ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 09/08/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimo. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e dez centavos para venda.

O presidente do Parlamento polonês, o conservador MAREK KUCHCINSKI, anunciou sua renúncia nessa quinta-feira. Membro de um partido que prega a luta contra a corrupção, ele deixa o cargo após ter usado aviões do governo em viagens particulares, com sua família e amigos. KUCHCINSKI, de 63 anos, é acusado pela oposição e por parte da mídia de ter usado os helicópteros e aviões militares do país uma centena de vezes entre março de 2018 e maio de 2019.

A ONG defensora dos direitos humanos Anistia Internacional divulgou na quinta-feira um comunicado alertando aos turistas do mundo sobre os riscos de visitar os Estados Unidos. Em sua publicação, a organização leva em consideração o aumento de crimes de ódio efetuados com armas de fogo no país. Entre as medidas propostas pela organização, estão: ser extremamente vigilante o tempo inteiro e ter consciência da presença de armas de fogo entre a população; evitar lugares onde um grande número de pessoas se reúne, especialmente em eventos culturais, locais de culto ou shoppings e ter muita cautela ao visitar bares, boates e casinos.

Os Estados Unidos formalizaram o aval para indicação de EDUARDO BOLSONARO, filho de JAIR BOLSONARO, para ser o embaixador do Brasil em Washington. O Itamaraty, que já foi informado da decisão, comunicará o presidente. Ele encaminhará, então, a sua indicação para o Congresso Nacional. Normalmente o agrément, como é chamado esse processo de consulta, é feito de maneira sigilosa para evitar constrangimento no caso do país que vai receber o embaixador rejeite o nome indicado. Porém, o presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, trata do assunto publicamente. No fim de julho, ele já tinha elogiado a escolha de EDUARDO para a representação diplomática.

O relator da medida provisória da liberdade econômica, deputado JERÔNIMO GOERGEN do PP gaúcho, afirmou nesta quinta-feira, que a proposta deve ser colocada em votação na próxima terça no plenário da Câmara. A MP foi editada pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 30 de abril, e precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado até o próximo dia 27. Caso contrário, perderá a validade. Entre os principais pontos previstos na medida está a dispensa a exigência de alvará de funcionamento para atividades consideradas de baixo risco. Além disso, o texto libera o trabalho aos domingos e feriados.

Um dos cinco filhos do presidente JAIR BOLSONARO, o senador FLÁVIO BOLSONARO disse nesta quinta-feira que cogita apresentar no Senado uma emenda para tentar implementar o regime de capitalização na Previdência Social. A eventual emenda da capitalização, segundo o parlamentar do PSL, seria incluída na chamada "PEC paralela", a mesma proposta de emenda à Constituição que deve abrigar a inclusão de estados e municípios na reforma previdenciária. O texto, que ainda está em estado de gestação no parlamento, reuniria pontos polêmicos que foram retirados da PEC da Previdência que chegou nesta quinta ao Senado.

A reforma tributária do governo federal, que o ministro da Economia PAULO GUEDES deverá apresentar na próxima semana, terá um tripé formado por reforma do Imposto de Renda, imposto único sobre consumo e serviços e uma contribuição previdenciária sobre movimentações financeiras. A reforma do Imposto de Renda deve incluir a correção da tabela, mas de forma "muito lenta e gradual". De modo geral, a equipe econômica estuda acabar com as deduções de gastos com saúde e educação. A medida é uma contrapartida para a redução da alíquota máxima da tabela, hoje em 27 e meio por cento. Segundo integrantes do Ministério da Economia, o governo também avalia ajustar a faixa de isenção do IR apenas pela inflação.

Nos últimos 11 anos, 30 trabalhadores morreram em carboníferas no estado. Em 2019, foram dois casos em Lauro Müller, no Sul. O levantamento é da Federação Interestadual dos Mineiros. A morte mais recente ocorreu na terça-feira. A vítima foi TIAGO DE SOUZA, 32 anos. Ele foi atingido por uma pedra durante um trabalho de escoramento. O presidente da Federação, GENOIR DOS SANTOS admitiu que a atividade é de risco máximo. Ele citou que as empresas devem gerenciar melhor a produção para eviter esses acidentes que vêm ocorrendo nos últimos anos.

O governo do Estado divulgou uma nota reforçando que, apesar de a política tributária de incentivos fiscais estar em discussão desde o começo do ano, “no caso específico dos agrotóxicos, a proposta é de retirar os incentivos”. O governador CARLOS MOISÉS pretende que os defensivos tenham alíquota de 17 por cento. Ele alega que entregar incentivos para determinado produto é uma forma de estimular o uso. Nesta semana, os deputados aprovaram um projeto de lei que suspende até 31 de agosto a retirada de benefícios fiscais para o comércio de agrotóxicos em Santa Catarina. O governador ainda não decidiu se vai sancionar a lei e também não planeja encaminhar ao Legislativo projetos que concedam novos benefícios ao comércio de defensivos agrícolas.

Santa Catarina registrou, no primeiro trimestre deste ano, o menor índice de trabalhadores na informalidade do país: 19 vírgula quatro por cento. São cerca de 694 mil pessoas trabalhando sem carteira assinada. O dado, divulgado em julho, foi extraído de um levantamento feito pelo IBGE a partir de micro dados da Pnad Contínua. Além da informalidade, a pesquisa também leva em conta as taxas de desocupação e o rendimento no interior dos Estados. Apenas Santa Catarina e São Paulo registraram maior percentual de informalidade nas capitais e regiões metropolitanas do que no interior do Estado.

Caps prepara ações especiais para o Setembro Amarelo. JULIANA ANSILIERO – enfermeira coordenadora da equipe técnica do Centro de Atenção Psicossocial Microrregional com sede em Campo Erê, comenta que além das atividades normais do mês, a equipe inicia a elaboração de uma programação especial para o mês da “prevenção ao suicídio”. Terá palestras e ações diferenciadas não só para os pacientes, mas toda comunidade. Toda programação será divulgada nos próximos dias.

Governador do estado visita Hospital do Câncer para encerramento da Campanha Edificação Solidária. CARLOS MASSA RATINHO JÚNIOR, governador do estado do paraná, esteve ontem, em Pato Branco, para acompanhar o encerramento da Campanha Rumo Ao Meio Milhão. O ato solene na Policlínica, reuniu além do governador, o chefe da Casa Civil Luiz Augusto Silva, Carlos Alberto Preto secretário estadual de Saúde, deputados e autoridades locais e regionais. Representantes de Núcleos de Apoios à Pessoa com Câncer e Rede Feminina também estiveram presentes.

Lançamento da Campanha Rumo ao Meio Milhão de Reais ocorreu no dia 11 de abril. A ação buscava recursos para nova estrutura da Unidade Oncológica que atende toda região. O desafio era juntar todo o montante até o mês de julho, o que aconteceu e foi encerrado a campanha ontem. O valor arrecadado com a campanha do meio milhão foi utilizado para adequar a casamata da Unidade Oncológica de Pato Branco. Além disso, foi feito também uma estrutura de apoio que receberá o novo acelerador linear que já está a caminho de Pato Branco, vindo dos Estados Unidos.

Acelerador linear foi doação no valor de um milhão e trezentos mil dólares da Itaipu Binacional com apoio do deputado Fernando Giacobo. O médico quimioterapeuta do Hospital do Câncer de Pato Branco GILMAR BISCAIA, frisa que a região está para ganhar um avanço significativo nos tratamentos de combate ao câncer. O profissional explica que o equipamento permitirá o emprego de novas tecnologias no tratamento de câncer, aprimorando a qualidade nos tratamentos via SUS e convênios. Ele ainda possibilitará trabalhos de oncologia pediátrica, sem contar que permitirá a ampliação do número de atendimentos de pacientes ao dia.

Mais de 250 alunos se formam no Proerd nessa semana. A terceira turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas passou pela formatura nesta semana no Teatro Professor Arno Ignácio Etges, no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em São Lourenço do Oeste. Ação contou com apoio da Administração, Secretaria de Educação e Polícia Militar. Foram 280 alunos no total que receberam certificado e um leãozinho de pelúcia, o mascote do programa.

Educação tem vários programas que dão resultados imediatos e a longo prazo. Entre eles, ALEX TARDETTI – secretário de educação, cita: Educação de Tempo Integral, a Contação de História e a Robótica. Porém, o Proerd, em parceria com a Polícia Militar, traz resultados e informações vitais para a família. Os resultados sai visíveis na só nos alunos que participam, mas contribui para toda sociedade.

Um dos grandes desafios dentro do Proerd é quebrar o clima dos alunos por terem um policial fardado dentro da sala de aula. O comentário é de DIEGO ROMANINI um dos instrutores do Proerd em São Lourenço do Oeste. Ele diz que a experiência de trabalhar com crianças é gratificante, pois todo dia tem uma surpresa diferente.

São Lourenço do Oeste criou 12,5 por cento dos empregos na microrregião Oeste de Santa Catarina. A cidade se destaca, na geração de empregos do estado. De janeiro a junho deste ano foram dois mile 415 admissões. O resultado representa 12,5 por cento de todos os empregos gerados na microrregião de Chapecó que abrange 38 cidades. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados o Caged.

Indústria de transformação impulsiona primeiro semestre em São Lourenço do Oeste. De acordo com dados do Caged, os bons números foram puxados também pelo setor de serviços, comércio e construção civil, respectivamente. A cidade ficou em primeiro no ranking de geração de empregos em Santa Catarina com 3,76 por cento no total, levando em consideração o número de habitantes com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.

Levantamento foi feito entre os 15 municípios que mais geraram vagas de emprego em Santa Catarina entre abril de 2018 e março de 2019. Para o prefeito de São Lourenço do Oeste, RAFAEL CALEFFI, a cidade é um ponto fora da curva em relação à maioria das cidades brasileiras. Ressalta o ambiente positivo do município, que de acordo com ele contagia a geração de emprego e renda.

Bancada do Oeste emite nota sobre preocupação com comercialização de defensivos agrícolas. Os deputados estaduais que integram a Bancada do Oeste da Assembleia Legislativa de Santa Catarina manifestam sua preocupação com os reflexos que a tributação aos defensivos agrícolas causará à economia catarinense, com efeitos negativos, especialmente, para a camada menos favorecida da população, que sentirá o reajuste dos preços dos produtos nas prateleiras.

Impactos da comercialização de defensivos vão refletir diretamente na cadeia produtiva. Ela responde por 70 por cento das exportações catarinenses e representa 20 por cento do PIB estadual, responsável por 700 mil empregos diretos. Cientes da representatividade do agronegócio para o mercado catarinense e nacional e da importância do Grande Oeste perante a economia, os deputados integrantes da bancada do oeste mantêm a confiança de que o Governo do Estado de Santa Catarina permaneça com o diálogo, no intuito de encontrar alternativas que não prejudiquem o agronegócio nem a competitividade catarinense.

Deputados integrantes da Bancada do Oeste continuam mantendo seu compromisso em seguir reunindo e ouvindo as partes, trabalhando para a construção de uma Santa Catarina cada vez mais forte e unida. Subscreveram a nota os parlamentares: MARLENE FENGLER do PSD que é a Coordenadora da Bancada; ALTAIR SILVA do PP; ANA CAMPAGNOLO do PSL; FABIANO DA LUZ do PT; JAIR MIOTTO do PSC; MARCOS VIEIRA do PSDB e MAURICIO ESKUDLARK do PL. Apoiam ainda a causa: MAURO DE NADAL do MDB; MOACIR SOPELSA também do MDB; NEODI SARETTA do PT; NILSO BERLANDA do PL; ROMILDO TITON do MDB e VALDIR COBALCHINI também do mesmo partido.

Bombeiros ampliam campanha de Doação pela conta de energia elétrica. VANTUIR SCHOENINGER – comandante em Campo Erê, ressalta que a campanha era desenvolvida apenas no município de Campo Erê, sede do quartel, mas agora ela começou também em São Bernardino e Saltinho, municípios abrangidos pelo quartel. Frisa que ela acontece nos mesmos moldes que Campo Erê. A campanha é da Fecabom – Federação Catarinense de Bombeiros em parceria com a Celesc. A Fecabom é uma Entidade Associativa Civil, de Direito Privado, filantrópica e sem fins lucrativos.

Fecabom tem personalidade jurídica própria, de prazo indeterminado. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Campo Erê, ela tem por finalidade congregar os bombeiros comunitários, voluntários, profissionais civis ou militares, organizados sob a forma de associações civis sem fins lucrativos, legalmente constituídas, existentes ou que venham a existir. Os objetivos da federação são vários, entre eles: apoiar iniciativas, programas e projetos do Corpo de Bombeiros Estadual; Estimular integração e o apoio recíproco entre as Corporações de Bombeiros; Cooperar com os seus associados, técnica e economicamente, dentro da capacidade da Federação; Prestigiar entidades federadas buscando o desenvolvimento do ideal de servir a comunidade e a Pátria, através da ação voluntária.

Buscar a melhoria da capacitação dos bombeiros comunitários, voluntários, profissionais civis e militares é um dos principais objetivos da Fecabom. O comandante ressalta que a ajuda dos bombeiros voluntários no atendimento das ocorrências do dia a dia é muito importante, pois o efetivo é pequeno e toda ajuda é bem-vinda. Frisa que para isso, os voluntários passam por um curso de capacitação de 344 horas-aula, teórica e prática junto com estagio operacional. O trabalho desenvolvido por eles é todo voluntário. Por isso é importante essa campanha de doação para poder dar condições melhores em equipamento para que eles possam atuar de forma mais direta nas ocorrências quando necessário.

Objetivo da campanha da Fecabom é ajudar os bombeiros voluntários quartel de Campo Erê que atende também Saltinho e São Bernardino. A ideia, explica o comandante, é arrecadar recurso para compra e também manutenção de equipamento de segurança para esses bombeiros, assim como fardamento e demais materiais de utilização nas ocorrências. Então bombeiros estão passando de casa em casa, pedindo uma contribuição espontânea da população, a partir de dois reais. O valor e por quanto tempo a pessoa gostaria de ajudar, fica a critério da pessoa.

Como a campanha é em parceria com a Celesc e objetivo não é a gente passar de casa em casa pegando dinheiro em mãos, o valor que a pessoa gostaria e poderia ajudar vem incluso na conta de luz. A contribuição, explica o comandante é espontânea e o dia que a pessoa não quiser mais contribuir, é só ligar num número de telefone que os bombeiros deixam quando passam apresentar a campanha. Qualquer dúvida, a população também pode procurar o quartel ou então ligar no telefone 49 3372-1124.

Polícia Militar apreende veículo carregado com vinho argentino. A Polícia Militar apreendeu uma carga de vinho trazida irregularmente da Argentina na madrugada de ontem. Conforme a PM, o veículo Parati foi abordado por volta das 5h15 nas proximidades da BR-280, em Flor da Serra do Sul. O condutor de 23 anos de nacionalidade argentina juntamente com o veículo e a mercadoria foram encaminhados à Receita Federal de Dionísio Cerqueira.

Caminhão enrosca na rede elétrica, danifica poste e estabelecimento comercial. Um caminhão baú enroscou na rede de fiação ontem no cruzamento da Rua Sergipe com a Rua Florianópolis, bairro Alvorada em Francisco Beltrão. O veículo também danificou um poste e a fachada de um estabelecimento comercial. O trânsito ficou parcialmente bloqueado na esquina. Parte dos moradores do Bairro Alvorada ficou sem luz e telefone por conta do incidente. A perícia vai avaliar se o caminhão estava com a altura superior ao limite, que é de cinco metros, ou se os fios estavam muito baixos, para saber quem vai pagar a conta, se é a empresa de transporte, alguma empresa de telefonia ou o Estado. A Polícia Militar esteve no local e acionou os órgãos competentes para os procedimentos. Uma equipe do Debetran controlou o trânsito no local.

Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.