ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 09/06/2020

GLOBO EM FOCO – 09/06/20

-PRIMEIRA PARCELA DO SOCORRO A ESTADOS E MUNICÍPIOS SERÁ PAGA HOJE

-POLÍCIA CIVIL ABRE INQUÉRITO PARA INVESTIGAR FESTA COM PRESENÇA DO GOVERNADOR

-SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DEIXAM CARGO DE OLHO NA ELEIÇÃO

-ACCS AUMENTA COBRANÇA SOBRE LIBERAÇÃO DE FINANCIAMENTOS

-ITAPIRANGA MANTÉM LIDERANÇA NO MOVIMENTO ECONÔMICO NA AMEOSC

-MUNICÍPIO AVALIA CONSEQUENCIAS DO CANCELAMENTO DA OKTOBERFEST

-MULHER SOFRE FERIMENTOS LEVES EM SAÍDA DE PISTA NA SC 163

-CACHORRO MORRE ALVEJADO POR DISPAROS DE ARMA DE FOGO

O Tempo em Itapiranga apresenta-se instável. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 21 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 92 centavos. O euro está valendo cinco reais e 56 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

A Nova Zelândia anunciou nesta segunda-feira que o último paciente isolado por causa do novo coronavírus teve alta e que o país não tem mais casos ativos de Covid-19. O arquipélago do Pacífico Sul, com uma população de cinco milhões de habitantes, registrou mil 154 casos confirmados e 22 mortes. A Nova Zelândia foi elogiada por sua resposta à epidemia de coronavírus, que passou por um rígido período de isolamento e restrições de atividades de sete semanas até maio.

Uma juíza determinou nesta segunda-feira a fiança no valor mínimo de um milhão de dólares ao ex-policial DEREK CHAUVIN, acusado de homicídio no caso GEORGE FLOYD. O valor pode chegar a um milhão 250 mil dólares caso o réu não cumpra com condições determinadas pela Justiça. CHAUVIN, de 44 anos, está detido desde 29 de maio, dias depois de ser filmado pressionando com o joelho o pescoço de FLOYD. O ex-segurança morreu na ação policial, o que gerou protestos nos Estados Unidos e no mundo. O ex-policial esteve nesta segunda-feira pela primeira vez diante de um juiz desde que foi preso. Ele está detido em uma prisão de segurança máxima no estado de Minnesota. De acordo com a agência Associated Press, CHAUVIN permaneceu em silêncio durante quase toda a audiência de 11 minutos.

O ex-segurança negro GEORGE FLOYD, que morreu em uma violenta abordagem policial em Minneapolis, será enterrado na tarde desta terça-feira em Houston, no Texas, ao lado de sua mãe. A sua morte inspirou uma onda de protestos contra o racismo que se espalhou por todos os estados americanos e em cidades no mundo inteiro. Em 25 de maio, quando um policial branco pressionou um joelho no pescoço de FLOYD por vários minutos, ele repetiu várias vezes que não conseguia respirar e gritou por sua mãe. Cerca de seis mil pessoas passaram na segunda-feira pelo velório em Houston, cidade onde o ex-segurança passou a maior parte da vida. Além do luto, os visitantes demonstraram repúdio ao racismo e à violência policial nos Estados Unidos.

O ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta segunda-feira que o Ministério da Saúde retome a divulgação dos dados acumulados do coronavírus. MORAES tomou a decisão ao analisar uma ação apresentada pelos partidos Rede Sustentabilidade, PSOL e PCdoB. O ministro determinou que a Advocacia Geral da União preste as informações "que entender necessárias" no prazo de 48 horas. Antes, o Ministério da Saúde divulgava os dados totais de pessoas infectadas, mortes e curvas de infecção por região, por exemplo. Na semana passada, o governo mudou a forma. Decidiu excluir os dados totais e divulgar somente os dados referentes às últimas 24 horas. Agora, com a decisão do STF, deve voltar a divulgar os dados na integralidade.

O Tesouro Nacional informou nesta segunda-feira que pagará na terça a primeira parcela do socorro a estados e municípios, aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente JAIR BOLSONARO. A parcela soma 15 bilhões e 36 milhões de reais. A lei que criou o auxílio prevê a transferência total de 60 bilhões para estados e municípios enfrentarem os efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus. Pela lei, o auxílio deve ser pago em quatro parcelas. Segundo o Tesouro, as demais parcelas serão pagas nas seguintes datas: 13 de julho, 12 de agosto e 11 de setembro. Segundo o comunicado do Tesouro, o auxílio será depositado pelo Banco do Brasil nas contas que recebem os recursos dos fundos de Participação dos Municípios e de Participação dos Estados.

O Tribunal Superior Eleitoral divulgou nesta segunda-feira a divisão do fundo eleitoral de dois bilhões de reais. O dinheiro vai abastecer as campanhas de prefeitos e vereadores nas eleições municipais deste ano. As três maiores bancadas da câmara vão receber juntas mais de um quarto desse valor. O PT ficará com 200 milhões do Fundo Eleitora, o PSL 193 e o PSD 157 milhões de reais. O primeiro turno da eleição está marcado para o dia 4 de outubro, mas pode ser adiado para mitigar os riscos da pandemia do novo coronavírus. Ontem, o presidente do TSE, LUÍS ROBERTO BARROSO, afirmou aos presidentes do Senado, DAVI ALCOLUMBRE, e da Câmara, RODRIGO MAIA, que especialistas recomendaram adiar o pleito por algumas semanas, empurrando a votação entre o fim de novembro e início de dezembro.


O promotor de Justiça ALEXANDRE GRAZIOTIN, coordenador estadual do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas, afirmou na manhã desta segunda-feira que não descarta a possibilidade de outras pessoas serem denunciadas na Operação O2. No domingo, o sigilo dos autos judiciais da segunda etapa foi retirado após pedido do Ministério Público de Santa Catarina. A ação deflagrada no sábado prendeu preventivamente cinco pessoas, apreendeu documentos e materiais eletrônicos em cumprimento de mandados de busca. Entre os detidos está o ex-chefe da Casa Civil de Santa Catarina, DOUGLAS BORBA. Ele destacou que, por enquanto, não há indícios de envolvimento de autoridades com foro privilegiado. A investigação apura crimes contra a administração pública em processo de dispensa de licitação para aquisição emergencial de 200 respiradores destinados ao enfrentamento da Covid-19, adquiridos no valor 33 milhões e pagos de forma antecipada.


O governo de Santa Catarina autorizou a reabertura de parques e zoológicos e as atividades em praças e locais de entretenimento, após quase três meses. A medida faz parte das flexibilizações da quarentena imposta por causa da pandemia do novo coronavírus. Ainda estão proibidos aglomerações, shows e eventos em geral. Nesta semana, o transporte coletivo voltou a circular em diversas cidades. A Portaria publicada no Diário Oficial do Estado estabelece as regras para o funcionamento desses locais e já está em vigor. A fiscalização ficará por conta da Vigilância Sanitária e da Segurança Pública. Para receber o público novamente, os parques e zoológicos do estado terão que se adequar a normas para evitar a disseminação do vírus, como uso obrigatório de máscaras, higienização das máquinas para pagamento com cartão, distância mínima de um metro e meio entre as pessoas em todos os locais, disponibilização de álcool em gel 70 por cento e verificação da temperatura corporal dos usuários.

A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar a realização de um evento em Gaspar, no Vale do Itajaí, com aglomeração de pessoas e até show. As autoridades ficaram sabendo do evento após um vídeo circular nas redes sociais. As imagens mostram o governador CARLOS MOISÉS sem máscara conversando com outras pessoas que usam de forma incorreta o item de segurança durante a festa na noite de sábado. Nesta segunda-feira, o Ministério Público instaurou um procedimento e recomendava a instauração do inquérito pela Polícia Civil. Na tarde desta segunda a requisição do MP ainda não tinha chegado até a delegada que investiga o caso, mas o inquérito já tinha sido aberto. Em nota, o hotel informou que segue todas as normas sanitárias e que a apresentação musical "não sugere festa ou aglomeração".

ACCS aumenta cobrança sobre liberação de financiamentos para novos investimentos no setor. Segundo o presidente da Associação Catarinense dos Criadores de Suínos, LOSIVANIO DE LORENZI, nem sempre a viabilidade econômica leva em conta a instabilidade do mercado, quando ocorre à queda da exportação ou aumenta o custo de produção. Ele afirma que isso traz consequências para a indústria, e automaticamente para o produtor, a quem os custos são repassados. Em função disso, LORENZI ressalta que sempre que houver interesse de investir no setor a orientação é primeiro se informar sobre como está o mercado da atividade, buscar uma avaliação de mercado com as Cadesc, Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração, e a própria ACCS. O presidente da ACCS ressalta que a lei da Integração foi aprovada em 2016, mas muitos deveres não estão sendo cumpridos pelas industrias.

Em razão disso, LOSIVANIO DE LORENZI cita que todos os bancos do estado foram notificados sobre a lei, e o que diz respeito ao contrato entre produtores e indústrias. O presidente da ACCS explica que a lei deixa claro que novos financiamentos para investimentos na suinocultura que não passarem pela avaliação das Cadesc, caso o agricultor não consiga pagar o financiamento, além de não pagar a dívida, o produtor poderá rever judicialmente o valor já pago. LORENZI afirma que essa cobrança maior para cumprimento da lei está tendo apoio da Confederação Nacional da Agricultura, com a criação nos modelos de integração de aves e suínos de Cadecs em nível nacional. Ele cita que a confederação está realizando reuniões quinzenais com os representantes das Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração em todo o país para avaliar como está a remuneração dos produtores integrados.

Itapiranga projeta selo que garanta segurança aos turistas. Ministério do Turismo lançou um selo responsável. Conforme a diretora, CARINE BABICK, o selo de turismo responsável, segurança para o consumidor e incentivo para o setor é concedido para estabelecimentos e empreendedores de possuem cadastro no Cadastur e seguem as determinações. Salienta que a Santur presta auxilio em Santa Catarina para a retoma das atividades turísticas. Interessados em possuir o selo recebem auxilio na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Itapiranga. CARINE, informa que o município já possui 25 cadastros e pelo menos mais 15 empreendimentos que podem aderir este benefício e obterem o selo. Também estão incluídos os empreendedores do turismo rural.

Cadastur é feito de forma online e gratuito. A diretora de turismo de Itapiranga explica que o cadastro é obrigatório para vários empreendimentos que atendem turistas. De acordo com CARINE BABICK, o selo de turismo responsável é uma segurança maior para os frequentadores dos locais que possuem este cadastro e também contribui para os empreendedores atraírem turistas. CARINE reforça que em algumas situações não é necessário o CNPJ, sendo preciso ter orientações corretas da melhor forma de proceder para as pessoas disposta a investir em turismo. A diretora observa que Itapiranga possui vários projetos que contemplam este setor.

Fetraf defende contribuição sindical e não obrigatoriedade de recolhimento. JANDIR SELZLER – Coordenador da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Santa Catarina, orienta o repasse de valor sindical daquilo que o trabalhador decide em assembleia anual e sabe como o dinheiro será aplicado. O Estado tem 33 sindicatos distribuídos em 65 cidades catarinenses. O dirigente lembra que o imposto sindical foi criado na década de 40 e extinto em 2017, na lei da reforma trabalhista. Federação da agricultura familiar sempre foi contra a cobrança sindical do pequeno produtor. SELZLER explica que não existe um parâmetro para se basear que valor deve ser recolhido. A obrigatoriedade de recolhimento é para quem tem acima de 4 módulos fiscais, o que representa mais de 80 hectares de terra. Além disso, salienta o coordenador, o recolhimento beneficiava uma entidade que ninguém sabe que serviço ela realmente presta para agricultura familiar.

Agricultor deve defender seu sindicato e sua cooperativa porque sabe com quem está trabalhando. A recomendação é do coordenador estadual da Fetraf, acrescentando que a entidade está defendendo no Congresso Nacional um projeto de lei complementar, que cria uma linha emergencial de 10 mil reais para o pequeno agricultor. Esse dinheiro iria auxiliar a categoria a enfrentar as dificuldades provocadas pela pandemia.

Secretários municipais deixam suas funções para respeitarem prazo eleitoral. Em Tunápolis, dois secretários deixaram suas pastas na última semana cumprindo prazo legal para concorrer às eleições. AQUILES BAMBERG deixou a secretaria de Saúde, que passa a ser conduzida por CARLOS BAUMGRATZ. Na secretaria de Administração, DONATO LAUSCHNER pediu afastamento e quem assume a pasta é BRUNO LENGERT. Em Belmonte, VOLMIR GIUMBELLI deixa a secretaria de Saúde, que passa a ser conduzida por INES SARTORI. Em Santa Helena, no prazo anterior também já ocorreu o afastamento de SERGIO BUCHE, na saúde, setor assumido agora por RICARDO BUCHE, e a pasta da agricultura teve a saída de VALDIR CASANOVA, setor pelo qual responde agora JOACIR CASANOVA.

Em Itapiranga apenas o secretário de Educação, NELSON KLEIN deixou o cargo. ELENICE KIRCHNER assumiu a função. O afastamento foi solicitado no primeiro prazo estabelecido pela justiça eleitoral que visava prazo ao legislativo. Com limite para eleição majoritária nenhum secretário solicitou afastamento. Em São João do Oeste, da mesma forma, os afastamentos ocorrem ainda no prazo anterior. GENÉSIO ANTON deixou a Agricultura, conduzida por ROBERTO RAMBO, e LEANDRO BONENBERG entregou o cargo de secretário de Transportes e Obras para RICARDO SCHNEIDER.

Municípios da região possuem grande variação no movimento econômico. A Ameosc, Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina divulgou resultado do movimento econômico referente ao ano de 2019. Os dados, apesar de publicados, são provisórios, pois são passíveis de impugnação pelos munícipios até o dia quatro de julho. Segundo o coordenador do movimento econômico da Ameosc, JACSON SONAGLIO, o movimento econômico dos municípios representa, de forma geral, as vendas das empresas e da produção agropecuária, bem como o consumo de energia elétrica, serviços de telecomunicação e da produção primária. Itapiranga mantém a liderança entre os 19 municípios da Ameosc com quase 900 milhões de reais. São Miguel do Oeste aparece na segunda colocação. SONAGLIO ressalta que Itapiranga registrou no ano passado 897 milhões 181 mil reais, crescimento superior a seis por cento.

Iporã do Oeste teve o maior crescimento no Extremo Oeste em 2019 com acréscimo de 17,31 por cento. O município passou de 342 milhões de reais em 2018 para 401 milhões de reais no movimento econômico no ano passado. Com este resultado teve o melhor desempenho entre os 19 municípios da Ameosc. Descanso também aparece entre os destaques com crescimento de 15,54 por cento. Tunápolis teve resultado positivo de 12,85 por cento e São João do Oeste 11, 92. Santa Helena registrou saldo positivo de 8,13. Mondaí aparece com crescimento de 6,20 por cento. Já levando em consideração o volume total da região da Ameosc o acréscimo foi de 6,89 por cento. Belmonte teve o pior desempenho econômico da região em 2019 com queda superior a 11 por cento. O Índice de Participação dos Municípios é calculado anualmente e considerado como principal critério para o Movimento Econômico com base no ICMS recolhido pelo Estado e repassado aos 295 municípios de Santa Catarina.

Município avalia consequências do cancelamento da Oktoberfest. Esta medida não é inédita, porém desta vez o impacto é muito maior. As consequências foram amplamente analisadas antes da decisão em não realizar o maior evento germânico da região. Segundo o presidente da ACETI, que promove a festa na cidade, esta foi uma decisão muito difícil. INÁCIO HAMMES relata que foram consultadas as 32 entidades filiadas à Associação de Cultura, Esporte e Turismo de Itapiranga. Foi levado em consideração tudo que envolve o evento como o trabalho das entidades, apresentações culturais e patrocinadores. Cita inclusive o fator da economia municipal e o turismo. HAMMES salienta que era preciso decidir logo, pois são necessários vários eventos culturais preparatórios para a Oktoberfest.

O prefeito JORGE WELTER ressalta que foi uma decisão conjunta com as coordenações da festa em linha Becker e da cidade e o governo municipal. Observa que o motivo principal foi a Covid-19. Segundo o prefeito, Blumenau transferiu para novembro e não tem certeza da realização do evento. Lembra ainda que programações festivas estão sendo cancelados em vários municípios e a Oktoberfest não ficou imune a crise. WELTER diz que a festa tem impacto altamente positivo no movimento econômico em vários setores do comércio de Itapiranga. Lembra ainda que não tem garantia do fim do isolamento social. Pandemia está se prolongando e as decisões precisam ser tomadas com antecedência.

O coordenador da festa na comunidade de Presidente Becker, VALDIR SCHNEIDER afirma que o cancelamento iguala Presidente Becker as demais comunidades de Itapiranga que tiveram seus eventos cancelados. Salienta que os pioneiros seriam afetados, pois a organização sempre destaca os idosos como forma de gratidão por tudo que fizeram pela Oktoberfest. Esta é a segunda vez que o evento não ocorre no ano planejado. Em 1981, ocorreu acidente automobilístico onde morreram três pessoas da família PROST. Era época em que a festa acontecia apenas em Linha Becker. A comunidade estava muito transtornada pois destas três pessoas, duas eram grandes líderes culturais. No Memorial da Oktoberfest, que se localiza em Linha Becker, foi feito um painel específico deste ano para homenagear estes líderes e a família. A partir de 1989 a festa passou a ser realizada também na cidade de Itapiranga e neste formato é a primeira vez que ocorre o cancelamento.

PM apreende veículo carregado com bebidas durante Operação Hórus. Na manhã deste domingo, Policiais Militares do Batalhão de Polícia de Fronteira realizavam patrulhamento e abordagens na cidade de Barracão quando abordaram uma Ecosport. Em seu interior foram localizadas 102 garrafas de vinho. O condutor do veículo foi cadastrado no Boletim de Ocorrência podendo ser posteriormente acionado. O veículo e as bebidas foram encaminhados para a Receita Federal em Santo Antônio do Sudoeste-PR para os procedimentos.

Polícia Militar Rodoviária atende dois acidentes nas últimas horas. A primeira ocorrência foi por volta das 20 horas, na SC 163, na linha Beato Roque, entrada para linha Pauli. No local ocorreu uma colisãoentre um Gol de Iporã do Oeste e um Astra de São João do oeste. Os motoristas não se feriram. O outro acidente foi por volta das 21 horas e 30 minutos, na SC 161, em Romelândia. No local ocorreu um capotamento de um caminhão Ford Cargo 1119 emplacado em Blumenau. A rodovia ficou em meia pista durante três horas. O motorista não se feriu.

Mulher sofre ferimentos leves em saída de pista na SC 163 em Itapiranga. O acidente ocorreu por volta das nove horas de hoje, na SC 163, próximo a gruta São Cristóvão em Santa Fé Alta, interior de Itapiranga. Uma mulher de 32 anos perdeu o controle de Ford Fiesta de Itapiranga, saiu da pista e colidiu em pedras e no barranco. Ela era a única ocupante do veículo e retornava do serviço percorrendo trajeto sentido a cidade. A vítima foi atendida pela guarnição dos bombeiros com ferimentos leves e também reclamava de dores na perna direita e quadril. Ela foi conduzida ao Hospital Sagrada Família. A guarnição da Polícia Militar também esteve no local e realizou a orientação no trânsito.

Casa é parcialmente destelhada em bairro de São Miguel do Oeste. Uma casa foi parcialmente destelhada devido ao mau tempo que atingiu a parte da cidade alta. O vento forte aliado a chuva foi registrado por volta das 5h45 no centro da cidade e em pontos do município. De acordo com moradores, uma casa localizada na Rua Marcílio Dias, no bairro Jardim Peperi acabou sendo danificada com os fortes ventos. Pedaços do telhado e do forro foram arrancados, caindo no terreno ao lado da residência. Até o momento não há informações de feridos e de outros possíveis destelhamentos em outros pontos da cidade.

Ciclista fica ferido em acidente em Dionísio Cerqueira. O acidente ocorreu rodovia de acesso ao município, nas proximidades da entrada da hípica. A equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e atendeu a ocorrência, sendo que da chegada ao local foi constatado que se tratava de uma colisão envolvendo um Palio, placas de Dionísio Cerqueira e uma bicicleta ocupada pela vítima. Segundo os socorristas a vítima foi encontrada deitada no chão próximo à rodovia apresentando ferimento na face e cabeça, além de suspeita de fratura ou luxação no ombro e no tornozelo esquerdos. Após avaliação a vítima foi conduzida ao Hospital Municipal para atendimento médico.

Idoso é preso suspeito de estupro em Dionísio Cerqueira. No final da tarde desta segunda-feira, a Polícia Civil de Dionísio Cerqueira efetuou a prisão de um homem de 65 anos investigado pela prática do crime de estupro de vulnerável ocorrido na cidade. Após a prisão, o investigado foi encaminhado para a UPA de São José do Cedro e encontra-se à disposição do Poder Judiciário. A Polícia Civil informa que a investigação sobre o caso segue na Delegacia de Dionísio e tão logo seja concluída, será encaminhada ao Ministério Público e ao Poder Judiciário.

Cachorro morre alvejado por disparos de arma de fogo em Guarujá do Sul. No sábado a PM recebeu chamado para averiguar uma ocorrência envolvendo maus tratos à animais com disparo de arma de fogo. Chegando no local a vítima disse a polícia que estava em um vizinho quando ouviu três disparos de arma de fogo contra o seu cachorro que estava nas dependências de sua propriedade. Segundo o relato da tutora, os tiros foram disparados de dentro de um Taxi. O animal foi socorrido, levado a um veterinário, mas, acabou indo à óbito. O autor dos disparos se evadiu do local antes mesmo da chegada da PM. A proprietária do animal registrou um boletim de ocorrência contra o autor que segundo ela é conhecido no município pois se trata de um taxista que chegou a ser flagrado por câmeras de segurança.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.