ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco terça-feira 09 07 19

-MINISTROS COM MANDATO DE DEPUTADO SÃO EXONERADOS PARA VOTAR PREVIDÊNCIA

-DIVE CONFIRMA MAIS UMA MORTE POR GRIPE A H1N1 EM SANTA CATARINA

-EPAGRI APURA PREJUÍZOS CAUSADOS PELA GEADA NA AGRICULTURA

-CÂMARA PROMOVE SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS 40 ANOS DOS BOMBEIROS

-EVENTO DE LANÇAMENTO DOS SHOWS DA FAISMO SERÁ NESTA QUINTA-FEIRA

-OPERAÇÃO DESARTICULA GRUPO SUSPEITO DE CONTRABANDO DE CAMARÃO

-MULHER SUSPEITA DE EXTORSÃO É PRESA EM FLAGRANTE

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 22 graus. A mínima das últimas horas foi de menos cinco graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 30 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado nove centavos para a compra e 10 centavos para venda.

O presidente da Turquia, RECEP ERDOGAN, fez um comentário controverso em um discurso na cúpula do G20 em Osaka. Ele elogiou o sistema de ensino japonês por causa da sua política de segregação de gênero em certas universidades e que pode implantar universidades exclusivas para mulheres na Turquia. Depois de voltar do Japão, ele novamente enfatizou as supostas vantagens de um sistema educacional com segregação de gênero seguindo o modelo japonês. Muitos setores da população turca, incluindo feministas e ativistas pelos direitos das mulheres, reagiram com críticas a ideia do presidente.

A ONU divulgou nesta segunda-feira um relatório sobre taxas de homicídio intencional no mundo em 2017. A América Central tem o índice mais alto com 25 vírgula nove assassinatos por grupo de cem mil habitantes. A América do Sul tem índice de 24 vírgula dois. Na lista, o Brasil ficou em segundo lugar no continente sul-americano, atrás da Venezuela, com 30 vírgula cinco mortes por cem mil habitantes, número acima da média regional. A ONU também citou que a Venezuela, teve um "aumento dramático" das mortes violentas nas últimas três décadas, passando de 13 a 56 vírgula oito homicídios voluntários, um aumento de cerca de 350 por cento.

A comissária de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas, MICHELLE BACHELET, está "chocada" com as condições nas quais os Estados Unidos estão mantendo migrantes e refugiados detidos, inclusive crianças. Ela afirmou estar “profundamente chocada que crianças sejam forçadas a dormir no chão em instalações superlotadas, sem acesso adequado a cuidados de saúde ou alimentação, e com condições de saneamento ruins". O presidente DONALD TRUMP fez da repressão à imigração um dos pilares de seu governo e de sua campanha de reeleição para 2020.

O Ministério Público do Trabalho vai anexar ainda hoje novas provas compartilhadas pela Polícia Federal e pela Polícia Civil que comprovam o dolo eventual da mineradora Vale no rompimento da barragem de Brumadinho. Segundo o MPT, a empresa assumiu o risco de matar no caso. Segundo o procurador GERALDO EMEDIATO DE SOUZA, coordenador do grupo especial de atuação finalística do MPT, que cuida do caso vale Brumadinho, o MPT vai pedir o aumento do valor da condenação da empresa se comprovar dolo eventual na ação trabalhista que tramita na quinta Vara de Betim. A Vale informou que tem apresentado, “desde o momento do rompimento da barragem, todos os documentos e informações solicitados e, como maior interessada na apuração dos fatos, continuará contribuindo com as investigações”.

Após cinco meses de tramitação, a proposta de reforma da Previdência entra hoje em sua fase decisiva, com o início das discussões do texto no plenário principal da Câmara. Parlamentares mais otimistas preveem até mesmo a possibilidade de aprovar, já nesta terça, o texto-base da proposta de emenda à Constituição, deixando pendente para esta quarta-feira somente a análise de eventuais emendas e destaques, que são as propostas de alteração no texto original que vierem a ser apresentados em plenário. A pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira pelo jornal "Folha de S.Paulo" mostra que 47 por cento da população é a favor da reforma e 44 por cento é contra. A pesquisa foi realizada nos dias 4 e 5 de julho com dois mil e 86 entrevistados com mais de 16 anos, em 130 cidades do país.

Os ministros ONYX LORENZONI, da Casa Civil, e MARCELO ÁLVARO ANTÔNIO, do Turismo, foram exonerados nesta terça-feira. Eles voltarão à Câmara dos Deputados para votar a PEC Previdência. As exonerações foram publicadas no Diário Oficial da União. O porta-voz da Presidência, OTÁVIO RÊGO BARROS, antecipou na segunda-feira que os ministros de Estado que têm mandato na Câmara dos Deputados seriam exonerados temporariamente para que eles possam participar da votação em plenário. Além de LORENZONI e MARCELO ÁLVARO, o governo conta com mais dois ministros com mandato na Câmara: TEREZA CRISTINA da Agricultura e OSMAR TERRA da Cidadania. TERRA, que é do MDB, não vai partir da votação, portanto, não será exonerado.

O anúncio da proibição da venda de seis marcas de azeites de oliva pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no último fim de semana deixou muitos consumidores preocupados. Santa Catarina foi um dos oito estados onde a fiscalização encontrou os produtos impróprios para consumo. Em Florianópolis, o Procon acompanha o caso e informa que o consumidor que se sentir lesado ou encontrar o produto em mercados da cidade pode fazer denúncia. As redes varejistas e atacadistas tinham até esta segunda-feira para recolher das prateleiras as marcas Oliveiras do Conde, Quinta Lusitana, Quinta D’Oro, Évora, Costanera e Olivais do Porto. Os comércios onde foram encontrados estes produtos também precisam informar ao Ministério os estoques existentes, sob pena de autuação em caso de omissão de informações.

A secretaria do Estado de Infraestrutura e Mobilidade Urbana oficializou na última semana parte do novo aditivo financeiro para a obra de recuperação da ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. Foi autorizado o acréscimo de oito milhões e 300 mil reais no valor total da reforma. O prazo de liberação do trânsito está mantido para 30 de dezembro de 2019, mas as estruturas temporárias serão retiradas até março de 2020. Este aditivo é parte de um valor maior que já havia sido anunciado pela secretaria como necessário diante da prorrogação do prazo de conclusão da reforma por um ano. O cálculo é que a obra tem um custo mensal de dois milhões para a empresa portuguesa Teixeira Duarte, que vinha cobrando a readequação financeira. O aditivo diz respeito a serviços já previstos.

Uma nova morte por Gripe A H1N1 foi confirmada nesta segunda-feira pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado. O paciente era morador de São João Batista e fazia parte do grupo de risco, pois apresentava imunodeficiências. Até o momento o Estado registrou 19 mortes, sendo 17 pelo subtipo A H1N1 e dois pelo subtipo H3N2. A Diretoria afirma que o número de ocorrências está dentro do esperado para o período. O número de casos da doença cresceu consideravelmente no intervalo entre os levantamentos da Dive: foram 31 confirmações em sete dias. Desde o início deste ano até sexta-feira foram registrados 199 casos de gripe em Santa Catarina.

Uma internauta usou a página do Portal Peperi no Facebook para denunciar o descarte irregular de lixo no interior de São Miguel do Oeste. Ela reside na Linha Aparecida e mandou fotos do lixo jogado na comunidade. De acordo com a denunciante, alguns moradores do centro e bairros do município se deslocam até o local para jogar os materiais. Entre os objetos encontrados estão roupas, cartelas de remédios intactas e até carnês de lojas e contas de água, luz e telefone. A internauta escreveu ainda que as pessoas deveriam ter um pensamento diferente e que o interior não é depósito de lixo ou de abandono de animais..

Ela lamentou o fato e disse que as roupas poderiam ser doadas e os remédios poderiam estar nas unidades de Saúde e não jogados no meio ambiente.

A JCI de São Miguel do Oeste vai promover neste mês o encontro regional da Câmara Júnior. A informação é o coordenador do evento, GUILHERME GASPERIN. O encontro deve reunir 18 cidades do oeste do estado e do Paraná. A principais atividades do evento vão ocorrer no centro de eventos da Unoesc. GASPERIN explicou que a JCI também deve promover um treinamento sobre liderança no quartel do décimo quarto RCMEC. Cerca de 200 pessoas são esperadas no encontro regional. GASPERIN disse que o evento vai acontecer nos dias 27 e 28 de julho com palestras, reuniões técnicas e troca de experiências sobre os projetos desenvolvidos pelas JCIs. Também nesse final de semana será realizada a final do concurso regional de oratória nas escolas.

A câmara de vereadores vai realizar na próxima quinta-feira uma sessão solene em homenagem aos 40 anos de instalação do Corpo de Bombeiros em São Miguel do Oeste. A cerimônia está marcada para as sete horas da noite e terá transmissão ao vivo pela rádio Peperi. A proposição para promover a sessão especial foi apresentada pelo vereador do MDB, CLAUDIO BARP. A sessão ordinária prevista para quinta-feira não será realizada. A mesa diretora da casa está analisando a possibilidade de fazer a sessão na sexta-feira para votação dos projetos, indicações e moções que estarão na pauta do dia.

A sessão solene é mais um momento importante dentro da programação do aniversário dos 40 anos dos bombeiros no município. A afirmação é do comandante do batalhão de São Miguel do Oeste, JORGE CAMEU. Ele disse que a sessão é uma forma de reconhecer o trabalho da instituição. Ao mesmo tempo, os bombeiros vão aproveitar o evento para agradecer a comunidade. CAMEU disse que os Bombeiros vão fazer o reconhecimento e homenagear as entidades, empresas e pessoas que foram parceiros da corporação ao longo desse período. Além da sessão solene de quinta-feira, a programação dos 40 anos ainda prevê diversas formaturas na sexta-feira no auditório da Unoesc e o baile dos bombeiros no sábado na Latitude Eventos.

Os possíveis danos causados pelas geadas registradas neste final de semana nas propriedades do interior devem ser percebidos nos próximos dias. A informação é do engenheiro Agrônomo da gerência regional da Epagri de São Miguel do Oeste, ELVIS TAFAREL. De acordo com ele, a equipe da empresa está trabalhando para identificar e mensurar as perdas causadas nos municípios da região. Segundo TAFAREL, algumas culturas demoram um pouco mais para demostrar os prejuízos. Ele comentou que a avaliação inicial é de que pode haver perda nos canteiros de legumes, já a horticultura é mais sensível e apresenta consequência imediatas a ocorrências de geadas.

A maior preocupação da Epagri é com relação ao efeito das geadas nos pomares de frutas existentes na região. A afirmação é do engenheiro Agrônomo da gerência regional da Epagri de São Miguel do Oeste, ELVIS TAFAREL. Conforme ele, entre as possíveis culturas estão o pêssego e a ameixa. Ele destacou que muitas dessas variedades já estavam florescendo e a geada pode trazer sérios prejuízos a essas frutíferas. O profissional revelou ainda que a menor temperatura registrada na região foi no sábado, quando os termômetros marcaram dois graus negativos. TAFAREL disse ainda que essa foi a mínima oficial, porém ele não descarta a possibilidade de temperaturas mais baixas, principalmente nas regiões de baixadas.

A incidência de geadas não traz apenas prejuízos para os agricultores, mas também alguns benefícios. O comentário é do engenheiro Agrônomo da gerência regional da Epagri de São Miguel do Oeste, ELVIS TAFAREL. Ele disse que o principal ponto positivo do frio intenso está no controle de pragas e ervas daninhas nas propriedades rurais. TAFFAREL citou que a geada é interessante porque elimina algumas pragas que podem prejudicas as lavouras, como as lagartas por exemplo. O técnico comentou que a incidência de insetos nocivos as plantações é maior nos anos em que o frio é menos rigoroso.

O engenheiro responsável pelo Dnit na região, DIEGO DA SILVA confirmou em entrevista para a Peperi nesta segunda-feira que o Ministério dos Transportes ainda não liberou os 35 milhões de reais em emendas parlamentares para as melhorias da BR-282, entre Chapecó e São Miguel do Oeste. De acordo com ele, o Ministério liberou apenas oito milhões de reais para que as obras não parassem. O valor, de acordo com DIEGO, é suficiente para garantir os trabalhos até o início de setembro. Até lá a expectativa é que os 35 milhões estejam liberados. DIEGO disse que os oito milhões anunciados na última semana são importantes, mas insuficientes para dar tranquilidade ao próprio Dnit, a empresa e aos usuários da rodovia.

O engenheiro responsável pelo Dnit na região, DIEGO DA SILVA também disse que o órgão deve liberar a ordem de serviço para a elaboração do projeto básico da obra de revitalização da BR 163 dentro de duas semanas. Ele explicou que assim que o projeto estiver pronto, o departamento nacional de infraestrutura e transportes vai em busca de recursos para iniciar a obra em 2020. DIEGO disse que o Dnit não tem orçamento suficiente para iniciar a obra neste ano. O planejamento atual do órgão é receber o projeto básico até o final do ano e começar os trabalhos na rodovia somente no ano que vem. Ele lembrou que o projeto para a BR 163, trecho São Miguel do Oeste-Dionísio Cerqueira contempla piso de concreto, que tem vida útil de 20 anos.

Cerca de 80 por cento dos espaços para expositores da Mercoleite já foram comercialiazados. A informação é do coordenador da agricultura da Faismo, NEDIO JESIORSKI. Ele explicou que a procura das empresas é muito grande e a venda de estandes está dentro da expectativa. NEDIO disse que a comissão está em contato direto com as empresas e com os criadores que devem expor os animais na feira. De acordo com ele, a Mercoleite é um dos três grandes eventos do setor para a Faismo deste ano. Os outros dois são a feira da agricultura familiar e a mostra de pequenos animais. NEDIO comentou ainda que o município está trabalhando na melhoria da infraestrutura do parque para abrigar os eventos e expositores do setor da agricultura.

A comissão central organizadora da Faismo 2019 se reuniu nesta segunda-feira com o comando do décimo primeiro batalhão da Polícia Militar. O encontro, que reuniu o coordenador geral da feira, EDENILSON ZANARDI e o comandante da PM, coronel MARCELO DE WALLAU, serviu para trocar informações e começar o planejamento para a segurança da Faismo. Nas últimas edições da feira, a Polícia Militar realizou a segurança das áreas internas e externas e dos shows. Além da PM, a Faismo deve contar com segurança privada nos dias do evento.

A projeção de um recorde de público para a Faismo deste ano vai exigir um trabalho diferenciado por parte da Polícia Militar. A afirmação é do comandante do décimo primeiro batalhão, MARCELO DE WALLAU. Ele ressaltou que o objetivo da PM é garantir a segurança dos expositores e dos visitantes da Faismo. Na última edição da feira, a Polícia Militar colocou 120 PMs no parque de exposições ao longo do evento. WALLAU explicou que o planejamento para a edição deste ano começa a partir desse número. O policial disse que a corporação também deve adotar algumas novidade no policiamento da Faismo 2019, como por exemplo, o uso de drones para o monitoramento do local do evento.

Os shows da Faismo de 2019 serão anunciados oficialmente nesta quinta-feira. O lançamento das atrações artísticas da feira vai acontecer a sete e meia da noite na Big John, cervejaria localizada as margens da SC 163 na Linha Cruzinhas. Durante o evento, a comissão central vai anunciar os três shows nacionais da feira deste ano. A empresa GDO Produções será a responsável pela contratação dos artistas que vão se apresentar na arena de shows. A exemplo de anos anteriores, haverá a cobrança de ingressos apenas para os espetáculos. O evento da próxima quinta-feira terá cobertura das emissoras de rádio e do portal da Peperi.

A comissão central organizadora da Faismo definiu o slogan da Feira deste ano. A expressão “Faismo, o nosso melhor” será usada em todos os materiais de divulgação do evento. De acordo com o presidente da CCO, EDENILSON ZANARDI, a logomarca é a mesma da última feira. A marca visual foi escolhida em um concurso com a participação da comunidade. Já o slogan deste ano foi escolhido pelos membros da comissão central para evidenciar o trabalho de todos os envolvidos com a Faismo.

A Polícia Civil de Santa Catarina cumpriu quatro mandados de prisão temporária e oito mandados de busca e apreensão nesta segunda-feira dentro de uma operação que investiga o crime de associação criminosa voltada para a prática dos delitos de estelionato, duplicata simulada e lavagem de capitais. As investigações tiveram início a partir da notícia de que duas dessas pessoas presas temporariamente utilizavam um estabelecimento comercial para a prática de diversas fraudes nas cidades de São Lourenço do Oeste, Pato Branco e Chapecó. Outras duas pessoas também foram presas temporariamente na Operação Policial de ontem. As ocorrências registradas até o momento indicam que os suspeitos impuseram às vítimas um prejuízo superior a três milhões e meio de reais.

Cerca de 30 policiais participaram da operação desenvolvida pela Polícia Civil nesta segunda-feira em quatro cidades de Santa Catarina, entre elas, São Lourenço do Oeste. O resultado foi a apreensão de três caminhões com mercadorias. A polícia também identificou mais um barracão onde milhares de produtos estavam escondidos, além de nove veículos, entre carros, caminhões e uma motocicleta. A justiça também autorizou o bloqueio de contas bancárias dos suspeitos com o objetivo de assegurar os efeitos de uma eventual condenação, além de reparação de eventuais danos a serem verificados no curso da investigação. Os presos foram encaminhados para os Presídios de Xanxerê e Chapecó.

Desde as primeiras horas da manhã de hoje, a Polícia Federal, com o apoio da Receita Federal, da Força Nacional e do Ministério da Agricultura, está cumprindo 22 mandados de busca e apreensão na Operação Lagostino. O objetivo da operação é desarticular diversos grupos que atuam na fronteira com a Argentina praticando o contrabando de camarão congelado e o descaminho de vinhos. De acordo com o delegado MÁRCIO ANATER, também estão sendo cumpridas medidas de sequestro de 19 veículos e cinco imóveis com o objetivo de ressarcir os prejuízos que os investigados podem ter causado à União. As diligencias estão sendo cumpridas em Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul, Itajaí, Penha, Palhoça, Barracão e Francisco Beltrão. Durante as investigações, foram apreendidos 20 veículos utilizados para o transporte de camarão, entre carreta, caminhões, van e automóveis. Também foram apreendidas aproximadamente 20 toneladas de camarão que, pelos preços praticados na fronteira, valiam aproximadamente 800 mil reais.

Uma pessoa sofreu ferimentos graves em um acidente de trânsito no final da tarde de ontem na SC 161 em Palma Sola. A colisão aconteceu por volta das seis e 15 da tarde e envolveu uma carreta Volvo, emplacado em Gravataí e um Fiesta de Flor da Serra do Sul que era conduzido por um homem de 57 anos. O motorista do automóvel sofreu lesões graves. Segundo os bombeiros, ele apresentava fratura no antebraço esquerdo, dores na coxa esquerda e corte no joelho direito. A vítima foi imobilizada e levada ao hospital de Palma Sola. Outros três ocupantes no carro que foram conduzidos até o hospital por um carro da saúde de Flor da Serra do Sul.

A Polícia Civil de Itapiranga prendeu uma mulher suspeita de extorsão nesta segunda-feira. A mulher, de 61 anos de idade, foi detida em flagrante no centro da cidade. A prisão ocorreu depois da vítima denunciar o fato à polícia. De acordo com ela, a mulher exigia o pagamento de cinco mil reais para não divulgar fotografias íntimas da vítima. Segundo a polícia, a vítima já havia efetuado pagamento de mil reais, mas a mulher exigia mais dinheiro para não divulgar as fotos. Após as formalidades legais, a detida foi encaminhada à Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste. A pena para o delito de extorsão é de reclusão, de quatro a dez anos, e multa.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.