevo quando teve que frear o carro para outro veículo entrar à direita, momento em que aconteceu a colisão traseira. Na moto, uma HondaBiz de Tunápolis, havia duas pessoas. A condutora teve ferimentos no braço e perna e precisou de atendimento do Corpo de Bombeiros. A caroneira não teve ferimentos. A Polícia Militar foi acionada, fez os levantamentos e controlou o trânsito no local.

Casa no centro é danificada por incêndio. A ocorrência foi registrada próximo às 23h desta quinta-feira, na rua Camões, centro de Iporã do Oeste. A edificação com cerca de 120 metros quadrados não era habitada. Quando a guarnição dos bombeiros chegou ao local, o incêndio se concentrava em dois cômodos e estava na fase inicial em outro cômodo. Foram utilizados cerca de mil litros de água para a extinção e rescaldo das chamas. Devido à ação rápida da guarnição foi possível salvar grande parte da residência. O proprietário da edificação, que é morador de São Miguel do Oeste, não estava presente no momento e chegou no local mais tarde. Ele informou que a edificação possui seguro. O local foi isolado e acionada a Polícia Civil e Instituto Geral de Perícias. A Polícia Militar também esteve presente no local.

Carro despenca e atinge Brechó do Amigo Bicho no centro. O acidente foi registrado na madrugada desta sexta-feira, na rua Sete de Setembro, proximidades da Rede Peperi, centro de São Miguel do Oeste. Segundo informações obtidas pela reportagem, o carro acabou despencando e atingiu parcialmente a casa onde o Brechó do Amigo Bicho está instalado. Onde o veículo caiu existem alguns cachorros e felizmente nenhum foi atingido. Os danos foram de grande monta e ninguém ficou ferido. A guarnição do Corpo de Bombeiros também foi acionada para prestar o atendimento. As imagens do acidente estão no nosso site e nas redes sociais.

Júri absolve acusados de tentativa de homicídio ocorrida em 2012. Foram absolvidos pelo Conselho de Sentença os três réus julgados nesta quinta-feira em Dionísio Cerqueira. Conforme a juíza CAROLINA DENARDIN, a absolvição de MÁRIO DE LIMA se deu por falta de materialidade, e de ARLINDO DA SILVEIRA e CELSO SCHULER por ausência de prova delitiva. O promotor do Ministério Público LUAN DE MORAES MELLO vai recorrer da sentença. O advogado TUYKI FÁE disse que as teses levantadas pela defesa, negativa de autoria e de materialidade, foram todas acolhidas pelo Tribunal do Júri. Já o advogado GUILHERME MARAN disse estar extremamente satisfeito porque o processo foi lido e defendido pelas brechas. O primeiro fato ocorreu após uma briga em bar. Em seguida o homem ferido no estabelecimento chamou o amigo para se vingar e acabou alvejando com tiro e ferindo com facão o outro, até então autor. Foram ouvidas testemunhas, lidas peças processuais, ouvidos depoimentos gravados, onde a acusação insistia na condenação dos clientes. Mas, o corpo de jurados entendeu pela absolvição de todos acusados.

Homem é preso por posse ilegal de revólver em SJCedro. A PM realizada rondas nas proximidades da Rua Maranhão, por volta das 14 horas quando recebeu a informação por um policial civil de quem um homem estaria de posse de arma de fogo. Diante da informação foi deslocada a guarnição até a residência onde os suspeitos teriam saído em uma camionete cinza. O veículo estava em frente a um apartamento. Em revista realizada na moradia foi encontrado dentro da gaveta da escrivaninha um revólver, calibre 32 com seis munições. Enquanto realizavam a revista no local, os dois homens retornaram e foram abordados. Eles foram questionados sobre a arma e um deles assumiu ser o proprietário. Diante dos fatos a guarnição confeccionou o boletim de ocorrência já que a arma não estava devidamente legalizada e encaminhou os envolvidos para delegacia. A Polícia Civil também participou da ação.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.