ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quinta-feira 09 07 2020

-MEC CONFIRMA PROVAS DO ENEM PARA OS DIAS 17 E 24 DE JANEIRO

-ESTADO ATUALIZA DADOS E PREJUIZO COM CICLONE SOMA 540 MILHOES DE REAIS

-CDL RECEBE INSCRIÇÕES PARA CAMPANHA DE RASPADINHA DE PREMIOS

-DESFILE DO DIA DO COLONO E MOTORISTA ESTÁ CONFIRMADO PARA O DIA 26

-EXTREMO-OESTE PERMANECE COM RISCO GRAVE DE TRANSMISSÃO DA COVID-19

-CASAL FICA PRESO AS FERRAGENS EM ACIDENTE NO CENTRO DA CIDADE

-HOMEM SOFRE ATENTADO EM RESTAURANTE ÀS MARGENS DA BR 163

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 14 graus. A mínima das últimas horas foi de cinco graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 29 centavos. O euro está valendo seis reais. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

A empresa R-Pharm disse nesta quarta-feira ter obtido licença na Rússia para comercialização de um novo medicamento antiviral específico para o tratamento da Covid-19, de acordo com a agência Reuters. O remédio é chamado de Coronavir e a empresa diz que ele é capaz de inibir a replicação do coronavírus Sars-Cov-2. A Rússia já tinha aprovado anteriormente o uso de outro antiviral, o Avifavir, em 11 de junho. Tanto o Coronavir quando o Avifavir tem como base um antiviral já alvo de estudos: o favipiravir. Ele foi analisado na China ainda está sendo testada no Japão, e não é comercializado.

O governo federal alemão apresentou nesta quarta-feira um plano nacional para promover a igualdade de gênero no país. É o primeiro programa estratégico a ser implementado em nível federal na Alemanha com o objetivo de pôr fim a anos de lento progresso na equiparação de direitos e tratamento entre homens e mulheres. O plano consiste em nove metas de igualdade de gênero que, uma vez aprovadas, devem ser apoiadas por legislações específicas em cada um dos ministérios federais da Alemanha.

O presidente peruano, MARTÍN VIZCARRA, convocou nesta quarta-feira eleições presidenciais e legislativas conjuntas para abril do próximo ano. O anúncio marca o início formal do processo eleitoral de cinco anos no Peru. VIZCARRA não deve disputar a reeleição. Ele se tornou presidente em março de 2018, depois de ter sido vice-presidente de PEDRO PABLO KUCZYNSKI, que renunciou ao cargo, após o escândalo de corrupção relacionado à construtora Odebrecht. A eleição vai ocorrer no dia 11 de abril do ano.

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2020 serão aplicadas em janeiro e fevereiro de 2021. O anúncio foi feito pelo Ministério da Educação nesta quarta-feira.

Adiado após pressão de estudantes e parlamentares por causa da pandemia de Covid-19, o novo cronograma do Enem prevê provas impressas nos dias 17 e 24 de janeiro, para cinco milhões e 700 mil inscritos e prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro, para 96 mil inscritos. Segundo o MEC, a data não prejudicará o ingresso dos aprovados nas universidades no primeiro semestre de 2021. Por causa da pandemia, o MEC pediu ao governo federal um adicional de 70 milhões para a execução do Enem 2020.

Levantamento da Confederação Nacional da Indústria indica que 57 por cento das empresas exportadoras tiveram as vendas ao exterior "afetadas negativamente" pela pandemia do novo coronavírus, enquanto oito por cento registraram aumento nas vendas para o exterior. A CNI questionou as empresas sobre o "efeito da pandemia sobre a atividade de exportação até o momento". De acordo com a CNI, a pesquisa foi feita entre os dias dois e de junho e consultou 197 empresas exportadoras, importadoras e investidoras no exterior. O resultado abrange os meses de abril e maio.

Os senadores votam nesta quinta-feira a Medida Provisória 927, que altera regras trabalhistas durante a pandemia do novo coronavírus. Entre as medidas previstas estão a adoção do teletrabalho, a antecipação de férias e de feriados e a concessão de férias coletivas. A proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados em 17 de junho, na forma de um projeto de lei de conversão, ou seja, o texto foi aprovado pelos deputados com mudanças. A MP, editada para evitar demissões durante a pandemia, prevê que acordo individual entre empregado e empregador deve se sobrepor a leis e acordos coletivos, respeitados os limites estabelecidos na Constituição, até o fim do estado de calamidade pública decorrente da covid-19.

Três regiões de Santa Catarina estão em situação gravíssima para o coronavírus, segundo o mapa de risco do governo estadual atualizado nesta quarta-feira. Além da região da Foz do Rio Itajaí, no Vale, que já estava nessa situação há três semanas, as regiões de Laguna, no Sul, e Xanxerê, no Oeste, tiveram agravamento da classificação. O mapa avalia o risco potencial de transmissão da doença entre a população, o risco para o sistema de saúde, como também a situação geral da pandemia, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. Santa Catarina tem atualmente mais de 400 mortes confirmadas por Covid-19 e mais de 35 mil casos desde o início da pandemia.

O Governo do Estado segue contabilizando os danos provocados pelo ciclone bomba que atingiu o território catarinense na última semana. Dos 233 municípios atingidos, 207 já relataram prejuízos no Sistema de Informação de Desastres. As cifras até o momento ultrapassam 541 milhões. Dados preliminares apontam que agricultura contabilizou perdas na ordem de 304 milhões de reais. O setor elétrico não finalizou o levantamento total e a estimativa é que deve ser o mais atingido com danos que podem ultrapassar dois bilhões. Em relação os prejuízos em residências os prejuízos somam até o momento 40 milhões de reais.

Oito dias após a passagem do ciclone extratropical que atingiu o estado, a Secretaria da Educação fechou o levantamento dos estragos para iniciar o processo de recuperação das 412 escolas atingidas. Ao todo, cerca de 38 por do total de unidades estaduais. Das 36 coordenadorias regionais, somente a de São Miguel do Oeste não teve unidades escolares afetadas. Grande Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Blumenau e Brusque foram as regiões com o maior número de escolas atingidas, totalizando 155. As avarias de pequeno e médio porte podem começar a ser consertadas a partir desta quarta.

A Polícia Militar Ambiental está orientando autoridades municipais e proprietários de áreas que foram atingidas pelos temporais do dia 30 de junho quanto ao aproveitamento das árvores derrubadas pelo vento. O órgão recebeu inúmeras solicitações a respeito do uso deste material. Nesta semana, o Conselho Estadual do Meio Ambiente publicou uma resolução que regulamenta a forma de se fazer o aproveitamento emergencial destas árvores. De acordo com o comandante do Pelotão de Polícia Militar Ambiental, de São Miguel do Oeste, capitão EVERTON RONCAGLIO, a utilização das árvores danificadas pode ser feita nas propriedades atingidas para reforma ou reconstrução de benfeitorias. A madeira ainda pode ser doada para obras públicas emergenciais ou de assistência social.

O encaminhamento das arvores derrubadas pelos últimos temporais para beneficiamento deve ser feito com um requerimento constando de onde a madeira foi retirada e de que espécie de árvore se trata. O comandante do Pelotão de Polícia Militar Ambiental, de São Miguel do Oeste, capitão EVERTON RONCAGLIO explicou que esse é um procedimento rápido, apenas para comprovar aos policiais durante uma fiscalização que realmente se tratam de árvores danificadas pelos fenômenos naturais. O documento pode ser obtido junto ao Conder ou ao IMA, antes de fazer o transporte. Quando as madeiras forem aproveitadas apenas nas propriedades, não é necessária nenhuma autorização prévia, mas após a retirada do material lenhoso, o proprietário tem até 30 dias para apresentar ao Conder ou ao IMA uma documentação simples, parecida com aquela necessária para poder transportar e beneficiar a madeira.

As Cooperativas de crédito registraram um aumento de dinheiro em poupança. Conforme o diretor de Negócios do Sicoob Central Santa Catarina e Rio Grande do Sul, OLAVO LAZZAROTTO, o volume de recursos aplicados em poupança, RDC e RCA causa surpresa. Na opinião dele, o comportamento dos associados é considerado um bom reflexo para o sistema financeiro de cooperativas de crédito. Ele disse que uma das justificativa para esse quadro está na busca por maior segurança. Ele destacou que no ano passado os fundos de investimentos receberam grande volume de recursos, porém a bolsa de valores frustrou a expectativa de grande rendimento e muitos migraram para a poupança, que é um investimento mais seguro.

A crise gerada pela pandemia do coronavírus é muito profunda em todos os setores. Para o professor de economia da Universidade Federal de Santa Catarina, ROBERTO MEURER, o problema ocorre porque a economia é interligada e afeta todos. O professor no RPN primeira edição de hoje que ninguém fica imune, mesmo que tenha algum setor mais fortalecido. Ele ressaltou que agronegócio vai ser muito importante para as regiões em que ele é predominante, como ocorre no oeste de Santa Catarina. Ele salientou que o setor agroindustrial tem maior resistência a esta crise e gera otimismo porque o mundo precisa de comida e o Brasil é grande produtor de alimentos. MEURER disse ainda que o câmbio favorável para a exportação gera benefícios aos brasileiros e garante lucro extra no momento.

Os prefeitos e governadores também terão dificuldades com a queda na arrecadação. O professor de economia da UFSC, ROBERTO MEURER observa que o governo federal não diz claramente como vai ajudar e também não possui poder de prestar socorro por muito tempo. O economista explicou que a arrecadação federal também caiu e a capacidade de endividamento é bastante limitada. De acordo com MEURER, transferir dinheiro para os estados e municípios vai aumentar a dívida do governo brasileiro e criar problemas com investidores. O especialista afirma que os prefeitos vão espernear querendo mais recursos, porém o governo federal não terá capacidade para socorrer os gestores municipais para compensar a queda na arrecadação.

O tradicional Desfile do Colono e Motorista pelas ruas da cidade está confirmado para o dia 26 deste mês, mas com algumas novidades em razão da pandemia do coronavírus. A ação é organizada pela Comunidade do bairro São Gotardo, juntamente com a IECLB, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Segundo o Pastor da Igreja, ILDO SOARES DOS SANTOS, os detalhes do evento foram acertados nesta smenaa e a intenção é de que a data “passe em branco”, mesmo com a pandemia da COVID-19. A festa com almoço na comunidade foi canceladas, mas o desfile está mantido, bem como a benção dos veículos e culto. A novidade é que o churrasco será vendido para consumo em casa pelas famílias e não no salão da comunidade.

A programação do Dia do Colono e Motorista começa as nove horas da manhã do dia 26 de julho com o desfile dos carros e caminhões. A saída será do antigo Posto do Lírio na Waldemar Rangrab. A benção dos veículos vai ocorrer na frente da Igreja Evangélica, próximo ao Hospital São Miguel. As dez horas aconteceu o culto com todos os cuidados sanitários e limitação de público. O churrasco será entregue a partir das 11 e 15 com retirada no local. Os espetos com dois quilos e meio de carne assada serão vendidos a 60 reais. As fichas estão sendo vendidas na secretaria da paróquia e com os membros da diretoria da comunidade.

A pandemia do coronavírus teve uma série de reflexos e consequências para as pessoas, órgãos públicos, empresas e também para entidades para entidades e clubes de serviços que realizam projetos de cunho social. A maioria deles busca na própria comunidade os recursos para bancar esses projetos e isso ocorre por meio de eventos como jantares, bingos e ações desse tipo. Com a pandemia do coronavírius e com as proibições, essas entidades ficaram impedidas de realizar o trabalho que resultava em recursos para projetos sociais. O quadro Ponto e contraponto de ontem do programa Boa Tarde Peperi abordou o impacto da pandemia nos clubes de serviços e entidades que faziam eventos exatamente para garantir recursos e, com esse dinheiro, realizar ações sociais.

A pandemia do coronavírus alterou a programação de eventos do Lions Clube São Miguel Universidade, mas os projetos sociais foram mantidos pelo clube. A informação é do presidente do mandato 2019-2020, RUBEN GAIKOSKI. Ele disse que apesar da queda de receita, o clube vai mantendo as ações e projetos, como o banco ortopédico, a oficina do bem, o projeto da visão e outras ações. RUBEN destacou que a Festa do Porco Recheado, um dos principais eventos de arrecadação de recursos, não será realizada neste ano. Sem poder realizar esses eventos, o Lions está pensando em atividades alternativas para angariar recursos para os projetos. A entidade deve realizar uma campanha de delivery com a venda de alimentos com entrega em casa para a população.

O principal evento do Rotary para arrecadar recursos usados em projetos sociais também foi suspenso neste ano. De acordo com o presidente do clube, MARCOS SABEDOTT, o Festival do Frango e do Vinho seria realizado neste final de semana. Ele disse que a pandemia trouxe consequência sérias para todos e o Rotary também sentiu a dificuldade em buscar recursos, especialmente para o fraldário. Mensalmente, o clube destina cerca de mil e 300 fraldas para famílias carentes. SABEDOTT disse que o Rotary está mantendo os projetos sociais, mesmo com menos recurso em caixa. O clube também deve realizar atividades alternativas para angariar valores. Uma delas é uma rifa no valor de 10 reais que vai sortear um carro entre os participantes. Outra é a produção de máscaras para vender para moradores e empresas.

A Apae também viu a receita de recursos da comunidade cair em razão da pandemia da coronavirus. O comentário é do diretor financeiro da escola, ADEMIR PINTO. A Apae costumava promover eventos, como jantares e bingos para completar a arrecadação e bancar os custos da escola. Segundo ADEMIR, essa receita extra caiu em mais de 60 por cento depois da pandemia. Ele destacou que a Apae lançou uma campanha para a doação de valores via deposito em conta e a comunidade, mais uma vez, está dando uma boa resposta. A preocupação da escola é com o retorno das aulas presenciais e com o aumento do custo de manutenção da unidade. ADEMIR citou que a Apae também está estudando eventos alternativos para arrecadar recursos neste momento de pandemia do coronavírus.

O extremo-oeste permanece classificado como uma região de grave risco de contaminação pelo coronavírus. A Avaliação do Risco Potencial para COVID19 foi atualizada ontem pela secretaria estadual de saúde e visa orientar a Regionalização e Descentralização das ações relacionadas à contenção da pandemia em Santa Catarina.Os níveis de risco são calculados a partir da combinação de oito indicadores em quatro dimensões de prioridade de atuação local, que são isolamento social, testagem e isolamento de casos, reorganização de fluxos assistenciais e ampliação de leitos. Até 23 de junho, a região era classificada como alto risco e desde o dia 30 de junho ingressou na faixa de grave de contaminação.

A classificação do risco de Covid-19 é atualizado semanalmente pela secretaria de estadual de saúde. O sistema divide Santa Catarina por 16 regiões de saúde a partir de dados epidemiológicos que levam em consideração o aumento de casos e mortes por Covid-19, além da ocupação de leitos hospitalares. De acordo coma atualização publicada ontem, o extremo-oeste conta com 434 casos confirmados da doença. A divisão é em risco moderado, alto, grave e gravíssimo. O extremo-oeste está na terceira faixa. De acordo com a classificação, o estado apresenta uma série de recomendações que devem ser seguidas pela população e pelos setores público e privado.

O município registrou três novos casos de covid-19 nesta quarta-feira e também três pacientes recuperados, todos homens. O numero total de casos confirmados é de 143 com 131 recuperados. 12 moradores ainda tem o vírus ativo e permanecem em isolamento domiciliar. Nesta quarta-feira, foram realizados 26 testes de Covid-19 na população assintomática do centro e bairro Agostini. Não houve nenhum resultado positivo. A Vigilância Epidemiológica reforça que as pessoas que apresentarem sintomas respiratórios, ou que tiverem dúvidas quanto a situações relacionadas à covid-19, devem ligar na Central de Informações: 3631-2010. Quem apresentar febre alta, falta de ar e mal-estar, deve procurar atendimento no Centro de Triagem ou na UPA 24 horas do bairro Agostini.

Mais de 300 empresas já se inscreveram para a campanha de raspadinha de prêmios. A informação é do presidente da entidade, IVANDRO SPENGLER. Ele disse que essa deve ser a maior ação de vendas em número de participantes da história da entidade. SPENGLER explicou que os comerciantes interessados em participar da campanha devem ser inscrever na sede da CDL até amanhã. O objetivo é incentivar a compra no comércio local e premiar os consumidores com valores em dinheiro. A premiação das raspadinhas será de 30 mil divididos em 500 vales de 50, 100 e 500 reais. Cada compra de 50 reais dá direito a uma raspadinha.

A campanha “Raspou, achou, ganhou” vai substituir a tradicional campanha de vendas do Natal. De acordo com o presidente da CDL, IVANDRO SPENGLER, o atual momento gerado pela pandemia do coronavírus levou a entidade a busca uma nova ação para movimentar e aumentar as vendas das lojas. A Raspadinha, segundo SPENGLER, vai premiar um número maior de consumidores com prêmios em dinheiro. Ele reforçou que serão entregues 500 prêmios. A raspadinha vai começar a ser distribuída para os consumidores a partir do mês de setembro. As cartelas premiadas podem ser trocadas pelos vale-compras na hora.

Um motociclista sofreu ferimentos graves em um acidente na madrugada desta quinta-feira na SC 283. Foi uma saída de pista seguida de tombamento de uma motocicleta CBX Twister emplacada em Mondaí. O acidente aconteceu por volta das cinco horas no município de Riqueza. O motociclista, um homem de 31 anos, morador de Mondaí, sofreu ferimentos graves. Ele foi conduzido ao hospital de Mondaí pela ambulância do município de Riqueza. Segundo informações da médica que atendeu a vítima no plantão hospitalar, o motociclista teve suspeita de traumatismo crânio encefálico e foi conduzido pelo Samu ao hospital regional de São Miguel do Oeste.

Uma colisão lateral envolvendo um Pálio de Guaraciaba e uma caminhonete Tracker com placas de São Miguel do Oeste deixou um casal preso às ferragens no centro da cidade na noite de ontem. O acidente aconteceu no cruzamento das ruas Chuí com a Padre Aurélio Canzi. De acordo com a Policia Militar, a Tracker trafegava no sentido centrobairro quando o pálio colidiu na lateral do veículo. Com o impacto, a caminhonete tombou sobre a via deixando o casal preso nas ferragens. O Corpo de Bombeiros realizou o trabalho de desencarceramento e encaminhou a mulher para atendimento médico no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. O SAMU prestou apoio e atendimento ao condutor que permaneceu no local. O condutor do Palio não se feriu.

A guarnição da Polícia Militar atendeu ocorrência de tentativa de homicídio em um restaurante na BR 163 na noite de ontem. O crime aconteceu por volta das dez horas em São José do Cedro. De acordo com a PM, um homem foi golpeado no pescoço. O agressor usou um pedaço de vidro, possivelmente uma garrafa, para acertar a vítima. Segundo o proprietário do estabelecimento, os dois estavam bebendo no balcão, juntamente com outros dois homens. Hoje uma discussão no grupo e, em seguida, a agressão. O homem que atingiu a vítima saiu do local a pé. A PM foi chamada, fez buscas, mas não localizou o suspeito.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.