ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 09/06/2020

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 92 centavos. O euro está valendo cinco reais e 56 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

A Nova Zelândia anunciou nesta segunda-feira que o último paciente isolado por causa do novo coronavírus teve alta e que o país não tem mais casos ativos de Covid-19. O arquipélago do Pacífico Sul, com uma população de cinco milhões de habitantes, registrou mil 154 casos confirmados e 22 mortes. A Nova Zelândia foi elogiada por sua resposta à epidemia de coronavírus, que passou por um rígido período de isolamento e restrições de atividades de sete semanas até maio.

Uma juíza determinou nesta segunda-feira a fiança no valor mínimo de um milhão de dólares ao ex-policial DEREK CHAUVIN, acusado de homicídio no caso GEORGE FLOYD. O valor pode chegar a um milhão 250 mil dólares caso o réu não cumpra com condições determinadas pela Justiça. CHAUVIN, de 44 anos, está detido desde 29 de maio, dias depois de ser filmado pressionando com o joelho o pescoço de FLOYD. O ex-segurança morreu na ação policial, o que gerou protestos nos Estados Unidos e no mundo. O ex-policial esteve nesta segunda-feira pela primeira vez diante de um juiz desde que foi preso. Ele está detido em uma prisão de segurança máxima no estado de Minnesota. De acordo com a agência Associated Press, CHAUVIN permaneceu em silêncio durante quase toda a audiência de 11 minutos.

O ex-segurança negro GEORGE FLOYD, que morreu em uma violenta abordagem policial em Minneapolis, será enterrado na tarde desta terça-feira em Houston, no Texas, ao lado de sua mãe. A sua morte inspirou uma onda de protestos contra o racismo que se espalhou por todos os estados americanos e em cidades no mundo inteiro. Em 25 de maio, quando um policial branco pressionou um joelho no pescoço de FLOYD por vários minutos, ele repetiu várias vezes que não conseguia respirar e gritou por sua mãe. Cerca de seis mil pessoas passaram na segunda-feira pelo velório em Houston, cidade onde o ex-segurança passou a maior parte da vida. Além do luto, os visitantes demonstraram repúdio ao racismo e à violência policial nos Estados Unidos.

O ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta segunda-feira que o Ministério da Saúde retome a divulgação dos dados acumulados do coronavírus. MORAES tomou a decisão ao analisar uma ação apresentada pelos partidos Rede Sustentabilidade, PSOL e PCdoB. O ministro determinou que a Advocacia Geral da União preste as informações "que entender necessárias" no prazo de 48 horas. Antes, o Ministério da Saúde divulgava os dados totais de pessoas infectadas, mortes e curvas de infecção por região, por exemplo. Na semana passada, o governo mudou a forma. Decidiu excluir os dados totais e divulgar somente os dados referentes às últimas 24 horas. Agora, com a decisão do STF, deve voltar a divulgar os dados na integralidade.

O Tesouro Nacional informou nesta segunda-feira que pagará na terça a primeira parcela do socorro a estados e municípios, aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente JAIR BOLSONARO. A parcela soma 15 bilhões e 36 milhões de reais. A lei que criou o auxílio prevê a transferência total de 60 bilhões para estados e municípios enfrentarem os efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus. Pela lei, o auxílio deve ser pago em quatro parcelas. Segundo o Tesouro, as demais parcelas serão pagas nas seguintes datas: 13 de julho, 12 de agosto e 11 de setembro. Segundo o comunicado do Tesouro, o auxílio será depositado pelo Banco do Brasil nas contas que recebem os recursos dos fundos de Participação dos Municípios e de Participação dos Estados.

O Tribunal Superior Eleitoral divulgou nesta segunda-feira a divisão do fundo eleitoral de dois bilhões de reais. O dinheiro vai abastecer as campanhas de prefeitos e vereadores nas eleições municipais deste ano. As três maiores bancadas da câmara vão receber juntas mais de um quarto desse valor. O PT ficará com 200 milhões do Fundo Eleitora, o PSL 193 e o PSD 157 milhões de reais. O primeiro turno da eleição está marcado para o dia 4 de outubro, mas pode ser adiado para mitigar os riscos da pandemia do novo coronavírus. Ontem, o presidente do TSE, LUÍS ROBERTO BARROSO, afirmou aos presidentes do Senado, DAVI ALCOLUMBRE, e da Câmara, RODRIGO MAIA, que especialistas recomendaram adiar o pleito por algumas semanas, empurrando a votação entre o fim de novembro e início de dezembro.

O promotor de Justiça ALEXANDRE GRAZIOTIN, coordenador estadual do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas, afirmou na manhã desta segunda-feira que não descarta a possibilidade de outras pessoas serem denunciadas na Operação O2. No domingo, o sigilo dos autos judiciais da segunda etapa foi retirado após pedido do Ministério Público de Santa Catarina. A ação deflagrada no sábado prendeu preventivamente cinco pessoas, apreendeu documentos e materiais eletrônicos em cumprimento de mandados de busca.

Entre os detidos está o ex-chefe da Casa Civil de Santa Catarina, DOUGLAS BORBA. Ele destacou que, por enquanto, não há indícios de envolvimento de autoridades com foro privilegiado. A investigação apura crimes contra a administração pública em processo de dispensa de licitação para aquisição emergencial de 200 respiradores destinados ao enfrentamento da Covid-19, adquiridos no valor 33 milhões e pagos de forma antecipada.

O governo de Santa Catarina autorizou a reabertura de parques e zoológicos e as atividades em praças e locais de entretenimento, após quase três meses. A medida faz parte das flexibilizações da quarentena imposta por causa da pandemia do novo coronavírus. Ainda estão proibidos aglomerações, shows e eventos em geral. Nesta semana, o transporte coletivo voltou a circular em diversas cidades. A Portaria publicada no Diário Oficial do Estado estabelece as regras para o funcionamento desses locais e já está em vigor.

A fiscalização ficará por conta da Vigilância Sanitária e da Segurança Pública. Para receber o público novamente, os parques e zoológicos do estado terão que se adequar às normas para evitar a disseminação do vírus, como uso obrigatório de máscaras, higienização das máquinas para pagamento com cartão, distância mínima de um metro e meio entre as pessoas em todos os locais, disponibilização de álcool em gel 70 por cento e verificação da temperatura corporal dos usuários.

A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar a realização de um evento em Gaspar, no Vale do Itajaí, com aglomeração de pessoas e até show. As autoridades ficaram sabendo do evento após um vídeo circular nas redes sociais. As imagens mostram o governador CARLOS MOISÉS sem máscara conversando com outras pessoas que usam de forma incorreta o item de segurança durante a festa na noite de sábado. Nesta segunda-feira, o Ministério Público instaurou um procedimento e recomendava a instauração do inquérito pela Polícia Civil. Na tarde desta segunda a requisição do MP ainda não tinha chegado até a delegada que investiga o caso, mas o inquérito já tinha sido aberto. Em nota, o hotel informou que segue todas as normas sanitárias e que a apresentação musical "não sugere festa ou aglomeração".

Apae recebe kits de alimento. A informação é da diretora da Escola Especial de São Lourenço do Oeste JUCELEI SERPA. De acordo com ela, foram recebidos 138 kits da Secretaria de Assistência Social do município. 138, é o número de famílias que a Apae atende hoje. Assim, é possível entregar um kit para cada família. O kit é composto por macarrão, sucrilhos, biscoitos entre outros alimentos. Tudo já foi entregue ás famílias.

Santa Terezinha do Progresso confirma três casos de coronavírus. Afirmação é do chefe do executivo DERLI FURTADO. Segundo ele, desde a confirmação dos primeiros casos a saúde pública, tomou todos os cuidados pertinentes ao caso. São duas mulheres e um homem que contraíram a doença. O prefeito ressalta que uma das mulheres é funcionária pública atua como fisioterapeuta da Unidade de Saúde. Ela autorizou a divulgação do nome.

Testes rápidos serão feitos em todos os profissionais da saúde que tiveram contato com a paciente. Outra recomendação do Ministério da Saúde, cita o prefeito, é que após a confirmação dos casos, deve haver contato simultâneo com a família dos pacientes, orientando para o isolamento, bem como para saber se apresentam algum sintoma.

Servidores públicos da área da saúde, estão engajados nesta causa. FURTADO garante que a equipe está trabalhando exaustivamente, colocando suas próprias vidas em risco em prol da população e todos os munícipes são atendidos indistintamente, sem discriminação de raça, credo, status social ou opção política. Salienta ainda, que todas as pessoas que tiveram contato com essas três, devem ficar em isolamento e comunicar a Unidade de Saúde.

Associação dos Criadores de Suínos aumenta cobrança sobre liberação de financiamentos para novos investimentos no setor. Segundo o presidente da Associação, LOSIVANIO DE LORENZI, nem sempre a viabilidade econômica leva em conta a instabilidade do mercado, quando ocorre à queda da exportação ou aumenta o custo de produção. Ele afirma que isso traz consequências para a indústria, e automaticamente para o produtor, a quem os custos são repassados. Em função disso, LORENZI ressalta que sempre que houver interesse de investir no setor, a orientação é primeiro se informar sobre como está o mercado da atividade, buscar uma avaliação de mercado com as Cadesc, Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração, e a própria Associação. Ressalta que a lei da Integração foi aprovada em 2016, mas muitos deveres não estão sendo cumpridos pelas indústrias.

Todos os bancos do estado são notificados sobre a lei, e o que diz respeito ao contrato entre produtores e indústrias. O presidente LOSIVANIO DE LORENZI explica que a lei deixa claro que novos financiamentos para investimentos na suinocultura que não passarem pela avaliação das Cadesc, caso o agricultor não consiga pagar o financiamento, além de não pagar a dívida, o produtor poderá rever judicialmente o valor já pago. LORENZI afirma que essa cobrança maior para cumprimento da lei está tendo apoio da Confederação Nacional da Agricultura, com a criação nos modelos de integração de aves e suínos de Cadecs em nível nacional.

Confederação se reúne constantemente para discutir ações do setor de suinocultura. Segundo o presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Santa Catarina LOSIVANIO DE LORENZI, a Confederação está realizando reuniões quinzenais com os representantes das Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração em todo o país para avaliar como está a remuneração dos produtores integrados.

Fetraf defende contribuição sindical e não obrigatoriedade de recolhimento. JANDIR SELZLER – Coordenador da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Santa Catarina, orienta o repasse de valor sindical daquilo que o trabalhador decide em assembleia anual e sabe como o dinheiro será aplicado. O Estado tem 33 sindicatos distribuídos em 65 cidades catarinenses. O dirigente lembra que o imposto sindical foi criado na década de 40 e extinto em 2017, na lei da reforma trabalhista.

Federação da agricultura familiar sempre foi contra a cobrança sindical do pequeno produtor. JANDIR SELZLER explica essa posição dizendo que não existe um parâmetro para se basear que valor deve ser recolhido. A obrigatoriedade de recolhimento é para quem tem acima de 4 módulos fiscais, o que representa mais de 80 hectares de terra. Além disso, salienta o coordenador, o recolhimento beneficiava uma entidade que ninguém sabe que serviço ela realmente presta para agricultura familiar.

Agricultor deve defender seu sindicato e sua cooperativa porque sabe com quem está trabalhando. A recomendação é do coordenador estadual da Fetraf, acrescentando que a entidade está defendendo no Congresso Nacional um projeto de lei complementar, que cria uma linha emergencial de 10 mil reais para o pequeno agricultor. Esse dinheiro iria auxiliar a categoria a enfrentar as dificuldades provocadas pela pandemia.

Compra de alimento da agricultura familiar é uma maneira de ajudar o agricultor se manter no setor. ÉRICO ECKER – presidente do Sintraf de São Lourenço do Oeste, entende que nesse momento de pandemia do coronavírus, é importante o programa que destina dinheiro aos municípios para compra de alimentos da agricultura. O setor, assim como os demais segmentos sofrem com os impactos da pandemia. Por isso, acredita que esse recurso vem em boa hora e vai ajudar bastante, principalmente os produtores de leite e derivados, já que 50 por cento dos produtos adquiridos devem ser leite.

Recursos para compra de alimento da agricultura familiar é importante para famílias carentes. ÉRICO, destaca que além de ajudar os agricultores, as famílias que vivem em vulnerabilidade social serão beneficiadas. Os alimentos podem ser acessados por meio das cooperativas, ou diretamente com os agricultores.

700 milímetros de chuva são registrados em Saltinho neste ano. JOELSO PERUZZO, coordenador da Defesa Civil no município, comunica que esse dado é da precipitação que ocorreu até o fim de maio. Especifica os meses de Fevereiro com 250 milímetros, e maio que registrou 240 milímetros de chuva. No mês de junho, a precipitação registrada até hoje, foi cerca de 80 milímetros. Na opinião do coordenador, essa quantidade foi suficiente para normalizar a situação da água potável.

Como transportar água é o maior problema enfrentado durante a época de estiagem forte. O coordenador cita a questão das granjas de aves ou suínos, onde o consumo hídrico é de 20 a 30 mil litros por dia. Frisa que, já que o caminhão de água potável leva somente para famílias, a solução encontrada foi à utilização de distribuidores para fazer o transporte da água para os animais.

Trabalho para pavimentação asfáltica da Rua da Cohab segue em andamento. O prefeito de Campo Erê ODILSON LIMA, comenta que a equipe trabalha diariamente nessa importante obra para a população campoerense. Cita que nessa semana, devido à chuva, as atividades foram forçadas a parar. Porém, alega que assim que o clima normalizar, os trabalhos voltam. Lembra que durante todo o mês de maio, a Secretaria da Cidade trabalhou na drenagem e colocação dos tubos. Essa obra, cita o prefeito é importante para toda população, não só a que vive na Cohab e Vila Feliz, mas também comunidades do interior. Essa pavimentação asfáltica, lembra o prefeito é aguardada há 30 anos. O valor da obra é de 387 mil e 711 reais com 71 centavos.

Parlamentar envia emenda impositiva para Campo Erê. MAURICÍO ESKUDLARK – deputado estadual, relata que são 200 mil reais para a Secretaria de Educação do município. O deputado, frisa que essa destinação do valor é um pedido dos vereador VALDIR VENANCIO e ROQUE MELLO. Ele entende, que receber verba do estado, para atender a outras demandas é importante e vem em boa hora, já que todo o país está dando suporte maior para a saúde pública, nesse momento de pandemia do coronavírus.

Idoso é preso suspeito de estupro. No final da tarde de ontem, a Polícia Civil de Dionísio Cerqueira efetuou a prisão de um homem de 65 anos investigado pela prática do crime de estupro de vulnerável ocorrido na cidade. Após a prisão, o investigado foi encaminhado para a UPA de São José do Cedro e encontra-se à disposição do Poder Judiciário. A Polícia Civil informa que a investigação sobre o caso segue na Delegacia de Dionísio e tão logo seja concluída, será encaminhada ao Ministério Público e ao Poder Judiciário.

Homem é esfaqueado no centro da cidade. A vítima não teve a identidade nem a idade divulgada pela Polícia. Segundo a PM, a tentativa de homicídio ocorreu no centro de Formosa do Sul, por volta das 14 horas. O homem foi socorrido por uma equipe de saúde e levada ao Hospital São Bernardo, em Quilombo. O suspeito do crime, um homem de 53 anos, foi preso ainda na tarde de ontem. A faca usada no crime foi apreendida.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.