ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 09/07/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 22 graus. A mínima das últimas horas foi de menos cinco graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 30 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado nove centavos para a compra e 10 centavos para venda.

O presidente da Turquia, RECEP ERDOGAN, fez um comentário controverso em um discurso na cúpula do G20 em Osaka. Ele elogiou o sistema de ensino japonês por causa da sua política de segregação de gênero em certas universidades e que pode implantar universidades exclusivas para mulheres na Turquia. Depois de voltar do Japão, ele novamente enfatizou as supostas vantagens de um sistema educacional com segregação de gênero seguindo o modelo japonês. Muitos setores da população turca, incluindo feministas e ativistas pelos direitos das mulheres, reagiram com críticas a ideia do presidente.

A ONU divulgou nesta segunda-feira um relatório sobre taxas de homicídio intencional no mundo em 2017. A América Central tem o índice mais alto com 25 vírgula nove assassinatos por grupo de cem mil habitantes. A América do Sul tem índice de 24 vírgula dois. Na lista, o Brasil ficou em segundo lugar no continente sul-americano, atrás da Venezuela, com 30 vírgula cinco mortes por cem mil habitantes, número acima da média regional. A ONU também citou que a Venezuela, teve um "aumento dramático" das mortes violentas nas últimas três décadas, passando de 13 a 56 vírgula oito homicídios voluntários, um aumento de cerca de 350 por cento.

A comissária de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas, MICHELLE BACHELET, está "chocada" com as condições nas quais os Estados Unidos estão mantendo migrantes e refugiados detidos, inclusive crianças. Ela afirmou estar “profundamente chocada que crianças sejam forçadas a dormir no chão em instalações superlotadas, sem acesso adequado a cuidados de saúde ou alimentação, e com condições de saneamento ruins". O presidente DONALD TRUMP fez da repressão à imigração um dos pilares de seu governo e de sua campanha de reeleição para 2020.

O Ministério Público do Trabalho vai anexar ainda hoje novas provas compartilhadas pela Polícia Federal e pela Polícia Civil que comprovam o dolo eventual da mineradora Vale no rompimento da barragem de Brumadinho. Segundo o MPT, a empresa assumiu o risco de matar no caso. Segundo o procurador GERALDO EMEDIATO DE SOUZA, coordenador do grupo especial de atuação finalística do MPT, que cuida do caso vale Brumadinho, o MPT vai pedir o aumento do valor da condenação da empresa se comprovar dolo eventual na ação trabalhista que tramita na quinta Vara de Betim. A Vale informou que tem apresentado, “desde o momento do rompimento da barragem, todos os documentos e informações solicitados e, como maior interessada na apuração dos fatos, continuará contribuindo com as investigações”.

Após cinco meses de tramitação, a proposta de reforma da Previdência entra hoje em sua fase decisiva, com o início das discussões do texto no plenário principal da Câmara. Parlamentares mais otimistas preveem até mesmo a possibilidade de aprovar, já nesta terça, o texto-base da proposta de emenda à Constituição, deixando pendente para esta quarta-feira somente a análise de eventuais emendas e destaques, que são as propostas de alteração no texto original que vierem a ser apresentados em plenário. A pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira pelo jornal "Folha de S.Paulo" mostra que 47 por cento da população é a favor da reforma e 44 por cento é contra. A pesquisa foi realizada nos dias 4 e 5 de julho com dois mil e 86 entrevistados com mais de 16 anos, em 130 cidades do país.

Os ministros ONYX LORENZONI, da Casa Civil, e MARCELO ÁLVARO ANTÔNIO, do Turismo, foram exonerados nesta terça-feira. Eles voltarão à Câmara dos Deputados para votar a PEC Previdência. As exonerações foram publicadas no Diário Oficial da União. O porta-voz da Presidência, OTÁVIO RÊGO BARROS, antecipou na segunda-feira que os ministros de Estado que têm mandato na Câmara dos Deputados seriam exonerados temporariamente para que eles possam participar da votação em plenário. Além de LORENZONI e MARCELO ÁLVARO, o governo conta com mais dois ministros com mandato na Câmara: TEREZA CRISTINA da Agricultura e OSMAR TERRA da Cidadania. TERRA, que é do MDB, não vai partir da votação, portanto, não será exonerado.

O anúncio da proibição da venda de seis marcas de azeites de oliva pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no último fim de semana deixou muitos consumidores preocupados. Santa Catarina foi um dos oito estados onde a fiscalização encontrou os produtos impróprios para consumo. Em Florianópolis, o Procon acompanha o caso e informa que o consumidor que se sentir lesado ou encontrar o produto em mercados da cidade pode fazer denúncia. As redes varejistas e atacadistas tinham até esta segunda-feira para recolher das prateleiras as marcas Oliveiras do Conde, Quinta Lusitana, Quinta D’Oro, Évora, Costanera e Olivais do Porto. Os comércios onde foram encontrados estes produtos também precisam informar ao Ministério os estoques existentes, sob pena de autuação em caso de omissão de informações.

A secretaria do Estado de Infraestrutura e Mobilidade Urbana oficializou na última semana parte do novo aditivo financeiro para a obra de recuperação da ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. Foi autorizado o acréscimo de oito milhões e 300 mil reais no valor total da reforma. O prazo de liberação do trânsito está mantido para 30 de dezembro de 2019, mas as estruturas temporárias serão retiradas até março de 2020. Este aditivo é parte de um valor maior que já havia sido anunciado pela secretaria como necessário diante da prorrogação do prazo de conclusão da reforma por um ano. O cálculo é que a obra tem um custo mensal de dois milhões para a empresa portuguesa Teixeira Duarte, que vinha cobrando a readequação financeira. O aditivo diz respeito a serviços já previstos.

Uma nova morte por Gripe A H1N1 foi confirmada nesta segunda-feira pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado. O paciente era morador de São João Batista e fazia parte do grupo de risco, pois apresentava imunodeficiências. Até o momento o Estado registrou 19 mortes, sendo 17 pelo subtipo A H1N1 e dois pelo subtipo H3N2. A Diretoria afirma que o número de ocorrências está dentro do esperado para o período. O número de casos da doença cresceu consideravelmente no intervalo entre os levantamentos da Dive: foram 31 confirmações em sete dias. Desde o início deste ano até sexta-feira foram registrados 199 casos de gripe em Santa Catarina.

Edição do Flic, neste ano chega com novidades e premiação maior. A informação é de RENNÂN FEDRIGO – coordenador do evento em São Lourenço do Oeste. De acordo com ele, o evento é organizado pelo governo municipal, através do Instituto Cultural. Está será a quadragésima sétima edição do Festival Lourenciano de Interpretação da Canção. As inscrições para esta edição ocorreram em maio. Para esse ano, o governo municipal está oferecendo 35 mil reais em premiações.

Flic é um dos festivais mais antigos do Brasil. Em 2019, segundo FEDRIGO, ele será realizado de 25 a 27, agora de julho contando com as categorias Municipal Adulto, Nacional Infantojuvenil, Nacional Adulto e Mostra de Composições. Lembra que os intérpretes puderam fazer inscrição para mais de uma categoria, porém só concorrerão em uma delas, valendo a primeira inscrição deferida.

Uma das novidades para este ano é a de que as três noites do Flic serão realizadas no Centro de Eventos. Conforme FEDRIGO,isso foi mudado devido ao grande público das últimas edições. Ressalta que uma estrutura diferenciada será montada para possibilitar maior conforto ao público que vai assistir, principalmente as eliminatórias.

Final do FLIC contará com show de MATO GROSSO E MATIAS. RENNÃN FEDRIGO – coordenador do festival em São Lourenço do Oeste, ressalta que todos os dias o evento terá entrada franca, e na grande final no dia 27, contará com show da dupla MATO GROSSO E MATIAS. Toda região está convidada a prestigiar mais esse evento de São Lourenço do Oeste.

Escola desenvolve projeto sobre agrotóxicos. No Brasil foram liberados 42 novos tipos de agrotóxicos chegando a 239 registros no ano. De acordo com assessora de direção da Escola Raul Pompeia de Campo Erê INÊS LAZARETTI, esse é um trabalho da Olímpiada Portuguesa intitulado: “A opinião crítica acerca do uso dos agrotóxicos no lugar onde vivo”. Para ela, é muito importante trabalhar esse tema, pois dados científicos comprovam o quanto o uso contínuo do produto traz prejuízos para o meio ambiente e para saúde das pessoas.

Dentro do tema “o lugar onde eu vivo” vários são os temas discutidos pelos alunos. INÊS, salienta que um dos fatores mais preocupantes levantados por eles foi o uso dos agrotóxicos principalmente com os danos relacionados a contaminação da água. Uma pesquisa feita pela escola, mostra que são mais de 24 substâncias encontradas na água em Campo Erê, e isso preocupa muito devido as doenças cancerígenas que esses produtos podem desenvolver na pessoa a curto e longo prazo.

Preocupação com a água motiva alunos a desenvolverem projeto sobre agrotóxicos. Segundo INÊS, o tema que é além de preocupante, polemico, já foi discutido com vários profissionais agrônomos, técnicos e especialistas na área. Acrescenta que dentro de todo esse contexto existe aquele aluno que é a favor do uso do agrotóxico e como tem aqueles que também não apoiam. No final do projeto, assessora, cita que a escola terá argumentos, dados e números que vão comprovar que a pesquisa feita pelos alunos que o uso é prejudicial tanto para o produtor que utiliza o produto na lavoura, quanto para a população que consume os produtos e água.

Alunos e profissionais tem total liberdade para dar sua opinião com relação ao uso do agrotóxico. INÊS, ressalta que o trabalho é um artigo de opinião, justamente para isso, para que todos possam expor sua ideia com relação ao produto. Com toda a pesquisa em andamento, muitos podem mudar de opinião no meio do trabalho, pois estão tendo o conhecimento de que 70 por centro da pulverização do veneno feito nas lavouras vai para a água, atingindo diretamente a saúde das pessoas. A escola não vai apontar se está certo ou errado a utilização do veneno, apenas vai mostrar o levantamento feito nesse período de pesquisa.

Projeto sobre agrotóxicos envolve mais de 50 alunos do terceiro ano. Conforme a professora ANDREIA , ação abrange as duas turmas do terceiro ano do ensino médio noturno, que somam aproximadamente 55 estudantes. Além deles, o projeto envolve ainda professores e a assessora de direção e coordenadora da proposta INÊS LAZARETTI. É um trabalho multidisciplinar que envolve muitas áreas de conhecimento tanto cientifica quanto técnica. A elaboração dessa matéria fortalece os argumentos dos estudantes sobre esse assunto.

Possíveis danos causados pelas geadas devem ser percebidos nos próximos dias. Quem comenta é JACIR STRAPAZZON – extensionista da Epagri de Anchieta. Conforme ele, os possíveis danos causados pelas geadas deste final de semana registradas nas propriedades do interior de toda região, devem ser percebidos só a partir dos próximos dias. De acordo com ele, a equipe faz um trabalho de identificação das perdas nos municípios da região. Segundo ele, algumas culturas demoram um pouco mais para demonstrar os prejuízos.

No momento a constatação que se pode ter é na perda dos canteiros de legumes, pois são culturas mais sensíveis e com reação imediata a geada. STRAPAZZON, ressalta que a maior preocupação da Epagri é com relação as frutíferas existentes na região. Frisa que a

a menor temperatura registrada na região foi no sábado, quando os termômetros marcaram dois graus negativos. Diz ainda que essa foi a mínima oficial, porém ele não descarta a possibilidade de temperaturas mais baixas ainda, principalmente nas regiões de baixadas.

Incidência de geadas não trazem apenas prejuízos para os agricultores, mas sim alguns benefícios. Destaca que o principal ponto positivo do frio intenso é no controle de pragas e ervas daninhas nas propriedades rurais. JACIR cita que a geada é interessante porque elimina algumas pragas que podem prejudicas as lavouras, como as lagartas por exemplo. O extensionista comenta que a incidência de insetos nocivos as plantações é maior nos anos em que o frio é menos rigoroso.

Bombeiros divulgam resultado do Alerta Vermelho realizado em Campo Erê. VANTUIR SCHOENINGER – comandante do Corpo de Bombeiros de Campo Erê, avalia como muito positiva essa ação desenvolvida pelos bombeiros militares e comunitários, pois aproximou ainda mais o bombeiro da comunidade. Em momentos como esse, os socorristas puderam tirar muitas dúvidas da população assim como também repassar algumas dicas de segurança para evitar acidentes domésticos.

Residências apresentam menos risco de acidente do que em empresas. Segundo o comandante, nas casas as pessoas buscam por mais segurança e são apenas coisas de casa, já nas empresas as pessoas estão sempre envolvidas com alguma atividade e o risco é maior caso, a pessoa não faça uso de equipamento de segurança adequado. No entanto, uma das observações do cabo, é que na maioria das residências visitadas as famílias não estão comprando material fiscalizado pelo INMETRO, no caso de mangueira e válvula para o botijão de gás. Outro ponto observado pelos bombeiros também, é que a maioria possui a mangueira vencida. Frisa que ela precisa ser trocada a cada cinco anos.

Número de pessoas que tem conhecimento do telefone de emergência do Corpo de Bombeiros ainda é baixo. A manifestação é do comandante em Campo Erê VANTUIR SCHOENINGER. De acordo com ele, esse índice já foi mais baixo, mas ainda precisa ser melhorado. Muitas confundem o 193 do bombeiro com o 190 da Polícia Militar e muitos ainda não sabem nem um dos dois. Quando precisam de atendimento acabam ligando para um parente ou vizinho, o que acaba dificultando de certa forma o atendimento, pois gera atrasos na primeira ação do socorrista.

Polícia apreende mercadoria contrabandeada. Por volta das 19 horas de ontem, no Km 5,00, da rodovia SC-157, no município de São Lourenço do Oeste, a guarnição do Grupo de Polícia Militar Rodoviária ao realizar uma operação em frente ao Posto Rodoviário, abordou o ônibus placas do município de Carazinho - RS, sendo que foi verificado com um dos passageiros de 33 anos o transporte de quatro volumes de mercadorias contrabandeadas do Paraguai sem o desembaraço aduaneiro no valor aproximado de três mil reais. Diante da irregularidade constatada, as mercadorias envolvidas na ocorrência foram apreendidas e encaminhadas para a Receita Federal de Dionísio Cerqueira.

Após briga, mãe perde bebê de 11 meses. O Corpo de Bombeiros de São Domingos foi acionado domingo por volta da meia noite, através da Polícia Militar, para auxiliar na busca de um bebê de apenas 11 meses de idade. A informação que os socorristas receberam foi da prima da mãe da criança. Ela que estava junto com a PM, e disse que familiares estavam numa festa na Prainha no município, onde ocorreu uma briga, e então pegaram a criança e saíram do local, mas não lembravam onde teriam deixado o bebê. Segundo os bombeiros, as duas estavam em visível estado de embriaguez.

A guarnição iniciou as buscas junto com a mãe da criança, e logo localizaram a coberta do bebê. A mulher se afastou da guarnição por cerca de 10 minutos, quando retornou disse ter ouvido choro de criança. Os socorristas junto com a Polícia Militar e a mulher, embarcaram na viatura e percorreram cerca de 1 km do local inicial da busca e encontraram o bebê. Ele estava apenas com a parte de cima da roupa, caído numa valeta do acostamento da rodovia chorando. O menino foi resgatado, aquecido e conduzido até à Clínica Santa Paulina. As buscas duraram cerca de 40 minutos.

Motorista fica gravemente ferido em acidente na SC-161 em Palma Sola. O acidente de trânsito ocorreu por volta das 18h15, de ontem, no KM 1 da rodovia. Conforme a polícia rodoviária estadual foi um abalroamento longitudinal sentido oposto, que envolveu o caminhão carreta Volvo, emplacado em GravataíRS, que era conduzido por um homem de 53 anos, e um Fiesta emplacado em Flor da Serra do Sul, que era conduzido por um homem de 57 anos. Neste acidente, o condutor do automóvel sofreu lesões graves.

Segundo os bombeiros, ele apresentava fratura no antebraço esquerdo, dores na coxa esquerda e corte no joelho direito. A vítima foi imobilizada e levada ao hospital de Palma Sola. Os bombeiros foram informados que havia mais três ocupantes no carro que foram conduzidos até o hospital por um carro da saúde de Flor da Serra do Sul. No caminhão somente estava o condutor que nada sofreu e assinou a recusa de atendimento. O trânsito ficou aos cuidados da Polícia Militar até a chegada da PMRE de São Lourenço do Oeste.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.