ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em Foco Itapiranga - 09/07/2020

GLOBO EM FOCO – 09/07/20

-MEC CONFIRMA PROVAS DO ENEM PARA OS DIAS 17 E 24 DE JANEIRO

-ESTADO ATUALIZA DADOS E PREJUIZO COM CICLONE SOMA 540 MILHOES DE REAIS

-SICOOB REGISTRA AUMENTO DE DINHEIRO EM POUPANÇA

-MUNICÍPIOS CONTESTAM E 49 MILHÕES NA REVISÃO DO MOVIMENTO ECONÔMICO

-CONSELHO TUTELAR REGISTRA NEGLIGÊNCIA DE ALUNOS EM ATIVIDADES ESCOLARES

-ECONOMISTA ALERTA PARA AGRAVAMENTO DA CRISE E VANTAGENS DO AGRO

-MOTOCICLISTA FOGE DE ABORDAGEM E COMETE DIVERSAS INFRAÇÕES DE TRÂNSITO

-JUSTIÇA DE ITAPIRANGA CONDENA AUTORES DE ROUBO EM MERCADO

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 18 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 29 centavos. O euro está valendo seis reais. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

A empresa R-Pharm disse nesta quarta-feira ter obtido licença na Rússia para comercialização de um novo medicamento antiviral específico para o tratamento da Covid-19, de acordo com a agência Reuters. O remédio é chamado de Coronavir e a empresa diz que ele é capaz de inibir a replicação do coronavírus Sars-Cov-2. A Rússia já tinha aprovado anteriormente o uso de outro antiviral, o Avifavir, em 11 de junho. Tanto o Coronavir quando o Avifavir tem como base um antiviral já alvo de estudos: o favipiravir. Ele foi analisado na China ainda está sendo testada no Japão, e não é comercializado.

O governo federal alemão apresentou nesta quarta-feira um plano nacional para promover a igualdade de gênero no país. É o primeiro programa estratégico a ser implementado em nível federal na Alemanha com o objetivo de pôr fim a anos de lento progresso na equiparação de direitos e tratamento entre homens e mulheres. O plano consiste em nove metas de igualdade de gênero que, uma vez aprovadas, devem ser apoiadas por legislações específicas em cada um dos ministérios federais da Alemanha.

O presidente peruano, MARTÍN VIZCARRA, convocou nesta quarta-feira eleições presidenciais e legislativas conjuntas para abril do próximo ano. O anúncio marca o início formal do processo eleitoral de cinco anos no Peru. VIZCARRA não deve disputar a reeleição. Ele se tornou presidente em março de 2018, depois de ter sido vice-presidente de PEDRO PABLO KUCZYNSKI, que renunciou ao cargo, após o escândalo de corrupção relacionado à construtora Odebrecht. A eleição vai ocorrer no dia 11 de abril do ano.


As provas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2020 serão aplicadas em janeiro e fevereiro de 2021. O anúncio foi feito pelo Ministério da Educação nesta quarta-feira. Adiado após pressão de estudantes e parlamentares por causa da pandemia de Covid-19, o novo cronograma do Enem prevê provas impressas nos dias 17 e 24 de janeiro, para cinco milhões e 700 mil inscritos e prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro, para 96 mil inscritos. Segundo o MEC, a data não prejudicará o ingresso dos aprovados nas universidades no primeiro semestre de 2021. Por causa da pandemia, o MEC pediu ao governo federal um adicional de 70 milhões para a execução do Enem 2020.

Levantamento da Confederação Nacional da Indústria indica que 57 por cento das empresas exportadoras tiveram as vendas ao exterior "afetadas negativamente" pela pandemia do novo coronavírus, enquanto oito por cento registraram aumento nas vendas para o exterior. A CNI questionou as empresas sobre o "efeito da pandemia sobre a atividade de exportação até o momento". De acordo com a CNI, a pesquisa foi feita entre os dias dois e de junho e consultou 197 empresas exportadoras, importadoras e investidoras no exterior. O resultado abrange os meses de abril e maio.

Os senadores votam nesta quinta-feira a Medida Provisória 927, que altera regras trabalhistas durante a pandemia do novo coronavírus. Entre as medidas previstas estão a adoção do teletrabalho, a antecipação de férias e de feriados e a concessão de férias coletivas. A proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados em 17 de junho, na forma de um projeto de lei de conversão, ou seja, o texto foi aprovado pelos deputados com mudanças. A MP, editada para evitar demissões durante a pandemia, prevê que acordo individual entre empregado e empregador deve se sobrepor a leis e acordos coletivos, respeitados os limites estabelecidos na Constituição, até o fim do estado de calamidade pública decorrente da covid-19.

Três regiões de Santa Catarina estão em situação gravíssima para o coronavírus, segundo o mapa de risco do governo estadual atualizado nesta quarta-feira. Além da região da Foz do Rio Itajaí, no Vale, que já estava nessa situação há três semanas, as regiões de Laguna, no Sul, e Xanxerê, no Oeste, tiveram agravamento da classificação. O mapa avalia o risco potencial de transmissão da doença entre a população, o risco para o sistema de saúde, como também a situação geral da pandemia, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. Santa Catarina tem atualmente mais de 400 mortes confirmadas por Covid-19 e mais de 35 mil casos desde o início da pandemia.

O Governo do Estado segue contabilizando os danos provocados pelo ciclone bomba que atingiu o território catarinense na última semana. Dos 233 municípios atingidos, 207 já relataram prejuízos no Sistema de Informação de Desastres. As cifras até o momento ultrapassam 541 milhões. Dados preliminares apontam que agricultura contabilizou perdas na ordem de 304 milhões de reais. O setor elétrico não finalizou o levantamento total e a estimativa é que deve ser o mais atingido com danos que podem ultrapassar dois bilhões. Em relação os prejuízos em residências os prejuízos somam até o momento 40 milhões de reais.

Oito dias após a passagem do ciclone extratropical que atingiu o estado, a Secretaria da Educação fechou o levantamento dos estragos para iniciar o processo de recuperação das 412 escolas atingidas. Ao todo, cerca de 38 por do total de unidades estaduais. Das 36 coordenadorias regionais, somente a de São Miguel do Oeste não teve unidades escolares afetadas. Grande Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Blumenau e Brusque foram as regiões com o maior número de escolas atingidas, totalizando 155. As avarias de pequeno e médio porte podem começar a ser consertadas a partir desta quarta.

Cooperativas de crédito registram aumento de dinheiro em poupança. O volume de recursos causa surpresa em período de pandemia. A captação de dinheiro em poupança, RDC e RCA registra crescimento significativo neste ano. O comportamento dos associados é considerado um bom reflexo para o sistema financeiro de cooperativas de crédito. Conforme o diretor de Negócios do Sicoob Central Santa Catarina e Rio Grande do Sul, OLAVO LAZZAROTTO, uma das justificativa está na busca por maior segurança. Ele destaca que no ano passado os fundos de investimentos receberam grande volume de recursos, porém a bolsa de valores frustrou a expectativa de grande rendimento e muitos migraram para a poupança, um investimento mais seguro. LAZZAROTTO cita ainda que a captação de recursos do Sicoob tem aplicação na região que está inserido e com isso gera desenvolvimento local.

Cresce o volume de dinheiro movimentado por cooperativas de crédito. Sistema cooperativo ganha força no Brasil e com destaque em Santa Catarina. O diretor de Negócios do Sicoob cita que também foi constatado um elevado volume de recursos destinado para empréstimo. OLAVO LAZZAROTTO chama atenção para o crescimento da aplicação em RDC, Recibo de Depósito Cooperativo. No mês de maio o crescimento foi de 30 por cento em comparação ao mesmo período do ano passado em Santa Catarina e Rio Grande do Sul totalizando um bilhão e 200 milhões de reais. LAZZAROTO chama atenção que a poupança passou de 32 milhões passou para 71 milhões de reais. Para o diretor isso demonstra a credibilidade que a cooperativa possui perante aos seus associados e também um sinal positivo para o sistema financeiro nacional.

APAEs da região alertam para golpe que está sendo aplicado com uso de cheque falsificado da instituição. Na manhã de hoje o golpe foi registrado no comércio de Iporã do Oeste, em que um cheque falsificado foi usado para compras. A APAE alerta que não emite cheques, então o documento que está sendo usado é falso. O golpe também está sendo registrado em outros municípios, com casos já registrados em São José do Cedro, Guaraciaba e Guarujá do Sul. No início da tarde desta quarta-feira a direção da Apae de São José do cedro foi procurada por uma funcionária de um mercado da cidade que pediu informações de um cheque. Essa funcionária teria apresentado um cheque de um banco da cidade no valor de mil 308 reais. Conforme a diretora da Apae, os funcionários do banco informaram que a falsificação é grotesca. Caso alguém receba um cheque da Apae, a orientação é acionar a polícia e registrar Boletim de Ocorrência.

Nível de água do Rio Uruguai começa baixar. Após as fortes chuvas desta semana o Rio Uruguai atingiu cinco metros e 40 centímetros acima do nível normal, às sete horas da manhã de hoje. Conforme monitoramento realizado pelo corpo de bombeiros, o volume de água está reduzindo e já chegou a quatro metros e 90 centímetros. A cheia não chegou atingir pontes e nem edificações em Itapiranga. A travessia da barca segue normalmente sem criar grandes transtornos para a navegação.

Municípios contestam mais de 49 milhões em recursos para revisão do movimento econômico. O índice provisório do retorno de ICMS para o exercício de 2021 foi divulgado pelo governo do estado no dia três de junho. O valor é provisório porque coube recurso até dia três de julho para revisão dos índices pelos municípios, caso algum valor não esteja correto, para inclusão no movimento econômico. O índice definitivo do retorno do ICMS para o próximo ano será divulgado em dezembro. O secretário de Agricultura e diretor do movimento econômico de São João do Oeste, ROBERTO RAMBO, explica que até o prazo final na sexta-feira dia três os municípios da região haviam contestado mais de 49 milhões em recursos para serem revistos no movimento econômico, o que mostra que os setores responsáveis estão atentos aos valores lançados pelas empresas, para que nenhum valor se perca e assim as prefeituras sejam prejudicadas no retorno do ICMS.

ROBERTO RAMBO, que integra a equipe de julgadores que irá avaliar os recursos apresentados pelos municípios, destaca que após o julgamento o governo do Estado fará a devolução dos valores devidos as prefeituras. Quase 800 recursos foram apresentados pelas prefeituras. O secretário de Agricultura de São João do Oeste ressalta que o ICMS representa um dos maiores retornos aos cofres públicos, por isso a importância dos recursos para recuperar o valor e aumentar o movimento econômico. RAMBO enfatiza que com a criação do colegiado do movimento econômico da Ameosc, o trabalho de recuperação de recursos que são de direito dos municípios teve um avanço significativo nos últimos anos. Ele diz que este ano o valor em recursos, de mais de 49 milhões, é um dos maiores já feito pelos municípios, o que mostra o empenho dos servidores responsáveis.

Nos primeiros seis meses do ano, o secretário de Agricultura cita que São João do Oeste já registra uma queda de mais de 24% nos setores de indústria, comércio, transporte e energia. Ele afirma que isso é preocupante, considerando que estes setores historicamente vinham registrando aumento na arrecadação, e essa queda irá refletir no índice de retorno do ICMS. ROBERTO RAMBO diz que a exceção foi o setor agropecuário, que manteve o crescimento na arrecadação, de 6,14% no primeiro semestre do ano. A queda geral no movimento econômico do município para este ano está projetada em 4,19%. O secretário destaca que a expectativa é que no segundo semestre os setores se recuperem e registrem alta. Ele lembra que esta semana a secretaria de estado da Fazenda divulgou que a arrecadação do ICMS teve uma queda de 15,6% em junho, na comparação com o mesmo mês do ano passado, o que reflete nos recursos dos municípios.

Investimentos na nova adutora garantem melhorias significativas no abastecimento de água em Tunápolis. A nova adutora está em funcionamento desde o mês de abril. O vice-prefeito, AQUILES BAMBERG, afirma que nestes três meses de conclusão da adutora, o problema no abastecimento de água foi praticamente resolvido. O investimento foi de mais de 200 mil reais em uma rede de três mil e 300 metros até a estação de tratamento. BAMBERG comenta que o projeto prevê a extensão da rede com tubulação maior até o Rio Peperi, e o município busca recursos para concluir o investimento ainda este ano. O vice-prefeito ressalta que a tubulação que está instalada hoje até o Rio Peperi é de 85 milímetros, e os novos tubos instalados são de 110 milímetros. Ele lembra que a adutora foi concluída em um período que o município enfrentava sérios problemas no abastecimento devido à estiagem.

O vice-prefeito de Tunápolis recorda que o projeto inicial que contemplava o abastecimento com água do Rio Peperi é ainda de 2006. AQUILES BAMBERG diz que a adutora instalada na época não atendia mais a demanda do município, por isso foi instalada nova adutora. Ele cita que o problema é que parte do projeto foi executada com tubulação de 85 milímetros, e o restante com tubos de 75 até a hidráulica. Nesse trecho que era de 75 foram instalados os tubos de 110 milímetros. Também foi feita a troca de motores, de 10 para 20 CV, dobrando a capacidade de recalque. Para finalizar o projeto aumentando a tubulação em todo o trecho, BAMBERG destaca que é aguardado um recurso pela Defesa Civil do Estado. Com duas adutoras, o vice-prefeito lembra que haverá mais uma opção de abastecimento caso uma delas apresente problemas.

Ao mesmo tempo em que municípios ainda sentem os efeitos da estiagem dos primeiros meses do ano, AQUILES BAMBERG ressalta que no momento os transtornos são com o excesso de chuvas. O vice-prefeito cita problemas principalmente com os trabalhos a campo. Ele lamenta a demora na compra de um rolo compactador, o qual foi licitado em fevereiro, mas até agora o Ministério da Agricultura não liberou o valor para aquisição da máquina. BAMBERG deixou a secretaria da saúde em junho, respeitando os prazos eleitorais. Quando secretário ele defendeu o isolamento das pessoas do grupo de risco do restante da população e o uso da hidroxicloroquina. BAMBERG lembra que o medicamento foi usado no município, em acordo com os pacientes, nos casos mais graves diagnosticados com Covid, o que contribui para a melhora na saúde. Tunápolis está no momento com 35 casos confirmados, e 19 pacientes já curados.

Negligências de alunos e pais gera problemas em tarefas escolares. O Conselho Tutelar de Itapiranga tem sido acionado com frequências para resolver problemas com alunos. A falta de responsabilidade com as atividades repassadas pelos professores ocorre nas escolas municipais e estaduais. A interferência é necessária, nos caso que a escola não obtém sucesso nos contatos com os estudantes e pais. De acordo com o conselheiro tutelar, MARCOS DA SILVA, a demanda é grande com alunos que não estão cumprindo com as tarefas. Ele lembra que os estudantes estão em casa, porém não estão de férias e precisam estudar e prestar contas dos conteúdos que fazem parte da grade curricular. O conselheiro relata que algumas famílias nem retiram material nas escolas e outros alunos não cumprem com as tarefas estabelecidas. MARCOS DA SILVA lembra que os estudantes são avaliados e com os conteúdos em atrasos terão prejuízos nas notas.

Período de isolamento social mantém aulas online. Atividades são obrigatórias para os alunos não perderem o ano letivo. Conforme o conselheiro tutelar, MARCOS DA SILVA, o procedimento inicia com a escola, em seguida o problema chega ao Conselho Tutelar e o Ministério Público surge como última opção para resolver a situação de negligência dos estudantes e dos pais O conselheiro tutelar chama atenção que a falta de empenho nos estudos é um problema que afeta todas as classes sociais. MARCOS DA SILVA diz que o isolamento causado pela pandemia não está afetando apenas os estudantes de baixa renda.

Violência contra criança e adolescente mobiliza Conselho Tutelar. Problema é recorrente em Itapiranga e segue causando grande preocupação. Conforme o conselheiro tutelar, MARCOS DA SILVA, é alarmante o índice de violência sexual e abuso de menores no município. Ele destaca que a pandemia afetou o trabalho do Conselho Tutelar que pretendia visitar escolas e comunidades para orientações sobre crimes contra menores. SILVA diz que são comuns as denúncias de abuso e negligências com crianças e adolescentes. O conselheiro ressalta que em período sem aulas presenciais, cresce a importância de familiares ficarem atentos para proteger as pessoas em vulnerabilidade.

Economista aponta agravamento da crise e problemas em todos os setores. Para o professor de economia da Universidade Federal de Santa Catarina, o itapiranguense ROBERTO MEURER, a crise é muito profunda em todos os setores e no mundo todo. Ele cita que o problema ocorre porque a economia é interligada e afeta todos. O professor diz que não fica ninguém imune, mesmo que tenha algum setor mais fortalecido. Destaca que o agro vai ser muito importante para as regiões em que ele é predominante, como ocorre no oeste de Santa Catarina. O economista salienta que um compra do outro do e com a queda da produção mundial, todos são afetados. MEURER afirma que isso atinge o bolso do trabalhador que também sente os efeitos da crise mundial. Cita ainda que após a pandemia o mundo vai estar mais fechado, os países terão interesse no sistema de economias mais protecionista com os países valorizando mais a economia interna. O Brasil é muito bom exportador e depende do mercado externo para movimentar sua economia.

Economista destaca o agronegócio como fator positivo. No entanto, ROBERTO MEURER é cauteloso e diz que é preciso evitar um otimismo exagerado. Ele explica que o agro tem grande impacto na região oeste, porém representa apenas sete por cento do PIB de Santa Catarina e cinco por cento no Brasil. Salienta que o setor agroindustrial tem maior resistência a esta crise e gera otimismo porque o mundo precisa de comida e o Brasil é grande produtor de alimentos. No contexto de economia geral o agro não consegue puxar os demais setores por ser muito pequeno. O professor de economia também alerta que o agro brasileiro tem fortes concorrentes ao redor do mundo, em produtos de origem animal e soja. A desaceleração da economia mundial também preocupa, pois a pandemia vai reduzir o crescimento incluindo da China, que é o principal comprador dos produtos brasileiros. MEURER diz que o câmbio favorável para a exportação gera benefícios aos brasileiros e garante lucro extra no momento.

Prefeitos e governadores também terão dificuldades com a queda na arrecadação. O professor de economia da UFSC, ROBERTO MEURER observa que o governo federal não diz claramente como vai ajudar e também não possui poder de prestar socorro por muito tempo. O economista explica que a arrecadação federal também caiu e a capacidade de endividamento é bastante limitada. De acordo com MEURER, transferir dinheiro para os estados e municípios vai aumentar a dívida do governo brasileiro e criar problemas com investidores. O especialista afirma que os prefeitos vão espernear querendo mais recursos, porém o governo federal não terá capacidade para socorrer os gestores municipais para compensar a queda na arrecadação.

PM recolhe veículo com mais de nove mil reais em débitos. Em rondas na manhã desta quarta-feira a Polícia Militar de São José do Cedro abordou um Jeep Compass com placas do município. A abordagem ocorreu nas proximidades da praça Antônio Foppa, na Avenida Salgado Filho. Durante a verificação foi constatado que haviam mais de nove mil reais em débitos. O valor se refere ao licenciamento, IPVA e multas. Após a apreensão o carro foi guinchado ao pátio conveniado.

Casal fica preso às ferragens após colisão no centro de SMOeste. A colisão lateral envolvendo um Pálio de Guaraciaba e um Chevrolet Tracker de SMOeste ocorreu no cruzamento das ruas Chuí com a Padre Aurélio Canzi, no entro de São Miguel do Oeste. De acordo com a Policia Militar, o Tracker fazia sentido centro ao bairro quando o pálio colidiu na lateral do veículo. Com o choque o veículo tombou sob a via deixando o casal preso nas ferragens. O Corpo de Bombeiros fez o desencarceramento e encaminhou a mulher para o Hospital Regional. O SAMU prestou apoio e atendeu o condutor do Tracker. O condutor do Pálio não se feriu. A PM realizou o levantamento e confeccionou o Boletim de Ocorrência.

PM encontra droga em veículo. Foi por volta das 15 horas de ontem, na Rua José João Grando, em São José do Cedro. A Guarnição recebeu uma denúncia que havia um veículo em atitude suspeita, próximo ao mercado Osmarzinho, ocupado por cinco homens. Diante das informações a guarnição deslocou até o local. Sendo abordado um Citroen C4 Pallas com placas de Maravilha com cinco homens em seu interior. Foram realizadas buscas pessoais e nada de ilícito foi encontrado. Já durante revista veicular, foi encontrado uma carteira de cigarro contendo duas bitucas de cigarro de substância análoga a maconha, totalizando aproximadamente uma grama. Um dos ocupantes se apresentou como responsável pela droga, declarou ser usuário e que havia adquirido de um homem no município de São Carlos, dias antes. Já os demais envolvidos, foram consultados no sistema, liberados logo após a checagem da documentação.

Homem sofre tentativa de homicídio. A guarnição da Policia Militar atendeu ocorrência de tentativa de homicídio em restaurante na BR 163 em São José do Cedro, por volta das 22 horas de ontem. Segundo apurou a PM, a vítima foi golpeada no pescoço, próxima à artéria, por um pedaço de vidro, possivelmente de garrafa. A PM se deslocou até o hospital para colher informações do estado de saúde da vítima e no local do fato, prosseguindo em buscas pelo seu suposto autor. Segundo o proprietário do estabelecimento, eles estavam bebendo no balcão, juntamente com outros dois senhores, quando em dado momento, percebeu que se deu início uma discussão entre vítima e autor e que este golpeava com objeto. Logo após, saiu a pé. Conforme as informações colhidas, o autor e a vítima possuíam negócios inacabados que geraram mágoas e que, possivelmente, a motivação do ato tenha relação com isso.

Justiça de Itapiranga condena autores de roubo em mercado. O poder judiciário da comarca de Itapiranga divulgou ontem sentença de ALESSANDRO GUIMARÃES, 18 anos, natural de Campo Bom e DIÉFERSON DE CASTRO, 20 anos, natural de Santa Maria. Ambos já cumprem pena na Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste. No dia seis de janeiro de 2020, por volta das 22 horas e 45 minutos, os jovens invadiram o Comércio de Alimentos Baumgarten, na Rua do Comércio, em Itapiranga e roubaram mil reais em espécie, carteiras de cigarro e um aparelho de telefone celular, marca Iphone. Encapuzados, eles usaram uma arma de fogo e uma faca para render a caixa do estabelecimento. Na sentença do juiz RODRIGO PEREIRA ANTUNES, os réus foram condenados à pena de oito anos, 10 meses e 20 dias de reclusão, em regime inicial fechado.

Motociclista foge de abordagem policial e comete diversas infrações de trânsito. A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar por volta das 17 horas de ontem. O condutor de uma motocicleta CG 125 Titan, placa HRB 6946 de Itapiranga fugiu de uma abordagem da Polícia Militar na SC 163 na localidade de Santa Fé Alta. Em alta velocidade o motociclista seguiu acompanhado pela viatura da PM até a cidade. Ele andou pelo passeio público colocando várias pessoas em risco. Em uma viela ele passou por um portão que não permite passagem de carros e com isso os policiais perderam o contato. Com a identificação da motocicleta foram expedidas seis notificações de trânsito. No dia oito de junho, o motociclista já havia desrespeitado ordem de parar em operação de trânsito na cidade.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.