ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 09/05/2022

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 12 centavos. O euro está valendo cinco reais e 41 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

O grupo dos países mais desenvolvidos do mundo "comprometeu-se a proibir ou eliminar gradualmente as importações de petróleo russo". Segundo a Casa Branca, isso será um duro golpe para a principal artéria da economia do presidente russo VLADIMIR PUTIN e lhe negará a renda necessária para financiar a guerra. O texto não especifica quais compromissos foram assumidos pelos membros do G7, França, Alemanha, Canadá, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos, que realizou neste domingo sua terceira reunião do ano por videoconferência, com a participação do presidente da Ucrânia, VOLODYMYR ZELENSKY.

O presidente russo, VLADIMIR PUTIN, evocou nesta segunda-feira a memória do heroísmo soviético na Segunda Guerra Mundial para incentivar seu exército à vitória na Ucrânia. Dirigindo-se a fileiras de militares na Praça Vermelha no aniversário da vitória sobre a Alemanha nazista, PUTIN condenou o que chamou de ameaças externas para enfraquecer e dividir a Rússia, e repetiu argumentos familiares que ele usou para justificar sua invasão, especialmente que a OTAN estava criando ameaças logo em seguida às suas fronteiras. A invasão Rússia na Ucrânia completa hoje 75 dias.

O governo colombiano reforçou neste domingo a ofensiva militar contra o Clã do Golfo, grupo do narcotráfico que paralisa dezenas de municípios do norte da Colômbia por meio de ameaças, em represália pela extradição do seu líder, DAIRO ANTONIO ÚSUGA, conhecido como "OTONIEL". Cerca de dois mil militares e policiais se somaram às tropas que tentam pôr fim à "paralisação armada" imposta pela organização de OTONIEL, segundo o ministro da Defesa, DIEGO MOLANO. A ofensiva contra o Clã do Golfo envolve um total de 52 mil soldados e policiais nas áreas de influência da organização que movimenta entre 30 e 60 por cento da cocaína produzida na Colômbia.

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira que vai elevar o preço do diesel para as distribuidoras. O preço médio do litro vai passar de quatro reais e 51 centavos para quatro e 91 a partir de amanhã. Os preços da gasolina e do gás de cozinha não serão alterados. Segundo a petroleira, o diesel não sofria reajuste há 60 dias, desde 11 de março. Naquele momento, diz a Petrobras, a alta refletia "apenas parte da elevação observada nos preços de mercado". Em nota a estatal afirmou que “com esse movimento, a Petrobras segue outros fornecedores de combustíveis no Brasil que já promoveram ajustes nos seus preços de venda acompanhando os preços de mercado".

O Tribunal Superior Eleitoral informou que vai se posicionar até quarta-feira sobre as sete novas sugestões apresentadas pelo Ministério da Defesa para adaptação do sistema eleitoral. A informação consta em uma nota divulgada nesta segunda-feira pela Secretaria de Comunicação e Multimídia. As Forças Armadas integram a Comissão de Transparência das Eleições. O órgão foi criado pelo TSE em setembro do ano passado para discutir medidas que possam ampliar ainda mais a transparência e a segurança das eleições.

Também participam representantes da sociedade civil, de universidades e do Congresso. Foi essa comissão que aprovou, na semana passada, o plano com dez medidas para ampliar a segurança e a transparência do processo eleitoral. Essas ações foram concebidas a partir de 44 sugestões apresentadas pelos membros da comissão, em dezembro do ano passado. Entre essas ações, seis foram sugestões das Forças Armadas.

O Conselho Nacional de Trânsito publicou nesta segunda-feira uma deliberação regulamentando e estabelecendo as regras do RNPC, o Registro Nacional Positivo de Condutores. O registro, modelo de "cadastro positivo", tem o objetivo de estimular a condução responsável e conceder benefícios a motoristas que não tiverem cometido infrações ao longo de 12 meses. O benefício faz parte da nova lei de trânsito brasileira, que entrou em vigor em 12 de abril de 2021, mas precisava de regulamentação. Dentre as vantagens das mudanças há possibilidade de benefícios fiscais e tarifários, como o desconto no IPVA. O governo ainda não detalhou quais são os benefícios que os motoristas terão.

A Dívida Consolidada Líquida do Estado caiu seis bilhões de reais e os dados com a despesa com pessoal ficaram abaixo do limite prudencial de alerta de 44 por cento em Santa Catarina. As informações estão detalhados no Boletim de Indicadores Econômico-Fiscais de maio. A publicação foi lançada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável. De acordo com os dados apresentados no Boletim, a Dívida Consolidada Líquida caiu de 20 para 14 bilhões reais. Isso representa 43 por cento da Receita Corrente Líquida, bem abaixo dos 80 por cento que representava em 2019. A despesa com pessoal também vem apresentando queda desde 2019. No terceiro quadrimestre de 2021 chegou a 43 por cento da Receita Corrente Líquida. O limite máximo estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal é de 49 por cento.

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em crianças tiveram aumento de 19 vírgula 76 por cento em Santa Catarina nos três primeiros meses de 2022. Esse número representa o crescimento dos dados quando comparados ao mesmo período do ano passado, segundo a Secretaria de Estado da Saúde.Entre os meses de janeiro e março de 2021, em todo o Estado, 921 crianças de zero a 11 anos tiveram a síndrome. Neste ano, foram notificados mil 103 casos. Apesar da alta nos casos, de acordo com a Secretaria de Saúde, até o final do mês não havia pacientes pediátricos internados com síndrome respiratória aguda hospitais de Santa Catarina.

O governo de Santa Catarina emitiu uma nota aos municípios que alerta sobre casos de hepatite aguda grave, de causa desconhecida, que têm sido registrados em crianças de vários países. No Brasil, o Ministério da Saúde monitora sete casos suspeitos da doença, sendo três no Paraná e quatro no Rio de Janeiro. O documento divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde orienta que os serviços de saúde de Santa Catarina fiquem em alerta para pacientes menores de 16 anos com hepatite aguda, em que o diagnóstico não seja das hepatites A, B, C, D ou E, e com início dos sintomas desde primeiro de outubro de 2021. Esses pacientes são considerados como caso suspeito para a doença.

Inscrições para o Festival Lourenciano de Interpretação da Canção abrem hoje. O Flic chega a sua quadragésima nona edição e volta a ser realizado em julho. Entre os dias 23 e 25, no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, o público poderá acompanhar as apresentações das categorias infantojuvenil municipal, adulto municipal, infantojuvenil nacional, adulto nacional e Mostra de Composições. Segundo o presidente do Instituto JADER IORIS, as inscrições para o 49º Flic estarão abertas de hoje até 20, agora de maio exclusivamente pelo site flic.saolourenco.sc.gov.br.

As etapas infantojuvenis compreendem candidatos de 7 a 16 anos. As etapas adultas e a Mostra de Composições compreendem candidatos com idade mínima de 17 anos. A organização do festival compete ao Instituto Cultural. O Flic tem como objetivo promover e desenvolver a cultura, fomentar a música e incentivar os novos compositores, desenvolver o potencial artístico dos candidatos e elevar o intercâmbio músico-cultural regional e nacional, além de oferecer à população a oportunidade de prestigiar a arte e a cultura expressadas através da música. Neste ano, o governo municipal de São Lourenço do Oeste praticamente dobrou o valor da premiação. Serão distribuídos mais de 68 mil em prêmios entre todas as categorias.

Anchieta trabalha no projeto para registro de Indicação Geográfica de milhos tradicionais. A estruturação do processo de Indicação Geográfica, ações de mercado e fomento ao empreendedorismo criativo são as três ações estratégicas prioritárias previstas na parceria formalizada nesta semana entre o SebraeSC e a Administração Municipal de Anchieta, no extremo oeste catarinense, para os milhos crioulos de Anchieta. De acordo com o gerente regional do SebraeSC no oeste e no extremo oeste, UDO TRENNEPOHL, agora inicia o projeto para conquista do selo de Indicação Geográfica para o território de produção de grãos, que pretende preservar as tradições dessa cultura gastronômica, proteger a região produtora tanto nos aspectos culturais quanto econômicos, promover essas variedades, além de acessar mais e melhores mercados estimulando também um empreendedorismo criativo atuante na agregação de valor ao produto.

GLOBO-REGIONAL-SEGUNDA-09.05.22-MÁRCIA

Estão previstas várias ações que serão executadas nos próximos dois anos. Entre elas, o gerente cita: comprovação da reputação e da produção na região, fortalecimento da governança, delimitação oficial da área abrangida, definição dos mecanismos de controle, festivais gastronômicos e, por fim, o pedido de registro junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). De acordo com o gerente regional do Sebrae, a Indicação Geográfica utilizará esse nicho de mercado da bioeconomia para promover o território de produção do milho crioulo de Anchieta a partir de estratégias de mercado.

A intenção é dar visibilidade para essa base produtiva, principalmente porque cada vez mais o consumidor busca por alimentos saudáveis e orgânicos. TRENNEPOHL comenta que essa será a primeira IG do oeste catarinense. Toda a atuação será voltada a agregar valor e reconhecimento tanto ao produto quanto aos agricultores familiares envolvidos. O propósito é evidenciar as qualidades e as características vinculadas ao meio geográfico, que podem garantir mercados especiais e um aumento da oferta do milho e derivados à própria comunidade, fortalecendo também a identidade territorial, que é fundamental para ações estruturantes na gastronomia no turismo local.

Esse processo contribuirá para que a região seja reconhecida devido às características exclusivas e essencialmente ligadas ao meio geográfico, o que inclui os fatores naturais e humanos, além do processo de produção repassado entre gerações. O comentário é do prefeito de Anchieta IVAN CANCI. O registro da IG representa uma qualidade única e características somente encontrados nesse território, por isso reconhece o trabalho desses empreendedores que buscam uma produção de qualidade, geram empregos e renda. Além disso, faz parte de uma estratégia de desenvolvimento territorial.

Produção (da pipoca e do milho crioulo) ainda se mantém como importante cultura do município de Anchieta. Essa cultura, segundo o prefeito é realizada por no mínimo 200 famílias. Esse processo é histórico, está enraizado na comunidade e contribuiu para o desenvolvimento de Anchieta, por isso a ideia é fortalecer a produção associada a subprodutos como farinha, bolacha e artesanato, diversificar o uso desses grãos e fomentar outras atividades econômicas como o turismo. Afirmou o prefeito IVAN CANCI. A produção de variedades do milho e das sementes crioulas em Anchieta começou em paralelo à criação do município. Quando os colonizadores ocuparam a área territorial, na década de 1950, trouxeram sementes para iniciar o cultivo do milho.

A tradição foi mantida e expandida ao longo dos anos, atingindo seu ápice de número de produtores e de guardiãos das sementes na década de 90. Atualmente, a Administração Municipal de Anchieta, a Associação dos Pequenos Agricultores de Milho Crioulo Orgânico e Derivados, a Cooperativa da Agricultura (Cooper Anchieta) e o Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf) incentivam a disseminação da tradição e a produção das sementes crioulas. Entre as iniciativas locais está a promoção da Festa Nacional das Sementes Crioulas, que iniciou em 2001. O evento recebe visitantes de vários estados brasileiros que buscam trocar experiências e conhecimentos sobre as sementes. O prefeito antecipa que para as comemorações de 60 anos do município a intenção é apresentar alguns resultados desse trabalho voltado à Indicação Geográfica.

DMER enfrenta dificuldades com estradas de Campo Erê. Conforme a prefeita ROZANE MOREIRA, as intensas chuvas voltaram a danificar vários trechos, mesmo aqueles que já haviam sido recuperados. Na Serra da Marcolina uma empresa terceirizada trabalhou a semana passada com patrolamento, cascalhamento e compactação. Moradores daquela região pediam esse trabalho a anos. A equipe também opera na grande Taborda e depois se desloca para Linha Sargento, Área Nova e Quatro Alqueires. O maquinário do DMER está bom o que permite a realização de trabalhos contínuos. Muitos serviços precisam ser concluídos antes do inverno chegar.

Secretaria da Cidade está encaminhando asfaltamento em mais uma rua de Campo Erê. Se não chover, quarta-feira o responsável da pasta ALDAIR SUTILI recebe uma equipe que vai trabalhar na Rua A, loteamento do bairro Jardim das Flores, próximo a escola Pompéia. O trajeto é importante e vai beneficiar muitos moradores. A pavimentação vai custar 200 mil reais, verba conseguida pelo vereador VALDIR VENÂNCIO. No Bairro Melo as ruas São Paulo e Claudino Crestani estão recebendo calçamento. A obra tem parceria do deputado RODRIGO MINOTO com contra partida da prefeitura. Outras ruas também receberão pavimentação em Campo Erê.

Comerciante beltronense morre em acidente de trator. CLÁUDIO AGOSTINETTO, popular “VINAGRINHO” proprietário do Mercado União, no bairro Cango em Francisco Beltrão, morreu num acidente com máquina agrícola na tarde de ontem, em uma propriedade rural na comunidade de Água Branca, município de Marmeleiro. O comerciante estava trabalhando com um trator em uma área de eucaliptos, quando no transporte a máquina acabou tombando, atingindo o seu corpo. Socorristas do Corpo de Bombeiros e SAMU tentaram a reanimação, mas ele não resistiu. A Criminalística foi acionada para fazer os levantamentos e em seguida o corpo foi removido ao IML de Francisco Beltrão.


Jovem morre ao colidir moto em poste em Pato Branco. A Polícia Militar atendeu um acidente por volta das 21 horas e 10 minutos de sábado, na rua Ivaí, bairro Santa Fé em Pato Branco. Uma moto HondaCG 125 Fan, conduzida por um homem de 25 anos, colidiu contra um poste da rede elétrica. Segundo a Polícia Militar, o jovem chegou a ser socorrido pelo Samu, mas morreu ao dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O corpo do rapaz, que não teve o nome divulgado, foi encaminhado para necropsia no Instituto Médico Legal (IML) de Pato Branco.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.



Warning: file_put_contents(/datadrive/pepericom/public_html/App/../framework/sessions/gkEMU7suPxGnnLCex0kIY2PJG8WaRnmRjOse6uJf): failed to open stream: Disk quota exceeded in /datadrive/pepericom/public_html/vendor/illuminate/filesystem/Filesystem.php on line 185