ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco terça-feira 09 06 2020

-PRIMEIRA PARCELA DO SOCORRO A ESTADOS E MUNICÍPIOS SERÁ PAGA HOJE

-POLÍCIA CIVIL ABRE INQUÉRITO PARA INVESTIGAR FESTA COM PRESENÇA DO GOVERNADOR

-CDL PROJETA QUEDA DE 30 POR CENTO NA VENDA PARA O DIA DOS NAMORADOS

-ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL COMEÇA HOJE PROJETO DE LIVES PARA A RETOMADA

-MOVIMENTO ECONÔMICO DA AMEOSC CRESCE MENOS DO QUE A MÉDIA ESTADUAL

-POLÍCIA CIVIL PRENDE IDOSO DE 65 ANOS SUSPEITO DE CRIME SEXUAL NA REGIÃO

-FORAGIDO DA JUSTIÇA É DETIDO PELA POLÍCIA MILITAR NO BAIRRO SÃO LUIZ

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 92 centavos. O euro está valendo cinco reais e 56 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

A Nova Zelândia anunciou nesta segunda-feira que o último paciente isolado por causa do novo coronavírus teve alta e que o país não tem mais casos ativos de Covid-19. O arquipélago do Pacífico Sul, com uma população de cinco milhões de habitantes, registrou mil 154 casos confirmados e 22 mortes. A Nova Zelândia foi elogiada por sua resposta à epidemia de coronavírus, que passou por um rígido período de isolamento e restrições de atividades de sete semanas até maio.

Uma juíza determinou nesta segunda-feira a fiança no valor mínimo de um milhão de dólares ao ex-policial DEREK CHAUVIN, acusado de homicídio no caso GEORGE FLOYD. O valor pode chegar a um milhão 250 mil dólares caso o réu não cumpra com condições determinadas pela Justiça. CHAUVIN, de 44 anos, está detido desde 29 de maio, dias depois de ser filmado pressionando com o joelho o pescoço de FLOYD. O ex-segurança morreu na ação policial, o que gerou protestos nos Estados Unidos e no mundo. O ex-policial esteve nesta segunda-feira pela primeira vez diante de um juiz desde que foi preso. Ele está detido em uma prisão de segurança máxima no estado de Minnesota. De acordo com a agência Associated Press, CHAUVIN permaneceu em silêncio durante quase toda a audiência de 11 minutos.

O ex-segurança negro GEORGE FLOYD, que morreu em uma violenta abordagem policial em Minneapolis, será enterrado na tarde desta terça-feira em Houston, no Texas, ao lado de sua mãe. A sua morte inspirou uma onda de protestos contra o racismo que se espalhou por todos os estados americanos e em cidades no mundo inteiro. Em 25 de maio, quando um policial branco pressionou um joelho no pescoço de FLOYD por vários minutos, ele repetiu várias vezes que não conseguia respirar e gritou por sua mãe. Cerca de seis mil pessoas passaram na segunda-feira pelo velório em Houston, cidade onde o ex-segurança passou a maior parte da vida. Além do luto, os visitantes demonstraram repúdio ao racismo e à violência policial nos Estados Unidos.

O ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta segunda-feira que o Ministério da Saúde retome a divulgação dos dados acumulados do coronavírus. MORAES tomou a decisão ao analisar uma ação apresentada pelos partidos Rede Sustentabilidade, PSOL e PCdoB. O ministro determinou que a Advocacia Geral da União preste as informações "que entender necessárias" no prazo de 48 horas. Antes, o Ministério da Saúde divulgava os dados totais de pessoas infectadas, mortes e curvas de infecção por região, por exemplo. Na semana passada, o governo mudou a forma. Decidiu excluir os dados totais e divulgar somente os dados referentes às últimas 24 horas. Agora, com a decisão do STF, deve voltar a divulgar os dados na integralidade.

O Tesouro Nacional informou nesta segunda-feira que pagará na terça a primeira parcela do socorro a estados e municípios, aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente JAIR BOLSONARO. A parcela soma 15 bilhões e 36 milhões de reais. A lei que criou o auxílio prevê a transferência total de 60 bilhões para estados e municípios enfrentarem os efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus. Pela lei, o auxílio deve ser pago em quatro parcelas. Segundo o Tesouro, as demais parcelas serão pagas nas seguintes datas: 13 de julho, 12 de agosto e 11 de setembro. Segundo o comunicado do Tesouro, o auxílio será depositado pelo Banco do Brasil nas contas que recebem os recursos dos fundos de Participação dos Municípios e de Participação dos Estados.

O Tribunal Superior Eleitoral divulgou nesta segunda-feira a divisão do fundo eleitoral de dois bilhões de reais. O dinheiro vai abastecer as campanhas de prefeitos e vereadores nas eleições municipais deste ano. As três maiores bancadas da câmara vão receber juntas mais de um quarto desse valor. O PT ficará com 200 milhões do Fundo Eleitora, o PSL 193 e o PSD 157 milhões de reais. O primeiro turno da eleição está marcado para o dia 4 de outubro, mas pode ser adiado para mitigar os riscos da pandemia do novo coronavírus. Ontem, o presidente do TSE, LUÍS ROBERTO BARROSO, afirmou aos presidentes do Senado, DAVI ALCOLUMBRE, e da Câmara, RODRIGO MAIA, que especialistas recomendaram adiar o pleito por algumas semanas, empurrando a votação entre o fim de novembro e início de dezembro.

O promotor de Justiça ALEXANDRE GRAZIOTIN, coordenador estadual do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas, afirmou na manhã desta segunda-feira que não descarta a possibilidade de outras pessoas serem denunciadas na Operação O2. No domingo, o sigilo dos autos judiciais da segunda etapa foi retirado após pedido do Ministério Público de Santa Catarina. A ação deflagrada no sábado prendeu preventivamente cinco pessoas, apreendeu documentos e materiais eletrônicos em cumprimento de mandados de busca. Entre os detidos está o ex-chefe da Casa Civil de Santa Catarina, DOUGLAS BORBA. Ele destacou que, por enquanto, não há indícios de envolvimento de autoridades com foro privilegiado. A investigação apura crimes contra a administração pública em processo de dispensa de licitação para aquisição emergencial de 200 respiradores destinados ao enfrentamento da Covid-19, adquiridos no valor 33 milhões e pagos de forma antecipada.

O governo de Santa Catarina autorizou a reabertura de parques e zoológicos e as atividades em praças e locais de entretenimento, após quase três meses. A medida faz parte das flexibilizações da quarentena imposta por causa da pandemia do novo coronavírus. Ainda estão proibidos aglomerações, shows e eventos em geral. Nesta semana, o transporte coletivo voltou a circular em diversas cidades. A Portaria publicada no Diário Oficial do Estado estabelece as regras para o funcionamento desses locais e já está em vigor. A fiscalização ficará por conta da Vigilância Sanitária e da Segurança Pública. Para receber o público novamente, os parques e zoológicos do estado terão que se adequar a normas para evitar a disseminação do vírus, como uso obrigatório de máscaras, higienização das máquinas para pagamento com cartão, distância mínima de um metro e meio entre as pessoas em todos os locais, disponibilização de álcool em gel 70 por cento e verificação da temperatura corporal dos usuários.

A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar a realização de um evento em Gaspar, no Vale do Itajaí, com aglomeração de pessoas e até show. As autoridades ficaram sabendo do evento após um vídeo circular nas redes sociais. As imagens mostram o governador CARLOS MOISÉS sem máscara conversando com outras pessoas que usam de forma incorreta o item de segurança durante a festa na noite de sábado. Nesta segunda-feira, o Ministério Público instaurou um procedimento e recomendava a instauração do inquérito pela Polícia Civil. Na tarde desta segunda a requisição do MP ainda não tinha chegado até a delegada que investiga o caso, mas o inquérito já tinha sido aberto. Em nota, o hotel informou que segue todas as normas sanitárias e que a apresentação musical "não sugere festa ou aglomeração".

Uma casa foi parcialmente destelhada na madrugada de hoje em São Miguel do Oeste. A cidade foi atingida por uma forte pancada de chuva por volta das cinco e meia. O temporal durou poucos minutos, mas provocou transtornos para os moradores do bairro Jardim Peperi. Uma casa que fica na rua Marcílio Dias acabou sendo danificada pelo vento. Pedaços do telhado e do forro foram arrancados e caíram no terreno ao lado da residência. As fotos do estrago causado pelo temporal estão no portal da Peperi na internet.

A Administração de Paraíso adotou medidas mais rígidas após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no município. A informação é do assessor de Planejamento da prefeitura, GEMERSON SCHANNE. Conforme ele, a decisão ocorreu durante reunião realizada na última semana com o comitê de crise municipal relativo ao novo coronavírus. De acordo com ele, na oportunidade foram discutidas as ações a serem executadas após o primeiro caso da doença no município. GEMERSON lembrou que o prefeito VALDECIR CASAGRANDE já havia divulgado que a partir do primeiro caso de Covid-19, medidas mais rígidas seriam tomadas para evitar o aumento do contágio em Paraíso.

O decreto de situação de emergência na Saúde pública em Paraíso está valendo desde ontem no município. A afirmação é do assessor de Planejamento da prefeitura, GEMERSON SCHANNE. Ele destacou que conforme o documento fica instituído pelo prazo de 30 dias ao menos cinco normas mais rígidas em relação ao Covid-19. Entre elas, o assessor citou que desde ontem o horário de funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais está sendo das sete da manhã às sete horas da noite. Após esse horário, o atendimento só poderá ser realizado via delivery em todo o território de Paraíso.

O decreto assinado pelo prefeito de Paraíso, VALDECIR CASAGRANDE sobre as medidas mais rígidas contra a Covid-19 prevê ainda mais quatro itens. O comentário é do assessor de Planejamento da prefeitura, GEMERSON SCHANNE. Ele disse que também pelo período de 30 dias está proibida a circulação de crianças em estabelecimentos comerciais, além de limitar o acesso ao comércio de apenas uma pessoa por família. GEMERSON ressaltou que o decreto estabelece ainda que bares e similares só poderão realizar a venda de balcão, ficando proibido a permanência no estabelecimento, bem como, o consumo no local.

Desde ontem, a população de Paraíso é obrigada a usar máscaras em todo o município. A declaração é do assessor de Planejamento da prefeitura, GEMERSON SCHANNE. Ele revelou que o uso é obrigatório tanto em estabelecimentos como em vias públicas. Ele salientou que festas, tanto particulares quanto públicas também estão suspensas até o dia oito de julho. GEMERSON esclareceu que os casos omissos serão analisados pelo comitê de crises que é composto pelos secretários municipais, além da Polícia Militar e pelo presidente da Câmara de Vereadores. O assessor finalizou dizendo que espera que a população seja solidária e entenda, além de respeitar esse momento vivido por todos diante da pandemia causada pela Covid-19.

A secretaria de saúde de Dionísio Cerqueira confirmou, nesta segunda-feira, que o homem que morreu neste final de semana no Hospital Regional de São Miguel do Oeste estava com coronavírus. Na tarde desta sexta-feira, o município havia confirmado o primeiro caso de Covid-19 em um homem de 37 anos, morador do centro da cidade. Ele é caminhoneiro e teria retornado de viagem há poucos dias. Após passar mal, o paciente foi encaminhado ao hospital municipal e transferido ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. O paciente permaneceu internado na UTI, por seis dias, e apesar dos esforços dos médicos, não resistiu e acabou morrendo na noite de domingo. Em um primeiro momento, foi realizado o teste rápido que deu resultado positivo. Uma amostra foi encaminhada ao Laboratório Central que confirmou Covid-19. A secretaria de Saúde de Dionísio Cerqueira informou todas as medidas necessárias estão sendo tomadas e a família do paciente está sendo monitorada.

Uma mulher entrou para a lista de pacientes recuperados de covid-19 em São Miguel do Oeste nesta segunda-feira. Ela está há mais de 15 dias sem o sintoma da doença e por isso é considerada curada. Também ontem, outra mulher testou positivo para a doença. Até o momento, 75 pessoas foram confirmadas com o coronavírus no município. 55 está recuperada e 20 permanecem com a doença. 19 pacientes estão em isolamento domiciliar e um está em internação hospitalar.

O dia dos namorados deste ano teve ter um volume menor de vendas no comércio de São Miguel do Oeste do que na mesma data de 2019. A projeção é da Câmara dos Dirigentes Lojistas. De acordo com a CDL, a estimativa é de uma retração de 30 por cento nas vendas neste ano. Segundo o presidente da entidade, IVANDRO SPENGLER, a pandemia do coronavírus está freando a economia e isso tem impactos diretos para o comércio varejista. Ele salientou que alguns setores como vestuário, joias e perfumaria devem registrar crescimento na vendas de presentes para os namorados mas o movimento desses segmentos deve ser insuficiente para aquecer a economia e provocar um índice geral positivo para o comércio.

O Dia dos namorados deste ano conta com o reforço da campanha Liquida São Miguel para alavancar a venda de presentes para a data. A lembrança é do presidente da CDL, IVANDRO SPENGLER. Ele reforçou que até o dia 18 deste mês, os consumidores podem encontrar produtos e ofertas com até 70 por cento de desconto no comércio local. IVANDRO destacou também que as lojas estão adotando todas as medidas de prevenção ao coranavírus e usando o sistema de delivery para evitar aglomerações nas empresas. Ele comentou que o comércio também está reforçando o contato por meio de redes sociais e aplicativos de conversa para fazer contato com os consumidores.

A associação empresarial de São Miguel do Oeste vai começar hoje o projeto “Lives para retomada”. O programa foi criado para levar capacitação e informações aos associados nesse momento de restrições e isolamento. As transmissões serão através do perfil oficial da Acismo no Instagram. Segundo o presidente da entidade, DANIEL DE SOUZA, quatro lives estão confirmadas para os mês de junho e julho. De acordo com ele, as transmissão vão voltadas especialmente para os empresários associados à Acismo que poderão bater um papo com o palestrante. A intenção da associação é trazer convidados e apresentar casos à nível regional, estadual e nacional.

O projeto Lives para a Retomada é uma resposta da Acismo para o momento de dificuldade e restrições imposto pela pandemia do coronavírus. A afirmação é do presidente da Associação Empresarial de São Miguel do Oeste, DANIEL DE SOUZA. Ele comentou que esse é um período que exige muitas adaptações e novas atitudes para superar as dificuldades. Por isso, de acordo com DANIEL, a Acismo está organizando as lives para a retomada a fim de estimular os empresários a vencer esse momento.

A primeira transmissão do projeto “Lives para a retomada” está marcada as cinco horas da tarde. A informação é do presidente da Acismo, DANIEL DE SOUZA. A primeira live será comandada pela Gerente de Marketing da Gran Mestri, ALINE MENESTRINA MENEGAZZO. Ela foi vencedora do Prêmio Antunes Severo na categoria Profissional de Marketing do Ano AdvbSC. ALINE vai falar sobre “Como se Reinventar em momentos de instabilidade”. A live começa as cinco horas da tarde. As demais palestras on-line serão nos dias 24 de junho e oito e 22 de julho. Não haverá nenhum custo para os associados da Acismo.

O Colegiado de Educação da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina se reuniu na manhã desta segunda-feira via webconferência para tratar sobre diversos temas, entre eles, a metodologia e os cuidados as atividades pedagógicas não presenciais. Os secretários também conversaram sobre a evolução dos recursos de financiamento da educação da região da Ameosc. A reunião teve a participação da coordenadora da educação da Federação Catarinense de Municípios, GILMARA DA SILVA. Conforme a coordenadora do Colegiado, Secretária de Educação e Cultura de Mondaí, SANDRA SCHUH, os participantes discutiram sobre a elaboração de um plano territorial da educação com um levantamento de todos os municípios. Os secretários já estão prevendo o retorno às aulas presenciais e esse plano territorial seria um modelo pra todos os municípios seguirem.

O plano territorial da educação vai traçar um panorama sobre a forma de envio dos conteúdos, as possibilidades de retorno e como seria a validação das horas aulas à distância ministradas nos últimos meses. A informação é da coordenadora da educação da Federação Catarinense de Municípios, GILMARA DA SILVA. Ela disse que cada município terá que analisar como se dará a validação do calendário escolar e das aulas não presenciais. GILMARA comentou que o Ministério Público vai, nos próximos dias, discutir com os municípios três datas possíveis para o retorno das aulas presenciais: três de agosto, 17 de agosto ou primeiro de setembro. A intenção é adotar uma data padrão para os municípios e a forma de reposição das aulas.

Os 19 municípios da Ameosc tiveram um movimento econômico de cinco bilhões e 500 milhões de reais em 2019. A informação é do responsável pelo setor da Ameosc, JACKSON SONAGLIO. De acordo com ele, o valor adicionado da associação dos municípios do extremo-oeste é seis vírgula 19 por cento a mais do que no ano anterior. Apesar de positivo, o índice é menor do que a média estadual. O movimento econômico dos municípios catarinense cresceu cerca de 9 por cento na comparação com 2018. Em São Miguel do Oeste, o movimento econômico foi de 829 milhões 403 mil e 97 reais em 2019. O valor é nove vírgula sete por cento maior do que o valor adicionado do município em 2018. O índice é maior do que o de Itapiranga que ainda tem o maior movimento econômico absoluto da Ameosc com 897 milhões 181 mil reais.

Pequenas cidades da foram as que mais cresceram no movimento econômico de 2019. Iporã do Oeste, por exemplo, aumentou 17 vírgula 31 por cento na comparação com 2018, quase três vezes mais do que a taxa de crescimento da Ameosc e praticamente o dobro da média estadual. Em Tunápolis, o movimento econômico cresceu 12 virgula oito por cento, enquanto que São João do Oeste e Descanso tiveram alta de 11 por cento. Em relação ao movimento agropecuário, o crescimento na região de Ameosc foi de oito vírgula 75 por cento. O movimento que vem da agropecuária representa 53 por cento do valor adicionado geral no extremo-oeste.

A Polícia Civil de Dionísio Cerqueira efetuou a prisão de um homem de 65 anos investigado pela prática do crime de estupro de vulnerável ocorrido no município. O suspeito foi detido na tarde de ontem. Após a prisão, o investigado foi encaminhado para a Unidade Prisional Avançada de São José do Cedro e encontra-se à disposição do Poder Judiciário. As investigações do caso seguem na delegacia de polícia e assim que o trabalho for concluído, o inquérito será encaminhado ao Ministério Público. A Polícia Civil não divulgou outras informações sobre o crime que teria sido praticado pelo suspeito.

Uma mulher ficou ferida em um acidente de transito na manhã de hoje na SC 163. A condutora de um Fiesta perdeu o controle da direção, saiu da pista e colidiu contra pedras e no barranco ao lado da rodovia. O acidente aconteceu por volta das nove horas nas proximidades da gruta São Cristóvão em Santa Fé Alta, interior de Itapiranga. A mulher, de 32 anos, foi atendida pela guarnição dos bombeiros com ferimentos leves. Ela também reclamava de dores na perna direita e quadril. A vítima foi conduzida ao Hospital Sagrada Família onde recebeu atendimento médico.

A Polícia Militar prendeu, nesta segunda-feira, um homem foragido da justiça que estava usando tornozeleira eletrônica. O suspeito foi abordado por volta das oito horas da noite de ontem na rua Alberico Azevedo, Bairro São Luiz. Durante a verificação dos documentos e consulta do nome do homem no sistema de dados da segurança pública, a guarnição constatou que ele possuía um mandado de prisão em aberto. O homem fazia uso de tornozeleira eletrônica. Ele foi preso e levado para a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.